terça-feira, 1 de junho de 2010

Em audiência conturbada, participantes dizem "não" ao porto da Norsul



(7'55")


60 comentários:

  1. Todos já perceberam que o porto MAR AZUL não é bem vindo.

    A pergunta é a seguinte: Se os órgãos ambientais obrigam a empresa que está fazendo o licenciamento ambiental a realizar audiência pública, porque a voz da população não é levada em conta?
    Os órgãos ambientais estão transformando as audiências públicas em meras "etapas do processo"?

    É nítido que São Francisco não quer o Porto da Norsul, então já passou da hora dos governantes ouvirem aqueles que os elegem.
    Democracia é isso aí: Vontade do povo... e deve ser RESPEITADA. A prova vimos ontem na audiência pública.

    FIM

    ResponderExcluir
  2. VEREADOR ISMAEL QUE VERGONHA!!!QUEM VOTOU NELE NAO VOTA MAIS...

    ResponderExcluir
  3. A palavra de ordem "Contra a Privatização da Babitonga" é um exemplo claro de que os trablhadores não concordam com a tese do fim da História. Fukuyama, historiador cretino e defensor dessa tese, defende que o capitalismo e a democracia burguesa constituem o coroamento da história da humanidade. Nada mais enganador.
    E o povo francisquense soube responder isso de forma contundente. A lógica bárbara, injusta e irracional do capitalismo internacional (leia-se Norsul) foi escurraçada de nossa Baía da Babitonga.
    Parabéns, São Chico.
    Vamos manter essa luta!

    Mario, estudante e militante do PT de São Francisco de Sul.

    ResponderExcluir
  4. ...Em todo empreendimento, sempre se ouve, que tem que haver uma compensação, seja, ambiental, social ou material.
    Não podemos deixar de fazer a pergunta se os Sindicatos farão esta compensação, absorvendo a mão de obra dos que deixarão de ser contratados, caso da desaprovação do empreendimento Mar Azul.

    ResponderExcluir
  5. mais onibus lotados vindo de Joinville para trabalhar nesse "gerador de emprego e renda".


    Adeus praia do sumidouro, seja aterrada em paz.

    ResponderExcluir
  6. Como foi dito no evento, a audiência representou, realmente, um marco histórico para democracia francisquense, onde a população, que lotou o ambiente, teve voz para expressar, livremente, sua indignação contra terminais privados no interior da Babitonga, em especial o dito Terminal Mar Azul/Norsul.
    Parabéns a sociedade civil organizada francisquense, que soube se mobilizar através de suas entidades: AMECA, Instituto Ecociente, Sindicato dos Estivadores, Sindicato dos Arrumadores, Sindicato dos Conferentes, AMAB, Maricultores do Paulas, COOTRACARG, Sindicatos dos Transportadores Autônomos, Conselho das Associações de Moradores, Associação de Moradores do Rocio Grande, classe pesqueira, Partidos dos Trabalhadores, Partido Verde, e Partido Socialista Brasileiro.
    O discurso do Diretor da Norsul, presente à audiência, foi um discurso medíocre, sem argumentação para justificar qualquer idéia de responsabilidade socioambiental, por parte da empresa. O mesmo não pode nem sequer sustentar, em sua explanação, a teoria da geração de empregos, como era de práxis (costume), pois esse mito já foi sepultado. Coube-o, neste sentido, apenas defender o interesse privado corporativo, enquanto empresa que possui como única finalidade o lucro de seus principais acionistas noruegueses.
    O Senhor Arnaldo Santigo, Secretário Municipal de Indústria, Comércio e Porto, foi colocado numa “sinuca-de-bico”, como representante do Prefeito, e se manifestou, diante do povo, sem posição definida, mesmo que na imprensa oficial, o Executivo Municipal já tenha apoiado o empreendimento, inclusive baixando decreto municipal, em Abril, transformando a área da Laranjeira como de interesse público, o que sugere uma tentativa de “legalização” fundiária e ambiental para fins de instalação da empresa.
    O ponto mais importante do debate foi a abordagem de que amanhã (quarta-feira, dia 2), o TJ de Santa Catarina, estará votando a Ação de Inconstitucionalidade, proposta pelo MP/SC, do Plano Diretor de São Francisco Sul, o qual reconhece a área da Laranjeira como área retroportuária. Caso a ADIN seja votada procedente, a área em questão torna a ser considerada não edificável, de acordo com o Plano Diretor antigo, e a possibilidade do Terminal da Norsul vai por água abaixo, pelo menos até o novo plano diretor ser adequadamente reformulado. O desembargador relator do processo já deu seu voto favorável a ADIN, o que é uma expectativa promissora em relação aos votos dos outros desembargadores.
    Uma caravana deve se dirigir amanhã a Florianópolis, a fim de acompanhar a votação no TJ. O MOVIMENTO SOS BABITONGA segue mais ativo do que nunca, e cada vez mais adeptos aderem à causa, ao passo que vão se conscientizando da sua importância. É a força realmente popular que vai ganhando forma em São Francisco do Sul. Até então, a política sempre foi determinada de cima para baixo, e agora a situação começa a se inverter e povo francisquense começa a assumir o seu devido papel de sujeito da história.

    Alisson Brito
    Coordenador Presidente do Instituto Ecociente

    ResponderExcluir
  7. e a associacao comercial diz o que disso tudo. o presidente tava la e nao disse um ai. nao é associaçao industrial e comercial. ser a que vao ficar em cima do muro que nem a prefeitura representada ontem pelo arnaldo vaiado???

