sábado, 10 de abril de 2010

Vídeo - Não ao porto da Norsul

O vídeo abaixo é uma iniciativa da Associação Movimento Ecológico Carijós (Ameca), entidade francisquense cuja bandeira é a defesa do meio ambiente. A produção é do estivador Fábio Santos. O movimento contrário à instalação do Terminal Marítimo Mar Azul, na Laranjeiras, é formado principalmente por trabalhadores portuários e ambientalistas. No caso dos arrumadores, conferentes, estivadores, a preocupação, afirmam, é com uma possível diminuição na movimentação de cargas no porto público.



116 comentários:

  1. Atenção ELEITORES !!!!

    O grande responsável por mais essa barbeiragem chama-se ISMAEL DOS SANTOS, que trocou uma região pesqueira (que era a profissão do referido vereador) por uma região ligada à indústria e ao subemprego.

    "Parabéns" para esse entreguista...

    Ismael e RUI nunca mais.

    ELEITOR, não se deixe enganar por pessoas como essas.

    ResponderExcluir
  2. Mais uma da Ameca e de outros contrários ao desenvolvimento. O Porto tambem devia ser privatizado prá ver esses sanguessugas ficarem lá. serão demitidos porque empresa rpivada não tem teta. Quero ver o Porto competir quando outros portos proximos ficarem operantes ou melhorarem. A Norsul tem que cuidar de seus interesses. Se tivesse bom para eles lá no Porto não iriam gastar investimentos proprios. Mas se está ruim, tem que ir cuidar de seus interesses.

    ResponderExcluir
  3. Tirando a área portuária, não se vê os "ricos da cidade" investindo em mais área nenhuma, ou eu estou esquivocado ?
    Será que esses senhores não tem medida para a sua ganância ?
    Destruir uma área de mangue para gerar 130 empregos é piada, piada de mau gosto.
    O Cicino e o Supermercado Barão geram mais empregos pra São Xico que o " Mega avarento " Arcelor Mital, que me desminta, quem for capaz.
    Meu cantil está ceheio dàgua, meu bacamarte, carregado até a boca e minha moxila já tem carne seca e farinha pra uma semana.
    Se for preciso ir à luta, estamos aí...

    ResponderExcluir
  4. Anônimo de 01/04 das 22:13, vc não deve ser uma pessoa de palavra e de boa conduta, concordar com o empreendimento e não se identificar é fácil, o protocolo assinado em usar o porto para receber as bobinas não deve ser comprido?, que exemplo para seus familiares e amigos que amam São Chico, amanhã quando nosso porto ficar as minguas e o comércio em geral demitir seus funcionários(que podem ter parentes e amigos seus) como vai ser, vai continuar com esse seu pensamento absurdo, pense...pense....pense...
    Imaginem se este porto sai da papel e o porto de Itapoá em operação, o que vai ser de São Chico, o turismo somente em três meses por anos e os outros 9, Hj o que segura a movimentação são as bobinas da Arcelor, não vamos deixar mais este porto ser construido em nossa baia babitonga, vamos nos unir, São Chico não pode sofre mais esta derrota..........

    ResponderExcluir
  5. AO ANONIMO DAS 22:13, O QUE A NORSUL TROUXE DE BOM PARA SFS ???? TROUXE SIM, A BARCAÇA VIRADA, O DERRAMAMENTO DE OLEO EM NOSSAS PRAIAS,POLUIÇÃO ALÉM DE DEIXAR VÁRIAS BOBINAS PERTO DO CANAL DE ACESSO DO PORTO , QUE ESTÁ PREJUDICANDO ATÉ O PROCESSO DE DRAGAGEM DO PORTO DE SFS. ÓTIMO VIDEO REALIZADO PELA AMECA, VCS ESTÃO DE PARABÉNS, PEÇO A AMECA QUE ENCAMINHE ESSE VIDEO AO IBAMA PARA MOSTRAR A REALIDADE DO IMPACTO DESSE PORTO PARA COM A ECONOMIA PESQUEIRA DE SFS E OS IRREPARÁVEIS DANOS AO MEIO AMBIENTE !!!!

    ResponderExcluir
  6. ei, tem teta sim, tem numa empresa francisquense do ramo portuário, esta la pq eh filho de um tal deputado...
    o cara não vai trabalhar, vem duas vezes por semana e ganha muitooooooo bem....
    como no privado não tem teta, tem sim e muitas, mais eh tudo feito na escondido...

    vamos prestar atenção....

    ass paulo cabeça

    ResponderExcluir
  7. Caro anônimo, turismo só 3 meses por ano, por pura incompetência nossa.
    Talvez ninguém tenha dito pra você, que o turismo é hoje um dos maiores geradores de empregos e divisas do mundo.
    Nossa ilha é um paraíso e como tal deveria ser explorado.
    As negociatas portuárias vão beneficiar sempre os mesmos.
    Atrás destas negociatas vem sempre a corrupção.
    Nossos políticos, não resistem o "homem da mala".
    Temos que mostrar à êles, que aqui, embora pareça, não é a casa da Mãe Joana.
    Mais vale um caranguejo no mangue, que dois magnatas na cidade.
    E tenho dito...

    ResponderExcluir
  8. Muitos não sabem que o porto da norsul, vai ter 2 berços paar barcaças e 2 para navios, eles querem levar para lá também containeres e outras cargas, serão então 4 berços concorrendo com o porto ´de são xico que é público e o da norsul privado quer mais é se dar bem e embolsar uma boa grana em vez de pagar no porto público, li no jornal Ilhéu que a NORSUL é de empresa norueguesa, pessoal so querem é lucro e mais lucro, não estão nem aí se vai tirar emprego dos que hoje trabalham no nosso porto sim nosso porto porque é público.
    Gastar dinheiro com propaganda, dança e festilha, so para aparecer e enganar o povo como a Vega enganou, lembram que a Vega quando veio para ca disse que vinha por causa de nosso porto e do trem? so para agradar ao povo e se instalar aqui sem oposição, isso é que eles fizeram , agora querem um porto so para eles e dane-se o povo, trem alguém já viu eles usar? mas ate ramal fizeram pra eles la no morro Grande, destruindo casas da COHAB.

    ResponderExcluir
  9. Abram o olho, se esse porto da norsul sair sai o das Larangeiras , bem do lado com mais 4 berços, e a ponte é maior por causa do lodo, coisa de louco ! é pra caba

    ResponderExcluir
  10. Que representante da pesca esse Ismael hein?

    Pescadores, acordem, vocês estão vendo que os representa?

    Nunca mais votem nele, para não se arrependerem depois.

    ResponderExcluir
  11. Para ser aprovado depois tem aquela "istória" de compensação ambiental que se compra uma área em outro local que tem nada haver com o meio ambiente ali inserido, para compensar o dano imagine agora a empresa doar uma área três vezes maior em outro local onde bioma tem na haver com area degradada mas pode criar um parque ecológico la no Sai e área ali importante criador de espécie pode ser degradada sem problema e brincadeira mas é assim que funciona.

    ResponderExcluir
  12. Sared,SE PODE:
    -Ampliar o porto atual avançando sobre o Bela Vista.
    -Fazer pier para quatro navios atracarem em frente a Praia dos Ingleses, para carregar grãos (PRIVADO).
    -Construir o porto de Itapoá (PRIVADO).
    -Tudo isso na nossa Baía Babitonga

    ENTÃO POR QUE NÃO PODE CONSTRUIR UM ATRACADOURO PARA AS BARCAÇAS DA NORSUL ???

    ResponderExcluir
  13. "Porque não procuram criar mais berços em nosso porto.?
    Porque esta teimosia em querer destuir tudo.?

    Poxa, o porto de ITAPOÁ bem que poderia ter sido construido junto ao nosso.

    E este MAR AZUL, porque não lutam para criar um berço para eles, junto ao nosso porto.?

    Depois do Mar Azul, vão cair em cima do Paulas, para tentar construir mais um porto, so tenho a lamentar.

    Realmente faltam políticos competentes em nossa cidade ISMAEL, JOÃO DO BOTIJÃO, DODO, MACEDO, RUIM, é difícil aceitar vocês,

    ResponderExcluir
  14. Sared, a Baía Babitonga está POLUÍDA com o ESGOTO que vem de Joinville há muitas décadas. Se me mostrarem um pescado que vem da Baía, eu não comerei.
    Bem como as praias da área central, Ingleses e Paulas, onde eu também não me arrisco mais a tomar banho.
    Vá até o centro quando a maré está baixa e sinta o aroma de m**** .

    Por que não fazem a mesma (ou maior) mobilização para a REABERTURA DO CANAL DO LINGUADO ???

    Se o canal for reaberto a água terá outro caminho e esse esgoto joinvilense deixará a nossa baía mesmos suja.
    Não será um terminal para barcaças que acabará com a baía, com toda certeza.
    O PROBLEMA É BEM MAIOR !!!

    ResponderExcluir
  15. Só para quem não sabe:
    A Norsul NÃO TRABALHA COM CONTAINER.

    ResponderExcluir
  16. Esse interese da Norsul,nada mais é do que o reflexo da maquina publica inchada.Cupula de estivadores que só pensam em seu bolso.

    É só a Norsul assinar um contrato milionario com a estiva pra ver se a ideologia não muda.

    Ninguem me engana,jogo de interesse(dinheiro) de todas as partes e classes.

    O que aconteceu pra calar os pescadores? indenização (dinheiro)
    O que aconteceu no inicio com as bobinas? contrato milionario com estiva e conferentes. (dinheiro)

    Esta secando a teta e estão apavorados,só isso.

    ResponderExcluir
  17. ...Olá, anônimo 23:34 10/04/2010, Está ai uma bela pergunta, se a estrada de ferro passa dentro da Arcelor Mittal Vega, o que fazem as bobinas na BR 280 ?, já se deu conta que NÃO EXISTE, ligação da estrada de ferro com o porto de São Francisco do Sul ?, na primeira mexida de "revitalização" do porto arranaram os trilhos, se a Administração do Porto tinha até uma locomotiva para manobras internas, apelidada de Mad Maria, esta hoje manobrando dentro da Vega, então mais um "já teve" o Porto de São Francisco do Sul, JÁ TEVE ramal de estrada de ferro, que algum "tecnocrata" ou "cabeça penssante", mandou arrancar. Olha que eu passei por 35 paises, neste mundo, na minha vida marítima e creio ser aqui o único porto SEM LIGAÇÃO FÉRREA...

    ResponderExcluir
  18. Acho que você não sabe onde vai ser feito esse porto, o tamanho da area de mangue....me criei na praia do lixo no rocio e sei bem que a dragagem vai destruir tudo lá, pois o calado é super baixo, mesmo com a ponte que vai passar no mangue.
    Gostei do comentátio do cara que disse que o sup. barão gera mais emprego que os 130 que a norsul vai gerar nesse terminal.

