segunda-feira, 21 de dezembro de 2009

Em banho-maria

Por falta de quórum, o projeto de lei que autoriza a prefeitura a emprestar dinheiro da Caixa para realizar as obras de macrodrenagem não foi votado pela câmara na tarde desta segunda-feira (21). Apenas o presidente, Vilson Reichert, Rui Sérgio dos Santos e Ismael dos Santos (ambos PSC) e Paulo Leal (PPS) compareceram à sessão marcada para as 13 horas.

Uma nova extraordinária será convocada para quarta-feira. Segundo o vereador João do Gás (PMDB), os três partidos de oposição ao governo Zera – PMDB, PSB e PSDB – se reúnem logo mais, às 20 horas, para decidir se aprovarão ou não a contratação do financiamento de R$ 32 milhões pelo Executivo. A participação do tucano Clóvis Matias de Souza no encontro ainda é uma incógnita. Ele pediu licença da câmara para cuidar de assuntos particulares. Se o afastamento de 30 dias se confirmar, quem assume a vaga é Joel Rosa (PMDB), o primeiro suplente.

49 comentários:

  1. Esse emprestimo neste momento é desnecessário, o orçamento de 2010 é mais de 300 milhoes, o top prefetio que trabalhe com este orçamento, mas nao, ele quer mais e mais, onerando os cofres bublicos..foi incopetente e perdeu o PAC,agora quer endividar a cidade...top prefeito!

    ResponderExcluir
  2. e aí "anonimo"?
    Quem paga o salário dos "nobres" vereadores?!
    Eu respondo pra vc!
    O POVO!
    Então, onde estavam os "nobre" que não estavam nos seus Empregos!?
    Que feio!
    A gente paga por funcionários que não comparecem no trabalho, não é?
    Pois é... Qual a diferença entre TRABALHO E EMPREGO?
    É por isso que todos agora dizem:
    Eles ( os "nobres") ESTÃO VEREADORES!
    ENTÃO SE VEREADOR ESTÁ PARA A CÂMARA, A CÂMARA ESTÁ PARA O POVO E NÃO PARA SATISFAZER A VONTADE DE QUEM FOGE DA RAIA E SE OMITE POR QUE NÃO TEM OUTRO ARGUMENTO A NÃO SER USAR O ERRO DOS OUTROS PARA ENCOBRIR OS SEUS PRÓPRIOS ERROS!
    VAMOS LÁ "NOBRE EDIL" VAMOS TRABALHAR PRA RECEBER NO FIM DO MÊS!

    ResponderExcluir
  3. marcos deixe de falar besteira pois a sessão de hoje não era obrigatória a presença dos vereadores e mais uma coisa . o vereador que votei hoje ao encontrar ele na rua ele me perguntou se deveria votar contra ou a favor....??!!! pelo que entendi o governo perdeu o prazo pra receber essa verba do governo e agora quer individar a proxima administração pois ele não vai pagar nada agora. se for isso mesmo quero que não aprove pois se ja perdemos essa verba do governo rpa que individar o municipio sendo que temos um orçam,ento gigantesco por ano e sendo a maior renda percapita do estado!!!!

    ResponderExcluir
  4. Acontece que uma sessão extraordinária, rende um dinheirinho extraordinário também...e, em época de festas, como faz bem para o bolsinho dos "nobres"

    ResponderExcluir
  5. Se eu fosse vereador também não votaria a favor desse empréstimo. Essa quantia que o executivo quer, é a mesma que viria do PAC, mas a "turma" que ele colocou para formar seu grupo é que deixou perder esse valor. Essa "turma" alguns nem votaram no dito cujo, e mais, nunca ouvira falar de São Francisco do Sul. Veio aqui passear no final de 2008 e não sei porque carga d'água o prefeito colocou como secretário. Se esse empréstimo for aprovado com está, carência de 3 anos. E se por um acaso o prefeito não se reeleger,a próxima administração está ferrada.Tem um dívida a ser paga, e se essa tal macrodrenagem não sair, o dinheiro se foi, e a dívida ficou. Problema!!!

    ResponderExcluir
  6. Se reeleger?
    Só se ele mecher no time antes de acabar o 1º tempo, porque está prestes a ser rebaixado... Ele que não deixe as substituições para os acréscimos do segundo tempo.
    Oh secretariado antipático, arrogante e despreparado totalmente...

