terça-feira, 31 de maio de 2011

Ressaca de domingo – ensaio fotográfico

No dia em que o oceano suscitou sentimentos como admiração, medo, surpresa, resignação... domingo, 29 de maio, o leitor Fábio Santos fez o ensaio abaixo. O cenário: as praias do balneário de Enseada. “Nos faz refletir que a natureza faz um espetáculo para nos chamar a atenção”, interpreta Fábio.




Dia 29 de maio de 2011, dia perfeito para 
umas fotos nas belas praias da nossa cidade



Imagens estonteantes nos 
foram preparadas pela natureza


Mas a natureza preparava uma surpresa




Como se fosse uma 
explosão de fúria e beleza

As ondas formavam espumas que 
cobriam as pedras do costão como um manto


E as crianças aproveitaram para se divertir


Familias se reuniram 
para assistir ao espetáculo


Outros arriscaram um pouco mais


Parecia que o mar iria engolir a terra


Mas a natureza estava 
mesmo era nos chamando a atenção


O que não jogamos na lixeira 
vai parar no ventre da mãe natureza


A nossa atitude reflete nosso caráter 
Jogue lixo no lixo


Se você tem imagens da ressaca, socialize-as aqui! Envie um e-mail para saredbueri@gmail.com.

Texto e fotos: Fábio Santos/divulgação

segunda-feira, 30 de maio de 2011

Grevistas vão se reunir com pais de alunos

Professores da rede pública estadual em São Francisco do Sul que aderiram à greve farão uma reunião com pais de alunos nesta terça (31), às 19 horas, na sede do Sindicato dos Trabalhadores Marítimos, Fluviais e Empregados Terrestres em Transportes Aquaviários e Atividades Afins no Estado de Santa Catarina (Simetasc) – rua Fernandes Dias, 97, Centro. Além de explicar os motivos do movimento, os professores deverão pedir o apoio da comunidade escolar presente. “Os professores pedem a adesão da comunidade para que juntos possamos lutar pelo pagamento do piso salarial, que já é lei e não se cumpre desde 2008; concurso público; e eleição para diretores [de escola]”, diz a professora da Escola Santa Catarina Edilene Soraia da Silva. 


Na última sexta-feira (27) os professores paraticipantes da greve em SFS – principalmente das escolas Santa Catarina e Claurenice Vieira Caldeira – organizaram a segunda manifestação no município desde o início da paralisação, a mais de dez dias.

sexta-feira, 27 de maio de 2011

Vídeo (de SFS) bonito, mas muito esbranquiçado!

Desde o dia 13 de maio o portal SFS vem exibindo em seu canal no Youtube um vídeo institucional da prefeitura de São Francisco do Sul. Belíssimo! Bem produzido, dinâmico, com excelente locução, imagens maravilhosas. Mil novecentas e trinta e nove vizualizações tinha o vídeo até o meio-dia desta sexta-feira (27). Quatorze pessoas tinham comentado o materal. Positiva e negativamente. (Natualmente que entre os comentários há tanto rasgações de seda quanto recalques ainda provenientes da derrota eleitoral sofrida pelos adversários de Zera em 2008!) 


Assista



Críticas 
Faço duas. Primeiro: no filme só há brancos. Não, São Francisco do Sul não é terra de “arianos”, para emprestar a expressão do regime nazista, comandado por Hitler. Pelo contrário. Há negros. Muitos. Grande parte afastada para a periferia depois de se livrarem, décadas atrás, das chibatas de algumas famílias tradicionais da cidade. 


Segundo notícia publicada no portal UOL, dados do Censo 2010 que começaram a ser divulgados no final do ano passado revelam que “pela primeira vez na história do Censo, as pessoas que se declararam brancas são menos da metade da população. Pela classificação do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), 97 milhões de pessoas se dizem negras (pretas ou pardas) contra 91 milhões de pessoas brancas.” Em Santa Catarina o cenário é bem diferente, é verdade. Aqui, 83,97% da população se considera branca – o maior contingente do País. Ainda assim... “nosso” vídeo poderia ter dado visibilidade a algum francisquense de pele escura e cabelos encaracolados. 


