sexta-feira, 28 de maio de 2010

Reunião conturbada sobre porto Mar Azul

A implantação do polêmico Terminal Marítimo Mar Azul foi assunto de uma reunião na sede da associação de moradores do Rocio Grande na noite de ontem. Pescadores, membros entidades ambientalistas e de trabalhadores portuários lotaram o espaço da associação, na Cohab. Exibindo imagens em um telão, o diretor do Mar Azul, Herbert Markenson, se esforçou para convencer a hostil platéia de que, embora cause impactos como qualquer atividade humana, o “porto da Norsul” gerará inúmeros benefícios à cidade. Pescadores questionaram os impactos que o empreendimento poderá ter sobre à pesca artesanal. Na contramão de sua “base”, o presidente da Colônia de Pescadores - e vereador - Ismael dos Santos foi o único a defender publicamente o Mar Azul. Representantes de sindicatos de trabalhadores portuários também apontaram eventuais prejuízos que a categoria sofreria com a passagem da movimentação das bobinas de aço do porto público para o terminal privado, cujo licenciamento ambiental está em análise no Ibama. 

Na próxima segunda-feira (31) o assunto volta à tona. A Comissão de Meio Ambiente da Assembléia Legislativa (Alesc) realizará audiência pública no salão paroquial da Igreja Matriz de São Francisco às 19 horas.


Foto: pescador (em pé; à dir) discorda da posição do presidente da Colônia e vereador. (em pé; à esq.)

113 comentários:

  1. Pescadores de SFS , não deixem os VEREADORES Rui e Ismael destruírem suas fontes de rendas, seus ideais e sua dignidade.

    ResponderExcluir
  2. Me solidarizo com os pescadores , que está sendo apunhalado pelas costas pelo vereador Ismael.
    Onde está o vereador Rui que consegiu a reeleição com os votos dos pescadores, e agora simplesmente vira as costas para a classe pesqueira.

    ResponderExcluir
  3. Pescador discorda da posição do presidente da Colônia e vereador.
    ESTE PESCADOR SIM , É UM EXEMPLO PARA A CLASSE PESQUEIRA .
    RUI E ISMAEL , isso é traição.

    ResponderExcluir
  4. Os vereadores Rui e Ismael se elgeram com os votos dos pescadores , agora...

    ResponderExcluir
  5. Pelo amor de DEUS, isso é uma insensatez, SChico não precisa de dois portos e o que é pior um para concorrer com o outro. O porto privado vai falir com o porto público, temos que fortalecer o último e, não dar mole p/ iniciativa privada em detrimento de toda uma coletividade. Os empregos que virão serão perdidos no porto público. Esse vereador que era pescador está traindo sua própria categoria, tá comendo junto com essa tal de Mar Azul, que em breve será Mar Negro é dessa cor que ficará a Baía da Babitonga, após a instalação de sse famigerado porto. Será que já não basta todo o esgoto de Joinville na Babitonga?

    ResponderExcluir
  6. então um vereador não pode expressar sua opinião,(isto é ditadura)estive na reunião e pescadores tinha uns 10 só, o resto era ambientalista e sindicalista não votei no ismael mais concordo com ele como vereador não esta so pensando na classe dele mais sim no municipio ,o julinho não era bom.... o liguiceiro nao era bom......e agora....... foi voces que quisseram assim que escolheram seus representantes.

    ResponderExcluir
  7. Nunca, fui a favor desta politica que esta no poder, mais temos que concordar que realmente o porto da Norsul, vai ser beneficiente, vai abrir mais espaço no porto da ADM, ai sim temos que conseguir que voltem os containes, para utilizaem este espaço, onde gerara mais serviço, os trabalhadores portuarios tem que brigar no bom sentido para abraçar os dois portos, quanto a pesca artesal, isto não existe mais, tem meia duzia de aposentados pegando um camarão no ginaval para passar o tempo.
    Já deixamos Itapoá fazer um porto dentro da nossa baia, daqui a pouco Joinville faz um, e usa nossa baia para passagem, vamos abrir os olhos e deixar o progresso avançar, logico dentros das leis ambientais, que tambem sou a favor.

    ResponderExcluir
  8. Pesacadores cuidado, as aves de rapina já andam soltas la para as bandas das Larangeiras
    estão atraindo vocês com migalhas, o negocio deles é de milhões so pro bolso deles
    Pescador nesta hora tem de cuidar e alertar seus colegas, honrrem vossa classe que muito honrra a todos que valorizam vosso trabalho , não queiram ser taxados de outros nomes não tão honrrosos
    Cuidado la para as banda das Larangeiras a rapinada já começou, não caiam no bico

    ResponderExcluir
  9. Ontem deu para ver que nem o Diretor da Norsul nem o outro da empresa ed Consultoria um Fernando que estava junto não deixavam o povo nem acabar de fazer a pergunta já cortavam , interrompiam e já queriam justificar sem ouvir a pergunta, eles não querem ouvir a verdade a autoridade deles é cortar a voz do povo

    ResponderExcluir
  10. Ismael ontem escancarou, me falaram que ele falou mesmo o que ele é , apoia totalmente o Mar Azul, é muita cara de pau , mas tem uns la das Larangeiras que estão entrando na dele, estamos de olho
    Vi umas imagens, o discurso dele era de autoridade, tiveram de o mandar calar pois não acabava o discurso, esta esbanjando poder

    ResponderExcluir
  11. Esse porto vai acabar com a pesca e a vida marinha da região, temos todos que ser contra

    ResponderExcluir
  12. Vamos destruir tudo mesmo, acabar com as especies que ainda nos restão, manguezais, desmatar tudo, talves um dia iremos ver a k gada q fizemos e iremos aprender. Existem outras formas de crescimento economico sem destruir a natureza, mas eles eh quem tem o dinheiro neh, e o final disso tudo jah sabemos, vão destruir em nome do progresso e vai ficar por isso mesmo.

    ResponderExcluir
  13. Tem que sair este porto sim, vai gerar mais empregos e renda ao Municipio. Porque nimguem da classe se manifesta pelo Porto de Itapoa. Aquele sim, vai ferrar São Chico. O empreendimento não esta fora da Lei. Então cambada é sentar e aguardar. Quem são estes pescadores que não respeitam nem o defeso do camarão. Vão querer ser o peso na balança agora.

    ResponderExcluir
  14. moradores de ubatuba indignados.não dá mais para esperar ,aqui em ubatuba pagamos água luz e imposto .e apostamos na nova admistração mas por emquanto não fomos atendidos quando começa a chover não dormimos À noite.As ruas do ubatuda estão intransitáveis a máquina ou está quebrada ou está ocupada.Enquanto isso na invasão tem caminhões e máquinas da prefeitura trabalho a todo o vapor.ninguém merece...

    ResponderExcluir
  15. A todos os pescadores de sfs , que acordam cedo e enfrentam sol, chuva ,vento , frio etc para tirar do mar o sustento para sua família segue meu apoio e esperança que este terminal marítimo nunca seja implantado .
    Aos vereadores RUI e Ismael segue nossa indignação , e esprança que mais se elegam em cargos públicos .

    ResponderExcluir
  16. Caiam na real,(PESCADORES) vocês querem ver seus filhos e netos na mesma mesmice que vocês.?Será que vocês pretendem envelhecer e verem seus filhos em uma foto como esta.?

    Brigam tanto para que o progresso não chegue em nossa cidade, mas matam os filhotes de camarão. Cade a tão famigerada AMECA?

    ResponderExcluir
  17. Francisco disse:
    "O porto privado vai falir com o porto público ... "
    Ué !!! o TESC não é terminal privado ??? Faliu o porto público depois que o terminal do TESC foi construído, ou aumentou a demanda ???
    Todo o problema é o berro dos sindicatos que vão perder uma fatia da movimentação de bobinas de aço.
    O terminal MAR AZUL não vai só movimentar barcaças ???
    E os navios ? e os navios de outras empresas que trazem e levam bobinas de aço para outros clientes que não a AMV ????
    Não vão continuar operando no porto e no terminal PRIVADO TESC mais ???
    Por favor Senhores e senhoras, não entendo essa agressividade toda para com a NORSUL.
    Por acaso alguém (sindicatos, porto e terminal privado) fizeram alguma proposta com intenção de negociar tarifas e preços das operações e serviços, no intento de chegar a um acordo ???
    Quando poucos ganham menos, mais podem ganhar melhor.
    SAI FORA OLHO GORDO, tá certa a NORSUL. E ponto !!!

    ResponderExcluir
  18. os pescadores protestaõ comtra porto da norte sul
    eles tem que deichar de pescar o ano inteiro camaoas ovadas pois eles não pençam no proprios filhos quem vai acabar com a pesca são eles memos com aprovação da policia ambietal só fiscalisa quando a pesca está aberta qu8ando está fechada os pecadores até fasem gosação

    ResponderExcluir
  19. Os pescadores de SFS estão cobertos de razão , pois estão apenas defendendo sua fonte de renda .
    Rui e Ismael , o inferno espera por vcs.