    ResponderExcluir
  19. O primeiro crime ecológico contra a ilha, foi o aterro do Linguado.
    Os responsáveis, por aquela imbecilidade, deveriam ser ressuscitados( levar uma surra) e mortos novamente.
    Agora, vem os abutres da cidade travestidos de "empresários", loucos pra cometer o segundo crime.
    Novamente vão ficar impunes e mais ricos.
    E a cidade como fica ?
    Bem, a cidade que se dane, não é abutres, digo "empresários ?
    Quanto aos comentários dobre os vereadores, nas próximas eleições, votem no Rato ou no Uru, as necesidades básica deles são bem menores que um "porto graneleiro particular"

    ResponderExcluir
  20. Sobre o porto Norsul, grande movimentção, falatórios, protestos videos etc... Ameca, cade video sobre o porto de Itapoa? La não tem perigo de afetar o meio ambiente? Voces já foram Baia a dentro, de verdade mesmo, não a passeio de turismo no barco Principe. Certamente não foram senão veriam barbaridades que acontecem praticadas pelos nativos. Pelo que vejo nos comentários que acontecem na cidade a maior preocupação é financeira o meio ambiente é apenas usado como desculpa. Vejo sim empresários do ramo investir não só no porto, nada mais lógico, qualquer pessoa de bom senso faria isto investir no seu negócio, mas sei de muitos investimentos, sem pensar em retorno, em outros setores e isto anonimamente. Em vez de serem contras, por ser contra simplesmente, trabalhem em conjunto, vamos fazer o porto mas dentro dos padrões do primeiro mundo. Outro detalhe empresa publica tem que ser fiscalizado pelo povo, é dinheiro nosso que está lá, empresa privada empregaquem quizer, ou filho de deputado não tem direito a emprego? Olhe para outras empresas privadas que vão achar "tetas" também.
    Pra terminar fico imaginando como estaria Dubai hoje se lá existisse um braço da Ameca

    ResponderExcluir
  21. desempregado diz.......11 de abril de 2010 às 11:16

    atenção minha gente. estão falando dos prejuizos que o municipio terá com o porto da norsul, mais gostaria de dizer que ele trará tambem emprego aos jovens que não tem acesso ao porto por conta da mão de obra exclusiva dos sindicatos, será que alguem não vê isso. a manifestação dos sindicatos é apenas pela mão de obra deles e não pela conservação ecologica. ou será que estou enganado. que venha o porto da norsul e traga oportunidade de trabalho a muitos pais de familia que estão a ver navios, já que não podem trabalhar na area portuaria. pra finalizar gostaria de fazer uma pergunta aos trabalhadores portuarios. se fosse um porto somente pra embarque de sacaria (açucar, trigo, cereais,sal, enxofre) vcs irião fazer tanta questão da mão de obra? pensen nisso.

    ResponderExcluir
  22. "Anônimo disse...
    Sared,SE PODE:
    -Ampliar o porto atual avançando sobre o Bela Vista.
    -Fazer pier para quatro navios atracarem em frente a Praia dos Ingleses, para carregar grãos (PRIVADO).
    -Construir o porto de Itapoá (PRIVADO).
    -Tudo isso na nossa Baía Babitonga

    ENTÃO POR QUE NÃO PODE CONSTRUIR UM ATRACADOURO PARA AS BARCAÇAS DA NORSUL ???
    11 de abril de 2010 09:33"

    Agora te respondo como trabalhador portuário: Os empregos que hj existem para o carregamento e descarga de granéis sólidos, lá estão garantidos por um documento chamado "Acordo Coletivo de Trabalho Portuário" e embora digam que é privado, bom dentro de área portuária pública os privados trabalham com trabalhadores avulsos.

    Agora te respondo como ambientalista: Simplesmente porque o cais do Bela Vista não irá depredar nenhum recanto natural de vida marinha ameaçado de extinção.

    ResponderExcluir
  23. "desempregado diz....... disse...
    atenção minha gente. estão falando dos prejuizos que o municipio terá com o porto da norsul, mais gostaria de dizer que ele trará tambem emprego aos jovens que não tem acesso ao porto por conta da mão de obra exclusiva dos sindicatos, será que alguem não vê isso. a manifestação dos sindicatos é apenas pela mão de obra deles e não pela conservação ecologica. ou será que estou enganado. que venha o porto da norsul e traga oportunidade de trabalho a muitos pais de familia que estão a ver navios, já que não podem trabalhar na area portuaria. pra finalizar gostaria de fazer uma pergunta aos trabalhadores portuarios. se fosse um porto somente pra embarque de sacaria (açucar, trigo, cereais,sal, enxofre) vcs irião fazer tanta questão da mão de obra? pensen nisso.
    11 de abril de 2010 11:16"

    NÃO SE ILUDA MAIS UMA VEZ COM A VEGA E NORSUL.... QUANDO CONSTRUIRAM A EMPRESA PROMETERAM 1500 EMPREGOS PARA OS "JOVENS DE SÃO FRANCISCO". BEM... EU CONTEI PELO MENOS 10 ONIBUS VINDOS DE JOINVILLE TRAZENDO FUNCIONARIOS EM 2 TURNOS DIFERENTES, E DAQUI DE SÃO CHICO ACHO QUE VI APENAS UM VAN.
    ESPERANÇA DE EMPREGO ? ENTÃO PODE SE MUDAR PRA JOINVILLE QUE PODE SER QUE POR LA VC CONSEGUE EMPREGO POR AQUI.

    ResponderExcluir
  24. Vamos raciocinar.

    É sabido que a cada dia que passa a baia babitonga se tornar inviável para qualquer espécie de vida marinha em virtude da grande poluição vinda de Joinville e região. Dentro de alguns anos não teremos vida marinha na baia. E mais, com o porto de Itapoá de um lado, de SFS do outro e mais o canal do linguado fechado, não teremos peixe algum entrando na Babitonga. Então vamos pensar! Até que ponto esse empreendimento será tão nocivo a ilha em relação aos que já estão aí? Hum?
    Em breve não teremos nenhuma coisa nem outra!

    ResponderExcluir
  25. GENTEEEEEEEEEEE...ACORDEM VAMOS SALVAR O QUE NOS RESTAM DE NATUREZA, POR FAVOR VAMOS SER CONTRA QUALQUER ESPECIE DE DESMANTAMENTO, VCS ESTÃO VENDO O QUE ESTÁ ACONTECENDO NO RJ??? VAMOS ACORDAR JA TEM COISA ERRADA O SUFICIENTE E QUE PELO JEITO QUE TA INDO A FURIA DA NATUREZA, DEUS NOS PROTEJA, PORQUE A NATUREZA VEM COBRAR, DIVULGUEM ESSE VIDEO POR AI A FORA ABAIXOS ASSINADOS ETC..EU ACREDITO PIAMENTE QUE SÃO CHICO PODERIA VIVER COM O NOSSO PORTO NATURAL E O TURISMO SE FOSSE MAIS INVESTIDO E APROVEITADO. SE LIGUEMMMM...

    ResponderExcluir
  26. Os "mega avarentos" digo empresários da cidade, se estivesem preocupados com o povo, já terial se reunido e construído por exemplo um hospital de primeiro mundo pra São Xico.
    Quanto que o "mega avarento" arcelor mital (minúscula mesmo) ganha só de isenção de impostos por mês em nossa cidade, alguém arrisca um palpite ?
    620 milhões de dólares com juros de pai pra filho (se não me engano verba do BNDS) com quantos anos de isenção 10 ou 15 ? dá pra calcular quanto este MUQUIRANA, vai lucrar neste período ?
    Quantos empregos gerou pra nosa cidade ? se estiver errado que me mecorrijam ( 23 emprego ).
    620 milhões de dólares se devidamente distribuidos entre os médios e micros empresários do país, com o compromisso de gerar pelo menos ( 1 emprego) cada um, somariam algo em torno de 50.000 empregos.
    Dizer que estes AVARENTOS estão preocupados em gerar empregos na cidade é brincadeira.
    Um detalhe que ninguém percebeu ou fazem de conta.
    Quanto mais moderno o sistema mais desempregos.
    Pergunte ao setor bancário( por exemplo)
    Pergunte ao seu lider sindical qual era o número de trabalhadores 30 ou 40 anos atrás e a média salarial.
    Haverá um dia, que só se precisarão de estivadores pra limpar os banheiros do porto.
    Parece brincadeira ? estão esperem pra ver.
    Nossos filhos e nossos netos por certo não trabalharão no porto, o caminho deles será outro e é nisso que temos de pensar.
    O nosso potencial turístico é infindável, e será a solução dos nossos problemas,pena que em terra de cego quem tem um olho é caolho.
    E o homem da "mala" continua vencendo.
    Ganância e incompetência, lado a lado, fica difícil.
    Solução : abre o canal do Linguado, coloca uma vela bem grande no Pão de Açúcar, e solta a ilha mar a fora.
    Mãe África, aqui vamos nós.

    ResponderExcluir
  27. tdo q eu quero é Sao Chico linda, FORA os q querem poluir e estragar a nossa terra....Eu amo São Chico, eu só sei dizer, tirem esses picaretas q só mentem pro povãoooooooo..........Infelizmente, sonhos, só ficam na terra do nunca....Shalom a dts....

    ResponderExcluir
  28. Caro anonimo das 09:54, voce nao parece ser tao inteligente qto parece,voce fala que os trabalhadores avulsos estao c o bolso cheio, se apresentarem uma proposta eles aceitam, nao e o que voce pensa, pense bem, o que ira acontecer, os avulsos estao c os dias contados, enquanto tiver o OGMO e o CAP, mandados pelos dois empresarios mais rico da cidade, os sindicatos irao acabar, ja acabaram com os Vigias os CONSERTADORES e devagarinho c acabar com o resto,pensem bem meu amigo, que desemprego ira haver na cidade, onde iremos emprega toda essa gente, a Vega do Sul tem 90 p cento de gente de fora da cidade, a Petrobras todo o pessoal e de Joinville, aqui no PORTO DO TESC e um vai e vem de gente indo pra rua, a Cia Norsul de Navegaçao tambem e um vai e vem pra rua,quando o empregado da Norsul completa um ano ganhando um pouquinho a mais , eles colocam pra rua e colocam outro ganhando a metade, nos nao queremos isto p nossa cidade, olha meu amigo, do jeito que a coisa vai, a praga do PADRE vai pegar de novo, nos temos que garantir um futuro melhor p nossa Cidade, os empresarios estao ricos, eles so pensam em ganhar mais, a cidade em que eles nasceram nao estao nem ai, com o PORTO MAR AZUL, e se este porto sair logos eles estao construinda mais um logo adiante, hoje no Porto PuBLIco trabalham mais ou menos em torno de 2000 familias, e la quantas vao trabalhar,e outra a intençao da VEGA e fazer um teleferico p transporta estas bobinas de Laranjeiras ate a VEGA, ai entao mais uma classe vai tirar mao de obra, os caminhoneiros.

    ResponderExcluir
  29. Chega de demagogia barata. Basta a Norsul fazer negociçao com os Sindicatos, e aceitar os trabalhadores sindicalizados dentro do seu empreendimento, que vai chover elogios e muita aceite dos Francisquenses. Afinal nem todos querem morrer pescando pra sobreviver.

    ResponderExcluir
  30. Não entendi, a Norsul vai usar toda Baia da Babitonga. Isto é coisa de quem esta perdendo o poder. Não investem na Cidade e não querem deixar ninguem investir.

    ResponderExcluir
  31. O negócio já começou errado quando o município aceitou a vinda da vega pra cá,agora sinceramente esse negócio de porto privado,eles tem um acordo a cumprir com o porto da nossa cidade,que por sinal,tem gente que esquece que o mesmo movimenta a maior parte do nosso comércio local.
    E quem acredita que esse porto vai gerar empregos,ainda deve acreditar tb em papai noel e coelhinho da páscoa.Por isso que eles fazem o que bem entendem com nossa cidade,sabem que o povo de São chico aceita tudo que eles impõe,em troca de algumas migalhas...Depois da m... feita,não tem como voltar atrás,não é desse jeito que São Chico vai crescer minha gente,é muito pelo contrário desse jeito a cidade vai estar remando contra a maré!!!

    Foi um desabafo de uma francisquense indignada com aqueles que estão a favor disso...

    ResponderExcluir
  32. A referência ao aterro do linguado não podia ser mais própria. Não se aprende com erro. Se aprende com educação!

