domingo, 10 de janeiro de 2010

Tá limpo

A cidade está mais limpa. Mais pessoas contratadas pela Ambiental, concessionária da limpeza pública na cidade? Mais consciência da população em não jogar lixo na rua? Mais lixeiras em ruas, praças e outros espaços públicos? Para este último, não. "Os vândalos quebram", dizem alguns. E estão corretos. Mas isso não pode justificar a ausência das lixeiras. E duas. Uma para o lixo comum e outra para o reciclável. Assim como a população que já se conscientizou, os marmanjos depredadores também poderiam atingir tal estágio. Com campanhas educativas, ou no "porrete". Colocar o papel de bala no bolso ou a ponta do cigarro dentro da própria carteira, e depois descartar em local apropriado, não é digno de elogio. Apenas de policiamento para jamais esquecer de repetir a atitude. Se nós, francisquenses, somos capazes de constatar que faltam lixeiras, quem dirá os turistas "graúdos", que cada vez mais a cidade quer atrair? Estamos no caminho certo. Creio. É só avançar.


Sared Buéri

21 comentários:

  1. Muito boa sua colocação. Ser pedra é fácil, sejamos também vidraça. Culpar terceiros por todas as mazelas não é o caminho correto. Vamos nos educar e educar nossos filhos: Lugar de lixo é no lixo. Vamos batalhar juntos e com as autoridades para que nossa cidade seja mantida limpa.

    ResponderExcluir
  2. é sared mas vc ja deu uma passadinha nas praias dos paulas....um verdadeiro lixo nas praias e o mato nas pracinhas....em pleno verão heim.pelo menos até ontem tava feio

    ResponderExcluir
  3. Lixo e lixeira, são uma questão social e educativa. Na questão de lixeiras quebradas, o babaca quebra uma qunado encontrou outra quebrada, é da natureza desse tipo de animal.O municipio tem que trocar frequentemente, assim que esse babaca não encontrar uma quebrar, pára de quebrar, em todas cidades médias é assim. Infelismente sempre tem um BABACA quebrando para aparecer pro outros.
    Lauro-Ubatuba

    ResponderExcluir
  4. O que vc tem contribuido para limpeza anonimo?
    E o paulas tem 02 vereadores.

    Gostei do Post vale a conscientização e se cada um fizer sua parte,uma boa parcela de lixo não sujará nossas ruas e praias.

    ResponderExcluir
  5. Se for para tirar todo o lixo da cidade, podemos começar pelo centro. Quem sabe o primeiro endereço seja a prefeitura???? Lá dentro tem bastante lixo. Mas concordo com o amigo que diz que o post é válido. O Sared esta de parabens pela iniciativa, se conseguissemos que os políticos lessem esse blog, quem sabe colocassem a mao na conciência e derrepente começam a fazer algo de bom ou até mesmo aquilo que prometeram para os eleitores dentro de suas casas e até mesmo escritório. Tem a mãe de uns ai que prometeram mundos e fundos e não conseguem nem fazer seu dever de casa imagina oque prometeram. Abraços....

    ResponderExcluir
  6. O Paulas, se não me engano, tem 3 vereadores ou estou errada?

    ResponderExcluir
  7. indignado paulas - família s.10 de janeiro de 2010 às 16:19

    sim 3 vereadores,concordo e infelizmente os dois irmãos são fracos.e o outro vive arrumando confusão mais ação que é bom nada.o paulas nnca teve tantos representantes assim mas ação que é bom e sem contar que tem um secretário ainda que também é muito esperto,é daqueles que sabe onde pisa mas o discurso dele e e de seu vereador estão guaradadinhos e não me enganam mais.viu sr. prof. de geografia a sala de aula te espera.

    ResponderExcluir
  8. tem sim 3 vereadores,porem os tres estão preocupados em brigar com prefeito ao enves de cuidar da comunidade que lhes deu votos,cobrem deles.

    ResponderExcluir
  9. Reflexão.

    Pois bem, concordo em partes com a postagem.

    Só que atrás de toda uma ação e indivíduos, existe uma sistema social que está em vigência.

    A exemplo, o cidadão (e não animal) como aqui exposto, que comete a arbitrariedade de destruir o patrimônio público, apresenta um sintoma bem claro, ele não tem consciência de que está destruindo algo que lhe pertence, ele é alguém que possui direitos dentro da sociedade, dentre eles o direito a educação que é muitas vezes negligenciado ao extremo pelo poder público.

    O segundo ponto a ser questionado, é que quando um cidadão, que teve um mínimo de educação, usa drogas ilícitas que alteram seus valores, vemos aí uma questão de segurança pública ausente. Questiono isso, pela observação do Blogueiro de que é na base do Porrete, eu gostaria de saber, quais as ações que a segurança pública tem realizado para o combate de drogas ilícitas em São Francisco do Sul?

    Acredito que temos que repensar a questão do Lixo e Lixeira, coisas completamente diferentes, em ações de longo prazo.

