quarta-feira, 17 de março de 2010

Contra o Mar Azul

A Câmara de Vereadores aprovou na noite desta terça-feira (16) moção de repúdio à instalação do Terminal Marítimo Mar Azul no interior da baía Babitonga, no bairro Laranjeiras. Trabalhadores portuários e integrantes de entidades de defesa do meio ambiente, principais grupos contrários ao empreendimento, acompanharam a conturbada sessão. Os votos favoráveis ao documento foram dos vereadores Jackson Portella e Joel Rosa (ambos PMDB), Dr. Paulo (PPS) e Dodô (PSB). Os irmãos Rui Sergio e Ismael dos Santos (ambos PSC) votaram contra o manifesto que será entregue nesta quinta-feira (18) no Ministério do Meio Ambiente, em Brasília. O porto da Norsul, como é popularmente conhecido, está em fase de licenciamento ambiental. A idéia é utilizar o terminal para movimentar as bobinas de aço da ArcelorMittal Vega.    

76 comentários:

  1. Claro que o Ismael ia votar contra, tem uma carta em Brasilia onde ele diz ser favoravel,porque será?

    ResponderExcluir
  2. Considerações de esclarecimento aos leitores do Blog:

    - Atualmente, as boninas de aço são movimentadas através do Porto Público de São Francisco do Sul e, segundo dados dos sindicatos, vem representando 50% da Receita Portuária de São Francisco; com a drástica queda da movimentação conteineres que foram deslocadas para os portos de Itajaí e Navegantes.
    - Com a implantação do porto privado e retirada da movimentação das bobinas do Porto Público, a perda de respectiva receita que hoje mantém a renda dos trabalhores portuários avulsos (estivadores, arrumadores, conferentes, concertadores e transportadores) representará quebra da cadeia produtiva francisquensconse e consequente crise e estagnação econômica no Município, haja vista que o Porto Privado não contratará a mão-de-obra supracitada.
    -A obrigação da Norsul utilizar o Porto Público para a movimentação das Bobinas está legitimada no Protocolo de Intenções, assinado em 2000, entre Governo do Estado, Município e Vega do Sul, quando a Empresa, em contrapartida, recebeu isenção total de impostos até 2018 para instalar-se e operar em São Francisco. (Com a implantação do Porto Privado a empresa deixa de cumprir o Protocolo).
    -O Porto Público de São Francisco do Sul recebeu milhões em verbas do PAC para adaptar o berço de atracação 201, a fim de atender a demanda da Vega/Norsul com eficiência. Investimentos ainda estão sendo feitos e o Porto poderá ser ampliado.
    -Com o empreedimento privado, a pesca na Baía da Babitonga estará seriamente ameaçada pois o Porto pretende se instalar numa área riquíssima em recursos pesqueiros e área de reprodução do camarão branco, afetando diretamente a sobrevivência de mais de duas mil famílias de pescadores que hoje sobrevivem da pesca na região. Além de desmatamento dos manguezais haverá poluição por residuos químicos. Sem contar que no entorno do Porto é proibida a pesca, isto é, o pescador vai estar proibido de pescar na sua principal zona de pesca.
    -A área em questão é definida como APP - Área de Preservação Permanente, considerada de extrema relevância ecológica para o IBAMA e Instituto Chico Mendes, que por lei não pode ser desmatada nem construída, a não ser por um dispositivo legal do CONAMA que concebe a excessão para empreendimentos de utilidade e interesse público. Que não é este o caso, ao passo que o empreendimento gerará o desemprego no Porto Público, bem como a supressão da atividade pesqueira.
    -O Porto Privado poderá causar a morte de espécies raras e que estão na lista de extição: Os Meros, as Tartarugas Marinhas, os Golfinhos, as Aves Migratórias, entre outras. O Estudo de Impacto Ambiental apresentado pela Empresa (Norsul) é incompleto nas metodoligias que tratam da abordagem desses temas, bem como os impactos sócioeconômicos e antropológicos.

    ResponderExcluir
  3. Parabéns vereadores , vcs realmente estão certos .
    Lamentável a posição do Vereador Rui , não entendo como pode um tão limitado , analisar projetos e tirar conclusões que venham de encontro aos anseios da comunidade.
    Será que o voto do Vereador Rui tem alguma relação com o colar cervical que custou aos cofres públicos a quantia de 4.000,00 ???

    ResponderExcluir
  4. Quem conhece a area sabe que ali é um importante estuario,que sera afetado pela movimentação de barcaça e navios, não entendo com dois pescadores que estão la para representar a classe podem ser contra ao manifesto. diversas especies de importancia economica para os pescadores local usam a respectiva area para reproduzire desenvolver, pode não usar para pescar mais ai dizer que não é de interesse da areoa pesqueira é brincadeira.

    ResponderExcluir
  5. COM ESSES VEREADORES DO pmdb, ESTAMOS ANDANDO PARA TRÁS COMO CARANGUEJO. TAMBÉM O POVO NÃO SABE VOTAR, SE TIVESSEMOS UMA CAMÂRA EQUILIBRADA, SÃO FRANCISCO ESTAVA TRANFORMADA NUM CANTEIRO DE OBRAS.

    ResponderExcluir
  6. Anderson Neomar Gomes17 de março de 2010 às 08:35

    Bom Dia

    Um complemento ao bom comentário do Sr. Alison Brito.

    O porto não recebeu nenhuma verba do PAC para aplicação nos berços. Toda verba foi via convênio com a Secretaria de Portos e contrapartida do porto.

    A verba do PAC cogitada atualmente é para dragagem do canal. Esta verba o porto não recebe exatamente, pois ela é administrada pelo Tesouro.

    Anderson
    Porto de São Francisco

    ResponderExcluir
  7. Parabéns Alisson ! Pessoas como você são fundamentais para o Mundo !

    Que Deus os abençoe e continue dando sempre mais força !

    ResponderExcluir
  8. O GOVERNADOR VAI LIBERAR O PORTO,TENHO CERTEZAAAA PODEM CONTAR VAI SER LIBERADO E NOIS VAMOS PAGAR CARO POR ISTO

    ResponderExcluir
  9. Fui a câmara na noite de ontem e como já não me assusto com mais nada em termos de política brasileira ou francisquense, ontem estava movimentada e com bastante público, a monção que trata do porto da NORSUL, foi o último a ser votado e apenas os vereadores ISMAEL E RUI VOTARAM CONTRA.O demais vereadores foram a favor.Minha opinião sobre o projeto é que independente de ir uma comissão para Brasília o porto não irá sair. No debate entre os vereadores Salvador e Ismael, onde vereador Salvador agiu de um forma iracional , para não falar outra palavra, sem contar que eu creio que ele deveria fazer um curso de relações humanas ou mesmo voltar a estudar para não abusar de erros e assassinato da nossa LÍNGUA PORTUGUESA.Antes de iniciar um mandato , eles deveriam ter um curso de oratória básica.
    Em um ponto concordo com os vereadores RUI E ISMAEL, a questão da falência do nosso porto não passa pela VEGA DO SUL, mas sim pelo governo do estado que abandonou o porto e a cidade e investiu em NAVEGANTES e ITAPOÁ, onde até obras asfálticas foram feitas pelo estado.Os dois que votaram contra oram coerentes sobre o governo LULA , um verdadeiro herói para ISMAEL E RUI ,e IDELI SALVATI, mas esqueceram de CARLITO MERSS, CLAUCIO VIGNATI, que muito ajudaram para a reforma e ampliação do porto.

    ResponderExcluir
  10. Ismael e Rui proxima eleição voces so vão ganhar os votos da Vega e Norsul. Mas como eles não votam em são francisco nunca serão vereadores.
    Se bem que veradores desse tipo não precisamos.
    Á o Ismael não é o presidente da pesca, cade o defensor dos pescadores, sera que a Norsul é mais importante que os pescadores que o elegeram.

