quinta-feira, 2 de setembro de 2010

Três letras que podem significar a privatização do porto de SFS

SPE – Sociedade de Propósito Específico. Decidir sobre a admissão ou não desta forma de participação no controle do porto público de São Francisco do Sul. A necessidade foi indicada pela Agência Nacional de Transportes Aquaviários (ANTAQ) no último dia 20 de julho. A orientação está numa resolução da Agência, tomada depois do pedido do governo do Estado para que a União antecipe a renovação da concessão do porto – originalmente prevista para fevereiro de 2011 – para este ano. A palavra final será da Secretaria Especial de Portos da Presidência da República.

Ao estudar o pedido feito pelo Executivo estadual, o diretor-geral da ANTAQ, Fernando Antônio Brito Fialho, afirmou ser indispensável que a Secretaria discuta a criação de uma SPE (ver trecho do documento abaixo). Automaticamente, ao tornar-se acionária da aurtarquia, a Sociedade se transformaria na detentora de 51% das ações.  



Em reportagem publicada recentemente no jornal Diário Catarinense, a jornalista Estela Benetti põe uma luz sobre o que representa a Sociedade de Propósito Específico (ver ilustração abaixo, reproduzida da reportagem). O título do texto de Benetti: “Celesc Geração – Nova empresa terá controle privado”. Pelo exemplo da Celesc, o governo catarinense dá mais um indicativo da simpatia pela privatização de empresas públicas. Em 2001, o terminal francisquense já havia corrido risco de ser desestatizado com a famigerada SC Portos.


“Como a nova empresa terá controle privado, seus trabalhadores serão regidos pela CLT, sem estabilidade”, escreveu ainda a jornalista na matéria publicada no dia 25 de agosto. 


Mas não serão “apenas” os servidores concursados do porto os prejudicados, caso o governo catarinense – supostamente indo ao encontro de grupos interessados em controlar o terminal recentemente beneficiado por inúmeros investimentos federais – consiga aprovar a criação da SPE. Trabalhadores portuários, exportadores e importadores, despachantes, agentes entre outros poderão sofrer com o pagamento de tarifas que passarão a ser calculadas de acordo com as metas de lucro traçadas pelos novos donos do até então terminal público. Donos que estarão por trás das três letrinhas.

21 comentários:

  1. ta ai a grande palhaçada dos grandes de serem donos do porto,só que falta o povo não gritar tambem.

    ResponderExcluir
  2. Pessoal, esta Resolução não decide a questão proposta e indicada pela ANTAQ, a ANTAQ sugeriu, certamente por influência de autoridades que é preciso identificar, mas de cara se percebe que o Governo do Estado pede a antecipação da concessão e deve ter feito sugestões . O processo esta sendo analisado na Secretaria Especial de Portos do Governo Federal, e o alerta do Sared muito oportuno, serve para todos ficarem atentos. É necessário que a sociedade francisquense mostre sua preocupação, e deve dizer isso aos atuais lideres do Governo Federal, que presume-se não aceite compactuar com essa proposta da ANTAQ que através desta SPE possa vir a administrar 51% do Porto
    Esta na cara qual é o partido que pode estar articulando e liderando esta proposta

    ResponderExcluir
  3. esse é o projeto do grupo econômico que todos sabem quem é,e tem apoio politico que tem chances de ganhar a eleição para governo de SC, aí vão deitar e rolar
    Mas não é so São Francisco que perde, os exportadores se isso acontecer vão ficar na mão desses caras

    ResponderExcluir
  4. Para quem achava que pior não poderia ficar...
    e lá se vai nossa fonte de renda,precisamos ficar atentos para que isso não aconteça.
    E por que não a municipalização ??

    ResponderExcluir
  5. Getulio Aprigio da Silva3 de setembro de 2010 às 10:16

    Getulio Aprígio da Silva – Servidor do Porto – getulioas@hotmail.com

    Conforme contato com a Federação Nacional dos Portuários, o Sr. Eduardo Lírio Gutera. Mencionou-me que a ANTAQ tem a sua função, mas não o pode de decisão. Tudo vai passar na Secretaria de Portos. Mas não podemos ficar esperando as coisas acontecerem, principalmente nos servidores da administração do Porto. Inclusive na realização do X Congresso Nacional do Portuários, realizado em Brasília, no período de 19 a 22 de agosto do corrente ano. O tema foi “Portos Públicos com Desenvolvimento Econômico e Justiça Social”. A nossa participação é importante agora e sempre. Mas estaremos alerta ao assunto.

