domingo, 3 de janeiro de 2010

Sugetões de Godofredo

"Após os últimos investimentos de vulto que foram feitos em 1996 e complementados em 1997, pouca coisa foi feita para melhorar o sistema de abastecimento de água no município." A afirmação é do ex-prefeito Godofredo Gomes Moreira Filho.

"Faz-se urgente a construção de uma nova adutora continente-ilha; aumentar a capacidade de tratamento da ETA (Estação de tratamento de água); construir novos reservatórios no morro do Ubatuba; construir reservatórios elevados para a região do Paulas; proteger os mananciais no Distrito do Saí; realizar campanha de conscientização para que os proprietários tenham caixas d'água compatíveis com o número de moradores, principalmente pousadas, hotéis e casas de aluguel."

Em e-mail enviado ao Blog, o atual assessor de Engenharia e Meio Ambiente do porto destaca ainda que deve haver uma preocupação especial com o tratamento de esgoto, "considerando que o lençol freático está saturado, perdendo sua capacidade de tratamento por fluxo no sub-solo, colocando em risco nossos rios e praias", diz o ex-prefeito.

Numa alusão à resistêcia de seu partido - o PSB do vereador Dodô - em autorizar a prefeitura a emprestar dinheiro para as obras de macrodrenagem, Godofredo adianta que "nessas ações [sugeridas por ele] seremos parceiros. Venha recursos de onde vier. Preferencialmente à fundo perdido via Ministério das Cidades, da Saúde, do Interior..."

26 comentários:

  1. Só é bom lembrar que os investimentos feitos em 1996 e complementados em 1997 não foram a fundo perdido e a divida permanece até hoje após 04 gestões se não me falhe a memoria.

    "Preferencialmente a fundo perdido" ,me soou um pouco de demagogia.

    Mas até que é valido o pronunciamento.

    ResponderExcluir
  2. Passei a virada de ano em Ubatuba. Estávamos em 7 pessoas numa casa com caixa de 1000 litros. Com um pouco de economia, não ficamos sem água em nenhum momento. Eu, particularmente, tomava no mínimo 2 banhos diários.
    Investimentos são necessários, mas São Francisco terá que criar formas de conviver com esse problema. Dentro de poucos anos estaremos recebendo 200 mil turistas simultaneamente na ilha. Depois serão 300 mil, depois 400 e por aí vai. Haja investimento.
    Já vi comentários sobre o fato de que Balneário Camboriú não enfrenta esse problema. Não nos esqueçamos de que BC tem 49 Km² contra 425km² de São Chico. Tem ainda o fato de que não temos água na ilha e que alguns pontos ficam a mais de 30 km de distância do ponto de captação.
    Conheço residências, inclusive de padrão médio, que não possuem caixas d'água. Mesmo assim, alugam as casas para turistas, os turistas reclamam, não querem pagar e depois o proprietário sai malhando o pau na cidade e nas autoridades.
    Um pouco de bom senso não faz mal a ninguém.

    ResponderExcluir
  3. UMA COISA É CERTA,NUNCA NA HISTÓRIA POLÍTICA DE SFS HOUVERAM TANTAS MANIFESTAÇÕS,RÁDIO,TV E JORNAL,SEJAM ELAS CONTRA OU A FAVOR DA ATUAL ADMINISTRAÇÃO.QUE POR SINAL NESTE PRIMEIRO ANO JA SE TORNOU A MAIS POLÊMICA DE TODAS.lUIZ ROBERTO DE OLIVEIRA JA FICA NA HISTÓRIA SÓ PELAS POLÊMICAS QUE ENVOLVEU-SE NESTE PRIMEIRO ANO DE GOVERNO.

    ResponderExcluir
  4. sou morador do ubatuba e também estou sem água... o problema é que a água simplesmente não possui pressão suficiente para subir os 5 metros da minha caixa da água, como o Alfredo disse no comentário acima 1000 litros é suficiente sim, para até 1 semana aqui em casa, porém na virada de ano foram 14 pessoas aqui até que no dia 01/01/2010 por volta do meio dia a caixa esvaziou e até o momento 03/01/2010 23:27 nossa caixa está complemante vazia.

    ResponderExcluir
  5. Olhe, olhe, Sared. Na semana passada, no programa de radio da Prefeitura que, aliás, por Lei, deveria ser impessoal, um dos comunicadores, falando em SAMAE, perguntou ao outro o significado da sigla ETA. Pasme, não sabiam; e assim acabou o programa!

