sábado, 20 de fevereiro de 2010

Repúdio

Ambientalistas francisquenses estão indignados com a abertura de um canal artificial que está sendo feita pela Prefeitura na praia de Ubatuba, com o objetivo de encurtar o curso do rio Acaraí. Eles acusam o Governo de, com a ação, possibilitar que uma grande quantidade de poluentes que estava no fundo do rio seja levada diretamente para o mar. Segundo o blog AN Verde, do site do jornal A Notícia, a Prefeitura teria uma “autorização emergencial” emitida pela Fundação do Meio Ambiente de Santa Catarina (Fatma) para abrir o canal de 200 metros de comprimento e cinco de largura. 
Imagem: blog AN Verde. Publicada sem a devida autorização (seja o que Deus quiser!)

146 comentários:

  1. AMBIENTALISTA DE PLANTAO .VOCES NAO TAO VENDO QUE O RIO TA MORENDO .NAO ENTRA MAS AGUA COM PRESSAO .PRA DENTRO DO RIO E GRANDE PARTE DE AÇORIMENTOS DE AREIA TRANCANDO SEU CURSO .VAMOS ABRI O UM CANAL PROVISORIO A NATUREZA AGRADECE .

    ResponderExcluir
  2. Pra isso eles levam máquinas e gente da secretaria de obras com uma rapidez enorme.
    Até parece que eles fazem isso quando os bueiros entopem e as boca-de-lobo transbordam levando a enchente pra dentro das casas do povão.
    Até parece que isso é prioridade de carater emergencial, que vergonha, que descaso povão, quanto desrespeito com os eleitores.

    E ainda queriam que o projeto de macro-sacanagem fosse aprovado, quanta sacanagem com o povão que sofre com as enchentes frequentes.

    É povão, vocês continuam sendo prioridade sim, mas para as chuvas, para a falta d'água, para a enchente e para o descaso e as mazelas desse governo, porq pra ser prioridade esta bem difícil, voces serão rejeitados e continuarão sendo rejeitados povão, os interesses dessa gestão é outro, o interesse deles próprios.

    ResponderExcluir
  3. Nao venha encher o saco ambientalista .voces sao os caras que atrapalha sao chico .veja exemplo .tem o tal paulinho do juventos plantando restinga na praia . agora plantou venha fazer a limpeza delas podar e tirar o lixo .e sem falar de banheiro ao natural .ambientalista nao se metam com rio .estao fazendo certo

    ResponderExcluir
  4. nao chamen o eliseu pra ver as maquinas trabalhar que ele ta em sao paulo ....deixe ele descança .segunda ele vem .

    ResponderExcluir
  5. Não foi ali próximo que enterram aquela baleia que apareceu morta uns 2 anos atraz? Se ainda estiver por lá espero que já tenha se decomposto bem.

    ResponderExcluir
  6. Ambientalistas, podem berrar, podem fazer protesto, com o Zera é assim, ele é inflexível, é triste falar isso, mas é verdade, esqueçam, podem ir embora, é fato!

    ResponderExcluir
  7. Já que não foi aprovado a macro-drenagem para a fixação da saída do rio, a prefeitura esta certa, tem que trabalhar com as ferramentas que possuí. Quem achar que esta errado, vá reclamar com os 5 vereadores, eles são os culpados.

    ResponderExcluir
  8. E alem do mais a lingua do rio acarai que esta comendo Ubatuba já está quase derrubando casas. Esse era um dos trabalhos a serem feitos pela macrodrenagem, só que de forma não emergencial.

    ResponderExcluir
  9. Pois bem, se tem "autorização" apresente.
    Para isso tem máquina, para limpar as VALAS estão todas "sucateadas".
    Será que os 35 milhoes era para fazer ISSO ???

    Parem o mundo, quero descer.

    ResponderExcluir
  10. CONCORDO COM VC DAS 18:01, SE O PREF TIVESSE O HABITO DE FAZER UM PERCURSO EM NOSSAS PRAIAS ELE VERIA COM SEUS PROPRIOS OLHOS O HORROR QUE ESTÃO AS RUAS PRINCIPAIS E LATERAIS DE NOSSOS BALNEÁRIOS NÃO SÓ PARA QUEM É MORADOR FIXO MAS TAMBÉM PARA O VERANISTA. ESTA FOI A PIOR TEMPORADA PARA SÃO CHICO.
    ESTE PREFEITO VAI DEIXAR A NOSSA CIDADE AS MOSCAS.ENQUANTO ELE PASSEIA EM SEU CARRO DE PREFEITO E FECHA OS OLHOS PARA A VERDADE...
    DORLEI É A SUA VEZ DE FAZER ALGUMA COISA.
    PORQUE O POVO VOTOU EM VC

    ResponderExcluir
  11. Anonimos ai de cima macro drenagem ja foi .deixe as maquinas trabalha .e isso nao e nenhuma obra .so fazer um novo espaço pro rio fazer seu curso normal .claro que isso era pra ser feito muito .mas foi agora que o rio ta emcima das casas .isso acontece .acho que aqui em sao chico.so mechem quando ta td perdido .vamos ver como vai fica o nosso rio acarai .

    ResponderExcluir
  12. " O prefeito nao faz,"RECLAMAM".
    "O prefeito......faz,"RECLAMAM".

    Afinal de contas o que vocês querem?

    ResponderExcluir
  13. PELO QUE VEJO AQUI ESTES ANONIMOS ESTAO TODOS REVOLTADOS COM OS VEREADORES SO PORQUE NAO VAO PODER ELEVAR UMA GRANINHA POR FORA,COM CERTEZA SAO TODOS SECRETARIOS E COMISSIONADOS PESSOAS JA COM UMA CERTA BAGAGEM DE VIDA E SE PRESTANDO A ESTA VERGONHOSA BRIGA POR UMA PESSOA COMO ESTE PREFEITO QUE NAO SE PREOCULPA NEM UM POUCO COM A NOSSA CIDADE.TOMR VERGONHA NA CARA SE NAO QUEIZER SER PELOS FRANCISQUENSE QUE SEJA PELOS SEU FAMILIARES.

    É VERGONHOSO DE MAIS PARA VOCÊS COMISSIONADOS E SECRETARIOS

    ResponderExcluir
  14. Ja que as maquinas estao na praia .vamos usar os royaltes pra fazer o mole de pedra .pra melhor a saida do rio ...
    ROYALTES CADE VOCE ....

    ResponderExcluir
  15. SARED,

    DE TANTO O PREFEITO LEVAR NA CABEÇA, ELE NÃO IRIA FAZER UMA OBRA DESTA, SEM ESTAR AMPARADO E PROVADO AO MEIO AMBIENTE.

    EU LI NA INTEGRA A NOTICIA QUE ESTÁ NO JORNAL A.NOTICIA DE HOJE, POIS TEM UMA CIDADÃ DA ENSEADA METENDO O NARIZ AONDE ELA NÃO DEVE,SÓ PARA APARECER NA MIDIA.
    QUE ELA VA VER A POEIRA QUE TEM NO PORTO COM OS SILOS.

    ResponderExcluir
  16. SARED,
    DUAS OBRAS DO PREFEITO NA ENSEADA, A PRIMEIRA É A TELA DA PONTE, E AGORA ABERTURA DO CANAL DO RIO ACARAI, SERVIÇO DE PRIMEIRA.

    ResponderExcluir
  17. Uma perguntinha :
    Se tem "autorização" porque a máquina apareceu por lá só depois das 17 horas de sexta-feira ?

    Pense , reflita.

    Parem o mundo, quero descer .

    ResponderExcluir
  18. COM A ABERTURA DO CANAL DO RIO ACARAI, A HORA QUE SECAR AONDE O RIO ESTAVA, VAMOS VER MUITOS CANOS DE ESGOTO QUE ESTAVA SENDO JOGADOS NO RIO, COMO A POLUIÇÃO QUE A PETROBRÁS ESTÁ JOGANDO NO RIO. PORQUE O MEIO AMBIENTE NÃO FAZ UMA COLÉTA E ANÁLISE DA ÁGUA DO RIO ACIMA ACIMA DA PETROBRÁS E OUTRA EM FRENTE A PETROBRÁS.

    ResponderExcluir
  19. Essa ONG, que só atrapalha o andamento dos Balnearios esta,ANA PAULA que não conheço graças a DEUS.

    Concordo com o Atonio Nunes, o que o prefeito est´´a fazendo é correto, pois o rio estava morrendo, e se tem poluição isto e caso do meio Ambiente.Manda esta ANA PAULA desta ONG, ver com está a poluição do PORTO DE SÃO FRANCISCO DO SUL,pois lá tem aqueles SILOS, que era do e ela não vê isto. polui a cidade com poeira, e vejam o teto dos silos, deve ter uns 30 a 40 cm. de espesura de PÓ.

    ResponderExcluir
  20. ANTONIO NUNES,

    SUAS PALAVRAS ESTÃO BEM COLOCADAS, E TEM MAIS, QUE OS AMBIENTALISTAS VÃO VER O PROBLEMA DA PETROBRÁS,DA VEGA,QUE ESTARIAM JOGANDO MATEREIAL EM ALTO MAR COM TOBULAÇÕES NA PRAIA GRANDE, LA NO CASQUEIRO. PARA QUEM CONHECE A PRAIA GRANDE SABE AONDE ESTOU FALANDO.

    ResponderExcluir
  21. então aquela espuma suja na PRAIA DO UBATUBA vem desta OBRA ...
    hummmmmmmm......
    e aquele esgoto que vem da RUA ARMAZEM, qdo vão dar jeito ? Ou alguem vai me dizer que aquilo não é esgoto.

    Lauro - Ubatuba

    ResponderExcluir
  22. Sared boa noite.

    Gostaria de informar que conheço a AMECA já fazem muitos anos. É uma ONG com extremo valor, pois foi a ÚNICA a contestar a forma como a Vega do Sul estava esndo implantada, com isso o município teve alguns ganhos com obras nas escolas e postos de saúde como contrapartida. Foi uma das ÚNICAS a contestar o consumo de água destinado à empresa em detrimento da população.

    A AMECA participou da criação da importantíssima Unidade de Conservação Parque Estadual do Acaraí, que irá favorecer projetos ecoturísticos no futuro.

    A AMECA foi uma das ÚNICAS que contestou o descarte de efluentes tóxicos da Petrobrás no Rio Acaraí, que acabou culminando na implantação de um sistema de tratamento de efluentes e a implantação do cinturão verde pela Petrobrás. Ganho para a população local.

    A AMECA foi a ÚNICA a contestar e levar ao conhecimento da Justiça, o descarte de Efluentes Domésticos (Esgotos) pelas casas às margens do Rio Acaraí. Ganho para todos os banhistas frequentadores do Rio Acaraí.

    A AMECA participa como membro da ONG SOS Mata Atlântica, tem contatos com o Greenpeace, faz parte da FEEC (Federação Estadual de Entidades Ecológicas). Ganho para toda a comunidade francisquense.

    A AMECA participou de diversos estudos em parceria com o IBAMA / FATMA sobre levantamento de fauna / flora local. Ganho para toda a comunidade francisquense.

    A AMECA participou da organização do 1o Congresso Ibero Americano dos Manguezais, entre várias outras atividades. Ganho para os estudantes de São Francisco do Sul.

    A AMECA exige, no mínimo, respeito da população, pois a mesma sem saber foi extremamente beneficiada. Não saber reconhecer aqueles que lutam verdadeiramente pelo município é no mínimo FALTA DE VERGONHA NA CARA.