    ResponderExcluir
  7. Sr Antônio da Peixaria21 de dezembro de 2009 às 23:54

    Cara, fala sério...Porque tanta briga?
    Se fosse briga por reajuste salarial eu concordaria, porque recebemos um miséria danada...
    Afgora ficar batendo boca por causa de macrodrenagem? Desde quando tem enchente em nossa cidade? Para com isso...
    Queremos briga por salário justo!
    VEREADORES PARABÉNS! E qto ao secretariado incompetente q perdeu o prazo, q paguem o pato, a população agradece...

    ResponderExcluir
  8. AINDA bem que temos esses vereadores que sao contra esse absurdo, esses nobres edis sao nobres mesmo pois estao pensando na cidade...vergonha sao aqueles bocas de aluguel que nao pensam em prol da cidade...e nao pensem que eles querem cargos pois a ultima coisa que eles querem é isso..ter cargo nessa administraçao é suicídio politico...

    ResponderExcluir
  9. marcos silva ta mudando seu discurso? que sera? calaram a tua boca?vc apoiou o top prefeito e nao recebeu nada neh?

    ResponderExcluir
  10. o prefeito top? o povo. . top. . .top. . .rssss

    ResponderExcluir
  11. Caro marcos Silva é verdade, se bem que ontem éra uma sessão extra e sem onus.
    mas isso já vem de anos, por exemplo na gestão anterior tinha um vereador que não compareceu em mais de 90% das sessões. Lembra?

    ResponderExcluir
  12. MEU JESUS CRISTINHO!
    MÁ O Q. Q. É ISSO!
    O VER. JORGE MACEDO TEM UM BLOG QUE É PACA BÁ
    CHUPA ESSA MANGA AGORA!
    O QUE VC'S ESCREVEM AQUI É FIXINHA PERTO DO Q. EU VI LÁ
    E OLHA QUE NUM TEM QUASE ACEÇO
    http://vereadorjorgemacedo.blogspot.com

    ResponderExcluir
  13. A Macro-drenagem foi barberagem, cometida pelo governo sim, o dinheiro era federal que viria, perderam os prazos, não adianta chorar o leite derramado..

    Eu sempre me pergunto, tudo nessa gestão poderia causar impacto financeiro, essa era a palavra de ordem, e agora 150 mil não causa impacto?

    Parabéns aos vereadores, estão corretíssimos. São co-responsáveis por assinar uma dívida pra ser paga pelo povo francisquense.

    Enquanto isso, os funcionários, como já dito acima, estão vergonhosamente achando ótimo 9% de reajuste salarial.

    Sendo que tem um déficit que superar 50%.

    ResponderExcluir
  14. Tá vendo só...
    a carapaça serviu direitinho no carangueijo!
    Seja ordinária ou extraordinária só se quer ver o "EDIL" trabalhando...
    mesmo que seja para vetar!
    ninguem está concordando com o emprestimo, caro anonimo. Apenas se quer que nossos empregados do povo façam sua parte e cumpram com suas obrigaçoes.
    E minha boca continua bem aberta, para discutir e refletir cada postagem neste Blog.
    cada caso é um caso, então para cada discurso um discurso!
    OK Sr Anonimo!

    ResponderExcluir
  15. Está claro que a discussão se divide entre os que são a favor e os que são contra o prefeito. Ninguém está analisando a situação de forma crítica. Ora. Dizer que São Chico não tem enchente é brincadeira. Isso é coisa de quem não conhece a periferia.
    Defendo a tese de que o empréstimo é um assunto delicado, por tratar-se de alto valor, mas precisa ser analisado do ponto de vista da aplicação e dos resultados que poderá (ou não) trazer. Pode-se discutir inclusive o valor do montante. Tipo, já que não é de graça, não daria para reduzir um pouco?? Enfim, o caso é sério e tem que ser analisado seriamente.
    Esse papo de que a dívida vai ficar para o próximo prefeito é balela. Primeiro, quem paga é o povo, não o prefeito. Segundo, estamos pagando financimentos de obras do prefeito Odilon e até do Rogerinho. Portanto, esse papo não cabe. Isso faz parte do jogo.
    Quanto aos vereadores, é preciso que se interem da situação. Que conversem com as populações atingidas por enchentes. Que peçam consultoria de engenheiros, sanitaristas e outros profissionais. E que discutam o projeto. É claro que se tratando de empréstimo, não tem toda essa pressa. Mas não se pode ficar parado.
    Não se trata de ser a favor ou contra o empréstimo. O fato é que os argumentos dos que são contrários, até agora, são muito vazios, sem consistência.
    Enquanto isso, Joinville, Araquari, Jaraguá, Guaramirim etc estão bombando...
    Acorda São Francisco...