    ResponderExcluir
  33. NÃO QUERIAM UMA SÃO FRANCISCO FORTE ECONIMICAMENTE ??? ESTA AÍ E VEM MAIS COISA POR AÍ ESTÃO ACABANDO COM NOSSA ILHA..TANTOS EMPREGOS AQUI E ALI PURA MENTIRADA ISTO É O REFLEXO DE PÉSSIMAS ADMINISTRAÇÕES NO MUNICÍPIO,POLÍTICOS EMPRESÁRIOS QUE NÃO SABEM A IMPORTÂNCIA DE SE TER UM MEIO AMBIENTE PRESERVADO,CULPA DE VÁRIOS SEGMENTOS NÃO ADIANTA CULPAR PARTIDO A OU B,TODOS SOMOS CULPADOS POR OMISSÃO AQUI EM SFS TUDO SE ACEITA O POVO É MEDÍOCRE QDO SE FALA EM COBRAR AS COISAS TUDO POR AQUI SE ACEITA SE FOSSE EM UM PAÍS SÉRIO A COISAJA TAVA PEGANDO FOGO MAS SE TROCAM POR MIGALHAS........PARABÉNS AOS EXECUTORES DO VÍDEO.....ACHO QUE A POPULAÇÃO TEM QUE PARAR DE ACEITAR AS COISAS CALADA E SE NOSSO TURIS O FOSSE LEVADO A SÉRIO ESTAS COISAS TALVEZ NÃ ACONTECERIAM COM TANTA FREQUÊNCIA.........

    ResponderExcluir
  34. Li todos os comentarios, e certo fiquei de uma coisa, empresários e políticos pensam iguais quando o assunto são divisas, espécie e dinheiro.

    Os estivadores, conferentes e outros, não deixam ninguém de fora entrar para trabalhar no porto, na estiva e no sindicato dos conferentes muito menos, é tudo de pai para filho, sempre foi assim, e sempre será, ganha-se excelentemente bem, e eles temem perderem o trono.

    Agora vocês se sentem amaeaçados pelo porto da Norsul e vem chorando com vídeos e etc.
    Voces mamaram na teta por anos e décadas. Agora é hora de vocês sentirem o gostinho de dividir o trabalho, de dividir o serviço com quem realmente precisa e necessita de trabalho, os pescadores.

    Sou a favor do porto da Norsul, unica e exclusivamente pelo bem de trabalahadores (pescadores), principalmente aqueles pescadores que ja nao tem mais nada para pescar, espero que este porto possa beneficiá-los, sei que vários deles ainda vivem sem luz e sem água na Laranjeiras, e essa é a hora de poderem sobreviver do porto, abrindo mão do pescado que ja é escasso e trabalhando no porto da NORSUL.

    Sou a favor do PORTO DA NORSUL, nossa babitonga já esta comprometida e poluída demais, enquanto o Canal que havia linguado não abrir para despoluir, que façam portos, piers, e etc, a cupla nao é nossa, é dos empresários e dos politicos.

    ResponderExcluir
  35. Será que os picaretas, digo empresários da cidade, não pensaram em pagar pro GOOGLE EARTH, colocar uma tarja sobre as fotos da laranjeira ? Tô brincando ! mas que azar hein turma ?
    Pena que o GOOGLE EARTH não aproxima mais, pra gente ver os canalhas arrancando pé de mangue em " nome do progresso". (mesmo sabendo que as fotos não são editadas no mesmo dia).
    Ia ser muito legal identificar " in loco" os assassinos ecológicos da Babitonga.
    Meu consolo, é saber que o destino destes canalhas todos é o mesmo que o meu.
    ACARAI CITY, aqui vamos nós.
    Espero que eles primeiro.

    rsrsrsrsrsrsrsrs

    ResponderExcluir
  36. Indignado com o sistema11 de abril de 2010 às 20:43

    11 de abril de 2010 19:30

    "Os estivadores, conferentes e outros, não deixam ninguém de fora entrar para trabalhar no porto, na estiva e no sindicato dos conferentes muito menos, é tudo de pai para filho, sempre foi assim, e sempre será, ganha-se excelentemente bem, e eles temem perderem o trono.

    Agora vocês se sentem amaeaçados pelo porto da Norsul e vem chorando com vídeos e etc.
    Voces mamaram na teta por anos e décadas. Agora é hora de vocês sentirem o gostinho de dividir o trabalho, de dividir o serviço com quem realmente precisa e necessita de trabalho, os pescadores."

    Faço essas as minhas palavras.

    Ass. Indignado com o sistema mediocre de admissão na estiva, terrestre, etc.

    Chupem essa manga!!!

    ResponderExcluir
  37. Assim como aconteceu com o aterro do linguado que tambem foi o maior crime ecologico agora tem mais esse para deixar no curriculo da nossa Ilha,uma sequencia de destruiçao em nome do progresso....mas todos estão sentindo agora o preço desse progresso, a natureza está se voltando contra o proprio homem...

    ResponderExcluir
  38. Quero emprego para meus filhos, posso mandar lá na Estiva, Arrumadores, Conferentes ou outra entidade fechada. Então Srs. aceitamos o POrto da Norsul, chega de exportarmos nossos Jovens para Joinville e Região.

    ResponderExcluir
  39. Para o PESCADOR de 11/04/2010 19:30

    Ismael, sabemos que é você quem está se manifestando nesse comentário, porém nem todos (felizmente) pensam como você, que abandonou a pesca e os pescadores aos quais você deveria e teria obrigação moral de defender.

    Você foi eleito em função das indenizações que foram promovidas contra a NORSUL, no caso do naufrágio da barcaça. Toda a cidade sabe disso. Não é novidade para ninguém.

    Esperávamos que você apresentasse propostas para aumentar a fiscalização sobre aqueles que tiram o sustento do pescador, mas isso JAMAIS você fará.

    Esperávamos que você pudesse trazer projetos que realmente valorizassem o pescador para fortalecer a classe, mas isso NUNCA irá aontecer.

    VOCÊ E O RUI SÃO UMA VERGONHA PARA OS FRANCISQUENSES.

    ResponderExcluir
  40. Sonhando em ser a 1ª MULHER ESTIVADORA em SFS11 de abril de 2010 às 22:52

    Chegou a hora dos portuários organizados em sindicatos democratizarem o acesso aos seus quadros. Chega de pai pra filho, parentes e amigos. Quero fazer concurso público para estivador. Lanço um desafio a esses machistas: sejam HOMENS. Vocês têm medo das MULHERES? Só querem “usar” as mulheres? Este recado é também para os arrumadores, conferentes, terrestreiros etc. Bando de machista hipócritas que só pensam no seu bolso.

    ResponderExcluir
  41. Sou estivador a 17 anos, e qd eu entrei era assim mesmo como vcs descreveram, porém ja fazem 15 anos que essa regra mudou. Basta o OGMO (Orgão Gestor de Mão de Obra) fazer um concurso público e qualquer pessoa (homem ou mulher) se tornar um de nós. Quem mantem o OGMO são esses mesmos empresários que vcs dizem que vão dar empregos pra vcs. Porque será que ja faz 15 anos que não se vê ninguem entrar nos sindicatos ? Será que como o advento desse empreendimento ganancioso isso irá mudar ?
    Pensem um pouquinho, essa mão de obra prometido pode ser consedida mesmo sem esse porto. Porém devolver a vida aos animais extintos, o turismo naval, a saúde da baía, o rendimento do comércio ou até mesmo o pão na mesa de mais de 1000 trabalhadores que inclusive compra o pescado desses outros trabalhadores que vivem da pesca, talves não será possível. Não é a inveja por um trabalho igual ao nosso que está cada dia mais ameaçado pelo capital, que vai resolver o problema de nossa cidade e nossa cultura. Só pra conhecimento de alguns, em 2011 acaba a concessão do estado sobre o porto e podemos estar prestes a ver nosso porto domindado por um grupo de empresário, caso o estado não renove essa concessão. Ai o tão sonhado emprego em sindicato vai acabar, porque empresário nenhum vai querer trabalhador avulso em sua empresa, mas vai deixar apenas meia dúzia de mempregados ganhando uma mixaria, enquanto toda a cidade fica a ver navios.

    ResponderExcluir
  42. ...caro anônimo 15:10 11/04/2010, " a Cia Norsul de Navegação tambem é um vai e vem pra rua, quando o empregado da Norsul completa um ano ganhando um pouquinho a mais, eles colocam pra rua e colocam outro ganhando a metade..."
    Temos este espaço bem democrático aqui, para colocarmos os nossos comentários, POR FAVOR não vamos pelo:acho que, penso que, imagino que ou me contaram que, vamos nos ater como na matemática onde 1 mais 1 sempre é igual a 2.
    Sou tripulante na NORSUL e nada tem a ver com ir para a rua como foi colocado.
    Olha só, seja a barca da Vila da Glória ou o mais moderno navio, quem determina quem e quantos tripulantes embarcam é a Marinha do Brasil, aqui subversionado pela Capitania dos Portos, segundo estas determinações cada empresa monta a sua tripulação, de acordo com as qualificações exigidas.
    A grande maioria dos meus companheiros de trabalho, tanto nas barcaças como nos empuradores, são aqui de São Francisco do Sul e olha que estamos na empresa desde que iniciou o transporte de bobinas, antes Antonina, Itajaí e agora aqui, muito raro alguem ser colocado na rua, só se cometer algo que justifique a sua despedida. A NORSUL recentemente adquiriu o navio ARLLOT, de bandeira panamenha, com tripulação filipina, pois bem, agora de bandeira brasileira e tambem tripulação brasileira, é só lá conferir quantos fransisquenses que possuiam a devida habilitação lá embarcaram, vem ai nesta semana o navio Babitonga Bay,com bandeira de Hong Kong, que está em processo de tambem trocar de bandeira e tripulação brasileira, vencidos os tramites burocráticos. É sabido tambem que se preve um apagão na marinha mercante brasileira, por falta de oficiais náuticos e de máquina, nesta área todos os habilitados tem emprego garantido nas mais diversas empresas de navegação. Sou nascido em Joinville,já residindo a 37 anos na Ilha Encantada, imagino que já posso me cosiderar, francisquense, minha esposa é nascida aqui e meu filho e filha tambem.
    Em 1969 com 17 anos eu partia daqui do nosso porto a bordo de um navio de bandeira alemã, pois lá o pai autorizando se pode embarcar já com 14 anos de idade, nesta época tambem embarcaram aqui os falecidos Milton de MIranda Camargo(criminoso), Valci(inóque), ainda aqui conosco Jozias(maceió), Fernando (pepedro) entre alguns que me recordo...

    ResponderExcluir
  43. ANÔNIMOS PROGRESSISTAS DÀS:
    22:13, 15:24, 19:30, 20:43, 22:47, 22:52, 09:53, 09:58, 10:57, 11:16 e 12:34 vocês não estão sós. Em todo o Brasil estão realizando obras e mais obras e aqui em SFS fica esse "EMPATAMENTO", não fazem e não deixam os outros fazerem, está virando uma terra de funcionários públicos e aposentados.
    Que venham os investimentos! Apenas precisamos de gente competente nos órgãos ambientais para que os empreendimentos afetem o mínimo o meio ambiente na implantação e na operação. O porto de Itapoá causou um mínimo de impacto ambiental porque seu projeto foi bem elaborado e será acompanhado nesse aspecto. Querem guardar tudo para as futuras gerações. E a nossa como é que fica?!?

    MBC!

    ResponderExcluir
  44. Pelo que vi no video, a NORSUL está desmatando um mangue. Me respondam ambientalistas:
    * Mangue não é protegido por lei?
    * Não seria necessário uma licença ambiental para fazer essa obra?
    * Qual órgão ambiental seria o responsável por emitir essa licença: Secretaria Municipal de Meio Ambiente, FATMA ou IBAMA?

