quinta-feira, 13 de maio de 2010

Projeto que pretendia controlar população canina de SFS está clandestino, segundo órgão fiscalizador

O Centro do Bem-Estar Animal de São Francisco do Sul é clandestino. Esta é a conclusão a que se chega ao confrontar as informações da secretaria municipal de Saúde e do Conselho Regional de Medicina Veterinária de Santa Catarina (CRMV-SC). Segundo o presidente da entidade que disciplina e fiscaliza a atuação de profissionais e estabelecimentos ligados à saúde animal, Moacir Tonet, não tem como o Centro estar funcionando se o CRMV ainda não emitiu o registro. Seria um “centro clandestino”, sentencia Tonet. No entanto, a secretária de Saúde, Nadirinez Bolognini, afirma que inúmeras castrações estão sendo feitas no espaço localizado na BR-280, anexo à Casa Familiar do Mar. E em breve também entrará em ação uma Unidade Móvel de Castração Canina, apelidada de “castramóvel”. O veterinário do Centro, Thiago Picasky de Freitas, nega que tenha feito qualquer cirurgia.


Inaugurado em janeiro deste ano, o Centro do Bem-Estar Animal foi criado a partir de um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) firmado entre o Ministério Público Estadual e a Prefeitura. Embora o município tivesse se comprometido a criar o espaço para fazer castrações, garantindo o controle populacional de animais – principalmente cachorros –, e tratar os bichos vítimas de maus tratos e doenças ainda em 2008, foi somente no ano passado que o projeto foi implementado. Quase R$ 60 mil foram gastos no Centro, informava o site do prefeito Luiz Zera no dia 26 de dezembro de 2009. Na ocasião, ele comemorou a conquista: “Concluímos este acordo com a promotora em apenas noventa dias, o que não havia sido feito em quatro anos pela gestão anterior.” Mas o projeto está bem longe de ser concluído. 


Na verdade, de acordo com o Conselho Regional de Medicina Veterinária, nem Centro nem castramóvel podem sequer estar funcionando. “Não temos conhecimento [de que está em funcionamento]”, diz, surpreso, o presidente do órgão em Santa Catarina. Moacir Tonet aponta que a prefeitura de São Francisco do Sul ainda não apresentou o projeto descrevendo a infraestrutura e os tipos de procedimentos a serem feitos no Centro do Bem-Estar Animal onde, ontem, 38 cachorros se dividiam em dez baias (casinhas). Nadirinez Bolognini diz não ter detalhes do processo de registro dos dois projetos – Centro e unidade móvel. Segundo ela, o veterinário e o setor jurídico da Prefeitura é que estariam providenciando a papelada. Papelada fundamental para que sejam cumpridas as três etapas até o projeto da secretaria de Saúde ser regularizado – análise dos documentos, fiscalização in loco e possível reformulação das regras que atualmente proíbem qualquer cirurgia nas unidades móveis (veja abaixo artigo da resolução nº 670/2000, do Conselho Federal de Medicina Veterinária).


Ao contrário da secretária de Saúde, o veterinário responsável pelo Centro do Bem-Estar Animal de São Francisco do Sul relata que o único serviço que tem feito no local é tratamento de sarna e atendimento de cachorros vítimas de maus tratos e atropelamentos. “Não posso fazer nada sem autorização do Conselho”, disse Thiago Picasky de Freitas, enquanto conversava com o Blog, ao lado dos equipamentos instalados em uma sala de onde se é possível ouvir o latido dos cães. Mesa de cirurgia e outros equipamentos necessários às operações “descansam” por ali, enquanto o castramóvel aguarda autorização para rodar. Atualmente, o ônibus adaptado permanece estacionado na secretaria de Obras. Setenta e três pessoas já estão cadastradas para serem beneficiadas pela castração gratuita de seus animais. Para receber a visita do ônibus, a família dona dos cães precisa comprovar que o rendimento total da casa não ultrapassa um salário mínimo e meio. Por enquanto, as famílias vão ter que esperar. E o francisquense incomodado com o excesso de cães nas ruas também. É que, embora fale em “parceria” com a secretaria de Saúde local, o dono da aguardada assinatura para regularizar o Centro do Bem-Estar Animal não está satisfeito com o que vem ocorrendo. Na semana que vem, promete enviar a fiscalização de seu Conselho a São Francisco do Sul.