    ResponderExcluir
  11. AJPP- Associação dos Jogadores de Paciencia do Porto17 de março de 2010 às 10:07

    NÃO SOMOS A FAVOR DA INSTALAÇÃO DO PORTO DA NORSUL, PORÉM TRATANTO-SE DE TRÂNSITO...TALVEZ A COISA MELHORASSE!
    MAS VENHO TAMBÉM LEVANTAR OUTRA QUESTÃO:
    PARA QUEM TRABALHA NO PORTO ESTÁ CADA VEZ MAIS DIFÍCIL CHEGAR NO HORÁRIO. O TRÂNSITO ESTÁ REALMENTE CAÓTICO PARA O LADO DE CÁ!
    É TREM DA ALL FAZENDO MANOBRA,CAMINHÕES ENTRANDO E SAINDO DO PORTO E DA BUNGUE O TEMPO TODO, TRAUSEUNTES, AUTOMÓVEIS E BICICLETAS. REALMENTE UMA INSANIDADE!
    SERÁ QUE A BUNGUE NÃO PODERIA FAZER A ENTRADA DOS CAMINHÕES PELO OUTRO LADO? JÁ AMENIZARIA O NEGÓCIO. ALIÁS, É DIFICIL ENTENDER COMO A BUNGUE CONSEGUIU TODO AQUE ESPAÇO DA FERROVIA!
    ALGUEM SABE ME DIZER COMO?

    ResponderExcluir
  12. QUE VENHA A NORSUL GERANDO EMPREGOS SIM

    CLARO..ESTIVADOR, CONFERENTE E ARRUMADOR, NÃO QUER DEIXAR DE GANHAR NA TETA...SABE QUE VÃO PERDER...
    A NORSUL VAI GERAR 800 EMPREGOS...CLARO QUE NEM TODOS DE SFS, MAS BOA PARTE...MAS VEJA BEM...
    TENTE SER UM SINDICALIZADO DA ESTIVA, CONFERENTE, OUARRUMADOR...CONSEGUE? IMPOSSIVEL, SÓ PASSA DE PAI PARA FILHO.....
    AÍ QUE ESTÁ A QUESTÃO DO NEGÓCIO.....

    OUTRA COISA...TEMPO PERDIDO....COM CERTEZA A NORSUL VAI GANHAR....PODEM TER CERTEZA!!!!

    PORQUE NINGUEM FAZ NADA CONTRA JOINVILLE, QUE É MAIOR POLUIDOR DA BABITONGA? TODOS SABEM QUE ELES POLUEM A BAÍA E NADA SE FAZ!!!!

    AGORA...ENTRE PESCA E INVESTIMENTO ECONOMICO, ME DESCULPEM...MAS OS PESCADORES PODEM SE ESPECIALIZAR E TRABALHAR CORRETAMENTE, COM EMPREGO, SALARIO E APOSENTADORIA...

    OS PEIXES JÁ ESTÃO COM GRANDE QUANTIDADE DE ZINCO E OUTROS FERROS, OU SEJA, JÁ ESTÃO POLUIDOS...PRESERVAR OQUE MAIS ENTÃO???

    ISSO CHAMA-SE - ANTI-FUTURO!!!!!!!

    LEMBREI....SEI QUE TODS APENAS ESCUTAM AS PESSOAS QUE SÃO CONTRA...E NINGUEM ESCUTA A NORSUL...

    SERIA INTERESSANTE QUE TODOS TIVESSE NOÇAO DE ECONOMIA...MAS, TODOS SÃO APENAS EUDITOS...

    ResponderExcluir
  13. Entidades que assinam e apoiam o movimento contrários à implantação do Porto Laranjeiras:

    - Associação Movimento Ecológico Carijós - Ameca

    - Sindicato dos Arrumadores Portuários em Capatazia Avulsos e Mensalistas e na Movimentação de Mercadorias em Geral e nos Conexos, nos Municípios de São Francisco do Sul, Araquari e Itapoá

    - Sindicato dos Estivadores e Trabalhadores em Estiva de Minérios de São Francisco do Sul/SC

    - Sindicato dos Conferentes de Carga e Descarga nos portos de São Francisco do Sul, Araquari, Joinville e Itapoá

    - Instituto Ecoturístico de São Francisco do Sul

    – Instituto Ecociente

    - Associação de Maricultores da Babitonga – Amab

    - Associação de Maricultores do Bairro de Paulas- AMACOP

    - Associação de Moradores do Bairro Rocio Grande

    - Cootracarg - Cooperativa de Transporte de Cargas em Geral

    - Sindicato dos Transportadores Autonomos de Bens, Cargas e Mercadorias do porto e municipio de São Francisco do Sul

    - Partido do Trabalhadores

    - Partido Verde

    - Partido Socialista Brasileiro

    - AMASF - Associação Amigos dos Animais São Francisco.

    - Rede Meros do Brasil de Pesquisa e Conservação

    - Associação de Estudos Costeiros e Marinhos – Ecomar

    - Greenpeace

    - Centro de Pesquisa e Gestão de Recursos Pesqueiros do Litoral Sudeste e Sul - Cepsul

    - Centro de Conservação (Cetacea - Brasil)

    - Instituto Para o Desenvolvimento de Mentalidade Marítima – INMMAR

    - IGNIS Planejamento e In-Formação Ambiental

    - Patrulha Ecológica

    - Movimento Cultural ArteManha

    - Instituto Bioma Brasil

    - Instituto Terra de Preservação Ambiental

    - Federação de Entidades Ecologistas Catarinense – Feec

    - Planejamento e In-Formação Ambiental - Ignis

    Esses realmente lutam por São Francisco, parabéns.

    ResponderExcluir
  14. Caro O NOVO SEMPRE VEM

    Você é um daqueles que não aprendeu a lição.

    Vá la na Arcelor Mittal (ex-Vega do Sul) e veja se você consegue emprego lá.

    É obvio que não, pois a empresa não tem compromisso com o povo francisquense. Voce acha que a Norsul terá?

    Engana-se aquele que acredita que as coisas podem mudar. Antes de criticar ou FALAR BOBAGENS, veja o que diz a história.

    O ISMAEL E O RUI não são dignos de confiança do povo francisquense, porque simplesmente não defendem aqueles que os elegeram, que são os pescadores.

    ResponderExcluir
  15. Devidas Respostas...17 de março de 2010 às 12:36

    Resposta ao anônimo:"COM ESSES VEREADORES DO pmdb, ESTAMOS ANDANDO PARA TRÁS COMO CARANGUEJO. TAMBÉM O POVO NÃO SABE VOTAR, SE TIVESSEMOS UMA CAMÂRA EQUILIBRADA, SÃO FRANCISCO ESTAVA TRANFORMADA NUM CANTEIRO DE OBRAS".

    Com certeza o povo não sabe votar mesmo amigo, mas toda essa situação foi gerada pela falta de habilidade política do SR. PREFEITO, Ou melhor, foi o excesso de habilidade ANTI-POLÍTICA dele que causou isso tudo!!!

    Culpa de quem??? Do povo que se levou por conversa barata nas eleições!!!

    Quanto ao "O NOVO SEMPRE VEM" - Gostaria de lembrar-lhe, que por causa deste sistema ECONOMICO e esta BUSCA DESENFREADA POR LUCROS, estamos nesta situação de "CALAMIDADE GLOBAL" - Nem tudo que vise lucratividade é bom para o meio em que vivemos, ou melhor, via de regra é sempre ruim, muito ruim!!!

    Aos Nobres Edis: Ismael e Rui, não tenho palavras para descrever minha decepção!!!

    PESCADORES DEVERIAM PROTEGER O SEU MEIO DE SUSTENTO, ou os nobres não precisam mais da trabalhar na pesca ou dos votos dos Pescadores???

    ResponderExcluir
  16. Andersonm até que me provem o contrário, o DINHEIRO PARA A RECONSTRUÇÃO DOS PORTOS É FEDERAL!É VERBA DO PAC, pois está inscrito no PROGRAMA DE RECONSTRUÇÃO DOS PORTOS com relação a CONTRAPARTIDA DO PORTO SFSUL, eu não vi estes valores, a não ser que o que se refere como contrapartida seja a quarita dos vigilantes.Resumo da ópera , só teve RECURSO FEDERAL!