    ResponderExcluir
  8. O que me espanta nesta história toda é que isto tudo poderia ter sido evitado em 2007, bastando o prefeito anterior e seus discípulos não terem enviado o projeto a câmara de vereadores.
    Quem era o prefeito? quem votou a favor?e contra?
    Se a cidade é dividida em: área de expansão rural, urbana, preservação permanente, industrial , portuária e retroportuária, não seria neste local onde querem construir o porto da VEGA DO SUL, área de preservação permanente?
    Tudo muito bonito, porém, porém, as pessoas tem que aprender a respeitar as opiniões dos demais.
    Embora discordamos com a opinião do representante da ARCELLOR, o direito a resposta deve ser para todos, inclusive para o Arnaldo, que mesmo não sendo capaz de responder ou argumentar sobre estar a favor ou contra e nem tampouco defender o seu governo , merecia a estrondosa vaia, que ao meu ver foi até maior que o do representante da VEGA DO SUL.

    ResponderExcluir
  9. que vaia em ARNALDO.QUANDO O CAIO 13, critica ele , eu entendo, o homem é frco, não consegue se defender ou defender o seu governo.
    E olha que pelo jeito , o Arnaçdo não via muito longe como secretári e depois desta vaia, suas chances diminuiram ainda mais.

    ResponderExcluir
  10. Uma sugestão para o Herbert da Norsul. Acerta o passo com a Vega e vai operar em outro portó. É isso, aí todos vão ver o que é bom pra´tosse. ninguem tem o direito e ir contra o progresso. só progredir com responsabilidade, e isso a norsul vai fazer. ano passado tivemos um caso sui generis da discussão de uma fábrica com sindicalistas. encheram tanto o saco que o dono da empresa fechou a empresa e oprientou os 300 funcionarios a irem bater na porta do sindicato para que resolvessem a questão de seus empregos. agora é a mesma coisa. sair de sfs e operar em outro porto e mandar os prejudicados reslver com os ambientalistas xiitas de plantão, ameca etc. acho que não vão se importar muito porque o que querem é se manter lá nas ongs e mamar o dinheiro de graça que recebem por aí.

    ResponderExcluir
  11. CAIU11.Queremos ver sua opinião sobre tudo que esta acontecendo referente a este porto.Tô com falta de tu meu querido, tá quietinho porquê?
    Só pelo amor de deus tenta não falar do PMDB , ou do DILO,tenta pelo menos...tenta vai.E tenta tambèm não melar mais ainda o PT,tenta vai CAIO11.To pedindo sua opinião pois respeito muito seus comentários , sei que neles se aproveita muita coisa.Um abraço.

    ResponderExcluir
  12. Secretaria Municipal de Indústria, Comércio e Porto, temos isso na Prefeitura?

    Existe tal Secretaria?

    Hummmmmmm........

    ResponderExcluir
  13. São francisco realmente não pode aceitar um projeto como esse.
    Mas olhando na ótica do desempregado no municipio, eu vejo que os sindicatos estão nessa briga apenas para não perderem todas as vantagens pois ninguem consegue ingressar na estiva ou terrestre na cidade se não for por indicação, ´so entra se for filho neto sobrnho de estivador terresteiro vigias etc.
    Com esse sistema de protecionismo apenas de familiares, em que os presidentes sindicais tem interesse para suas reeleições e o orgão gestor de mão de obra é omisso, infelismente a opção é um porto particular onde possa não só absorver a mão de obra dos escolhidos e parentes.
    Porto publico deveria ter seleção pública para todos os fins e niveis.

    ResponderExcluir
  14. Como estamos no Brasil um país de leis, e que são tantas leis e artigos e virgulas e tantas formas de recursos e coisa e tales, que eu acho se os homens forem apertar os botões que tem interesse nesse porto, eles o constroem e pronto, quando a Vega veio se instalar foi o mesmo dilema, e agora ela taí bela e formosa, inclusive acho um erro essa história de dizer que ela não emprega pessoas daqui, ela só não emprega quem não tem capacitação, ou voces acham que ela é tipo a nossa camera de vereadores que entra qualquer coisa, por culpa de alguns que se tivessem uma maior instrução politica ou interesse em saber em quem está votando ou se perdessem essa mania de votar só porque é parente ou conhecido, deixando muitas vezes pessoas com real capacidade de legislar e fiscalizar, não estariam passando o que passam hoje, mas se por ventura o porto não saia e os empresários forem cantar em outra freguesia eu queria saber quem vai recuperar o estrago que já foi feito??

    ResponderExcluir
  15. Marino Breis - funcionário do porto

    A atitude de vair o Sr.Arnaldo acredito eu que foi em virtude de ele estar ali representando o Prefeito.
    Diga-se de passagem o Arnaldo foi o melhor Administrador que o Porto já teve, pelo menos não faltava carga ele corria atraz, pelo menos em sua gestão o Porto virou um canteiro de obras e este homem honesto e simples era e ainda é amigo de todos. Quando Administrou o Porto esta era a frase dele que o maior patrimonio do Porto é o funcionario. Visitava os setores e comprimentava a todos diariamente, foi um execelente Administradora. Não é desta forma vaiando O sr. Arnaldo que vão ajudar a resolver o problema. Se não fossem as vais ele finalizaria o seu pensamento quanto a fonte geradora de emprego ainda esta adormicido que seria o turismo.

    Desta forma se deixassem ele terminar sua opinião e que preferiram vaiar ao inves de escutar, podemos dizer que pra um bom entendedor meia palavra basta.

    Pra gerar emprego não precisa abrir outro porto basta investir no turismo.