Art. 9º  Unidade Móvel de Atendimento Médico Veterinário é o veículo utilitário vinculado a um estabelecimento médico veterinário, utilizado unicamente para transportes de animais, sendo vedada realização de consulta, vacinação ou quaisquer outros procedimentos médicos veterinários.




42 comentários:

  1. É hilário, porém triste.
    Uma obra que eu sempre enchia a boca pra falar e TALVEZ ainda ter uma pequena esperança neste governo, era o tal Centro de Zoonoses. Agora venho saber que está clandestino?
    É brincadeira!

    ResponderExcluir
  2. Sared

    Adoro cachorros, mas confesso que inicialmente fiquei com inveja deles ao saber que teriam médico, remédios, tratamentos, tudo, tudo de graça,pois para nós (povão) é tudo tão difícil. Agora fico sabendo que é mentira. Que é clandestino?Mas a prefeitura pode "abrir" algo na clandestinidade? E agora? Vai ser penalizada,multada como acontece com o povão?O POVÃO e os CACHORROS merecem coisa melhor!

    ResponderExcluir
  3. Maldita burocracia.
    Torço para que o Centro comece a operar a todo vapor o mais rápido possível.
    Serei um assíduo colaborador.
    Só um detalhe - outro dia tentei descobrir o endereço do centro e tive que me bater um bocado.
    Na internet, não tem nem o endereço nem o telefone.
    Ou eu estou enganado ou não fizeram nenhum tipo de divulgação.
    De qualquer maneira, estou torcendo pelo sucesso do centro.
    Os animais abandonados, agradecem.
    As pessoas que gostam de animais, também.

    ResponderExcluir
  4. Mas que lambança e amadorismo hein?

    ResponderExcluir
  5. Que pena!!! FIZERAM A CONTA SEM CONSULTAR O DONO DO BAR!! No início do projeto alardeou-se aos quatro ventos que dentro em breve estariam sendo feitas cirurgias de castrações caninas e felinas além de efetuarem cadastramento de carroceiros com acompanhamento veterinário visando coibir maus tratos aos já sofridos animais que trabalham muitas vezes sem alimentação adequada, sem água, com ferraduras quebradas, puxando carroças com peso excessivo, etc.. Mas, isso tudo até agora foi um sonho! Porém, como sou crédulo (mas não muito), esperemos!! TALVEZ CONSULTEM O DONO DO BAR ANTES DE FECHAREM A CONTA!!!

    ResponderExcluir
  6. Por que colocaram a figura de um cachorro FELiZ no "castramõvel"?

    ResponderExcluir
  7. Mas acho muito legal que existe essa iniciativa.Tenho certeza que vai dar tudo certo.
    É só uma questão de coisas burocraticas a resolver.
    Parabéns.

    ResponderExcluir
  8. quero dar aqui os parabens as pessoas que trabalham nesse projeto, aos funcionários que com muito empenho tem dedicado seu tempo a dar um pouco de carinho aos animais. sendo que os próprios donos os abandonam. muito legal essa iniciativa. espero que não pare por aqui, continuem nessa missão muito bacana pessoal.

    ResponderExcluir
  9. Quem será que está falando a verdade? Secretária de Saúde ou o Veterinário, os funcionários da prefeitura não estão na mesma sintonia,alguma coisa está errada Vamos ficar de olho já que o Castramovel não pode ser utilizado para os fins que se destina

    ResponderExcluir
  10. Isso é um absurdo, a atual gestão está tentando trabalhar, com sagrifício fez esse centro, e agora essas críticas...digo e repito, é muita gente torcendo contra mesmo...

    ResponderExcluir
  11. ENTÃO é mais uma ...
    o OMI se alto proclama LAGALISTA...
    quem te viu e quem te vê, faz o que eu digo mas não faça o que eu FAÇO...

    CHEGA 2012

    ResponderExcluir
  12. Tundercats da Laranjeira 1314 de maio de 2010 às 12:31

    A repeito anonimodas 11:47 14 de maio de 2010

    Um grande absurdo é vc defender essa gestão q não está fazendo nada x nada.

    Ninguem está contra essa gestão ou torcendo q o prefeito se ferre , se o prefeito prometeu ele tem q cumprir, para isso ele se candidatou a prefeito. Eu e muita gente queremos o melhor para são chico .

    Olha anonimo , essa gestão pode estar tentando trabalhar no seu bairro, por q no meu e em muitos bairros aqui de São Chico não vejo ninguem tentando trabalhar .

