segunda-feira, 21 de setembro de 2009

Tem mesmo bicho e mato contaminados no Miranda?

As denúncias de que bezerros estariam morrendo e de que vegetação estaria queimando na localidade de Morro da Cruz, no bairro Miranda, em São Francisco do Sul, têm consistência? Esta foi a pergunta para a qual não encontrei resposta na semana passada. Ainda que tivesse visto os "defuntos" e as plantinhas, não poderia, por falta de conhecimento técnico, identificar a causa dos prejuízos que pelo menos três produtores rurais da região afirmam estar acumulando.


Um dos funcionários do escritório local da Epagri diz que uma certa quantidade de alumínio já foi identificada no solo daquela localidade. Mas isso quer dizer alguma coisa? Os órgãos estadual e federal ligados ao meio ambiente seriam os responsáveis por fazer os exames com condições de apontar se as denúncias procedem, e, principalmente, qual seria a causa da morte dos bichinhos e das plantinhas.


Aproveitando o embalo do apoio prestado aos voluntários que fizeram a limpeza da Prainha e da Praia Grande neste final de semana, certamente a Secretaria Municipal de Meio Ambiente não vai se exemir da responsabilidade de, no mínimo, cobrar dos dois órgãos citados acima (leia-se Fatma e Ibama) uma atenção especial para o "místério do Morro da Cruz". Até para que se afastem todas as conjecutras... comentários... fatos (e boatos) que possam cercar o episódio.

2 comentários:

  1. Sared, leciono na scola do Miranda próximo ao local onde foi relatado haver bichos e mato contaminado. Confesso que não escutei nada sobre o assunto,estou lendo apenas no seu blog.Gostaria de saber o que tem de verdade nessas afirmações, afinal, a escola precisa saber sobre este assunto que envolve diretamente nossa comunidade, para que possamos alertar nossos alunos sobre os perigos que nos rodeia, graças a este crescmento economico desenfreado e sem ações de sustentabilidade.Piá

    ResponderExcluir
  2. não podemos sair atirando para todos os lados, por termos coisas acotecendo em uma região, tem que ser investigado para ver se isto esta em todas as propriedades ou em apenas uma isoladamente depois as investigações para apurar os responsaveis ou responsavel.... pode ser um descuido do proprietario e seus animais vieram a morte

    ResponderExcluir