sexta-feira, 5 de setembro de 2008

Após longa reforma, mercado público de São Francisco do Sul será reinaugurado nesta sexta-feira

Logo mais, 20h30, o Projeto Monumenta de São Francisco do Sul vai reinaugurar o Mercado Público Municipal. Iniciada há cerca de dois anos e meio, a reforma atrasou por causa de problemas financeiros enfrentados pela empresa vencedora da licitação para executar o serviço.

Construído em 1899, o mercado público de São Francisco abriga dez boxes onde funcionam lojas de artesanato, peixaria, barbearia, verdureira, e agora também um restaurante. Dois boxes ainda estão vagos. O interessado terá que desembolsar de R$ 300 a R$ 950 por mês, dependendo do espaço escolhido. Toda a reocupação do mercado municipal francisquense ocorreu através de licitação pública.


O Projeto Monumenta, iniciativa do Ministério da Cultura, que tem contrapartida e gerenciamento da prefeitura, teve a tarefa de manter ao máximo as características originais do mercado. O coordenador do monumenta na cidade, Ângelo Pereira Costa, conta que a própria população contribuiu para que alguns detalhes não fossem esquecidos.

O barbeiro Nivaldo Gonçalves testemunhou durante 32 anos as transformações ocorridas no centro histórico de dentro do mercado. Falecido há pouco mais de dois anos, seu Nivaldo deixou o estabelecimento de herança para o filho Nelson Gonçalves, 48 anos, que se diz satisfeito com o novo ponto, e que já não via a hora de deixar o local improvisado em que se acomodou durante as obras.

Há um mês, os boxistas entregaram uma carta ao prefeito Odilon Ferreira de Oliveira reivindicando três meses de carência para o início do pagamento dos aluguéis. Eles afirmam não terem tido tempo para se preparar financeiramente para arcar de imediato com a nova despesa. Odilon ainda não se manifestou sobre o pedido.

O Mercado Público Municipal vai funcionar das 6 às 19h de segunda à sábado, e das 8 às 14h aos domingos e feriados.

Foto: pressa para concluir a pintura e retirar a estrutura que abrigou os boxistas "temporariamente" na parte externa do Mercado

Nenhum comentário:

Postar um comentário