segunda-feira, 10 de maio de 2010

Por um CAP ativo



Atualizada 10/5, às 12h34


Representantes de despachantes, trabalhadores portuários avulsos, transportadores alimentam expectativa de terem um encontro com o prefeito Luiz Zera nos próximos dias. Eles vão pedir apoio à criação de um fórum voltado a discutir estratégias para que a atividade portuária se recupere no município. Embora o terminal tenha recebido investimentos inéditos em infraestrutura nos últimos anos, não houve reflexo, por exemplo, na atração de novos armadores. Ironicamente, muitos acabaram indo embora. Falta de “janela”, custos elevados, carência de área retro-portuária ou um processo providencial de estagnação para entregar o porto público ao setor privado? Ao aceno de tchau de armadores, juntam-se escritórios de despacho fechando as portas. Os entusiastas da idéia de se criar um “paraCAP” atribuem à apatia do conselho criado há anos por lei federal o fato de o segmento estar enfraquecendo sucessivamente – excetuando-se quem trabalha com granel.

A conversa com Zera seria a última tacada para conseguir apoio governamental à idéia de ajudar o porto – e, consequentemente, a economia local. É que, embora os contatos iniciais tenham sido feitos com o responsável pela pasta municipal da Indústria, Comércio e Porto, Arnaldo S. Thiago, nada de prático aconteceu. Arnaldo chegou a enviar e-mail para Fernando Camacho, da SDR Joinville, cobrando reuniões do Conselho de Autoridade Portuária (CAP). Em 2009, a entidade teria se reunido apenas duas vezes. Justamente a passagem da coordenação do CAP do governo federal para o estadual coincidiu com ostracismo em que caiu o Conselho.

28 comentários:

  1. Muito pertinente abordar este assunto Sared, pois é necessário ampliar a discussão, ao considerar que o Porto de São Francisco do Sul, como o nome já diz, também é um patrimônio de todos os francisquenses e, certamente, qualquer decisão tomada pelo CAP, pela sua Adiministração e/ou pela Autarquia Estadual, afeta diretamente a economia e a qualidade-de-vida local. Logo, é de suma importância que a sociedade civil organizada tenha representação no referido Conselho de Autoridade Portuária.
    Sabe-se que existe um especulação privada muito grande sobre o Porto de São Francisco do sul, indubitavelmente para favorecer uma minoria, o que não seria possível, com um CAP democrático, transparente e participativo.

    Alisson Brito

    ResponderExcluir
  2. Srs,
    Com relação as informações postadas aqui, informo que:
    Não tenho conhecimento de qualquer e-mail enviado ao prefeito e nem de seu conteúdo. Desta forma não posso dizer se mentiroso ou não. Com relação as dificuldades enfrentadas no setor, não é novidade pra ninguém. Quanto a empresa que represento, se finalizará operações ou não é problema exclusivo nosso e nossos diretores. Portanto não poste informações sem a devida autorização dos nossos diretores.

    ResponderExcluir
  3. Caros Francisquenses o CAP, tem que ser dirigido por alguem que entenda do seguinto em SFS, não pode ser dirigido por cargo Politico de Joinville. Alguem de preferencia que não seja ligado a atividades de Grãos. Até pessoalmente gostaria que fosse o proprio Prefeito, independente a gestão, pessoa do ramo Portuario, com enorme enteresse no crescimento de nossa economia.

    ResponderExcluir
  4. Pena agora jah é tarde, os grãos dominaram São Chico, afunilaram a entrada do Porto, com seus elefantes de concreto. Sequer tem estacionamento para suas descargas, utilizam completamente o inicio da Av. Eng. Leite Ribeiro. Tenho pena das carretas de containers que precisam chegar ao Porto Publico. Tem que dividir a ja restrita Pista com Trens e estes malditos Caminhões de Graneis. Fica aqui um alerta ao DENTRAM. Sinalizem o inicio desta aveninada, com faixas e placas, para que possamos chamar a Policia Mul.itar.. para fazerem seus serviços.

    ResponderExcluir
  5. A linguagem nos difere dos demais. A conversa, como remédio, busca o entendimento e nos dá uma vantagem única.Todavia, há que se levar em conta o que dizem os economistas de plantão: " não há solução local para problemas globais "!