    ResponderExcluir
  16. Ta faltando vergonha na cara desses Vereadores... O povo tbm pode esperar, mais tres anos pra tirar essa sujeira ..PMDB.. depositada na Camara dos Vereadores. Marcos Vc esta de parabens.

    ResponderExcluir
  17. Que tal o Prefeito dar um kit pra Verador ficar legal. Este kit natal é composto de Cueca e Meia. Muito usado em Brasilia e Floripa.

    ResponderExcluir
  18. OBRA PRO POVO PODE ESPERAR NÉ VEREADORES? MAIS PROJETO PRA ASSESOR E DIA DO EVANGELICO É URGENTE. PARA COMPARECER NO SERVIÇO NADA. MAS PRA COM ENTAR NESTE BLOG NEGINHO TÁ PRESENTE.

    ResponderExcluir
  19. Olha os vereadores tem muita vergonha na cara, por isso que são contra esse emprestimo, vergonha nao tem é o top prefeito que descaradamente juntos com suas marionetes (os vereadores a favor do emprestimo) querem por toda força aprovar esta negociata...SÃO XICO MOSTRA A TUA CARA PRA VER QUEM PAGA PRA GENTE FICAR ASSIM,SÃO XICO QUAL É O TEU NEGÓCIO, O NOME DO TEU SOCIO...

    ResponderExcluir
  20. existem mais coisas a serem esclarecidas com referencia e esse emprestimos,esta havendo muito falatorio,se for para reverter em beneficio,talvez esteja correto e de comentario ja estamos de saco cheio por favor rute e cia nao fale mal da Rosa e de seus menbros, pois vc foi uma das fundadoras e nossa opçao foi ficar,tenha respeito por favor.

    ResponderExcluir
  21. è Leia tem gente que adora cuspir no prato em come!
    primeiro fala mal do prato onde comeu 8 anos, pra ver se continua em "status"
    dpois fala mal da Rosa...!?
    é essa dona tá ficando famosa!
    quando morrer vai precisar de tres túmulos: 1 p/ língua; 1 p/ soberbia; e outro p/ falsidade.
    è uma pena q. exista gente tão pequena neste mundo, que somente vai onde pode fazer "sucesso" e passa por cima de tudo pra se "dar bem"
    mas o que é dela já tá reservado
    a justiça de Deus é breve é não falha.

    ResponderExcluir
  22. A questão Marcos Silva, é que não precisaríamos dessa dívida, essa é a grande questão aqui!!!
    Porque uns secretários incompetentes, deixaram expirar o prazo p esse valor que viria de uma forma simples e transparente.
    E nós não queremos pagar mais uma dívida de prefeitura que se perde em seus prazos, Sr. Luiz, confiamos em você, mas seus secretários estão pondo tudo a perder.
    Por culpa de um secretário que não sabe ver datas mun calendário é que não iremos ficar sufocados com impostos a pagar por mais uns bons anos, quem sabe, décadas!!!

    Diga NÃO a qqr empréstimo!!!
    Diga Sim ao reajuste salarial, ao auxílio alimentação, ao plano de carreira e etc.
    POis o orçamento deste ano é muito bom, diga-se, execelente!!!

    ResponderExcluir
  23. Aí Vereador RUI, gostei de ver, tu não decepcionou teu eleitorado. Mostrou que bandeira politica so serve pra diferenciar sigla partidaria. Onestidade e Carater é a pessoa do Vereador quem faz.

    ResponderExcluir
  24. SER COMANDADO POR UM ADVOGADINHO "SIMPATICO" E UM EX-PREFEITO, QUE OLHA PRA SÃO CHICO DE CIMA DE UM APARTE HOTEL NA CIDADE DE CAMBORIU OU NA BAIXADA SANTISTA, FICA CUMPLICADO. CADE O RESPEITO PELA POPULAÇÃO FRANCISQUENSE. OS SRS. TÃO SE ACHANDO ACIMA DE TODOS.

