As Leis 10639/03 e 11645/08 instituem a obrigatoriedade do ensino de História e Cultura Afrobrasileira e Africana e Indígena nas escolas brasileiras de ensino fundamental e médio. O conteúdo programático incluirá diversos aspectos da história e da cultura que caracterizam a formação da população brasileira, a partir desses dois grupos étnicos, resgatando as suas contribuições nas áreas social, econômica e política, pertinentes a à história do Brasil. Apesar de o Brasil ser o país de maior população formada por afrodescendentes fora do continente africano, ainda é muito carente de informações sobre a história deste continente e de seu povo,prevalecendo a imagem do exótico e folclórico, perpetuando o preconceito quanto aos seus descendentes. As Leis procuram reparar conteúdos que dizem respeito a todos os brasileiros e que foram ocultados e omitidos historicamente pela sociedade e pela escola. Cabe a cada instituição escolar estruturar suas ações pedagógicas tendo como princípio a IGUALDADE como base. A igualdade pressupõe SEMELHANÇA, mas não contempla a INFERIORIDADE, que é a marca do preconceito e da discriminação racial que ainda impera nos dias de hoje. Parabéns á EBB Victor Konder pela iniciativa. Ivana Ramos Secretária do Movimento Afrodescendente Francisquense- MADEF
Enquanto alguns trabalham outros fazem mosaicos...
ResponderExcluirO que fazer?
Enquanto diretores dão duro tentando levar o ensino a um melhor padrão outros...
As Leis 10639/03 e 11645/08 instituem a obrigatoriedade do ensino de História e Cultura Afrobrasileira e Africana e Indígena nas escolas brasileiras de ensino fundamental e médio. O conteúdo programático incluirá diversos aspectos da história e da cultura que caracterizam a formação da população brasileira, a partir desses dois grupos étnicos, resgatando as suas contribuições nas áreas social, econômica e política, pertinentes a à história do Brasil.
ResponderExcluirApesar de o Brasil ser o país de maior população formada por afrodescendentes fora do continente africano, ainda é muito carente de informações sobre a história deste continente e de seu povo,prevalecendo a imagem do exótico e folclórico, perpetuando o preconceito quanto aos seus descendentes.
As Leis procuram reparar conteúdos que dizem respeito a todos os brasileiros e que foram ocultados e omitidos historicamente pela sociedade e pela escola. Cabe a cada instituição escolar estruturar suas ações pedagógicas tendo como princípio a IGUALDADE como base. A igualdade pressupõe SEMELHANÇA, mas não contempla a INFERIORIDADE, que é a marca do preconceito e da discriminação racial que ainda impera nos dias de hoje.
Parabéns á EBB Victor Konder pela iniciativa.
Ivana Ramos
Secretária do Movimento Afrodescendente Francisquense- MADEF