domingo, 23 de maio de 2010

Benditas ostras!

Antes tarde do que nunca. Faz exatamente um mês que Izabel Altenburg Soppa, da Secretaria Municipal de Turismo, enviou ao Blog o link da reportagem exibida no Globo Mar, da TV Globo. Há males que vêm pro bem! O mal-estar que vitimou integrantes da equipe de repórteres (consequência de algumas ostras talvez meio "passadas") obrigou o pit stop na ilha. Às vezes, por falta de tempo, muda-se o roteiro de uma pauta. Mas sintomas como febre, dor de barriga, enjôo... jamais permitiram que São Chico fosse desprezada. Vale a pena assistir!

11 comentários:

  1. É por essas e outras que temos que ter a "casa" sempre em ordem para eventuais visitas inesperadas. Que dirá visitas esperadas... Será que a música do vídeo é emblemática: Uma cidade que parou no tempo?

    ResponderExcluir
  2. É um vídeo que vale a pena ser divulgado!
    Nossa São Chico, cuja matéria abusa da aparência bucólica, o que já não o é há muito tempo, necessita apenas de vontade política no bom sentido da palavra, para tornar-se um local tão interessante em turismo quanto Paraty-RJ-, cuja indústria do mesmo já a descobriu há muito tempo.
    Porém, aqui neste paraíso a beira mar, a unica indústria em que se pensa é a indústria poluidora, que não oferece empregos, recebe isenções de todos os tipos, depredam o meio ambiente e ainda tem a "cara de pau" de posarem como defensoras da Natureza.

    ResponderExcluir
  3. Enfim um conteúdo agradável de se ler e assistir neste blog. São Francisco do Sul é uma cidade linda, de um povo maravilhoso e que ultimamente esta sendo divulgada de forma errada e equivocada. Este tipo de matéria é que deveria ser divulgado com ênfase e não o que se vê aqui neste espaço. Já passou da hora de usarem este meio de comunicação para recalques partidários e ataques pessoais às pessoas que de todas as formas dão de sí em pról da cidade e de seus cidadãos. Eleições vão e vem e a muito tempo esta cidade ficou a mercê de uma meia dúzia de gente que só empobreceu a cidade e enriqueceu a si mesmo e ninguém falou ou fêz nada até então. É lamentável os póprios francisquenses não valorizarem a sua terra e a sua gente. Os outros pelo contrário.... o fazem, conforme repercusão da reportagem acima. Né Sared Buéri... um mês esta matéria enviada pela Secretaria de Turismo e só hoje você ter postado meu. O que eles fazem de bom e você é diariamente informado, não coloca uma só linha, qualquer peido contra, é capa so seu blog. Há um blogueiro correto com esse espaço hein ??????

    ResponderExcluir
  4. Nilse, por falar em Paraty, interessante a importância que o cinegrafista deu para o paralelepípedo das ruas do Centro Histórico...

    ResponderExcluir
  5. Tenho uma pilha, cidadão(ã) de coisas para publicar. A preferência é para o factual e ORIGINAL. Ou seja, que ninguém publica - por lapso ou conveniência. Este vídeo está muito longe (na verdade é impossível classificá-lo como tal) de ser original. Recebo sugestões de pauta de partidos, Prefeitura (agora, né, porque antes não escreviam uma linha sequer!), Câmara, igrejas etc. Quem decide o que postar, obviamente sou eu. O dilema diário de publicar o que julgo relevante, passível de AUDIÊNCIA, SIM, entre outros critérios, é o blogueiro. Não posso aceitar a crítica de não publicar o que fico sabendo de bom, não, senhora (ou senhor). Não existe meio mais democrático do que a internet. Rádio e TV são autoritários. meios impressos, nem se fala. Sempre que o Blog não dá determiada coi8sa, logo um comentarista aponta o dedo. E se eu não fizesse um esforço para ser democrático, começaria por não publicar as críticas contra mim. Não achas?

