sexta-feira, 15 de janeiro de 2010

Nova ambulância para o Samu

A Prefeitura entregou ontem uma nova ambulância para o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) de São Francisco do Sul, que é referência para os municípios de Araquaria e Balneário Barra do Sul. A aquisição da ambulância - a mais moderna do Estado, segundo a secretaria municipal de Saúde - é resultado de uma parceria entre as três cidades. Criado em 2003 pelo Governo Federal, o Samu tem como finalidade prestar socorro à população em casos de emergência. 


É comum as pessoas fazerem confusão entre o Serviço e os bombeiros. Dá para dizer que o Samu tem um trabalho mais específico, voltado a garantir qualidade ao atendimento no Sistema Único de Saúde (SUS), reduzindo o tempo de internação em hospitais. Em Santa Catarina, o Samu é distribuído em seis centrais. São Francisco do Sul está ligado a de Joinville, assim como os demais municípios da região Norte/Nordeste.

O Samu funciona 24 horas por dia com equipes formadas por médicos, enfermeiros, auxiliares de enfermagem e socorristas que atendem às urgências de natureza traumática, clínica, pediátrica, cirúrgica, gineco-obstétrica e de saúde mental da população. O Samu atende pelo telefone 192. Atualmente, 1.273 municípios são atendidos pelo Serviço.


______________________________________

Chama a atenção a queda astronômica do número de trotes registrados na região Norte/Nordeste do Estado, comparando-se outubro de 2008 com o mesmo mês do ano passado – passou de 1.245 para apenas um, segundo relatório da secretaria de Estado da Saúde. Das duas, uma: ou o povo ficou com medo da possibilidade do Samu identificar os passadores de trote, ou a população tomou um xarope reforçado de consciência. (Ou é um erro de estatística.)

16 comentários:

  1. Parabens as autoridades responsaveis. É muito bom quando atitudes saem da demagogia e se tornam realidade. Que pequenas melhorias como esta, vão fazer muito bem a comunidade. Que o respeito e responsabilidade com os munincipes t~bm venham da Camara dos Vereadores.

    Andrea/Agua Branca

    ResponderExcluir
  2. Só para não deixar passar ...
    A mais moderna, engraçado sempre é a melhor em tudo qdo se trata do MUNICIPIO DE SFS. Se nem Joinville tem uma igual falou "Sra. Srcretária" pergunto :
    1- quem estaria capacitado ao uso desta modernidade dentro de SFS ?? não houve capacitação

    2- os motoristas que agora não recebem insalubridade ? sei que esses não podem prestar atendimentos.

    3- o pessoal da saude que não recebem mais horas extras? mesmo fazendo.

    4- o pessoal que trabalha na saude recepção de pacientes que também não recebem mais insalubridade? Pacientes com Gripe A e TB entre outros casos.

    5- e o vale (fome) alimentação que foi aprovado na LDO, foi capa do JORNAL e até agora NADA.

    Mas sei todos receberão 9% em janeiro, inferior ao aumento do SÁLARIO MÍMIO.

    E nem me vem com o velho papo do ORÇAMENTO MUNICIPAL, agora é o que o REI LUIZ 11 que enviou e foi aprovado pelos NOBRES VEREADORES.

    Um beijo no coração de todos
    (vale pagio)
    ASSINADO 12

    ResponderExcluir
  3. Parabens aos responsaveis por mais uma conquista que vai atender toda a população de São Chico.
    Eu acredito que não precisou da votação dos vereadores,porque se fosse necessário esses votos o povo poderia esquecer essa aquisição.

    ResponderExcluir
  4. E, DEPOIS DE TUDO...
    A SAMU DEVERIA ERA RECEBER AMBULATÓRIOS ANFÍBIOS!

    ResponderExcluir
  5. Prefeito você esta de Parabéns pelo excelente trabalho e mudanças que vem ocorrendo no Município. A Saúde vem melhorando a cada dia, Esta ambulância é mais uma vitória para São Francisco do Sul.

    ResponderExcluir
  6. É a saúde no municipio, só se for a financeira ..

    O posto do ROCIO PEQUENO, os pacientes tem que subir escadas, se não subir não tem como ser atendido.
    O municipio não tem INFECTOLOLISTA.
    A insalubridade cortada até de motorista de ambulancia.

    Um beijo no coração de todos
    (vale plagio)

    ASSINADO 12

    ResponderExcluir
  7. O tal do anônimo (((12))) desconhece a historia da saúde em SFS e região, deveria se informar meu caro!O hospital de CAMPANHA do governo do estado parece que esta em coma!
    Parabéns a secretaria de saúde que vem fazendo um trabalho espetacular em nossa saúde, falo isso como alguém que é usuários do SUS!

    ResponderExcluir
  8. Obs:

    O SAMU é um programa federal, parabéns ao governo federal.

    Quanto a secretaria de saúde, parabéns por não perderem os prazos como fez o SEINFRA.

    É isso, não perder prazos, é só o que se espera pra concretização da Política Pública de fato.

