quinta-feira, 25 de novembro de 2010

Francisquense acusa PMs de abuso de autoridade

Dois policiais militares de São Francisco do Sul estão sendo acusados de abuso de autoridade. Fernando Pinheiro e um colega que estavam em serviço no último domingo são acusados pelo ex-genro de Pinheiro, Danilo da Silva, 26 anos, de terem invadido a casa de Danilo e o espancado. Segundo a suposta vítima, que divulgou fotos na internet em que aparece com diversos ferimentos pelo corpo, os dois PMs invadiram sua casa, na rua Flodoaldo da Nóbrega, bairro Acaraí, agrediram-no, algemaram-no e levaram-no para a delegacia. Preso pela Lei Maria da Penha (agressão a mulher), Danilo foi liberado depois de pagar a fiança de R$ 510. 


Matéria divulgada ontem pelo jornal A Notícia informa que o policial (e ex-sogro de Danilo), Fernando Pinheiro, alegou que só usou da força porque o rapaz se negou a acompanhar os PMs até a delegacia. Quanto aos ferimentos, o policial diz que foi conseqüência do fato de Danilo ter pulado do segundo andar da casa em que mora, na tentativa de escapar da prisão. No momento da suposta agressão, a atual mulher de Danilo e o filho pequeno também estavam em casa. Também ouvido pela reportagem de A Notícia, o comandante da polícia militar em São Francisco do Sul, Calixto Fachini, afirmou que um inquérito policial militar foi aberto para investigar a acusação contra os policiais. 




O ponto de partida de toda a história foi um desentendimento entre Danilo e a ex-mulher, Fernanda Pinheiro, filha do policial. Na tarde do mesmo dia (domingo), Danilo foi a casa de Fernanda para ver a filha do casal. Em cima da moto, em determinado momento Danilo se desequilibrou e deu um passo atrás para que ele e a criança não caíssem do veículo. Segundo Danilo, a ex-mulher interpretou que ele fugiria com a filha e foi para cima dele. No boletim de ocorrência registrado por Fernanda, ela conta outra versão: que o ex-marido é que teria agredido-a. Tempo depois, o ex-sogro e policial Pinheiro e outro soldado foram a casa de Danilo. 




Procurado pela suposta vítima no início desta semana, o Ministério Público pediu ao delegado Ivan Brant que disponibilize o inquérito policial para que a promotoria possa tomar alguma providência. O promotor Cristian Oliveira diz que vai levantar provas testemunhais e ver o resultado do exame de corpo de delito para decidir o que vai fazer na sequência. Ainda de acordo com o promotor de Justiça, essa não é a primeira vez que o soldado Fernando Pinheiro é acusado de agressão. Ontem, inclusive, o policial participaria de uma audiência no Juizado Criminal. No processo, Pinheiro é acusado de ameaça. 






Fotos: portão da casa de Danilo, que teria sido estourado pelos PMs; ferimentos que o ex-sogro do soldado Pinheiro afirma terem sido consequência de espancamento.
Crédito: Danido da Silva/arquivo pessoal

15 comentários:

  1. ja esta mais do que na hora da promotoria desta comarca tomar as providencias, e tambem é de conhecimento de todos que este não é um caso isolado,se a promotoria realmente se dispusesse para tal sairia nas madrugadas da velha "São Chico" e encontraria outros tantos motivos para denuncias, envolvendo a nossa "força" policial.Abre o olho promotoria, e corpo de magistrados.Fica aqui o comentario e a dica.

    ResponderExcluir
  2. E na praia o roubo comendo solto,porque não vão para praia pegar ladrão. Vamos ver se em SFS tem lei mesmo,isso é cabivel de exclusão da corporação ser for comprovado.

    ResponderExcluir
  3. Vagabundo tem direito a tudo. Já o cidadão de bem pode sofrer à vontade.

    Eta lei brasileira...

    ResponderExcluir
  4. Luiz Carlos Martinelli26 de novembro de 2010 às 08:04

    PM de SFS é truculenta, abusa de poder sempre, cuida do que não precisa e esquece o mais importante e o pior de tudo: Usa violência pra impôr sua vontade.
    Deprimente.

    ResponderExcluir
  5. 'É, A LADROAGEM,DROGAS, TRAFEGO TÃO COMENDO SOLTO POR AI, MAIS A POLÍCIA FAZ VISTAS GROSSAS, VAMOS PEGAR BANDIDOS,OS IDOSOS, ESTÃO POR AI DESPROTEGIDOS,AS CRIANÇAS ESTÃO COM OS TRAFICANTES NA PORTA DAS ESCOLAS E OMNDE ESTÃO A SEGURANÇA...... NÃO E A PRIMEIRA VEZ QUE VEJO FALAR DISSO...