    ResponderExcluir
  6. ...Muito legal este vídeo, no entanto se deram conta que só "decobriram" a Ilha Encantada, por conta da "dor de barriga" do tripulante e pelo video se ve que acharam tudo muito legal aqui, filmaram o calçamento algo meio diferente para eles, mas afinal estavam na terceira cidade mais antiga do pais, que por aqui tudo teve início, senti que faltou levar a eles mais informações, ao menos um pouco mais sobre o mercado municipal onde fizeram compras.

    ResponderExcluir
  7. "Cidadão" nobre Sared, francisquense que tem orgulho de onde mora, que já fêz muito por esta cidade e hoje tenta viver sua aposentadoria desfrutando na benefice daquilo que produziu de bem e em favor desta cidade. Sou leitor assíduo,ouvinte fiel,telespctador interessado naquilo que fala sobre a nossa cidade e nossa região. Nossa cidade viveu decadas na mesmice, mudavão-se os palhaços más o circo permanecia o mesmo.Tivemos no comando do destisno da nossa S.Chico inúmeros políticos, que não passaram de politiqueiros. Nossa casa de leis tiveram homens notáveis, más também energúmenos travestidos de homens.Clamava-se por uma mudança e ela aconteceu e a salvação dos desmandos acontecidos nas últimas decadas não poderia acontecer num estalar de dedos,muito e principalmente quando desde o início os nobres edis viram que tinham que viver com o salário do cargo a que eles se elegeram e não com as gordas gratificações que os prefeitos anteriores derramavam na câmara para aprovação dos projetos. No mais,todo mundo sabe..... o vice, despachando e prometendo aquilo que a lei não permitia, a batida do cartão ponto no horário, de todos os funcionários e cargos de confiança, a instalação das sindicâncias internas para apurar as falcatruas de funcionários concursados e que trabalhavam em departamentos onde precisa-se de algum alvará, emissão de nota, licença, etc.etc. Isso e muito mais é que virou o foco das atenções nos nossos órgãos de imprensa e na sua grande maioria, instrumento usado para resquícios políticos partidários e sem sentido algum.Por isso que matéria sobre o pit-stop lá de cima e muitas outras que você com certeza tem conhecimento é deveriam ter ênfase neste espaço. Más não..... aqui, corrija-me se eu estiver enganado,é o espaço da oposição, do descrédito ao que esta sendo feito, a maldizer a pessoas de bem e que assim como eu querem ver uma São Francisco melhor, embora tenha muito inimigo enrustido dentro dessa administração. Os pescadores lá trás, juntos com a AMECA, conseguiram mandar a NORSUL para Itajaí, e já tem um monte de famílias desempregadas aqui. Más na clandestinidade e desrespeitando a sua profissão, dá-lhe pescar filhote de camarão.o Crak esta matando a nossa juventude e ninguém fáz uma mobilização para derrubar os traficantes. Este sim, seria um tema a ser amplamente discutido neste espaço. Fora Crak, prisão aos traficantes, exterminar todos eles antes que todos nós nos tornemos reféns deste grande mal. Não tem problema caro Sared Bueri, continuarei a ler o seu blog e diariamente,um dos ouvintes assíduos das manhãs semanais.


    Ass: Antonio Carlos

    ResponderExcluir
  8. Sr Antonio Carlos,.

    Realmente, tenho que concordar com você, pois nas outras cidades da região, tudo pode. Um porto em Itapoa? Mas este porto não está dentro da baia da babitonga,?Porque ali pode e por aqui não?. Porque em navegantes puderam construir um porto e aqui não.?

    Esta cidade está no marasmo, tirando a economia do tráfico que vai muito bem diga-se de passagem.

    Graças a Deus ainda teremos os granéis, porque queiram os sindicatos "HEREDITÁRIOS", as empresas envolvidas neste segmento geram empregos, pois temos 4 agencias martimas que empregam e pagam muito bem, sem contar que seus diretores e gerentes são gente que tem um coração enorme. LITORAL, CARGONAVE, FERTIMPORT, ORION. (E olha que falo de cadeira, pois os di8retores de duas empresas já foram meus chefes).