    Quanto aos molhes, penso que a Secretaria do Meio Ambiente poderia ter levado à comunidade da Enseada e Ubatuba uma audiência pública, para demonstrar o que seria feito.

    O grande problema das enchentes na Enseada foram os projetos equivocados quando do asfaltamento da Av Santa Catarina na gestão passada.

    Colocar molhes de pedra para fixar a barra irão contribuir para a DESTRUIÇÃO da Praia da Enseada e do Ubatuba, pois irá afetar as correntes marítimas que atuam sobre a formação da praia. Se isso se concretizar, o município irá gastar imensas fortunas para recuperar a praia mais tarde, a exemplo de Barra Velha, Piçarras, Imbituba, Laguna e outras Praias.

    Aos que falam contra os ambientalistas, reflitam um pouco o que está acontecendo no nosso planeta: alterações extremas no clima, enchentes, secas, frio extremo, furacões, deslizamentos de terras, etc.
    QUANTAS PESSOAS MORREM EM ACIDENTES AMBIENTAIS POR CAUSA DA FALTA DE LUTA DOS AMBIENTALISTAS?

    Sou biólogo e professor da rede Estadual de Ensino, falo com conhecimento técnico.

    ResponderExcluir
  23. Boa noite, Estava passando pela ponte da enseada e identifiquei um tumulto... Então me encaminhei até a areia da praia... Encontrei o vereador Clovis, RBS TV, alguns pescadores, moradores e turistas. Onde pude identificar que grande parte dos pescadores/moradores são a favor da abertura de um canal artificial. Porém atraves de comentarios também fiquei sabendo que a muitos anos atras o curso do rio era mais ou menos neste local. Os pescadores solicitaram o apoio do vereador local (Clovis). Este por sinal estava discutindo com os ambientalistas a favor da abertura do canal.
    **************************
    Minha opinião: Não sei até onde isso é bom... Porém que esses ambientalistas são uns pé no saco são. Ex: Alguns anos atrás foi estuprada/morta uma menina na Praia Grande, proximo ao posto salva vidas (porém a praia era escura e sem iluminação adequada). Quando instalaram aquelas luminarias na orla, "eu" li algumas reportagem onde alguns ambientalistas comentavam que: As corujas estavam ficando estressadas em função da iluminação.

    Também faço minhas as palavras do post acima, onde ele menciona que aquelas restingas a beira da praia só estão servindo para: banheiro publico, criação de ratos, baratas, cobras..., deposito de lixo, sem falar que mtos traficantes até adotaram as restingas como ponto de venda e consumo de droga.

    Observação: Ouvir falar que elas foram até numeradas pelos traficantes. Aquela nos fundos do posto de gasolina é identificada pelo numero 1, pois é a mais movimentada/frequentada.

    ResponderExcluir
  24. O Sared.
    Coloca um chat no Blog.

    ResponderExcluir
  25. ASS 12- O mundo esta parado então desce seu chato.
    Se o prefeio não faz voce reclama.Se faz voce reclama, então desce por favor. Ou faça melhor saia da casinha.

    ResponderExcluir
  26. Ao anonimo das 20:18 -20/02.
    "Voce quer que a ANA PAULA CORTEZ venha ver os silos e o pó de farelo de soja que tem em nosso porto?
    Ai é pedir demais, pois um dos responsáveis por este granel todo seria o marido d'ela. Ele é dono de uma agencia maritima que só agencia navios de granel.
    Voce acha que, neste caso, ela iria contra o proprio patrimonio (o MARIDO)?.
    Ela só quer saber de pertubar os outros."

    ResponderExcluir
  27. DORLEI, ASS.12 , AS MÁQUINAS FORAM COLOCADAS APÓS AS 17;00 HS, POR MOTIVO QUE O PREFEITO QUER MOSTRAR AOS TURISTAS, QUE A ADMINISTRAÇÃO ESTÁ TRABALHANDO,SÓ ASSIM TEM COMO ELE MOSTRAR PARA A POPULAÇÃO AONDE ESTÁ INDO O DINHEIRO DO IPTU.

    ResponderExcluir
  28. Mais uma vez vou lembrar aos AMIGOS não sou o DORLEI, inclusive acho que ele nem PC tem, ou esqueceram do que o LZ FEZ ???
    Vejo que o ANONIMO 21:35 ficou mordido, pq ? Não gosta de "parem o mundo, quero descer"
    Se o LZ quer mostrar onde vai o IPTU, poderia tb mostrar onde estão os ROYALTIES que há muito digo, onde deveria ser aplicado, mas não VEJO NADA.

    anonimo 21:35 em tua homenagem
    Um beijo no coração
    (vale plagio)está com saudades "dele"

    ResponderExcluir
  29. MARCELO MIRANDA: Então manda a ANA PAULA, da MECA, envistigar os SILOS.

    ResponderExcluir
  30. OS CULPADOS SÃO DODO, MACEDO,CLÓVIS,PORTELLA E JOÃO DO GÁS.

    ResponderExcluir
  31. Boa Noite Saréd e Leitores do Blog!

    É ótimo a Prefeitura ter decidido fazer esta obra em fixar a boca do Rio Acaraí com recursos próprios e ter tomado a iniciativa, por que isto é algo necessário e que não prejudica o meio ambiente, ainda mais que a Fatma autorizou e isto já era previsto nas obras de macrodrenagem, a qual foi aprovada pelos engenheiros da caixa.

    Abraço,

    Mateus.

    ResponderExcluir
  32. DODO, MACEDO,CLÓVIS,PORTELLA E JOÃO DO GÁS são culpados de que???
    Eles salvaram nossa cidade de uma dívida gigante´.

    Parabéns vereadores, parabéns, deixe esses soldadinhos falarem mal, é q eles nao querem perder o cargo, bando de sangue sugas.

    ResponderExcluir
  33. po meu se o rio esta morrendo, o mar deverá ressucita-lo entao? o esgoto clandestino que corre no rio acaraí vai tudo para o mar? hummmmmmmm, entao vou correndo tomar um banho por lá. o pessoal deve estar super contente com mais esta obra do nosso querido prefeito.

    ResponderExcluir
  34. Os vereadores DODO, MACEDO, PORTELLS E JOÃO DO GÁS são culdos sim. O que tiver de enchente daqui pra frente é culpa deles, por não ter aprovado a macrodrenagem.

    ResponderExcluir
  35. "ASS 12- Tui ainda vais engolir todas estas asneiras que tu escreves"

    E só uma questão de tempo, ou seja 2 anos e 8 meses.

    ResponderExcluir
  36. MARCELO MIRANDA E ANA PAULA,Vocês que são desta tal MECA, que mexem com meio ambiente, tenho certeza que pelo menos uma vez por dia alguem de um de vocês,passam em frente a Loja do Jacaré,o que é familiar (jacaré) já que são do meio ambiente,pois ali na frente tem aquele matagal,que dizem vocês que é restinga, mas foi plantada,ali tem,cobra,rato,gamba,lugar pra fazer necessidades,a noite a turma da pedra frequenta também, e tem até os que usam como motel de frente pro mar.pare o carro desçam e verão não demora muito em 2 minutos vocês vão ver que tem muita coisa pra vocês se preocuparem do que voces se preocuparem com uma nescessidade muito importante que é a abertura do rio .

    ResponderExcluir
  37. Prezado Sared,

    Na visão do Instituto Ecociente, Ong francisquense que luta pela melhoria da qualidade-de-vida dos francisquenses desde 2006, a ação em questão, de abertura de canal na Foz do Rio Acaraí, é uma estratégia imediatista e paliativa que não resolverá o problema do assoreamento ou das enchentes, afinal não atua na causa do problema que é a ocupação desordenada e criminosa nas margens do Rio, com a supressão de suas matas ciliares, bem como manguezais; que atuam na contenção dos sedimentos, permitindo-se o fluxo natural e equilibrado das águas. A solução efetiva seria a desocupação dessas áreas da Foz e recuperação da vegetação em questão pelo reflorestamento. No que tange aos efluentes domésticos (esgoto) descartados no Rio, o impasse só será resolvido com a implantação de adequada rede de coleta e tratamento de esgostos, o que já deveria ter sido feito, no nosso entendimento. Nesta perspectiva, a macrodrenagem ou agora microdrenagem é um grande equívoco que nunca resolverá o problema das praias.

    O que nos surpreende, nessa atitude arbitrária do Governo Municipal, é a não consulta junto ao Conselho Municipal do Meio Ambiente - CMMA, o qual possui caráter deliberativo, o que ao nosso ver, caracteriza um crime de improbidade administrativa, mesmo sob o a tutela de liçencas emitidas por parte de órgãos Estadual (FATMA) e Federal (IBAMA), afinal suas respectivas legislações contemplam o princípio do pacto federativo em todas as esferas (Federal, Estadual e Municipal), o qual deve ser considerado num sistema dito democrático, amparado por uma Constituição dita Cidadã.

    Nos surpeende ainda mais, que a FATMA, responsável pela homolagação do Parque Estadual Acaraí, justificada pela necessidade de conservação do ecossistema em questão, principalmente do Rio Acaraí, tenha emitido liçenca ambiental desta forma trasloucada, contradizendo-se em sua política para criação da referida Unidade de Conservação, pois é simples deduzir-se que matando-se a Foz do Rio, mata-se também o Parque Acaraí e todo o seu riquíssimo ecossistema. A única lógica que podemos aceitar, nessa questão, é que a postura da FATMA não passou, mera e simplesmente, de uma decisão política e não-técnica, com interesses e fins, aos quais ainda desconhecemos, mas que, certamente, serão devidamente apuradas para esclarecimento público.

    Em relação as "críticas" apresentadas contra os ambientalistas francisquenses, podemos afirmar com toda a veemência que não são críticas, e sim posições equivocadas de pessoas medíocres e alienadas que desconhecem ou não querem ver o trabalho diário de pessoas que lutam e se entrengam por inteiro à causa ecológica no município visando a melhoria da qualidade-de-vida de toda a população local.

    Saudações Verdes,

    Alisson Brito
    Presidente do Instituto Ecociente
    Membro do Conselho Municipal do Meio Ambiente de São Francisco do Sul
    Secretário de Organização do Partido Verde de SFS
    Editor Responsável do Jornal "O Ilhéu"

    ResponderExcluir
  38. As obras que estão sendo realizadas na foz do rio Acaraí, apesar de necessárias e caracterizadas como emergenciais não dispensam os estudos ambientais fundamentais para um bom projeto,não apenas no tocante a minimização dos impactos ambientais mas também para que se faça uma intervenção realmente eficiente. Quanto aos ambientalistas acho que são pessoas que fazem um trabalho extremamente necessário a manutenção da existência do ser humano na Terra, mas esta consciência talvez só chegue para alguns, pois pelo que li aqui muitos ainda não entenderam que preservação do meio ambiente é questão também de cidadania.
    A propósito na área em questão não basta licença da FATMA, pois trata-se de patrimonio da União ou seja tem que ter licença do IBAMA e da SPU.
    Ah e só pra dar uma informação: a restinga tem importância vital para a fixação das dunas, portanto as pessoas que moram na Praia Grande devem preservá-la se não quiserem ter suas casas tomadas pela areia.