    Desculpe quem não entendeu o posicionamento de do Sr, Arnaldo. Não quer dizer que estava em cima do muro ou que é a favor ou contra.

    Ele como Secretario da Industria, comercio e Porto, jamais poderia se pronunciar contra pois tal emprendimento também geraria emprego, não o bastante mais por outro lado prejudicaria uma cadeia e é isto que não podemos deixar acontecer que a nossa belissima Baia da Babitonga seja transformada.

    Se a missão do Arnaldo é procurar e atrair investidores para São Francisco não poderia jamais ir contra e também a favor diretamente falando


    Assim como tinha este empreendedor da Norsul, tem muitos outros que pretendem instalar-se em São Francisco.

    Se um Secretario responsavel por uma pasta que é gerar empregos se manifestar diretamente o que vão pensar os outros investidores

    Na minha opinião foi corretissima a posição do Sr. Arnaldo.

    ResponderExcluir
  16. SARED, a NORSUL comprou um navio, o BABITONGA BAY que esta fazendo a rota S. FRCO x VITORIA, E TRIPULAÇÃO é COREANA, pelo que eu seu tem muitos brasileiros CAPAZ de pilotar um navio entre VITORIA X SFRCO DO SUL, eles que tanto falam que dão empregos p os francisquense, imagine depois que se instalarem no MAR AZUL.

    ResponderExcluir
  17. Sendo um morador do município e ser residente mais de 40 anos,nunca vi diversas categorias tão unidas em pró de um beneficío a toda comunidade francisquese. A carriata o qual parou a barão inteira, foi bem clara e objetiva tirando a dúvida de muitos moradores e comerciantes.
    Se as coisa fossem feitas dessa forma mais vezes São Chico estaria muito melhor do que etá. Parabéns !!!!!

    ResponderExcluir
  18. tá tão difícil de emprego..e ainda perdemos esta
    é o fim da picada...
    ambientalistas... nos sustentem
    nos deem empregos
    paguem nossas contas...

    ResponderExcluir
  19. Mahmoud Ahmadinejad. Concordo com você.Povo aceita tudo .Antes da vega se insatalar em são francisco,o povo devia solicitar cursos de capacitação.E só aceitar a instalação dela aqui mediante a empregos de pessoas da nossa cidade .Mais como sempre São francisco uma terra acolheidora que vai receber voce de braços abertos .por isso que só meia duzia vai pra frente .Tenho pena dessa cidade,perspectiva de vida zero

    ResponderExcluir
  20. Anonimo das 17:01, Vc esta certo. Agora tudo mundo é contra. Mas quando abrir as vagas de emprego, vai ter até neguinho do PT na fila.

    ResponderExcluir
  21. para quem estiver precisando de emprego procurar os sindicatos ,estiva, terrestre, conferentes, TESC e as ongs recursos vem bastante para eles do governo federal mais estudos na baia da babitonga não vejo o ultimo foi em 2002 aquele da toninha.

    ResponderExcluir
  22. Estes ransos, de plantão AMECA e companhia Ltda, estão tudo de buxo cheio, cada um tem seu emprego garantido. Seja no poder publico ou tem escosta quente, são Aposentados que estão fazendo hora extra aqui na terra. Não estão contentes se mudem pra bem longe.

    ResponderExcluir
  23. TOMARA QUE A NORSUL LEVE TUDO PRA ITAJAI NAVEGANTES E A VEGA TAMBEM LEVANTE ACAMPAMENTO AI SÃO CHICO VAI FICAR BEM E OS SINDICATOS TAMBEM

    ResponderExcluir
  24. GOSTARIA DE SABER,ALGUEM ME RESPONDA QUAL A DTA DE FUNDAÇÃO DA ECOMAR QUAL DIRETORIA E ENDEREÇO.......OBRIGADO SOU AMBIENTALISTA TAMBEM MAIS ACHO QUE TEM ENTIDADE MAIS REPRESENTATIVA NO MUNICIPIO EX VIDA MAR.

    ResponderExcluir
  25. Aí na terrinha parece que há uma prática geral de atropelar o processo, passar o trator mesmo por cima da opinião e interesses da maioria em benefício de interesses escusos de um grupo minoritário, felizmente a galera reagiu e botou pra quebrar e parece que esse famigerado porto MarAzul/Norsul não sai mesmo. Há um tempo atrás algo parecido ocorreu quando da instalação da APA da Acaraí, quando a turma oportunista passou o trator e veio o Ministério Público e embargou geral, voltando tudo a estaca zero. Em relação a esse porto de poucos está ocorrendo o mesmo...onde uma minoria tenta se beneficiar em prejuizo de toda uma comunidade.

    ResponderExcluir
  26. marino breis a cidade inteira sabe que autoridades da cidade estao lincadas com determinado setor. todas as autoridades defendem determinados interesses, do portuariou ou do empresario ou de seja la quem for. e esse governo e elitista disfarcado de bom samaritano. e cheio SIM de pessoas em cima do muro. cadê o secretario de meio ambiente, o prefeito que nem falaram sobre o porto???