    ResponderExcluir
  20. Quero trabalhar no porto.

    Há vagas?

    Que venha portos e mais portos.

    Enquanto essas classes egoistas que estão afundando o porto publico não abrirem suas portas para novas admições de trabalhadores,sou a favor de portos e mais portos.

    Pergunto - Há vagas disponiveis para pescador artesanal na Estiva,Terrestre,Conferente?

    Que venha novas opções de emprego sim.

    Enquanto os estagnados brigam,estou me preparando pra brigar por uma vaga nesse porto.

    ResponderExcluir
  21. A todos vcs pescadores de SFS , nosso carinho e admiração .
    Vereadores Rui e Ismael , vcs ainda pagarão caro aos pescadores pela traição .

    ResponderExcluir
  22. Ainda bem que agora, embora tenha demorado, temos cabeças pensantes nesta velha São Chico tão explorada por plantadores de ilusões que vêm, prometem, não cumprem, se refestelam com as benesses oferecidas pelos mais diversos setores governamentais e colocam-se como beneméritos, mesmo oferecendo míseros empregos terceirizados, vide Vega, aliás: Arcelor Mittal; aliás: Norsul; aliás Mar Azul; alías sei-lá-o-que!
    Bravos pescadores que NÃO SE DEIXARAM ENGANAR, parabéns! Espero que os canapés que sobraram tenha passado na goela dos promotores do evento!

    ResponderExcluir
  23. O judas está morrendo de inveja do Rui e do Ismael.
    Calma Judas ! tu já teve a tua chance e já levou o teu.
    Agora, deixa os meninos levarem o deles.

    hehehehehehehe

    ResponderExcluir
  24. Concordo com os comentários anteriores em gênero, número e grau. Saliento ainda, que aqueles que defendem a construção de novos portos comerciais, deveriam preocupar-se em desenvolver idéias relativas à implantação de atracadouros para barcos de turismo, cuja viabilidade é grande, porém a maioria não se interessa por isso. Mas, infelizmente, o ato de DESENVOLVER IDÉIAS é uma capacidade que pertence a poucos, além de não se coadunar com o efeito de ir direto ao vil metal,ou seja: encher o
    bolso rapidamente!!!

    ResponderExcluir
  25. EU QUERIA VER O QUE SERIA DESSES MORADORES DE SAO CHICO QUE QUEREM VIVER SOMENTE DE PESCA,CARANGUEIJO,CABECA DE PEIXE, SE AS EMPRESAS QUE AQUI SE INSTALARAM NOS ULTIMOS 15 ANOS RESOLVESSE IR EMBORA DE SAO CHICO,EU QUERIA VER ONDE QUE ESSE PESSOAL ,SEUS FILHOS,IRIAM TRABALHAR,COM CERTEZA IRIAM SE CRIAR COMENDO CABECA DE BAGRE , E NUNCA TERIA OPORTUNIDADE DE CONHECER UMA EMPRESA,UM COMPUTADOR ETC... GENTE DE CABECINHA PEQUENA,DEIXEM AS EMPRESAS VIREM PRA NOSSA CIDADE,ISSO FAZ PARTE DO PROGRESSO,VCS NAO PODEM QUEREM VIVER DE PASSADO,PASSADO NAO ENCHE BARRIGA DE NINGUEM,MUITOS CRITICAVAM A VEGA DO SUL QUANDO VEIO PRA SAO CHICO NE????? PROCUREM SABER O QUE ESSA EMPRESA JAH TROUXE PRA SAO CHICO, E O QUANTO JAH AJUDOU NO SOCIAL DE NOSSA CIDADE,SOH NAO ENXERGA QUE NAO QUER......ALOOOO.....VAMOS SE ACORDAR POVINHO ATRAZADOO......SE NAO GOSTAM DE PROGRESSO , MUDEM-SE PRO PANTANAL,SELVA AMAZONAS ,LAH TALVEZ AINDA VAO CONSEGUIR VIVER IGUAL NOS TEMPOS DAS CAVERNAS,COMER MATO,BICHO VIVO......PENSEM E REFLITAM ,AO INVES DE FICAREM INDO NO RETROCESSO....

    ResponderExcluir
  26. Boa Noite !!

    Pessoal a questão não é traição, e sim sobrevivencia, como que poderemos viver com um porto em SFS, pois o Porto Publico esta nas mãos de 2,3 poderossos da cidade, sou a favor de mais 1 ate 10 portos, desde que não hava uma devastação em massa de nossa natureza, mais isso tem que acontecer, o dinheiro que entra em SFS " e não e pouc " esta na mãos de poucos.

    ResponderExcluir
  27. Sared, você não acha que tem algumas classes que só estão pensamdo em sim mesmas:ou seja os sindicatos só pesnam neles proprios e os que estão desempregados e que smpre quiseram ter umachance em ser trabalhado portuário, como ficam se agora podem trabalhjaem em um porto privado; sem contar que só agora estão apararecendo os tais sindicalistas e vereadores que estão tentando faturar com o pânico que estão causando por causa deste porto das laranjeiras

    PESCADOR LIGADO

    ResponderExcluir
  28. Sou natural de SFS,e estou vendo que São Francisco do Sul vai cometer uma nova Burrada, permitindo a construção deste Porto Mar Azul que aliás deveria ser chamado Porto Mar Verde, pois vai apenas encher de "verdinhas" o bolso de uma Minoria. O povo francisquense tem muito mais a perder a que ganhar com esta obra. Muito se discute e pouco ou quase nada se faz. Pelo andar da carruagem, vou arriscar cantar a pedra. VAI TER ESTE PORTO. Enquanto vão ganhando tempo com esplanações, reuniões, a Obra Vai Andando, quanso se derem conta ja estará pronta e funcionando. Nesta fase, nada mais poderá ser feito, a não ser olhar...olhar...e olhar.
    Vejo que estão pressionando o lugar errado. De nada adianta pressionar, brigar, questionar ou pedir explicações ao idealizador da obra. A pressão tem que ser feita junto aos Devidos Orgãos Fiscalizadores que concedem autorização para a Obra.Estes sim tem poder para fazer alguma coisa. O proprietário da obra, o máximo que vai fazer é ganhar tempo para a obra ter continuidade.
    Mas...pelo visto, mais uma empresa que pouco vai somar para a renda da população francisquense.
    Vamos só esperar a inauguração...Abraços.

    ResponderExcluir
  29. moradores de ubatuba indignados.aqui pagamos luz água epeteu,e apostamos na nova adimistração,e as nossas ruas estão intransitáveis a máquina está quebrada,ou está ocupada,mas enquanto isto,na invasão tem máquina e caminhões trabalhando.alguem pode medar alguma resposta?

    ResponderExcluir
  30. ...Francisco, 28/05/2010, 15:23...será que já não basta todo o esgoto de Joinville na Babitonga.
    É verdade, toneladas de m... todo dia via Rio Cachoeira, no qual um dia eu aprendi a nadar e bebi água dele, quando as suas águas eram cristalinas.
    Por que não se ve revoltas, protestos e indignação como se ve aqui contra novos atracadouros que tem toda uma fiscalização e progetos estudados antes da sua aprovação e licenciamento e a m... continua vindo as toneladas diariamente,por que será, que não se ve faixas, reuniões de protesto.
    Tambem nenhum protesto contra o "Clube do Bolinha" só de pai para filho, ao contrário de qualquer empresa onde se entregua o curículo e estando habilitado se é admitido cada qual dentro da sua qualificação.

    ResponderExcluir
  31. Esta gente não vaõ mesmo.Pescador que reclama sindicatos que não que perder a boquinha.Em quanto isso Araquari prospea ,Joinville , Itapoá, Monta empresas e os dejetos vão toda para nossa baia,Emquato isso o nossos filhos ficam vendo navios de granel Passar pela babitonga poluida .....!!!!

    ResponderExcluir
  32. Promessa de empregos e mais empregos, ou seja:

    Mais onibus lotados de mineiros,cariocas,etc vindos de JOINVILLE para trabalhar no "NOVO" porto . Esta história já é manjada.


    Vão cair nessa denovo?

    ResponderExcluir
  33. Eu acredito nesse porto,mais emprego para o povo francisquense.Eu só acho engraçado que ninguém fala nada do que Joinville faz para nossa baia da babitonga(isso não é de agora).A mais ou menos 9 anos atrás ninguém queria saber da Vega do Sul aqui,mas a cidade evoluiu bastante com a chegada desta grande empresa,e acredito que crescera mais com a criação do porto privado.Abrindo mais portas

    ResponderExcluir
  34. Tundercats da laranjeira29 de maio de 2010 às 20:11

    Pescadores , Rui e Ismael querem destruir sua fonte de renda .