    ResponderExcluir
  39. Prezado Sared,

    Na visão do Instituto Ecociente, Ong francisquense que luta pela melhoria da qualidade-de-vida dos francisquenses desde 2006, a ação em questão, de abertura de canal na Foz do Rio Acaraí, é uma estratégia imediatista e paliativa que não resolverá o problema do assoreamento ou das enchentes, afinal não atua na causa do problema que é a ocupação desordenada e criminosa nas margens do Rio, com a supressão de suas matas ciliares, bem como manguezais; que atuam na contenção dos sedimentos, permitindo-se o fluxo natural e equilibrado das águas. A solução efetiva seria a desocupação dessas áreas da Foz e recuperação da vegetação em questão pelo reflorestamento. No que tange aos efluentes domésticos (esgoto) descartados no Rio, o impasse só será resolvido com a implantação de adequada rede de coleta e tratamento de esgostos, o que já deveria ter sido feito, no nosso entendimento. Nesta perspectiva, a macrodrenagem ou agora microdrenagem é um grande equívoco que nunca resolverá o problema das praias.

    O que nos surpreende, nessa atitude arbitrária do Governo Municipal, é a não consulta junto ao Conselho Municipal do Meio Ambiente - CMMA, o qual possui caráter deliberativo, o que ao nosso ver, caracteriza um crime de improbidade administrativa, mesmo sob o a tutela de liçencas emitidas por parte de órgãos Estadual (FATMA) e Federal (IBAMA), afinal suas respectivas legislações contemplam o princípio do pacto federativo em todas as esferas (Federal, Estadual e Municipal), o qual deve ser considerado num sistema dito democrático, amparado por uma Constituição dita Cidadã.

    Nos surpeende ainda mais, que a FATMA, responsável pela homolagação do Parque Estadual Acaraí, justificada pela necessidade de conservação do ecossistema em questão, principalmente do Rio Acaraí, tenha emitido liçenca ambiental desta forma trasloucada, contradizendo-se em sua política para criação da referida Unidade de Conservação, pois é simples deduzir-se que matando-se a Foz do Rio, mata-se também o Parque Acaraí e todo o seu riquíssimo ecossistema. A única lógica que podemos aceitar, nessa questão, é que a postura da FATMA não passou, mera e simplesmente, de uma decisão política e não-técnica, com interesses e fins, aos quais ainda desconhecemos, mas que, certamente, serão devidamente apuradas para esclarecimento público.

    Em relação as "críticas" apresentadas contra os ambientalistas francisquenses, podemos afirmar com toda a veemência que não são críticas, e sim posições equivocadas de pessoas medíocres e alienadas que desconhecem ou não querem ver o trabalho diário de pessoas que lutam e se entrengam por inteiro à causa ecológica no município visando a melhoria da qualidade-de-vida de toda a população local.

    Saudações Verdes,

    Alisson Brito
    Presidente do Instituto Ecociente
    Membro do Conselho Municipal do Meio Ambiente de São Francisco do Sul
    Secretário de Organização do Partido Verde de SFS
    Editor Responsável do Jornal "O Ilhéu"

    ResponderExcluir
  40. O que significa ( AMECA )?

    ResponderExcluir
  41. Acho que o Mateus MO é o General dos Soldadinhos ....
    Ainda acho que ele quer um carguinho na Pref.
    Não percebe as besteiras constantes que a prefeitura vem fazendo.
    Éééééé .... cada um enxerga o que quer ...

    ResponderExcluir
  42. Ate que enfim abriram a barra.isso ja aconteceu anos atras .esse tipo de trabalho de fazer uma barra artificial nao e problema .nenhum Ana paula nao venha se mete.isso e serviço de manutençao .va cuida das restingas da enseada que voce sabe muito bem e deposito de lixo.e abrigo para ratos.e sem falar do trafico de drogas .se encomode com isso te darei parabens .

    ResponderExcluir
  43. Blogueiros largue mau de falar dos veradores.vao acompanhar as sessoes na camera para depois falar. ninguem vai la como voces querem falar deles .o que precisa na praia e manutençao .so falta isso .nao precisamos de obras geniosas precisamos de rua empedradas valas com tubo .limpeza nas restingas .agua luz o basico de uma administraçao .mas nao temos nada .cobrem dos vereadores .nao cretiquem ..

    ResponderExcluir
  44. Com o juro da macrodrenagem daria pra compra 95 moto niveladora (patrola) ou daria pra compra 100 caminhoes caçamba traçado 6x2.ou 50 maquinas poclem .ou 188 retroescavadeira .durante vinte anos pagando. juros. hj a prefeituira paga aluguel de maquinas .que vergonha nao temos nenhuma poclen .

    ResponderExcluir
  45. ATENÇÃO ATENÇÃO, NOVO VÍDEO NO YOUTUBE

    VERSÃO PARA O SECRETARIADO

    http://www.youtube.com/watch?v=ZpGwLdLDNM4

    ResponderExcluir
  46. CLÓVIS,DODO,MACEDO E PORTELA ,ESTES SIM TEM HOMBRIDADE. DOS 5 FICOU SÓ 4, O JOÃO DO GÁS,ACHA QUE O POVO VAI ESQUECER SUA POSTURA NA VOTAÇÃO DA MESA.

    ResponderExcluir
  47. Isso todos sabem que não vai adiatar nada na primeira maré grande, lá vai o trabalho burro, o mar vai aonde ele quer.
    Isso realmente é trabalho de quem não entende nada de mar, e muito menos de atividades de maré.
    Pensei que esse novo secretário de meio ambiente realmente éra do ramo, mas já vi que é mais um aventureiro como tantos outros nessa adminstração.
    O que vai acontecer é que a área de ressaca entre itaguaçú até a boca da barra do rio acaraí vai ficar imprópria para banho porque toda o detrito e esgoto que esta no fundo do rio com essa trasposição vai ser sugada pra área de ressaca. e o pior é que esse canal não vai ficar aberto nem um mês.
    Logo estarei postando aqui novamente, exigindo da prefeitura explicação por esse dinheiro jogado fora e pela poluição das praias de ubatuba e Itaguaçu.
    Mexer no que está quieto é burrice.
    Agora me admiro voce Clovis ?

    MARCOS

    ResponderExcluir
  48. Os vereadores PORTELLA, DODO, MACEDO, CLÓVIS E JOÃO DO GÁS, serão réus pro resto da vida, o povo de S.Francisco, principalmente os bairros onde alaga, não esquecerão o mal que eles fizeram para a cidade. Na minha opinião, deviam renunciar em massa.

    ResponderExcluir
  49. Concordo com o MARCELO MIRANDA E ALISON BRITO.

    ao anonimo das 23:05, se faltam 2 anos e 8 meses, até lá pelo menos MANTENHAMOS O RESPEITO E A EDUCAÇÃO, embora EU acho que é menos tempo.
    Agora que é curioso é, pq as maquinas chegaram num final de tarde de inicio de final de semana. Se tem autorização BLZ, agora na minha opiniao aquilo não chega nem a ser PALIATIVO.
    Antes temos que tratar esgoto, onde tem que são pouco lugares ak em SFS e em SC.
    Aos que acham que por assinar 12 não criticarei alguem do PDT, estarão enganados, pois uma coisa que carrego comigo é COERENCIA.

    Pode escolher ...
    Um beijo no coração / Parem o mundo, quero descer.

    ResponderExcluir
  50. " SR. Alisson Brito, perdeu uma grande oportunidade de ficar quieto.

    ResponderExcluir
  51. ALISSON DO PV:

    ENTÃO MONTE UM PROJETO,E ENTREGUEM AO PREFEITO.

    FALAR É FACIL,

    ResponderExcluir
  52. AMECA = Associação do Movimento Ecológico Carijós

    Com relação às pessoas qe se referem à vegetação de restinga existente na Enseada, ela serve para evitar com que o asfalto da Av Atlântica seja invadido pela areia da praia, portanto, uma das funcões daquela vegetação é a própria formação da praia.

    Falta realmente "manutenção" das mesmas. Isso pode ser feito através da secretaria os balneários ou obras com anuência da secretaria de meio ambiente e aval do conselho municipal de meio ambiente. Essa, acredito eu, que deva ser uma questão de organização interna da Prefeitura, pois eles fazem parte do Executivo.

    A ONG tem finalidade de acompanhar e fiscalizar as situações com relação às agressões contra o meio ambiente. A Constituição Federal artigo 225 também fala sobre a responsabilidade e dever de "cada um de nós" em conservar o meio ambiente para as presentes e futuras gerações.

    Portanto, quem reclama dos silos, da sujeira na praia, do lixo em frente à sua casa, desmatamentos, pode e deve acionar os órgãos ambientais ou a própria polícia ambiental.

    É uma questão de consciência e cidadania.

    ResponderExcluir
  53. ESTES CARAS QUE DEFENDEM E SÃO DE ONGs E ECOSISTEMA DO MUNICÌPIO, PORQUE? NÃO FAZEM ALGO PARA O QUE OS BALNEÁRIOS E O TURÍSMO SOBRE VIVA NO INVERNO, EM VEZ DE SÓ ACHAR DEFEITOS NO MUNICÍPIO.(PEGUEM EM UMA ENCHADA E PELO MENOS PLANTEM UMA ÁRVORE, EM VEZ DE SÓ QUERER ACHAR ERROS.

    ResponderExcluir
  54. Restinga ? isso é vegetação nativa da região? O curso do rio não era este a 10... 12 anos atrás? o desvio não foi causado pelo açoreamento (este sim causado pelos descuidos nas construções ribeirinhas) ?

    Eu acho que tem gente demais querendo "deliberar" e colocar o nome na plaquinha desta obra.

    Se o rio acaraí faz parte do parque estadual do acaraí, compete a FATMA, gerí-lo, se a FATMA com todo o seu corpo funcional, que possui profissionais competentes para deliberar quaisquer obras que venham a ser efetuadas, sem causar um impacto maior ao meio ambiente autorizou esta obra, existe a necessidade de que outras organizações a discutam ?

    Não tenho ligação nem com nenhuma dessas organizações, FATMA ou prefeitura. Sou apenas um cidadão francisquence que discorda da maior parte das ações tomadas pela administração municipal, mas para essa eu tiro o chapéu !

    E ratifico a indicação a esta senhora, que vá verificar primeiro os negócios de seu marido.

    ResponderExcluir
  55. Por favor gente, primeiro queiram saber os motivos dessa atitude, o rio mudou de curso e estava pondo em risco diversas residências...

    ResponderExcluir
  56. SINCERRAMENTE, JOÃO DO GÁS ATE AGORA NÃO TROUXE PROJETO ALGUM PRO SEU BAIRRO, VCS ACHAM QUE O POVO NÃO VE ISSO. ORA SR VEREADOR TA NA HORA DE TRABALHAR UM POUCO PELO SEU BAIRRO. ESTAMOS DE OLHO

    ResponderExcluir
  57. Depois de ler diversos comentarios sobre a abertura do canal da foz do acaraí muito consistente comentario do Alissom deve se levar em conta em qualquer obra que sera realizada mas esta que ja esta em andamento cabe o comentario que da maneira como ela esta sendo executada o proprio movimento das marés inviabilizara pois ela sera obstruida pela areias que vem com as ondas, para não haver comentarios que se critica so após a obra esta concluida deveria ser obsevada porque a natureza fez um percurso tão grande para desaguar no rio.Seguindo o que manda a natureza deveria seguir mas uns duzentos metros paralelo a praia com está ali não funcionara e com a mare alta terá efeito contrario ao desejado.

