domingo, 5 de setembro de 2010

Entrevista - participação e controle social

Tema de entrevista que foi ao ar na última semana no programa de rádio apresentado pelo blogueiro, mecanismos de participação e controle social foram abordados pela socióloga Lourdes Cezari de Aquino, voluntária do Centro de Direitos Humanos de Joinville. Na conversa, ela falou, entre outros assuntos, da importância dos conselhos na orientação das políticas públicas e da internet como ferramenta de controle. 


2'36"

3'22"

6'23"


A propósito...

No final de agosto a Prefeitura realizou audiência pública para discutir (ou "apresentar e colher sugestões") a Lei de Diretrizes Orçamentária (LDO) para 2010. A promoção do encontro é obrigatório por lei. Como é de praxe na cidade, a platéia estava formada principalmente por integrantes da administração. Há dois “culpados” por isso: um é o individualismo da sociedade; o outro, o histórico perfil não popular/participativo dos governos locais. Não é à toa que a importância da audiência pública, as formas de intervir na confecção da LDO etc. não foram abordados em entrevista (que permite maior aprofundamento) no programa de rádio do Executivo, principal canal de comunicação governo-população. Outro aspecto que não contribuiu à participação: o horário escolhido para o “encontro democrático”  - 18 horas. Quando o trabalhador está deixando o serviço e, ainda que tenha vontade, fica impedido de participar. “Essa pseudo democracia é uma piada. Sistema democrático alicerçado sobre  uma representação, endossando a falsa participação do povo na decisão”, escreveu leitor do Blog, por MSN, dias depois do evento.

13 comentários:

  1. Nao boto fe em direitos humanos!! Onde esta os direitos humanos na area da saude, onde as pessoas ficam dias,,espereando uma consulta de saude, onde esta os direitos humanos na area da educacao, onde esta os direitos humanos na pobreza...AHHHHH agora os direitos humanos aparecem quando a policita "senta a bota" nos bandidos,,que mataram, que estruparam, que roubaram,,,ai aparece o tal direitos humanos..para mim direitos humanos so sabe defender bandido!

    ResponderExcluir
  2. Sared,,
    Voce e um cara bacana que ta do lado povo, mas esse aqui e o CARA http://www.tijoladasdomosquito.com.br/ se tivesse um desses ai na regiao, essa cidade nao estava um circo e o povo de palhaco.

    ResponderExcluir
  3. Dude Trevizan - Tapera5 de setembro de 2010 às 21:22

    Aproveitando o tópico onde se toca em direitos humanos e prefeitura, quero por esse tão conceituado blog, de público agradecer a todos os trabalhadores do Hospital de Caridade, desde os atendentes até aos médicos, os quais foram de extrema gentileza e atenção, onde necessitei de uma cirurgia e atravéz do mutirão da saúde pode ser realizada, não só a minha mas os de muitos que esperavam a muito para resolverem seus problemas, sem esquecer o pessoal da secretaria de saúde que também sempre foram muito atenciosos, e agradeço a Secretária de Saúde senhora Nadirinez Bolognini e o prefeito Luiz Zera pela iniciativa de agilizar a soluções dos problemas de saúde dos municipes!!
    Peço o favor de que os funcionários aos quais me dirigi aqui, e que lerem esse depoimento repassem meus agradecimentos aos que não tem a possibilidade acessar o blog, obrigado!!

    ResponderExcluir
  4. Espero que não tenham esquecido novamente, o servidor público efetivo, que o representante de categoria tenha feito sua parte, em bem nos representar,e os nossos ilustríssimos EDIS é claro tenham nos defendido, como merecemos, nos incluindo na tal LDO.Pois em 2009 a desculpa, foi que não poderiam, conceder nossa defasagem, porque não estava prevista nessa tal LDO.

    ResponderExcluir
  5. Por falar em participação e democracia as escolas e entidades dos balneários, deram um bonito espetáculo no desfile do dia 04 na Enseada.
    O ponto negativo do dia, ficou por conta da incoerência ou total desconhecimento do que se tratava aquela festa, pelo pessoal da organização, que no sitema de som da festa tocava uma intragável e irritante musica AMERICANA.
    Será que os sensiveis senhores desta cidade não poderiam escolher um repertório um pouco mais adequado à data.
    Tantas belas canções nacionais que marcaram época poderiam nos remeter a ideia de patriotismo. Ou então Kazuza, Gil, Caetano, Chico Buarque...sei lá, tanta coisa boa bem brasileira pra se tocar numa festa nacional
    Tomara que isso não se repita no dia 7, do cotrario teremos que comemorar a "imdependencia" no dia 4 de julho comendo hot dog ao invês de cachorro quente, hamburguer em vez de pão com bolinho sem falar naquela que já é uma tradição A COCA COLA.
    VIVA TIO SAN .

    ResponderExcluir
  6. Amigo dàs 09:46 h

    Concordo com você, isso é típico de um povo alienado que valoriza as coisas de fora. Para quem mora aqui em São Chico o legal está em Curitiba, São Paulo, Rio, e para quem mora nestas metrópolis, o legal está em Maiami, Nova York, Londres, Paris.
    Estive em uma comemoração de sete de setembro na empresa onde trabalho e se apresentou uma banda, igual a nossa Guarani, eles tocaram cinco músicas e das quais só uma era nacional, o nosso hino, as demais eram "melôs" norteamericanos tipo "It's rain man".
    Triste povo marcado, pensam que são felizes...

