quarta-feira, 10 de fevereiro de 2010

Projovem

O jornalista e professor Salathiel de Souza ilustra a exposição dos alunos do Projovem Trabalhador com a fotografia abaixo. Cerca de quinhentos integrantes do projeto do Ministério do Trabalho e Emprego mostraram seus trabalhos no salão paroquial da Igreja Matriz, no Centro Histórico, no final de janeiro. Participaram da exposição alunos das turmas de Confeitaria, Beleza, Comércio, Secretariado, Saúde, Turismo e Construção.

Maquetes, fotos, vídeos e uma deliciosa sessão constante de degustação de bolos, doces e salgados fizeram parte da programação oferecida aos visitantes. O Projovem Trabalhador teve início em São Francisco do Sul em setembro de 2009, e os cursos devem terminar em março, segundo Salathiel. O Projovem Trabalhador conta com a parceria da Prefeitura, tendo a Sociesc como o gestora do projeto.


20 comentários:

  1. Parabens a todos os envolvidos(Professores, alunos, Governo Federal, Governo Municipal e Sociesc) no Projeto Projovem Trabalhador... É sempre muito bom ver os jovens de nosso municipio tendo oportunidades de desenvolver seus talentos... Será que esta materia vai bombar de comentarios parabenizando o projeto como as demais deste blog que só servem para fofocas e criticas??

    ResponderExcluir
  2. Muito boa a iniciativa desta proposta. O Sr Prefeito, empresários, professores e todos aqueles que participaram de alguma forma deste projeto estão de parabéns. Ações pró-ativas como esta devem ser incentivadas.

    ResponderExcluir
  3. parabenizo a prefeitura pelo apoio dado ao projeto que capacita nossos jovens para o mercado de trabalho. espero que mais projetos como esse venhão ao encontro da nossa sociedade, e tambem empresas que possam dar trabalhoa todos.

    ResponderExcluir
  4. Esses jovens, que hoje capacitam-se e tem visão de um objetivo futuro são os jovens que terão as rédeas da sociedade.
    Parabéns a estes jovens e a todos os que procuram através do estudo um mundo melhor para si e para os outros.

    ->@<-

    ResponderExcluir
  5. Anônimo primeiro, infelizmente acho que este post não terá muitos comentários. A opção é pela queda de braço entre órfãos e donos do poder.

    ResponderExcluir
  6. BELA INICIATIVA ESSA PARA PROFISSIONALIZAR NOSSOS JOVENS FRANCISQUENSE. PARABENS A TODOS OS ENVOLVIDOS NESSE PROJETO.QUE O PROJOVEM VENHA TRAZER BOAS NOVAS PARA A JUVENTUDE FRANCISQUENSE. DANDO OPORTUNIDADE DE CONHECIMENTO E APERFEIÇOAMENTO PROFICIONAL. NOVOS TEMPOS ESSE MINHA GENTE.

    ResponderExcluir
  7. OLA FRANCISQUENSES, PELO QUE EU ENTENDI ESSE PROJETO DO PROJOVEM É UMA PARCERIA DO MINISTERIO DO TRABALHO E DA PREFEITURA. ENTÃO MINHA GENTE, PARABENS A PREFEITURA PELO APOIO AO PROJETO. É MUITO IMPORTANTE PARA NOSSA JUVENTUDO ESSAS AÇÕES. PARABENS A ATUAL ADMINISTRAÇÃO MUNICIPAL.

    ResponderExcluir
  8. Há que se dar crédito, também, ao vice prefeito Dorlei Antunes que gestionou junto ao Ministerio do Trabalho, da quota do PDT, para que São Francisco tivesse o Programa. Aliás, a paternidade do projeto pode ter sido uma das causas do conflito entre prefeito e vice?

    ResponderExcluir
  9. SARED,

    A REDE RECORD, NÃO COMENTA E NEM DA NOTICIAS NO SEU SITE, R7.COM E EM SUA PROGRAMAÇÃO DE TV. AS (2) - REFERENTE A QUEDA DO HELICÓPTERO DA RECORD HOJE AS 7:28 HS, EM SÃO PAULO.

    ResponderExcluir
  10. sobre o cometario anterio, do helicoptero, todos os SITES informam a queda de um HELICOPTERO, mas só os da RBS / GLOBO anuncianam que é da RECORD, os demais imformam que foi de uma emissora na manchete e depois na reportagem fala de que emissora.
    É a briga de "PODER" entre elas ...

    ResponderExcluir
  11. sared
    muito boa essa iniciativa mas...
    muitos jovens ñ sabem aproveita,minha irmã começou com o curso de costureira,começou com a sala cheia e terminou por falta de alunos.esta fazendo de saúde com uns oito alunos.

    ResponderExcluir
  12. Bem lembrado pelo anonimo 11:16
    Foi um dos motivos TB.
    O DORLEI lutou junto ao MINISTERIO DO TRABALHO(LUPI-PDT) e tb junto a SECRETARIA DE ESTADO DA ASSISTENCIA SOCIAL, TRABALHO E HABIITAÇÃO (DALVA DE LUCA DIAS-PDT) e depois do filho nascido o prefeito teria quisto a paternidade...

    MUITO BEM LEMBRADO

    ResponderExcluir
  13. É BRINCADEIRA, ESTAMOS AQUI ELOGIANDO A INICIATIVA DESTE PROJOVEM, PARA A JUVENTUDE. ALGUEM VEM FALAR DE GUERRA POLITICA. MEU CARO BLOGUEIRO, SEJA DE QUEM FOR A INICIATIVA É MUITO BEM VINDA. VAMOS FOCAR APENAS O OBJETIVO DESSE PROJETO. PARABENS AOS ENVOLVIDOS NESSA GRANDE AÇÃO COMUNITARIA.

