quinta-feira, 26 de novembro de 2009

Crise institucional em SFS

O prefeito Luiz Zera pode ter dado mais um passo para aprofundar a crise institucional existente em São Francisco do Sul. (Claro que o "mérito" não vem sendo exclusividade dele!) Dois vereadores reclamam de terem sido praticamente expulsos de uma reunião nesta quarta-feira (25) à noite, na prefeitura. O objeito era juntar comerciantes das praias e representantes do Executivo para discutir temas como horário para carga de descarga de mercadorias, execução de música ao vivo nos bares entre outros.

Clóvis Matias de Souza (PSDB) e João do Gás (PMDB) afirmam terem sido convidados para a reunião pelos próprios comerciantes. Ambos moram na região balneária. De acordo com relato dos dois vereadores, depois de atender a um telefonema do prefeito, o secretário de Infraestrutura, Elizeu de Lima, teria dito aos dois edis (que formal!) que a reunião não poderia continuar caso os dois permanecessem na sala.

Ainda que a reunião tenha sido organizada pela prefeitura, honestamente, não me parece sensato impedir a participação de vereadores. Afinal, o Legislativo é tão "governante" (pelo menos teoricamente) quanto o Executivo!

Crise institucional instalada. Afinal, nem mais o presidente da Casa, Vilson Reichert (PPS) está na base governista. Nem Paulo Leal (também PPS). Rui Sérgio dos Santos (PSC) está sozinho (apesar de até ele ter votado contra a criação de dois cargos de assessor jurídico) segurando o "rojão". O irmão, Ismael dos Santos (PSC), pode ser classificado como "indeciso" ("sabão", opiniariam os mais ácidos!). A manutenção de seu sobrinho, Marcon Machado, como secretário de Agricultura seria motivo de cautela na hora das votações.

14 comentários:

  1. Nao sei onde esse prefeito quer chegar..desreipeitando o legislativo que foi eleito pelo povo de forma democratica...O mais incrível é que parece que aqui em São Francisco tudo é permitido...parece que vivemos na epoca do cabecinha...

    ResponderExcluir
  2. O prefeito ta certo, não querem ajudar o desenvolvimento do Municipio, então que não atrapalhem, bando de vereador chupim, querem Secretarias e cargos como antigamente, si fuderam. A cultura ta mundando, isto porque é só o 1º ano.

    ResponderExcluir
  3. pelo amor de deus o que o luiz zera quer fazer!! concordo que os vereadores estão mal acostumados pois querem cargos e dinheiro, mas assim muito rapido fica dificil. mas mesmo assim acredito que daqui a 1 ano o pessoal ja vai ter esquecido disso tudo pois querendo ou não são chico arrecada muito dinheiro e o ultimo governo roubou muita coisa. esse pessoal que reclama assim que asfaltar a rua deles ou assim que verem uns show nacionais ai. queima de fogos. e um verão que promete ser o melhor de todos os tempos irão esquecer porque uma coisa pode ter certeza o luiz é 1000000000000000000 de vezes melhor que o analfaico e vai fazer muita obra e muita coisa por são chico. se fosse hoje pra escolher entre ele e o ico eu deixaria ele pois ele pelo menos tem pulso forte e ele quem manda. se fosse o ico advogados e vereadores mandariam na prefeitura.

    obs: não sou do partido dele nem cargo dele sou somente um francisquense que acredita num futuro meljhor pra nossa cidade....
    um grande abraço sared e continue com eesse blog pois eeu e muitas pessoas estão ligadas nele.

    tenho uma sugestão de pauta pra sexta feira. VocÊ acha que daqui a 1 ano o pessoal terá essa rejeição ao governo luiz zera? pergunta pro pessoal da travessa olaria. se não irão votar nele pois estavam a mil anos esperando o asfalto....

    ResponderExcluir
  4. pelo amor de deus o que o luiz zera quer fazer!! concordo que os vereadores estão mal acostumados pois querem cargos e dinheiro, mas assim muito rapido fica dificil. mas mesmo assim acredito que daqui a 1 ano o pessoal ja vai ter esquecido disso tudo pois querendo ou não são chico arrecada muito dinheiro e o ultimo governo roubou muita coisa. esse pessoal que reclama assim que asfaltar a rua deles ou assim que verem uns show nacionais ai. queima de fogos. e um verão que promete ser o melhor de todos os tempos irão esquecer porque uma coisa pode ter certeza o luiz é 1000000000000000000 de vezes melhor que o analfaico e vai fazer muita obra e muita coisa por são chico. se fosse hoje pra escolher entre ele e o ico eu deixaria ele pois ele pelo menos tem pulso forte e ele quem manda. se fosse o ico advogados e vereadores mandariam na prefeitura.

    obs: não sou do partido dele nem cargo dele sou somente um francisquense que acredita num futuro meljhor pra nossa cidade....
    um grande abraço sared e continue com eesse blog pois eeu e muitas pessoas estão ligadas nele.

    tenho uma sugestão de pauta pra sexta feira. VocÊ acha que daqui a 1 ano o pessoal terá essa rejeição ao governo luiz zera? pergunta pro pessoal da travessa olaria. se não irão votar nele pois estavam a mil anos esperando o asfalto....