    Não tem q abrir porto nenhum ,se a Vega quer descarregar Bobinas , tem o tesc e o porto .

    Prefeito vamos olhar com carinho esse proposta de abrir o porto mar azul.

    ResponderExcluir
  35. ESMAEL DOS SANTOS VEREADORE PRESIDENTE DA COLONIA DE PESCADORES BAIXA SEU NIVEL CULTURAL E MORAL EM UMA SIMPLES REUNIÃO NA ASSOSIAÇÃO DE MORADORES DO BAIRRO DO ROSIO GRANDE E MANDA DOIS PESCADORES CALAREM A BOCA!!!

    ResponderExcluir
  36. ARTIGO DA CONSTITUIÇÃO SOBRE LIBERDADE DE EXPRESSÃO.


    TÍTULO II
    Dos Direitos e Garantias Fundamentais
    CAPÍTULO I
    DOS DIREITOS E DEVERES INDIVIDUAIS E COLETIVOS
    Art. 5º Todos são iguais perante a lei, sem distinção de qualquer natureza, garantindo-se aos brasileiros e aos estrangeiros residentes no País a inviolabilidade do direito à vida, à liberdade, à igualdade, à segurança e à propriedade, nos termos seguintes:
    (...) .............
    IV - é livre a manifestação do pensamento, sendo vedado o anonimato;
    V - é assegurado o direito de resposta, proporcional ao agravo, além da indenização por dano material, moral ou à imagem;

    ResponderExcluir
  37. COM CERTEZA VOCE É UM DO SINDICATOS, DAQUELES METIDO A PESCADOR QUE NA SAFRA DO CAMARÃO VEM CONCORRE DESLEALMENTE COM A GENTE,PORQUE VOCE NÃO DA UMA VAGUINHA PARA O NOS QUANDO A PESCA ESTVER RUIM,EU SOU UM PESCADOR QUE VOTEI E VOTO NO ISMAEL PORQUE ELE NÃO ESTA SÓ PENSANDO NA NOSSA CLASSE PORQUE TEM MUITO FILHO DE PESCADOR PRECISANDO DE EMPREGO, POREM TEM ALGUNS PESCADORES QUE SE DEIXAM SER MANIPULADO POR PESSOAS QUE NUMCA NOS AJUDARAM COM NADA ACHANDO QUE OS PESCADORES SÃO INDIOS,É MUITO FACIL GANHAR 10 MIL POR MES,E O PESCADOR É QUE SE FERRE PORQUE VOCE NÃO FALA ISSO PESSOALMENTE PARA O ISMAEL, E VOCES SINDICALISTA DISSIAM QUE A BOBINA NÃO DAVA NADA, PORQUE DEIXARAM OS CNTEINE IR EMBORA, DEIXA COMEÇAR OPERAR O PORTO DE ITAPOA QUE VOCE VAI COMER SO FARELO.......CONHEÇO BEM ESSA AREA SOU FILHO DE APOSENTADO DE SINDICATO E NUMCA TIVE CHANCE... QUE VENHA MAIS PORTOS O PROXIMO É O TGSC CHUPA ESSA MANGA..........

    ResponderExcluir
  38. porque não vão trabalhar no porto de itapoa,... porque os ambientalista nao questionarão esta bem na entrada da baia, por onde entram e sai os peixes e cmarão botos cor de rosa tudoooo........cambada querem trvar o municipio ainda falam dos vereadores......e nós aqui no iperoba vamos pescar conteinr......

    ResponderExcluir
  39. Os vereadores RUI e Ismael deveriam defender os interesses da classe pequeira , não interesses próprios

    ResponderExcluir
  40. Nesta reunião sobre a implantação do terminal da NORSUL só estava o Vereador Ismael ?
    E o restante onde estava ??

    ResponderExcluir
  41. Getúlio Aprigio da Silva30 de maio de 2010 às 07:54

    Getúlio Aprígio da Silva – servidor do porto

    Que o pessoal da Norsul e outros ,poderão prejudicar o meio ambiente, não há dúvidas. E sem necessidade. Não sou contra o desenvolvimento. Agora , após os investimentos maciços do Governo Federal no nosso Porto Público de São Francisco do Sul, e quero parabenizar também a senadora Ideli Salvati, que contribuiu muito nesta ação. e com grande expectativa em continuar no próximo ano , principalmente com conclusão do berço 401. Fica aqui a minha indignação com essas pessoas que só querem destruir o meio ambiente e alijar o meio de sustento de muitos trabalhadores principalmente os pescadores que atuam naquela área e os trabalhadores portuários avulsos.

    Mas estaremos atentos, Nessas ações, e iremos combatê-las com MUITA LUTA.

    VAMOS SÃO FRANCISCO DO SUL, AMANHÃ PODERÁ SER TARDE.

    ResponderExcluir
  42. Ismael verador irmão de RUI também vereador,sinceramente eu desejo que este porto realmente aconteça ,pois é o minímo que desejo a todos pescadores que tiveram a aberração de votar nesses dois cidadãos . Realmente voçês merecem os vereadores que elegeram. Bem feito,agora é tarde.

    ResponderExcluir
  43. Esperavam o que de duas pessoas totalmente despreparadas para exercerem cargos politicos . Isso é o reflexo de toda palhaçada "cantada" empalanque na época das eleições.Rui e ismael , são uma piada. Os dois são a maior aberração dos ultimos anos da história politica de nossa cidade

    ResponderExcluir
  44. Esse vereador Ismael é muito ligeiro com os pescadores ,mas esquece ele que 4 anos passam rápido ,quem dera 2 anos e 6 meses. A resposta virá nas próximas eleições , a não ser que os pescadores caiam novamente no conto da barcaça norsul. Após aquele acidente teve político que se deu bem.

    ResponderExcluir
  45. TRAIÇÃO .Dizem que em política a traição é um recurso tão aceitável quanto a aliança, e que nesse complexo jogo de interesses, que exclui a honestidade e o interesse público, a traição é uma questão de tempo , e é assim que certo político francisquense esta agindo , como pude me enganar com tamanha TRAIÇÂO. Vereador voçês são a maior vergonha da classe, e essa atitude sua vai enterrar para sempre qualquer prestigio ou intenção que outra pessoa possa vir a ter querendo ser candidato e lutar por nós, pois suas atitudes vão manchar para sempre nossos objetivos e nossos sonhos. VERGONHA.Voçês são literalmente uma VERGONHA.

    ResponderExcluir
  46. Olá gente, que legal esta discussão, podemos aguentar a poluição de Joinville e seu enorme progresso, podemos mandar para lá nossos filhos estudarem e trabalharem, mas não podemos baseados no bom senso e equilibrio, ter o nosso próprio progresso, e mantermos nossos familiares aqui. Logo estaremos também a reboque de Araquari, mas por ignorancia ou má fé de alguns de nossos cidadões, continuaremos a ter reserva de mercado de trabalho para alguns privilegiandos e os demais, vivendo em uma penuria só. Quem ganha mais o plantador de bananas ou o processador/industrializador do produto.
    Que venha novas industrias e propciem novas oportunidades e melhores condições de vida para os pescadores, seus filhos e a todos os francisquences, pois concorrencia na oferta de empregos, gera melhores salarios e sempre novas oportunidades.

    ResponderExcluir
  47. Em outras cidades da região, tudo pode. Um porto em Itapoa? Mas este porto não está dentro da baia da babitonga,?Porque ali pode e por aqui não?. Porque em navegantes puderam construir um porto e aqui não.?

    Esta cidade está no marasmo, tirando a economia do tráfico que vai muito bem diga-se de passagem.

    Graças a Deus ainda teremos os granéis, porque queiram os sindicatos "HEREDITÁRIOS", as empresas envolvidas neste segmento geram empregos, pois temos 4 agencias martimas que empregam e pagam muito bem, sem contar que seus diretores e gerentes são gente que tem um coração enorme. LITORAL, CARGONAVE, FERTIMPORT, ORION. (E olha que falo de cadeira, pois os di8retores de duas empresas já foram meus chefes).

    Já que querem que a NORSUL não construa seu porto por aqui, só vai nos restar encher as praças, utilizando as academias de terceira idade, que a prefeitura está implantando, e vendo nosso povo num futuro não muito distante.

    Só não vou dizer aqui, que nossa cidade será como uma cidade do sul do estado, porque ainda vai nos restar os navios de granéis.

    Estes sindicatos 'HEREDITÁRIOS" de nossa cidade estão crentes que vão trabalhar em Itapoá, façam me rir.

    Se eu fosse o dono de uma estrutura daquelas sabe quando eu iria querer ver este povinho sindicalizado?. Nunca.

