sexta-feira, 29 de outubro de 2010

Fechamento

O colégio Claurinice Vieira Caldeira, no Rocio Grande, tem até hoje para provar à Secretaria de Estado da Educação que “merece” continuar oferecendo o ensino médio noturno em 2011. É que se não houver pelo menos 20 alunos matriculados no 1º, 2º e 3º ano, o governo estadual não continuará mantendo professores na instituição na parte da noite. Jussara Cidral (a diretora) diz que se houver uns 17 matriculados já dará para garantir as turmas para o ano que vem. Até agora, apenas o 3º ano tem gente suficiente. 


A comunidade local está preocupada com a possível perda. Entre os motivos para a queda das matrículas está a ausência de cursos técnicos no Claurenice (oferecido, por exemplo, no Santa Catarina) e a distância para os alunos que, embora morem perto da escola do Rocio Grande, trabalham no Centro.

19 comentários:

  1. É verdade, Sared. Será uma perda muito grande para a comunidade. A propósito, o nome da Escola é Profª Claurinice Vieira Caldeira, e não Claurenice.
    Abço.

    ResponderExcluir
  2. É, parece que nossos jovens não estão querendo estudar mesmo. A justificativa da distância é muito frágil, uma vez que somos uma cidade pequena. Os únicos bairros mais afastados do centro são os dos balneários. Srs pais, pensem no futuro de seus filhos, ou estão aguardando uma "boquinha" no porto ou em um órgão público?

    ResponderExcluir
  3. Apenas para lembrar aos opositores do PSDB,PV, PTB, PPS , PMDB:

    PT é o partido que mais elege em 2010.

    ResponderExcluir
  4. ruth cardoso mae de aluno3 de novembro de 2010 às 16:45

    é um absurdo um escola como o claurenice fechar o 2 grau tudo isso é a perc ade aluno que foi gerado pela mal administraçao que o colegio vem emfrentando o abandono foi grande por parte da parte administrativa espero que nao feche

    ResponderExcluir
  5. Bom Dia Sareh Uma vergonha para o ensino de são francisco... estudei neste colegio, tenho varios amigos que estudam e que trabalham... isso sera um retrocesso maior que se o Serra ganhar a eleição... pois cade os vereadores? cade o vereador do bairro? vamos ter mais conciencia.. Ass: Paulo Cabeça ( O legitimo , recuse imitações )

    ResponderExcluir
  6. Acho que fechar a escola durante o periodo, não seria a solução, mas sim reaproveitar o espaço, ja que a juventude não quer estudar poderiam abrir a escola para supletivo, de adutos e jovens em atrazo escolar...
    fica ai a idéia...

    ResponderExcluir
  7. Essa é a resposta das urnas de santa catarina, agora chorem ao Colombo para manter a escola aberta.

    ResponderExcluir
  8. Sared e Francisquenses, Esta è uma noticia preocupante, pois retrata a falta de perspectiva e de comprometimento PUBLICO com a nossa juventude que esta sem NORTE. Em SFS a nossa juventude esta a deriva, pela falta de opção, social, esportiva, cultural, e, possuidora de enorme talento, SOFRE, por ter de, aqueles que podem, buscar em outros centros uma melhor condição de VIDA e apoio. Em nossa cidade, a não ser na àrea portuaria, já inflacionada, diga-se de passagem, não há outras opções que façam realmente valer a palavra PRIMEIRO EMPREGO e OPORTUNIDADE, a não ser com Q.I.(quem indica). O Atual prefeito, que era a esperança para este jovens, descepcionou, devido a dar importância a PICUNHINHAS e a MESMICE. A evazão de mentes é uma constante e tende a aumentar. Noto enorme quantidade de jovens e ex jovens que vencem, e são reconhecidos fora de nossas fronteiras... Por isto lamento muito, como pai, e cidadão francisquense, pois deixe de acreditar e esperar por mudanças significativas em nossa sociedade e principalmente na falta de capacidade de nossos governantes. AI, AI, para a falta de visão e comprometimento do nosso executivo!