    ResponderExcluir
  6. Samuel, me refiro a "mentirosa" a informação de um possível encerramento das atividades de sua empresa na cidade, não do conteúdo integral da mensagem enviada ao Prefeito. Quanto ao que é ou não notícia, a decisão é dos jornalistas. Apenas acrescento que a informação que chegou ao Blog foi julgada extremamente relevante. De forma alguma o editor teve intenção de prejudicar sua empresa (ou qualquer outra). Isso não faz o menor sentido. A inclusão da informação foi apenas para ilustrar a situação em que se encontra o segmento em SFS.
    O Blog pede desculpas pelo (suposto) equívoco.

    ResponderExcluir
  7. Ontem 09/05 - fiquei supreso com um comercio na Enseada. Os caras reclamam tanto do poder Publico, em insentivar o Turismo. Mas não fazem suas obrigações. O proprietario do comercio na Avenida Atlantica, com grande circulação de fregueses no ramo alimetos, teve a cara de Pau de dizer que o estabelecimento não tinha Banheiro. Que deveriamos usar a Praia, porque o Prefeito não coloca banheiro Publico. Caro comerciante quem perdeu foi vc, nunca mais volto aí pra comer esta cola frita. Nem nota fiscal o cara emite, como ele exige alguma coisa da Prefeitura. Srs. Fiscalização famos fazer Blitz nestes comercios, pra vereficar as Notas fiscais emitidas, e banheiros disponiveis. Pelo menos na minha empresa quando renovei os Alvaras 2010, tive fiscalização em Loco.

    ResponderExcluir
  8. André Fernandes ( Paulas )10 de maio de 2010 às 16:10

    São chico está a poucos graus de se tornar a "Ilha de Paranaguá", pois quem conhece aquela cidade sabe que a Podridão de Soja e Milho vai desde o Início da Cidade até dentro das Casas daquela Cidade, e o "Sorriso de Cidade" na qual a cidade é Apresentada lá fora está a Milhas e Milhas de distância da Real Situação.
    Pra mim o Porto e suas vertentes(Despachantes, Logísticas..etc...) nunca influenciaram em meu cotidiano, pois nunca obtive o Vão para deixar meu curriculum nem ao menos nunca Ouvi que estavam a precisar de alguém de "fóra"(que não seja conhecido ou Apadrinhado dos internos) para Agregar como Funcionário.
    Por mim pode Fechar o Porto e Falir essas Vertentes, pois há muita gente desse "Redemoinho" que não merecem estar aonde chegaram(por apadrinhagem ou Conhecidos íntimos), pois se até agora não ganhei nada com ambos então FECHANDO-OS não estarei perdendo NADA com absoluta certeza e comprovo.
    Nossa Cidade tem muitas Outras "Riquezas" e Todos só falam e pensam no Porto e nestas empresas que hoje abrem a logo breve Fecham, Mera Perca Estimada de Tempo.

    SDS/ André Fernandes ( Paulas )

    ResponderExcluir
  9. ESTIVADOR PREOCUPADO10 de maio de 2010 às 18:38

    Voces acham que o top 11 vai receber voces ...kkk....esperem agora a angela amin ganhar na eleiçao .ja era o porto vai ser tudo privatizado. e ninguem vai se fazer nada .esperem pra ver o andamento dos fatos.trabalhadores porturios vejam bem em quem voces votem em outubro pense bem ..to com voces ..

    ResponderExcluir
  10. Acho que, no meu entendimento, ficou bem claro a sua posição Sared, que não é prejudicar terceiros e sim questionar a omissão de um Conselho, amparado por legislação federal (lei 8630/93), com premissas de ser democrático, isto é, responder aos anseios da população como um todo, onde o Porto se insere.
    Só para exemplificar, se alguém acessar a página do Porto de SFS, no ícone "CAP", verá que não existe qualquer informação ou documento postado. O próprio presidente do Sindicato da Estiva, Senhor Wander da Silva, já se manifestou, em entrevista no jornal, afirmando desconhecimento da atuação do CAO, o que comprova a sua inoperância.
    Como isso é um assunto de utilidade pública deve sim ser abordado em todos os meios de comunicação, a fim de que haja pressão popular e da opinião pública, de modo que a justiça venha intervir em prol da democracia, dos direitos constitucionais, do trabalhador portuários, dos próprios usuários do Porto, bem como da comunidade francisquense.
    Nossos administradores portuários podem ser ótimos técnicos, entrentanto deixam a desejar no quesito sensibilidade política.

    Alisson Brito
    Coordenador Presidente do Instituto Ecociente

    ResponderExcluir
  11. Getúlio Aprígio da Silva10 de maio de 2010 às 21:57

    Getúlio Aprígio da Silva – Servidor do Porto – Nomeado Conselheiro do CAP do Porto de São Francisco do Sul.