    ResponderExcluir
  25. Podem falar.Mas que o top esta fazendo a parte dele,esta.

    E os "nobres"?

    Mais uma divida vitalicia com acessores!!!

    Ah,mais uma... a macro drenagem é pra resolver a caca do crescimento desordenado e falta de planejamento com infraestrutura deixada pelos #%$@%@¨ antecessores.

    ResponderExcluir
  26. Esse blog é de meia duzia e nem tem democracia!
    Não vou mais comentar pra não @#@*&+#@ nesses mesmos, que só falam boboagem!@

    ResponderExcluir
  27. Cadê Clovis???? depois de tanto jejum de Camara dos Vereados... voltou por um fio...já ta estressado, pediu até 30 dias de licença, e não é de Saude. São problemas pessoais! E aqueles que a população não tem!!!. Mais trabalha assim mesmo. "E tá serviço chato este, não vê a hora de acabar este mandato....!!!!

    ResponderExcluir
  28. QUE POUCA VERGONHA...OS FUNCIONÁRIOS COM UM SALÁRIO DE FOME...OS PROFESSORES AGUARDANDO O CUMPRIMENTO DA LEI DO PISO SALARIAL EPOR ENQUANTO PELO SABERMOS NADA FORA DISCUTIDO OU PLANEJADO...VAMOS LÁ...OS FUNCIONÁRIOS NÃO QUEREM NADA DE MAIS DO PREFEITO E DOS VEREADORES... QUEREM SIMPLESMENTE QUE AS LEIS SEJAM CUMP´RIDAS... PAREM DE BRIGAR POR BESTEIRA E PENSAR EM COISAS UTÓPICA OU PELO LEITE DERRAMADO E PENSEM EM COISAS PRÁTICAS COMO GARANTIR UM SALÁRIO DIGNO E PELO MENOS CAPAZ DE SANAR AS NOSSAS NECESSIDADES BÁSICAS E DE NOSSO FILHOS...

    ResponderExcluir
  29. VAMOS DAR CONDIÇÕES DE SOBREVIVENCIA AOS FUNCIONÁRIOS, POIS ESTAMOS TENDO QUE VENDER O NOSSO ALMOÇO PARA GARANTIR A JANTA DE NOSSOS FILHOS

    ResponderExcluir
  30. E os vereiasdores criaram mais uns 10 cargos comissionados que pagaria tranquilamente a macro-drenagem, viva a festa com o dinheiro público...


    Vereador nessa cidade é muito sem noção..

    Não estão se posicionando, estão é defendendo o pirão dos amigos, e viva a festa, e viva os eleitores, pois na democracia representativa, o maior culpado é o eleitor...

    ResponderExcluir
  31. Por acaso vcs estão se referindo àquela que vive puxando o saco dos influentes para conseguir se garantir num cargo? Ela não tem amor ptóprio muito menos caráter e opinião, é falsa demais...
    Bem , não era este o assunto do blog postado, mas vale também pra desbafar, né Sared?
    Bjos p vc Sared!

    ResponderExcluir
  32. O vídeo que está no Youtube, intitulado "A Queda do secretariado",apesar de ser uma sátira, deixa bem calro que a incompetência está apenas no secretariado do nosso prefeito.
    Prefeito muda logo, estamos aguardando as mudanças, e o srº pode começar 2010 nos dando esta alegria. Coloca gente que faça, não que queiram apenas aparecer nos eventos, melhor que o abono, seria a troca destes que estão acabando com tudo aqui em S. Chico, por favor...

    ResponderExcluir
  33. Gostaria de PARABENIZAR o veredador Clovis, ja que a camara entrou em recesso dia 15 de dezembro, ele solicitou uma licença de 30 dias sem remuneração ou seja sem salario.

    Achei uma atitude bem legal!!!

    Seria mais legal ainda se todos os vereadores tivessem a mesma atitude, pois isso traria alguma economia para os cofres publico.

    ResponderExcluir
  34. Piada isso hein, será que desde 15 de Junho de 2009, quando saiu a noticia da famosa verba para "MacroDrenagem", a Prefeitura não se ligou nas Exigências da Instrução Normativa nº25 da MCidades.
    Sared, seu blog está ótimo! Parabéns!

