sexta-feira, 27 de agosto de 2010

Secretário corre para (tentar) esclarecer recuperação de ponte

A Prefeitura correu para pôr panos quentes sobre o desencontro de informação que levou a Secretário de Assuntos para os Balneários a reafirmar esta semana que aguardava apenas um projeto da Secretaria Municipal de Infra-Estrutura, Urbanismo e Integração (SEINFRA) para iniciar a recuperação da ponte de madeira entre as praias de Enseada e Ubatuba. Ontem, o SEINFRA negou a existência do projeto [leia aqui].
 

O Secretário Otto H. Flinkerbusch (Balneários) foi hoje ao programa de rádio do Executivo para desdizer o que havia afirmado na última terça-feira (que a ponte seria recuperada em breve). Em apenas três dias, a ponte passou de danificada a condenada.

 - Aquela ponte está sendo alvo preocupações da comunidade e nossa também. E infelizmente, como em toda questão polêmica a gente ouve comentários muito desencontrados, e geralmente infundados a respeito dessas questões. E a ponte é uma questão desse tipo – disse Otto.


“Desencontro” se aplica ao que ocorreu entre a pasta de Otto e a de Noberto Sganzerla (SEINFRA).
  
Agora, uma “decisão política”, segundo Otto, traçará o futuro da ponte, que poderá ser a desativada definitivamente ou substituída. Num esforço para minimizar toda a confusão, o entrevistador do programa institucional soltou um “o episódio está esclarecido”. 
Depois de três meses, parece que sim. Ou seja, sem “projeto em andamento” e sem usuários da ponte se iludindo com a propalada recuperação.

21 comentários:

  1. Quanta "competência"!!!!!!!!!!
    Que pena que tenhamos que visualizar, conviver e aguentar tudo isso!!!

    ResponderExcluir
  2. Esse é o governo do PP, tentando a todo custo acertar, mas amarrado ainda na injusta corda do fisiologismo político. Se eles não limparem o quadro de funcionários, vai ficar cada vez mais ingovernável. O Prefeito não consegue perceber que não adianta ficar trocando secretário sem trocar diretores, gerentes, coordenadores? Ele tenta fazer governo com secretários, mas não são só secretários, eles não são onipresentes. O que explicaria isso?

    ResponderExcluir
  3. SARED

    CONCORDO COM A VERÔNICA.
    MAGNÍFICA REPORTAGEM!!!
    BIS! BIS!

    PARA DIZER QUE A COISA TÁ FEIA, TEM QUE MELHORAR BASTANTE!

    MBC!

    ResponderExcluir
  4. A palavra cuidar tem seu significado bastante amplo, segundo o dicionário Aurélio cuidar é ter atenção, cautela, zelo, porém seu ato representa mais que um momento de atenção, é na realidade uma atitude de preocupação, ocupação, responsabilização e envolvimento afetivo com o ser cuidado. O cuidado apenas aparece quando a existência de alguém adquire significado para nós, nesse sentido passamos a cuidar, participar do destino do outro, de suas buscas, sofrimentos e sucessos. O significado da palavra cuidador, cuja origem vem do "cuidar+dor", é o cuidar da dor do outro, por isso assumir tal função exige inevitavelmente da pessoa uma série de readaptações e reencontros com sua própria história. Issso que ta faltando nesta administraçao comprender o significado da palavra CUIDAR, e tão simples mas o obvio eles nao conseguem realizar...nos discursos deles, a retórica nao bate com a prática... contradiçoes de governos populistas...

    ResponderExcluir
  5. Os caras estão de brincadeira com o povo.

    ResponderExcluir
  6. Por falar em cuidar, os amigos que se cuidem, muito se fala dos candidatos chamados paraquedistas, mas tem candidato da terra que não vale uma rosca de polvilho, o cara trai até o próprio partido, acende uma vela prá Deus outra pro diabo, perdeu a noção de ética e da vergonha na cara, que alíás já não tinha muito...

    Lindomar Wolff

    ResponderExcluir
  7. Vão trabalhar! Saiam de suas salas, e vejam juntamente com a comunidade os problemas. Secretários de escritorio é o que nao precisamos, precisamos de pessoas com vontade de trabalhar, aquela ponte ali, esta quase completando um ano de idade e quebrada. Vergonhosamente, quebrou de uma vez, pelo descaso do governo municipal.