    ResponderExcluir
  6. tem mais é privatizar só assim outros poderão trabalhar, porque certos setores nao dão conta do serviço,e ficam reclamando dos empresarios. e quem tras cargas para o porto, os mesmos q reclamam é q estáo pedindo donativos eleitorais.te liga ave extinta.

    ResponderExcluir
  7. Pelo visto, a renovação da concessão saiu sem a tal cláusula: http://www.in.gov.br/visualiza/index.jsp?data=02/08/2010&jornal=1&pagina=128&totalArquivos=140

    O negócio é ficar de olho, nas novas publicações.

    ResponderExcluir
  8. SOBRE ESTE ASSUNTO TENHO A DIZER O SEGUINTE:

    OS NOSSOS SINDICATOS TEM QUE ESTAR UNIDOS, POIS SOMENTE JUNTOS CONSEGUIRÃO VENCER ESTES IMPECÍLIOS QUE SÓ VISAM AUMENTO DA LUCRATIVIDADE DE POUCOS...
    O EXECUTIVO, LEGISLATIVO... DEVERIAM DESCER DE SEUS INTERESSES PESSOAIS, DESPOJANDO-SE DE SUAS VAIDADES E FORMAREM UMA FRENTE FORTE, EM BUSCA DA MANUTENÇÃO E FORTALECIMENTO DA NOSSA MAIOR RIQUEZA.... O PORTO, QUE É DE TODOS OS FRANCISQUENSES....
    AI AI

    PS: AOS NOSSOS EMPRESÁRIOS QUE SÃO OS RESPONSAVEIS PELA VINDA DE NAVIOS E CARGAS, PENSEM EM TRABALHAR AO LADO DA FORÇA HUMANA QUE MOVE NOSSA ECONOMIA, NÃO ESQUECENDO DO LEGADO DOS SEUS ANTEPASSADOS QUE UM DIA CONSTRUIRAM ESTA HISTÓRIA...

    ResponderExcluir
  9. ainda bem que temos um sared na cidade , para avisa por que depender dos politico

    povo de são chico se liga
    quantos funcionarios na vega são da terrinha
    quanto diretores do prto e da terra
    vcs tem que para de criticar e se unir mais por nos se privatizar , o fazer economia mista que seje não pense que isso vai afetar so os funcionarios do porto e sim estiva terreste ...etc...

    ResponderExcluir
  10. No jornal Noticia de sabado diz que das 10 maiores empresas catarinenses, o que significa a soma dos valores de lucro patrimônio e vendas, a CELESC esta em 5º lugar

    porque será que o estado de Santa Catarina quer abrir mão do controle total da CELESC? e dar, ou seja doar 51% para a iniciativa privada , comandar a maior fatia do bolo e certamente a fatia mais lucrativa, ficando o onus da empresa com o Estado

    Porque o Governo de Santa Catarina esta abrindo mão desta importante empresa a CELESC , cujos números a destacam como a 5ª maior empresa de Santa Catarina?

    ACORDA POVO DE SANTA CATARINA, O PORTO DE SÃO FRANCISCO PODE CAIR NAS MALHAS DESTES GRUPOS OPORTUNISTAS, AMIGOS CERTAMENTE DE QUEM COMANDA ESTAS ESTRATÉGIAS, É ISTO QUE QUEREMOS ?

    ResponderExcluir
  11. Sared, isto está na cara,o articulador de tudo isso é o homem que quer fazer o PORTO de São Fco, um porto graneleiro, claro o *** [nome de um político], pois c a construção do porto de Itapoa, a meta dele é detonar São Fco.Tomen cuidado povo de nossa cidade, do jeito que a coisa vai a praga do padre pode voltar, e nós vamos ficar a ver navio, lá em Itapoa e o tal de Mar Azul na Laranjeiras, tbem articulação de ***.

    ResponderExcluir
  12. Os únicos que podem impedir o que, na verdade, já acontece hoje e só querem agora colocar no papel, é o Partido dos Trabalhadores. O resto, é tudo da mesma laia. Sared, agita aí o PT ou esse clubinho vai continuar em nossa cidade. O poder nas mãos de 3 ou 4 já fazem 8 anos e tem tudo pra continuar. Eles ganhando o Estado, isso vai sair do papel com certeza, pois terão a maioria na Assembléia. Esses comissionados do Porto não fazem nada, e pensam que terão empregos eternos. Só mamam. Ta aí o Porto congestionado, perdendo armadores, só temos a bobina sustentando nosso povo, e ninguém faz nada. Pra eles está tudo muito bom. Ou tentam impedir agora, ou será tarde demais.