    ResponderExcluir
  45. POXA QUE DECEPÇÃO!!! ESTÃO PENSANDO SÓ NO LUCRO NOS GANHOS ETC...NATUREZA, NA ILHA NADAAAAAAAAA...MUITO BEM CONTINUEMOS ASSIM E QUEM SABE MESMO, VAMOS ACABAR DESAPARECENDO DO MAPA JA QUE SOMOS UMA ILHA QUE MAL SE VÊ NO MAPA, O RIO DE JANEIRO TA LÁ SENDO DEVASTADO P0R ESSA FALTA DE AMOR DOS GOVERNANTES QUE SÓ PENSAM NOS LUCROS E COLOCAR PESSOAS EM CIMA DE LIXÕES, AQUI VÃO ACABAR DE ACABAR COM O RESTINHO DA VIDA MARINHA, DESTRUIR AINDA O QUE NOS SOBRA POR GANANCIA AI VEM A NATUREZA! E QUANTAS VIDAS VAI SER LEVADA? ESTAMOS TENDO SORTE OLHEM BEM AO NOSSO REDOR QUANTAS CASAS EM MORROS, QUANTOS ASSOREAMENTOS?? UM DIA A NATUREZA VAI COBRAR Ñ QUERO SER TRAGICA MAS REALISTA, MAS INFELIZMENTE OS OLHOS ESTÃO FECHADOS PRA ISSO, VAMOS DEIXAR O TEMPO PASSAR...?OU LUTAR PELA ILHA QUE DIZEMOS QUE AMAMOS TANTO???

    ResponderExcluir
  46. DIA 22 É O DIA DA TERRA, é um dia para refletir sobre essas questoes.NÃO podemos admitir uma empresa multinacional em nome de seu interesses economicos interferir na cultura de um povo e na geografia da nossa cidade,prometendo miseros empregos, pura mentira...queremos sim é preservar nossa qualidade de vida...esse progresso que eles defendem é destruidor e nao é sustentavel....

    ResponderExcluir
  47. é assim q se fala, vamnos dar uma chance ao Porto da Norsul, quremos renda e trabalho para os nossos filhos, queremos o porto da Norsul os estivadores sabem q lá so esta entrando quem tem algum familiar, mas aqui esperamos q seja feita um acorod entre os pescadores e a Norsul, viva o Porto da Norsul.

    Também aguardamos um projeto pra impacto ambiental, e q este seja mínimo, dai sim poderemos associas o desenvolvimento e o meio ambiente.
    Secretaria de Meio Ambiente e demais órgãos, agora é com vcs, e que venha o Porto da Norsul, com muitas rensa e alegria ao povo massacrado pelo sistema imperial q domina o porto.

    ResponderExcluir
  48. Parabéns pela produção do documentário. Ficou muito bacana, não só pela relevância do tema, mas também pela captação das imagens e edição.

    Só faltou um microfone de lapela ou um shotgun (direcional) pra ficar mais profi.

    Bom saber que temos produções nessa área em São Chico. Parabéns!

    Abraços!

    ResponderExcluir
  49. nos pescadores, queremos trabalho para nossos filhos, nao so para os filhos dos estivadores, pescadores temos que lutar pelos nossos interesses, dixar de trabalhar para manter a reserva de trabalho para os Portuarios.
    Qual filho de pescador conseguiu entrar em algum sindicato portuario,
    Já na pesca temos muitos aposentados portuarios copetindo com os pescadores tradicionais.

    ResponderExcluir
  50. Os impactos ambientais nas áreas costeiras tropicais afetam a qualidade das áreas de manguezal, de forma natural ou induzida. Infelizmente, a maioria das ações humanas relacionadas ao desenvolvimento industrial, imobiliário e social nestas áreas de costa acabam por prejudicar este ambiente.
    Sabe-se que a maioria dos fenômenos naturais, principalmente quando ocorrem em baixa ou média intensidade, afetam o ambiente de forma temporária, tornando quase sempre possível o restabelecimento das características originais. Porém, muitas das influências antrópicas funcionam como exterminadoras do ambiente afetado podendo provocar até a morte do manguezal.
    Alguns dos eventos mais comuns que causam danos ao manguezal são:
    - desmatamento e aterro para construção de condomínios, clubes e casas
    - desmatamento para a construção de palafitas
    - despejo de esgotos, às vezes de cidades inteiras
    - aqüicultura e inundação permanente para criação de camarão, peixes e ostras
    - desmatamento e aterro para instalação de portos e marinas de grande porte
    - colocação de malhas nos buracos de caranguejos para captura
    - pesca de arrasto para captura de camarão
    - desmatamento, aterro e dragagens para mineração nos rios
    - descarte de lixo sólido
    - desmatamento para obtenção de lenha
    - uso de água para resfriamento de equipamentos em usinas atômicas
    - intercepção do manguezal para passagem de oleodutos com risco de rompimento e contaminação
    - descarga de materiais tóxicos provenientes de indústrias
    Entre muitos outros usos e abusos, cada qual com suas conseqüências devastadoras

    PROTEÇÃO LEGAL DOS MANGUEZAIS
    O manguezal, ecossistema bem representado ao longo do litoral brasileiro, é considerado, no Brasil, como de preservação permanente, incluído em diversos dispositivos constitucionais (Constituição Federal e Constituições Estaduais) e infraconstitucionais ( leis, decretos, resoluções, convenções). A observação desses instrumentos legais impõe uma série de ordenações do uso e/ou de ações em áreas de manguezal (Schaeffer-Novelli,1994).
    • Constituição Federal de 1988, artigo 225.
    • Lei Federal nº 9.605/98, que dispõe sobre as sanções penais e administrativas derivadas de condutas e atividades lesivas ao meio ambiente.
    • Código Florestal – Lei nº 4.771/1965.
    • Lei Federal Nº 7.661/98, que institui o Plano Nacional de Gerenciamento Costeiro.
    • Lei Estadual nº 9.931/1986 - Proteção das Áreas Estuarinas.
    • Resolução CONAMA nº 04/1985.
    • Decreto Federal nº 750/93, que dispõe sobre o corte, a exploração, a supressão de vegetação primária ou nos estágios avançado e médio de regeneração da Mata Atlântica

    ResponderExcluir
  51. mas espera ai!!! mais o nosso queridíssimo prefeito não se pronuncia sobre isso???olha votei em ti mas que decepçâo heim!!!mas é bom para eu aprender, só toma atençâo na SÂO CHICO que tu vai deixar para os nossos filhos,tu tb tem filho pequeno pense bem!!!!!

    ResponderExcluir
  52. Que bom seria um acordo onde estivesse escrito voce é pescador então esta admitido ou voce é morador de São Francisco ta empregado , mas não existe mais isto em lugar nenhum do mundo, to do o maquinario e equipamento usado usado é de ultima geração cheio de tecnologia e precisa de pessoas capacitadas para operalas,senão for assim se for na base do manual o porto dará prejuizo. agora alguem me diz qual pescador filho de pescador tem essa capacitação,tambem muitos que estão desempregado na cidade.Só par se ter uma idéia vai ser poucos empregados e pessoa qualificada, ta na hora de alguem tomar uma atitude como foi feito em Itapoa prepar os jovens para operar no porto. Sem sonhar que por ser morador ja ta empregado tem que se qualificar primeiro

    ResponderExcluir
  53. Ana

    Nós somos totalmente contra a construção desse novo porto da Norsul...
    Será que apenas nós percebemos o quão estúpidos estão sendo os a favor?
    Acho que as pessoas ainda não perceberam que a antiga Vega, atual Arcelor Mittal, tão patrocinadora de projetos para benefícios próprios, não passa de uma empresa não nacional... Vocês acham mesmo que uma empresa que nem sequer é daqui, não sabe o que nós passamos, não tem que acordar todos os dias para pescar para poder por o pão de cada dia na mesa... Por acaso acham que eles vão se interessar em serem Ecologicamente corretos e respeitar não somente a fauna e a flora, mas também os empregos de milhares de famílias?
    Acham mesmo que vão contratar povo daqui, sabendo que haverá um custo maior na habilitação de mão-de-obra enquanto eles podem trazer gente de fora?
    Caso não estejam com seus olhos abertos, "favoritizados", pensem em como serão rejeitados mais tarde quando perceberem que não são úteis aos seus ganhos...
    Pensem que vocês estarão contribuindo para desnacionalizar um país já quase sem cultura própria, e que se apaga aos pés de multinacionais que sabem construir um poderio econômico de forma ecológica, correta e que, ao invés de tirar, apenas agrega valores e empregos aos que nada têm.

    A propósito... Os senhores Anônimos Ismael e Rui, não precisam se esconder...
    Se querem defender sua opiniões, sejam homens o suficiente para não esconder a cara...

    ResponderExcluir
  54. Pô e os dois vereadores ex-pescadores abraçaram a causa da elite escrota da Babitonga, a mesma elite que em 64 dedurou meio mundo aí em SChico para os milicos, deixando várias crianças órfãs... essa mesma elite detonou as florestas do Miranda, Porto do Rei e Gamboa, para plantar eucalipto, mais recentemente tornaram SChico um pátio de conteiners. Essa metalúrgica francesa que chegou aí, detona nosso ecossistema, acaba com nossos mananciais e o que dá em troca para a comunidade local? Com certeza menos que o boteco do Joaquim...Agora esse porto privado nas laranjeiras é o golpe fatal que essa elite ignara aplica no povo francisquense! Esses pulhas mandam em SChico há 45 anos tá na hora de dar um basta neles.

    ResponderExcluir
  55. BETO PESCADOR ENSEADA12 de abril de 2010 às 17:07

    TENHO UM LOTE NA ENSEADA 4 LOTES DO RIO .NAO POSSO DE GEITO NENHUM CONSTRUIR MINHA CASA TO NO ALUGUEL .E JA E PAGO O IPTU DESSE LOTE DESDE 1976 E ESCRITURADO DIZEM QUE E AREA DE PRESERVAÇAO .E AGORA ESSES DA NORSUL VAO LA TIRAM O MANGUE E FICA POR ISSO MESMO .AI NAO DA ONDE CHEGAMOS MESMO.ESTAMOS NUMA TERRA QUE PODE MAIS CHORA MENOS .CADE A FISCALIZAÇAO DO TAL FATMA IBAMA.A SECRETARIA DE MEIO AMBIENTE .SO VEM MECHER COM POBRE COITADO QUE NEM EU NAO POSSO CONSTRUIR MINHA CASINHA.E CUIDAR DO MEU GRANDE AMIGO RIO ACARAI ..ONDE CHEGAMOS MESMO.

    ResponderExcluir
  56. Trabalhador Portuário Avulso12 de abril de 2010 às 18:50

    Vamos esclarecer alguns pontos que se fazem necessários:

    1) A Lei 8.630/93 chamada lei de modernização dos Portos, regulamentou quais atividades nas operações poderiam trabalhar no porto, ou seja: estivadores, arrumadores, conferentes, consertadores e vigias;
    2) A entrada de pessoas no sistema depende de avaliação do quantitativo de pessoas e da demanda de trabalho, e esta avaliação é feita pelo Conselho de Supervisão;
    3) A entrada de novos trabalhadores deverá ser dada através de concurso público;
    4) Se não houver serviço no porto, certamente não entrara ninguem.
    5) Resolução 517 da ANTAQ Capitulo II Art. 2 e item IV, define critérios para conseguir autorga de autorização, ou seja, se não tem carga própria, como é o caso da NORSUL, pois este é um armador, não deveria obter autorização.
    6) O Canal do Linguado foi algo feito a muito tempo atrás e diga de passagem foi um enorme erro. Então, será que deveremos cometer o mesmo tipo de erro.
    7) Se estamos preocupados com o quintal do vizinho (sujeira que vem de Joinville), devemos primeiro fazer nossa lição de casa, ou seja, cuidar do que é nosso, para que possamos cobrar melhorias lá;
    8) Durante todo esse processo de tentar barrar o projeto Norsul, conheci vários pescadores que vivem da pesca artesanal, então, acredito que estas pessoas devem nosso respeito;
    9) Se os empreendedores realmente desejam o bem de nossa cidade, que deem condições para os filhos do municipio, tenham acesso a universidade o ao ensino técnico sem qualquer custo, este seria o principio para capacita-los a um futuro melhor.