    ResponderExcluir
  35. QUEREM VER OS SALÁRIOS DOS NOVOS CARGOS NA CÂMARA?
    UM DESSES CARGOS A GENTE JÁ IMAGINA PRA QUEM SEJA...
    NÃO ESQUEÇAM QUE O G. é IRMÃO DO J
    MAS TAÍ. COPIEI E COLEI ...
    (... )
    GRUPO DIREÇÃO E ASSESSORAMENTO SUPERIOR.DENOMINAÇÃO CÓDIGO NÍVEL VENCIMENTO
    DO CARGO
    Assessor Jurídico CV-DAS 1 5.947,22
    Diretor Geral CV-DAS 2 5.055,05
    Secretário Geral CV-DAS 3 3.270,92
    Assessor de Imprensa CV-DAS 4 2.973,10
    Assessor de Gabinete CV-DAS 4 2.973,10
    Coordenador do Prog.Vereador Mirim CV-DAS 4 2.973,10
    Assessor Parlamentar CV-DAS 5 1.486,55
    Assessor Parlamentar II CV-DAS 6 950,00

    DÚVIDAS? ACESSE O BOLETIM OFICIAL ACESSE O BOLETIM OFICIAL Nº 079 NO SITE DA PREFEITURA (www.saofranciscodosul.sc.gov.br)

    ResponderExcluir
  36. Antonio da Peixaria, nomezinho meio estranho, isso chera vereador covarde inrostido. Mais tudo bem, soh fala besteira tbm....

    ResponderExcluir
  37. Caramba!!! Que tiroteio de opniões tendênciosas e algumas rancorosas. Deviamos usar este espaço emitindo opniões com idéais produtivas a fvr de nossa cidade. Porem, democracia é isso, liberdade de expressão. Infelizmente a nova administração municipal comeu bola em relação ao prazo, isso mostra que a equipe não tem entrosamento e muito menos comprometimento. Duro golpe na confiabilidade conferida pelos francisquenses ao atual prefeito. Se perdeu o prazo, pq não pode tbm perder o controle dos gastos sobre o tão falado financiamento? Diz um ditado " o bom administrador é aquele que administra com pouco ou sem dinheiro. Administrar com dinheiro qualquer um faz". Será que S. Chico não tem condições de fazer essas obras com recursos próprios? Este impasse criou uma bela oportunidade do prefeito mostrar seu potêncial de administrador. Não precisa fazer como Juscelino Kubichek, crescer 50 anos em 5 anos, afinal, aqui é São Francsico do Sul e não Brasilia. É claro que seria magnifico conseguir esta proeza sem comprometer o futuro de nossa cidade, porem, o bom senso tem que imperar. Se deixarem os égos de lado e se concentrarem num projeto menos oneroso é certo que encontrarão a solução. É pra isso que existe assessores e consultores, pra acharem soluções em causas julgadas impossíveis. É a chance de redenção desta nova administração perante a comunidade francisquense.

    Boa sorte e um natal cheio de paz e saúde e um ano novo de muito trabalho e imaginação.

    ResponderExcluir
  38. Essa Léia e o Gasparzinho é mesma coisa? Existe ou é Fantasma?

    ResponderExcluir
  39. Se O SID BADEJO fosse vivo!!!!!! tinha nego sem orelha.

    ResponderExcluir
  40. Aqui nada se cria, tudo se copia. Tem Vereador Francisquense que copiou a ideia do Querido NIRSO... Aquele da TV..aquele que nao fala bobagem!!!!! criando a CASA de caridade, so mudou a cor, agora e azul. Sr. Vereador o povo quer dignidade, respeito. Chega de esmola.

    ResponderExcluir
  41. EXTRA! EXTRA! COMERCIANTES E GARÇONS INSATISFEITOS NA PRAINHA E ENSEADA! 1:30 as lanchonetes tem que acabar com o som, 2:30 as lanchonetes tem que estar fechadas, segundo eles é liminar da justiça!Conversei com os garçons eles me disseram "nosso ganha pão tá ameaçado!"Que é isso gente! Em vez das autoridades atacarem a criminalidade estão atingindo o trabalhador? Coagindo o empreendedor da praia que espera a temporada pra ganhar seu sustento?Enquanto isso a policia, um monte de carros e cavalarias ficam em volta das lanchonetes, tudo bem que é preciso segurança, mas tanta concentraçao de policiais num lugar só?Esse está sendo a pior temporada dos comerciantes e trabalhadores que dependem do verão pra sobreviver! PARABENS TOP PREFEITO!