    ResponderExcluir
  13. Tudo tem quer ser visto com muito cuidado , pois tem cargo comissionado no Porto público que esta trabalhando mais com intenção de prevalecer o porto privado, provávelmente após este mandato não será de estranhar terem seus espaços lá garantido, o ministério público tem que fiscalizar todas estas manobras que estão sendo feitas para prevalecer os donos da cidade.

    ResponderExcluir
  14. amigo das 14.46 , a ANTAQ fez uma resolução autorizando a antecipação da concessão , e fez recomendações como essa da Sociedade de Proposito Específico, alguém soprou para a ANTAQ esta ideia, mas a ANTAQ não decide o caso, o processo esta na Secretaria de Portos e é hora de todos se unirem na luta contra esta proposta da ANTAQ, quem vai decidir é Governo Federal e Secretaria de Portos .
    Acreditamos que o único partido que pode ter força neste momento contra esta proposta é o PT e PSB que tem o Secretário dos Portos.
    Votem em representantes a Senado e Deputado Federal gente que pode defender os pequenos , se votarem nos representantes dos grandes, não teremos a quem apelar em nome dos pequenos empresarios ou do trabalhador.
    Se o governo de Santa Catarina estivesse na mão de um partido democrático, esta discussão seria feita primeiro em São Francisco no CAP

    ResponderExcluir
  15. SPE não tem nada haver com privatização. Consultem as fontes certas. Falem com a ANTAQ.

    ResponderExcluir
  16. ANÔNIMO DÀS 14:42 h.

    CONCORDO COM VOCÊ QUANDO DIZ QUE OS OUTROS PARTIDOS SÃO DA MESMA LAIA, VENDEM A MÃE POR TROCADOS. TORRAM O PATRIMÔNIO PÚBLICO E SE FARTAM COM PROPINAS. TORRARAM AS TELES, A VALE, A CSN, A PETROFERTIL, A RFFSA E AGORA QUEREM TORRAR AS ELÉTRICAS E OS PORTOS. PATRIOTISMO ZERO. INFELIZMENTE AINDA TEM INCULTO QUE VAI DAR VOTO PARA ELLES.

    MBC!

    ResponderExcluir
  17. Esta eleição será a mais importante da história de São Francisco do Sul . Tudo o que vinha sendo armado e articulado a anos politicamente pelos grandes da cidade esta cada vez mais próximo de acontecer.Termos (eu e voçês) deixado que o PP se torna-se governo desta cidade já foi um dos maiores erros cometidos e hoje somos prova disto, se referindo a administração municipal, mas temos agora em nossas mãos o voto, para não deixar que antigos grupos políticos voltem ao poder no Estado, pois caso isto aconteça estaremos perdidos. Não estou pedindo voto a nenhum candidato , muito pelo contrário ,Vote em qualquer um , rato , nego toni, uru , qualquer um , menos nos antigos grupos.Eles já tiveram a chance deles , e me lembro bem , foram péssimo para São Francisco do Sul.

    ResponderExcluir
  18. O governo estadual já desmembrou a CELESC em duas: Geração e Destribuição...............Venderá "de gratis" a Geração pros gananciosos empresários, e a Distribuição que são as redes de fios que chega até suas casas, que da trabalho pra manter ligado ficará pro Estado.

    ResponderExcluir
  19. cade a inter-sindical, porque não fazen abaixo assinado para alertar a opinião publica nestes assuntos, levar na conversa ums 3 ou 4 pescadores para fazer o serviço deles foi facil e agora se virem.o leite da mamadeira ta acabando vai restar o chororo.buabuabua

    ResponderExcluir
  20. Bom esta sendo este governo estadual ótimo mesmo, faliram o estado. Ele já avisou, não tem mais dinheiro, a fonte secou. O que resta a dizer , qu o próximo goveno , já entra com problemas de caixa. Foi o mesmo que o PSDB fez com o Carlito,ou seja, o PSDB, deixou a prefeitura de JLLE, sem recursos, idem para o ex prefeito de SFSUL, que deixou o prefeito atual de mãos a tados para o investimentos necessários. Olhem e reflitam sobre a situação de nosso porto de SFSUL, quem o deixou neste estado lamentável?

    ResponderExcluir
  21. CAIO13,INFELISMENTE, POUCOS TEM A CORAGEM DE CONTENSTAR CONTRA O PODER VIGENTE, VOCÊ É CORAJOSO E PODERIA SE TORNAR UM LICER E ATÉ UM VEREADOR.
    VC SE DESTACA SEMPRE LEMBRNDO O QUE A ADMINISTRAÇÃO ANTERIOR FEZ CONTRA A NOSSA CIDAE.
    PENA QUE VC ESTEJA NO PARTIDO ERRADO.

    ResponderExcluir