    ResponderExcluir
  48. Olha só, a pior raça que tem é sindicalista e empresa publica num seviço que poderia ser privado. É o caso do porto publico. Porque os armadores estão indo embora? Porque os custos do porto são muito maiores que de outros portos onde não tem esse bando de politicos dependurados. O que o Godofredo faz no Porto? e outros indicados e apaniguados politicos? Tem que deixar a Norsul fazer sim, e vai dar mais emprego sem os chupanças dos sindicatos. E vou mais além, a cidade deveria fazer um movimento forte para privatização do porto de são francisco. Vai desenvolver, dar mais empregos e tirar essa cambada de chupanças de aaniguados poiticose sindicalistas de lá que só pensam em si mesmos. Ô Cambada. Fora com sincalista. só prejudica o trabalhador.

    ResponderExcluir
  49. VAMOS LÁ ACABEM COM SÃO CHICO.....O ÚLTIMO QUE APAGUE A LUZ JA COMPREI MINHA CASINHA FORA DESTA CIDADE

    ResponderExcluir
  50. De nada adianta proibirem de poluirem aqui, enquanto joinville dispeja poluentes pesados na baia.

    ResponderExcluir
  51. Quem quiser mais informações sobre o conflito NORSUL/MAR AZUL consulte
    www.sfs.com.br e abra i item Participe SOS Babitonga, ali tem muitos textos sobre o assunto

    ResponderExcluir
  52. Gente compareçam , vão saber de muitos detalhes
    Audiência Pública sobre a instalação do MAr Azul
    dia 31 , segunda feira às 19 horas no salão da Igreja matriz no centro
    Quem promove é a Comissão de Turismo e Meio Ambiente da Assembléia Legislativa de Santa Catarina

    ResponderExcluir
  53. Não fiquem com pena da NORSUL se o Mar Azul não sair, a NORSUL transporta bobinas so para a Vega e a Vega não vai embora , por isso as bobinas não indo para o Mar Azul vão para nosso porto, como já vão desde que a Vega começou em 2003
    O porto é nosso e emprega 10 vezes mais gente que a NORSUL promete, e se for todas as bobinas para o Mar Azul já viram o rombo no salario do nosso trabalhador portuário que compra em São Francisco , mora em São Francisco, não viaja todo o dia para Joinville para dormir la onde moram as familias como é o caso da maioria dos funcionarios da petrobrás e Vega

    ResponderExcluir
  54. Parabéns pela coragem e caráter deste pescador, que não se vende a troco de qualquer bagatela
    este pescador honrra sua gente que são gente honesta e trabalhadora e muitos não querem trabalhar em empresa cada um tem sua opção de vida, e invejo sua luta ao menos viver ao ar livre , com esta paisagem maravilhosa quer melhor ? Não deve ter o stress da amioria que vive debaixo da pressão de alguns chefes que querem é produção
    nós temos de valorizar sim este e os PESCADORES, todos estão vendo quem realmente é pescador e quem é oportunista e usa da liderança indevidamente

    ResponderExcluir
  55. Vamos preparar nosso filhos Francisquenses para trabalhar de recepcionistas, camareiras, garções e outros serviços com salario baixo poder aquisitivo. Sem muita espectativa de crescimento proficional. Deixem SFS crescer, que venham mais portos e outros empreendimentos.

    ResponderExcluir
  56. Sabado passei no Linguado. O que vi foi um verdadeiro mar de lama, que foge do alcance dos olhos. Isto esta crescendo cada vez mais, logo estara chegando aqui em nossa Bahia. Pergunto, o que estas grupos tão preocupados, estão fazendo para que isto não aconteça. AMECA, Vereadores, tão preocupados, o que vcs estão fazendo.

    ResponderExcluir
  57. Boa noite Sared.
    Por duas vezes postei aqui no seu blog algum comentário, que por sinal não foram publicados.
    Não utilizei palavras de agressão, não citei nomes (pois até deveria), mas não o fiz, o comentário tinha fundamento. Não entendo porque não foi publicado.Pois vejo cada Besteirol aqui publicado, sem pé e sem cabeça. Ambos sobre o porto novo. Fico intrigado e curiosos para saber quais critérios utiliza para decidir o que é publicado ou não.
    Abraços e aguardo resposta

    ResponderExcluir
  58. LAMPEÃO ATEU 2

    O "Mar Azul CD e o Porto Privado" vai ser construido com certeza. Todo o empreendimento trará mais divisas para o município, mais oportunidade de emprego local.Oportunidade essa, que os "Sindicatos" não oferecem. Quando
    que vai ter concurso nos sindicatos? Hoje está tudo controlado pelo OGMO. Só entra quem eles querem!Agora aparece essas classes que acham que mandam na cidade.
    A viabilidade do porto é concreta em todos os aspéctos: com o município em geral, no ambiental, a empresa tem toda uma extrutura logística no que diz respeito aos resíduos produzidos na operação, o compromisso de qualificação da mão de obra local, impostos arrecadados. Srs Pescadores! com todo respeito
    ao seu trabalho. Muitos não tiveram a oportunidade de emprego na época na área portuária. Não querem que esse fime passe de novo para seus filhos. Seus filhos tem o direito de disputar de igual para igual essas oportunidades de emprego, pense nisso! Não vam atras de ambientalistas que não cuidam do seu próprio quintal, quero dizer; (JOINVILLE 100 ANOS DE METAL PESADO DERRAMADOS NA BABITONGA). O que eles fazem para impedir esses crimes todos os dias? " conversa pra boi dormir gente ". É claro, como cidadão, temos o dever de fiscalizar tudo o empreendimento. Saber se está tudo diacordo e legalizado com as partes, município e empresa. Dessa forma a população acina embaixo, se não! bay bay " Mar Azul".

    Prezado sared! Posta esse, peço que se poder,
    faço um comentário do meu ponto de vista, pois é de grande importancia para o município. Acompanho seu programa todos os dias, o "NA BOCA DO POVO", vou aguardar.

    Um grande abraço.
    Sds... (Lampeão Ateu 2)

    ResponderExcluir
  59. Cambada de ignorantes , este porto privado vai apenas benificiar algumas pessoas , não vai gerar empregos para todos os francisquenses . O próprio Prefeito se tivesse interesse em gerar empregos para os francisquenses jamais iria trazer cargos comissionados de outras cidades.

    ResponderExcluir
  60. A implantação do polêmico Terminal Marítimo Mar Azul foi assunto de uma reunião na sede da associação de moradores do Rocio Grande na noite de ontem. Pescadores, membros entidades ambientalistas e de trabalhadores portuários lotaram o espaço da associação, na Cohab.
    E OS OUTROS VEREADORES ONDE ESTAVAM ?
    E OS REPRESENTANTES DO EXECUTIVO ?

    ResponderExcluir
  61. NOBRES EDIS, SR. RUI E SR. ISMAEL, VCS DEVERIAM LEVAR EM CONSIDERAÇÃO QUE FOI COM A PESCA QUE A SUA FAMILIA SOBRE VIVEU ATÉ A DATA DE HOJE, E FOI AQUI EM aqui em SÃO FRANCISCO, PORQUE SE SUAS TERRAS FOSSE TÃO BOA DE PESCA VCS NÃO TERIÃO SAIDO DE LA.

    ResponderExcluir
  62. A ERA DA TRAIÇÃO. Nossa cidade vive hoje um dos momentos mais tristes no cenário politico , pois estamos rodeados de pessoas que se elegem dizendo uma coisa e quando estão lá dentro fazem outra totalmente diferente , esta sendo assim com este vereador Ismael , que ganhou uma eleição graças a um acidente com a barcaça Norsul , e deste infeliz acontecimento soube tirar proveito. Esta sendo assim com o ismael , foi assim com o RUI e pior esta sendo assim com o todo poderoso TOP (prefeito), que muito usou de sua facilidade de se pronunciar ao povo e agora taí ...fica só fazendo porcarias... Só tenho a lamentar a todos que votaram nestes cidadões que estão ai só de passagem e pelo jeito não vão deixar saudades.Como diz a letra..
    TRAIÇÃO POLITICA.
    Não dá pra falar nos calam à tapas,
    Com mãos de aço destroem nossos passos
    Eles querem que fiquemos quietos
    Sempre com os olhos abertos

    A boca sem língua,
    No silêncio são sempre suspeitos nossos movimentos
    Somos marionetes, somos animais de alta TRAÇÃO POLITICA .Não dá pra suportar mais, nos conduzem com coleiras

    Tá f...!!!

    ResponderExcluir
  63. Este vereador Ismael esta me saindo muito bem , sinceramente ele tá merecendo um belo puxão de orelha, pois suas atitudes são muito contra ao que ele falava na época da eleição.Também ,queriam o quê, elegeram um cidadão que é irmão do senhor RUI , que já é vereador a seis anos e ainda não aprendeu nem a se pronunciar na casa de leis.Sinceramente o povo tem o que merece.

