quarta-feira, 10 de fevereiro de 2010

Vazamento de gás causa susto no Rocio Grande

Problemas em uma válvula de retorno de uma bomba de abastecimento foi a causa de um grande vazamento de GNV (Gás Natural Veicular), registrado nessa tarde no Rocio Grande. A quantidade do produto vazado ainda não foi mensurado, mas foi o suficiente para mobilizar equipes dos Bombeiros Voluntários e da Polícia Militar, que tiveram que isolar quase um quarteirão por conta do risco de explosão. Por final, técnicos do Posto Mime - rede Petrobras - e bombeiros resolveram o problema e conseguiram fechar o sistema. Ninguém ficou ferido.

Susto com Bombeiros

Em outro caso, bombeiros voluntários que realizavam a limpeza de uma ambulância levaram um grande susto após o veículo dar a partida e andar de marcha ré sozinha. O fato aconteceu no final da tarde na Unidade Central da corporação, na rua Coronel Oliveira, no Centro.

Por sorte, nada aconteceu com os dois bombeiros que estavam no interior do veículo, mas o carro e os armários,  que ficam na garagem, tiveram grande danos. A ambulância foi desativado e terá que passar por reformas, e os armários terão que passar por reparos.

Para ajudar na situação, apenas duas das três ambulâncias dos bombeiros estão rodando na cidade, agora apenas uma está na ativa, que está na unidade do Ubatuba. Com essa, é a segunda baixa grave da corporação. A primeira aconteceu quando a viatura estava indo prestar socorro a população, devido as chuvas, e passou por uma área alagada, onde acabou causando avarias graves no motor. O veículo está sendo consertado na oficina de uma empresa de agênciamento marítimo (WRC).

Para resolver a situação, a Secretaria Municipal de Saúde junto com a Coordenadoria Regional do Sistema de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) disponibilizaram temporariamente para os bombeiros uma ambulância que estava parada, após ser substituida por uma nova.

Por enquanto, os atendimentos da área do Centro estão sendo repassos à Central de Emergência de Joinville, responsavel por fazer a regulação do SAMU pelo telefone 192. As ocorrências nos balneários continuam sendo atendidas pelos socorristas dos bombeiros, e caso precise, uma ambulância do Pronto Atendimento de Enseada prestará o auxilio.

Esse problema deve se estender até o final de semana, quando é esperado uma nova ambulância para os bombeiros. Trata-se de um veículo furgão, que a corporação já usava para resgates veiculares, e agora está sendo adaptada para o socorro a população.

Após investigação, eletrecistas apontaram problemas elétricos como a causa do acidente.

Por Cesar Blanski

30 comentários:

  1. nao foi a ambulancia de ultima geraçao que teve esta pane , foi ??
    Seria o SABATAODOR agindo agora nos BOMBEIROS ??
    Se for esse SABOTADOR é mesmo BOMBRIO, mil e uma utilidades ....

    ResponderExcluir
  2. Parabéns Cesar!

    Texto sempre bem elaborado e com boa compreensão.
    Espero que volte e termine seu curso de jornalismo, mesmo não precisando no momento de tal do canudo.

    Ângelo Cordeiro

    ResponderExcluir
  3. Só aproveitando o espaço.

    A moderação está começando a melhorar Sared.O nivel de criticas está ficando suportavel(de ambos os lados).

    Continue assim.

    ResponderExcluir
  4. Concordo com o Ângelo Cordeiro.

    Parabéns Cesar.
    As pessoas se esquecem que aqui tem postagens de dois blogueiros.


    Ana Clara

    ResponderExcluir
  5. Cezar parabéns pelo seu relato a repeito do incidente com a 24 (ambulância) de resgate
    não é hora de culpa ou achar culpado, mais
    sempre antes de fazer qualquer serviço é bom
    sempre verificar a segurança do local é pra
    isso que somos bombeiros á segurança acima de
    tudo, mais o que eu quero falar é um problema
    sério é com as viaturas (Ambulância) que hoje
    prestam auxilio a comunidade Francisquense,estão
    todas sucateada, isso não é um problema só do
    Bombeiro e sim da sociedade e do Município e das
    Empresas aqui Instalada, vamos dar as maõs e
    junto vamos ajudar os Bombeiros Francisquense
    para juntos consertar as Viaturas (ambulância)
    para servir a comunidade com um serviço tecnico
    e seguro,peço ao Sared que faça um apelo a comunidade e as empresas locais que ajudem a
    associação de Bombeiros Voluntarios para consertar as viaturas quebradas.