    ResponderExcluir
  27. VERDADES,

    1. Os Sindicatos dos Trabalhadores Portuarios somente estao interessados neles mesmos: seguir trabalhando pouco e ganhando muito. É um grupo fechado, porque não se faz concurso publico para admitir novos trabalhadores?
    2. Um novo Porto Privado vai significar pouco trabalho para a gente de SFS, os bons empregos serão para o pessoal de Joinville que virão trabalhar de onibus. Um bom exemplo é a Vega.
    3. O trafego de conteineres em SFS diminuiu um 50% este ano, e as perspetivas não sao muito boas.
    4. Atualmente é o TESC quem atua como Operador Portuario para as bobinas da Vega. Nao parece estranho que nao reclame, nao vai deixar de ganhar um bom dinheiro se perde o dito trafego?
    5. O pier 201 do porto de SFS, atualmente em obras que devem finalizar este ano, tem prioridade para navios com produtos siderurgicos ( = Vega). Nunca uma barcaça ou um navio com produto da Vega teve que esperar, sempre no Tesc teve atraque.
    6. Com a saida dos espanhois de TESC + WRC entrararia um novo socio, grupo BRZ, o qual seria o dono de: TESC, WRC, TGSC, TERLOG e ...... ITAPOA. Advinhem o que vai ficar no porto de SFS...
    7. Larangeiras: não é somente o porto privado de Mar Azul, tem rumores fiaveis de um outro projeto liderado tambem pelo grupo BRZ e os empresarios maritimos ja donos do porto de SFS.

    ResponderExcluir
  28. Sou um dos funcionarios da Vega do Sul, o qual não entro nesse levantamento de 10% do município. O qual foi tão sitado pelo trio -elérico no centro da cidade, e por um dos diretores da intersindical na audiência pública. Porém vi muitos companheiros com a mesma capacidade minha, só não pegaram o emprego porque a empresa não tem a cultura de empregar todos$ do município.
    Aquela senhora que se pronunciou com toda sua humildade de uma agricultora, está coberta de razão que pena que os órgãos copetentes não tomam conhecimento disso.

    ResponderExcluir
  29. o das 17:01 a norsul não vai para outro porto não cara se ela transporta ferro para a vega ela tem de descarregar aqui e tu não sabes de nada ela sempre descarregou aqui no nosso porto , o que ela quer é lucro a qualquer custo, e ocupar aquela maravilha das larangeiras com um porto de 1 kilometro e 400 metros, é pouco ou quer mais

    ResponderExcluir
  30. Sared, segue ESCLARECIMENTO SOBRE O NAVIO BABITONGA BAY:
    A exemplo do recém nacionalizado navio ARLOTT, que conta agora com tripulação 100% brasileira, a Norsul comprou no início deste ano o navio Babitonga Bay, que passará em breve a ser tripulado também por brasileiros.
    A tripulação atual é chinesa e não coreana conforme informado erroneamente acima.

    ResponderExcluir
  31. EM RESPOSTA AO ANONIMO DAS 11:17

    No meio politico, isto é dos interesses que diz que aquele que se candidata a algum cargo politico esta interessado primeiramente no seu salario. Ninguem trabalha de graça.

    Sabemos que quem banca as campanhas politicas são os empresarios, certamente com algum interesse. RECIPROCO DE AMBAS AS PARTES "O INTERESSE".

    O homem público ficara sempre em cima do muro, mais não quer dizer que ele não tem um pé atrás, afinal irá repercutir de forma negativa tanto para o lado social que deixou de se instalar uma empresa que geraria emprego e tanto pelo lado ecônomico. Quanto mais dinheiro no municipio melhor, mais obras, mais educação, segurança, e por ai a fora.

    Foi uma pena o Secretario de meio ambiente municipal, talvez não ter sido convidado, mais é meramente um cargo políico sem conhecimento, entrando no barco ja andando.

    Então para o poder publico não se comprometer contra ou a favor, é jogado a responsabilidade a todas as entidades que estão envolvidas.

    A parcela do Prefeito seria mudar ou não a Lei e não ir a favor ou contra agora que todo este processo esta no pé que chegou.

    Vamos aguardar

    Marino Breis

    ResponderExcluir
  32. Camarada das 14h22, identifique-se e publicarei suas críticas à cobertura do Blog sem problema algum. Você, sutilmente, diz que o conteúdo é impreciso etc. Debatamos, então, a qualidade da informação aqui veiculada. O Blog não tem medo disso.

    ResponderExcluir
  33. O negócio é o seguinte...
    Fala-se muito dos empregos ou da falta dele, acerca das empresas debatidas neste blog.

    Conversando apenas sobre UMAAAAAAAAAA das áreas, para esclarecer que Comandar um Navio não é o mesmo que comandar um barco ou lancha... O fato de conhecer a “maré” ajuda, mas não decide nada! Quem decide qualquer coisa acerca da tripulação de um navio é a LEGISLAÇÃO DE SEGURANÇA MARÍTIMA DE CADA PAÍS. É só pesquisar!
    É POSSIVEL questionar que a empresa Brasileira de emprego aos seus, mas esses, precisam estar de acordo com a legislação marítima. Que em SÃO FRANCISCO DO SUL ta difícil. Não dá para criticar uma empresa, sem se qualificar!

    Hoje a tripulação de um navio consiste em: Comandante, Imediato, Oficial náutico, Mestre, Contramestre, Marinheiro, Moço, Chefe de máquinas, Segundo oficial de máquinas, Subchefe de máquinas, Oficial de máquinas, Oficial eletrotécnico, Eletricista, Mecânico de bordo, Cozinheiro, Enfermeiro... Copiei da Internet.

    FORA MOÇO e MEIA DUZIA DE MARINHEIRO, SABE DE ALGUM FRANCISQUENCE QUALIFICADO, ME DIZ, PORQUE EU NÃO CONHEÇO!!!

    Então, ANTES DE QUESTIONAR, é legal conhecer sobre a área em que está falando...
    Funções e quantidades exigidas pela legislação é um passo...