    ResponderExcluir
  14. Srs, não adianta apenas o poder público oferecer as oportunidades, as famílias devem fazer a sua parte, ou seja, encaminhar e exigir de seus filhos a parte que lhes cabe neste processo de desenvolvimento que para eles é dirigido. Ouvi no noticiário dias atrás que o projeto de requalificação de trabalhadores desempregados, do Governo Federal estava com quase metade das vagas ociosas (cerca de 1 milhão) por falta de interessados. E olha que à eles são fornecidos alimentação e transporte. Uma enquete revelou que muitos deles NÃO QUEREM requalificar-se por correr o risco de encontrar emprego e PERDER a série de bolsas e benesses que recebem PARA NÃO TRABALHAR.

    ResponderExcluir
  15. É HORA DE TODOS NOS PARABENIZARMOS DAROIS SUJESTOES E DIVULGAR AS INICIATIVAS EDUCATIVAS ,
    PROFESSORES PENSEN NO COLETIVO NA EVOLUÇAO DE NOSSAS CRIANÇAS. OK
    ESPERO Q OS VEREADORES OS COMISSIONADOS E O NOSSO PREFEITO COMENTEM ESSA NOTICIA E NAO APENAS FIQUEM
    NAQUELAS BRIGAS POLITICAS.

    ResponderExcluir
  16. Prefeito e Secretaria;

    Ontem, ao lado de amigas no Cine Teatro, estávamos observando a Palestra da pedagoga direcionada a nós professoras, e em alguns momentos percebíamos o interesse mútuo de algumas de nossas colegas por cargos que existem em algumas escolas do município, eu já fui diretora e já fui auxiliar de direção, e sei bem como é exercer estes cargos e suas responsabilidades, mas hoje me empenho apenas em transmitir todo o meu conhecimento aos alunos mais necessitados e carentes por uma boa educação, pois penso que onde há fragilidade na educação, deve haver um excelente profissional para atendê-los e realmente educá-los, e sei que eu também poderia solicitar a nova Secretária uma vaga dessas que tanto discutiram, ou ainda pedir ao Prefeito que me desse uma oportunidade porque me engajei na campanha dele e porque também sei da minha capacidade, mas não quero, embora eu já tenha tido uma chance nesta gestão como auxiliar de direção e respeito todas as diretoras e auxiliares, mas pensando bem hoje quero ser a professora que sempre fui, meu desejo maior como educadora é educar; e cabe a cada uma de nós, que realmente somos professores, esse querer pela educação e pela cultura de nossos jovens e crianças.

    Secretária Mara e Sr. Prefeito, reflitam muito neste momento, cargos são para pessoas que realmente querem ficar longe da sala de aula, que querem descanso, sombra e água fresca, tem muito trabalho sim, mas de longe é como uma sala de aula, onde somos professores e honramos nossos diplomas e nossas vidas de magistério.
    Meu prazer está em ensinar e colaborar com a educação municipal, mas sei que nós professores, somos capazes mesmo é dentro de uma sala de aula, reflitam professores, sejam sábios em suas escolhas, e não "briguem" tanto por um cargo, não se humilhem por isso, e que a luta de vocês, e que a nossa luta, seja por uma boa educação, por alunos educados e respeitadores, e que possamos estar juntas e unidas nesse objetivo único que é educar, pois somos responsáveis por uma geração, esqueçamos os cargos políticos, vamos para a sala de aula educar e ser exemplo para estas crianças.
    Nossa luta tem e deve ser pela educação, não por cargos.

    Há escolas onde o número de auxiliares é maior que o número de alunos, é só remanejar alguns desses profissionais e teremos todas as escolas com seus respectivos auxiliares no número exato e dentro do que determina a lei, basta a Secretária Mara percorrer estas escolas e solicitar estas informações, e boa sorte;

    Abraço amigas.

    ResponderExcluir
  17. ao anonimo das 12:46

    É sempre bom lembrar as coisas, mas parece que isso incomoda quando atinge a atua administração.
    Mas qdo é do antigo governo vale lembrar ? dois pesos e duas medidas , pode ??
    Foi o que ocorreu, e não pode cair no ESQUECIMENTO.

    ResponderExcluir
  18. olá, boa noite...
    E eu lhes digo.. o projeto de 2007, formou uma equipe de quase 300 alunos (meu filho foi um deles ).Quantos deles estão empregados?????
    Tenho conhecimento de 1 garoto que fez embelezamento. E o resto, cade o emprego???

    ResponderExcluir
  19. Ô Sared, cadê o "post" que eu coloquei aquí ? Foi censurado ?

    ResponderExcluir
  20. OLá o projovem dá oportunidades pra quem quer o conhecimento ali aplicado, é abrangente mesmo com pouco tempo de curso, realmente vá conseguir emprego na área aquele q realmente quiser! Não basta ficar esperando tem que se mostrar o interesse de trabalhar na área que realizou o curso e correr atrás, porque no mundo de hoje, pra quem espera fica muito tarde o futuro de amanhã!
    Fiz o curso e estou indo atrás do meu futuro, buscando um curso técnico pra poder ter o famoso "algo a mais" em meu curriculum.
    Pra mim valeu a pena foram seis meses onde aprendi muito, digo a todos os jovem aproveitem oportunidades como essa, não pesando só em são chico mais pensem que há outros lugares pois o dia de amanhã é incerto não é?
    Abraço parabéns a todos os alunos que chegaram até o fim, sorte e sucesso!

    ResponderExcluir