    Pessoal, vamos refletir!
    O plantio é inserto mas a colheita é garantida!

    abraço

    ResponderExcluir
  57. ao "pescador".....que vergonha.meu caro pescador tem que viver da pesca e não de porto para trabalhar...quem vive de porto é estivador..quem vive na escola é professor quem vive em hospital é médico...por favor né....cada coisa no seu devido lugar....de condições dignas de pesca ao pescador e não precisa de nenhum porto pra acabar com nossa natureza........

    ResponderExcluir
  58. COMEX É COMPETIÇÃO, OS SINDICATOS QUE SÃO UM TOTAL DE 700 PESSOANS NO MAXIMO ESTÃP PREOCUPADOS COM ELES E SOMENTE ISTO E OS DEMAIS QUE NÃO CONSGUEM ENTRAR NO BOLO? SOU A FAVOR DE NOVS E NOVOS PORTOS E QUE PRIVATIZEM O PORTO PÚBLICO. QUEM NÃO TEM COMPETÊNCIA NÃO SE ESTABELECE, JÁ DIZIA COLLOR DE MELLO;

    ResponderExcluir
  59. Caro amigo do comentario de 12 abril as 13:00 hor... Caro amigo do comentario de 12 abril as 13:00 horas, a Vega do Sul tambem fez um acordo com a cidade e os sindicalista,com mais de 10 anos de isençao de imposto ja lucrou um monte, e hoje nao ta nem ai p a cidade, este beneficios que ela faz, nao e nem 1 por cento dos imposto que ela lucra, entao sejamos sensatos, com a Norsul vai ser a mesma coisa, nunca que ela vai empregar os pescadores do Ismael e do Ruim.

    ResponderExcluir
  60. Eu conheço pessoas que entraram nesses sindicatos de protuários e não faz tanto tempo assim........15 anos ta de brincadeira.
    A maior culpada pela destruição da natureza é a miséria humana. Aqui em São Xico é a ganância dos tops empresários.

    ResponderExcluir
  61. Tundercats da Laranjeira VS Prefeito Zera12 de abril de 2010 às 20:13

    Sared

    Eu quero saber quem vai tampar os buracos q tem nas ruas da nossa bela São Chico, detonada por esses carrapatos q estão na prefeitura sugando nosso dinehiro ...

    ResponderExcluir
  62. Sr Anônimo (12 de abril de 2010 15:01), tudo o que o Sr escreveu está correto, apenas esqueceu de colocar os créditos e/ou a fonte. (http://www.ib.usp.br/ecosteiros/textos_educ/mangue/impactos/impactos.htm)

    ResponderExcluir
  63. Antes de fazer comentarios leiam, eis uma sugestão,COLAPSO: COMO AS SOCIEDADES ESCOLHEM O FRACASSO E O SUCESSO,de Jared Diamond.PRESTEM ATENÇAO NA SINOPSE:O que é mais assustador do que o espectro do colapso de uma civilização – os restos dos templos abandonados de Angkor Watno território do Cambojadas cidades maias tomadas pela selva ou a vigília sombria das estátuas da ilha de Páscoa?

    As imagens dessas ruínas sugerem a pergunta: Será que isso também não pode acontecer conosco?

    Abordando desde a cultura da Polinésia pré-histórica na ilha de Páscoa às outrora florescentes civilizações nativas americanas dos anasazis e maias, analisa as causas da decadência da colônia viking medieval na Groenlândia e chega ao mundo moderno. Com isso traça um panorama catastrófico e mostra o que acontece quando desperdiçamos nossos recursos ignoramos os sinais de nosso meio ambientequando nos reproduzimos rápido demais ou cortamos árvores em excesso. Danos ambientaismudanças climáticasrápido crescimento populacionalparcerias comerciais instáveis e pressões de inimigos foram fatores na queda de algumas sociedadescontudo outras encontraram soluções para esses mesmos problemas e subsistiram.

    ResponderExcluir
  64. Trabalhador Portuário Avulso13 de abril de 2010 às 00:31

    Boa noite amigos,

    O que é cadeia alimentar?
    A cadeia alimentar é uma sequência de seres vivos/populações que se alimentam uns dos outros. É a maneira de expressar as relações de alimentação entre os organismos de uma comunidade/ecossistema, iniciando-se nos produtores e passando para os consumidores (herbívoros, predadores) e decompositores, por esta ordem. Ao longo da cadeia alimentar há uma transferência de energia e de nutrientes, sempre no sentido dos produtores para os consumidores.

    Desta forma, podemos definir que a atividade portuária é uma grande cadeira alimentar, ou seja, algumas de forma direta e outras indiretas, como segue:

    EMPREGOS DIRETOS: Estivadores, Conferentes, Arrumadores, Consertadores, Vigias, Caminhoneiros, Despachantes Aduaneiros, Funcionários WRC/TESC,Funcionários do Porto,
    Funcionários da CIDASC, Funcionários da TERLOGS, Sindicato dos Movimentadores, tripulantes das lanchas, rebocadores, guardas portuários, funcionários do RochaTop, WRC Cargolink, Agencias Maritimas, Reparadoras de Conteineres etc...

    EMPREGOS INDIRETOS: funcionários das padarias, supermercados, lojas, farmacias, borracheiro que consertam pneus de carros e caminhões, professoras, motoristas de VAN, faxineiras etc..

    Quando tentamos de todas as formas explicar que, se houver o rompimento da cadeia alimentar do pescador, este estará fora do seu habitat. O Pescador artesanal vive e deverá continuar vivendo da pesca. Só não podemos intervir em suas decisões, se eles acharem por bem mudar de atividade, será por livre escolha e não porque foram jogados para fora do mar por falta de pescado.

    Para finalizar, peço desculpas se alguem ficou de fora, mas existem tantas pessoas que vivem nesta cidade que dependem da atividade portuária que por ora posso ter esquecido.

    Abraços

    ResponderExcluir
  65. POR FALAR EM RUAS ...
    ALGUÉM TEM ANDADO PELA ALMIRANTE BARROSO E ESTRADA DO FORTE ???
    AS DUAS ESTÃO QUE É SÓ BURACOS, CADA VEZ MAIORES EM TAMANHO E QUANTIDADE.
    ISSO SEM FALAR NAS LATERAIS, PRINCIPALMENTE UBATUBA E ITAGUAÇÚ.

    ResponderExcluir
  66. AGORA SAO CHICO TA EM FESTA .CUIDADO AS MAQUINAS VAO TRABALHA LA NO MANGUE DA LARANJEIRA VAMOS FISCALIZAR. TO SABENDO QUE ELES VAO TRABALHAR LA .

    ResponderExcluir
  67. ACOOOOOOORRRDA POVO, VAMOS CUIDAR DE NOSSA ILHA ENQUANTO É TEMPO, VAMOS TORNA-LA A CAPITAL DO TURISMO, NÃO A DOS PORTOS CRUZESSSSSSS...ABRAM OS OLHOS POR FAVOR TURISMOOOOOOOOOO....É A MELHOR SOLUÇÃO A TODOS.PESQUISEM NA INTERNET, QUANTAS CIDADES VIVEM DO TURISMO E BEM, CHEGA DE GANÂNCIA, VAMOS COLOCAR PESSOAS NO GOVERNO QUE TENHAM VERDADEIRO AMOR POR NOSSA ILHA E A TRANSFORME NUM ENORME CENTRO TURISTICO!!! AH! SARED PEÇO QUE VC COLOQUE AI SUGESTÕES PARA O PESSOAL DAR SOBRE COMO É SER, TER UMA CIDADE TURISTICA GARANTO QUE MUITAS IDEIAS BOAS VÃO SURGIM E UM CORAÇÃO ENORME VAI SURGIR PARA QUE TUDO SE TORNE REALIDADE.

    ResponderExcluir
  68. Não tem máquinas para arrumar os buracos das ruas , mas vai ver la na Enseada, faz 30 dias 4 máquinas abrem o canal para não se sabe o quê, o mar fecha já vão uma 6 vezes que o mar fechou, e os caras continuam abrindo, da-lhe máquinas, quem sera que esta faturando esta obra ridicula, comendo dinheiro público a obra foi emergência? quem esta faturando ?

    ResponderExcluir
  69. Achei interessante a dica sobre o livro COLAPSO,SOCIEDADES QUE ESCOLHEM O SUCESSO OU FRACASSO,lembrando que muitas civilizações passadas cometeram muitos erros ecológicos, mas em sua época talvez achavam infinito os recursos da natureza, hoje podemos refletir melhor e poder fazer escolhas, e ainda a melhor escolha é o turismo, infelismente nós francisquenses não adquirimos esta consciência, será que teremos que destruir mais ainda a ilha para depois aprendermos com o erro(e tantos erros ja foram cometidos aqui)como diz uma sabedoria:se não aprendemos por amor, vamos aprender pela dor, se amamos nossa ilha, iremos preservar e conservar os recursos que nela existem.Muistas regiões do Brasil estão entrando num processo de desertificação devido a destruição das florestas.Na Europa a água é um bem valioso ( tanto é que foi aqui que a VEGA DO SUL escolheu para iniciar sua produção) parafraseando a dica do anônimo: Com isso traça um panorama catastrófico e mostra o que acontece quando desperdiçamos nossos recursos ignoramos os sinais de nosso meio ambiente quando nos reproduzimos rápido demais ou cortamos árvores em excesso. Danos ambientais mudanças climáticas rápido crescimento populacional parcerias comerciais instáveis e pressões de inimigos foram fatores na queda de algumas sociedades contudo outras encontraram soluções para esses mesmos problemas. Portando senhores donos do poder econômico, nós francisquenses não vamos deixar isso acontecer, grifei propositamente PARCERIAS COMERCIAIS INSTÁVEIS,é hoje a VEJA DO SUL ou ARCELOR MITAL,( que já passou por vários donos, hj não é mais Frances),que só quer explorar nossos recursos naturais e depois vai embora a procura de outras terras para explorar.EI lembrei do filme AVATAR, quem assistiu da pra fazer uma comparação. QUEM NÃO QUER LER PELO MENOS ASSISTAM O FILME....é assim que essas multinacionais nos vêem,não nos respeitam,não se importam com a nossa cultura, com o nosso povo,para eles nós somos sub- raça,ELAS só querem o lucro e nada mais, para garantir o seu bem estar,e não se importam com o bem estar da maioria da população.PORTANTO VAMOS DEFENDER E PROTEGER O QUE É NOSSO, A BAIA DA BABITONGA É PRA NÓS O QUE O AÇO É PARA A VEGA,A BABITONGA É PRA NÓS O QUE O PETROLEO É PARA O MUNDO.É MAIS FACIL DEFENDER OS INTERESSES DOS PODEROSOS DO QUE O INTERESSES DO PEQUENOS, daqueles que vivem da pesca, daqueles vivem da natureza. O nossos índios são exemplos disso.

    ResponderExcluir
  70. A Baia da Babitonga já esta condenada há anos, abram os olhos, quero meus filhos trabalhando no Porto da Norsul, deixem de pensar somente em vocês mesmos, vocês já estão bem ricos, eu quero dignindade e não peixe contaminado por vocês na minha mesa.
    Ou vao dizer que o prefeito come bagre da baía da babitonga como eu como todos os dias?