    Diferente do que um cidadão falou na audiência de 2ª, e o povo ignorantemente riu, tem coisas que NÃO podem surgir da “cabecinha” de alguém, existem legislações pra “ajeitar a casa”.

    Vocês escrevem para o povo acordar, mas continuam embalando...

    ResponderExcluir
  34. Pois é anônimo (02/06 07:56)....vc ganha o seu e muitos pescadores perdem os deles.

    ResponderExcluir
  35. VIDAMAR, PODE SE ACHAR ! QUE SEJA MAIS REPRESENTATIVA NO MUNICIPIO, VOCE SE ACHA, MAS VOCÊ NÃO É CERTAMENTE INDEPENDENTE , ALIÁS ONDE ANDAVA VOCE VIDAMAR QUE NÃO ESTA LUTANDO CONTRA O MAR AZUL, NÃO É VOC~ES QUE DEFENDEM O MERO ? SE ESTIVESSE ATENTO A ESTE CASO DO MAR AZUL, JÁ TINHA SE INFORMADO E TINHA SE MOBILIZADO COMO FIZERAM AS OUTRAS ENTIDADES QUE ESTÃO BRIGANDO CONTRA O MAR AZUL, ONDE VOCE ESTAVA QUE NÃO SE JUNTOU A ELES PARA ENGROSSAR A LUTA? OU VOCE QUE VIDAMAR MAIS REPRESENTATIVO DO QUE ? SE ACHA TÃO REPRESENTATIVO NÃO LE JORNAL , NÃO ACESSA SITE, NÃO SABE DO QUE ESTA SE PASSANDO FAZ TEMPO? VOCE TA MAL INFORMADO E QUEM É REPRESENTATIVO DEVE ESTAR ATENTO E VOCE PELO QUE VEJO NÃO SABE DE NADA DO QUE ESTA SE PASSANDO ,AGORA VOCE VEM DIZER QUE É MAIS REPRESENTATIVO DO QUE ?

    ResponderExcluir
  36. O CARA DAS 10;03
    A CALÚNIA É A PROVA DO CARA QUE NÃO É INTELIGENTE POIS NÃO ARGUMENTA, SABE O QUE É ARGUMENTAR É PROVAR , COMPROVAR EXPOR A PROVA
    QUEM CALUNIA NÃO TEM ARGUMENTO

    ResponderExcluir
  37. o cara das 10.06 a VEGA não paga imposto durante 15 anos e com aquela estrutura que tem tu acha que ela vai embora? para que quero descer
    sabia que os 100 empregos que a norsul diz que vão criar no mar azul vão ter de criar , eles não vão embora a norsul precisa arrumar o lugar para armazenar as bobinas tu não ve que eles não tem ainda lugar deles ?
    pensa cara eles vão empregar , vai la para a fila depois e para de reclamar agora
    a briga é para não sair o porto deles sabe quantas pessoas emprega o porto para descarga automatica uns 6 empregos precisa para porto o resto é parte administrativa e patio de estocagem esse vai empregar gente e esse não esta sendo contestado
    apesar que quando a norsul fizer o patio vai desempregar os que estão empregados nos outros patios que vão perder a carga ou tu é tão curto que não entendes que toda a carga da norsul já é armazenada em uma porção de armazens que empregam também uns 100?
    tou desconfiado destes caras que reclamam de emprego estão a mando de alguem, não vejo tanta gente aqui desempregada não, se tivesse tanto desemprego porque não vão fazer plantão na VEGA e reclamar ? afinal ela prometeu empregar gente de São Xico diz que fez ate documento e escreveu, gente que so reclama, gente apatica vai la junta os tais desempregados e reclama la para a vega que tras e leva todo dia uns 300 para ir dormir em Joinville

    ResponderExcluir
  38. INTELIGENTE SEU SANTOS É ISSO AÍ PORQUE O IBAMA NÃO CONSIDERA A VOZ DO POVO? SEGUNDO OUVI DOS DEPUTADOS A FITA DA AUDIÊNCIA VAI SER ENCAMINHADA PARA O IBAMA

    ResponderExcluir
  39. A VERDADE É QUE TODO MUNDO QUE CRITICA AQUI NO BLOG QUERIA MAMAR EM UMA DAS TETAS SEJA DA PREFEITURA,ONGS,NORSUL,VEGA,ETC...!!!! NUNCA DERAM VALOR PRA NOSSA BAIA DA BABITONGA AGORA QUE VIROU UMA FOSSA QUEREM FAZER E ACONTECER AGORA É TARDE...!!! FICAM CRITICANDO O PREFEITO COMO DISSE O PRESIDENTE LULA "DEIXA O HOMEM TRABALHAR...!!!!

    ResponderExcluir
  40. Não Quero a distruição da natureza, mas quero emprego no municipio, então que os sindicatos não se fechem para seus povinhos e deixem quem quer realmente trabalhar ingressar no porto publico.

    Ou então que venha a Norsul.

    ResponderExcluir
  41. o ismael ta certo quando teve que processar a norsul teve que brigar sozinho, não teve sindicalista não teve ongs não teve ninguem pra ajudar o cara, sou catadora de berbigão recebi minha cota, sou do rcio grande e acompanhei um pouco da luta certo é certo, agora ficam falado do rapaz respeitem, ele é uma aurtoridade eleita pelo povo e sempre defedeu e defende os pescadores, infelismente sempre vai haver alguem descontente mais conheci a colonia antes do ismael entrar ali, era um abandono, se não estivesse bom seu trabalho o povo não procuraria e se tenho minha carteira de pesca e meus direitos foi ele que me instruiu a fazer, pois a lei me faculta esse direito e eu não sabia, e não vejo no porto da norsul nenhum problema, pois o projeto tem que atender as normas ambientais, o problema maior esta no canal do linguado e esgoto de joinville.