    Já que querem que a NORSUL não construa seu porto por aqui, só vai nos restar encher as praças, utilizando as academias de terceira idade, que a prefeitura está implantando, e vendo nosso povo num futuro não muito distante.

    Só não vou dizer aqui, que nossa cidade será como uma cidade do sul do estado, porque ainda vai nos restar os navios de granéis.

    Estes sindicatos 'HEREDITÁRIOS" de nossa cidade estão crentes que vão trabalhar em Itapoá, façam me rir.

    Se eu fosse o dono de uma estrutura daquelas sabe quando eu iria querer ver este povinho sindicalizado?. Nunca.

    ResponderExcluir
  9. Como não pode haver chingamentos em blogs, gostaria de dizer ao anônimo que fêz o comentário sobre os portos privados(particulares)que a lingua é o chicote das nádegas, se lá pôde isto não deve significar que erros do passado tenham que ser repetidos no presente. Se você fosse um trabalhador portuário ou um pescador certamente não faria o comentário descabido e sem fundamento como este que eu acabo de ler. Para seu governo, existe grandes diferenças entre um e outro, o público, é obvio, é para todos, inclusive para as Agências Marítimas responsáveis por garantir o seu emprego,ainda bem que existe o público heim! senão voçê estaria arrastando GERIVAU!! na baia e de sol a sol para garantir o seu mingau de cada dia. Cruel não!!!mas é a pura realidade. Ao passo que o porto privado privilegia apenas determinados grupos empresariais, muitas vezes estrangeiros como é o nosso caso aqui em São Francisco com a Arcellor Mittal Vega e a Norsul. Além disso, os portos privados buscam sómente a solução para os seus problemas e o lucro, esquecendo muitas vezes de retribuir socialmente com as comunidades que os acolheram e que para esses mesmos cederam os seus espaços.Tem mais, se não fossem as entidades de representaçao de classes e os sindicatos portuários, nós provavelmente já teríamos um lindo terminal portuário avançando magestosamente por um mil e duzentos metros baia a dentro, lindo não!!!. E será que o seu emprego estaria garantido também? Astè la vista Baby!!!!!!!

    ResponderExcluir
  10. "Ao anonimo aí de cima, gostaria de dizer.:

    Voce escreveu, escreveu e não disse nada.

    Seu perfil, foi bem escolhido "MICKEY MOUSE", aquele ratinho trapalhão da DISNEY.
    ´
    Só uma pergunta.
    A qual desses sindicatos 'HEREDITÁRIOS voce pertence.?

    Proprietários da ARCELOR MITAL/NORSUL
    "PROCUREM OUTRO PORTO PARA SE INSTALAREM, E OUTRA CIDADE PARA INVESTIREM, NÃO ADIANTA FICAR BRIGANDO COM UM MONTE DE INDIOS TUPINIQUIM."

    ResponderExcluir
  11. "Ao ratinho MICKEY MOUSE, gostaria de dizer o seguinte.
    É uma questão de logística, saindo o porto privado, com certeza abririam novos espaços e novas janelas de atracaçlão no porto público.

    Armadores, poderiam ser procurados.

    Daí só nos restaria um administrador competente para administrar nosso porto, preferencialmente de nosa terra onde temos muitos.;

    "fora esta política nojenta de nosso Estado, por este motivo devemos ser a favor da municipalização de nosso porto, ou voce que escreve, escreve e não diz nada, também é contra.? "

    Quer que eu cite alguns nomes que poderiam administrar nosso porto e mutio bem ai vão ao menos quatro.:

    MARCOS FERRAZ,
    MARCO AURÉLIO DA COSTA
    MARCELO LIMA DA COSTA
    E O DONO DA INTERSHIP (me desculpe mas fugiu o nome agora).

    ResponderExcluir