    Muitas obras só no papel não sai nada ,falam q vão fazer e não fazem é nada .Exemplo

    * Ruas cheias de buracos, na ilha inteira.
    * Desemprego.
    * Criminalidade.
    * Falaram q vão instalar novas empresas para novos empregos.
    * Nosso porto doente.
    * Educação
    * Saúde( Cade nosso hospital )

    E outras coisas mais ...

    Nossa cidade é para ser uma Potencia , cade esse verba.

    Respeito sua opnião anonimo .

    Tundercats da Laranjeira , carroceiro do majorca juntos para uma são chico melhor.

    ResponderExcluir
  13. Quero parabenizar a iniciativa e espero sinceramente que de tudo certo, não entendo isso como clandestino e sim atraso. Espero que INDEPENDENTE DE CASTRAR OU NÃO , os animais estão sendo tratados e com carinho, sendo que eram para seus donos relaxados estarem cuidando.

    ResponderExcluir
  14. Concordo com o meu vizinho "Tundercats da Laranjeira 13", Governo Zera, UM GOVERNO QUE FICOU NO PROJETO!

    ResponderExcluir
  15. sared..
    com que dinheiro se paga os custos desse projeto?
    os pacotes de ração, os remédios, a agua , a luz????
    sera q é dinheiro do fundo municipal de saúde??
    conselheiros municipais e vereadores ...de quem é???????

    ResponderExcluir
  16. eu tbem tentei procurar o endereço ..
    e nem era pra pedir era pra doar..
    agora sei pq se esconderam

    ResponderExcluir
  17. AO NERVOSINHO ACIMA,NÃO QUEIRA CULPAR ESTA GESTÃO PELOS PROBLEMAS QUE EXISTE EM SÃO CHICO,POIS ALGUNS DESTES CITADOS VEM OCORRENDO A ANOS,O NOSSO AMADO PREFEITO ESTA FAZENDO TDO O QUE PODE´´ELE NÃO PODE FAZER MILAGRES,SO TEM 1 ANO E 5 MESES DE PREFEITURA,PODERIA FAZER MUITO MAIS SE TIVESSE TOTAL APOIO, DOR DE COTOVELO É FOGO....RSRSRSRSRSRSRSRRS

    ResponderExcluir
  18. Não sou contra cuidar dos animais, mais tem coisas mais importantes a se fazer como mais creches p/as crianças, ha mães que precisam trabalhar p/colocar comida dentro de casa, como puni-las por deixar seus filhos sozinhos dentro de casa, o Conselho Tutelar requisita serviços de utilidades publicas como vagas mas essas não existem, é um absurdo. Obrigada

    ResponderExcluir
  19. TANTA COISA ILEGAL QUE EXISTE NESSE MUNDO E ESTÃO BOMBARDEANDO UMA COISA BOA QUE FOI FEITA POR SÃO CHICO. ACREDITO EU QUE ISSO SE CHAMA PERSEGUIÇÃO E MUITA DOR DE COTOVELO.DEIXA ELES TRABALHAREM!!!! SE TIVESSEM MALTRATANDO OU MATANDO ANIMAIS AI SIM O BLOG TINHA QUE METER A BOCA. SE ESTÁ OU NÃO ILEGAL CABE A ELES RESOLVEREM E NÃO UM BANDO DE FOFOQUEIRO QUE ADORA METER O PAU NO PREFEITO...

    ResponderExcluir
  20. POR FALAR EM CACHORRO , POR FALAR EM CLANDESTINIDADE , ALGUÉM DA VIGILÂNCIA SANITÁRIA FOI ATÉ O LIXÃO DA RUA TENENTE SANTANA PARA TOMAR ALGUMA MEDIDA EM PRÓL DA SAÚDE PÚBLICA ??

    ResponderExcluir
  21. Não entendo a posição do MP neste caso. Outra coisa, o centro de Zoonoses não pode estar onde está, perto de escola e de moradias. Precisa ser contruído um Centro de Zoonoses afastado da população. Será que ninguém desta dministração sabe disso?

    ResponderExcluir
  22. Sabe informar se eles doam cães que estão no abrigo?