    ResponderExcluir
  9. Falando em professores Sared, viu que para o ano que vem, os professores que estão lecionando neste ano, não poderão realizar o processo seletivo para o ano de 2011. A atual administração está se baseando III do artigo 9° da Lei n° 8.745 de dezembro de 1993 que diz: Art. 9º O pessoal contratado nos termos desta Lei não poderá: (no caso de regime contratual, com término determinado) III - ser novamente contratado, com fundamento nesta Lei, antes de decorridos 24 (vinte e quatro) meses do encerramento de seu contrato anterior, salvo nas hipóteses dos incisos I e IX do art. 2o desta Lei, mediante prévia autorização, conforme determina o art. 5o desta Lei. Porém a atual administração municipal não está observando o inciso IX em seu primeiro parágrafo do Art. 2º que: Considera-se necessidade temporária de excepcional interesse público: IX - combate a emergências ambientais, na hipótese de declaração, pelo Ministro de Estado do Meio Ambiente, da existência de emergência ambiental na região específica. (Incluído pela Lei nº 11.784, de 2008) § 1º A contratação de professor substituto a que se refere o inciso IV far-se-á exclusivamente para suprir a falta de docente da carreira, decorrente de exoneração ou demissão, falecimento, aposentadoria, afastamento para capacitação e afastamento ou licença de concessão obrigatória. (Incluído pela Lei nº 9.849, de 1999). § 2º As contratações para substituir professores afastados para capacitação ficam limitadas a dez por cento do total de cargos de docentes da carreira constante do quadro de lotação da instituição. (Incluído pela Lei nº 9.849, de 1999).

    ResponderExcluir
  10. É esta mais do que provado, que não querem entregar o sindicato para alguém que defenda nossos direitos,esta informação sobre abertura do edital da eleição na íntegra deveria estar afixado, em todas as secretarias, para que nós servidores tenhamos conhecimento dos fatos ,pelo que me parece vivemos em uma democracia, ou é para poucos terem o devido conhecimento? é atual diretoria, pergunto porque não querem entregar o osso? o Sr prefeito fez elogios a vcs, claro voces aceitam o que lhe servem. Somos motivos de piadas nos municípios vizinhos, voces devem se divertir,legal, não acham? A câmara de vereadores bom sem comentários

    ResponderExcluir
  11. Caro Paulo Cabeça e outros.

    Essa situação não tem nada a ver com vereadores de bairros (isso nem existe, mas... vá lá, pois os vereadores são do Município), prefeitos ou utras autoridades quaisquer, tem a ver com o número de matrículas.
    Conhece aquela expressão: "...Santo de casa não faz milagres...", pois é. O problema são os pais e os próprios alunos que não dão valor ao equipamento público instalado no bairro.
    Todo aluno tem direito a estudar na Escola mais próxima de sua residência, porém, acontece, que muitos acham que estudar próximo ao centro é mais vantajoso, onde acabam se equivocando, pois a maioria dos professores da própria Escola Claurinice também trabalham no Santa Catarina ou no Felipe Schimidt.
    Torno a repetir, falta coerência e respeito à proria comunidade onde o aluno está inserido e a responsabilidade de cobrar que os alunos permaneçam próximo às suas residências é dos pais e dos próprios alunos.

    Valorizar o local é crescer em comunidade e sabedoria.

    ResponderExcluir
  12. A Prefeitura Municipal de São Francisco do Sul esatá cometendo mais um equívoco na área da Educação. Professores ACT's que trabalharam três anos seguidos, não poderão trabalhar o quarto ano. Isso é um absurdo imenso. Tem gente que justifica que Joinville já faz isso há muitos anos, porém, essas mesmas pessoas esquecem que Joinville tem milhares de professores que precisam trabalhar em regime de rodízio, além de existirem outras oportunidades de empregabilidade típicas de uma cidade com mais de 500.000 habitantes. A justificativa de quem defende é a mesma que comparar que, se nos Estados Unidos existe pena de morte, também vamos implantá-la aqui. Cada cidade deve ter e acompanhar suas formas de trabalhar. Seguir absurdos pela cabeça dos outros é para quem se acha "muito esperto(a)". Para quem está no comando (com seu emprego garantido) é fácil mexer com a vida dos outros. Prefeito reavalie essa situação URGENTE ou você será ainda mais prejudicado por uma atitude insensata na Educação. Consulte (o Sr mesmo) o POVO, e não quem está sentado num cargo (no ar condicionado). Centenas de famílias serão prejudicadas com tal atitude. Pense nisso.