    Falando nisso, alguém sabe dizer porque o município de São Francisco do Sul não figura contemplado na ultima listagem de 18 de dezembro dos Ministérios das Cidades, que estabelece os municípios com menos de 50 mil habitantes que foram contemplados com o Programa Minha Casa, Minha vida? Será que foi prazo novamente? Será que foi inércia? Ou é culpa dos vereadores? Já sei, é culpa do Sabotador do SAMAE, esse safadinho!

    Pelo que verifiquei na lista, e daí um amigo de lá de Rio Negrinho, da Prefeitura me falou dessa listagem e que Rio Negrinho recebeu, fiquei curioso pra saber se SFS estava lá e não estava, alguma explicação?

    http://www.cidades.gov.br/ministerio-das-cidades/destaques/Resultado%20Propostas%20PMCMV.pdf

    ResponderExcluir
  9. Professores Municipais16 de janeiro de 2010 às 14:09

    A Saíde está muito bem, o prefeito vai todos os dias no Pronto Socorro...que maravilha, pois saúde tem que estar em 1º lugar, mas a Educação também é primordial, e onde foi aplicada a verba do FUNDEB? É a pergunta que nós, professores municipais, fazemos todos os dias...
    Papel é fácil escrever e prestar contas do mesmo, mas na prática... ONDE ESTÁ O FUNDEB? Dª Samira, srº Prefeito, ou Srª Nadirinès, alguém pode nos responder?

    ResponderExcluir
  10. Quero registrar minha insatisfação com o pessoal do SAMU.

    Hoje pela manhã meu vizinho passou mal, entao ligamos para o corpo de bombeiros (193) e eles estavam atendendo outras ocorrências então me pediram para ligar para o SAMU (192). Ligamos para o referido serviço, então um plantonista que atendeu ficou fazendo várias perguntas tipo: se o homem tinha bebido, se estava passando mal devido à má alimentação e várias outras perguntas que levaram mais de cinco minutos, então o plantonista falou que eles só poderiam vir se fosse realmente uma emergência.

    O fato é o seguinte: meu vizinho estava com falta de ar, dores no peito e em estado febril.
    Eu não sou socorrista e nem médico para atender e socorrer alguém, então falei para o plantonista: já que o SAMU se recusou a vir atender meu vizinho, peguei o mesmo e levei em meu carro até o Pronto Socorro Municipal, pois percebi que a conversa iria longe e o mesmo iria acabar sem socorro.

    A orientação que temos é que para não ocorrer agravamentos de um socorro mal prestado, deixa-se com aqueles que são especializados no caso, que são os BOMBEIROS e o próprio pessoal do SAMU. Como o pessoal dos bombeiros estavam sem ambulância, devido às emergências, entendemos que os responsáveis seriam o pessoal do SAMU e estes não prestaram atendimento.

    Fica aqui minha indignação e que o SAMU reveja seus procedimentos, pois do contrário, não tem razão de existir.
    É melhor investir no corpo de bombeiros que é mais eficaz.

    ResponderExcluir
  11. "A prefeitura entregou".
    Parabens ao prefeito e toda sua equipe por dar condições de serviço aos trabalhadores nessa area tão nobre do nosso municipio.
    Com certeza o prefeito esta procurando maneiras para remunerar dignamente dentro da legalidade esses trabalhadores valorosos.Mas primeiro há que se dar condições de trabalho ,pois o que se encontrou deixado foi o caos.
    Isso se chama competencia para os criticos.
    E não me venham fuçar como porcos,para encontrar irregularidades.

    ResponderExcluir
  12. Tudo bem Jorge Macedo, que bom que vc esta por aqui. Como vai seu amiguinho de Rio Negrinho. É !!! soube que ele esteve aqui em SFS na semana pasada. Como vcs ele tbm acha SFS não enche.

    Cesar
    Agua Branca

    ResponderExcluir
  13. Até a secretária falou que era $$$ federal, agora vão virar pai da criança ?
    Depois que a criança nasceu , tem saúde e é bonitinhas aparece o PAI pra registrar, embora a MÃE "secretaria" deu o nome do PAI FEDERAL.
    É parece mesmo que desconheço a história da saúce como o anonimo do dia 16 as 12H54.
    A mentira muitas vezes ditas se torna verdade.
    Se a Secretaria falou que o R$ é federal, assumiu o PAI, o SAMU é fedederal, todos sabemos. O que os soldados querem assumindo a PATERNIDADE.

    Um beijo no coração de todos
    (vale pagio)

    ASSINADO 12

    ResponderExcluir
  14. parabens a todos os politicos por transformar nossa cidade em a cidade das chacotas . falando nisso quem poderia me mandar um bocado de galao de agua, pois nossa agua esta horrivel e amarela . entao temos que beber esta agua ? quer dizer ou toma ou compra , pois ela nao está servindo para muita coisa. pessoal, tem que melhorar a qualidade, pois é dever de vcs, e nos estamos pagando por qualidade muito inferior.

    ResponderExcluir
  15. É... AINDA BEM QUE A SAÚDE ESTÁ MUITO BEM,PQ A AGUA ALÉM DE SER POUCA ESTA FAZENDO UM MAL DANADO.....

    ResponderExcluir