    ResponderExcluir
  58. Obaaaa...Mais uma super bobagem da comandita do LUIZINHO.
    Mexam com a natureza...
    Adoro este cara.Só faz bobagem. hehehehehehe.

    ResponderExcluir
  59. Opss houve um erro e 20mts não duzentos!

    ResponderExcluir
  60. Um disse que "ela so quer saber de perturbar os outros", posso lhe garantir que eu, não tenho essa mediocridade, minhas aspirações são outras, Paz Harmonia, Bem Estar e desfrutar do que já deixei de desfrutar em função de nossa luta sempre a pedido de alguém e em defesa do bem comum, e poupando a muitos de exposição que os poderia prejudicar.

    Sobre os Silos e porto de São Francisco
    quando começou a operação dos Silos, fomos chamados para verificar o pó em excesso, foram feitas correções no sistema de captação de pó. Depois disso nunca mais nos relataram sobre essas ocorrência, e é lógico que não ficamos ali de plantão, caso vocês constatem excesso, encaminhem e-mail assinando, para ameca@terra.com.br preservaremos sua denuncia como fizemos sempre em 23 anos. Podem reclamar também para a Secretaria de Ambiente que tem bastantes funcionários
    Os Silos não podem ficar fechados no topo, os grãos formam gazes que se trancados provocam facilmente explosões.
    Há tipos de cereais que provocam mais pó, o trigo, um farelo bem fino de soja, e o malte que é usado para fabricar cerveja. Infelizmente temos de conviver com o problema, que pode ser amenizado com alguns cuidados e isso compete a quem opera no momento, se há muito vento é inevitável, não conheço nenhum porto no mundo que pare por causa do vento.
    Por outro lado há uma alternativa, proponham paralizar com as exportações e importações de grãos, resolve-se o problema do po.
    Sobre o pó nas descargas de fertilizantes, os cuidados devem ser redobrados, mas se o país depende de importação de fertilizante como vamos impedir ?
    Uma informação, os agrotóxicos aqueles que matam o mato e as pragas, provocam leucemias e cancer( provado científicamente )o fertilizante não provoca cancer nem leucemias, e não contamina as plantas, em excesso é prejudicial a terra que fica improdutiva, e em excesso nos rios provoca muitas algas que retiram o oxigênio, os arrozais usam muito fertilizante e agrotóxico.
    Outra coisa para sua informação, o granel não é todo atendido pelo meu marido, há mais 4 Agentes Marítimos.
    Vocês que denunciam aleatoriamente sem o fazer no ato da ocorrência, ( da trabalho ! )e o fazem anonimamente e com frequência, mostrem a cara, quem sabe podemos dialogar para o bem comum ? Precisamos de voluntários, é duro ser voluntário por isso há tão poucos abnegados, que deveriam ser valorizados, todos quantos defendem os direitos comuns, deveriam ser respeitados, o fazem enquanto você se diverte.

    Sou membro do Conselho Municipal de Meio Ambiente ( voluntária), que solicitou no final do ano passado a presença de representante do Porto para apresentar, os planos de monitoramento do Porto, foram apresentados pela empresa de Consultoria do porto,e informaram que fizeram recomendações ao porto para que se amenizem alguns problemas, mas nem tudo é possível
    Se você tem uma solução mágica para acabar com o pó na área portuária apresente, quem sabe você tem a solução, e todos nós agradeceríamos.

    ResponderExcluir
  61. Vou fazer algumas colocações em parte pois que não da para postar tudo de uma vez

    Compreendo que muitos fazem colocações anônimas, pois é necessário colocá-las a público, e preservar-se, no entanto a meu respeito, não tenham qualquer receio de se expor, qual é o medo? Não tenho cargo comissionado, sou uma voluntária no município há 25 anos.

    Fui eu que fiz um abaixo assinado para instituir no município o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e Adolescência, num período em que várias crianças andavam por nossas ruas mendigando e sem ter seus direitos atendidos, fui eu que lutei arduamente para que se implantasse o primeiro Conselho Tutelar, toda a documentação pertinente foi preparada com minha ajuda, voluntária. Logo em seguida trabalhei muito com uma amiga minha, para implantar o primeiro Abrigo Municipal para as crianças em situação de risco, e um dos primeiros do estado. Enquanto não havia Conselho Tutelar, intermediei junto ao Ministério Público o problema de diversas crianças. Dediquei totalmente 4 anos de minha vida a esta questão, e deixei de ser voluntária do CMDCA, tão logo o Conselho Tutelar caminhava independente. Sou Educadora Infantil.

    ResponderExcluir
  62. Vou tentar responder às diversas colocações :
    A foz do rio Acaraí sai no mar no sentido norte como TODOS os rios do sul do Brasil, a foz do rio Acaraí em sua forma natural.
    Ciclicamente ela se desloca, mais a frente, ou mais atrás, e já ocorreu de pelo acúmulo de água o rio sair direto para o mar, inclusive há muitos anos aquela pizzaria do lado da ponte, foi destruída pela força da descarga do rio.

    Quando uma vez abriram o rio o que ocorreu foi que a força da maré enchente empurrou areia para depois das pontes formando um banco de areia e em seguida essa areia adentrou por toda as tubulações de água pluvial que descem das ruas e foram obstruídas, deve fazer uns 10 anos e nunca foram desobstruídas .

    A natureza do rio é de berçário marinho e as espécies ao nascer e se desenvolver precisam de água docecom diversos índices de salinidade, que são proporcionados pela entrada natural do mar na foz do rio,se o ambiente for mais salgado a maioria das espécies no primeiro estágio de vida, não sobrevive. Os peqeunos organismos criados ali, descem para o mar em uma determinada fase e enrriquecem nosso mar.

    Outro fator de assoreamento no rio é mais para dentro, na direção da duna onde se escorrega de prancha. Fotos aéreas que pagamos com nossos recursos, mostram que por esse motivo a duna foi descoberta de vegetação, os ventos violentos que adentram naquela região estão carregando por cima da duna a areia, que cai dentro de um canal estreito do rio e poderá obstruí-lo sim, se não se tomarem providências técnicas por parte da Prefeitura e FATMA.

    A entidade da qual sou uma das fundadoras em 1987, não recebe dinheiro de organismo público ou privado, mas fazemos um trabalho há 23 atendendo às reclamações da comunidade.

    Eu não gosto de aparecer, assim como qualquer do nosso grupo, trabalhamos muito pela preservação de áreas públicas, com riqueza ambiental para uso público. Só defendemos o que esta disposto na lei e é em defesa do bem comum. Queremos PAZ e descanso sim, e usufruir de tudo quanto ajudamos a preservar, desde a Praia Bonita , na Vila ao redor da ilha esta a marca de nosso trabalho, você tem a menor noção de quantos dias e fins de semana passamos trabalhando nos últimos 23 anos?

    Quando se instituiu no governo passado a Secretaria de Meio Ambiente e o Conselho Municipal de Meio Ambiente, ficamos felizes, afinal poderíamos descansar. Melhoraram, e com quadros técnicos na Secretaria e a tendência é melhorar, e nós não sermos chamados com tanta insistência. Telefone para reclamações da Secretaria 34440198.

    No caso da abertura do rio Acaraí, fui lá sim chamada por moradores, nunca me recusei a atender qualquer pessoa e de qualquer classe social e a qualquer hora do dia. Tem cargo comissionado que não atende telefone , não responde a e-mail, não cumpre com suas obrigações, calunia-nos, nós nunca deixamos de atender ao telefone nem de verificar as denúncias, lógico que nem tudo conseguimos resolver, cabe ao poder público cumprir com suas obrigações, insisto somos voluntários.
    Não sou mandada para fazer alguma coisa, se pedir com educação como felizmente têm sido assim as pessoas que nos pedem ajuda, quando os organismos públicos não resolvem os problemas, nós atendemos casos que por vezes levam 13 anos.

    ResponderExcluir
  63. Muitos têm falado de falta de manutenção na limpeza de bueiros, tubulações e valas, é verdade sim, quando antigamente se faziam sem os recursos de hoje essas limpezas, não ocorriam as enchentes que hoje ocorrem. por outro lado as tubulações que descem das ruas da Enseada ou estão dentro do rio, ou com maré cheia o rio entra em sentido contrário empurrando mais areia para dentro da tubulação. A última substituição da tubulação da Santa Catarina foi tecnicamente errada, mas não há muito o que fazer, pelo nível do rio, que agora aberto vai piorar, as outras tubulações estão todas entupidas desde o posto de Saúde até ao rio. Há 2 anos por conta da lagoa cheia de esgoto na Enseada, perdemos nossas ferias em reuniões com Prefeitura, Promotoria e acompanhando obras, naquela época as crianças tomavam banho na lagoa cheia de esgoto, diziam na Prefeitura que a FATMA não deixava alterar a praia, mas como agora liberou no Acaraí? Naquela época o sgoto não oferecia risco as crianças? Nosso mar tem picos de subir 2 metros e 10 centímetros,o rio tem quase o mesmo nível, a maior parte da Enseada a parte baixa esta praticamente ao nível do mar como Joinville, só obras mais eficientes resolveriam , mas não adianta so trocar tubo não. Ao longo de 23 anos adquirimos conhecimento destes casos por acompanhar vários técnicos, mas não nos permitem expôr nosso ponto de vista, nem mesmo no Conselho Municipal de Meio Ambiente foi exposto esse projeto do Acaraí, que já vem sendo proposto desde o outro governo

    Os vereadores não são culpados pelas enchentes não, a culpa é de do executivo e legislativo que nos últimos anos não dedicaram atenção a esses problemas, não conseguiram impedir o agravamento da ocupação desordenada, e falta de manutenção permanente, dinheiro não faltava para essa obras preventivas.

    Um dos motivos alegados é para amenizar as enchentes no loteamento Lago Azul antes do Majorca, segundo moradores antigos ali havia 2 rios, um aterraram outro retificaram, ao retificar começaram as invasões que estão em cima da água, os esgotos diretos na água que sai direto para o mar perto da saida do rio Acaraí. A solução é retificar o Rio?

    O rio estava morrendo ? Já esteve bem pior, desde que os moradores nos relataram o cheiro de enxofre a noite saindo da Petrobrás em 1998, começamos a investigar pois que o poder público não o fez, fizemos exames, pagamos com nosso dinheiro, as análises foram feitas em laboratório credenciado em Curitiba, índices graves acima 600 % do permitido, montamos uma ação, ingressamos com ação, voluntariamente vocês têm a menor noção do que é ingressar contra a Petrobrás? Poços contaminados ao redor da Petrobrás, a população so bebia água de poço contaminada, uma quantidade de problemas de saúde naquela comunidade, a água começou a ser ligada rapidamente para o Majorca em 2001 logo que chegou a Ubatuba, depois conseguimos exames mais detalhados feitos na Universidade Federal de Santa Catarina, depois de uma peregrinação junto a outros organismos que não nos ajudaram, acesse no google o nome do professor Carlos Henrique Lemos Soares para conhecer este e outros trabalhos dele, nós temos cópia, os resultados são de produtos contaminantes que provocam cancer, e matam os microorganismos,alteram o sistema reprodutivo dos animais( dados científicos ) chegaram a matar muito camarão.


    Para quem não sabe a AMECA fez a denúncia sobre a Vega em 2000, que resultou em ação do Ministério Público Federal, e ainda não terminou, Várias pessoas passaram 3 anos semparar trabalhando para que tivessemos algumas garantias e provas , já que foi impossivel impedir, nós acompanhamos com dificuldade este e outros processos por falte de voluntários.