    ResponderExcluir
  17. FRANCISQUENSE A ESPERA DE UM EPREGO.....17 de março de 2010 às 12:55

    SINCERAMENTE ESSE PESSOAL DOS SINDICATOS SÓ ESTÃO PENSANDO NELES, VAI UM TRABALHADOR PRIVADO REALIZAR ALGUM TRABALHO NA AREA PORTUARIA QUE O PESSOAL DO SINDICATO CAI DE PAU EM CIMA DESSE PAI DE FAMILIA. SERÁ QUE ESTOU FALANDO BESTEIRA? ELES ACHAM QUE SÃO DONOS DO PORTO. VC FRANCISQUENSE ACHA QUE ESSES SINDICALISTAS ESTÃO REALMENTE PENSANDO NOS PESCADORES ARTESANAIS DE NOSSO MUNICIPIO. NUNCA VI MANIFESTAÇÃO A FAVOR DOS NOSSOS PESCADORES POR PARTE DESSES QUE SE DIZEM ESTAR PREOCUPADOS COM A PESCA ARTESANAL. O PORTO PRIVADO PODE SIM DAR OPORTUNIDADES AOS NOSSOS JOVENS QUE ANDAM PRA LA E PRA CÁ SEM CONSEGUIR UM EMPREGO. MANDE SEU FILHO BATER NA PORTA DO SINDICATO PEDIR UM EMPREGO, QUAL SERÁ A RESPOSTA? QUE VENHA O PORTO DA LARANJEIRA TRAZER EMPREGO E ALTA ESTIMA PRA JUVENTUDE FRANCISQUENSE, ESSE MANIFESTO É UMA VERGONHA,SÓ VEM A NÓS... E O VOSSO REINO NADA, ISOO É UMA VERGONHA.

    ResponderExcluir
  18. ALISSON BRITO

    Então alem de não cumprir o acordo, estarão causando desemprego no PORTO PUBLICO e afetando o SISTEMA ECOLOGICO. PUTZ ...
    Terão que fazer audiencia publica, correto?. AÍ cabe a NÓS observarmos e fazer a DEVIDA PRESSAO.
    Cabe tb uma questionamento aos "secretarios competentes" se tudo isso pode OCORRER ou é só papo furado.
    SARED, sugestão : entrevista um desses caras

    NERO TB AMAVA ROMA

    ResponderExcluir
  19. ao O NOVO SEMPRE VEM 17 de março de 2010 10:22 :
    Amigo se todos fossem analizar como vc estariamos perdidos,se ta poluido vamo acaba de polui?é isso q vc quer dizer?
    Por favor amigo,temos q tentar recuperar as coisas e não acabar com o pouco que temos.
    A norsul vai gerar empregos assim como gerou ...kkkkk,por favor,quantas pessoas "aqui de sfs" trabalham lá? , vc é capacitado para trabalhar nesse porto?vc acha q vão esperar vc estar capacitado para começar a operar?
    Amigo..falar é fácil!
    Pense um pouco mais a respeito,mas pense amplamente,analize o contexto em geral.
    Obrigado

    ResponderExcluir
  20. Presidente da Colônia de Pescadores, que é vereador, votando contra os interesses dos pescadores é lastimável! Que tal o seu sobrinho, secretário da agricultura e pesca, mandar e-mails para a comunidade francisquense e pesqueira, alertando desse caso.Afinal,todos, sobrinho, tios vereadores hoje ocupam um espaço político graças aos pescadores. Só da TRAÍRA, TRAÍRA......O mar não está pra peixe!!!

    ResponderExcluir
  21. Para o puxa saco Anderson Neomar Gomes17 de março de 2010 às 14:11

    Não complemente com mentiras ou fatos distorcidos. Ta querendo enganar a quem? Qual foi a verba orçada ou aplicada pela administração do porto nesse empreendimento? A Admimistraão do Porto de SFS é uma autarquia estadual. Cite a verba que estado (SC) investiu em qualquer fase dessa obra. Me responda em que mãos foi parar o Estudo de Levantamento Locacional para Expansão do nosso porto? Foram gasto milhões dos cofres do estado (SC) para esse levantamento. Quem está utilizando as informações desse estudo? Por favor se informe meu caro Anderson.

    ResponderExcluir
  22. é brincadeira os dois que são eleitos por pescadores para defender a classe,votaram contra kkkk só em SFS mesmo, existe sim um documento la em Brasilia assinado pelo Edil Ismael onde ali neste documento o então na época secretario de pesca Ismael declarou que o Porto da Laranjeiras não prejudicaria o meio ambiente nem o habitat marinho da da região,é brincadeira mesmo qual estudo deste cidadão,qual é o estudo de impacto ambiental que existia para que o mesmo fizesse um atentado destes a comunidade pesqueira de SFS ,um cara que faz campanha com slogam ISMAEL DA PÉSCA kkkkkk e outro que se elege as custas dos pescadores o sr Rui tbm tem a cara de pau de fazer isso ,logo eles que era para estar la com placas junto da população impedindo tal catastrofe,ora ora será que o sexretario de pesca atual,parente dos dois vereadores tbm é a favor,pode ser até que seja contra mais na atual conjuntura com certeza será obrigado a se manifestar a favor,pois existe forças obscuras ai por traz destas liberações,um passarinho esta cantando nos ouvidos de algumas pessoas da cidade que tem empresario de SFS que esta so esperando liberar este para fazer o seu proprio porto ao lado e detonar de vez com a biodiversidade marinha,e tem mais uma que não posso deixar de colocar dizem as linguas ai fora que tem peixe grande um *** político graúdo de socio,seráaaaaaaaa SFS vai virar um lixo mesmo.

    ResponderExcluir
  23. Quero primeiro parabenizar o vereador Jackson Portella que fez um pedido ao executivo para que o mesmo apresenta-se todos os requesitos usados para confecção , notas fiscais e a empresa , e de onde partiu o dinheiro usado para pagar a infeliz propaganda entregue nas casas dos moradores culpando os edis por eventuais alagamentos.Quanto ao Rui e o Ismael votarem a favor do porto Mar Azul , bem gente... eu sinceramente não vou nem comentar, pois é muito claro que estes dois irmãos não tem conhecimento , inteligência , sabedoria, e responsabilidade nenhuma para exercer uma função como esta de vereador.Bem feito a todos os pescadores que votaram nestes dois. DIGO PRA VOÇÊS, o rui voltou pior que antes , DIGO PRA VOÇÊS , ele é muito despreparado para esta função , tem que voltar soltar foguete ***.

    ResponderExcluir
  24. Sr Anderson do Porto, dizer que é PAC é genericamente é tudo dinheiro Federal, e a Secretaria de Portos é Federal, ou voce quer fazer parecer que é estadual?
    Fonte do Porto de 2007 , no jornal ANotícia
    Recursos do Governo Federal
    recuperação dos berços 102/103 20.000.840,00
    recuperação do sistema elétrico 800,000,00
    derrocagem da lage da cruz 10.441.311,00
    construção do centro operacional 500.000,00
    construção sanitária 100.000,00
    sistema de drenagem 4.689.369,00
    recuperação do berço 101 10.382.100,00
    Contrapartida do estado 18%

    Fonte ANotícia 25-4-2009
    PAC - Governo FEDERAL
    recuperação 201 26.800.000,00
    reforço 101 18.000.000,00
    dragagem 85.900.000,00

    O 201 tem ampliação sim, e com dinheiro do PAC

    Governo Estadual tinha a obrigação de fazer um acesso rodoviário a altura da importância de nosso porto e não fez nem nunca fez nada, agora fazer acesso para o Porto de Itapoá porto privado e vir dizer que é para a Costa do Encanto é brincadeira, Governador, nosso porto é estadual e olha o nosso acesso ?

    ResponderExcluir
  25. O Sr do " o novo sempre vem" vai ler o relatorio da NORSUL que esta na Biblioteca, o relatorio deles diz que vão gerar 120 empregos, que lógico como vão desempregar no porto e nos pátios é grande vantagem, e trazer os amiguinhos deles do Rio de janeiro.
    Como você pode afirmar 800 empregos, é eles que estão enganando so pode, vai ler o documento deles.
    No relatorio deles diz que além da bobine vão fazer tambem CARGAS GERAIS, são 4 berços e tu acha que um novo foco de poluição é bom né
    Ali além da área da pesca é onde se criam os animais pequenos abrigados, nos mangues e rochas, com o movimento das barcaças, navios e diesel vai ser muito bom

    ResponderExcluir
  26. AMARO RADICHE - UBATUBA17 de março de 2010 às 15:01

    SARED,

    É FACIL, FAZ A VEGA PAGAR OS IMPOSTOS,QUE AÍ EU QUERO VER. POIS FOI FEITO UM ACORDO EM PEGAR A MÃO DE ÓBRA DO PORTO DE SÃO FRANCISCO. SE ELES ACHAM MELHOR ELES TEREM UM PORTO PARTICULAR JUNTO COM A NORSUL,ENTÃO O ACORDO QUEBROU, VÃO TER QUE PAGAR OS IMPOSTOS ATRASADOS COM JUROS E CORREÇÃO,POR QUEBRA DE ACORDO.