    ResponderExcluir
  64. Pescadores de Sao Chico em frente na vossa luta pelos vossos direitos.
    Os trabalhadores portuarios tem de defender o porto publoico. Nao ha trabalho para dois portos em SFS porque quem vai ganhar a luta sera o privado e o povo ficara ainda mais pobre e os ricos mais ricos.
    Os espanhois vao embora do tesc e o novo socio sera o mesmo de Itapoa, trabalhadores portuarios atentos porque podem ficar sem trabalho, so com aquilo que ninguem quer.
    Porque sera que determinados empreendedores nao são contra o MAr Azul? Ninguem estranha? Nao vai perder dinheiro se nao faz as bobinas da Vega?

    ResponderExcluir
  65. è triste ver como alguns poucos empresarios da cidade mexem tambem no porto publico a vontade e no proprio lucro sem que ninguem ofereça resistencia, para que existe a APSFS? E porque o CAP nao luta pelo porto publico e se opoe ao MAr Azul? Tem muitos interesses ocultos pra descobrir tudo o que tem a ver com o Mar Azul...Alguem ouvir falar de um segundo porto publico privado em Laranjeiras?...

    ResponderExcluir
  66. Pescadores, destituam esse presidente da Colônia de Pesca.
    Formem uma nova chapa e tirem esse cara de lá. Ele é um atraso para toda a classe pesqueira.

    ResponderExcluir
  67. estranho ninguem na prefeitura fala nada do porto da larangeira. no programa de hoje so falaram de um teatrinho que vai ter no mesmo horario. isso que o zerea votou contra a lei que legalizou a area onde a norsul quer construir o porto. quando era vereador (ele, o dorlei e o pismel, cunhado do renatinho)

    ResponderExcluir
  68. "Pescadores de SFS , não deixem os VEREADORES Rui e Ismael destruírem suas fontes de rendas, seus ideais e sua dignidade."

    "Esse porto vai acabar com a pesca e a vida marinha da região, temos todos que ser contra"

    "Caiam na real,(PESCADORES) vocês querem ver seus filhos e netos na mesma mesmice que vocês.?Será que vocês pretendem envelhecer e verem seus filhos em uma foto como esta.?"

    Os pescadores que matam peixes e outros na epoca do defeso, se os propios pescadores nao respeitam a epoca certa para pescar. Por que estao preucupado com a implantaçao de um novo Porto falando que vai acabar com os peixes e outros ??
    Nao sou a favor e nem contra deste Porto. SO NAO GOSTO DE IPOCRESIA OHHHH CAMBADA !!!

    ResponderExcluir
  69. O mais importante nessa história toda, Sared, é saber que a população está cada vez mais mobilizada... E já apresenta resistência a empreendimentos impactantes na Ilha. O que há um tempo atrás não era de se esperar, porém agora é diferente. Muito bem ver pescadores e trabalhadores portuários unidos aos ambientalistas para defenderem à qualidade-de-vida local; ameaçada pela lógica irracional do lucro das corporações multinacionais.
    Outra coisa, se Vega e Norsul tivessem promovido um diálogo sincero e transparente com os francisquenses, talvez a coisa pudesse até ser diferente, mas optaram pelo engodo da manipulação e apostaram em falsos líderes, parasitas, que agiram como "lobistas", em defesa, apenas, dos seus bolsos e dos interesses privados. Muito dinheiro foi disperdiçado e colocado nas mãos desses 171, os quais hoje estão sendo desmacarados.

    Alisson Brito

    ResponderExcluir
  70. TANTO BLA, BLA, BA... NESTE BLOG. MUITO VAMOS LÁ, AQUI TODOS TEM CORAGEM DE ESCREVER O QUE QUER... A MAIORIA E VIUVA DA ANTIGA GESTÃO... NUNCA TÁ CONTENTE COM NADA. COMO SE NO PASSADO NÃO HOUVESSE ESSES E MUITOS MAIS PROBLEMAS DE TODOS OS SENTIDOS. BANDO DO CORAJOSOS QUE FICAM FALANDO PELOS COTOVELOS. QUERO VER QUANTOS VÃO LEVANTAR A MÃO E PEDIR A PALAVRA NA AUDIENCIA PUBLICA, EXPRESAR SUAS CONVECÇÕES. DUVIDO, SÃO TUDOS UNS COVARDES E MENTITOSOS, DEMAGOGOS E IGNORANTES, MOVIDOS POR DIN..DIM.

    ResponderExcluir
  71. Que venha o Porto da Norsul, da Litoral, da Hamburg Sud, que venham de todos os lados. Mas por favor que venham me dar emprego.

    ResponderExcluir
  72. VEREADORES RUI E ISMAEL.
    Que coisa, hein, se eleger com os votos dos pescadores e depois cravar uma faca nas costas deles .

    ResponderExcluir
  73. CADE A PETRALAHDA E A AMECA?
    Quando a coisa aperta ., todos somen da raia, o único que sempre está em combate é o RADICAL DO CAIO 13 OU CAIO11

    Antonio Muriel

    ResponderExcluir
  74. É isso que dar eleger analfabetos, pessoas que não sabem nem o que falam (ignorância) é a palavra certa,pra quem sabe o seu real sentido dessa palavra...

    CADE O PREFEITO NESSA HORA...APOSTO QUE TB ESTÁ DO LADO DA NORUL,devia ajudar o nosso porto esse sim pode ajudar no crescimento da nossa cidade e gerar mais empregos.

    S.S.

    ResponderExcluir
  75. acabei de ver no site do porto MAR AZUL.... foi publicado no jornal do rossine da prefeitura

    Considerações de práticos da região sobre o Terminal Mar Azul

    Editorial escrito pelos práticos Carlos Alberto de Oliveira e Mário Bernstorff e publicado na edição de maio do jornal Nossa Ilha de São Francisco do Sul.

    Vimos expressar nossas considerações sobre a instalação do terminal portuário, denominado “Mar Azul”, dentro da baía da Babitonga, em São Francisco do Sul, para atender, principalmente, ao projeto “Vega do Sul”.
    O local onde se prevê a instalação do empreendimento, no Rocio Grande caracteriza-se por apresentar profundidades adequadas para os berços de atracação, área de manobra livre e canal de acesso, itens imprescindíveis para a segurança de manobras num terminal marítimo.
    Temos conhecimento que o empreendedor realizou mais de uma batimetria na área pretendida, comprovando que o local apresenta especiais condições de navegabilidade do canal de navegação até a área onde se prevê a instalação do terminal.
    Os órgãos de meio ambiente devem dar mais atenção e prioridade à qualidade hídrica da Babitonga, que diariamente, há anos, sofre com toneladas de resíduos tóxicos provenientes, em maior parte, do sistema de esgoto sanitário e industrial de Joinville desde a década de 1950, quando o canal de acesso ao então Porto de Joinville teve expressiva e intensa movimentação de embarcações.
    Com o crescimento de Joinville, aumentaram os despejos. Certamente, a diminuição do pescado, crustáceos e até moluscos na região da Babitonga, deve-se a essa poluição já existente há longos anos e para a qual se está dando pouca ou quase nenhuma atenção.
    Em nossa opinião, baseada na experiência que a prática nos confere, acreditamos que a instalação do Terminal Portuário “Mar Azul” não trará prejuízos ecológicos ao ecossistema da Babitonga. Trará, sim, significativos benefícios para São Francisco do Sul.

    Carlos Alberto de Oliveira e Mário Bernstorff, práticos

    ResponderExcluir
  76. Não tenham pena da Vega, consultem quanto ela lucra vão no site da Vega e vejam os lucros
    E lembrem no município a Vega tem isenção de impostos totais ate para simples alvará e não paga nada de imposto por 15 anos
    Se ela faz obras é para marketing, pois se ela pagasse os impostos como qualquer um de nós ou nossas empresas , nosso município podia fazer muito mais e em obras definidas pelo município não pela Vega, que ganha em propaganda.

    ResponderExcluir
  77. olha!!!!! esses pescadores que agora xingam esses dois sao os mesmo que votaram neles, agora eu acho que é só perda de tempo o esquema já ta fechado!!! moçada as eleiçoes estao chegando vamos votar certo senao este circulo vicioso nunca vao mudar!!!!!!abraços...ótima semana a todos!!!!!!