Segunda observação (que foge ao conteúdo propriamente dito do – repita-se – belo vídeo encomendado pela Prefeitura)... Desde sexta-feira passada, dia 20, o Blog tentou obter com a secretaria de Turismo as seguintes informações: quem produziu o vídeo; quanto custou; qual será a utilidade do material. As informações eram para produzir este post; para que ele tivesse mais dados, mais informações. A Prefeitura se limitou a informar a utilidade do material. Segundo a secretária de Turismo, Jamille Machado, o vídeo já está sendo utilizado nas ações de promoção do município em feiras e eventos. (É um comercial da cidade. E como tal vai dizer que por aqui tudo é bom.  É natural. É a lógica da publicidade!)


Irritada com a insistente cobrança de respostas aos questionamentos feitos pelo blogueiro - que chegou a perguntar, já p. da cara, se alguém poderia "se dignar" a responder às perguntas -, Jamille sugeriu que o mesmo oficializasse o pedido de informação. Absurdo! Agente público tem a obrigação (ainda que não legal, mas moral) de prestar informações, seja à sociedade ou à imprensa. Se não é da alçada do Turismo, e sim da Imprensa, como informou a secretária, que o departamento competente tivesse se coçado. Ou quis (se coçar) e foi impedido por “forças ocultas” que acharam melhor não divulgar o valor do vídeo (ou quem o produziu) para evitar eventuais críticas?   


Nesta semana o Blog já havia divulgado um post (vídeo) sobre o “travamento” de informações à imprensa por parte da Prefeitura. (A propósito, os vereadores também vivem reclamando que o Executivo não responde a pedidos de informação feitos pelo Legislativo – como contratos com empresas; número de cargos comissionados; cardápio da merenda escolar; processos de licitação etc.)


Lei para exigir transparência dos governos
Traminta no Congresso Nacional uma lei para garantir o acesso da sociedade às informações públicas. Tomara que passe! Aí os governantes vão parar de achar que prestam favores ao informar gastos, ações, dívidas, arrecadações, viagens de prefeitos, custos de vídeos institucioanais etc., etc., etc. Também tende a diminuir, com a aprovação da lei, a prática de apenas jornalistas (e radialistas) "alinhados" com esse ou aquele governo serem privilegiados com informações oficiais. Para saber mais sobre a lei, acesse www.informacaopublica.org.br.

quarta-feira, 25 de maio de 2011

Câmara cria Comissão Processante

Ao acatar denúncia de um eleitor (ainda não identificado pelo Blog), a Câmara de Vereadores aprovou na noite desta terça-feira (24) a criação de uma Comissão Processante (CP) para investigar o governo Zera. Com o voto contrário de Rui Sergio dos Santos (PSC) e a ausência de Dodô (PSB), a instalação da CP foi aprovada por 7 a 1 – eram necessários pelo menos menos 6 votos, de acordo com o regimento interno do Legislativo. O vereador Vilson Reichert (PPS) será o presidente da Comissão. 


O objeto da nova denúncia, protocolada dias atrás pelo novo inimigo nº 1 do governo pepista, é o mesmo daquela feita pelo vice Dorlei em 2010: supostas irregularidades na contratação, pela Prefeitura, de empresa do ramo de iluminação pública. Vitorioso na Justiça, o Governo conseguiu impedir a Comissão Especial de Inquérito (CEI) de provocar desdobramentos a partir do relatório da comissão (de 2010), inclusive com a criação de uma Processante. Com a nova denúncia e o “velho” motivo, a Câmara instalou a CP automaticamente. Ao contrário da CEI (que só tinha poderes para investigar), a comissão aberta ontem pode punir. 


A CP tem cinco dias úteis para iniciar os trabalhos. Assim que o Prefeito for notificado – ele está em viagem à Europa e, segundo a assessoria de imprensa, retorna na sexta-feira (27) –, os vereadores têm 90 dias corridos para concluir os trabalhos. O prazo não é passível de prorrogação. Procurada pelo blogueiro (e radialista) nesta manhã, a Prefeitura não tinha se manifestado sobre a criação da CP até o meio-dia.


Algumas hipóteses

  1. Ao início dos trabalhos os integrantes da CP concluírem que não há indícios suficientes para levar a investigação adiante;
  2. O troço andar e os investigados convencerem a Comissão de que são inocentes;
  3. A CP não se convencer e chegar a pedir a cassação de Zera;
  4. A Prefeitura conseguir na Justiça decisões favoráveis que atrasem os trabalhos da Comissão, até que, em 90 dias, nada se prove contra os investigados.