    SE NÃO ME FALHA A MEMÓRIA, O ROGERINHO,E O GOVERNO DO ESTADO, NA ÉPOCA, ERA O GOVERNADOR AMIM. DEVE TER UM CONTRATO (ACORDO),SOBRE ESTA ISENÇÃO.

    ResponderExcluir
  27. Ismael e Rui , irmãos , voçês tão de brincadeira , como pode 2 pessoas que foram eleitos com 80% de votos de pescadores e familia , votarem a favor desta aberração de porto Mar Azul , é realmente de se lamentar , mas não de se admirar , pois esses dois mostram claramente que são pessoas despreparadas para uma função tão importante na cidade.O ismael achar que isso não vai influenciar no meio ambiente .Pelo amor de Deus , o que este cidadão entende de meio ambiente , tá de sacanagem , espero que na próxima eleição todos os pescadores como meu pai não votem mais nesses dois malucos , e mais ainda façam campanha contra eles.Que loucura , depois dizem que os vereadores da oposição que não querem audar. Ismael e RuiM , "DIGO PRA VOÇÊS , É PRA CABA MESMO.E PRA CABA COM SÃO FRANCISCO DO SUL."

    ResponderExcluir
  28. Osama...joga uma Bomba em São Francisco do Sul por favor... isso tá na Mé*** e vai piorar...pois lembro da Época da ArcelorMingau Vesga del Sul quando veio pra Sun chico, todos diziam " Haverá empregos..e mais empregos...e blá blá blá "...e sabem quem trabalha lá dentro ? 80% são de Joinville e de fora...é pra f***r a cabeça de Nós Francisquenses, e agora vem esse "MAR AZUL" dizer que vai gerar empregos e mais blá blá blá ? não se iludam Francisquenses, os Únicos que tendem a ganhar Empregos são os de fora, Nós só ficamos "a ver Navios".

    ResponderExcluir
  29. olha que vergonha vereador rui e ismael...votando a favor do grandoes..e por falar em vereador rui, me diga rui a colera cervical que vc ta usando quem pagou?VC VAI TER QUE SER EXPLICAR....E A SECRETARIA DA SAUDE TAMBEM....

    ResponderExcluir
  30. Para o anônimo de 17 de março de 2010 14:45:

    18% de contrapartida do estado, quano ele (estado SC gerido por lhs do pmdb) fará o repasse desse percentual?
    Estamos aguardando!!!
    As eleiçõe são em outubro!!!

    ResponderExcluir
  31. ESTE SR. VEREADOR RUI ESPERO QUE SEJA SEU ÚLTIMO MANDATO.O HOMEM É FRACO DEMAIS.VAI JOGA BINGO VELHO

    ResponderExcluir
  32. o pescador fazer um rancho na beira do mar pra guardar sua canoa e suas redes não pode, e tantas tiradas na marra, agora querem fazer um grande ranchão na beira do mar, ha isso pode.. não da para entender

    ResponderExcluir
  33. Falta cultura para os pacatos cidadãos.

    PSC ? Deus que me livre.

    ResponderExcluir
  34. QUANDO VIROU A BANCAÇA DA NORSUL DIA 30 DE JANEIRO DE 2009 O SR. ISMAEL, dignissimo vereador *** aproveitou a catastrofe e foi atras de indenizações para os pescadores. Foi ai que este individuo conseguiu votos para se eleger vereador. Agora Sr. dignissimo vereador, voce é contra a manifestação de repudio quanto a construção do porto da NORSUL , por um acaso voce Sr. ISMAEL ta querendo que vire outra barcaça onde os pescadores pegam o camarão PARA SE BENEFICIAR DE INDENIZAÇÃO. Estamos de olho no Sr. dignissimo vereador, sua cama vai ser feita para as próximas eleições. TU QUE É MAIS INDENIZAÇÃO NÉ DIGNISSIMO ISMAEL

    ResponderExcluir
  35. GOSTEI DO COMENTÁRIO DO AMARO RADICHE, GOSTARIA DE SABER SE A VEGA E A NORSUL IRIAM CONTRUIR ESSE PORTO DA LARANJEIRAS SE TIRASSEM A ISENÇÃO DE IMPOSTOS DA VEGA ATÉ 2018. EU DUVIDO QUE CONTINUARIAM COM ESSE PROJETO. ENGANAM-SE OS JOVENS FRANCISCQUENSES QUE ESSE PORTO GERARIA EMPREGOS A ELES, ESSAS EMPRESAS NÃO TEM COMPROMISSO NENHUM COM A CIDADE SÃO VERDADEIRAS SANGUESSUGAS EM TUDO: ÁGUA, IMPOSTOS ETC... VAMOS SÃO CHICO REAGIR A ESSAS EMPRESAS QUE SÓ QUEREM SABER DE SEUS LUCROS E IGNORAM A ECONOMIA DA CIDADE. ABAIXO O PORTO DA LARANJEIRAS !!!!

    ResponderExcluir
  36. O POVO DEVE OBSERVAR A QUANTIDADE DE EMPREGO QUE A VEGA TROUXE PARA SÃO FRANCISCO DO SUL. QUEM NÃO ACREDITA VA ATÉ A SAIDA DA VEGA E VEJA QUANTOS ONIBUS SAEM LEVANDO TRABALHADORES PARA JOINVILLE -

    800 EMPREGOS É BRINCADEIRA SE SÃO FRANCISCO FOR CONTEMPLADO COM 50 EMPREGOS É MUITO. ALIAS QUANTAS PESSOAS DE SÃO FRANCISCO TRABALHAM NA VEGA ????? E QUANTOS DE JOINVILLE - DA PRA VER QUE SÃO MAIS DE QUATROS ONIBUS QUE PARTEM PRA JOINVILLE.....

    ResponderExcluir
  37. Gostaria de frisar, independente de bandeira partidária, ou de quem votou a favor ou contra, que muito mais importante neste caso foi a mobilização da sociedade civil organizada francisquense, através de suas entidades de classe (ongs, partidos,sindicatos, associações), demonstrando-se que quando há união em defesa de uma causa nobre ao bem comum de todos a mudança é possível.
    E foi isso que aconteceu na Câmara de Vereadores de São Francisco do Sul, nesta seção histórica de 17 de Março de 2010, quando a real FORÇA DO POVO venceu pela primeira o grande capital privado na Ilha, de maneira que os vereadores se depararam com a verdade e não tiveram como contradizerem-se em suas funções públicas diante da pressão popular exercidada de forma democrática. Um exemplo que realmente serve de aprendizado em como se deve fazer política. Esperamos que daqui para frente continuemos a seguir essa mesma linha de atuação. Assim estaremos construindo o verdadeiro futuro democrático de São Francisco do Sul.
    MARCO HISTÓRICO: O POVO FRANCISQUENSE DEIXOU DE SER OBJETO E ASSUMIU O SEU PAPEL DE SUJEITO DA HISTÓRIA - SÉCULO XXI - OXAlÁ!!!!!

    ResponderExcluir
  38. Pois é progresso a todo custo, este é o sistema de governo atual em nosso município. Não escutei em um só discurso de nosso governante , algo que cogitasse a preservação ambiental, ou seja , o que se prega é o progressismo sem sustentabilidade. Ou vocês acham que os notáveis edis não foram orientados a votar contra o manifesto. Parabéns aos que aprovaram, começo a ter esperança, pois nem tudo esta perdido, ainda existem pessoas que analisam o desenvolvimento de maneira a ser sustentável.

    ResponderExcluir
  39. Quando a Vega e Norsul não estavam em São Chico, como viviam os Sindiclistos.Se o Porto esta a ver navios, e por culpa da atual Administração famigerada do PMDB. O Porto Publico de Itajai mesmo quebrado da baile em SFS. Portanto se não houver negociações claras entre as partes, Porto e Empresa. Não seram os Vereadores despreparados e suas demagogias que com textos ridiculos que iram mudar o futuro Cenario.