    ResponderExcluir
  6. CADE A VERBA DA PREFEITURA PRA ARRUMAR ESSAS AMBULANCIAS .NAO PODEMOS FICAR SEM ESSE SERVIÇO .

    ResponderExcluir
  7. Por anda o dinheiro da feira da partilha .que e pra comprar ambulancia pro bombeiro.

    ResponderExcluir
  8. Olá Amigos!

    Já que o assunto do momento é o nosso Corpo de Bombeiros "Voluntários", gostaria de saber se alguém pode me esclarecer algumas dúvidas.
    Fiquei sabendo que temos muitos bombeiros remunerados dentro da nossa corporação, alguem poderia me responder se é verdade e quantos são? Onde termina o trabalho do bombeiro voluntário e onde começa o trabalho do bombeiro remunerado dentro da nossa corporação?
    se temos um grande contingente de bombeiros remunerados podemos denomina-los de voluntários? quem é que paga o salário desses profissionais?
    Faço as perguntas, porque tenho grande respeito e admiração por esse trabalho de relevante utilidade para a nossa sociedade, mas são questões que gostaria de entender, até para que futuramente possa a vir colaborar mais efetivamente com essa corporação.
    Agradeço se alguém puder esclarecer essas dúvidas.
    Grato.
    Adilson Santos

    ResponderExcluir
  9. desculpe a brincadeirinha pessoal!
    MAS,... A MAIORIA AQUI ESTUDOU NA ESCOLA PÚBLICA?

    ResponderExcluir
  10. César, apenas uma pequena contribuição.

    O texto está excelente, porém acredito que há um pequeno equívoco na frase do quinto parágrafo:

    "[...] onde acabou causando avarias graves no morto."

    Não seria no MOTOR ?

    ResponderExcluir
  11. ISSO É COISA DE FRANCISQUENSE!

    Globocop abate helicóptero da TV Record (Humor Negro)

    http://www.youtube.com/watch?v=e1vTj6hf6d0

    ResponderExcluir
  12. anonimo das 20:14 se vc tiver vontade entre no blog para fazer outro tipo de protesto poi esse blog e interessante para a comunicacao e curiosidade de quem nao tem tempo de se atualizar com os problemas da cidade.mas ja ta ficando chato essa historinha de sabotador .valeu!tira esse cd que ja estamos e outra era ok!!!!!!

    ResponderExcluir
  13. PESSOAL,ANTES DE JULGARMOS QUALQUER ATO FALHO NO REPASSE DAS VERBAS AO BOMBEIRO,PRECISAMOS SABER O PORQUE DO NÃO REPASSE DESSAS VERBAS CERTO. POIS DO QUE ME LEMBRO, SEMPRE FORAM REPASSADAS ESSAS VERBAS. AI TEM ALGUMA COISA QUE NÃO ESTA BEM EXPLICADA A POPULAÇÃO. VAMOS ACOMPANHAR E ESPERAR SOLUÇÕES RAPIDAS.

    ResponderExcluir
  14. POVO FRANCISQUENSE EM RELAÇÃO A REPASSE DE VERBAS AOS BOMBEIROS, A QUEM DIGA QUE A PREFEITURA CORTOU UMA PARTE DESSAS VERBAS. GOSTARIAMOS DE SABER QUAL SERIA ESSE MOTIVO. POIS SABEMOS QUE ESSA VERBA É MUIO IMPORTANTE AOS BOMBEIROS. AONDE ESTA A FALHA NA PREFEITURA OU NA ADMINISTRAÇÃO DO BOMBEIRO. POR FAVOR ALGUEM NOS DIGA ALGO A ESSE RESPEITO

    ResponderExcluir
  15. Chico muito boa sua ajuda .mas a prefeituira tem verba pra isso .nao podemos dar espaço pro prefeito.cobrem esse verba dele .cade a dinheiro da feira da partilha .pra compra de ambulancia .povo abra o olho.

    ResponderExcluir
  16. O governo do estado precisa parar de manter tanta gente que estão nas SDRs e criar brigadas de bombeiros Militares. Voluntários são para cidades com menos de cinco mil habitantes onde nada acontece, e olhe lá.