    ResponderExcluir
  8. Mas o governo anterior do PMDB, TAMBÉM SÓ TINHA SECRETÁRO e gente ruim. Pode ser que esta administração não prime pelos acertos e pela habilidade em governar, mas a anterior era um desastre. Sucateou o patrimônio público, deix ou uma defasagem salarial alta demais pra ser paga. Obras foram quase todas federais, as que fizrem foram mal feitas.

    ResponderExcluir
  9. Só achei irresponsabilidade sua Sared publicar o nome da funcionária da Seinfra, que lhe deu uma informação, informação esta que ela não tinha competência para prestar pois não é a área de trabalho dela que notadamente faz atendimento ao público e movimentação de processos. Você Sared, deveria ter falado com o próprio Secretário ou com Engenheiro responsável. Entendo que como jornalista você deve buscar a informação na fonte correta.

    ResponderExcluir
  10. Puxa, obrigado pela aula de apuração, caro professor (que imagino quem seja). Os mesmos que reclamam dos anônimos mas não têm coragem de se identificar também. Seja para criticar ou para elogiar/defender. (Apesar de que pôr um nome não significa que a identidade seja aquela mesmo. Isso ocorre nos melhores blogs do país.) Mas, vamos ao que importa: publiquei uma informação verdadeira ou uma informação mentirosa? Fugir do oficialesco, dos "detentores da informação precisa", como dizem os chapas-brancas locais é o objetivo do Blog. Se quebrarmos a cara e cometermos alguma injustiça (divulgando uma informação errada), assumiremos. Como sempre. E aí nos retrataremos. Abraço.

    ResponderExcluir
  11. É isso aí Sared, tenta humilhar quem discordar de você, faz isso há anos, com o microfone nas mãos e agora com o blog, parabéns, você é certo... mas novamente pergunto, esse governo está fazendo algo de bom? os prontos-socorros? as apresentações culturais? as reformas nas escolas? o ponto regular dos funcionários? a ambiental trabalhando forte? o hospital em obras? os transatlânticos? empresas interessadas em vir? conselhos funcionando? vale alimentação dos funcionários? a não submissão aos vereadores? secretários trabalhando? convênios com o 'SEU' governo federal? enfim, estamos fazendo, você querendo ou não, e se for realmente imparcial e jornalista como se intitula, deveria publicar tudo e não apenas o negativo... quanto ao estar anônimo, é cultural em São Francisco do Sul, vou respeitar....

    ResponderExcluir
  12. Essa Ponte tem é que demolir!!!
    Não gastar vela com defunto ruim.
    Não tem utilidade nenhuma, e se querem pescar na ponte, tem bastante lugar para realizar a pescaria nos balneários.

    ResponderExcluir
  13. Sared!!

    Tem que dar os nomes aos dois sim, quando fazem algo bom, todo mundo nao quer levar uma beiradinha, pois agora tem que assumirem tambem, estao ali para isso!! O salario nao e bom, o cargo nao e comissionado, entao meus caros servidores comissionados, deem a cara a tapa agora!! Aposto que se inauguracem uma linda ponte no lugar daquela ali que esta quebrada, viriam todos os sercretarios, vereadores,,,,

    ResponderExcluir
  14. Anônimo, eu não sabia que era tão mau. De fato imparcialidade é coisa para o pessoal dos jornais aí da cidade, para os radialistas da região. Eu abro mão disso. rs Se for para reproduzir releases institucionais, fecho o Blog. Preciso dizer que é só aqui que algumas informações são veiculadas. Há jornais produzidos quase que integralmente por releases. Não é suficiente? Sugiro o seguinte: a criação de um blog para fazer mais do mesmo. Que tal? Volte alguns posts e constate que notícias positivas foram veiculadas. Mas efetivas. Coisas que estão no ar; sondagens; rasgação de seda etc., ah, mas aqui não...

    ResponderExcluir
  15. Correto Sared, você não rasga seda, tens sido profissional,imparcial nas tuas colocaçoes^.