    Joel Souza

    ResponderExcluir
  7. Ana Silva - Rocio Pequeno8 de setembro de 2010 às 10:50

    Vereador Jorge Macedo, o que vc está esperando para realizar a leitura da matéria da comissão processante, que poderá terminar com o pedido de cassação do prefeito? Se isso não acontecer em breve, cobraremos através de passeata em frente à sua casa. Honre seus eleitores. Estou fazendo minha parte, como eleitora, estou cobrando uma atitude que vc já deveria ter realizado.

    ResponderExcluir
  8. ALEM DA MUSICA ESTRANGEIRA NO PALANQUE, A FALTA DE RESPEITO COM AS CRIANÇAS, PRINCIPALMENTE AS PEQUENAS QUE TIVERAM QUE ESPERAR DAS 8:00 ATÉ ÀS 12:30 PRA DESFILAR.
    E POR FAVOR SENHOR PREFEITO, ARRUME OUTRO LOUCUTOR OU MANDE ESSE, QUE ESTAVA LÁ, FAZER UM CURSO DE DICÇÃO E ORATÓRIA, POIS ATÉ AS CRIANÇAS DE PRIMEIRO ANO APONTAVAM OS ERROS DE GRAMÁTICA E DE PRONUNCIA. JOÃO MARLON MACHADO

    ResponderExcluir
  9. Realmente é lamentável que depois de tanto barulho, nossos vereadores se acovardem. Será que ainda estão esperando alguma coisa para repensarem o processo...? Ou realmente não havia fundamento naquilo que aprovaram com respeito ao relatorio apresentado. O povo quer uma resposta urgente. Marcos.

    ResponderExcluir
  10. GOSTARIA DE MANDAR UM ALO PRA SRTA. ANA SILVA ,DIA 08/09/10 DAS 10:50 HORAS ,MINHA NOBRE MUNICIPE,PELA SUA ANGUSTIA E DESESPERO,PERCEBO QUE VC DEVE SER MAIS UMA DAS QUE AINDA NAO CAIRAM NA REALIDADE,AINDA NAO CAIU A FICHA,CREIO EU QUE VC AINDA NAO ENGOLIU A DERROTA DAS URNAS,QUE COISA RIDICULA FICAR PRESSIONANDO O VEREADOR PRA LER RELATORIO......QUEIRA OU NAO,VC COMO MUITOS OUTROS QUE TORCEM PRA QUE SEJA CASSADO ESSE GOVERNO,INFORMO COM TODA PRECISAO QUE VCS DEVERIAM AGUARDAR SENTADOS PARA QUE ISSO ACONTECA,PELO POUCO CONHECIMENTO QUE TENHO EM POLITICA,INFORMO COM MUITA SEGURANCA QUE A UNICA MANEIRA DE TIRAR O PREFEITO VAI SER NAS URNAS DA PROXIMA ELEICAO,CASO CONTRARIO ELE FICARAH MAIS 4 ANOS, E TOMARA QUE ISSO ACONTECA,SAO CHICO NUNCA TEVE UMA ADMINISTRACAO TAO LIMPA E TRANSPARENTE COM ESSA,PENA QUE TEM UMA PARCELA DA COMUNIDADE QUE NAO ENXERGA ISSO,OU ENXERGA E FAZ QUE NAO ENXERGA.....SOH PRA ESCLARECER,NAO VOTEI NESSE PREFEITO,NAO TENHO NEHUM CABIDE DE EMPREGO NA PREFEITURA,NAO ESTOU MORANDO EM SAO CHICO ATUALMENTE,MAS SOU UM AMANTE DESSA ILHA E TAMBEM INVISTO PARTE DO MEU TRABALHO EM OBRAS NESSA CIDADE.....PORQUE CONFIO NESSE GOVERNO....O TEMPO DIRAH SE ESTOU CERTO OU ERRADO ...... C.M.

    ResponderExcluir
  11. Os vereadores estão esmorecendo diante da situação. Concordo plenamente com a Sra Ana Silva, pois sehá irregularidades, por menores que sejam, façam VALER A LEI. O que acontece quando saímos de carro e não usamos cinto? Somos multados. O que acontece quando não pagamos uma prestação na loja? Vamos para o SPC / SERASA. O que acontece quando não abastecemos o carro e vamos viajar? Ficamos na Estrada. O que acontece se roubarmos um banco? Iremos presos. O que acontece com um governo que contrata uma empresa sem licitação? Dependendo do lugar, NADA? Vereadores, se vocês querem ter o mínimo de moral e respeito diante da população, façam valer o que já foi constatado antes, prossigam com a leitura da matéria da comissão processante. PELA MORALIDADE E CUMPRIMENTO DA JUSTIÇA.

    ResponderExcluir
  12. Caro C.M. já vi outros comentários seus e vc é um tremendo puxa saco. A cidade não precisa de pessoas assim. Seja REALISTA, tire a venda dos olhos, acorde e viva a REALIDADE.

    ResponderExcluir
  13. Estamos literalmente vivendo como nos tempos do coronelismo,não podemos expor preferências eleitorais,termos ou sabermos informaçôes que possa beneficiar tal classe ou aquela, todos sabem que um técnico de enfermagem do hospital de caridade tem como vencimento 1,200 reais, em quanto os mesmos profissionais da administração municipal recebe 600 reais para exercer a mesma função,e é de conhecimento de todos que a prefeitura repassa dinheiro público para tal entidade, digo, ela é administrada pelo atual governo, pergunto é justo? ai esta a falta de democracia... Fazem o que querem.Até quando?

    ResponderExcluir