    ResponderExcluir
  40. São Chico não tem sesi, senai, sesc, senac, escolas técnicas profissionalizantes, faculdades técnológicas, etc.É natural que toda a empresa que se instalar aqui terá que trazer pessoal qualificado de fora.Os governos se empenham em trazer empresas, porém não tem o mesmo empenho em implantar centros de educação técnológica e profissionalizante.
    AVANTE FORASTEIROS QUE O NOSSO GOVERNO É "MEIA-CUIÉ"!

    MBC!

    ResponderExcluir
  41. Para os moradores do PAULAS.

    Viram só quem são os vereadores do PSC ? (mais fraco impossível).
    Pior que os dois só o Dudu Claro.
    Rui e Ismael ironicamente votaram contra os pescadores, para favorecer quem?

    Infelizmente só nos leva a crer que o PSC não tem muito a acrescentar para São Francisco do Sul.

    Pensem bem antes de votar novamente no PSC.

    ResponderExcluir
  42. MOVIMENTOS QUE APOIAM A IMPLANTAÇÃO DO PORTO DA NORSUL:

    MIMC- MOVIMENTO DA INTEGRAÇÃO DAS MEIAS COM AS CUECAS ( movimento voltado à confecção de meias e cuecas com bolso interno);
    AJP²P- ASSOCIAÇÃO DOS JOGADORES DE POSTAL 2 DO PORTO (dos desgregados da AJPP);
    MRD - MOVIMENTO DAS REDES DE DESCANSO ( movimento voltado à defesa de sombra e agua fresca);
    PIMP- PARTIDO de INTEGRAÇÃO das MALAS PRETAS ( partido voltado à criação de novos modelos de mala preta com fundo falso);
    AEG11 - ASSOCIAÇÃO DOS EXONERADOS DO GOVERNO 11 ( Associção voltada à efetivação dos cargos de comissão);
    MCCC- MOVIMENTO DA CAMARADAGEM DOS COLETES CERVICAIS ( voltado à cedencia da verba pública ao atendimento emergencial do 1º escalão)
    ABOP - ASSOCIAÇÃO dos BLOGUEIROS e ORKUTEIROS DE PLANTÃO;
    CAS - COMISSÃO ALIADA DO SOSSEGO;
    DAS - DIREÇÃO ASSOCIADA À SONECA;

    ResponderExcluir
  43. Pois é os franceses sempre gostaram de enganar a galera dessa Ilha, a Vega Sul foi o último golpe, agora vem o porto particular, numa área de criatório de peixes, moluscos e crustáceos...e o que é mais engraçado, os políticos que apoiam o projeto são ligados a pesca... é brincadeira como diz o Gerson canhotinha!!! Cuidado francisquenses os franceses nos enganam há 500 anos quando Palmier "sequestrou" o filho do chefe carijó Arosca, mentindo que traria o garoto de volta...rsrsrs

    ResponderExcluir
  44. Estive na Camara de Veraadores e o que posso afirmar,é, que muitos não estão nem aí com a questão, pois o numero de trbalhadores avulsos era insiguinificante em relação a importancia do tema tratado na casa legislativa.Parece que esses trabalhadores desconhecem as mudanças que vão ocorrer caso o Porto na larangeira seja realmente aprovado...Aí, sou obrigado a concordar, que não precisa muito para ser trabalhador avulso...Não tem concurso publico, não precisa provar escolarização,muitos foram indicados pelos Familiares que são ou eram funcionarios dos sindicatos, ou seja, emprego hereditário que passa de Pai pra filho.È óbiviu que não vão lutar pela causa, haja visto que não fizeram muito para merece-las...Já sabia que este empresariado Francisquense iam tomar conta de São Chico o primeiro passo foi o Prefeito...é mole ou querem mais....Agora em diante é só agonia....Avisei..

    ResponderExcluir
  45. Quando teremos concurso para o trabalho avulso? Dessse jeito fica dificil defender uma melhoria para a categoria.Afinal só entra quem faz parte da MÁFIA....

    ResponderExcluir
  46. Vcs acham que a vega do Sul, antiga URINOR vai ficar no municipio quando acabar a isenção de impostos? É fato que , caso não aprovem o porto da larangeira sua permanencia em São Chico estão com os dias contados.Ou seja, usou e abusou da cidade e agora vai embora...Sabia que a poluição ia ficar por nossa conta!.Como somos tolos... Ass professor com letra minuscula

    ResponderExcluir
  47. O blogueiro pede a ajuda para que os comentários sejam menores. Não em conteúdo, mas em tamanho. Isso nos ajuda a fazer a filtragem, moderação. Lembrando sempre que uma mensagem, para ser difundida, não precisa ser grande. Obrigado pela compreensão.

    ResponderExcluir
  48. Sared.

    A SAMAE VAI SER PRIVATIZADA. JÁ TEM ATÉ EMPRESA CONTRATADA. FAVOR VERIFICAR A LEGITIMIDADE DESSE ASSUNTO. SEGUNDO COMENTARIOS VAI HAVER AUMENTO NA TAXA DE CONSUMO DE AGUA E TUDO MAIS.

    ResponderExcluir
  49. ANDERSON NEOMAR GOMES18 de março de 2010 às 08:25

    Bom Dia

    Primando com o respeito e sem usar de adjetivos negativos para com os colegas, afirmo que o porto deu a contrapartida de 7.2 milhões para as obras, tanto dos berços como a derrocagem. Estes recursos são do porto, não são fornecidos pelo Estado. A outra parte não veio do PAC, é provinda de convênio com o DNIT. Tenho certeza disso pois sou responsavel pelos convênios.

    Acredito que quando falamos de algo devemos pesquisar e questionar. Opinar como especialista, sobre algo que nunca observamos é um erro muito sério.
    De qualquer forma, é minha obrigação informar, pois a informação é pública.

    Anderson Neomar Gomes
    Funcionário do Porto

    ResponderExcluir
  50. ANDERSON NEOMAR GOMES18 de março de 2010 às 08:43

    Em Tempo...

    O PAC foi criado em 2007 e o convênio das obras dos berços de atração foi assinado em 2001.
    Sendo assim a verba federal não é do PAC.

    Caros é só uma questão técnica, não falo isso porque sou contra o PT.

    Outro detalhe específico. Para o término do berço 201 a Administração do Porto (O porto, não o Governo do Estado) liberou mais 4 milhões para o BEC - Batalhão de Engenharia para que a obra fosse terminada.

    Mais uma fez afirmo. São dados oficiais não são valores coletados em jornais ou propagandas.

    Anderson Neomar Gomes
    Servidor do Porto de São Francisco.

    ResponderExcluir
  51. O POVO FRANCISQUENSE É MUITO CABEÇA PEQUENA, O LEMA DELES É:" DEU PARA PESCAR E COMER HOJE ESTA BOM,AMANHÃ É OUTRO DIA".INFELIZMENTE NÃO PENSAM NO FUTURO DOS SEUS FILHOS,O BICHO HOMEN ESTA ACABANDO COM O MEIO AMBIENTE HÁ MUITO TEMPO E AGORA QUEREM VIR CULPAR A NORSUL;UMA EMPRESA QUE VAI EMPREGAR MUITA GENTE,ALIAS HÁ FRANCISQUENSE TRABALHANDO NA NORSUL,MAS ISSO NINGUEM VÊ.MAS COMO ESSE POVINHO QUER TRABALHO SE AO MENOS SE PREOCUPA EM ESTUDAR EM QUERER APRENDER ALGO,NÃO ESTUDAM,NAO SE PROFISSIONALIZAM E AINDA POR CIMA QUEREM TRABALHO,COMO IRÃO TRABALHAR SE O QUE SABEM FAZER É APENAS PESCAR.OBVIAMENTE AS EMPRESAS QUE SE ALOJAM AQUI PROCURAM MÃO DE OBRA DE FORA,PQ AQUI O POVO QUER MESMO É GANHAR SEM FAZER NADA.DEFENDER O POVO DO PORTO?PRA QUE?(ESTIVADORES ETC..) PRA QUE ???COMO DIZEM COMENTARIOS A CIMA,VÃO PEDIR UMA OPORTUNIDADE DE TRABALHO PARA ESSE POVO PARA SEUS FILHOS,JAMAIS VÃO CONSEGUIR ALGO,PQ ALI SO ENTRE QUEM FOR DA "PATOTINHA" DELES.PQ VCS NÃO VÃO SE INTERAR EM SABER DAS COISA ANTES DE FALAREM O QUE NÃO SABEM,A NORSUL TEM UMA GRANDE MAIORIA DE MARINHEIROS,MAQUINAS E ETC NAS BARCAÇAS,MAS O DESINFORMADAS FALAM NAS COXAS SEM SABER DE NADA.
    VCS QUE BRIGAM CONTRA A NORSUL DIZENDO QUE NÃO HAVERA EMPREGO,PQ NÃO VAO ESTUDAR E PAREM DE PENSAR SO NO HJ.PESCOU,COMEU..ESTA BOM...O MAIS INTELIGENTE A FAZER SERIA FALAR O QUE REALMENTE É VERDADE,PQ FICA FEIO É PRA VCS QUE FALAM BESTEIRA SEM SABER A REAL VERDADE,PQ A VERDADE SEMPRE APARECE.ATE PODEM LUTAR CONTRA,MAS MASI CEDO OU MAIS TARDE O TERMINAL ESTARA AI E QUEM FALOU MAL,VAI ESTAR LA COM O RABINHO ENTRE AS PERNAS PEDINDO TRABALHO..
    ACORDEM PARA O PROGESSO!!!VCS ESTÃO CEGOS!COM ESSE PENSAMENTO PEQUENO.