    ResponderExcluir
  42. O CAIO13 é melhor que o Sared e seus comentários = FATO

    O CAIO13: É o maior e mais visionário e lutador que os 245 filiados ao PT de São Chico= FATO

    CAIO13 nos alegra com seus comentários contra o PMDB= FATO

    CAIO13, não deveria estar mas atrelado ao PT vir para o nosso lado o do PP = FATO

    ResponderExcluir
  43. Esse recado vai para todos qe axam qe com o novo porto a ser criado pela Acelor Mital e pela Norsul, irão ter mais chances de emprego !!
    se acham qe com mais esse porto novas vagas de empregos irão surgir, sim logico e qando essas vagas se esgotarem me digam onde vc axam qe vão trabalha, ou tentar um novo emprego, no porto MAR AZUL??
    hahaha não isso eu tenho certeza, vamos entrar em um bom senso e parar pra pensar em como esse porto irá destrui nossa natureza, nosso mar nosso cartão postal a Baia Da Babitonga. Vamos dar valor ao qe nos temos, não vamos deixar pessoas de outras cidades de outros países estragar aqilo qe pertence a nos aqilo qe DEUS nos deu com muito amor.
    Não vamos deixar qe esse tipo de pessoa estrague oqe nos temos de valioso !!

    D'lima

    ResponderExcluir
  44. Engraçado o que leio aqui, mas será que que ninguém comenta o seguintee.?

    Os sindicatos estão com medo de perder a "TETA".

    Os conferentes trabalham sentados em uma "CADEIRA DE PRAIA", já imaginaram se eles perdem esta mamata.? Você que está empregado, trabaha sentado em uma cadeira de pria.?

    Nem médicos que passam 06 anos estudando para salvar vidas fazem isto.

    Os terresteiros são mais humildes, mas mesmo assim se fecham para o povo.

    Se você não tiver parentesco (preferêncialmente filho) com um "SINDICALIZADO" pode esquecer o serviço em nossa cidade.

    Porque vocês não utilizam o dinheiro que recebem do GOVERNO FEDERAL, para comprar cestas básicas para a população de nossa cidade.

    Desta maneira vocês da "AMECA" já iriam treinando para um futuro não muito distante.

    ESPECIALIZAÇÕES.: Reclamam tanto dos ônibus que veêm de Joinville para trabalhar na TRANSPETRO/VEGA DO SUL, mas fica aqui minha pergunta.:
    Ao invés de reclamarmos porque não nos especializamos.?

    Temos filhos da terra que se especializaram e daqui sairam.
    UM exemplo é o filho do seu HARRY SCHMELZER, que hoje é diretor da WEG.

    Sabem o que falta nesta cidade.: São cursos de especializações para os nossos jovens.

    Mas cursos de verdade, voltado para ás Indústrias.

    Não me venham com cursos para garçons, camereira de hotel, protetor de berbigões e bagres, que isto não vai adiantar.

    Pois estaremos fadados as sermos uma LAGUNA da vida, e olha que por lá eles ainda tem o CARNAVAL.

    Que por aqui com certeza irá se acabar.

    -ISTO É O QUE PENSO, DESTA PALHAÇADA QUE ESTÁ SE TORNANDO ESTA BRIGUINHA IDIOTA. (SERÁ QUE EM ARAQUARI TEÊM ESTAS BRIGUINAS? ACHO QUE NÃO.

    ESTOU ABERTO PARA LER O MONTE DE COMENTÁRIOS DOS PROTETORES DE TONINHA QUEIRAM FAZER.
    Talvez se mudassem a cor do mar.
    Ao invé de "MAR AZUL", que tal "MAR VERMELHO" aí sim, alguns superticiosos iriam associar aquela estória da bíblia e poderiam até aceitar.

    ETA POVINHO FRACO E SEM PERSPECTIVAS.

    "QUE VENHA O MAR,SEJA DE QUAL COR FOR.: AZUL, VERDE, VERMELHO, E VAMOS ESPECIALIZAR NOSSOS JOVENS, ASSIM NÃO SEREMOS FORÇADOS A VER NOSSOS FILHOS LONGE DE NÓS.

    VIVA O PORTO DA NORSUL.

    ResponderExcluir
  45. aquilo numca foi audiencia publica foi mais uma baixaria, palanque politico , pois a propria ana paula falou que os sindicatos antes erão a favor do porto da norsul,pergunte a ana paula sobre a descarga de produtos quimicos no tesc se esta atendendo a legislação. aquilo foi bem do tipo do dodo provocante sem organização.