    ResponderExcluir
  17. Reposta ao senhor Adilson Santos:

    O Bombeiro Voluntário de São Francisco do Sul foi fundado em 1977, através de parceria entre o Rotary Club, Prefeitura Municipal, Bombeiros Voluntários de Joinville e de nobres homens da sociedade francisquense, dentre eles os ex comandantes João Pedro Batista e Klaus Foerster (esses são dois dos demais).
    Desde então, voluntários se escreveram para dar continuidade ao trabalhos. Na época, os bombeiros era liberados para sairem de seus trabalhos para atender a ocorrências de incêndio - único sinistro que os bombeiros atendiam. Com o aumento da demanda de ocorrência, como passou-se a utilizar o atendimento com ambulância, no começo dos anos 1990, foi implantado sistema de escala de serviço, que na época era um bombeiro por dia. Esse era reponsável por atender os chamados e acionar os voluntários em casa.
    Com o passar do tempo, em meados dos anos 1990, as empresas já não liberavam mais os bombeiros para sairem de seus serviços, então, com o apoio do prefeito da época, Rogerinho, bombeiros participaram junto com outros candidatos ao concurso publico municipal, e os classificados foram "emprestados" ao bombeiro. Com isso, eles eram remunerados e serviam como voluntários (vale lembrar que a LEI Nº 9.608, DE 18 DE FEVEREIRO DE 1998, reconhece como voluntário a pessoa que trabalha sem remuneração). Porém, como os bombeiros voluntários pertecem a associação de serviços sociais voluntários de são francisco do sul, uma diretoria, no ano de 2002, junto com o prefeito da época, Odilon, entraram em um concesso que os funcionários publicos não poderiam mais prestar serviços a associação, devido uma lei, que até hoje não encontrei.
    Então, a partir desse ano, para que não houvessem 28 desempregados, o bombeiro fechou acordo - parece ter um termo assinado por ambas as partes - que o bombeiro contrataria os funcionários publicos exonerados, que eram bombeiros, e a prefeitura manteria - por meio de convênio - uma verba mensal para manter o serviço e os funcionários.

    ResponderExcluir
  18. ... ... Devido esses fatores, e a necessidade de se ter um efetivo fixo por dia, foi remunerdo 28 bombeiros para a garantia do serviço e sempre foi mantido por meio de convênio, devido esse acordo. Porém, com o passar dos anos e a troca de gestão, esse acordo todo foi por água abaixo. Porém, outros 80 bomberos reforçam o efetivos, mas apenas 20 bombeiros, aproximadamente, podem contribuir diariamente.
    Vale lembrar, que durante a candidatura e após eleito, o prefeito Luiz Zera se comprometeu na frente dos bombeiros reunidos, que não deixaria de manter o serviço e que repassaria um convênio justo, para que os bombeiros voluntários não precisassem mendigar na porta de ninguém. Mas a realidade não condiz com o prometido.
    Ano passado, foi aprovado junto a cãmara de vereadores, o convênio de 80 mil reais aos bombeiros, pago somente esse valor no mês de janeiro de 2009. De fevereiro a agosto, esse valor baixou para 70. Setembro não houve repasse da convênio, sendo compessado por 70 mil no mês de outubro. No mês seguinte os bombeiros receberam apenas 50 mil.
    A secretaria de finanças diz que o motivo da falta de repasse no final de dezembro e começo desse ano era por motivo de erros na prestação de contas, mas nem comunicou a administração da corporação, aliás, até fez, quando tudo já tava divulgado.
    Com esse rolo todo, o convênio foi renovado. Desta vez, 11 parcelas de 50 mil reais.
    Bom, acredito que me estendi demais, mas devo ter esclarecido algumas dúvidas, espero.
    Enquanto ao Bombeiro Militar, concordo, mas leiam o livro de um coronel do bombeiro militar de São Paulo, "Bombeiro Voluntário: A solução para um Brasil continental (acredito que seja esse o título), para vocês terem uma idéia de quanto o governo iria reduzir gastos. Vejam, um coronel do bombeiros da cidade mais rica do Brasil, escreveu um livro sobre o assunto.
    Não quero criar conflito entre voluntários e militares, porque isso é uma guerra de políticas e de comandantes militares, mas análise, apenas um pouco mais de 5% do país possuí uma guarnição de bombeiros, e dessa porcentagem, mas da metade não tem condições de garantir o serviço.
    Só peço uma coisa, que apoem os bombeiros, indeferente das bandeiras, pois esse serviço é para todos.

