quinta-feira, 30 de setembro de 2010

Informando com isenção*


Ah, se o velho Roberto (o Marinho) estivesse vivo... iria adorar ver isso. Ele mesmo escreveria a manchete de O Globo do dia 4: “Dilma e Serra no 2º turno”. Não quero desanimar os progressistas estudantes de Comunicação Social (a maioria, acho), mas acredito que haverá um segundo round. A mídia conseguirá. O PiG (Partido da imprensa Golpista) – para emprestar o nome da legenda batizada pelo jornalista Paulo Henrique Amorim – conseguirá.

Dias atrás o Lula resolveu fazer o que não fez em oito anos como presidente. Dar “uns pau” na mídia conservadora e apoiar a criação de mecanismos de controle social sobre a (principalmente) mídia eletrônica, concedida pelo Estado brasileiro a grupos econômicos preocupados em ganhar dinheiro, não em informar. O “companheiro” não enfrentou o “quarto poder” como poderia. Poderia. Se tivesse optado pela aliança com o povo, ao invés de restringi-la aos fisiologistas de plantão do Congresso Nacional.

Analisando as declarações de Lula sobre o que ele considerou uma tentativa de golpe da grande mídia contra Dilma, a colunista de O Estado de S. Paulo Dora Kramer escreveu que o Presidente não tinha do que se queixar quanto à cobertura da imprensa nessas eleições.

 - Zangado poderia estar José Serra, cuja candidatura é dada como morta e enterrada todos os dias nos meios de comunicação, nunca o presidente Lula, cujo plano de eleger Dilma Rousseff se materializa com pleno êxito - escreveu Dorinha no texto intitulado “Ato insensato”.

A insensatez a que se referiu Dora Kramer ocorreu na quinta passada, dia 23, na sede do Sindicato dos Jornalistas de São Paulo. Encabeçado pelo Centro de Estudos de Mídia Alternativa Barão de Itararé, partidos de esquerda (ou centro-esquerda, estou confuso), sindicatos e movimentos sociais protestaram contra o golpe midiático (assim mesmo, sem aspas).

 - É legítimo – e desejável – que as direções das empresas jornalísticas explicitem suas opções políticas, partidárias e eleitorais. O que é inaceitável é que o façam também fora dos espaços editoriais. Distorcer, selecionar, divulgar opiniões como se fossem fatos não é exercer o jornalismo - escreveu a direção do Sindicato dos Jornalistas num comunicado.

Eureka! É no “espírito” da publicação que a Veja deve se posicionar. Não na reportagem. O Estadão o fez. Atrasado mas fez. No domingo passado disse o que todos já sabiam – que seu candidato é o Serra. O problema é que as verdadeiras donas da informação, as empresas de comunicação (e não os jornalistas) tentam esconder suas opções políticas, religiosas, ideológicas etc. atrás de conceitos como “imparcialidade”, “neutralidade”, “isenção”. Não insistam. Apenas a Gazeta de Joinville consegue ser tudo isso ao mesmo tempo.

* Artigo produzido para a disciplina de Jornal Laboratório, da faculdade de Jornalismo do Bom Jesus/Ielusc (Joinville).



10 comentários:

  1. Sared,por favor veja que o Amorim É DA RECORD q por sua vez apoia o PT ( leia-se Edir em manifesto); o Estadao apoia o Serra ( leia-se editorial desta semana). Agora, buscar imparcialidade em organismos empresariais que visam lucro e são dirigidos por pessoas ideologicas... é de se respeitar mas...há que se ponderar, com razoabilidade, a condição da natureza humana!

    ResponderExcluir
  2. PSEUDOINFORMADO

    TEM GENTE QUE ASSISTE OS TELEJORNAIS DA GLOBO COMO O JORNAL NACIONAL, LÊ A REVISTA VEJA E A FOLHA DE SP E ACHA QUE ESTÁ SENDO BEM INFORMADO. ESTÁ SIM É SENDO BEM ENGANADO!

    JOEL SOUZA

    ResponderExcluir
  3. CONVITE

    CARÍSSIMOS COLEGAS DO BLOG

    De 30/09 a 10/10/10 estaremos realizando nos Frias na Vila Da Glória, a FESTA DA PADROEIRA SANTA TEREZINHA.
    De 30/09 A 02/10 E DE 04/10 A 09/10 serão realizadas as NOVENAS às 19:00 h e após cada novena haverá bingo com completo serviço de bar e cozinha.
    Dia 02/10 sábado haverá uma carreata em homenagem a SANTA TEREZINHA, que sairá às 18:30 h do CLUBE DA MELHOR IDADE TONINHA no centro da Vila da Glória com destino a capela de SANTA TEREZINHA.
    Dia 09/10 sábado após a novena, além do bingo e do completo serviço de bar e cozinha, serviremos um suculento CHURRASCO e o delicioso GALETO e teremos um animado “ARRASTA PÉ” com entrada franca.
    Dia 10 haverá a Missa Festiva às 10:00 h e após a missa serviremos o tradicional “CHURRASCO DE IGREJA” e o delicioso FRANGO ASSADO, com acompanhamentos. Às 14:00 h haverá um BINGÃO com excelentes prêmios.
    Esperançosos de contarmos com a sua presença e dos seus familiares, agradecemos mui.
    Maiores informações com o Sr OSMAR pelo fone (47) 9609-3443.