    Vai me dizer que os ambientalistas como frutas que estão contamindadas pelos adubos e fertilizantes expostos e jogadas no ar pela pelas empresas do setor portuário?
    Quem come peixe da baía é o pescador, ele é que tem netinhos e filhos com problemas, não são vocês eleite, bando de sangue sugas e carrapatos.

    Deixem o Porto da Norsul vir, pois vai trazer esperança para minha família tão carente de dinheiro e de tudo.
    Quero um dia ir ao mercado e fazer uma bela compra, naõ quero mais pescar de madrugada, ficar com gripe, ver meus filhos na pobreza, quero dignidade.
    Só quero meu espaço como todos vocês tem. Aqui na minha vizinha nem luz tem, não chegou, a água é gelada e o banho no inverno também. Voces tem carro, e nós temos bicicleta para ir ate o banco, na farmácia e no correio.

    Quero ser um pouquinho feliz apenas, vocês irão na festilha com suas famílias esbanjar e eu estarei pescando para alimenter minha família.

    Obrigado prefeito, seus investimentos para a pobreza são demais mesmo, obrigado pela bela reforma e gastos no corredor da prefeitura que vão até o seu gabinete, obrigado mesmo, do fundo do meu coração.

    Ass; filha de pescador

    ResponderExcluir
  71. Maxuel,

    Obrigado por colocar o site de pesquisa que esqueci. Mas esta faltando outro que wquando lembrar informo.

    ResponderExcluir
  72. Você das 7.07 que assina filha de pescador , me poupe tu és alto cargo comissionado, da para ver, enquanto temos um monte de urgências , como remedios, falta de agenda para medicos especialistas, marcação de exames, buracos por tudo, bueiros entupidos, ruas abandonada , vai me fazer outra reforma no corredor e gabinete , pára, não convences ninguém.

    Outra, quem contamina as frutas é agrotóxico, seu ignorante fertilizante aduba, fertiliza a terra nem entra em contato com fruta alguma, vai olhar o rótulo do fertilizante para ver o rótulo.

    Voc~e esta mal informaod sobre a Babitonga, exames mostram que a poluiçõa diminuiu muito ,a ponto de nas Larangeiras dar como ótima qualidade de água ate vosssa sec de Agricultura esta colocando la ostras ou você não esta sabendo que ostras so se da em água limpa pois acumula contaminentes?

    Você é ad turma que já tem emprego garantido oui já ercebe pela Norsul, e quer enganar o pescador com presentinhos igual fez a Vega , pára né?
    Babitonga não esta nada condenada você é que quer agravar , esta é bem melhor se informa.

    Tua vizinha não tem luz pega no pé do Top, põe luz la, incompetência nem sabe usar da influência.

    "do fundo do meu coração", quem fala isso quem???

    ResponderExcluir
  73. É so o que faltava querem destruir a classe dos pescadores colocando tudo para trabalhar na NORSUL, me poupe. O pescador deve ser apoiado , ajudado sim para amenizar sua luta digna e meio de vida que tem muita gente que gosta e nem quer outra profissão,vamos rsepeitar. sabe como ajudar seus filhos: dando bolsa de estudo municipal e estadual e federal, passe para pagar onibus, prioridade em estagio remunerado, escola profissionalizante.
    Mas é demagogia querer achar que devemos acabar com os pescadores empregando na NORSUL, precisamos é de respeito aos pescadorse afinal o peixe é um dos alimentos mais ricos para todos nós, quem come peixe vive mais do que quem come carne.Parem de enganar e querer comprar os pescadores eles estão mais vivos do que vocês imaginam

    ResponderExcluir
  74. Estou impressionado com o nr. de pessoas cultas bem informadas que acessam este blog. Se pudessemos nos unir certamente mudariamos o destino deste município , que sempre esteve comandado por gente que somente busca interesses próprios, e o povo não sei como não vê.Talvez nas próximas eleições com ajuda do blog possamso mudar este quadro nefasto que predomina ao menos há 40 anos

    ResponderExcluir
  75. pescador disse...tenho certeza que essas palavras nao sao de um pescadorm mas alguem que quer se passar por pescador,aqui em SÃO XICO temos muito disso, pessoas que se dizem do povo para enganar o povo, e nao está sendo diferente aqui no blog tambem...ei pescador disse...nois nao somos bobo soh!

    ResponderExcluir
  76. É interessante observar que quando é pra defender interesses das grandes industrias sempre aparece o mesmo discurso "gerar emprego aos jovens",como se a unica forma de geraçao de emprego fosse através da industria,essa mentalidade precisa mudar, existem muitas outras formas de gerar emprego,novas alternativas para um desenvolvimento sustentavel sem precisar acabar com os nossos recursos naturais.Estou cansado de ouvir esse discurso dominante que mascara a nossa realidade.Quando a Vega do Sul veio para São xico esse discurso estava novamente na boca dos defensores do progresso a qualquer preço, e agora eu pergunto quantos empregos gerou para nossos jovens em São Francisco do Sul, qual o impacto economico positivo em nossa cidade, ate agora o unico impacto é o da natureza,pois essa empresa se utiliza de um recurso natural que é agua, para gerar lucros que muitas vezes não são compartilhados por nós francisquenses...vcs acham que essas grandes corporações estão preocupadas em gerar empregos ao jovens? que ingenuidade indigina....

    ResponderExcluir
  77. Voces estão querendo dizer que filha de pescador e pescador são todos burros? Me poupem, acordem.
    Povo ignorante dde São Chico!!!

    Vão para a Festilha vão... Comer peixinho frito contaminado, cuidado.

    ResponderExcluir
  78. "Filha de Pescador"

    Faça um curriculum e leve la na Arcelor Mittal (ex-Vega do Sul) e tente verficar se você consegue um emprego lá?

    Se tiver sorte, você conseguirá como auxiliar de serviços gerais numa das firmas terceirizadas.

    É esse o tipo de emprego que você quer? Isso tem em vários lugares, ou você acha que conseguiria um emprego de Gerente do setor de produção, ou outro cargo bom? Para né.

    Faça-me o favor. Essas empresas já vem para cá com seus altos cargos. O que sobra são subempregos.

    Não se deixe enganar e também não engane os outros.

    Com toda certeza, como pescadora você acaba tendo lucros muito maiores do que na pseudo-indústria.

    PENSE NISSO !!!

    ResponderExcluir
  79. O QUE SERÁ DO VEREADOR RUI QUANDO NÃO FOR MAIS VEREADOR ?
    VAI TRABALHAR NA NORSUL ?
    CLARO QUE NÃO , É NECESSÁRIO ESTUDO .
    SERÁ QUE ELE VAI PESCAR?
    CLARO QUE NÃO , POIS A BAIA DA BABITONGA NÃO TERÁ MAIS PEIXES .

    ResponderExcluir
  80. que absurdo a norsul divulgar que enveste no esporte enveste sim numa judoca eem 6 mininas de ginastica ritmica que nao tem nada haver com a secretaria de esporte do municipio quem tem dado apoio ao municipio sim é o rebert transporte esse sim é francisquense beleza

    ResponderExcluir
  81. QUER TRABALHAR NA NORSUL ?
    É NECESSÁRIO ESTUDO !

    ResponderExcluir
  82. NAO ADIANTA FICARMOS RECLAMANDO TEMOS QUE AGIR ,FAZER MANIFESTAÇÕES SE PRECISO PARAR SÃO CHICO ENQUANTO DA TEMPO DEPOIS NÃO ADIANTA CHORAR SOBRE A BAIA DA BABITONGA DESTRUIDA

    ResponderExcluir
  83. ESTÃO QUERENDO ACABAR COM OS PESCADORES , COMO SE A NORUL FOSSE EMPREGÁ-LOS .
    VEREADOR RUI E ISMAEL , DEFENDAM OS INTERESSES DOS PESCADORES.

    ResponderExcluir
  84. O QUE SERÁ DO VEREADOR RUI QUANDO NÃO FOR MAIS VEREADOR ?
    VAI TRABALHAR NA NORSUL ?
    CLARO QUE NÃO , TEM QUE TER ESTUDO.
    SERÁ QUE ELE VAI PESCAR?
    CLARO QUE NÃO , POIS A BAIA DA BABITONGA NÃO TERÁ MAIS PEIXES .

    ResponderExcluir
  85. So gostaria de saber quantos eles estão ganhando para defender a construção do porto da vega, que beneficios sera para poucos e prejuizos para muitos, determinados políticos daqui um dia me perguntarão de que classe eu era quando perguntei se eram a favor da construção do porto da vega, agora eu lhes pergunto quanto os mesmos vão ganhar? Espero que seja muito, pois tenho certeza que aqui nesta cidade vcs não vão poder isufruir deste dinheiro depois de descobrirem quanto foram infeliz com o levante a esta bandeira, perai lembrei vcs nem daqui são, não tiveram de amor pela sua cidade imagine daqui...pena...

    ResponderExcluir
  86. Parabens pelo excelente vídeo sobre a destruição.
    Fico me perguntando até quando o povo francisquence vai permitir destruição das belezas naturais desta ilha encantada.
    Já tivemos experência com outras grandes empresas que se instalaram em nossa cidade e que pouco ou nenhum beneficio trouxe a cidade a não ser destruição.
    Projetos como este nem deveriam entrar em pauta para aprovação ou não, pois apenas beneficia os proprietários e uma minoria que aprova a custas de $$$. São Francisco possue um enorme potencial turistico natural que muito pouco ou quase nada é explorado. Existem outros lugares neste brasil que nem sequer mar tem, com atrativos turisticos muito menores que o nosso e vivem em função do turismo a nivel internacional. Tem que se mudar o pensamento de que São Francisco do Sul vive somente do porto. Hoje poderiamos dizer que sim, mas quando destruirem todas as belezas naturas e turisticas, ai sim estaremos vivendo e teremos de viver somente do porto que beneficia meia dúzia de empresários.
    Claro que muitos vivem hoje direta ou indiretamente do porto, mas uma minoria de empresários interessados defende e prega a todos que somente o porto move a economia da cidade.
    Pode sim viver em harmonia renda portuária e turismo, mas não da maneira como estão querendo fazer hoje ou melhor, se vem administrando esta questão.
    Destruição sem qualquer respeito ao povo e a natureza....como se diz...entrando no meu bolso, eu aprovo e o resto que se dane...
    vamos cuidar e valorizar nossa cidade, senão o que a natureza nos deu de graça para cuidarmos, perderemos para sempre...Existem erros que não mais podem ser corrigidos...
    Então vamos valorizar nossa terra.

    Abraços

    ResponderExcluir
  87. alguns dizem que as tetas vão acabar como por exemplo, a Estiva, conferentes, Arrumadores, mais uma coisa é certa. Isto envolve muito trabalho pois não são somente os sindicatos que sobrevivem do Porto, tem caminhoneiros, tem os operadores, tem as firmas terceirizadas, as agencias, as empresas que retiram o lixo e os óleos dos navios. E por falar em caminhoneiros, depois de construido o terminal Mar Azul, as bobinas serão transportadas por uma estrada de ferro até a Usinor e ai vai haver mais desemprego dos caminhoneiros. Ampliando o porto público vai abrir mais vagas nos Sindicatos porque vão precisar de mais pessoas e ai também de todos aqueles que foi citado acima. Enquanto tiver salarios bons e emprego o comércio é que ganha, senão depois vai todo mundo tirar berbigão, carangueijo, marisco e com gosto de óleo derramado das barcaças da Norsul porque uma ja tombou no Ubatuba.