    Parabenizo a iniciativa, mas devemos cobrar primeiro dos representantes dos blocos de representações do CAP. Todos tem tomar uma iniciativa em cobrar que o presidente do CAP, faça as reuniões ordinárias, com calendário pré-aprovado pelos os mesmos. Caso não haja resposta, acredito que o procedimento seria enviar uma correspondência a SEP, para devidas providências.

    Ao ser nomeado para o CAP, enviei um email para o presidente do CAP, solicitando informação do dia da próxima reunião para tomar posse neste Digno Conselho, bem como , calendário anual. Também enviei cópia ao Presidente Nacional dos Portuários, Sr. Eduardo Lírio Guterra, que é responsável pelas nomeações dos portuários com vínculos e para tomar conhecimento dos fatos.

    Esperamos que haja manifestação de outros blocos , porque o Porto não pode esperar, São Francisco do Sul e região depende da área portuária.

    Abraços

    ResponderExcluir
  12. Olha, O Porto é a vida da cidade. Até que o Prefeito Luiz Zera e sua equioe consiga melhorar o turismo continuado da cidade, o porto será o pulmão. E o pulmão não está funcionando bem. O Porto deveria simm ser administrado pela Prefeitura. O Prefeito é grande conhecedor das atividades portuárias e saberá dinamizar o porto. Isso vai acontecer breve, queiram ou não, com a eleição da Angela Amin. É esperar para ver.

    ResponderExcluir
  13. SARED EU QUERO QUE A POLICIA PRENDA ESSES ASSASINOS DO EDIR ALVES

    ResponderExcluir
  14. Tundercats da Laranjeira 1311 de maio de 2010 às 07:29

    A respeito dos Armadores .

    Senhoras e senhores, há governantes no Estado e empresarios que não querem ver mais containers em São chico . O container deu lugar para o Grão , bobina de aço, chapas de aço.

    Nosso prefeito trabalha a mais de 20 anos na area portuária ele está a 2 anos na prefeitura, alguma coisa o prefeito já erá para ter feito .

    Nosso porto está doente e ninguem quer curar essa dor.

    Tundercats da Laranjeira e carroceiro do majorca juntos para uma São chico melhor.

    ResponderExcluir
  15. Carroceiro do majorca11 de maio de 2010 às 14:43

    To com vc tunderdercats da laranjeira. o porto ta so com grao e lamina de aço. como o
    estivador ai de cima falou so o PP


    ganhar o estado vamos ver o que vai acontecer o zera fica forte. aí lá na frente acontece a privatização do porto eo estivadores cai tudo fora .entra pessoas claro de outras cidades que empresa nenhuma vai chama alguem daqui pra trabalha. eo porto so fica com pessoas de fora e com aquela podridao de soja como sempre .e assim que vai acontecer dai acaba com tudo .

    ResponderExcluir
  16. FORA PP, PMDB, DEM E PMDB, SÓ SACANEARAM COM O NOSSO PORTO. VAMU TUDO DE IDELI PARA A NOSSASÃO FRANCISCO VOLTAR A SORRIR.

    ResponderExcluir
  17. Resposta ao Sr. Andre Fernandes

    Diz este que não esta se importando se o Porto fechar as portas e que não esta perdendo nada. Voce deve ser aposentado e sua familia tambem porque pra falar uma tolice dessa é não ter inteligencia suficiente para analisar que se o Porto fechar ou se transformar em um terminal graneleiro o desemprego na cidade vai aumentar e quem perde com isso é o comércio local. Garanto que voce é aposentado e não deve ter parente seu que tem emprego no comércio que dependa de dim dim pra sobreviver.

    Os que tem emprego e sobrevivem do comércio e que depende do Porto vão agradecer voce se isso vier acontecer. Vão colocar voce numa canoa com um pouco de farinha e te mandar pra fora de São Chico.

    Vai ser pesimista ai no teu bairro dos Paulas que alias tem mar e canoa só falta a farinha

    ResponderExcluir
  18. Sr. ANDRE FERNANDES.

    Só tenho a lamentar seus comentários, acredito ser voce um funcionario público aposetado, sem filhos e netos. Você perdeu uma grande oportunidade de ficar quieto, e não escrever asneiras.
    Dizer que nosso porto pode fechar. Como você mora próximo ao mar deve ser um papa berbigão.

    ResponderExcluir
  19. OS PORTUARIOS LEMBRAM DO ESPERIDIÃO AMIM.