    FELICIDADES E SEJAM BEM-VINDOS.

    JOEL SOUZA

    ResponderExcluir
  4. Botar freios nessa imprensa fascista, é papel da sociedade brasileira, mas aí está a grande dificuldade, a classe média que é mais esclarecida, vibra quando eles sentam o pau, nos políticos de esquerda e nos movimentos sociais. Aí vamos esperar o quê? Vai continuar tudo como dantes...Se Lula tomasse alguma atitude contra o PiG, seria logo tachado de ditador, de Hugo Chavez etc etc...essa imprensa golpista é financiada pelo tucanato paulista, acredito que nesta eleição eles vão sair bem por baixo, perderão muito de sua força... galera vamos despejar votos em Dilma, não entrem na armação de última hora que diz que vai haver 2° turno... Segundo turno sim , mas em SP...
    Um abraço a todos aí da Babitonga, minha Ilha onde nasci, onde me criei, saí... mas jamais a esqueci!!!!

    ResponderExcluir
  5. A realidade q não temos opções boas, com certeza meu candidato seria o Aecio Neves, infelizmente não tivemos o prazer de ter ele como presidente, agora ex a questão: Dilma?? jamais. Serra?? nunca, nem se fosse o unico candidato. PV??? nem q só existisse ela na terra. Minha conclusão, vamos de Plinio, se é pra arregaçar, q arregaçe tudo de uma vez só!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  6. Srs Blogueiros, devemos cultuar a pluralidade de pensamentos e ações. Estamos em uma democracia (por enquanto) e num regime de livre arbítrio de ações. O capital e o trabalho são complemenares, um não sobrevive sem o outro. Mesmo tendo interesses comuns seus caminhos não seguem em paralelo, por isso existem distenções e disputas. Deste embate sempre surge uma solução no sentido do crescimento de ambos. Num clima de liberdade de expresão sempre existirá a imprensa de direita, centro-direita, esquerda, centro esquerda, radical e tantas outras denominações. Algumas mais e outras menos volúveis e alinhadas, mas todas dirigidas e dominadas por um segmento político-econômico-partidário. Isenção total? Não creio.

    ResponderExcluir
  7. Sem dúvida Plínio é um exemplo, uma luz na escuridão...uma pena que não será votado de maneira expressiva, era um homem para estar concorrendo ao senado...voto Dilma não porque ela é uma grande política, na verdade não sabemos, porém temos que evitar o mal, assim vamos para o voto útil, para que os entreguistas não voltem e os avanços do governo Lula não sejam perdidos ;;; essa é a minha esperança...sou fundador do PT, continuo PT apesar dos erros, mas eles fazem parte da vida... não tenho mais idade e pique para começar tudo de novo, fundar um novo partido, uma nova esquerda, começar pelo gueto, como começamos com o PT, ou seja reinventar a roda...e finalmente acontecer tudo de novo...pois para governar esse continente que é o Brasil, há que se fazer conchavos e coligações a torto e a direita, infelizmente...

    ResponderExcluir
  8. Nestas eleições a grande imprensa faz o papel de partido, sem a mínima isenção e, além disso elabora as pesquisas... se a sociedade brasileira não se organizar para tirar o poder dessa gente, estaremos fritos, em breve eles fomentarão um golpe, como já fizeram na Venezuela....

    ResponderExcluir
  9. O quadro político local em SC é caótico, infelizmente nossa terra tem um histórico de conservadorismo, o medo do novo trava nossos corações, na hora de decidir por uma mudança, o medo nos empurra para a direita. Isso aconteceu sempre, no golpe militar os milicos foram apoiados de primeira por aí e a caguetagem foi geral. Muita gente sumiu por esses lados aí!!!!...O voto de alguém do povo, seria para Ideli sem pestanejar, no entanto a vejo com grandes dificuldades por aí , apesar do baita governo que Lula realizou e Ideli ser uma pessoa de plena confiança de Lula e da futura presidenta Dilma. As vezes temos que engolir sapos e votar no menos pior, faz parte da democracia, da esperança de dias melhores. Agora tendo uma pessoa decente pra votar, e negar o voto, e fazer a escolha errada é burrice!!!!

    ResponderExcluir
  10. Estas palavras, que com muito respeito, levo aos meus conterrâneos, não são fruto de algum recalque de derrotado, pois o resultado das eleições no Br, foram bastante favoráveis àqueles de pensamento progressista, e que sonham por um país mais justo; para a maioria. Os grandes caciques da oposição doentia e irracional, que a 8 anos, fazem uma oposição sistemática a um governo popular, nas questões mais fundamentais para o desenvolvimento do país...foram derrotados de maneira acachapante. Esses ficarão longo tempo longe dos holofotes da mídia: Jereissati, Artur Virgílio, Marco Maciel, César Maia, Raul Jungmann, Gustavo Fruet, Mão Santa e outros; o eleitor deu um show...
    A lamentar somente a derrota de Ideli, uma companheira combativa, que o povo catarinense negou o voto... nossa terra é um feudo de oligarquias quase seculares, que dominam com mão de ferro a política local. Até quando seremos vítimas dessa elite vil...A barca do mal chegou lá, de novo e isso é péssimo para todo o povo catarinense. É triste, mas faz parte da democracia!!! A direita catarinense, tem 75% dos votos, é um absurdo, não teremos uma oposição, para cobrar um governo democrático no estado.

    ResponderExcluir