Votos que despertaram a atenção

De Rui (PSC) – por causa do recente desentendimento com Zera na votação de alguns projetos, teve colega de plenário que imaginou que Rui “daria o troco”, votando pela criação da CP;


Ismael dos Santos (PSC) – ex-líder do governo na Câmara (e irmão de Rui), o social-cristão argumentou que acredita na inocência do Prefeito e quer, com a CP, que Zera possa desbancar a oposição apresentando uma ampla e consistente defesa;



Salvador Luiz Gomes, Dodô (PSB) – relator da Comissão Especial de Inquérito (CEI) que apurou as denúncias do Vice-prefeito – e até pouco tempo opositor ferrenho ao governo do PP –, para adversários políticos na própria Câmara o peesebista deu a senha de que não estaria mais disposto a desagradar o Governo.


Fotos: site da Câmara

Raridade em São Chico - povo na rua

Empolgada com o resultado da mobilização que ajudou a articular na sexta-feira (20), a professora Edilene Soraia da Silva divulgou o vídeo que registra um momento raro em SFS: o povo na rua reivindicando o que entende ser direito seu.

Edilene, que dá aula do colégio Santa Catarina, juntamente com colegas de outras escolas – como a Claurenice, por exemplo – se engajaram na greve dos trabalhadores em educação no Estado. Eles cobram do Governo o pagamento do piso do magistério. Como a proposta apresentada na segunda (23) pela secretaria de Educação foi sumariamente rejeitada pelo sindicato da categoria, o Sinte, o movimento segue por tempo indeterminado.





Algumas questões passíveis de debate
  • Prejuízos aos alunos com a falta de aulas
  • Alunos e seus pais devem se engajar na greve se a julgarem legítima?
  • O francisquense é passivo e acomodado, ou não foge à regra do observado por aí?
  • Se no discurso Educação é tão importante para os políticos, por que na prática há resistências à valorização dos professores? Impedimentos financeiros?
  • Se todos os professores são beneficiados com uma eventual concessão de reajuste, por que apenas uma minoria se engaja no movimento?

Reclamação - rua no Majorca

Plínio Rodrigues, do Majorca, no balneário de Ubatuba, envia foto reclamando do serviço de manutenção de rua feito, segundo ele, por empreiteira contratada pela prefeitura. O morador conta que na quinta-feira (19) os operários ficaram o dia “ensebando” nas ruas Palma Sola e Palmitos, apenas passando o rolo compressor sobre o barro. 

Ao fotografar e cobrar um serviço melhor, Rodrigues diz ter ouvido dos funcionários que a máquina era de uma empreiteira e que ele (o morador) não tinha nada a ver com o aquilo. “Alguma coisa nós cidadãos precisamos fazer. A minha quadra (Nova Veneza, entre a cerca da Transpetro e a praia Grande) está um barro só. Fiz duas obras grandes aqui, pedi umas quinhentas vezes para eles tomarem providências mas em dois anos nada foi feito", afirma Rodrigues.






Foto: Plínio Rodrigues



Como está a infraestrutura no seu bairro? Aproveite este espaço e expresse-se. Mande suas informações completas e, se possível, fotos para o e-mail saredbueri@gmail.com. Mande também outras coisas... artigos, crônicas, vídeos, fotos...!

terça-feira, 24 de maio de 2011

Zera está na Áustria

Coincidência ou não com a publicação do vídeo abaixo, a assessoria de imprensa da prefeitura informou ao blogueiro às 14h09 desta segunda-feira (23) que Zera está na Áustria. “A convite da Câmara de Comércio da Áustria o executivo municipal foi em comitiva a Áustria para a cidade de Viena para conhecer a infraestrutura do projeto de destinação do lixo e tratamento de água com mais produtividade e qualidade”, escreveu Luiz Fernando Battisti, que integra a assessoria. 


Curiosamente, o colunista do jornal Notícias do Dia Rogemar Santos, simpático a Zera, publicou hoje que Zera está na Áustria “acertando parcerias para o turismo e mobilidade”. 