    Vamos sensibilizar as autoridades para ampliar mais o Porto e gerar mais emprego e não acabar com os manguezais e com os pescadores e tambem com o ganho dos Sindicatos, os mesmo negociaram baixar seus salarios a um tempo atras e agora baixaram novamente mais 17 % daqui a pouco eles vão ganhar nada porque os empresarios é que são ganancias e o comércio é que sofrerá com as consequencias. Daqui a pouco todos que dependenm do Porto terão que ir pra joinville aproveitar as promoções das concorrencia

    ResponderExcluir
  88. Nosso povo FRANCISQUENSE é COVARDE e não sabe reivindicar, sempre acabam acreditando naqueles que vem de fora ...usurpam nossa terra e depois vão embora com os bolsos cheios de grana.

    Povo covarde e bocó é assim mesmo. ASSISTE E APLAUDE.

    Vereadores como RUI e ISMAEL, se o povo tiver VERGONHA na cara, não darão mais nenhum voto a eles.

    ResponderExcluir
  89. parabens aos pescadores q aparecem no video é preciso coragem continuem pois só voces podem mudar essa armadilha q a colonia armou para voces.

    ResponderExcluir
  90. RUI E ISMAEL PERSONA NAO GRATA em São Xico, traidores dos pescadores,vendidos, porta voz dos poderosos que querem so sugar a cidade....vergonha!!!E o colar cervical RUI?QUEM PAGOU?

    ResponderExcluir
  91. Na verdade companheiros,o que acontece na verdade, é que se a vega,norsul ou arcelor mital, viesse com uma proposta para os tpa´s ( estivadores, arrumadores e conferentes) de operar com a mão de obra deles neste novo porto, essa "BALELA" de responsabilidade socio-ambiental viria por água abaixo, pois eles estão mais preocuados com o serviço deles do que com essa causa. Basta ver o quanto de fertilizante, soja, soda , óleo e outros dejetos são hoje jogados diariamente na nossa baia e ninguém faz nada. Onde estão os órgãos competentes para o "agora"??????

    ResponderExcluir
  92. e tem mais...
    caso saia um acordo entre essas empresas e os tpa´s ( estivadores,arrumadores e conferentes) continuará o mesmo império desses tpa´s, colocando somente pessoal deles enquanto pessoas com competêcia igual a desses tpa´s ficam mendigando um emprego de serviçais.

    ResponderExcluir
  93. AO ANONIMO DE 14 de abril de 2010 14:18

    Concordo contigo!
    A diferença é que as pessoas, mesmo apoiando, ficam retraídas muitas vezes porque tem medo de sair perdendo. As pessoas que mais defendem são geralmente pessoas humildes mas honestas, que dependem infelizmente dessa porcalhada que tá aí no "comando".
    Daí vem gente dizer que ninguém tem coragem de mostrar a cara... Putz. não é bem assim. Eu mostro a cara se quiserem, assino com meu nome embaixo e não tenho medo de falar. Sou uma jovem que nem sequer nasci aqui, mas moro há tanto tempo nessa cidade, que me orgulho de dizer que sou francisquense, e quero ver quem prova o contrário...
    Caro amigo do 14 de abril de 2010 14:18, podemos SIM tentar fazer alguma coisa, pena que não somos tão ricos quanto essa gentalhada que fica defendendo seus empregos ladronários em cargos comissionados e/ou nepotisados.

    QUEM ESTIVER A FIM DE AJUDAR SCHICO, RESPONDA!!!!

    Abraço. Ana.

    ResponderExcluir
  94. Ei anonimo que disse "BALELA" de responsabilidade socio-ambiental " é assim que vc trata a questao ambiental em São Francisco do Sul?Não é porque a baia ja esteja poluida que devemos entao trasformá-la em um cemitério ou uma fossa.A VEGA DO SUL, ou ARCELOR MITAL, estão interessadas é DIMINUIR CUSTOS, isso representa para eles a construçao deste porto, nao estão nem ai para questões ambientais e nem para geraçao de novos empregos.

    ResponderExcluir
  95. O que é engraçado q. os franceses adoram enganar a gente da Babitonga. Primeiro foi o navegador Binot que levou o filho do cacique Arosca, prometeu traze-lo de volta e o pobre nunca mais voltou, depois foi a colonização da Vila da Glória, onde foi criada, uma colônia francesa. E por último essa metalúrgica francesa que só usufrui da nossa ilha e pouco dá em troca...A relação entre a França e a nossa Babitonga é uma relação sado-masoquista. rsrsrsrsr

    ResponderExcluir
  96. Bem, como o desenvolvimento desta cidade está parando em obstáculos de cunho ambiental e faceis de resolver o jeito será vender as 3 casas que tenho na praia de Ubatuba e comprar em itapoá que vem dando exemplo de desenvolvimento e deixando São Chico pra trás, lementável mas este vai ser o cominho de muitos investidores.

    ResponderExcluir
  97. Pois é gente,vamos fechar todas as empresas francisquenses,lojas,mercados e o porto,vamos reflorestar tudo e voltarmos a viver como índios.Mas o problema é que só vamos poder comer o que plantarmos,pois da pesca não tem condição,como já comentaram eu não como peixes que são pescados em nossa baia,sabendo que milhares e milhares de litros de esgoto descem de Joinville e desagua aqui na NOSSA BAIA.Esse problema que já existe há anos,ninguém reclama,pois não estão mexendo no bolso deles.

    ResponderExcluir
  98. ANDERSOn, acho que isso que vai acontecer se abrir esse porto da NORSUL,vai fechar,lojas,mercados etc...pois esse porto só vai atender aos interesses da VEGA DO SUL, entao ANDERSON se prepare pra viver como indio, assim talvez vc terá algumas liçoes sobre respeito à natureza...

    ResponderExcluir
  99. Amigos e Inimigos Francisquenses
    Abaixo segue meu comentário pessoal sobre a questão aqui abordada, não sou candidato a nada e muito menos pertenço a qualquer entidade, ONG ou até mesmo faço parte do quadro de funcionários da Empresa.

    O primeiro item seria a defesa dos animais em questão: estes animais que tanto se falam podem ser removidos para uma área já protegida por lei.

    O segundo item é que hoje em nossa cidade nenhum pescador vive exclusivamente da pesca aquele que provar que estou mentindo que prove...

    O terceiro item é sobre o desmatamento da área, outras áreas também foram desmatadas e de tamanho e proporção até maiores e ninguém fala nada e vocês sabem de quem estou falando ou vejam no Google Earth uma enorme área de mangue que foi desmatada próximo a Cohab onde fica uma antena de Rádio.

    O quarto item é a falta de respeito que foi feita desta filmagem, se eu fosse a empresa entraria num processo contra todos aqueles que invadiram a propriedade, agora só porque tem um policial apoiando esse causa ele se acha no direito de invadir?

    O quinto item é o desemprego na nossa cidade, muitos pais de família ou jovens que estão entrando no mercado de trabalho poderiam ter a chance de conseguir um emprego com a empresa.

    O sexto item é os poderosos de nossa cidade, todo mundo sabe que o Porto é estadual, mas o controle dele sempre está na mão dos mesmo, acho que chegou a hora disso mudar, o Porto é um cabide de empregos onde entra e sai governador e só ficam os que apoiam o governo estadual, ou seja gente que não entende merda nenhuma, ou aqueles que possuem um interesse pessoal.

    bem pessoal desculpe o desabafo, mas precisava falar a minha opinião, não estou querendo ser melhor do que ninguém, mas as vezes temos que berrar pra ver se muda alguma coisa, fiquem bem e uma boa semana.

    ResponderExcluir
  100. O problema do Porto Privado da Norsul é que na Baía da Babitonga os pescadores não vão poder ter mais a tranquilidade de pescar, pois vai chegar navios e quando estes chegam os pescadores terão que se retirar, também a região das Laranjeiras vai perder a chance de futuramente desenvolver um complexo turístico de visitação por meio de barcos, com o porto privado, além da ocupação do território, os barcos de passeio e os pescadores da baía da babitonga em geral teriam que se deslocar e perderiam marés boas, em virtude de navios, também atormentaria os golfinhos e toninhas que se localizam perto da Ilha Grande.
    Por outro lado, seria bom para o desenvolvimento econômico do município a instalação de um porto de bobinas, só que para a cidade de São Francisco do Sul compensa mais investir em ecoturismo e preservação cultural, isto estará preservando o que Deus nos deu e gerará um PIB maior e bem distribuído a longo prazo.

    Abraço a todos,

    Mateus M.O.

    ResponderExcluir
  101. AO ANONIMO DE
    20 de abril de 2010 00:20

    Declarar "berrando" não é a melhor maneira de se resolver as coisas, e se você realmente quer que um pescador que sobrevive SOMENTE da pesca prove que sobrevive somente disto, nos fale ABERTAMENTE SEU NOME E TELEFONE que colocarei à sua disposição os telefones, nomes e endereços de todos os pescadores francisquenses que vivem desta renda.
    No entanto, por que defendes tanto a área em questão?
    Não há PORQUE motivos processar por invasão, ou você só está com medo que o vídeo tenha aberto TANTO os olhos das pessoas sobre o quê está acontecendo no local?

    Já que, diferente de você, mesmo eu tendo um blog (do qual eu assino meus comentários), eu assino com meu nome, e se quiser conversar, venha. Não enfrento ninguém, mas minhsa opiniões, assim como as suas, se assim disse, são e serão sempre as mais honestas.
    Cordialmente,
    Ana Isabel.

    ResponderExcluir
  102. Você das 00.20 esta de brincadeira, ta na cara que trabalhas pra NORSUL.
    Da uma olhada na Biblioteca no RIMA,da tua empresa
    - remover os animais, essa é demais, vais catar os meros e as toninhas, animais da lista em extinção e vai levar pra onde? essa é muito boa!
    - sobre os pescadores é um abuso o que escreveste, és mal informado a água das Larangeiras é considerada como de boa qualidade , a Prefeitura ate esta ali incentivando a criar ostras que so podem crecer em água limpa pode comer peixe avontade não vai te estragar antes pelo contrário vai-te curar,
    -você diz que eles estão certos em desmatar? belo exemplo na defesa da tua empresa, desmatar sem autorização é crime, e eles não têm autorização para desmatar o mangue , e disseram na audiência que não vão cortar o mangue, então eles mentiram,
    - processar por invadir área, essa é demais, tu não sabes que o mangue é publico é área pública ? se foram eles quero é ver eles serem processados será que são tão poderosos assim ? se fosse nós já era , estamos de olho

    ResponderExcluir
  103. Bom dia! Quando me referi a " BALELA " e responsabilidades socios-ambientais, não quis de forma alguma disfazer o honrado trabalho de todas as Ong´s envolvidas e muito menos fazer com que voltemos ao seculo 19. O que quiz dizer é que se hoje com os atuais problemas que enfrentamos na nossa baia não existe dentre os TPA´s HOJE, uma comissão para suprimir os problemas ambientais existentes em seu ambiente de trabalho, tais como. Um caminhão fica ligado no costado de 5 a 10 minutos desnecessariamente emitindo gases poluentes, agora imagine uns 50 caminhoes 24 horas por dia? O fertilizante que sai do navio, atinge diretamente as aguas da baia e mesmo com uma "Loninha " colocada entre o navio e o costado, continua caindo e todos os TPA´s vendo e ninguém faz nada. Para terminar. Será que não querem por problemas socios-ambientais mesmo, ou será apenas para manter seu império?

    ResponderExcluir
  104. Muitos comentários dizem sobre a não geração de empregos ...
    Mas vamos analisar então:
    Serão necessários vigias, pessoal de escritório, tripulantes (há muitos de SFS que estão embarcados nos empurradores, navio "Arlott" e o recém adquirido navio "Babitonga Bay" também será nacionalizado sendo necessário tripulação brasileira), e pessoal para coordenar as operações.
    Sem falar nos serviços de apoio, como manutenção (mecanicos, eletricistas, especialistas e profissionais das mais variadas funções, como informática etc.) , fornecimento de provisões para as embarcações, combustíveis, condução para os mais diferentes casos, taxi, caminhões, etc.
    Se alguns sindicatos acabam por perder uma parte da movimentação, a sociedade num leque bem maior se beneficia de mais opções de empregos.
    O porto atual continuará com certeza, o terminal novo não provocará nenhum caos.
    Se bem que, só para lembrar ... nesta última "crise" a movimentação de bobinas de aço é que manteve uma boa parte da movimentação do porto.
    É isso !