    ResponderExcluir
  5. Acho que esse Prefeito quer governar sozinho !!
    Em menos de um ano olha quantas polemicas causou ....
    E quanto roubar dinheiro do povo todo mundo sabe que todos roubam ..
    e qto a vc q disse q a Cultura ta "mundando " acho que é vc que não tem cultura meu filho ...
    E qto asfaltar a travessa Olaria ... Parabens ao excelentissimo ..

    ResponderExcluir
  6. isso q ele faz com os vereadores e seus cargos é só uma parte do q esse é capaz ...
    vcs deveriam ver a postura dele dentro da prefeitura e dos setores ..
    o mesmo ( Luiz Zera) para o seu belo carro e ordena q as pessoas voltem para seus respectivos setores imediatamente para trabalharem ...
    mas eu creio q logo logo isso vai acabar ... temos q ter fé em Deus

    ResponderExcluir
  7. Ale de ser ditador esse canalha em quem eu tive a má ideia de votar e ainda comemorar a sua vitoria, é um idiota na politica e mesmo na administração, pois quem coloca como chefe da fiscalização um jardineiro,crente,(nada contra os jsrdineiros e evangelicos),analfabeto que sabe tratar com ninguem é repelido pela comunidade que mora, quem nomea alguem assim só pode ser louco ou burro politicamente. quem consegue em tão pouco tempo brigar com toda camara ,com o vice que o elegeu, com pares de campanha é burro mesmo.Paga 100.000 para um idiotas (4) fazerem um programa de 20 minutos e os caras não tem assunto, tem que madar abraço e puxar o saco do patrão. não adianta os puxas sacos de plantão usarem agora esse blog para defender o salarinho. Ouviram anonimos? hoje eu me assino anonimo tambem. ´s pra ver que gosto tem

    ResponderExcluir
  8. Resposta ao "Anônimo", autor do terceiro comentário. Camarada, agradeço por utilizar um pouco do seu tempo para ler estas poucas linhas que redijo diariamente.

    Quanto à tua sugestão, não a considero descabida, mas não tenho subsídios para afirmar que há uma rejeição incomum ao prefeito Lui Zera, entende? Mas entendo o espírito da proposta!

    Abraço!

    ResponderExcluir
  9. Há um ditado que diz, todo povo merece o governante que tem, e por pior , ou melhor que isso possa ser, sabemos que por um lado é verdade.
    Se o povo escolheu esse cidadão para ser seu representante está feito, porém o povo também precisa continuar sendo vigilante quanto seus atos.
    A inciativa de falar bem ou mal é importante, temos que reclamar e reivindicar por nossos anseios e direitos.
    Fiquemos ligados, para que no futuro possamos ter uma pessoas melhor para nos representar.

    ResponderExcluir
  10. Que perda de tempo, ficar discutindo se o Prefeito ou os vereadores estão certos ou errados, se o fulano e Administrador cumpulsivo ou o vereador é ignorante. Quem perde somos nos mesmos francisquenses, politicagem so serve para aumentar corrupçao. Nem todos tem a chance ou sorte de conseguir um emprego no serviço maritimo, sindicatos ou ate mesmo na empresa do Pai. Não podemos aceitar isto e esperar a proxima eleição para resolver. Vamos cobrar do Legislatico e executivo para as coisas começarem a funcionar emidiatamente, porque o reflexo futuro sera a herança de nossos filhos.

    ResponderExcluir
  11. Ok. Façamos o seguinte, não discutamos se vereadores ou prefeito estão certos ou errados, mas vejamos pelo lado do direito de cada cidadão. Qual motivo (se não partidário) faria com que pedissem para que duas pessoas saíssem de uma reunião, a qual era do interesse dos mesmos.

    Autoritarismo? Nazismo?

    ResponderExcluir
  12. Pelegos de platão.... tão nervozinhos tão, tão nervozinhos tão.... a teta acobou... acabouuuu.
    tão durinhos tão... duuurinhos tãoooo... rsrsrsrsrs

    ResponderExcluir
  13. A teta não acabou não agora está maior ainda, só pra quem diminuiu foi para o funcionalismo que já fala em greve em plena temporada.

    ResponderExcluir
  14. Voce que defende tanto o prefeito deve ser um cargo comissionado, da pra saber só pelo jeito que você escreve, bem analfabeto e ignorante. É esse tipo de cultura que voce fala?
    E platão foi um grande sábio, se é que você se referiu a ele quando disse PELEGOS DE PLATÃO.

    ResponderExcluir