    ResponderExcluir
  23. Isso mesmo!!!!Já fiz uma visita neste abrigo, e percebí
    que "amor e dedicação" por estes bichos não faltam .... funcionários e veterinário dedicados ao extremo nestes pobres animais abandonados e sofredores . Lá além de alimentação e remédio eles recebem 'amor de verdade".Esta foto que está no blog ,se não me engano)
    é de uma mãe com 5 filhotes que são tratados na mamadeira como bebes.Parabéns pessoal .Valeu!!!!
    CASTRAÇÃO OU NÃO lá eles tem carinho.

    ResponderExcluir
  24. O Prefeito. manda castrar esses blogueiros doentes que ficam destilando sua raiva contra voce e um projeto bom como esse. Até Dra Simone do ministerio publico aplaudiu, e Dra Simone é fogo quando trata de defender os animais. Viva a Dra Simone e ViVa o Prefeito que tá fazendo sim, mas ninguem quer dar o braço a torcer. eta atraso francisquense.

    ResponderExcluir
  25. Demtran-Seinfra-Prfeito.

    -Que tal darem uma olhada na subida do CAIC.?
    -Construam uma calçada, pois as crianças muitas vezes vêem para o meio da rua.
    Os carros deveriam somene estacionar em um único lado da rua, o outro lado deveria ser proibido.
    Tão constuindo um prédio na subida, que toma conta da metade da rua, tem licença.
    Pelo amor de Deus, invistam este dinheiro do IPTU.

    ResponderExcluir
  26. ÁUSSS...

    UM JOVEM VENDEDOR DE PASTÉIS SEGUIA COM UMA CESTA E GRITAVA NO MERCADO MUNICIPAL DE FLORIANÓPOLIS:

    OLHA OS PASTÉISSSS
    TRÊSSSS POR DÉZZZZ
    SE QUÉSSSS QUÉSSSS
    SE NÃO QUÉSSSS DIZZZZ!

    UM CACHORRINHO QUE O ACOMPANHAVA LATIA:

    ÁUSSS...ÁUSSS...

    MBC!

    ResponderExcluir
  27. OS DO "OUTRO LADO" DISSERAM:

    NA ILHA TEM ACOMODAÇÃO PARA CACHORROS E NO DISTRITO DO SAÍ NÃO TEM BERÇÁRIO!!!!!

    AQUI NÃO SÓ AS MENINAS TEM OLHOS...E MEMÓRIA!

    ResponderExcluir
  28. Completando a postagem da subida do Caic.
    Sem falar na curva, que está se tornando perigosíssima. Pior quando os ônibus das crianças estaciona um pouco adiante da entrada da escola. Não se tem visibilidade alguma, fora os carros que descem na contra mão e conversando com a pessoa ao lado. Semana passada quase fui vítima, não fosse meter a mão na buzina, no ouvido do motorista distraído...

    ResponderExcluir
  29. Agradecemos o nosso Prefeito pela essa iniciativa. Nosso povo precisa coperar para que tudo de certo tendo controle para nossos animais não fiquem abandonado na rua por culpa de alguns donos.A vacina custa apenas 4 reais.
    Seria bom encentivar nossos alunos ajudar a controlar a procriação dos animais entrando na matéria de meio anbiente. Um cão defende o dono do perigo,assim como a minha me acordou avisando que tinha pessoas perigosas no meu quarto. Acordei pegueia no colo, acedi a luz e dei de cara com bandidos gritei dizendo que era casa de um militar e eles correram.Hoje pago uma pessoa com carteira assinada para cuidar de 5 animais abandonados e maltratados,em minha casa tenho mais 3 animais não de raça que estavam também maltratados. Estou torcendo para que de certo esse projeto.Sou a favor da castração dos animais.

    ResponderExcluir
  30. Anonimo da praia grande: estamos vivendo tempos dificeis na praia grande, alem da falta de estrutura, agora na rua paraiso,199 , se estalou uma danceteria, como pode a prefeitura de nosso municipio liberar o alvará de funcionamento para um estabelecimento comercial deste setor, sendo quer a rua não tem saída, e pelo que consta em escritura eu comprei uma residencia em um condominio santa helena II, Srº prefeito pesso com urgencia solução

    como pode ser liberado um alvará de funcionamento em uma area residencial?
    será que o senhor está sabendo disso?
    ou é uma ingerencia do departamento responsavel?
    está liberado ou não?
    os moradores de residencia perto estão todos horrorizado, os moradores que precisam descansar , para nova labuta não estão conseguindo,.
    estamos pedindo providencias dos setores responsavel. na noite de 14 para 14 de maio já foi um sufoco será que vai ser assim todo os fim de samana? socorrooooooooooooooo

    ResponderExcluir
  31. AO ANÔNIMO DE 15/03/10 - 20:23HS.