    ResponderExcluir
  78. OS SINDICALISTS SÓ PENSAM EM SI MESMO E NÃO NO POVO DESEMPREGFADO, QUE VENHA O PORTO DAS LARANJEIRAS. POIS VAI GERAR EMPREGOS PRA OS NOSSOS JOVENSS.
    ALBUÉMS JÁ OUVI FALAR EM CONCUROS PARA SINDICATOS DOS CONFERENTES? TERRESTRE, ESTIVA, VIGIAS? SÓ PANELINHA, NOSSOS JOVENS PRECISAM DE EMPREGOS,APOIO VC ISMAEL. DODO, TU SÓ ESTA AGITANDO AGORA E ANTES? ONDE TU ESTAVAS?

    JOVEN DO PAULAS

    ResponderExcluir
  79. Esse porto privado em nada beneficiará o município de SChico e seus munícipes, dará poucos empregos, pois será todo automatizado, se der 40 empregos, tirará 400 do porto público, além de que vai destruir a flora e a fauna de um berçário de espécies, só loucos p/ conceber um porto num local como a Laranjeira. Quem tá agitando tudo isso, são empresários, políticos mal intencionados e a turma que quer ganhar com a especulação imobiliária na Laranjeira. Pessoal chega de destruição e desrespeito à natureza nessa ilha maravilhosa, chega de conteiners, as matas do Miranda,Porto do Rei e Gamboa foram detonadas e em seu lugar plantaram eucaliptos. Será que por lá ainda encontramos, inambus, jacus, macucos e tucanos tô falando da ave, e não de políticos tucanos que pelo visto aí na terrinha tá cheio!!! rsrsrs

    ResponderExcluir
  80. uma vez vi um filme que um famoso político estava nas mãos de um industrial por causa de um dossiê que ela tinha contra ele. ele preferiu salvar o pescoço...

    ResponderExcluir
  81. Sared, quanto a questão dos empregos:
    Para quem tem QUALIFICAÇÃO, ou seja, uma profissão, é bom no que faz e tem vontade de trabalhar jamais ficará desempregado.
    Assim como tem que vir pessoal qualificado de fora trabalhar aqui, já houve tempos em que os francisquenses iam se qualificar lá fora e trabalhar nas empresas de fora.
    Por que agora não fazem mais o mesmo para ficar trabalhando aqui mesmo ???
    Tem um trecho de uma música antiga mas famosa até hoje que diz tudo:
    "Quem sabe faz a hora, NÃO ESPERA CONTECER" !
    Ou seja, quer melhores condições e oportunidades para trabalhar ? CORRA atrás, a fila anda.

    ResponderExcluir
  82. vcs acham que os dois práticos seriam contra a instalação do porto privado ?
    Imaginem quanto os práticos vão ganhar atracando os navios neste porto privado .

    ResponderExcluir
  83. gente atenção. alguma coisa não fecha pq tem politico que brigava com a empresa por causa do óleo derramado... e agora defende com unhas e dentes...

    ResponderExcluir
  84. Concordo plenamente com o anônimo 28 de maio de 2010 19:42. Que venha o porto da NORSUL gerando desenvolvimento pra cidade.

    ResponderExcluir
  85. Por que esses pescadores e ambiemtalistas não vão fazer barulho em joinville que derrama toneladas de lixo na Baia babitonga todos os dias???

    Tem muito barulho pra pouco fundamento nesta historia.

    Quero emprego,na estiva,terestre,conferente...tem vaga?????

    Vão trabalhar cambada!!!

    Só comeram filé até hoje e não querem abrir pra nimguem!!!???

    Vão trabalhar com salario coerente ou o bicho vai come tudo!!!

    Que venha o progresso,tecnologia,desenvolvimento.
    Quem comeu caviar até agora e não se preparou,chupa essa manga!!!Ou volta pra escola.

    Estou me preparando.

    ResponderExcluir
  86. Rui vc vai ou não lutar pela classe dos pescadores ?

    ResponderExcluir
  87. "Tem algumas coisas que leio aqui, que minha ignorância é obrigado a discordar.:

    VAMOS LA
    --------
    Criticam ás pessoas, falando de "REIS DO FARELO"
    que desfilam em "LANCHAS" e CARRÕES".

    Tenho notado aqui um pingo de inveja, é muito feio pessoal, ter inveja das pessoas que estão bem, por força da sua competência.

    Se andam de "LANCHAS" E CARRÕES" é porque trabalham para isto.

    Também trabalhei por 30 anos se hoje tenho o pouco que tenho, é porque meu trabalho deu-me.

    Afinal muitas portas se abriram para mim, eu foi quem ás fechou.

    O comentário mais recente que li é do anônimo do dia 31 de maio de 2010 ás 16:38.
    Ele não dorme direito pois fica imaginando quanto os práricos iráo ganhar com a instalação do porto privado.

    Meu camarada, talvez você possa ser um prático, basta estudar e muito.

    Aproveite o tempo que fica imaginando quanto um prático irá ganhar e estude, se for capaz também poderá usufruir.

    Ao invés da inveja quem sabe a igualdade, lute por isto meu camarada é mais bonito.

    Gostaria de deixar claro por aqui que não sou prático, apenas trabalhei em agência marítima.

    Hoje estou impossibilitado de trabalhar, mas nem por isso, a inveja toma conta de mim, sinto prazer em ver meus amigos dando-se bem por conta de seu trabalho.

    Tenho ódio e não inveja, mas de político trapalhão aí sim, isto me da nojo.

    O resto, torço para que todos meus amigos se deêm bem, naquilo que escolheram para viver.

    TIRE ESTE SENTIMENTO DE SEU CORAÇÃO MEU CAMARADA, VOCÊ VIVERA BEM MELHOR, PODES ACREDITAR

    ResponderExcluir
  88. Aos senhores Práticos, Carlos Alberto de Oliveira e Mário Bernstorff, vocês concordam com o porto da norsul, uma pergunta, os práticos para atracação dos navios no novo terminal serão os mesmos que hoje atracam em nosso porto público? Se a norsul não utilizasem seus serviços(de práticos) vcs seriam a favor???????????

    ResponderExcluir
  89. Eu entendo um pouco de área portuária, mas pelo meu pouco entendimento, é totalmente desnecessária a criação do porto da Vega, nada contra os empresários e indútrias.
    São Francisco do Sul, por ser uma ilha tem locais de Area de Reserva Permanente, para expansão urbana, Rural, Retroportuária e Portuária, a minha pergunta para o pessoal da Prefeitua, onde está o PROJETO PILOTO para a implantação destas áreas.
    Se temos um belo porto e uma bela extensão a ser continuada, porque criarmos um outro porto, bastaria tão somente , PORTO SFSUL, GOVERNO DO ESTADO, FEDERAL E EMPRESÁRIOS, ou aumentarem o porto do TESC ou dar continuidade dos berços no BELA VISTA, obiviamente com a indenização dos moradores do local.
    Será que é possível? já foi feito algum levantamento de custos? deste modo nem o PORTO DE ITAPOÁ, deveria ter sido criado, ou o governador do pmdb , luiz henrique, fez isto para sucatear o porto público?seria mais um deserviço deste péssimo político para com a nossa cidae?
    Outra coisa, amigos, o vereador dodo, esta sendo oportunista e querendo ser o cara que está peitando tudo isto, quando na verdade as pessoas que estão e tem toda a capacidade para dialogar , ter coerência para o debate sobre portos, equilibrio necessário são o Celso, o Vander e o CLaudionor , estes sim estão sendo coerentes e atraindo cada vez mais pessoas para a causa portuária.
    Outra pessoa que está ajudando e muito e parece ser uma pessoa de um futuro político enorme, embora não seja ligado a partido político é o Everton Vidal.
    Apenas para lembrar que tem alguns faturando em cima de uma luta que é de todos não de quem vomita besteiras na câmara de vereadores.
    A Prefeitura não tem que julgar se está correta ou não a criação do porto , nem tampouco o prefeito de SFSUL.
    Quem tem que julgar é a ANTANQ , IBAMA,portanto parem de falar besteiras em assuntos que não entendem.
    PORTO É PARA QUEM ENTENDE , NÃO PARA AMADORES OU QUEM QUER UMA BOQUINHA NA ADMINISTRAÇÃO DO PORTO.
    Por colocar AMADORES ou LOTEAR o nosso porto com pessoas sem qualificação para os cargos é que chegamos onde chegamos , ou seja, perdendo espaço para ITAJAÍ E NAVEGANTES.
    Veja quem Administra ITAJAÍ E NAVEGANTES, quem são os colaboradores nestes portos.
    A critica também vai para o prefeito de SFSUL , que tem em uma das principais Secretaria, a DE COMERCIO INDUSTRIA E PORTO, pessoas sem capacidade para tocar tal Secretaria.
    Alguém sabe a composição completa da NOBRE SECRETARIA?se tais pessoas tem experiência para ocupar os cargos?