    Fica a seguinte pergunta

    qual foi o tipo de atitude que este governador tentou adotar em relação ao no Porto

    Só para lembrar os esquecidos da SC PORTOS aquela que estava sendo tramada e tratada por tras das cortinas e que favoreceria empresarios e o porto seria entregue por uma bagatela.

    E o caso da CR ALMEIDA que o contrato teria sido assinado em um dia de feriado e que não era horario de expdiente.

    É bom o povo lembrar destas coisas deste homem que se a sua mulher ganhar adeus Porto Público. Cuidem-se com a Angela Amim ela é esposa de Esperidião amim.

    O Porto nas mãos da inicitiva privada, eles é que ditam a regra já o Porto sendo Público dependemos de PROJETOS DE LEI e que envolvem a votação de 40 DEPUTADOS, fora as comissões e ainda eles tem medo da imprensa e da pressão pública para estas ações.

    Angela Amim ganhando, o Luiz Zera estará com a faca e o queijo na Mão.

    Para transformar o Porto em Graneleiro quantos homens são requisitados.

    Com a resposta os Sindicatos.

    É bem diferente se o Porto movimentar container que não polui e da emprego pra muita gente.

    Podemos trabalhar com os dois e devemos lutar para ampliar o Porto e gerar mais empregos.

    Cuidado na hora de votar, se votar no PP de Angela Amim corremos o risco de entregar tudo nas mãos ds empresários.

    Se votar no PMDB continua como esta e é só lutar para melhorar.

    E se votar no PT da Ideli Salvati e também Dilma Roussef p Porto tende a melhorar pois Ideli Salvati já se manifestou e é a favor do Porto Publico.

    DIGA NÃO A PRIVATIÇÃO, VOTE NA TRANSPARENCIA VOTE EM UM ESTADO E UM PORTO PRA TI E PRA MIM SÓ NAO VOTE EM ANGELA PORQUE É A ESPOSA DO AMIM.

    ResponderExcluir
  20. sindicalista consiente diz......13 de maio de 2010 às 00:31

    senhores, vcs acham mesmo que o prefeito irá fazer algo que não va de encontro com os anseios do empresário portuário. todos aqui sabem quem é que dá as cartas por aqui, em se tratando de porto. acho um pouco tarde vcs quererem mudar isso por aqui, infelismente vão se acostumando com essa situação. é lamentavel, mais os dirigentes sindicais tem grande parcela de culpa nessa história. não adianta chorar pelo leite derramado. agora é pagar pra vé. e se puder segurar o pouco que nos resta.

    ResponderExcluir
  21. Aos Caros Colegas "ANÔNIMOS"

    Vocês à me criticarem já começaram ERRADOS, Pois vir a me responder como "Anônimo" posso considerá-los "Fantasmas", isto já é o 1º Erro !
    Em supostamente "acharem" que sou Aposentado e/ou Família, Outro Erro, pra começar tenho 27 Anos, tenho Dois Empregos Fixos e Registrados em São chico e nenhum deles é Assemelhado a Vida do Porto ou suas Vertentes, Mais um Tiro que vocês deram no Escuro, sendo o 2º Erro !
    Em pensarem que o Porto é o Coração de São chico, estão mais uma vez ERRADOS(e comprovo), o Coração de São chico é Outro, ele bate Fraco mas da mesma forma ainda Pulsa e Movimenta o Dinheiro em Pról de Todos(até mesmo servindo ao Porto e não ao Contrário)
    Não vou me alongar, pois pessoas como vocês que "acham" ou "supôem" ou "tem certeza" disso ou daquilo não são Dignos nem de estarem aptos a serem Ouvidos!

    Grande Abraço ao Amigo Sared, e Agradecido aos "Anônimos" pelas Palavras a minha pessoa, mas o acerto foi Zero.

    SDS/ André Fernandes ( Paulas )

    ResponderExcluir
  22. PARA MELHORAR O NOSSO PORTO E SECRATIRA DE COMEXCIO IND E PORTO, TEM QUE MUDAR TUDO. TIRAR O ATUAL SECRETÁRIO E TODA A SUA EQUIPE E COLCOAR GENTE DA AREA. FORA ARNALDO E PAULO CORSI!

    ResponderExcluir
  23. Portuario preocupado.

    É uma pena o Conselho de Autoridade Portuária (CAP) não ser mais ativo.

    Não se reune, não tem ata de reunião está no esquecimento. Antigamente se brigava para ter representantes no CAP.

    O Sr. Fernando Camacho deveria explicar o porque não se reune com os representantes e dizer o porque este Conselho esta esquecido.
    Deveria ser perguntado atraves da Imprensa para explicar o porque.