    ResponderExcluir
  16. É isso aí Blogueiro Sared, continue noticiando e informando os responsáveis pela tomada de decisões, sejam estas para responsabilizar por determinados atos, ou para parabenizar a iniciativa.
    É muito conveniente querer aparecer só quando o serviço é eficiente, os erros, ninguém gosta ou quer que sejam apontados.
    Uma coisa que nunca vi ou ouvi, é o cidadão responsável pela pasta (Secretário, Ministro, etc.) dizer que a culpa é única e exclusivamente sua, sempre imputam o ônus para o antecessor, ou pior, depois desmentem, dizem que isso não foi bem assim, tentando mascarar a verdade.
    Quanto a colocar nomes de pessoas que passaram a inforamação, concordo plenamente com a iniciativa do blogueiro, e não vejo nenhum problema, desde que tal pessoa tenha de fato respondido a sua indagação (post de anônimo criticando que colocou o nome do(a) funcionário(a)), afinal, ela ou ele não é fonte de jornalista para querer anonimato.

    Sds ao blogueiro

    Att,

    Eliot Ness

    ResponderExcluir
  17. Creio que neste Blog todos podemos nos expressar. Sr Anônimo (30 de agosto de 2010 07:45 / 30 de agosto de 2010 11:16) pode e deve defender seu ponto de vista, mas com respeito mútuo. Mostre o que tem à dizer de positivo e esteja pronto para debater as idéias e comprovar suas declarações. Este espaço democrático é visitado por pessoas capazes e ávidas de conhecimento. Desejamos saber o que ocorre na Administração da Cidade. Quando alguém informa e não tem medo de identificar-se que se ponha seu nome no "post". Particularmente não vejo necessidade de anonimato quando falamos a verdade e se não for verdade não devemos "postar".

    ResponderExcluir
  18. Caro Sared

    A respeito do post que produzi sobre a (na minha visão) inadequada veiculação do nome da Funcionária, em hipótese alguma sugeri que o blog fosse apenas a fontes oficiais mas discordei da sua postura de procurar uma funcionária que não trata do assunto em tela haja visto que em outros casos já publicados pelo blogueiro como o do Centro de Bem Estar Animal, a postura do nobre autor deste blog foi de procurar as pessoas que de fato tratam do assunto (Secretária de Saúde e Veterinário) e não um fiscal da vigilância sanitária por exemplo. Como notadamente a pessoa consultada na Seinfra desconhece os projetos que supostamente estão sendo elaborados, reitero que achei inadequada a veiculação de seu nome. Não seria esta minha opinião se a pessoa consultada fosse o Engenheiro ou Secretário. E apenas para constar, não houve intenção alguma de lecionar-lhe seu ofício, coisa que notadamente sou incompetente para tal, assim como a funcionária da Seinfra para tal informação. O Anonimato será utilizado enquanto o Blog assim o permitir, a iniciativa de proibir anônimos deve partir de você caro blogueiro, desta forma (como diria nosso nobre edil) "me causa muita estranheza" sua colocação sobre anonimato uma vez que você o permite. SDS

    ResponderExcluir
  19. Anônimo 7h59, se as circustâncias da apuração não me tivessem formado a convicção de que a servidora do SEINFRA estava correta, não teria publicado a informação. Corri o risco. Caso estivesse errado, já teriam desmentido. Fizeram-no? Não. Quanto ao anonimato, embora permita - assim como o fazem a maioria dos blogs; e os que não o fazem, são enganados por falsas identidades -, não concordo. Principalmente para aqueles que não querem simplesmente criticar autoridades. Interessante é que defensores de autoridades e críticos deste blogueiro também não se identificam. Lembro que não permito críticas descabidas a quem se identifica. Seria injusto demais. Entre anônimos, até tudo bem. Espero assim que as pessoas comecem a se encorajar a se identificar. Principalmente aquelas que não têm o que temer. Não vivemos num exemplo de cidade do ponto de vista da liberdade, democracia, liberdade de expressão... Mas é hora de começar a arrancar as mordaças. Que tal os defensores da atual ordem darem o start?

    ResponderExcluir
  20. ESSE NEGÓCIO JÁ ENCHEU O SACO!!

    ResponderExcluir