    ResponderExcluir
  64. Olha, os anônimos é que deveriam ser os mais ponderados. Acho louvável, extremamente, alguém "gastar" tanto tempo assim para responder a críticas do tipo "faça isso primeiro", "mas tem problemas aí no teu quintal" etc., etc., etc. Desviam o foco do debate para questões pessoais. Assim o fazem com Prefeito, vereadores, Mateus, Maxuéis, Marias, Josés, e assim por diantes. Confesso que isso desanima. Moderar comentários dá trabalho. Preciso ler um por um. Por mais que já tenha pedido, e inclusive consta um textinho de alerta em cima da caixa de "comentários", tem gente que insiste em usar expressões como "covardes", "rei", "top", fazer acusações, depreciar terceiros. O objetivo do Blog não é esse. Só quem afirma coisas aqui, envolvendo o nome depolíticos, personalidades etc. sou eu e o Cesar. Somos os redatores, os blogueiros desse espaço. Seremos responsabilizados pelo que escrevemos. Já quem comenta, independente da indentificação, não será responsabilizado por nada. No máximo, "dividirá" a responsabilidade, no caso daqueles que se identificam. Por favor, críticas por críticas, façam em outro lugar. De verdade. Não queria estar escrevendo isto. Mas está demais. Um comentarista sugeriu um chat, para haver diálogo em tempo real. Mas não é possível. Escondidos em "anônimos" ou codinomes, alguns podem colocar essa idéia, o Blog, no fundo do poço. Sei que é o que alguns querem, principalmente o Zera e seus comandados. Mas não conseguirão. Para isso, a responsabilidade de quem comenta aqui é fundamental.

    ResponderExcluir
  65. é vamos ver oque vai acontecer com a mexida do curso do rio . mas somente qdo tiver chovendo bastante e tiver a maré alta. acho que estao cavando a propria sepultura .

    ResponderExcluir
  66. sared
    porque as pessoas nao simplificam um pouco as coisas. seu blog está parecendo folhas de jornal de tanta coisa escrita. a metade con certeza ninguem le se le nao entende se nao entende nao le resumam um pouco por favor.

    ResponderExcluir
  67. Minha sugestão Sared é que se exclua os anônimos e considere apenas os comentários daqueles que se identificam pelo nome completo e área de atuação, pois assim tenho certeza que o debate será mais qualificado.

    Alisson Brito

    ResponderExcluir
  68. Sared...

    Parabéns pelas suas palavras e que este blog,tem que sobreviver, pois é aqui que as pessoas conseguem esplanar suas idéias, graças a seu trabalho,sei, que é árduo para ler e analisar postasgem por postagem.

    Mas aqui eu não queria perder esta oportunidade lendo seu blog diário,e analisei todas as esplanações de hoje, não quero xingar ninguém e não é de meu perfil, mas a ANA PAULA usa de demagogia em que relata. Ana Paula tenho uma pergunta e sei que você vai me dar a resposta, em sua casa ou a onde mora tem saneamento basico,esgoto,? a onde vai o esgoto de sua casa? em caixas sépticas? para poluir o lençol freático! ou é despejado nos tubos de água fluvial!
    Porque? vocês da ONG,não se mexem com os orgão que tem em mãos, e agelisam a implantação de saneamento,básico em nossos balneários e centro.?

    MARCIA PRAINHA.

    ResponderExcluir
  69. Prezados Leitores, Boa Tarde.

    Parabenizo a Sra.Ana Paula Cortez e Sr.Alisson Brito, por terem dado o parecer das respectivas entidades, também por mostrarem os comprometimento de suas instituições com o Meio Ambiente e a vida do Povo Francisquense, de uma maneira geral.
    Em relação a este parecer feito por vós, eu irei analisar melhor a situação para ter um posicionamento melhor sobre esta abertura do canal, por enquanto vejo que a obra vai trazer benefícios, mas ainda tenho dúvidas em minha consciência.

    Abraço,

    Mateus M.O.

    ResponderExcluir
  70. Agora sim apareceu uma MULHER de garra...
    ANA parabens.
    Faz algum tempo que escrevo sobre saneamento basico, o nome fala por si "basico". Mas em SFS e em muitas outras CIDADES de SC não existe. Tratamente de esgoto então nem pensar.
    Sou contribuidor do GREEPEACE, e por diversas vezes fui convidado a participar das expedições realizadas aqui no BRASIL, mas como vivo do meu TRABALHO e não nasci em berço explendido tive que abrir mão. Assino 12 por convicções, nasci em REDUTO BRIZOLISTA, mais uma vez ANA PARABENS.

    SARED meu e-mail te AJUDOU ?

    Parem o mundo, quero descer.

    ResponderExcluir
  71. Caro Sared.
    Sabe alguma coisa sobre as obras do Morro da Rua Monte Castelo?? Será que vão esperar cair tudo?? Não moro ali, mas passo as vezes e me parece não estar concluída, quem souber alguma coisa favor postar, quero saber.

    Grato

    ResponderExcluir
  72. dorlei. acho que vc deve tyer alguma coisa com o prefeito, algo que não lhe permita se manifestar . para ter que engolir tanta bobagem que está sendo feita. e nao se manifestar e tentar defender o povo .

    ResponderExcluir
  73. Alisson, confesso que já pondero mesmo esta possibilidade. Quando o Blog começou, deixamos claro que o anonimato seria permitido por causa da cultura de perseguição que existe nesta província. Mas isso não dá o direito de as pessoas se esconderem atrás do "anônimo" para denegrir a imagem de quem quer que seja. Excessão para inúmeros - disse inúmeros - anônimos que vem contribuindo para a elevação das críticas, dos debates decentes. Infelizmente nem todo mundo sabe conviver num ambiente democrático. Seja físico ou virtual.

    ResponderExcluir
  74. Sinceramente, sou cargo desta gestão, e fui na anterior, sinceramente vejo o seguinte, a opsição ficou sem a teta do governo, e o LZ, nao quiz dar a eles, por isso essa oposição barata e muito da sem carater, o esgoto a praia suja, ja existia a mais de 8 anos, e todos sabem disto, e ficam com essa demagogia barata, O LZ as vezes erra, sim, concordo, Mas esta tentando, e feito ele realmente tentando, e a oposição só atrapalhando, se os vereadores sao tão bons assim, porque nao sai do legislativo idéias miraculosas, para sanar os problemas, pois só reclamar e votar contra o que vem eh muito mas muito facil, a abertura do canal pode nao dar certo... pode!!! mas esta se tentando fazer algo... estao todos de olho no pinico das eleiçoes para deputado,,, que droga isso einnn ... acordem ...trabalhem...e não soh reclamen....essa atitudes imbecis de oposição irresponsavel.. nada acresenta... sim devemos ter oposição se nao a coisa vira casa da mãe joana... mas oposição com clareza e firmeza de atitudes...
    Que o LZ eh meio centralizador, autoritário... concordo... Mas olhe sou servidor publico a mais de 7 anos... e vejo como tem e tem muito servidor,,, que ja incorporou um monte de coisa,,, que só sabe ficar vadiando... ou fazendo de conta que trabalha... e se vc nao tiver posturas mais agressivas esses bandos de vadios nada fazem... e fica sobrando para nós os restantes dos servidores, que aruduamente trabalhamos... Enfim caros colegas.. da oposição ou não.... sejam construtivos... participativos... não oportunista e encrenqueiros... como disse reclamar e só dizer que é rui eh facil...

    att Servidor Trabalhando para uma são chico melhor...

    Sared por favor seja imparcial e publique minha opinião

    ResponderExcluir
  75. Claro, brizolista. Ajudou, sim. Quero que saiba que não é porque não assinas o nome que não consideramos tuas posições, viu? Acho-as muito pertinentes, na maioria das vezes. Seja sempre muito bem-vindo.

    ResponderExcluir
  76. Oi, Genilson. Não sei não. Se por acaso o seu Elizeu ler isso e souber a resposta, e, claro, quiser postar aqui, seria de grande colaboração. Está aí, outra coisa que já aproveito para comentar/desbafar. Criticar as posições do secretário é uma coisa. Mas perder tempo em postar coisas contra a pessoa dele, agir com "xenofobismo", faze acusações levianas é de uma pobreza de espírito muito grande. Igual ao caso do Prefeito. Tem que criticar é a política do cara. O que faz, como age. Não agir com ofnaças pessoais... No caso dos vereadores ou qualquer outra pessoa, igualmente.

    ResponderExcluir
  77. Em relação ao Morro Monte Castelo, podemos afirmar que, até momento, a obra representou o exemplo da incompetência, pois, a cada chuva, parte da encosta está vindo abaixo; inclusive contribuindo para enchente na Rua Marcílio Dias, que é para onde a água com a terra escoa. A rua que dá acesso ao Morro está intransitável e, até então, não se tomaram as devidas providênicas.
    Neste caso, o Governo do Estado que conduziu o processo, sendo que o Município não se contrapos e mais uma vez o Conselho do Meio Ambiente foi ignorado. A AMECA, através da Ana Paula, fez vários pedidos para se levar a questão a sério, mas infelizmente não foi ouvida pelos órgãos competentes.
    A situação ficou do jeito que está: CAOS TOTAL.
    FICA DE EXEMPLO PARA DRENAGEM EM QUESTÃO QUANDO NÃO SE OUVE OS "ECOCHATOS".

    Alisson Brito
    Instituto Ecociente

    ResponderExcluir
  78. "Para Sr ANA PAULA CORTEZ.-muito bonita sua carta.
    Mas dizer que temos que conviver com o pó do farelo ai já é demais.,
    E não precisa parar as exortações e importações de farelo em nosso Brasil, é só mandar para Paranaguá, pois lá eles trabalham com isto a anos e nosso porto estáo querendo transformar em um porto graneleiro. Será que você vai ter a coragem de falar alguma coisa com respeito aos berços para atracação de navios de granéis aqui no PAULAS. No qual um dos interessados seria o seu marido?
    Ou você vai ficar quieta.
    "Realmente dois pesos e duas medidas.

    Novamente afirmo.: Não somos obrigados a conviver com este problema. O Porto de Itajai, sofreu danos nas enchentes de dezembro/08, e nosso porto não teve nem a capacidade de manter os clientes por aqui. E as exportações/importações brasileiras não são exclusivas de farelo, soja, malte. Mas temos FRANGOS, CARNES BOVINAS E SUINAS, MOTORES, MADEIRA, REFRIGERADORES,MOTOCOMPRESSORES,ETC.(tudo em containeres, que não polui e a mão de obra é maior) Mas uma vez digo deixe os grãos para Paranaguá, fale com seu marido e as outras 4 agencias, e veja o que consegue. Ora bolas, continue cuidando de nossas crianças.

    ResponderExcluir
  79. Sared,

    É para o Alisson:

    Sabe Alisson, ou não, mas este blog no que entendo,é um canal de relacionamento com o responsavel,e em caso de estinguir os Anônimos, seria uma atitude antidemocrático,pois tem pessoas de boa índole que não podem aparecer, por tantos motivos,o que não é meu caso,acho que você entende.

    Mas,Alisson porque você não faz um blog,?

    Sared,uma das linhas mais importantes de comunicação aberta aos munícipes,sim,é seu blog.
    parabéns Sared, pela sua iniciativa incopiavel.

    ResponderExcluir
  80. Sared,

    este blog,com certeza é o mais lido que muitos jornais de renomes,Estaduais.