    ResponderExcluir
  46. Meu amigo das 21:26 acho que você não ouviu direito ou não entendeu o que foi falado
    O que foi falado é que quando a Vega veio para ca, a primeira coisa que disse e fez grande propaganda é que precisava ficar do lado do PORTO PÚBLICO
    Ambientalmente em 2000 quando a VEGA veio para ca fazer essa propaganda, a grande maioria da população 90% não acreditava nos danos ambientais so penssava nos empregos
    O que foi falado na AUDIÊNCIA é que os TRABALHADORES( não foi citado sindicatos), apoirama instalação da VEGA, porque a VEGA iria proporcionar além de 800 empregos, dizia a VEGA que iria empregar gente de São Francisco , e é lógico que o trabalhador que esta desempregado ou mesmo o empregado ve prespectivas de vir a se empregar ou a ganhar muito mais
    Você sabe que o granel não paga muito,o container foi na maioria embora para NAvegantes Itajaí e vai o resto para Itapoá, mas as bobinas pagam muito bem, e quem trabalha no porto iria sim se beneficiar com as descargas das bobinas prometidas em 2000, pois era garantia de estabilidade no salario e muito francisquense iria se empregar
    Agora veja uma coisa, se a VEGA prometeu por conta do PORTO vir para ca, o ESTADO DE SANTA CATARINA, ADMINISTRADOR DO PORTO, PREFEITO DA ÉPOCA , ASSINARAM UM PROTOCOLO, onde esta tudo escrito das garantias que os Governos e o Porto dariam a VEGA, É JUSTO , DEPOIS DE TUDO QUE A VEGA GANHOU PARA FICAR AQUI COMO ISENÇÃO DE IMPOSTOS POR 15 ANOS , ATE MESMO ALVARÁ , NÃO PAGA, NEM IPTU ( VOCÊ PAGA ELA NÃO PAGA POR 15 ANOS) É JUSTO AGORA ELA SOZINHA OU APOIANDO A NORSUL QUERER FAZER UM PORTO PRIVADO ?

    O que se falou na audiência é que a Licença AMbiental da Vega foi condicionada a descarga no PORTO PÚBLICO, e Licença Ambiental é como lei, é para cumprir assim como o PROTOCOLO assinado com o Governo que lhe deu uma porção de incentivos fiscais, que não é qualquer cidadão que ganha.
    E AGORA A VEGA ,QUER CAIR FORA DO PORTO ? E O GOVERNO DO ESTADO, O MUNICÍPIO E O ADMINISTRADOR DO PORTO, O PREFEITO O QUE ESTÃO FAZENDO PARA FAZER CUMPRIR O USO DO PORTO PÚBLICO ?

    PORTANTO É SIM TOTALMENTE INJUSTO QUE OS TRABALHADORES NA ÉPOCA ACREDITARAM NAS PRESPECTIVAS SALARIAIS E AGORA A VEGA/NORSUL QUEREM FAZER UM PORTO PRIVADO TRAINDO A POPULAÇÃO E OS TRABALHADORES QUE FORAM ENGANADOS COM AS PROMESSAS DA ÉPOCA( É a VEGA quem orienta a operação portuária, e tem assento no CAP e nunca lutou dentro do CAP para defender os problemas que a VEGA/NORSUL dizem que têm na atracação- papo furado sem comprovação)

    ResponderExcluir
  47. POVO ENTENDAM MESMO QUE O PORTO NÃO SAIA OS EMPREGOS VÃO EXISTIR, ELES TÊM DE ARMAZENAR A CARGA PORTANTO SE NÃO HA ARMAZENAGEM SUFICIENTE ELES VÃO TER DE FAZER MAIS ARMAZENAGEM, PORTO JÁ TEMOS E SE ELES AUMENTAREM AS DESCARGAS MAIS EMPREGOS VÃO ACONTECER É INEVITÁVEL, MAIS CARGA MAIS EMPREGOS , MAIS CARGA MAIS ARMAZENAGEM
    FIQUEM TANQUILOS QUEM QUER EMPREGO VAI TER DO MEMSO GEITO A CARGA NÃO VAI FUGIR É CARGA PARA A VEGA E A VEGA NÃO TEM COMO VOAR E IR EMBORA

    ResponderExcluir
  48. Pensem se o porto publico continuar crescendo,claro que existirá mais ofertas de empregos isso é só uma questão de tempo,os sindicatos(ogmo)colocarão mais tpas.O que não pode acontecer é um grupo privado em uma determinada area(ambiental)construir um porto,um pátio enorme e gerar somente 120 empregos, que com certeza sendo a maioria de fora.Jovens façam cursos,se não há lutem para ter,porque quando o estivador carregava saco de 50 k na escosta ninguem queria entra na estiva.

    ResponderExcluir
  49. Pessoal os navios que trazem bobinas de vitoria para São francisco do sul é o que menos emprega os tpas,houve uma redução de trabalhadores nesses navios,dizer que estivadores,conferentes ,arrumadores não querem perder a teta é um julgamento meio estranho.Só para ter uma idéia a barcaça emprega 4 estivadores,3 arrumadores e 1 são conferente,os navios que descarregan bobinas com guidaste de bordo 8 estivadores,3 arrumadores e 1 conferente.pergunto a voçês esse terminal vai gerar mesmo 120 empregos,não acreditem em papai noel.

    ResponderExcluir
  50. Voce está certissimo ACORDA SFSUL.

    ResponderExcluir
  51. Anônimo, de 03 de junho 2010 21:26, você disse: do tipo do dodo provocante sem organização.Faço das suas palavras as minhas, visto que este vereador, não tem nem organização, nem a capacidade, pois quem BATALHA,LUTA POR UM SINDICATO FORTE E ATUANTE,não é ele, mas sim os que tem capacidade.
    Portannto, ele só faz o baruho, nada mais.