    ResponderExcluir
  90. Não poderíamos esperar outra opinião dos dois práticos, estão pensando no futuro dos seus meninos. São ótimos no manejo das embarcações, mas parecem não ser muito bons com relação ao respeito a natureza, ao dizerem que navios, não poluem e que a natureza não corre risco na Babitonga; ali na Laranjeira é praticamente fundo de baía, com pouca circulação de água, ainda mais com o Linguado fechado, que na verdade já é um aterro sanitário, agora além do acúmulo fecal, metais pesados lançados por Joinville na baía da Babitonga, teremos óleo derramado pelos navios, ou seja, poluição de fundo e de superfície. Vai ser bosta e metais pesados, nos camarões, ostras e mariscos e óleo diesel nas tainhas. E maravilha, e alguns ainda acham que a Norsul é a salvação. Na verdade, o que esses caras estão visando é a curto prazo o assoreamento do mar do Linguado, que já está bem próximo, para construir futuros loteamentos e, ganharem muito dinheiro....rsrs

    ResponderExcluir
  91. Ta na hora do nosso prefeito mostrar sua coragem, sua competência e sua coerência, quando à tres anos atrás votou contra o Zoneamento da BAIA DA BABITONGA, foram treis heróis, o atual prefeito, o vice-prefeito sr. Dorley Antunes e o nosso conhecido ex-vereador sr. João Pismel, gente aquela hora da votação eu vibrei pois lá estava na CÃMARA DE VEREADORES, pois eu já sabia que era um projeto que havia rendido algo para alguns políticos,e que iria dar dôr de cabeça no futuro, mas agora Prefeito, ta nas suas mãos o futuro de nossa cidade, como o sr havia pronunciado naquela hora que era um projeto exdruxulo que so iria benefiar 3 ou 4.Mande um projeto p revogar aquele, que nós pescadores, trabalhadores avulso, comerciantes, enfim toda a cidade voltara a sorrir, e eternamente nunca esqueceremos este seu ato de coragem, fazendo algo que o sr. queria fazer a treis anos atrás e não conseguiu, mostre PREFEITO SR. LUIZ ROBERTO DE OLIVEIRA, sua coerência pélo povo de São Francisco do Sul, novamente, NUNCA ESQUECEREMOS este seu ATO.

    ResponderExcluir
  92. Anônimo de 1 de junho de 2010 15:05, neste momento não cabe a prefeitura decidir, visto que está nas mãos do MP, cabe aos desembargadores decidir se é certo ou não. Se temos que culpar alguém é quem colocou isto em pauta , ou seja a ADMINISTRAÇÃO que fez SURGIR OU CRIOU ESTE MONSTRENGO DESTRUIDOR DO NOSSO PARAÍSO E EMPREGOS.
    Quem fez surgir este porto? foi o atual? creio que não.
    Onde estão os defensores do pmdb? deveriam estar envergonhados de defenderem uma adminstração e de um partido que só nos deu prejuízo.
    E tem um clubinho do mal que desejam este partido de novo em nossa cidade.
    Amigos aqui em nossa cidade, creio que a população não anda suspirando pelo abismo.

    ResponderExcluir
  93. Caro desempregado de 31 de maio de 2010 19:44, faça um teste.

    Elabore um curriculum e deixe na empresa de laminados de aço e veja (se...e... )quais são as vagas que eles irão te oferecer.
    Veja a proposta salarial.

    Depois volte aqui no blog e conte sua experiência. Diga qual foi o cargo que ofereceram. Aí então passe a emitir opiniões.

    Veja os DEZ ônibus que vão todos os dias para Joinville, levando mais de 300 trabalhadores.

    Tente e depois comente o tal "progresso".

    Por favor, seja sincero.

    ResponderExcluir
  94. É DIFICIL MAIS TEM GENTE QUE NÃO QUER ENTENDER

    Porto privado, admite na hora que quer e demite na hora que quiser e no Porto público onde trabalha os Sindicatos, existem as negociações coletivas e também as reuniões do CAP (Conselho de Autoridade Portuária) que dispõe sobre o funcionamento do Porto

    Salario no Porto privado, pagam o que querem e no Porto Público somente com negociações coletivas.

    Porto Público, antes de querer acabar com o meio ambiente tem que ter o crivo da Assembleia Legislativa, São 40 Deputados e mais as comissões do meio ambiente . No Porto privado é só conversar mais de pertinho com as entidades como por exemplo IBAMA.

    Porto privado geraria 140 empregos no máximo e tiraria 600 empregos do Porto Público.

    Porto Público já é uma área degrada em expansão e porque não construit mais um berço no porto público.

    Dizer que só trabalha sindicato no porto público é mentira. Tem muitas empresas terceirizadas lá dentro que podem oferecer emprego, basta ampliar o Porto Público.

    Basta a Norsul aplicar seus R$100 milhões e ampliar o Porto Ou eles querem acabar com a baia, receber incentivos fiscais e dar emprego somente para 100 pessoas - chega de cair na conversa destes.

    Porto privado vão degradar uma área que deve ser de preservação ambiental como a Baia da Babitonga.

    Riscos existentes - Pescadores não poderão mais pescar naquele local e mais grave ainda, naquele local muito próximo esta a maior obra que foi realizada em São Francisco do Sul que é o aquaduto que tras a agua lá do Continente para São Francisco.

    A área de manobras, as correntes e as ancoras dos navios são um perigo constante de destruirem aquele aquaduto, iria condenar a população a ficar com o seu bem maior que é a agua.
    Antigamente a população de São Francisco era menor e sobrevivia sem a agua do continente hoje aquela obra foi e sempre sera a melhor obra realizada pelo poder público.

    Devemos entender sobre este risco, devemos entender sobre o derramamento de óleo se uma bacarça virar, como já aconteceu no Ubatuba em Janeiro de 2009.

    Pensar nos acontecimentos é livrar-se do mau maior.

    Demais o Incentivo fiscal de 15 anos livre de imposto a Usinor, Vega do Sul, Arcelor Mital (nunca vi trocar tanto de nome) ja foram favorecidas e até agora não geraram muitos empregos não. Não se iludam e caiam numa real, Nós pagamos imposto e esta empresa não paga e ficara 15 anos sem pagar.

    A Norsul ira se instalar para favorecer a esta empresa que ficara 15 anos sem pagar impostos.

    Estão mais do que certo os Sindicatos, não abram mais as pernas chega, da-se um basta nisso tudo, que só o empresario quer ficar rico. Os trabalhadores portuários também tem
    familia.

    ResponderExcluir
  95. Sra DESEMPREGA, a senhora é que não deve ter nenhum fundamento porque não se informa, visite o site www.sfs.com.br e PARTICIPE , no SOS BABITONGA, ali vai poder apertar em cada frase e ler os textos que a vão fundamentar, leia não esqueça, ler é preciso

    ResponderExcluir
  96. meu amigo das 19,23 o sr acha que o porto mar azul vai empregar mais? olha a conta , a carga ja esta aqui desde que a VEGA começou portanto a carga não vai embora, onde fica essas bobinas em vários locais armazenados pois a VEGA não tem competência aliás não interessou ser competente para fazer área de armazenagem la nas terras dela, então hoje vários páteos armazenam as bobinas dela, a lógica é a seguinte meu senhor quando ficar pronto o patio da norsul, as bobinas vão para la logico? aí os outros patios que ficaram sem as bobina vão desempregar
    a lógica é a seguinte , a bobina vai passar de um patio para outro desemprega 100 num lado e emprega 100 na NORSUL, qual é a tal vantagem de mais emprego? não entendi

    ResponderExcluir
  97. informação é bom paar poder discutir com mais consistência, acessem www.sfs.com.br e cliquem nos textos á direita tem uns que foram colocados agora, acho que foi a AMECA que produziu para mandar para o IBAMA

    sr das 00.04 de 29 de maio a AMECA lidera os contraditórios ao Mar Azul, e estudou muito para produzir em 15 dias 3 documentos que foram mandados para o IBAMA , leia no site
    outras entidades em uma luta fraterna produziram e mandaram já em março um documento que esta a direira do site com o titulo Manifesto, reproduzido em 3 partes

    ResponderExcluir
  98. olha so em 2007 nosso prefeito votou contra o projeto do zoneamento portuário e olha que ele é portuário, agora leiam no site da prefeitura ele decretou uma área nas larangeiras como de utilidade pública, utilidade publica para quem ?

    ResponderExcluir
  99. Anônimo de 1 de junho de 2010 15:05, tem muita gente fazendo gritaria , culpando este e aquele, desfilando em carro aberto, entre eles o nosso agora vereador, que agora está do lado do povo e contra a VEGA DO SUL, apenas quero lembrar novamente as pessoas que este vereador estava no pfl do então prefeito Rogerio Zattar quando foi instalada VEGA DO SUL e pelo que eu saiba, ele não fez protesto algum contra a VEGA, depois na eleição onde o Godofredo foi apoiado pelos empresários e pela VEGA DO SUL, eu não vi o vereador dodo, criticar os empresários, quem merece todo o nosso apoio e admiração são o pessoal da AMECA, o Presidente dos conferente, Terrestre e Estiva, bem como o PT e o PV.
    O PSB, esta ao lado e é claramente apoiador do luiz henrique que incentivou o porto da VEGA, ITAPOÁ E NAVEGANTES e também Araquari, portanto tem gente enganando os sindicatos com palavras de luta e ordem.