    ResponderExcluir
  6. Está na hora da Administração mostrar ao povo um resumo dos pagamentos de empréstimos que estão sendo efetuados, quando foram contraidos e o fim à que se destinavam. Desta forma todos poderão verificar se foram realmente aplicados naquilo à que se destinavam e mostrariam que empréstimos para aplicação no Município não é nenhuma novidade e que se bem administrados e limitados ao poder de endividadamento pode ser útil e necessário. A confusão criada a partir de um empréstimo com destinação certa seria minimizada pelo conhecimento.

    ResponderExcluir
  7. "Sujestões de Godofredo"....kkkk essa é piada. Como ja foi Pref..ja sabe como funciona enterrar tubo. Agora quer possar de bom mocinho. Fala em infra-estrutura de Saneamento, esgoto.... kkkk piada, o que significava Macrodrenagem???? O Top nadou e morreu na praia por arrogancia e covardia dos nobres Vereadores liberados por suas bases politicas Sr. Godofredo. Agora chupa essa Manga.

    ResponderExcluir
  8. A sugestão é válida, porém, no documento EIA / RIMA de uma certa empresa, ja apontava que não existe mais de onde retirar uma gota sequer dos mananciais do continente, ou seja, aquilo que fora comentado ha alguns anos atras sobre a limitação de água hoje está se concretizando.
    O fato é o seguinte: NÃO EXISTE MAIS DE ONDE TIRAR ÁGUA !!!
    O futuro do nosso município foi condenado há alguns anos atrás.
    ACABOU !!!

    Marcelo Miranda

    ResponderExcluir
  9. Grande parte dos turistas já foram!
    Cadê a água? Tenho a impressão, que o pessoal do Samae,está com medo de liberar a água, soltanto em forma de conta gota, já que segundo algumas informações, a coisa está toda sucateada, e pode ocorrer rompimento de "cano" e "adurora". Soltem a água, seus "cagões", estão com medo de meter a mão na massa, para consertar alguma coisa, caso venha arrebentar essa mer..

    ResponderExcluir
  10. Na minha residencia, Enseada, não sobe agua na caixa desde o dia 23 de dezembro.

    ResponderExcluir
  11. Na minha casa em Ubatuba desde o natal tem agua da 24:00 as 12:00!!

    ResponderExcluir
  12. Por que o nosso amigo ai em cima não fez essas modificações quando era prefeito?...
    E olha que esse problema não é de hoje...

    ResponderExcluir
  13. Uma oisa é "ter agua", outra cois totalmenmte diferente é a ater força para subir e encher a caixa.
    Aqui na Enseada a agua não sobe para as caixas desde o dia 23 de dezembro.

    ResponderExcluir
  14. Agora tem uma coisa: Ninguém merece!!!Tem gente e não são poucos, que vem para o Litoral, instalam suas piscinas de plástico e ficam se banhando nas mesmas no quintal de suas casas de veraneio. Vi várias, sendo enchida, com mangueira ligada direto no hidrômetro, esperando encher as mesmas, com aquelas preciosas gotas...
    Babacas!!! Querem banhar-se em piscina de plástico, fiquem nas suas cidades de origem!!!

    ResponderExcluir
  15. Tem pessoas que que se manifestam neste BLOG, em anonimato, pois notem que estes são aqueles que só conseguem malhar as administrações anteriores e a atual, são chamados de negativos, atiradores de pedra. manifestam-se mas coloquem o nome para a gente saber? tem que ter coragem em? Gostei do pronunciamento do Godofredo,pelo menos ele todo dia preocupa-se pelo município, desde o dia que saiu de ser Prefeito. Volta Engenheiro Godofredo, para administração do Município,

    ResponderExcluir
  16. Caro aurélio REIS:

    Leia:

    Colega, não vacile aqui. De preferência, identifique-se ao máximo. Esse troço propõe democratizar o debate, sim. Mas vamos nos ater ao conteúdo publicado. Sem ataques pessoais. O anonimato - por enquanto - ainda é aceito porque o Blog sabe que, historicamente, esta é uma cidade de perseguições políticas. Mas, se você extrapolar, eu vou me ferrar.
    Obrigado!

    ResponderExcluir
  17. Moro atrás do Bar do Harry e estou sem agua "na caixa" desde o dia 23/12.

    ResponderExcluir
  18. Só sei de uma coisa, aqui perto da Doca na Praia Grande ninguém vê uma gota da agua com pressão suficiente desde a véspera do Natal.