    ResponderExcluir
  52. Hamilton "o porto tem que sair"5 de junho de 2010 às 13:04

    GENTE VAMOS COLOCAR A MÃO NA CONCIENCIA E VER QUE ESTE PORTO DA NORSUL VAIS NOS DAR MUITO MAS VANTAGENS QUE DESVANTAGENS, A NÃO SER QUE VC TRABALHE NA ESTIVA OU TERRESTRE QUE ESTÃO FAZENDO A MUVUCA FALANDO DE MEIO AMBIENTE MAS O POVO NÃO E BOBO E SABEMOS QUE ESSA BRIGA TODA É PARA NÃO PERDER A MÃO DE OBRA QUE É COBRADO POR TONELADA AGORA SE ESSE PORTO SAIR NÃO VAI ENTRAR NENHUMA EMPREZA TERCERIZADA OU BADERNEIRA QUE TRABALHA "QUANDO QUE E QUEM QUE" VC QUE ESTA LENDO JÁ TEVE ALGUMA CHANCE DE TRABALHAR EM UMA DESSAS EMPRESAS? NÃO PORQUE LÁ É UM NEPOTISMO SÓ....
    COLOQUEM A MÃO NA CABEÇA E VÁ A LUTA POIS QUEM NÃO ESTUDA PARA NO TEMPO E O TEMPO ESTÁ ACABANDO BATALHE E DEIXE OS OUTROS TRABALHAR TBM ...

    Sds...
    Hamilton

    ResponderExcluir
  53. Caio
    Me parece que você como petista, despreza as pessoas simples do povo como o DODO, afinal ainda não entendi o que ele fez errado? ele defende os trabalhadores , tem coragem e determinação, não é frouxo como a maioria, sabe o que diz sim é bem assessorado, não fala bobagem nem calunia os outros e tu porque nem diz porque acusa a toda a hora o Dodo, cara parece que tu é mandado por alguém para acabar com o Dodo, mas não consegue não pois ele é verdadeiro e não enrrustido . Afinal tu é PP ou PT? Se tu é PT e apoiaste o PSB como faz agora esse papelão ninguém entende qual é a tua , tu ta se queimando com essa perseguição absurda ,se fosse empresário tu fazia essa , pega no pé do .....teu idolo, tu queria ou não queria apoiar ele? tu esta frustrado ne, cai na real já passou, parte pra outra.

    ResponderExcluir
  54. Noto que a estratégia da turma que é a favor da instalação do porto da Norsul é tentar jogar a população contra os trabalhadores do porto de SChico, começaram visando os pescadores, chamando-os de atrasados e comedores de cabeça de bagre, que pescavam na época do defeso etcetc... não deu certo, então agora, o alvo tornaram-se os estivadores e os trabalhadores da terrestre, criticando os seus representantes, que é o sindicato. Ora, todo trabalhador tem direito a organizar-se em um sindicato, que defenda seus interesses. O ACORDA SFSUL pede p/ as pessoas acordarem, mas é ele que está dormindo, ao estar a favor desse porto particular que irá beneficiar a alguns poucos e prejudicar a uma imensa maioria, isto partindo somente de uma visão antropocêntrica.

    ResponderExcluir
  55. Sr. Francisco, não tenho interesse nenhum em querer prejudicar este ou aquele sindicato.

    Quero apenas o bem de minha cidade, e você pode ter certeza, não é pescando camarões que vejo um belo futuro para SFSUL.

    ResponderExcluir
  56. o vereador Dodô é ruim, não fez nada de bom qual indicação e só sabe falar besteiras na câmara.
    Sou PT, mas a minha opinião é que este vereador não é verdadeiro.
    Se veio da direita para o esquerda, se é que o PSB tem alguma ideologia, deve -se desconfiar.
    Eu apoiei o PT, não o PSB, fiz campanha para os nossos vereadores, quem participou da campanha sabe que coisas erradas aconteceram durante toda camapanha, mas se aquietaram.
    Eu posso inuemar várias.

    ResponderExcluir
  57. anonimo das 20.04 de 3 -06 é o top, eta namorico com esse que é PT mas queria é ser PP,

    ResponderExcluir
  58. Apenas não podemos aceitar que vereadores possa usar os trabalhadores e levarem a estes opiniões que não são deles, sem contar que ele é aliado do pmdb junta a câmara, partido este que tem como chefe em SC, o ex govenador lhs que nada fez a nossa cidade, você votaria no lhs e no pmdb? depois de tantas maldades e obras não feitas para SFSUL?

    ResponderExcluir
  59. Vc está desinformado ACORDA SFSUL, SChico pode ter um belo futuro, como já dá passos nesse sentido, com a produção de mariscos, ostras e mexilhões. E no futuro nossos pescadores poderão vir a criar camarões aí na Baía de Babitonga. Mais uma vez irmão não desfaça do povo do mar, essa gente tem grande valor e não é vc que vai fazer deles, batedores de cartão de ponto, em empresas poluidoras e exploradoras de mão de obra barata. Empresas que fogem da Europa para se livrarem de encargos sociais e leis rígidas de proteção à natureza. Ao chegarem ao Brasil recebem a terra de graça, isenção de impostos por 20 anos etc.etc... e no final pagam salário mínimo a maioria de seus empregados. Me digam o que ganhamos com isso? No final de 20 anos já multiplicaram o capital investido, vão embora para outro local que lhes dê as mesmas condições de 20 anos atrás. Essa é a roda viva do capitalismo, a busca incessante de nichos para exploração. Não caiam no canto da sereia, o que temos de mais importante é a Baía de Babitonga, lutemos por ela, a palavra de ordem hoje em dia é, despoluí-la, proibir Joinville de jogar seu esgoto em suas águas. No futuro, como já foi no passado, o sustento do povo francisquense está nessas águas, cuidemos dela.

    ResponderExcluir
  60. Parabéns Sr FRANCISCO, O Senhor é merecedor do seu nome.
    Disse tudo

    ResponderExcluir