    ResponderExcluir
  13. Enquanto isto o nosso eleito Senador por SC, e tantendo se explicar por que não fizrem mais de 1 milh~eo de votos a mais para Sera,LHS, nos concede esta entrevista: DETALHE, nenhum comentário sobre a materia no SITE TERRA, para vermos o quanto é conhecido LHS pelo Brasil. O coordenador da campanha de José Serra (PSDB) em Santa Catarina, senador eleito Luiz Henrique da Silveira (PMDB) avaliou como "positiva" a votação do candidato tucano no Estado e destacou que permanecerá na oposição alinhado ao DEM e PSDB. Silveira afirmou que deve se manter como oposição ao governo de Dilma, mesmo tendo como vice-presidente da República o peemedebista Michel Temer. "Estou com o DEM e o PSDB e não mudarei minha posição", afirmou. "No Senado vou lutar para viabilizar as propostas que José Serra assumiu com o estado e a população catarinense". A vantagem de Serra em Santa Catarina foi de 473 mil votos, menos da metade da meta de um milhão de votos de vantagem proposta pelo líder peemedebista em várias de suas declarações ao longo do segundo turno. Em Joinville, seu reduto eleitoral, o senador peemedebista mudou o discurso sobre a "ampla vantagem" do tucano e disse que o objetivo foi atingido. "Queríamos dar a vitória a José Serra em nosso Estado e o objetivo foi atingido", disse. Silveira se recolheu nesta segunda-feira para descasar da maratona da campanha eleitoral. Ele deve voltar a se pronunciar somente a partir da próxima quarta-feira (3). Com 2.030.135 de votos, Serra obteve 56,6% no Estado contra 43,3% da presidente eleita Dilma Rousseff (PT). Em termos proporcionais, o desempenho do PSDB em Santa Catarina foi o segundo melhor do País, atrás apenas do Acre.

    ResponderExcluir
  14. SAREDE, VOCE ESTA ATUALIZANDO O BLOG O PESSOAL ESTA RECLAMANDO E DISSE QUE VOCE ESTA COM MEDO DE ATUALIZAR EM VIRTUDE DAS AMEAÇAS DA PREFEITURA, SE É VERDADE, FAÇA UM COMENTÁRIO EM SEU PROGRAMA E PRECISAR DE ADVOGADO TAMBÉM.

    ResponderExcluir
  15. Anônimo, estou atrasado com a moderação de comentários por falta de tempo. Tento manter a disciplina de publicar pelo menos dois posts ao dia. Como reservo uma hora diária pro Blog, tenho que dividi-la entre produção e moderação. E tem gente que não coopera muito. Continua, seja anônimo ou identificado, fazendo acusações a terceiros, ofendendo, enfim... tudo isso toma mais tempo na hora da liberação de comentários. Quanto aos advogados, tive que contratá-los. Este não é o problema; e sim pagá-los. Aproveito para agradecer ao leitor que me depositou R$ 500. Foi uma grande ajuda. Lembro que tenho três processos contra mim por causa de comentários feitos em posts meus. Tenho comigo que o objetivo dos poderosos – ainda – é ver esse blog desativado.

    ResponderExcluir
  16. Caro anônimo de 05 de novembro de 2010 6:42, como eu tenho falado com meus amigos, é mais uma demonstração de falta de preparo técnico na Secretaria da Educação, e o responsável por esse fato é o Prefeito, por dar carta branca.

    ResponderExcluir
  17. Caro sared!!! se depender creio de todos os seus leitores, o seu blog nunca vai sair do ar!!!! postar a verdade mesmo que seja processado não da " nada " pois se a lei brasileira fosse séria não averia pessoas para fechar as portas da cadeia... continue por favor

    ResponderExcluir