    ResponderExcluir
  52. PAC , PACA, PAKALOLO, ou não, se foi assinado em 2001 , creio que foI na gestão do MALDITO FHC/DEMOS E TUCANOS, obra não realizada no GOVERNO FHC, mas uma , assim como foram PRIVATIZADAS as TELES, RFFFSA, por pouco nãoroam BB, CEF, PETROBRÁS, embora tenha sido craida a PETROMEX, mas enfim, o certo é que foi no GOVERNO LULA DO PT, O MAIOR E MELHOR PRESIDENTE DA HISTÓRIA E O MELHOR PARTIDO DO BRASIL E MAIS CONFIÁVEL, SEGUNDO PESQUISAS IBOPE, DATAFOLHA, VOX POPULI!! 30% A 34%. E POR HOJE É SÓ.

    ResponderExcluir
  53. Povo de São Chico, acorde! Está claro que a Norsul vai gerar meia dúzia de empregos, ao mesmo tempo em que muitos outros serão perdidos. Perdas na produção de camarão, de peixe, tanto para quem pesca como para quem vende. Perdas no turismo, ainda mais agora que querem trazer os transatlanticos: será que estes turistas virão para cá ver portos, se instalarem esses portos novos dentro da baía só teremos "turismo portuário" para oferecer...(fazendo uma analogia com o governador que na época da instalação da Vega do Sul falou em "turismo industrial") que piada! Vejam a situação das cidades portuárias do Brasil, será que a população se beneficiou? O que se ve na maioria dos lugares é degradação ambiental e muita pobreza. É isso que querem para São Francisco?

    ResponderExcluir
  54. Sared,SE PODE:
    -Ampliar o porto atual avançando sobre o Bela Vista.
    -Fazer pier para quatro navios atracarem em frente a Praia dos Ingleses, para carregar grãos (PRIVADO).
    -Construir o porto de Itapoá (PRIVADO).
    -Tudo isso na nossa Baía Babitonga

    ENTÃO POR QUE NÃO PODE CONSTRUIR UM ATRACADOURO PARA AS BARCAÇAS DA NORSUL ???

    ResponderExcluir
  55. A NORSUL gerou muitos empregos para francisquenses, sim !
    A maioria das pessoas que trabalham nas operações, e os que estão embarcados nos empurradores são daqui da terrinha.

    E em relação à Arcellor, no início foi dada prioridade para francisquenses.
    Houveram pessoas que fizeram todo o treinamento no Senai e até foram complementar esse treinamento na França.
    Muitos estão trabalhando lá até hoje e alguns saíram por motivos diversos.
    Os que não tiveram a oportunidade de serem aproveitados, foram absorvidos em outras empresas locais.
    Quanto a ter mais onibus indo p/ Jlle do que p/ cá, é uma coisa lógica pois uma cidade do porte de Joinville tem muito mais oferta de MÃO DE OBRA ESPECIALIZADA do que aqui.
    Simples assim.

    ResponderExcluir
  56. francisquense sem emprego...18 de março de 2010 às 21:52

    o porto da norsul já está liberado pessoal, essa manifestação é em vão, o povo dispertou um pouco tarde pra essa realidade que é o projeto mar azul. vamos ver no que vai dar.

    ResponderExcluir
  57. ATÉ EU Q. SÔ DU MATO18 de março de 2010 às 22:56

    PRIVATIZAÇÃO SUGERE QUALIDADE DOS SERVIÇOS A SEREM PRESTADOS.
    SE A CÂMARA DE VEREADORES, POR EXEMPLO, FOSSE UM ÓRGÃO PRIVATIZADO, TODOS LÁ DENTRO TERIAM QUE TRABALHAR MUITO BEM!

    ResponderExcluir
  58. Cabocrinho Dàs 23:41 h

    Falfou tu citar a associação da qual tu pertence:

    AI - Associação dos Idiotas.

    ResponderExcluir
  59. Anderson
    Tu tens dados oficiais de que o berço 201 terminou ? faça o favor vai se informar aí mesmo,trabalha no porto e esta mal informado.
    Para terminar vão mais uns 8 meses ou mais e a partir do mês de abril vai ficar interditado para continuar com as obras que estão atrasadas quase 1 ano, tu deves saber porquê, conta vai.

    ResponderExcluir
  60. Anderson do porto
    Quem deu a informação a Noticia dos valores acima foi o Porto, no jornal esta "fonte porto de São Francisco do Sul" 15-01-2008

    ResponderExcluir
  61. O LEGISLATIVO E O EXECUTIVO NÃO CONSEGUEM NEM RESOLVER UM PROBLEMA BÁSICO COMO O DE TRANSPORTE ESCOLAR DO DISTRITO DO SAÍ E FALAM EM MACRODRENAGENS...PORTOS...ROYALTIES...

    OS PAIS DOS ALUNOS DA ESCOLA DE ENSINO BÁSICO JOÃO ALFREDO MOREIRA ESTÃO SOLICITANDO QUE O HORÁRIO VESPERTINO SEJA MUDADO DE 13:00 ÀS 17:00 PARA 13:30 ÀS 17:30 h PARA SE ADEQUAR AO HORÁRIO DO ÔNIBUS QUE FAZ O TRANSPORTE ESCOLAR, PORÉM A ALEGAÇÃO DA NÃO MUDANÇA É QUE EXISTE DOIS PROFESSORES QUE ATRAVESSAM DE LANCHA PARA A ILHA ÀS 17:15 h. PELO QUE SE OBSERVA ESTÃO PRIVILIGIANDO ALGUNS PROFESSORES EM DETRIMENTO DE VÁRIOS ALUNOS.
    NA ATUAL SITUAÇÃO OS ALUNOS TEM QUE APANHAR O ÔNIBUS ÀS 11:30 h E FICAREM DÀS 12:10 ÀS 13:00 h "LARGADOS A DEUS DARÁ" SUJEITOS A ASSÉDIO SEXUAL, DROGAS E OUTRAS MAZELAS E QUANDO COMEÇAM AS AULAS JÁ ESTÃO COM FOME E ANSIOSOS PELA MERENDA...! NA CANTINA SÓ EXISTE "CHUP-CHUP" QUE É VENDIDO A R$1,00.
    OS ALUNOS QUE APANHAM O ÔNIBUS APÓS ÀS 12:00 h CHEGAM ATRASADOS E PERDEM A 1ª AULA.
    ALGUNS PAIS NÃO SATISFEITOS PROCURARAM A SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO E O GABINETE DO PREFEITO, AMBAS REPARTIÇÕES AFIRMARAM QUE O ASSUNTO NÃO LHE DIZEM RESPEITO, OU SEJA, UM EMPURRA PRO OUTRO E O OUTRO EMPURRA PRO UM.
    FOI SUGERIDO A COLOCAÇÃO DE MAIS UM ÔNIBUS COM HORÁRIOS QUE ATENDAM A TODOS OS ESTUDANTES, A SECRETARIA DE EDUCAÇÃO AFIRMOU QUE NÃO TEM DEMANDA, ISSO É SINAL QUE NÃO CONHECE A REALIDADE, POIS O ÚNICO ÔNIBUS QUE FAZ O TRAJETO TRAFEGA CONSTANTEMENTE LOTADO, A SECRETARIA NÃO CONSEGUE ASSIMILAR QUE O DISTRITO CRESCEU.
    UM DETALHE QUE CAUSOU ESTRANHEZA É QUE O CONTRATO FIRMADO COM A TRANSPORTADORA OBRIGA A MESMA A SÓ APANHAR ALUNOS QUE MORAM A MAIS DE 6 (SEIS) QUILÔMETROS DA ESCOLA, PORÉM O DISTRITO POSSUE DOIS PROBLEMAS BÁSICOS:
    1º - A GRANDE MAIORIA DOS ALUNOS SÃO FILHOS DE PAIS HUMILDES QUE NÃO TEM CONDIÇÕES DE PAGAR TRANSPORTE PARTICULAR, NÃO POSSUEM MEIO DE TRANSPORTE ADEQUADO E MUITO MENOS TEMPO PARA LEVAR SEUS FILHOS À ESCOLA PORQUE TRABALHAM.
    2º - AS ESTRADAS NÃO POSSUEM PAVIMENTAÇÃO E MUITO MENOS PASSEIO, AS CRIANÇAS TERIAM QUE TRANSITAR JUNTO AOS VEÍCULOS "COMENDO PÓ" OU ENLAMEANDO SEUS UNIFORMES, INCLUSIVE JÁ HOUVE UM ATROPELAMENTO FATAL DE UM ALUNO POR UM CAMINHÃO BASCULANTE.
    ALGUNS DA TURMA QUE GOSTAM DE "EMPURRAR COM A BARRIGA" DIZEM QUE O PROBLEMA É DO ESTADO, DO GEREN, DO PMDB, ETC. E AÍ? AS CRIANÇAS DO DISTRITO DO SAÍ POR UM ACASO SÃO "SACOS DE PANCADA"? É QUE OS FILHOS DELES NÃO TEM ESSE TIPO DE PROBLEMA, PROVAVELMENTE ESTUDAM EM ESCOLAS PARTICULARES E SE SERVEM DE ALGUM VEÍCULO PÚBLICO!