    ResponderExcluir
  6. A ONDE ESTA A LEI? QUEN FOI NA OCORENCIA,O PAI OU O POLICIAL? CADE OS DIREITOS HUMANOS? FICO INDIGNADO COM ESSES TIPOS DE COISAS

    ResponderExcluir
  7. NADA HAVER COM O OOCORRIDO MAS,

    engraçado as coisas que leio aqui.

    A maioria critica a polícia, outro fala em "DIREITOS HUMANOS".

    Mas se a políca mata estes vagabundos, estes mesmos que aqui escrevem, ficam lamentando a morte do vagabundo, ora bolas, voces tem que saber o que querem.

    ResponderExcluir
  8. "Espero que nossa polícia, alimente seu ego e veja o que está acontecendo no RJ.

    Nem se compara o que temos popr aquí, mas já está mais do que na hora de alguma coisa ser feita, antes que seja tarde demais.

    Acabem com estes "projetos" de traficantes que temos espalhados por nossa cidade.

    No Bela Vista, segundo comentários chegou um ex-presidiário e parece que está vedndendo por lá.

    Já tinha um que a polícia sabe muito bem, é o mesmo que tem uma filial na Vila da Glória, de vez em quando ele atravessa a baía da babitonga, cade a Marinha.?

    Policiais, organizem invasões. Vamos trabalhar enquanto ainda temos "projetos" de traficantes, depois não adianta reclamarem.

    ResponderExcluir
  9. É importante salientar que o blogueiro tomou partido de uma questão familiar, levando a Corporação da PM a vala comum, ou seja colocando toda uma Comunidade contra a PM.

    ResponderExcluir
  10. Anônimo aí de cima, é o seu juízo de valor. Muito bem. Só que quanto aos problemas familiares, o Blog tá nada preocupado. O que interessa é se houve ou não agressão policial a um cidadão. Quanto às acusações feitas àquele que se diz vítima dos policiais, identifique-se e terás as informações publicadas.

    ResponderExcluir
  11. A P.M. TEM SEU VALOR!!!
    O PROBLEMA ESTA NA PREVENÇÃO, NO EXECUTIVO QUE É RESPONSÁVEL PELA EDUCAÇÃO, POR PROJETOS SOCIAIS, GERAÇÃO DE EMPREGOS, CURSOS PROFISSIONALIZANTES, ESPORTE, CULTURA,LAZER.... ENFIM O DE DAR A SOCIEDADE A CONDIÇÃO QUE ELA MERECE... AGORA FICA FÁCIL JOGAR PARA PM TODA RESPONSABILIDADE, PRINCIPALMENTE POR AÇÕES ISOLADAS....
    ASSIM COMO TODA SOCIEDADE, EXISTEM BONS E MAUS.... CABE A CORREGEDORIA DA PM APURAR OS FATOS E PUNIR ,QUANDO HOUVER EXCESSOS....

    LEMBRO QUE O ATUAL PREFEITO PROMETEU QUE IRIA ACABAR COM A CONTRAVENÇÃO, SÓ SE FOR EM DISCURSO!!! VEJO A CIDADE CADA VEZ MAIS COM PROBLEMAS, E ESTES SOBRAM PARA NOSSA POLICIA.

    AI, AI, PARA O BOM SENSO!

    ResponderExcluir
  12. "sÓ FALTOU AO ANONIMO 01/12 AS 22:27, DIZER QUE A CULPA DESSE BANDO DE CHEIRADORES DE FARINHA DE TRIGO, SER CULPA DO LUIZ ZERA, E LAMENTAVEL MEU POVO.
    CHEIRA QUEM QUER, ESTE BANDO DE JOVENS IDIOTAS.
    nAO ADIANTA ESCREVEREM AQUI, SOBRE EDUCAÇÃO, POIS
    ESTA CAMBADA NÃO KER NADA COM NADA.
    QUEM TIVER COM PENA LEVE PARA CRIAR.

    ResponderExcluir
  13. O ANONIMO DAS 22:27 DO DIA 01/12- FALA EM GERAÇÃOM DE EMPREGOS, MAS GARANTO QUE DEVE SER O PRIMEIRO A DEFENDER AS TONINHAS E OS BAGRES DE NOSSA BAIA.
    AI NÃO DÁ NÉ CAMARADA, OU DEIXEM AS EMPRESAS SE INSTALAREM EM NOSSO MUNICIPIO, OU CADA VEZ MAIS VAMOS VER JOVENS, PERDIDOS NESTA M....

    ResponderExcluir
  14. INFELIZMENTE EXISTEM GENTE DESTE TIPO DOS ANÔNIMOS DAS 13:30 E 13:34 HS,
    LAMENTÁVEL A VISÃO ARCAICA, EQUIVOCADA E DESPREPARADA, E MAIS UMA, DESTEMPERADA....

    ABRAÇUUUS !!! AI AI

    ResponderExcluir
  15. Ao anonimo das 12:53.

    Porque voce nao pega um cherador para criar.?

    ResponderExcluir