    ResponderExcluir
  19. Ah, obrigado Santos.

    Realmente a mudança de uma sílaba pode matar muita gente [rsrs].

    ResponderExcluir
  20. E la Vem a Vagabunda de Novo, ela não é minha é do povo!!!!

    Vagabundesco

    ResponderExcluir
  21. Pessoal
    Tenho orgulho desta corporação,pois para tudo o bombeiro é chamado até para dor de barriga e os caras estão la,porem sei tambem que o repasse é feito,mais os proprios administradores do bombeiro podem ter inchado a folha de pagamento contratando muita gente o que o repasse não estaria conseguindo cobrir.

    ResponderExcluir
  22. ao anonimo das 01:22...
    Nem entrei no MERITO , mas aprendi qdo fiz auto escola, veículo estacionado deve ficar em ponto morto(neutro) e com o freio de mão puxado.
    E mais leu que o prefeito teria prometido R$ e não cumprido... que lindo né, bem tipico do governo...
    E sobre a prestação de contas , primeiro "PAROU" o repasse ai depois passado algum tempo informaram "erros", e mais acordou um valor e foi diminuindo.
    Tu não acha "estranho" isso.
    Pense, reflita e depois ...

    ResponderExcluir
  23. NAO ESPEREM MUITA COISA DO PREFEITO. ELE SE QUER EM 14 MESES NAO FEZ NEM SE QUER UMA OBRA .O QUE VOCES QUEREM MAS DE UM PREFEITO.POVO ABANDONE .NAO PERCAM TEMPO .COM PEDIDOS .

    ResponderExcluir
  24. perguntar não ofende, ok? É verdade q o Prefeito estaria usando o nome do ex-vereador Joel Rosa como desculpa para não repassar o dinheiro (enquanto ele estiver lá ele não repassa direito as verbas)???????????

    ResponderExcluir
  25. ESTA DANDO NOJO SARED OS MESMOS CARAS EM TODAS AS MATERIAS, SÓ QUEREM SABER DE MALHAR O PREFEITO. AS MESMAS PESSOAS POSTAM NO ANONIMATO, COM NOMES FALSOS, PESCADOR, SÉ DA PRAIA, NÃO SEI QUEM DA ROÇA, PARA NÉ, PENSA QUE TEM TROUXA DO OUTRO LADO. TODOS DA OPOSIÇAO, UM ANO SE PASSOU E ELES NÃO ACEITAM A DERROTA. DEIXEM O PREFEITO TRABALHAR GENTE E VOCES VÃO ARRUMAR ALGUMA COISA PRÁ FAZER.

    ResponderExcluir
  26. É muito ex-comissionado sem o que fazer,por isso das tamanhas reclamações.
    Tirando, é claro,raras exceções como blogueiros o resto do anonimato é briga de vereadores anonimos e comissionados anonimos.

    ResponderExcluir
  27. vc nao deve estar enxeragando o outro lado vai defendendo o prefeito , bom pessoal mas é melhor pararmos de criticar e ajudar esta nobre corporação que trabalha pelo proximo afinal nunca sabemos se um podemos precisar o tempo que estao criticando o sared o cesar e o blog pq nao vao dar opiniao pra melhorar e tambem vao um dia na corporação para conhecer melhor o trabalho antes de criticar ok

    ResponderExcluir
  28. Bom pessoal pelo que sei qto ao Joel Rosa nao tem nada haver ele ser um voluntario acho que o prefeito deve estar, se for o caso, confundindo politica com comunidade sera que ele nao enxerga que fazendo isso com os bombeiros estara prejudicando a propria comunidade e nada a mais prefeito vamos pensar em ajudar neh afinal todos precisam do bombeiro ah o pessoal acordem pra vida Sared e cesar estão de parabens pelo blog continuem assim

    ResponderExcluir
  29. Boa noite Sared. Quero parabenizar os bombeiros,sendo que mesmo sem o executivo repassar a verba os bombeiros continuam prestando serviços a comunidade francisquense pricipalmente durante o carnaval.Será que o Sr.Prefeito não vê que este serviço é prioridade? ME ARREPENDO DE TER VOTADO NO SENHOR PREFEITO!!!

    ResponderExcluir