    Parabéns

    ResponderExcluir
  81. Boa noite Sared. O Genilson Urtado perguntou sobre as obras do morro da R. Monte Castelo e eu gostaria de saber tambem sobre o morro e a rua no centro da cidade, atrás da casa do padre. Quando preciso vir no centro e estaciono o meu carro por ali, vejo que o morro está desbarracado, o calçamento está horrível e tem dias que escorre uma água que, pelo cheiro, parece ser esgoto. Pelo que observei e escutei, isso esta assim desde aquelas chuvas de 2008.

    ResponderExcluir
  82. Obrigado, anônimo das 19h43. Sei que você entendeu meu desabafo. Sempre entenderei a necessidade de muitas pessoas não poderão expor suas convicções como eu posso. E este espaço é de todos eles. De vocês. Só peço a colaboração, dos anônimos, os que assinam com codinome, dos que assinam com o próprio nome, para que o Blog mantenha um nível razoável. Sei que não será alto (o nível) como o programa de rádio do Beto Gebaili ou a coluna do Toninho Neves. Nunca conseguirei atingir tal qualidde ou imparcialidade. Não consegui me conter. Desculpe-me.

    ResponderExcluir
  83. Alisson continue dando sua contribuição para o Blog, mais por favor, não peça para excluir o anonimato. Eu que acompanhei o Blog desde o início, quando começou a ficar mais atuante, notei que qdo as pessoas não podiam se expressar anonimamente, este blog quase nem tinha comentários. Nem todos são como vc, que como jornalista, pode proteger as fontes.

    ResponderExcluir
  84. Só uma pergunta, esse blog é da Ana Paula Cortez? Querida vá desabafar num jornal de circulação local ou da região. E o *** como esta a situação dele com a ***.

    ResponderExcluir
  85. Ah, sim. Há poucas semanas descobri que se pode copiar os comentários e tirar xingamentos e acusações. (Meu Deus, ainda tem gente que acha que vai acusar um político de ladrão e que o Blog publicará!) A partir de agora, o "***" vai indicar que a palavra/expressão foi excluída pelo moderador. Que sou eu.

    ResponderExcluir
  86. Agora aqueles que gostam de enquetes ...
    está no AN VERDE
    As consequências da obra são imprevisíveis. Há quem aposte no pior. Outros comemoram

    http://wp.clicrbs.com.br/anverde/2010/02/21/veja-como-ficou-a-nova-boca-da-barra-do-rio-acarai-na-praia-da-enseada/?topo=84,2,18,,,84

    é esperar e ver ..

    ResponderExcluir
  87. Em relação ao anonimato, só acho que quem não deve não teme... E é uma postura meio covarde falar dos outros ou querer debater sem se identificar. Se a pessoa quer se uma fonte de denúncia ela deve se dirigir ao Jornalista e não diretamente ao público. Mesmo o jornalista deve reconhecer suas fontes, pois o anonimato sem provas concretas não fundamenta qualquer matéria, é mero discurso vazio, e isso empobrece e não enaltece o meio de comunicação. Por isso vamos ter hombridade e mostrar a cara, pois isso é democracia... O resto é demagogia barata.
    O blog do Instituto Ecociente é: institutoecociente.blogspot.com

    Alisson Brito

    ResponderExcluir
  88. Sared,

    Comovente a sua simplicidade,por isso, com pouco tempo que está no ar o seu blog, tem uma repercução tão grande.Pode ter certeza que o trabalho que você está fazendo é diferenciado aos que citou acima, o seu blog,é muito mais importante dos citados para nossa comunidade.
    Para nós munícipes é a unica fonte de conhecimento dos acontecimentos que estão no momento. Parabéns...

    MARCOS

    ResponderExcluir
  89. PARE ALISSON. COM DEMAGOGIA...

    DESCULPA, MAS AQUI NESTE BLOG,É LIBERDADE DE ESPREÇÃO,O QUE VOCÊS JORNALISTAS DA ÁREA ESCRITA NÃO FAZEM...

    TÁ COM CIUMES DOS ANÔNIMOS.

    ResponderExcluir
  90. SANGRAMENTO.....Hoje ao vir da praia , me deparei com uma coisa que me deixou até um pouco triste , aquela placa enorme mostrando a muitos que aqui tem vindo defender esta gestão o que realmente são chico esta passando ,espero que voçês olhem ela de maneira menos "puxa Saco" e notem de uma vez por todas que esta administração esta sangrando , sangrando , de incopetência, imoralidade , irresponsabilidade e outros adjetivos que não vou espor por respeito ao leitores. Lamantávelmente o sangramento vai continuar se o povo não ir pra rua e pedir a saída desta administração.

    ResponderExcluir
  91. Caro sared , realmente os anônimos as vezes se passam , mas voçê sabe , não é questão de medo , mas a perseguição que esta administração esta fazendo com todos aqueles que não concordam com a atual situação de nossa cidade , nos faz ser Anônimos, mas nunca se esqueça que anônimos também votam.Concordo apenas em voçê filtrar bastante as opiniões. Valeu

    ResponderExcluir
  92. E então Sr. Sared, não está esquecendo de nada?

    Vai continuar disfarçado de planta?


    Será que nem as fotos, links foram capazes de mover o seu senso ético?

    ResponderExcluir
  93. Parabéns Sared,

    Mantenha sim a moderação, nem acho que você precisa perder seu tempo, ofendeu, foi chulo, grosso, acusações pessoais ou sem provas, é passível de exclusão sim.

    Transgrediu, deleta, se quiseres ajudo você a criar um regimento para a moderação, assim fica mais fácil pra você moderar, pois as pessoas não vão te chamar de anti-democrático e terão ciência do que é postura crítica da postura cri-cri e intelectualmente pobre, esse tipo de coisa já é utilizado em comunidades orkutianas.

    ResponderExcluir
  94. Alisson,

    Ainda mantém uma postura que muito remete a política leninista.

    Isso infelizmente ainda não é possível em SFS, há que se manter a voz dos anônimos, pois muitos daqui podem ser prejudicados sim, e a manifestação da crítica consistente é um pressuposto democrático.

    Quanto o Sared publica um comentário ele está assinando embaixo, resguardando uma idéia da qual concordando ou não, tem consistência e conteúdo.

    Parabéns Sared.

    Regimento sim.

    ResponderExcluir
  95. Amigo da "planta", imagino que você esteja falando sobre escolas de samba. Se soubesse tudo o que tenho acumulado para fazer... Para você ver a limitação - talvez de tempo; às vezes intelectual; às vezes por falta de "perna" - de um blogueiro. Publicar denúncias não é o mesmo que publicar a exonerãção de um secretário. Entende?

    ResponderExcluir
  96. Ah, mas quero, sim, sua ajuda. Já que o textículo acima da caixa de comentários não está servindo para muita coisa!

    ResponderExcluir
  97. Sared, você viu o out door que fizeram e colocaram no trevo que dá as praias?

    Lamentável isto tudo estar acontecendo!

    ResponderExcluir
  98. OLha, eu vejo muita bobagem escrita junto... Que perda de tempo ficar falando dos outros. Não acho justo que o Sared tenha que se responsbilizar pelos covardes anônimos. Medo de perseguição, qual É!? Esse é o verdadeiro motivo dessa Cidade estar uma M, com certeza porque existe uma maioria de covardes que não tem a coragem nem de se manifestar.
    Acho que o Sared já fez muito. Já deu muito a cara a tapa. É desse tipo de jornalista que os covardes aqui gostam.
    Na minha opinião, ou mundam de postura ou vão viver no limbo mesmo, que é o lugar dos covardes, pois não merecem de modo algum serem ouvidos usando outras pessoas. Se ainda tivessem uma crítica consistente. Mas só besteira. Totalmente sem personalidade e caráter.Fico até envergonhado de ser filho dessa terra... De ser francisquense, pois não sou filho de pai assustado. E tudo aquilo que eu faço assino em baixo. Pra ser respeitado precisa se dar o respeito, e não sou menos nem mais do que ninguém.Se for para viver com medo, prefiro não viver.

    Alisson Brito

    ResponderExcluir
  99. SARED,

    DESCULPA-ME , MAS SEI QUE O PESSOAL DA ATUAL ADMINISTRAÇÃO MUNICIPAL ESTÁ ACOMPANHANDO SEU BLOG,E MAIS, O MAIS ACESSADO.

    O QUE, ELES TEM DE PROJETO PARA A BAIXA TEMPORADA PARA O TURISMO?

    SABENDO QUE NÓS COMERCIANTES DOS BALNEÁRIOS E DO CENTRO HISTÓRICO,DEPENDEMOS É DE TURISTAS.

    O QUE VAMOS FAZER APARTIR DE: MAIO,JUNHO,JULHO,AGOSTO,SETEMBRO DE 2010,(QUAL É A PROGRAMAÇÃO DA SECRETARIA DE TURISMO E DO EXECUTIVO? )

    ResponderExcluir
  100. ei, alguém pode explicar q placa é essa?????????

    ResponderExcluir
  101. Olha, comerciante das praia, realmente tem que haver criatividade para enfrentar os prejuízos da sazonalidade do turismo. Realmente não tenho conhecimento de ações para dar um "up" nos balneáios na baixa temporada. Parece-me uma tarefa, no setro público, para as secretarias de Turismo e Indústria, Comércio e Porto (esta ainda existe?). Por parte da iniciativa privada, não vejo outro caminho a não ser organizar a classe e, além de cobrar dos órgãos competentes, planejar, propor, usar a criatividade...

    ResponderExcluir
  102. Acho que tem gente que está com dor de cotovelos, pelo blog ser tão lido e acessado...

    ResponderExcluir
  103. Ao anônimo das 00:55 , caro colega é uma placa mostrando a revolta dos moradores, turistas , e principalmente os comerciantes que estão até agora esperando a temporada de verão e o carnaval prometido pelo executivo e seus gestores..

    ResponderExcluir
  104. Bom dia Sared e leitores do blog!

    Gostaria de saber se aqui em São Francisco do Sul, há algum plano de zoneamento territorial a qual tenha sido elaborada com estudos do meio ambiente, verificando o limite de construção de casas por perto dos Rios.

    Abraço,

    Mateus M.O

    ResponderExcluir
  105. "Alisson, pelos seus comentário do dia 22/09-19:09,já dá para sentir a FORÇA que tem esta tal de AMECA.

    ResponderExcluir
  106. Somos os típicos heróis sem patrocinio, recebemos uma base salarial de 510 reais,funcionarios do oitavo pib de sc, com um orçamento de 2010 de 140 milhões de reais,volto a falar alguém vá ate a secretaria de saude constate quantos comissionados vem de jlle receber o seu, e querem como ouvimos os 150 reais, claro muitos neste blog dizem porque não falaram dos oito anos atras, pois bem seu Luiz Zera subiu em palanque e disse é um absurdo tantos cargos pois continua, disse o salario do servidor efetivo é uma vergonha continua,veiculos alugados e comprados apodrecendo no sol e chuva, e os poderosos cargos de pranchetinhas para cima e para baixo, pensei ser somente nos livros de história que eu lia no ginásio aqui impera o coronelismo. Até

    ResponderExcluir
  107. Getúlio Aprigio da Silva22 de fevereiro de 2010 às 11:05

    Quero parabenizar o blog do Saredi e todos participantes. É democrático, mas há necessidade do respeito mútuo. Sugiro que todos os assuntos referente a área portuária, sejam encaminhadas para o Conselho de Autoridade Portuária-CAP, conforme lei 8630/93, artigo 30.Com certeza os Conselheiros irão se unir na busca de solucioná-los.

    abraços

    ResponderExcluir
  108. "Sr. GETÚLIO, até parece que este CAP, FUNCIONA.
    Não me faça rir, Só funciona quando é do interesse dos TUBARÕES da cidade.