    ResponderExcluir
  42. Olá...se a colocação do Anônimo, EXTRA..EXTRA, tem fundamento, é de lamentar, algo assim e me faz renovar a sugestão que vocês que vem principalmente de Joinville e Curitiba e querem dormir cedo, fiquem nas suas cidades que são bem tranquilas e vem aqui para a Ilha Encantada fora da época de alta temporada de veraneio, pois não acredito que alguem da Enseada ou Prainha, tenha uma atitude destas de proibir por proibir, transformar isto em uma colônia de férias com lei do selêncio nas horas mencionadas, se uns se acham no direito de dormir cedo, como fico o direito de outros trabalharem e de outros "curtir" as noites, ouvindo um sonzinho é claro sem exageros, que são poucos e pelo GRANDE aparato policial pode ser facilmente controlado. É só olhar aqui do lado Balneário Barra do Sul, a programação elaborada por eles e vejam quantos km a menos no congestionamento da BR 280, ...

    ResponderExcluir
  43. Segurança é bom e isso é inquestionavel agora, é muita radicalidade as novas sanções impostas aos comerciantes da enseada. Quem vai dormir ás 02:30 da manha em plenas férias e no horário de verão? O cara rala o ano inteiro esperando esta época pra ficar largado com a familia na praia, sem compromisso com horários e itinerários, espera a noite cair pra tomar aquela gelada e ouvir musica, quem sabe até dançar, afinal, quem nunca se empolgou ao ouvir uma musica dançante depois de umas geladas? Tente imaginar a seguinte cena; uma determinada familia entre em um bar por volta das 23:00h, - estamos em horário de verão, não esqueçam - convérsa vai, conversa vem e todos estão entusiasmados com a musica e o bom atendimento, quando repentinamente, no auge da satisfação, os musicos começam a guardar os equipamentos restando apenas o burburinho das lamentações e a indignação de uma noite interrumpida abruptamente acompanhada de uma insatisfação e revolta sem fim. Resultado final dessa história! a alegria e as gargalhadas das lembranças na mesa se foram dando lugar a severas criticas do modelo de atendimento ao turista de nossa cidade. Querem fazer a coisa certa, oriente os comerciantes previamente, no minimo 6 meses antes da temporada, para que eles possam se adaptar e ter tempo de captação de recursos para as adequações necessárias em seus estabelecimentos. Imagine como será no carnaval? Quantas familias e jovens irão ter o sentimento de alegria e diversão decapitado ás 02:30h...

    ResponderExcluir
  44. Gostei da Prainha, agora posso passear na calçada com meus filhos.

    ResponderExcluir
  45. Luiz Felipe/Açores Point23 de dezembro de 2009 às 21:42

    Prefiro a Prainha assim, calma, do jeito que era nos anos 80... antes dos farofeiros dominarem com suas músicas ridículas.
    Parabéns aos vereadores, ou ao prefeito, pois n sei quem tomou a sábia iniciativa... e o comércio local, principalmente os bares tbm aprovaram sim, pois antes eles nao vendiam, agora as vendas aumentaram... Bagunça estes turistas devem fazer na cidade deles, aqui é S Chico meu camarada, aqui é cidade histórica.
    Tudo bem que tem gente q vive de sua renda como garçon, como vendendor, mas eles vão sobreviver sim...
    Vai ser bom para todos...

    ResponderExcluir
  46. Será que o nosso prefeito será forçado a ceder supostas concessões ao legislativo para que os nossos vereadores se debrucem sobre esse projeto de interesse público e emergencial ou será que estão dispostos a pagar o ônus político desse entrave e da birra infantilóide com o executivo?

    ResponderExcluir
  47. Se formos analizar, na gestão que passou da câmara,tinha um vereador em especial que não aparecia nem nas ordinárias quanto mais nas extras. Adivinhem ?

    ResponderExcluir
  48. onesto o RUI? pergunta pra turma do Forte.
    Ele vai onde o vento sopra.

    ResponderExcluir
  49. Olha, o Rui deve ser "onesto" sim e "umilde" também, e acho que não deva ter "horgulho" nenhum! Huhauahuahua!!!!!!!!!

    ResponderExcluir