    ResponderExcluir
  105. Caros

    Francisquences não tem vontade de crescer, de ser alguem (não interessa dinheiro e sim dignidade), Francisquense não conhece alem do canal do linguado, Francisquense não tem cultura, não conhece os limites e não luta pelo que é seu.
    Francisquence não tem amor a cidade, não conhece a história enfim é ignorante, que é muito pior que o analfabeto.
    Se gostasse mesmo da cidade iria contestar o Contrato feito com a Vega do Sul, que não gera a São Francisco nada ou seja: É isenta de todos os impostos, não contrata mão de obra de São Francisco, e muito menos coloca seus funcionários morando em São Chico.
    Isso é feito desde a sua construção, levando seus beneficiosas demais emprfesas que atuaram na construção da Vega do Sul, e ainda continuam lá.
    Essa empresa e seus afiliados (demais empresas da área), não sobreviveriam a uma sindicancia,
    Isso não vai acontecer nunca, basta assistir uma reunião da Camara Municipal. Um monte de pessoas de baixo nivel cultural e de conhecimento infimo de suas obrigações e competência.
    Por isso não adianta reclamar de Norsul, Vega do Sul, Porto com seu cabide de emprego, Estivadodes, conferentes, etc., e mais nada.
    Uma cidade cujo povo não tem brio e vergonha na cara, não pode ter nada de progresso.
    Enquanto não souber defender o que é seu, o melhor é baixar a cabeça e deixar a banda passar.

    ResponderExcluir
  106. Caros leitor, é hora de refletir .. ambientalistas nunca falam das TONELADAS DE ESGOTO E DEJETOS que Joinville despeja diariamente na nossa Babitonga!! Também tenho certeza que se o Pontal pertencesse a nós, o SUPER-PORTO DE ITAPOÁ não sairia do papél.. É hora de São Francisco acordar .... a mais antiga cidade continua iludida com Turismo, mas quem vem aqui são Veranistas que nao contribuem com nada !!

    ResponderExcluir
  107. A Norsul trouxe vantagens para muita gente pescadorss, descascadoras de camarão, de berbigão, de siri, etc e até alguém se elegeu com a virada da barcaça. Digam que é mentira??????

    ResponderExcluir
  108. 130 EMPREGOS??? E O RESTO DO DINHEIRO PARA ONDE VAI???

    ResponderExcluir
  109. Eu sou a favor da construção do Porto das Laranjeiras, desde que seja construído dentro dos conformes legais e não abstrato como vem ocorrendo em outros complexos, eu a vejo pelo ato e efeito da "Concessão" e não meramente particular, como eles e outros tantos desejam; Também, quero expor o critério prévio do direito constituido dos trabalhadores avulsos que após concluída tal "projeto" seja usada a mão de obra avulsa de fato e de direito das classes envolventes, até porque, por Lei, a Acellor Mital ou Vega do Sul, não é fabricante de bobina de Aço, portanto, não é digna de construir um cais acostável com previlégios de uma indústria ou empresa com produção própria de mercadoria e com facilidades desta natureza. Isto vem acontecendo em muitos projetos de portos privado erroneamente e que são ilegais perante a Lei e a sociedade brasileira. Quanto a Construção do complexo portuário ela deve ser tangível ao meio ambiente no que diz respeito a entrada e saída de rios que são estuários da vida marinha. Quem ainda não sabe, hoje São Francisco do Sul é um celeiro da espécie "Mugil Cephalus" a nossa famosa e saborosa Tainha que antes tinha como viveiroiro só a lagoa dos patos, mas hoje também em nossa querida baía da babitonga.

    ResponderExcluir
  110. GOSTARIA DE MANIFESTAR MEU COMENTARIO A RESPEITO DE TUDO QUE LI NESSE BLOG,INFELIZMENTE O POVO DE SAO CHICO NAO QUER QUE A EVOLUCAO,TECNOLOGIA,NOVAS EMPRESAS,NOVOS EMPREGOS SE INSTALEM NO MUNICIPIO,PENA QUE NOSSO POVO QUER VOLTAR A VIVER NA ERA DA COLONIZACAO,DOS ESCRAVOS,VOCES JAH PARARAM PRA PENSAR SE OS NATIVOS OU OS MORADORES MAIS ANTIGOS DA CIDADE TIVESSEM PROIBIDO AOS AVANCOS QUE CHEGARAM AQUI HA ANOS ATRAZ,COMO EXEMPLO O ASFALTAMENTO DA RODOVIA QUE VAI ATEH A ENSEADA,A IMPLANTCAO DA PETROBRAS NA ENSEADA, E OUTROS INVESTIMENTOS QUE AQUI CHEGARAM ?????JAH PENSARAM COMO ESTARIA NOSSA CIDADE ????CREIO QUE AINDA ESTARIAMOS INDO DE CARRO-DE-BOI P/JOINVILLE,ESTARIAMOS MORANDO EM ALDEIAS,NAO TERIAMOS ESCOLAS,ETC....ENTAO ACORDEM VCS QUE SAO CONTRA O PROGRESSO,NO MUNDO INTEIRO TODAS CIDADES CLAMAM PARA QUE VENHAM INDUSTRIAS,INVESTI
    MENTOS ,AQUI EH TUDO AO CONTRARIO,TEM UMA MEIA DUZIA DE PESSOAS QUE NAO TEM O QUE FAZER,PESSOAS QUE JAH ESTAO COM SEU PE DE MEIA REALIZADO,DAI FICAM FERMENTANDO PESSOAS P/QUE FACAM BARULHOS/MOVIMENTOS P/IMPEDIR QUE VENHAM INVESTIMENTO P/PROGRESSO DE NOSSA CIDADE,EU SUGIRO PARA ESSA MEIA DUZIA DE ANTI-PROGRESSISTA QUE ARRUINA NOSSA CIDADE,QUE VENDAM SEUS BENS DAQUI E COMPREM UMA CHOUPANA NO PANTANAL,SELVA AMAZONICA E VAO SOBREVIVER DE FOLHAS/RAIZES/INSETOS,ACHO QUE SERIA A SOLUCAO E A MELHOR FORMA DE VCS NAO FICAREM TUMULTUANDO O PROGRESSO DE NOSSA CIDADE.EM OUTRA OPORTUNIDADE CONTINUAREI MEU DESABAFO.......

    ResponderExcluir
  111. Não é que SFS não queira crescer, nós só não queremos ser fantoches desses caras que querem sodomizar SChico.
    A diferença é que, se deixarmos eles fazerem o que querem, daqiu a pouco nos tornaremos uma cidade como muitas outras; poluída, barulhenta, marginalizada...
    Pois é...
    Sou jovem mas aprendi cedo que temos que pensar como num jogo de xadrez: 3, 4 ou até 5 estratégias à frente.
    Quero que SFS evolua de forma benigna para todos, inclusive para aqueles que não conseguem pedir socorro: a nossa FAUNA e a nossa FLORA.
    Não sou mais uma ambientalista, apenas sei abrir os olhos e focar nas cosias realmente importantes e dignas até de polêmica: as coisas corretas.

    Cordialmente,
    Ana Isabel.

    ResponderExcluir
  112. O IBAMA já viu esse vídeo Não ao porto da Norsul?
    Desmatar na calada da noite não é crime ambiental?
    E as lajes e pesqueiros? Os lindos golfinhos? O Mangue?, os animais?...ahhh isso é tudo besteira né? o que interessa é $$$$$$$$...pois bem,pensem assim e um dia, tentem comer dinheiro pra ver o quanto nutritivo é e tentem também viver sem o belo visual que alimenta as nossas almas...

    ResponderExcluir
  113. CRIME AMBIENTAL??? ESTÃO CERTO DISSO???
    um Grande Sábio nos deixou a lição:
    "aquele que não tem pecado que atire a primeira pedra"...

    Perguntem a vós mesmos:
    - onde vcs jogam seu lixo plástico, vidros e pilhas, etc ?
    - onde vcs despejam o esgoto de vossas residências ?
    - vcs cultivam o hábito de usar meio de transporte bairro-centro-bairro que não usam combustível fóssil ?
    - com qual frequência fazem ações que realmente contribuem para crescimento e melhoria do meio-ambiente ?

    Enquanto as atenções da população forem direcionadas ao "sensacionalismo", a lição de casa fica esquecida e o câncer da depredação doméstica passa despercebida.

    Antes de exigirmos e bradarmos aos ventos, que o interesse de alguns que vivem da Baia Babitonga seja mais importante do que o crescimento econômico, ambientalmente sustentável e controlável possa ser um objetivo de todos (certamente isto é possível), FAÇAMOS A LIÇÃO DE CASA!

    COMEÇEM PELAS SUAS CASAS E SEUS HÁBITOS.

    A ILHA E A NATUREZA LHES SERÃO "ETERNAMENTE" AGRADECIDAS.

    Ao homem foi concecida a inteligência e nos compete a partir disso, usa-la para o benefício da maioria e não de nossos interesses pessoais.

    ResponderExcluir
  114. Onde esta o grande orgão ambiental meundial?Grennpeesk?ou sei la que?Já se manifestaram?

    ResponderExcluir
  115. O problema é que SEMPRE que se fala na geração de empregos, a distrubuição é a seguinte:

    1) Francisquenses: serventes, auxiliar de serviços gerais, vigias, manutenção de pátio, copeira e por aí vai.

    2) Aos "de fora": gerente geral, gerente de embarque, controlador de pátio, controlador de tráfego, coordenadores, diretores, contadores, gerente de RH, e por ai vai.

    Será que é isso que queremos novamente?

    ResponderExcluir
  116. ..."CRIME AMBIENTAL??? ESTÃO CERTO DISSO???
    um Grande Sábio nos deixou a lição:
    "aquele que não tem pecado que a...
    ...Antes de exigirmos e bradarmos aos ventos, que o interesse de alguns que vivem da Baia Babitonga seja mais importante do que o crescimento econômico, ambientalmente sustentável e controlável possa ser um objetivo de todos (certamente isto é possível), FAÇAMOS A LIÇÃO DE CASA!..."

    Na minha humilde opinião, cuidar do meio ambiente "fazendo a lição de casa" é simplesmente uma questão de educação e de bom senso, as questões acima levantada são feitas por várias pessoas, inclusive recolhendo garrafas plásticas, latinhas, sacos pásticos e etc, que são encontrados boiando na baía ou que acabam em nossas praias. Muitos fazem a "Lição de casa" sim! e não só recolhendo e reciclando o lixo como economizando água,luz...

    Sabemos que o crescimento de uma cidade é vital, mas muitas empresas que chegam aqui em nosso país,pensam somente no lucro e no seu crescimento e fazem de tudo para que o nome da empresa fique fixo na mente da população fazendo-se de empresa cidadã, colocando seu nome em publicidade, etc...mas será que elas tem essa moral toda no seu país de origem? Quais foram as metas de preservação ecológica aplicadas lá e qual o sucesso ecológico de exito que poderiam aplicar aqui?
    São Francisco é linda, tem um potencial turístico enorme é tão linda quanto Parati, penso que não temos necessidade de criar mais portos e destruir ainda mais a nossa baía para geraração de empregos. Acordem!!!a baía da Babitonga é viva e quer viver muito ainda. Vamos ajudar a preservar e não a destruir!

    ResponderExcluir