    Você sabe disto.

    ResponderExcluir
  109. "SR GETULIO, comece resolvendo este problema do pó, e do mal cheiro que está ali na frente do TESC.

    Vamos trabalhar. Ou tenho que escrever uma declaração para vocês, para que vocês depois possam bloquear até os meus filhos.

    Porque vingativos voces são. Queremos um porto CONTAINEIRO e não UM GRANELEIRO, comece a agir.

    Bole uma enquete com a população.

    ResponderExcluir
  110. "SR, Getulio, não é necessario encaminharmos nada para o CAP.

    Basta o SR. sair do ar-condicionado e caminhar pelo nosso porto. Garanto que o Sr. não vai suportar o mal cheiro.

    Há, aproveite e convide a Sra ANA PAULA CORTEZ, aquela das criancinhas e da AMECA.

    ResponderExcluir
  111. Caro Matheus

    A primeira lei é a CONSTITUIÇÃO FEDERAL, depois existe o Código Florestal Lei 4771/65, Depois existe o decreto 750/93 Sobre a Mata Atlântica, A lei de parcelamento do solo e a Lei orgânica municipal, além do código de obras e posturas.
    Também existem leis estaduais.
    O que não existe é FISCALIZAÇÃO MUNICIPAL, principalmente da Secretaria de Meio Ambiente.

    ResponderExcluir
  112. Alguém poderia me informar se HÁ alguma secretaria funcionando neste governo?

    ResponderExcluir
  113. Alison

    Tem total razão. Quem não mostra a cara não merece rspeito. Quem não assume não merece respeito. Ou é bandido mesmo.

    ResponderExcluir
  114. Sobre a força da AMECA, senhor anônimo, a força da AMECA é desde 1987 a defesa da qualidade de vida de todos os cidadãos, e a preservação acima de tudo de áreas de uso público, dispostas na Constituição Federal e nas leis federais, estaduais e municipais.
    Nossa Força vem da vitória em inúmeros processos junto a justiça Estadual e Federal, na maioria destes resultando em ações dos Ministérios Públicos , mas a AMECA também tem ações próprias.

    Por exemplo consultem no Fórum de São Francisco do Sul, a ação que é do Ministério Público Estadual da Dra Simone Cristina Schultz, já com decisão favorável em primeira instância e que esta sendo contestada pela Prefeitura, que exige seja feito tratamento de esgotos no município, esta decisão já deve ter uns 4 anos, consultando verificarão que a AMECA questiona casos concretos desde 1987 , todos nossos documentos estão no processo, nr 2003.72.001553-6, peça no balcão do Fórum e se informe.

    Outra ação que devem conhecer para verificar a Força da AMECA ACP 061.08.5167-8 do Ministério Público que exige a distribuição justa de água a população,com todas as provas e anexos encaminhados pela AMECA desde 2001, com decisão em 2009.A AMECA pediu garantias de abastecimento de água a população e contestando a concessão dada a CASAN de forma ilegal, que capta rio sai mirinzinho disposto para atender o município em 2010 doc da SAMAE.

    A AMECA, é membro da Coordenação Estadual da Federação de Entidades Ecológicas de Santa Catarina , e da Coordenação Nacional da Rede de ONGS da Mata Atlântica.

    Reconhecidos nacionalmente por isso convidados a participar desta Rede Nacional, este ano recebemos o Prêmio Fritz Muller, maior premiação do estado de SC, de ações ambientais .

    Marise Gramkow
    Presidente da AMECA

    ResponderExcluir
  115. Para Ameca

    Estou muito feliz em ter a oportunidade de conhecer essa grande AMECA. Tive a curiosidade de fazer uma busca e verificar a autenticidade das informações postadas aqui por essas mulheres de garra. Parabéns Ana Paula. Parabéns Marise.
    PARABÉNS AMECA....

    Ps. Como faço para fazer parte dessa AMECA

    ResponderExcluir
  116. Sared, antes de escrever quaquer comentario se lê que não se aceita, xingamentos, ofensas. E pelo que observo o Sr Alisson Brito adora utilizar termos para humilhar, e destratar quem seja contra suas idéias. Todos sabem que quem tem o poder do convencimento e argumento consegue esclarecer muito mais especialmente pessoas simples que não tiveram a oportunidades de estudar e virar um pseudo intelectual. Que tem o poder das palavras mas não sabe efetivamente construir algo de útil pela humanidade..Quem quer cuidar do VERDE precisa saber também respeitar os seres humanos..

    ResponderExcluir
  117. "Sr. Alisson, se nos foi dada a oportunidade de sermos anonimos,. vamos teclar como tal.

    O Sr se acha tão valente, porque não faz criticas oa governo municipal, citando nomes?
    e assinando embaixo?

    Porque voce se esconde atras des AMECA?

    Porque não faz comentários mais consistentes colocando seu nome?

    Porque não critica esta esta cambada de "TUBARÕES" de nossa cidade, que querem acabar com nosso porto, transformando-o em graneleiro.?
    deixando um rastro de pó e de mal cheiro.

    Sem falar na av. engenheiro leite ribeiro onde tem resto de soja. ali do portão do TESC, até o portão principal do porto, ainda bem que não chove. senão já era.

    Será que tem medo do SR FERNADO DA ROCHA CORTEZ, esposo de sua amiga da AMECA.?

    Criticar é fácil, dê sua cara a tapa, ai sim tiro o chapéu para você.

    Ha, vou assinar como anonimo, pois você pode querer me processar.

    TCHAU

    ResponderExcluir
  118. Anonimo do dia 22/02-16:01.

    Para enrar na AMECA é facil, basta você compactuar com as idéias de atasar nossa cidade, e ser uma pessoa chata.
    Se você se enquadra em uma delas é só procurar a
    Sra. ANA PAULA CORTEZ ou o SR ALISSON BRITO.

    ResponderExcluir
  119. "AMECA."

    Se voces se acham tão competentes, acabem com este mau cheiro que está no portão do TESC.

    Mal cheiro este deixados por rastros de FARELO DE SOJA, ai sim, venho aqui e digo esta AMECA é mesmo a ONG hem.?

    ResponderExcluir
  120. GETÚLIO, O CAP não serve para nada em SFUL, tanto que as reuniões são em JOINVILLE e faz temp que não há. O CAP é algo que não funciona , visto que os interesses são diferenciados e os que querem mudar o porto não tem voto ou voz.Criamos um CONSELHO PORTUÁRIO (sindicatos, despachantes aduaneiros) e vamos levar nossas ideias adiante para o próximo governador , não vamos mais ficar atrelados a CAP OU INCAPE.

    ResponderExcluir
  121. Ouvi a a entrevista do secretário do meio ambiente concedida ao Sared.
    Acho que realmente o rapaz é do ramo.
    Só não engoli algumas afirmações dele:
    Segundo o secretário, a tempo se vem recebendo reclamaçãoes de "moradores" da região em relação ao açoriamento da margem... Pois bem, se a tempo se estava rebendo essas reclamações. Porque então não houve tempo de comunicar o conselho municipal do meio ambiente para juntos tentarem uma solução? Pois segundo ele não houve tempo de fazer a comunicação porque oi tudo em cima da hora e emergencial. .
    Porque feita a solicitação para o FATMA, e recebida o OK (provisório)na sexta a tarde, não se esperou até segunda feira, e foi feito o trabalho nas escuras a outros orgãos no fim de semana?
    SE ralmente vão ser removidas as contruções irregulares nas margems dos rios?
    Se realmente houver essa possibilidade que se comece por aqueles DEKs,trapiches e marinas particulares construidos junto ao canal que acessa o mangue do capri.
    Mas eu gostei do cara.

    ResponderExcluir
  122. Concordo com o Marcelo, as pessoas tem que ter respeito por que já fez tanto por elas.
    Marise e Ana Paula não se deixem abalar.

    Uma sugestão: vocês poderiam fazer um blog, aí as pessoas passariam a conhecer e reconhecer melhor esse árduo trabalho.
    Quem reclama e critica são os ANALFABETOS AMBIENTAIS.
    Força AMECA.

    ResponderExcluir
  123. Você ta certo sobre o cheiro no TESCé ruim mesmo uma sujeira so mas quem paga imposto a prefeitura ? sera que carga não paga caminhao paga containe paga qeum é que deve limpar a rua deve ser a Prefeitura né, vamso limpar Prefeitura

    ResponderExcluir
  124. AMECA - FAZ MELHOR, PROIBE A DESCARGA DE FERTILIZANTE AQUI NO PORTO. É ISTO CAI NA AGUA E CONTAMINA OS PEIXES DA BAIA DA BABITONGA. SÓ TEM UM PROBLEMINHA. OS NAVIOS DE FERTILIZANTES SÃO AGENCIADOS PELA CARGONAVE, EMPRESA DO ESPOSA DA ANA PAULA. "CHUPA ESTA MANGA".

    ResponderExcluir
  125. depois leio reclamaçoes deste povo.
    AI AMECA TA AI UMA GRANDE OPORTUNIDADE DE COMECAREM A TRABALHAR EM 2010, JUNTAMENTE COM A SECRETARIA DE OBRAS DOS BALNEÁRIOS.NÃO DEVE SER MUITO DIF´CIL DE ENCONTRAR O RESPONSÁVEL E FAZE-LO TIRAR TUDO, BASTA QUERER.

    fonte jornal a noticia de 23/02/2010

    ATIRADO ÀS DUNAS
    Na Praia Grande, em São Francisco do Sul, alguém se deu ao trabalho de jogar tábuas usadas na construção nas dunas.

    ResponderExcluir
  126. Tenha coragem você das 8,26 anônimo, constate e denuncie é uma obrigação de cidadão, ligue para a FATMA 34315200 e IBAMA que esta aí dentro do porto 34331725, o Porto tem Programa de Monitoramento que faz exames de água do mar e do rio Pedreira,informe-se junto ao Porto, essas informações são públicas.
    Você tem alguma prova de contaminação nos peixes? Sabia que é crime acusar sem provas?

    Sared , sugiro que quem faz acusações anônimas sem provas seja cortado.

    ResponderExcluir
  127. Na tentativa de ser imparcial, jornalistas, radialistas, blogueiros, quiçá juízes acabam sendo injustos com pessoas ou coisas com as quais simpatiza. Assim tenho feito com o PT, com amigos etc. Simpatizo com o partido, embora não seja mais filiado; sou amigo de Ana Paula Cortez, da Ameca, do Caio (PT), Alisson Brito (PV) e tantos outros que escrevem aqui. Embora não acredite em imparcialidade, é o que tento buscar diariamente. É um exercício. No máxiomo, alcança-se o equilíbrio, a pluralidade. Algo que o Blog não permitirá mais é deslocar, estender discussões a terceiros. E isso ocorreu com Ana Paula e a empresa de seu marido, a Cargonave. O assunto até poderia ter sido alvo de comentário, mas genericamente. Sei que o nome da empresa foi colocado de forma errada neste espaço. E, pior. Com a minha permissão. E tudo isso porque estava preocupado com possíveis acusações de "parcialidade" pelo fato de ter amizade com Ana Paula, defender a Ameca - minha esposa inclusive é membro. Na tentativa de ser correto, acaba-se sendo injusto com determinadas pessoas. Lamento.