    VOCÊS SÓ VEM AQUI PEDIR VOTO EM ÉPOCA DE ELEIÇAO, DEPOIS ESQUECEM DO POVO DAQUI. O DILO DISSE: ÊTA POVINHO CHORÃO, MAIS NÃO FOI O QUE ELE DISSE DURANTE A CAMPANHA. O ZERA DISSE: A VILA É A MENINA DOS OLHOS DESTE PREFEITO. GENTE COM PAPO FURADO APARECE UM MONTE POR AQUI, MAS PARA EFETIVAMENTE RESOLVER OS PROBLEMAS DO DISTRITO PASSAM LONGE!
    FALAR EM PROBLEMA, JÁ ESTÁ DEMORANDO PARA IMPLANTAR O BERÇÁRIO. ESTÁ DEMORANDO TAMBÉM PARA SAIR A LICITAÇÃO DA CONCESSÃO DA TRAVESSIA DE PASSAGEIROS ILHA-CONTINENTE.

    ResponderExcluir
  62. É uma lástima, nós os francisquenses, descendentes de tradicionais pescadores que realmente construiram essa Cidade com suor e sangue, fazendo história, ter que conviver, às luzes do século XXI, com posições medíocres, discriminatórias e preconceituosas, de que nosso povo do mar não gosta de trabalhar. Antes de opinarem sem ter fundamentação e ciência do que estão dizendo, deveriam primeiro buscar melhor a informação, pois lhe dar com esse tipo de ignorância é a pior coisa que existe. Ou será que esta Cidade está de pé a tantos séculos por causa de quem!? Certamente que não é pela Vega ou pela Norsul, muito menos pela Petrobras. E os forasteiros oportunistas que invadiram as terras dos pescadores e desmatam tudo quanto é área verde? Será que são esses que mantém viva essa Cidade?
    O pescador não se adapta ao trabalho da indústria mesmo, será que isso é preguiça? Basta saber um pouco de antropologia para entender da formação cultural dos francisquenses. Não a cultura dita "erudita" seguida por esses nazifacistas que tentam nos rebaixar, mas sim a verdadeira cultura popular que vem da raiz, de um povo verdadeiramente cristão que reconheçe a natureza como algo sagrado, por isso esse paraíso se manteve bem cuidado e preservado por todo esse tempo. Por isso nunca faltou o pão a nossa gente. E esperamos que continue assim.
    Aprendi o conceito de sustentabilidade não com a ciência autoritária do dias de hoje, e sim com meu avô, o qual não retirava da natureza e do mar nada daquilo que era além do necessário. E assim as coisas se mantém até hoje, de geração em geração.
    Muitos trabalhadores portuários francisquenses, senão a maioria, também são pescadores caiçaras francisquenses autênticos, então não dá para separar as classes de forma simplista, como tentam. Diferente da indústria, no trabalho portuário os franciquenses conseguem se adaptar, pois faz parte da sua tradição e herança cultural... Neste aspecto, onde está o povo preguiçoso aí então? Se são esses francisquenses que mantém o porto operando 24 horas por dia?
    Já, em relação a empregos no Porto da Norsul, será reduzidíssimo, pois o processo, na sua maioria é completamente automatizado. Será que há lógica em empregar 200, prejudicando a atividade pesqueira de 2000, bem como os empregos de mais de 600 no Porto Público, ficando a Vega ainda com isenção total de impostos? Se alguém conseguir provar que isso é justiça social ou economia saudável deve ser agraciado como gênio, não da matemática ou da lógica, mas sim gênios do hospício e do manicômio, e que me desculpe os loucos e paciente mentais pela comparação.

    ResponderExcluir
  63. Para: Anderson Neomar Gomes
    Servidor do Porto de São Francisco.

    Se vc assina com esse nome deveria saber que não existe esta empresa "Porto de São Francisco do Sul", nem pública nem privada. O que existe é uma autarquia estadual da administração direta chamada: Administração do Porto de São Francisco do Sul que é vinculada a secretaria de estado da infra-estrutura. Depois da famigerada descentralização (SDR-cabide de empregos) está submissa a SDR de joinville, apesar de que legalmente sua gestão deveria ser autonôma.
    Falando do PAC (Programa de Acelaração do Crescimento - capitaneado pela Casa Civil) do governo federal faz parte do Planejamento Extratégico Global, sendo mais específico em relação aos portos existe um sub-programa do PAC chamado PAC/Portos. Poderia lhe ensinar o que significa planos, planejamento, programas, sub-programas etc, mas antes que o mediador (Sared) restrinja o número de caracteres aqui, vou parando.
    Vou te dar uma dica apenas. Comece a estudar, porque seu futuro como funcionário do "Porto de São Francisco do Sul" corre grande risco. Vá se informar na ANTAQ o que seu querido governador "lhs" está aprontando, mandando estudos para fazer uma PPP para APSFS e para os funcionários um PDV, que já vai começar com a EJA. Entendeu???

    ResponderExcluir
  64. francisquense sem emprego
    pelo que sei a parte de terra do patio da NORSUL foi liberad, a parte do mar não foi liberado
    mas qundo veio para ca a vega disse que ia levar as bobines do porto para a vega de vagão para não ocupar as ruas e porque não leva se foi feito ate la no morro grande o patio de manobra, lembram que ate desalojaram os caras da cohab? muito discurso fizeram para enganar o povo que diziam a Vega vieram para ca por causa da ferrovia e pelo porto, agora não querem saber do ramal da ALL, nem usaram e não querem mais saber do porto , como é sr. administrador do porto não fala nada para defender o porto?
    quem sera que pagou o ramal que eles exigiram e não usaram?vamos investigar

    ResponderExcluir
  65. FRANCISQUENSE PREOCUPADO COM A POLUIÇÃO DA VEGA DIZ...19 de março de 2010 às 11:48

    CARO DIETER, *** IR EM DEFESA DO GRUPO VEGA/ ARCELOR MITAL? TEMOS CONDIÇÕES SIM DE PREPARAR NOSSOS JOVENS PRA TRABALHAR NA VEGA, BASTA QUE A MESMA SE COMPROMETA EM DAR MAIS OPORTUNIDADES COM TREINAMENTOS E PREPARAÇÃO PRA MÃO DE OBRA ESPECIALIZADA, ISSO ERA UM COMPROMISSO DELA COM O MUNICIPIO.