    ResponderExcluir
  19. Moro na Rua Recife na minha rua ninguém tem agua na caixa desde o dia anterior ao Natal.
    Pensei que hoje, depois de quase todos os turistas irem embora a agua voltaria, mas até agora 5 horas da tarde NADA !

    ResponderExcluir
  20. Mas mesmo assim você votou no Godofredo, né Cidral? E hj puxa o saco do Zera de uma forma, que até parece que está pleiteando algum cargo para a família, huahuahua!
    Pede pro Jackson te ajudar, ao invés de ficar metendo o pau nos vereadores tb...

    ResponderExcluir
  21. Acredito que há uma postagem a ser comentada.
    Agora ficar criticando anonimamente quem comenta a postagem e da a cara a tapa é ridiculo né anonimo.
    E pra teu governo e orientação votei no Luiz e apoio esta gestão pois até hoje nimguem teve peito como ele pra instaurar uma auditoria para averiguar as irregularidades na saude.
    Tem mais...quem não deve ,não teme.

    Demagogia sim...Fazer emprestimo para levar agua a praia e não aceitar o projeto que foi reconhecido na federação e contribuiu para que o nosso Prefeito chegasse a Top.

    Acho que o anonimo esta precisando de uma massagemsinha no ego pra acalmar.

    ResponderExcluir
  22. Meu Deus,sempre faltou agua na praia,ou o povo que esta se manifestando contra é burro ou não lê jornal para se ligar que a cada ano que passa o numero de turistas e moradores aumenta,pela estimativa da policia rodoviaria,ao qual vi no jornal (olhem o jornal é importante fonte de informação)entre o natal e ano novo passaram em torno de 280 mil pessoas por nossas praias, como não vai faltar agua se a população das praias o restante do ano gira em torno de 15 mil habitantes,levando em consideração que a todo ano aumenta o contingente nestes tempos de festa porque nenhum antigo prefeito fez melhorias e o atual tem que fazer em 1 ano,pura ipocrisia povo,isso que nem votei no Luiz R de Oliveira.o que posso dizer é que quem esta fazendo isso 90% é peemedebista com dor de cotovelo, é gente assim que temos que exluir dos meios politicos, fora PMDB

    ResponderExcluir
  23. É muito fácil dar sugestões agora que está de fora da prefeitura, não é Sr. Godofredo? Aliás, as suas sugestões todos nós já sabíamos e qualquer um poderia mencionar. O difícil mesmo é colocar em prática, tanto é que o Sr. não o fez. Não sou partidário, mas penso que se as pessoas das gestões anteriores não fizeram nada pra melhorar a falta de água nos balneários, não devem agora ficar criticando, falando ou dando sugestões ao governo que está aí. Lembrando que ainda faltam 03 anos para concluir o mandato.

    ResponderExcluir
  24. Genilson Urtado..
    Uma coisa é certa, capacidade ou quantidade?? não adianta investir em capacidade de bombear água se não tem quantidade.
    Li no Jornal A NOTÍCIA e achei um absurdo o pronunciamento do Secretário em dizer que os recursos para investir no abastecimento de água deveriam vir dos Municípios de onde vem os Turistas, uma Piada....
    Minha opinião é estudar a possibilidade de uma dessalinizadora no balenário, um investimento de futuro, e com certeza não vai custar 20% dos R$160.000,00 anunciado na matéria do Jornal A NOTÍCIA.
    Genilson Urtado
    47 84089558

    ResponderExcluir
  25. Está na hora de fazer um estudo técnico e dimensionar exatamente qual a capacidade de produção de água, capacidade de tratamento, capacidade de reserva e de distribuição do sistema hidraulico do município. Aí veremos quantos habitantes poderão ocupar a área.
    Mas temos que considerar o seguinte: -Se existe rede em toda a extensão dos balneários, não deveria ter água prevista para todas as ligações feitas? Se temos capacidade de hospedar 200 mil pessoas, não teria necessidade de reserva de água de 50 lt. por dia/pessoa? Quanto cabe hoje nos reservatórios existentes?
    Então está mais do que na hora de responder essas questões e parar de ficar polemizando sobre quem fez ou deixou de fazer! Há que solucionar um problema seríssimo de falta de água, e não uma brincadeira de caçar bruxas!

    ResponderExcluir
  26. VOLTA GODOFREDO !!!!!!!!!!! PELO BEM DE SÃO CHICO E SUA GENTE.........NÃO É POSSIVEL QUE A POPULAÇÃO QUEIRA CONTINUAR SOFRENDO COM TODO ESTE CAOS... ACREDITAMOS EM VC

    ResponderExcluir