    A DRA. SIMONE PODE ATÉ TER APLAUDIDO , MAS SERÁ QUE ELA TINHA CONHECIMENTO DE QUE ELES ESTAVAM TRABALHANDO NESTA SITUAÇÃO?

    ResponderExcluir
  32. Animal abandonado não tem documento!!

    Povo abandonado tem titulo de eleitor!!

    ResponderExcluir
  33. Anonimo da rua paraiso, tenho que concordar contigo, quem libero aquilo pra funciona. Sera que estamos sem lei no municipio, ja foi ate chamado a policia e nada fizeram. Clamamos alguemm tome providencia pra que eles vao funcionar bem longe do nosso lar, tem muita residencia fixa e ninguem mais dorme. Sared fale no radio, fale. Obrigado.
    Escrevo em nome da minha avó.

    ResponderExcluir
  34. 'Chegará o dia em que o homem conhecerá o íntimo de um animal. E, nesse dia, todo o crime contra um animal será um crime contra a humanidade.' Leonardo Da Vinci

    ResponderExcluir
  35. Concordo com o anonimo da 20:23 de 15 de maio, quando elogia a Promotora em suas atitudes na proteção dos animais.Só rezo que Deus a ilumine e regularize tambem a situação do Conselho de Direitos da Criança e do Adolescente, que a mais de 6 meses está sendo comandado por uma comissão que a exemplo do Centro de bem-Estar animal não tem legitimidade.É brincadeira.

    ResponderExcluir
  36. Antes do Darwin nem o Da Vince sabia que ele mesmo era um animal! Qto mais nós, pobres e ricos mortais...

    ResponderExcluir
  37. Nossa,tomara que o prefe consiga resolver mais essa aí. A gente deixa o homem trabalhar, é tudo uma questão de tempo $$$$$! pra quem pegou um governo falido, ele tem trabalhado e muito!

    ResponderExcluir
  38. D. MARIA DE SOUZA - SANDRA REGINA17 de maio de 2010 às 21:31

    Sared, eu moro no bairro do Sandra Regina hà muitos anos e como preciso ir ao Posto de Saúde chegando lá na última quarta-feira para consultar, perguntei pela pessoa que atendia na recepção e fui informada que ela foi transferida para outro local que não me disseram, daí eu perguntei porque e a servente me disse que ela não atendia bem as pessoas. Sared eu fiquei chocada pois aquela moça tratava muito bem das pessoas e as pessoas que ali estavam também comentaram a mesma coisa, principalmente as pessoas de idade que ela é muito educada e nunca viram ela fazer tal absurdo que falaram dela, essa moça que trabalhava ali veio da cidade e acho que é por isso que as pessoas não gostavam dela. Infelismente eu moro aqui não por opção, mas voltando ao assunto, eu acho que educação não combina com o povo desse bairro, tenho até vergonha de morar aqui. Agora vou te dizer uma coisa, o mau atendimento está sendo feito agora. Já ouvi comentários que as vezes quem atende na recepção são os agentes comunitários, nada contra mas eles tem o serviço deles para fazerem nas casas. Agora que fizeram um Posto novo virou bagunça. Desculpe Sared, mas esse é o desabafo de uma pessoa que está completamente contra com o que está acontecendo ali.

    ResponderExcluir
  39. Falido tá o samae que tem dinheiro em caixa e falta material para as ligações e ferramentas,uniformes para os funcionários... ISSO QUE É ADMINISTRAÇÃO

    ResponderExcluir
  40. DA VINCI

    CHEGARÁ O DIA EM QUE O HOMEM CONHECERÁ O ÍNTIMO DE UM HOMEM, E NESSE DIA TODO O CRIME CONTA UM HOMEM SERÁ UM CRIME CONTRA AS HUMANIDADE!

    PORQUE QUE EU NÃO POSSO "DÁ DUAS" SE O LEONARDO "DÁ VINTE"?!?

    MBC!

    ResponderExcluir
  41. Valeu a reportagem, Sared. Acho que esclareceu muito. São Francisco realmente estava carente deste serviço. Agora sei o que fazer quando encontrar os cãezinhos abandonados pela cidade.
    Obrigada!

    ResponderExcluir