    Quando se surrupia o bem público, e isso é feito metendo lentamente ou escancaradamente a mão no bolso do contribuinte, também por cidadãos desprovido de valores, mas vestidos de terno e gravata, temos habbeas corpus, tribunais, recursos, nada de porrete, aliás, se rolar um porrete numa dessas figuras, com certeza ele será eleito mártir. E terá a oportunidade de fazer novamente (vide Arruda no DF).

    Existem, com certeza pessoas que fazem a depredação do Patrimônio Público, mas sempre a diferenciação de tratamento, entre uns e outros.

    ResponderExcluir
  10. A consciencia é de cada um e não adianta colocar culpa em políticos a educação vem de casa.

    ResponderExcluir
  11. Concordo,educação vem de casa. E neste ponto temos que parabenizar algumas ações que tive conhecimento feitas pelo Conselho Tutelar daqui. Em duas ou três ocasiões eu soube que colocaram os adolescentes no seu lugar, defendendo pais e professores. Pelo menos uma coisa boa no meio deste caos. Tenho filhos e sei o quanto a educação da trabalho. Mas pais, este trabalho é necessário e essencial. EDUCACÃO POR UM MUNDO MELHOR.

    ResponderExcluir
  12. Sugiro que os guardas que monitoram a cidade ,tambem cobrem de pessoas que jogam lixo no chão e as façam corrigir de seus erros.
    Pois em paises desenvolvidos os guardas fazem esse tipo de cobrança.
    E experimente franzir a cara pra ver?
    Apos algumas semanas de repercução acredito que a consciencia mudaria e o povo prestaria mais atenção nas lixeiras instaladas.
    Infelizmente,as vezes, a correção requer um pouco de rigidez.Pois há muitas crianças crescidas entre as pessoas.Visto as que reclamam da falta de queima de fogos,shows, etc,etc...

    ResponderExcluir
  13. É óbvio que a Educação vem de casa, sem sombra de dúvida, casas cheias de hipocrisias, de falsos-moralistas, de pais com amantes e de múltiplas famílias.

    VIVA a TFP em SFS! Vamos educar pautados na Bíblia, sempre!

    Abaixo aos pobres e lacaios, que destroem a perfeita cidade de SFS.

    Com toda ironia que se tem direito!

    ResponderExcluir
  14. Com certeza o Paulas tem 03 vereadores, soh que 02 são representantes do povo. O terceiro é do PMDB. Até agora não disse porque veio.

    ResponderExcluir
  15. Além do lixo, temos outro problema que esta virando uma febre em são chico, a tal da pichação em patrimônios históricos, isso é crime!
    E nós sabemos que são aborrecentes que se dizem adeptos da cultura hip hop!...
    Que não tem nada haver com esse tipo de crime, deviam é fazer os pais pagarem a pintura, ai sim esse tipo de crime ia acabar, e para os jovens vão estudar!...
    Que é o melhor que eles fazem...

    ResponderExcluir
  16. Caro Anônimo, lembre-se de que a varredura na prefeitura já foi feita quando começou está gestão, afinal os que estavam "mamando" a oito anos foram mandados embora!

    ResponderExcluir
  17. NÃO MESMO! TEM AINDA PMDB "MAMANDO".
    COMO UMA CERTA LOBA DISFARÇADA DE CORDEIRINHO QUE PRA VER SE CONSEGUE SE ENCOSTAR NA ESPOSA DO PREFEITO, ABANDONOU O SERVIÇO E FOI CORTAR PET NO GALPÃO DO NATAL DE LUZES.
    TAVA LÁ TODO DIA E NOITE DE DEZEMBRO CUIDANDO DO PAPAI NOEL.
    TÁ VENDO COMO É QUE É?
    SÃO CAPAZES DE TUDO PRA MANTEREM SEUS SALARIOS COMPLEMENTADOS!
    BOTA NA SALA DE AULA JUNTO COM O PROF. DE GEOGRAFIA PRA VER SE NÃO SAI O MESMO CALDO!
    O CALDO DA HIPOCRISIA!

    ResponderExcluir
  18. Verdade I HOPE, pude presenciar isto. Além do mais inventava "fofocas", para derrubar as colegas que muito trabalharam para o Zera.

    Medíocre, sem vergonha...

    ResponderExcluir
  19. Pois então, onde ficou a tão prometida limpeza da Prefeitura?
    Sei de casos terríveis, comentados com o prefeito antes da eleição, e recebi promessas de que ele acabaria com a bagunça, mas já se passou um ano e a bagunça continua a mesma...
    Dá até depressão quando lembro que fui totalmente enganado, em troca de campanha e votos...

    ResponderExcluir
  20. Pouco menos de 3 anos será varrido o lixo que o Zera colocou na Prefeitura. Espere e verás.

    ResponderExcluir
  21. pelo o que eu sei o vereador rui do psc é do forte e não do paulas e o outro que não é pescador esse sim mora no paulas.

    ResponderExcluir