Da sexta-feira passada até ontem, o blogueiro tentava confirmar a informação, obtida em off, sobre a viagem de Zera. (Depois desistiu e fez o desabafo no vídeo, discordando da colocação de obstáculos pela administração municipal à boa fluidez das informações de interesse público.) Mas em todas as respostas a e-mails e telefonemas, a versão oficial era de que ainda não havia confirmação da viagem – feita pelo prefeito no final de semana! 


Questionado nesta manhã, o assessor de imprensa, Alexandre Braga, negou que tivesse privilegiado o jornal joinvilense com a informação da viagem oficial. Segundo Braga, todos os profissionais de imprensa cadastrados na lista de e-mails da prefeitura tinham sido informados dos motivos da viagem a Áustria no final da tarde de ontem, quando teria sido alterada a agenda de Zera. 


O que está valendo: saneamento, mobilidade, turismo... ou todos os assuntos? 


Por que o profissional que apura a informação, checa para não cometer injustiças e/ou erros - independentemente do fato de não ser simpático ao governo - não recebe a devida atenção?

sexta-feira, 20 de maio de 2011

Mais emprego em abril

São Chico criou 46 vagas de trabalho com carteira assinada no mês passado, segundo dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) do Ministério do Trabalho, divulgados na terça-feira (18). O saldo – foram 303 admissões contra 257 demissões – representa um avanço de 15% na comparação com abril de 2010, quando foram criadas 40 vagas.  


Na comparação entre abril deste ano e o mesmo período de 2010, Santa Catarina recuou 29% (de 12,3 mil para 8,7 mil) e o Brasil 10,7% (de 305 mil para 272,2 mil) na geração de emprego formal.

quinta-feira, 19 de maio de 2011

Reunião sobre o piso dos professores

A pedido de um grupo de professores, o sindicato dos servidores públicos municipais fará uma reunião hoje à noite para discutir o pagamento, pela prefeitura, do piso nacional do magistério aos trabalhadores em educação da rede municipal de ensino. Enquanto a secretaria de Educação e o próprio sindicato afirmam que o prefeito Luiz Zera tem cumprido a lei federal aprovada em 2008, alguns professores discordam. A reunião será às 19h, na sede do sindicato (Rua Leônidas Branco, 550 – Água Branca).

ARTIGO - Ibama e prefeitura erram

Por Fernanda de Aquino (jornalista)




O Ibama (Instituto Brasileiro de Meio Ambiente) concedeu recentemente licença para um loteamento no oceano Atlântico, a 591 quilômetros da costa. E mais: a prefeitura de São Francisco do Sul aprovou o empreendimento.


Uma liminar determinou esta semana que o Jardim Residencial Ipê pode ter as obras suspensas, se em 30 dias o erro não for corrigido. Erro? Isto é um absurdo! Tanto o fato em si quanto sua modesta classificação. Significa que o órgão ambiental e a prefeitura não lêem o que assinam. Que não sabem o que fazem. E isso representa muito mais do que um simples ‘erro’.


É em mãos como essas que estão questões das mais importantes na nossa ilha como a duplicação da enrolada BR 280 que, além dos entraves burocráticos, a má-vontade política, depende ainda da licença do senhor Ibama, este louco desvairado.


Nessas mãos está a sobrevivência da Baía da Babitonga, tão desrespeitada em sua natureza por décadas e agora sob a nova ameaça de mais um porto privado que não contribui em nada com o desenvolvimento da região, antes, tira o sustento de centenas de famílias. Bem, para quem dá licença de construir casas no meio do oceano, é perfeitamente compreensível tal conduta.


E quanto ao prefeito Zera e sua equipe, onde estão com a cabeça que não viram isso? Imagine por quantas mãos deve ter passado toda a papelada. E ninguém viu nada?! Impossível! 


Não basta termos um Ministério Público sério e atuante. É preciso que as leis sejam aplicadas com rigor, doa a quem doer, longe de interesses escusos e obscuros.


É preciso que fatos dessa gravidade não fiquem restritos a uma leve notinha num meio de comunicação local, mas sim, sejam devidamente cobrados pela sociedade. Que essa sociedade demonstre toda a sua indignação diante do desrespeito a si e ao meio ambiente. 


Não é somente o mundo que está virado. É a escala de valores também, quando se define coisas inaceitáveis como corrupção, omissão e negligência e outros equívocos como ‘normais’. Não é normal.