    ResponderExcluir
  128. Sabemos Sared que você é uma boa pessoa, e que a cada dia que passa aprende coisas novas.
    Reconhecer deficiências e tentar corrigi-las é fantastico.
    Só grandes homens tem a capacidade de dar a cara a tapa e contornar som sabedoria as advesridades.
    Que isso sirva para seu crescimento e do blog, pois até hoje, São Francisco NUNCA teve um canal democrático como esse.
    Como jornalista, sabemos que sua carreira está apenas no início e que com esses gestos de tentar apresentar o melhor e corrigir as deficiências logo você estará entre os grandes.
    Parabéns. Sucesso na vida pessoal e profissional.

    ResponderExcluir
  129. Santos, obrigado pelas palavras. Tô me sentindo meio mal, mesmo, pelo que ocorreu. Mas vamos em frente.

    ResponderExcluir
  130. Quem tem telhado de vidro, não joga pedra nos dos outros. Ameca vai se preocupar com Linguado.

    ResponderExcluir
  131. Sou fã das pessoas que defendem as boas causas ambientais.Mas o Alisson ja está chato querendo retirar os anonimos do dialogo.Eu sou servidor publico, vc acha que vou me expor neste canal para ser alvo de preseguições.Sua opinião Alisson é bem de quem não tem um pinto pra dar de comer, e pode ficar o dia inteiro passeando no centro.Valeu...Sandro

    ResponderExcluir
  132. Agora entendi. Porto enfraquecido de movimentação de Containers, futuro corredor de entrada e Saida soh de Graneis. De quem será o interesse? Dos trabalhadores que não. Granel não da serviço pra ninguem de Sindicatos, Caminhões ou qualquer outro seguimento portuario. Soh quem leva é a meia duzia de sempre. A verdade esta aparecendo. Lobo desfarçado de ovelhinha boazinha, Infelizmente.

    ResponderExcluir
  133. Alisson parece voce não conhecer o poderio da perseguição que existe no municipio.
    Aqueles que postam anonimos realmente tem oque perder.

    ResponderExcluir
  134. Ô Sared, não se amofine, grandes homens reconhecem seus erros e procuram corrigí-los. Devemos sim desculpas por termos agredido ou permitido agressões à pessoas e você já se penitenciou. Bola para a frente e vamos tomar mais cuidado com nossas atitudes para que este tipo de fato não volte a ocorrer.

    ResponderExcluir
  135. () ligue para a FATMA 34315200 e IBAMA que esta aí dentro do porto 34331725, o Porto tem Programa de Monitoramento que faz exames de água do mar e do rio Pedreira()

    Dona Ana Paula, a Sra melhor do que ninguem sabe que isto não funciona.

    Além do mais porque temos que ligar?

    Porque os orgãos não fazem a sua parte e fiscalizem.?

    Tudo nesta cidade tem que ligar, os orgãos "competentes", que criem um pouco de capacidade e vejam os problemas que estão acontecendo ao redor. ANTECIPEM-SE.

    SOCORRO NÉ.

    ResponderExcluir
  136. Aí vai uma dica para os ANALFABETOS AMBIENTAIS ... VÃO ESTUDAR ...

    ACABEM COM SUA IGNORÂNCIA COM RELAÇÃO AO MEIO AMBIENTE.

    Quem não estuda (ou se atualiza) fica para trás.

    ANALFABETOS AMBIENTAIS VOLTEM PARA TERRA.

    ResponderExcluir
  137. Realmente a falta de informação ou a informação deturpada acaba com o trabalho das pessoas neste município. Algumas ações que nós cidadãos fazemos são incompreendidas e que mais tarde às vezes são reconhecidas. No passado existia o Instituto de Defesa da Cidadania e Direitos Humanos e quem for na internet verá que existe uma Lei Federal que autoriza a venda dos imóveis pertencentes a União, ou seja, as famosas terras de marinha. São Francisco do Sul, com seus rios que sofrem influência das marés seria um dos mais atingidos. Em 1998 coletamos mais de 40 mil assinaturas de todo o Brasil enviamos ao Deputado Federal Edison Andrino que depois de muita luta no Congresso Nacional conseguiu que o interior das ilhas sedes de município (São Chico, Floripa, São Luís e Vitória) não fossem atingidas pela Lei que ainda está em vigor. Na época nos chamaram de loucos mas ganhamos reconhecimento Estadual e fora dele. Recebemos ofícios do Conselho Nacional de Justiça e da OAB Fedeal pela inciaitiva. Falei sobre o assunto no Plenarinho da Assembléia Legislativa em meio a vários Deputados e também no Plenário. Quanto a AMECA não sou membro e sim um cidadão preocupado com o meio ambiente que deixaremos no futuro. Poucos sabem que há alguns anos atrás, juntamente com membros da AMECA, nos revezamos, passando noites inteiras na boca de um braço do rio Acaraí, chegando a cair dentro dele, para coletar amostras de água no momento em que a Petrobrás fazia a descarga dos efluentes. As amostras foram levadas ao amanhecer a Curitiba e com o laudo a AMECA entrou na justiça federal em Porto Alegre, não o fazendo em SC por motivos que não posso citar neste espaço. Tudo, tudo mesmo, passagem de avião, alimentação, laboratório, pago com vaquinha feita entre as pessoas abnegadas. Resultado disso a Ana Paula já escreveu neste espaço, mas esqueceu de citar as crianças e adultos que tinham fistulas na pele porque usavam água de poço artesiano (na rua asfaltada do Majorca - Bar do Alemão)contaminada com materiais químicos saídos dos efluentes da Petrobrás. A Prefeitura foi obrigada a colocar com urgência água tratada naquela região, solucionando o problema e ampliando a rede as demais casas do loteamento e a Petrobrás a modificar e adequar a estação de tratamento de acordo com a Lei, chegando por ordem judicial a paralisar suas atividades. Vocês não tem noção da pressão sofrida pelos participantes desta ação para defender a saúde de pessoas que não temos parentesco algum. Por isso, peço calma no julgamento das pessoas que têm coragem para colocar a cara para bater. Se estão certos ou errados a justiça e o tempo dirá, pior é ficar criticando e de braços cruzados vendo a destruição da natureza, como no passado, onde foi permitido o fechamento do Canal do Linguado ou a construção do Molhe da Petrobrás na ponta da Enseada. A Praia da Enseada está sumindo. Para lembrar, em 1997 jogávamos futebol de areia em frente ao Ribadejo e tinha um faixa de areia após o campo de aproximadamente 30 metros. Comparem com o que existe hoje em dia. Maré cheia não há praia. Por isso, devemos questionar, realizar reuniões, para termos a certeza que não haverá mais desastres ambientais como o do linguado.

    ResponderExcluir
  138. Freira missionária defensora dos povos da floresta e da
    Amazônia é assassinada por pistoleiros:

    A missionária Doroty Stang foi morta a sangue frio, na presença de testemunhas, crime anunciado que vinha sendo denunciado. A missionária Doroty Stang foi morta a sangue frio, na presença de testemunhas, crime anunciado que vinha sendo denunciado, mas as autoridades permaneceram omissas.Segundo aqueles que conheciam Dorothy Stang, seu maior sonho – que em parte estava materializado na luta pelos projetos de desenvolvimento sustentável.
    Amigos definem Dorothy como "uma força de mulher comprometida com a justiça, com as causas sociais, com o meio ambiente e com um desenvolvimento responsável. E mais, “é o símbolo de luta defensora das reservas e das unidades de conservação.”
    TODOS CONHECEM OS FATOS ACIMA ATÉ OS PROGRESSISTAS DESINFORMADOS.
    POSSO DIZER SEM MEDO DE ERRAR OU DE SER EXAGERADO QUE OS COMBATENTES DOS ECOLOGISTAS, AJUDARAM A PUXAR OS GATILHOS DAS ARMAS QUE MATARAM DOROTY STANG!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  139. Às 10h20 desta quinta (25) já tive informação, de morador da Enseada, que o canal aberto no fiinal de semana já fechou. "Já dá pra estender a toalhinha [na areia] novamente", ele disse.

    ResponderExcluir
  140. Não concordo muito com a obra mas até onde sei só estão querendo devolver o curso original do rio e evitar o dano a moradias do Ubatuba. A solução correta e definitiva(desocupação da foz rio, recuperação da mata...)poderia ser iniciada em seguida.

    ResponderExcluir
  141. OI SARED JA FIZ VARIOS COMENTARIOS NAO FOI DECHADO PASSAR SERA POR NAO CRITICAR O SR PREFEITO E SECRETARIS OU SO OS VIDES SEM AUTORIZAÇAO E EDUCAÇAO AS PESSOS QUE QUEREM TRABALHAR NAO TEM SUCEGO PENSE SE SO CRITICA VALE A PENA NOS 8 ANOS PASSADO SOA CHICO ERA UMA MARAVILHA TUDO QUE FAZEM E DIZER COISAS QUE O PREFEITO E SECRETATARIO NAO FIZERAO MAIS JA SE COLOCARAO NO LUGAR DELES SEM APOIO DE VEREADORES E DE TODOS NADA PODEM FAZER FICARIA GRATA SE VC PUBLICAR OBRIGADO

    ResponderExcluir
  142. REVOLTADO COM QUEM CONSTROI A ONDE NÃO SE DEVE.28 de fevereiro de 2010 às 09:15

    ESSE POVO TEM QUE SE FERRAR POIS QUANDO ELES FORAM CONSTRUIR NA ORLA DO RIO ELES PERGUNTARAM PARA ALGUN ESPECIALISTA CLARO QUE NÃO. POIS FORAM IMPLACAVEIS COM A NATUREZA. AGORA EU QUERO QUE A NATURAZA SEJAM IMPLACAVEIS COM ELES .

    ResponderExcluir
  143. Colega, não querendo me gabar, cada vez que abro o Blog tem uns vinte comentários para moderar. E não consigo fazer isso a toda hora. Por isso é que às vezes demora para ser publicado. Só não publico aqueles que, como diz acima, dêem muita margem para que os descontentes com este espaço o aniquilem judicialmente.

    ResponderExcluir
  144. Aonde nos vamos parar com toda essa bagunça que acontece em nossa cidade? Em toda minha vida nunca vi coisa assim, é banda de musica se acabando, é corpo de bombeiro fazendo pedagio para doder trabalhar salvando vidas, é *** [Colega, cuidado com a associação dos episódios... Sared] e prefeito brigando com presidente da camara de vereadores por ir em festa de aniversario de governador. Esta é a são chico do futuro? Aonde nos vamos parar com essa pouca vergonha que toda pessoa que entra nesse site lé. Este foi o prefeito escolhido pelos francisquenses? Vamos dar um basta nesta pouca vergonha prefeito, ta na hora parar e trabalhar por nos, fazer o que estava escrito na proposta de trbalho que entregaram nas portas antes de se eleger. A respeito da banda guarani quem vai salvar ela, uma reliquia de anos de tralalho que muitos musicos fizeram, para acabar de uma hora para outra. Da tempo ainda de salvar a nossa BANDA GUARANI, por favor ajudem a salvar ela.

    ResponderExcluir
  145. estive dias desse na camara municipal é impressionante, a bobagens que a maioria dos vereadores falam na quele recinto falam tanta besteira que chega a ser cómico.tirando,dr;paulo,vilson,joão miranda,clovis.

    ResponderExcluir