    Será que não passa em nossa cabeça que a falta de movimentação no porto, diga-se de passagem não é fruto de forçar um sucateamento e jogar a culpa que se esta assim é porque o porto é público.
    Sera que não querem acabar com o porto publico e tentar vender para a iniciativa privada.

    Existem tantos jogos de interesses e tantas tentativas como o caso do Esperidião Amim, isto é, na época da SC PORTOS ele criaria.

    Tomara que estejamos enganados se for assim, então o porto sera entregue na mão dos tubarões.

    Pense na hora de votar e procurem reativar o CAP, pois é atraves deste conselho que se definem o andamento do Porto.

    Com a resposta os representantes dos tralhadores e os Sindicatos.

    ResponderExcluir
  24. Ó SECRETARIO DE INDISTRUIA COMERCIO E OPORTO, O QUE ELE TEM FEITO POR NÓS E PARA NÓS. TA NAH HORA DE MUDAR PREFEITO, COLOCAR GENTE DA AREA.

    ResponderExcluir
  25. Everton Luiz Vidal.+14 de maio de 2010 às 14:51

    Prezado André Fernandes,

    Respeito sua opnião mas discordo integralmente dos seus comentários.

    O Porto é nosso símbolo de luta e sobrevivência
    Não podemos deixá-lo definhar de braços cruzados.
    Se vc não depende da atividade portuária, ótimo !
    Mas olhe ao seu redor, parentes, amigos, vizinhos certamente vc encontrará alguém que depende única e exclusivamente do Porto.

    Trabalho no ramo a 24 anos, muitos companheiros lutaram a vida toda pelo nosso Porto ocorre que agora pessoas que estão no comando do mesmo se apresentam completamente desinteressadas defendendo os interesses de uns poucos em detrimento de muitos pequenos que precisam sobreviver.

    Se o Granel está bombando, parabéns pois isto é resultado de agressividade e trabalho !

    Lamento apenas o sono profundo em que nos encontramos quando o assunto é conteiner
    infelizmente parecemos tal como um verdadeiro Titanic que embora imponente dorme tranquilo e solitário no fundo do mar .

    Everton Luiz Vidal
    Despachante Aduaneiro.+

    ResponderExcluir
  26. Sr André Fernandes.:
    Então o Sr. tem dois empregos.? fixos e registrados.? cuidado com o INSS hem.??

    Então o Sr. deve ter duas carteiras profissionais.

    Mas ninguém teclou aqui, tentando
    descobrir suas supostas "aptidões".

    Apenas deduzimos que seus comentários foram sem fundamentos.

    Seria você um pastor evangélico, para não viver das vertentes do nosso porto.?

    Se for, cuidado seus discípulos podem depender e se o porto fecha a teta seca.

    Também posso escrever aqui que tenho 30 anos, mas não tenho.
    Afinal papel aceita tudo.

    Há, escrevo como anônimo, porque pelo jeito sua ignorância não iria permitir que eu coloque meu nome.
    Mas acredite, vontade não está me faltando.

    André disse.....

    "Em pensarem que o Porto é o Coração de São chico, estão mais uma vez ERRADOS(e comprovo), o Coração de São chico é Outro, ele bate Fraco mas da mesma forma ainda Pulsa e Movimenta o Dinheiro em Pról de Todos(até mesmo servindo ao Porto e não ao Contrário"

    ........mas não comprovou nada.

    ResponderExcluir
  27. Ao Sr Andre Fernandes, acho que o sr. foi muito infeliz na sua colocação quanto ao fechamento do PORTO, se o sr. não sabe em 2006, houve concurso para ingresar no quadro de funcionario do porto, o que esta dando a entender e que o sr nao teve capacidade para ingresar neste quadro deixando a as 75 vagas para as pessoas de outra cidade, por este motivo a sua revolta, ou sera que o sr não tem nem o primeiro grau completo, ou talves o sr seja mais um daqueles que nem pescar sabe e fica esperando a coitada da sua mãe e o coitado do seu pai trazer o que comer deitado na sua cama, tome vergonha e levante o pé e va arrumar um trabalho.

    ResponderExcluir
  28. SR. Andre
    Sua fala é por não ter conseguido emprego , mas nem considera quantas pessoas o porto da emprego.
    Seja humilde, e mude sua atitude revoltante quem sabe consiga algum emprego de contrário com seu modo egoísta de ser não arruma mesmo, o curriculo não diz nada o que diz é o carater da pessoa
    Conselho : torne-se autonomo, assim tu não precisas depender dos outros.

    ResponderExcluir