Normal é prestarmos atenção a quem entregamos nosso destino, normal é sabermos que órgãos do governo e prefeituras são financiados pelo nosso dinheiro, adquirido através do trabalho honesto. Isso é normal. O resto é castigo.  


(Artigo publicado originalmente em www.correiodolitoral.com.br, em 18/05/2011.)

quarta-feira, 18 de maio de 2011

Na câmara, viagens à Capital vão custar mais

Os vereadores de SFS ganharam um aumento de 50% no valor da diária com pernoite paga pela câmara para viagens à capital do Estado. Passou de R$ 400 para R$ 600. Para viagens sem pernoite, o valor passou de R$ 150 para R$ 200. Um projeto da mesa diretora tirando Florianópolis do grupo que incluía cidades catarinenses do interior e passando para o grupo das demais capitais estaduais (incluindo a federal, Brasília) foi aprovado no Legislativo na semana passada. 


O texto aprovado não traz outras alterações além da mudança de categoria da capital do Estado. No total são cinco grupos com destinos que vão de cidades do interior do Estado a outros países, com e sem pernoite. O presidente da câmara, João do Gás (PMDB), destaca que a mudança “não significa que os valores das diárias estejam aumentando”. Ele justifica que a distância entre SFS e Florianópolis é comparável à verificada entre SFS e Curitiba, no Paraná. Além disso, segundo João, as viagens para Florianópolis são muito mais freqüentes, porque lá é onde estão órgãos como Tribunal de Justiça, Governo do Estado, Assembléia entre outros. 
    
As diárias são pagas a ocupantes de cargos eletivos, comissionados e servidores efetivos no serviço público para o custeio de despesas como transporte, alimentação e hospedagem durante viagens a trabalho.

terça-feira, 17 de maio de 2011

Reajuste do funcionalismo será votado hoje

O projeto de lei que autoriza a prefeitura a conceder reajuste de 11% ao funcionalismo será votado hoje à noite na câmara de vereadores (assista à sessão). A proposta, do Executivo, foi lida ontem à tarde em sessão extraordinária. 


Também foi lido ontem projeto que autoriza a casa a contratar plano de saúde privado para servidores efetivos ativos e inativos, mais um dependente. Pela proposta, assim que a empresa vencedora da licitação for contratada, os servidores terão direito a cobertura ambulatorial, hospitalar (com obstetrícia) e odontológica. O atendimento de urgência e emergência terá abrangência nacional. Não haverá carência para titulares ou dependentes.


A câmara de vereadores arcará integralmente com a mensalidade, mas os beneficiários entrarão com participação de 30% em procedimentos como, por exemplo, consultas médicas. O servidor também poderá incluir dois ou mais dependentes no plano a ser contratado, mas, neste caso, terá de bancar as mensalidades.

domingo, 15 de maio de 2011

O retorno do Blog

É com um misto de satisfação e preocupação que retomo minhas atividades blogueiras. Satisfação porque este espaço me completa, já que no meu trabalho, por inúmeros motivos, não me sinto totalmente realizado. Preocupado porque durantes os 15 meses (de setembro de 2009 a dezembro de 2010) que mantive o Blog na ativa deparei-me com usos lamentáveis feitos por alguns leitores. 


Mas as esperanças estão renovadas. Esperanças de poder manter um espaço onde, além de ser um “consumidor” (receptor), o leitor também possa ser um produtor (emissor) de informações, opiniões, notícias, crônicas... legitimando a internet como uma ferramenta revolucionária, ao colocar em cheque a ditadura dos meios de comunicação tradicionais e permitir a comunicação “de muitos para muitos”, como diz o filósofo tunisiano Pierre Lévy. 


Uma mudança quanto aos comentários: o anonimato não será mais permitido. Desta forma o Blog do Sared quer não apenas manter a participação dos antigos leitores, mas também atrair quem se sentia desconfortável em se expressar para quem se “preservava” ou se “escondia” – dependendo da interpretação de cada um para o anonimato.


Seja bem-vindo novamente a este espaço, que, embora se apresente nesta “nova fase” com uma linha editorial um pouco distinta – mais editorializado e sem tanto compromisso com as notícias corriqueiras do cotidiano –, tem a intenção de, como antes, continuar sendo um canal de expressão para a diversidade de pensamento local. Principalmente àqueles grupos que raramente têm vez e voz no rádio, no jornal ou na TV.