    ResponderExcluir
  100. lembrando que a vega é culpa dos AMIM do partido do ZERA. foi ele que trouxe a empregadora vega pra sfs...

    ResponderExcluir
  101. um presidente da colonia que diz que a pesca não tem futuro, não quer que seu filho seja pescador,mas não é socio la na larangeira criando ostra? pra que, se não é futuro? para fingir que é pescador ? tu não engana mais ninguém, so desmotiva o pescador, chega a ser triste como se fosse a pior profissão
    o que não é verdade não tem ninguém de boa formação que não reconheça o valor dos que pescam sob sol chuva vento e tempestade, para nos vender este produto do seu trabalho tão valorizado
    Presidente da Colonia deveria valorizar enaltecer o trabalho dos pescadores e lutar para que todos tenham uma vida digna

    ResponderExcluir
  102. 15;50
    ESSA DOS 3 HERÓIS É PALHAÇADA, CHAMAR DE HERÓIS É BRINCADEIRA
    O QUE ESTAVA POR TRÁS DESSES 3 HERÓIS ?
    PENSA BEM QUE VAIS DESCOBRIR
    CADA UM TINHA SEUS INTERESSES
    PESQUISA NO SITE DA PREFEITURA E VE O DECRETO DE UTILIDADE PUBLICA DE ABRIL DE 2010 PARA AS LARANGEIRAS-CONTRADIÇÃO PURA

    ResponderExcluir
  103. OLHA SO A VEGA QUANDO VEIO PARA CA DISSE QUE IA EMPREGAR 800
    EMPREGA 380, DIZEM QUE 40 DE SÃO XICO O RESTO DORME E VIVE EM JOINVILLE
    A NORSUL DIZ QUE VAI EMPREGAR DIZ O DOCUMENTO DELES ENTRE 100 A 120, PELA LÓGICA E DISCURSO DA VEGA E O MARKETING PARECE BEM IGUAL VEJAMOS QUANTOS EMPREGOS REALMENTE DARÁ
    UNS 80 PARA A ÁREA DE ARMAZENAGEM ( QUE VAI DESEMPREGAR UNS 90 QUE HOJE ARMAZENAM)
    O ARMAZEM ELES DEVEM FAZER MESMO, JA ESTA DESMATADO MESMO E DIZEM QUE JA AUTORIZADO AGORA O PORTO TODO POR MAQUINAS, GUINDASTES, CAMINHÃO ENTRA NA BARCAÇA E SAI CARREGADO EMPREGA QUANTO UM PORTO DESTES? 6 POR TURNO
    SO MINHA GENTE, O PORTO NÃO EMPREGA NINGUÉM
    NO ADMINISTRATIVO QUEM FAZ A DOCUMENTAÇÃO DA ARMAZENAGEM FAZ DO PORTO .
    OUTRA VIRAM A MENTIRADA QUE DIZIAM EM 2007 QUE IA HAVER UM TELEFÉRICO, AGORA NÃO VAI TER AMIS TELEFERICO VAI TER É CAMINHÃO MESMO ATRAVESSANDO A ENTRADA DA CIDADE , JÁ VIU COMO VAI FICAR NO VERÃO ?
    GENTE IGNORANTE , ALIÁS QUE DESPREZA A CIDADE, FORAM FAZER UM PATIO DE ARMAZEM DO LADO CONTRÁRIO DA EMPRESA, JÁ VIU ISSO ? TEM DE CRUZAR A RODOVIA 300 CAMINHÕES EM 2 DIAS (É O QUE ELES DIZEM), IDA PRA VEGA E 300 VINDO PARA O TERRENO DA ARMAZENAGEM ALI NA 280

    ResponderExcluir
  104. Aos que apoiam o porto da Norsul/Mar Azul, apesar da dúvida em relação ao caráter de vcs e suas intenções, assim mesmo defendo os seus direitos de expressão, desde que sejam técnicos e formulados dentro de uma lógica, de um bom senso, não da forma como alguns de vcs defendem, usando argumentos falsos e discriminatórios, principalmente contra os pescadores de nossa terra, gente corajosa e de fibra, que criaram gerações e gerações de conterrãneos nossos com o fruto do trabalho na pesca; esses mesmos que alguns classificam de forma pejorativa como comedores de cabeça de bagre. Lhes digo mais - sou neto e filho de pescadores com muito orgulho. O mar não é para covardes, por isso conheço poucos homens com coragem suficiente para encarar a pesca aí no sul do Brasil. Falem à vontade essas abobrinhas que lhes vem a cabeça, mas por favor respeitem essa gente do mar!

    ResponderExcluir
  105. UM PRESIDENTE DE UMA COLÔNIA DE PESCA QUE AFIRMA QUE A PESCA NÃO É FUTURO , E AINDA POR CIMA ESTÁ CONTRA OS INTERESSES DEVERIA NO MÍNIMO SER EXPULSO DA ENTIDADE.

    ResponderExcluir
  106. É verdade Francisco esses caras que defendem o MAR AZUL e falam prejurativamente , sem respeitar o arduo trabalho e valoroso trabalho dos pescadores são os mesmos que acusam ongs e sindicatos, mas so acusam e caluniam , pois não vi UM argumento alias não têm argumento a arma deles é a calúnia

    o argumento do mais trabalho é ridiculo , esta carga tem de descarregar aqui pois vai pra VEGA, portanto gerar emprego sempre vai gerar com porto privado ou não

    vocês caluniadores é que deviam ser chamados de cabeça de bagre chupins do poder econômico , não sabem fazer outra coisa

    ResponderExcluir
  107. a inveja é confissão de inferioridade. o ismael esta certo,trabalha pelos pescadores e como vereador pelo municipio porisso foi eleito com 754 votos os ambientalista não fazemnada a não ser travar o densenvolvimento de são chico, os sindicatos perderão para a concorrencia dos municipios visinhos o governo do estado abandonou nosso porto, agora o rapaz é culpado. Quando da vinda da vega fui indusido a fazer manifestação, não deu em nada a vega tai, por sorte, se não os sindicatos ja teriam fechado,talves alguem lembra que um dia o povo ja viveu de caçar, a pesca segue o mesmo caminho estamos na hora de pensar em cultivar, porisso tambem estou participando na laranjeiras do cultivo, iniciativa da colonia sec agric pesca,e estamos otimista de bons resultado, agora a questão do porto da norsul não é o ismael que decide tem bastante gente grande envolvida, ele decdiu apoiar em 2006 quando os sindicatos tambem erão a favor , e ali eu conheço é de palavra e não volta atras pois existe uma carta de compromisso(Doc) no processo entre a empresa e a colonia porque os sindicatos não documentarão o acordo. dormirão de toca.

    ResponderExcluir
  108. Caros "FUNCIONÁRIOS DA SAÚDE", identifiquem-se precisamente e o Blog publicará o comentário.

    ResponderExcluir
  109. Ismael , se a classe pesqueira não tem futuro , pq vc não cai fora da Presidência da Colônia de Pesca.

    ResponderExcluir
  110. Francisco .
    Meus parabéns pela sinceridade e coragem de se expor neste blog .Também somos solidários aos pescadores , e repudiamos com veemência a atitude dos vereadores RUI e ISMAEL , que elegeram-se vereadores graças aos votos da classe de pescadores , e que agora defende apenas seus ideais , em detrimento aos interesses de uma classe que merece todo nosso respeito e admiração.
    VIVA OS PESCADORES .

    ResponderExcluir
  111. depois dessa o vereador rui com o vereador ismael junto com prefeito luiz zera assinaram sua propria sentença(morrerão juntos e abraçados)como votar em pessoas assim. eu como não votei em nenhum deles mesmo!

    ResponderExcluir
  112. Sinceramente não tenho inveja do Vereador Ismael , que sinto por ele é somente PENA . Realmente ele obteve 754 votos dos pescadores , mas ele nunca mais conseguirá se eleger em cargo públicos depois desta dessa decepção para a classe de pescadores . FORA RUI E ISMAEL...

    ResponderExcluir
  113. Anônimo de 3/7 21:33.

    Vc está redondamente enganado os vereadores RUI e Ismael não vão morrer abraçados com o Prefeito , eles vão contar uma estória para o Luiz Zera assim como fizeram com toda a classe dos pescadores .

    ResponderExcluir