    ResponderExcluir
  66. ...caro francisquense sem emprego. tá ai um destes absurdos que nós pequenos mortais não conseguimos entender, um ramal ferroviário passando dentro da Arcelor Mital e as bobinas continuam na estrada(nada contra os caminhoneiros).quando começou a reforma do porto, a primeira medida foi arrancar os trilhos, portanto o porto não tem mais ligação ferroviária, escutei na época que os trilhos atrapalhavam um área destinada a contêiners. Olha só, que tal as carretas com bobinas sairem do porto, atravessar a rua e na estação ferroviária subir nos vagãos e em comboio ferroviário até o interior da Vega, pagariam, uma "passagem" por conta do combustivel economizado e as carretas não estariam mais trafegando na tão congestionada BR 280...

    ResponderExcluir
  67. Alisson... *** Você está certo, São Francisco do Sul não está de pé por conta da Vega, nem pela Norsul, nem pela Petrobás... Mas hoje, quantos % mesmo de faturamento as bobinas têm trazido? Será que os funcionários Francisquences dessas empresas pensam da mesma forma? Porque será que eles entraram nestas empresas? E as empresas terceirizadas e comerciais de São Chico que prestam serviço a estas empresas? Devem ser TODOS descendestes do hospício e do manicômio, MESMO. A realidade Francisquence não gira em torno do que somente você diz! Se eu acreditasse, até pediria para na próxima encarnação nascer de família de pescador, estivador, conferente, sindicalista,... pois só há respeito e consideração pelos mesmos!

    FRANCISQUENSE PREOCUPADO COM A POLUIÇÃO DA VEJA... Esta “moedinha” também tem duas caras...

    Opinião Pública... Quanta falação sem sentido nas publicações do Blog! Defendem o que alguém disse, acha ou ouviu falar... Lamentável povo “Maria vai com as outras”. Entre entender e aceitar um comentário, à distância é muito longa... Basta Respeitar!

    Sared! Gosto do teu blog, é legal estar por dentro das noticias francisquences, boas ou ruins. É bom opinar... TUDO na vida tem um Pró e um Contra! Depende do ponto de vista!

    ResponderExcluir
  68. O quê? O LHS não vai dar bola pra São Chico se eleger-se senador por causa de alguns políticos mirins? Você se engana. São Chico e Itapoá estão nos planos dele.
    Quer registrar isso em cartório?

    ResponderExcluir
  69. Olá pessoal!
    Serei breve, quero só deixar o meu descontentamento com as palavras infelizes e discriminatórias, que um pobre de espírito deixou neste tópico. Só queria dizer a esse infeliz que a pesca é considerada uma profissão em todo planeta, logo, quem vive da pesca não pode ser considerado vagabundo ou preguiçoso...que por sinal se desgastam mais do que a maioria das outra profissões, eu gostaria de ver esse rapaz encarar um barco, por semanas em alto mar. Descer num porão do barco para gelar peixe, que é um trabalho desgastante e prejudicial a saúde. Portanto, infeliz pense antes de escrever.

    ResponderExcluir
  70. Olá Pessoal!
    O que segue é um post que escrevi na Comunidade S Fco do Sul, no tópico, Blog falando do Zera, logo que ele assumiu a prefeitura: "Li com atenção as postagens dos membros deste fórum. Sou nascido em S. Chico, mas há muito tempo vivo longe dessa maravilhosa ilha. A mãe natureza foi pródiga em beleza com nosso recanto mas infelizmente politicamente não se pode dizer o mesmo com relação as escolhas políticas de nossos conterrâneos aí, seria falta de opção por bons candidatos, de uma boa formação política dos membros de nossa localidade, ou o que seria ainda pior a força da grana que corrompe nossos eleitores, infelizmente tão comum em nosso país. Somos responsáveis por nossas escolhas, infelizmente há muitas décadas não temos bons governantes por aí, não conheço o novo prefeito, não conheço seu currículo,porém vem de um partido conservador (PP), a famosa direita paulista. Cuidado S. Chico, fiscalizem esse rapaz, é empresário do porto segundo vcs, tem grandes interesses comerciais, cuidado portuários aí vem a privatização se já não chegou. Historicamente o porto de SFS sempre foi a fonte da riqueza de nosso município e sobrevivência do nosso povo, a formação política se dava no dia-a-dia, daqueles trabalhadores. Com o golpe de 64 figuras ilustres de nossa cidade foram deduradas, por figuras da elite local (a turminha da UDN) que depois virou ARENA; muitos foram presos, levados para locais longinquos desconhecidos de suas famílias. Os que sobreviveram foram enterrados politicamente. Desde então S.Chico não tem uma oposição forte, popular, progressista. E ficamos vitimas dos maus políticos, que colocam os seus projetos pessoais acima do bem coletivo. É essa mesma elite pós 64, vejam bem já se vão 44 anos que manda em S Chico. Primeiro eles devastaram as florestas de mata atlântica do Miranda, Gamboa e Porto do Rei para plantar eucalipto e pinheiro, incentivaram as carvoarias para detonar o que ainda restava da floresta. Olhem no GOOGLE as fotos aéreas de S. Chico e vejam o deserto que nossa ilha ficou, somos hoje um grande estacionamento de conteineres. Cuidado com o rapaz de plantão, ACORDA S CHICO!!!!!!"...O prefeito Zera está concluindo o seu projeto pessoal. *** O grupo que o apóia também, e a implantação do porto privado Mar Azul, exemplifica bem isso. O seu projeto pessoal está acima do bem coletivo.

    ResponderExcluir
  71. Anderson,DNIT (DEPARTAMENTO NACIONAL DE INFRAESTRUTURA E TRANSPORTE), é um órgão do GOVERNO FEDERAL, se veio dinheiro deste órgão é mais uma prova contra a tua contradição de nos repassar informações ou melhor desinformaçães e verbas do estado.

    ResponderExcluir
  72. Ô Francisco, você quer enganar a quem. Releia seus comentários, do lado de cá não tem bobo. Aponte prá mim um partido puro, sem infiltrações.

    ResponderExcluir
  73. Era bom consultar a votação da mudança de zoneamento que possibilitou fazer zona portuária nas Larangeiras, pelo que lembro nosso atual Prefeito na época não votou pela mudança, e agora sera que ele também é contra o porto da NORSUL, seria um bom aliado?

    ResponderExcluir
  74. LHS, foi assinar um projeto de porto e aeroporto em Araquari, deve estar seguindo os passos do seu candidato a presidência José Pedágio Serra, pois es te inaugura MAQUETE e LHS inaugura projeto.Em resumo, LHS DO PMDB , tem o port ode SFSUl mas não investe, investiu pesado em NAVEGANTES, ITAPOÁ, mas é bem do tipo do governo dele, onde faliu o BESC,os salários dos professores e funcionários do estado são os piores do Brasil, tentou colocar o JET BUS em navegação, mas esqueceu ou melhor não há verbas para a dragagem do Rio Cachoeira.Assim sendo só sai obras ou pelo GOVERNO FEDERAL ou pelas mãos do empresariado, ele só assina obras megalomaníacas , estilo CAU HANSE, ARENA JOINVILLE, investe milhões mas o projeto em dois ou três anos , como foram os casos citados precisam de reforma ou complemento.Péssimo político ***.Vocês sabem qual foi o primeiro emprego do LHS?

    ResponderExcluir
  75. Referente ao Porto Mar Azul.Os dois vereadores sem responsabilidade sem saber o que dizer so pensando neles. Agora vem o senhor Elizei secretario da prefeitura . Um senhor que veio do Rio de Janeiro falar besteira sem conhecer nada de meio ambiente so colocam gente sem responsabilidade p mandar em SFS;vao embora gente;Ismael,Ruim,Elizeu e Luiz Henrique; este sim acabou com nossa querida Sao Chicol.Tenho dito. Olha gente cuidado saindo este porto Mar Azul; ja estao planejando outra la pelo lado destye mesmo porto.Ai mesmo estamos ferrados.

    ResponderExcluir
  76. Prefeito Luiz,faça alguma coisa por nossa terra,voce sabe com a construçao do porto Mar Azul, varias familias irao penar, primeiros os pescadores depois o porto publico, onde tera uma concorrencia desleal,onde os trabalhadores avulsos irao muito penar, nos acreditamos em voce LUIZ ROBERTO, que DEUS ilumine tua cabeça, em favor de um SfSul melhor.

    ResponderExcluir