quarta-feira, 10 de novembro de 2010

Próximo passo: a prova real

O município de São Francisco foi um dos dez ganhadores do Top Turismo 2010, prêmio entregue pela Associação dos Dirigentes de Vendas e Marketing de Santa Catarina (ADVB/SC) na sexta passada, em Penha. Instituições públicas e privadas inscreveram seus cases. O de São Francisco, idealizado pela Secretaria de Turismo, foi "Inserção de São Francisco do Sul na rota dos cruzeiros marítimos", que relata o trabalho da cidade na atração de navios de passageiros. Para esta temporada de verão, 33 escalas aqui na cidade estão confirmadas.

A premiação é um aspecto muito positivo, sem dúvida. Tomara que ao final da temporada, boa parte das expectativas com a vinda dos cruzeiros sejam atingidas. Há quem aponte a falta de infraestrutra da cidade para receber os navios. Não estão errados. Mas sem uma ação mais ousada, arriscada... até quando esperaríamos para trazer para cá turistas de verdade e não apenas veranistas?

Foto: Zera (centro) e Jamille (Turismo) recebem o Top Turismo
Fonte: assessoria imprensa Prefeitura

11 comentários:

  1. Mateus Müller de Oliveira10 de novembro de 2010 às 10:23

    Prezado Saréd e demais leitores do blog.

    A inserção de São Francisco do Sul na rota de Cruzeiros da CVC é importante para que haja uma divulgação de nosso município e pessoas das diversas localidades conheçam as belezas históricas de nossa Ilha Encantada, também por que esta cidade têm imensas belezas que fazem parte do meio-ambiente cultural, concedendo um imenso potencial de visitação e apreciação que levam a pessoa entrar num 'cantinho do paraíso'.
    Por outro lado, a Secretaria de Turismo poderia se empenhar em resgatar junto aos comerciantes grandes artefatos da cultura local, bem como contextualizar os patrimônios históricos dentro do processo de urbanização da cidade, atraindo pessoas de diversas áreas de estudo à realizar pesquisas.
    O interessante seria a valorização destes patrimônios, mas ao mesmo tempo tornar público e acessível o turismo aos francisquenses e turistas, para que não vire fruto da exploração capitalista, por que cidades nas quais os munícipes lucram com o turismo acabam por consolidar o artefato empresarial, por vezes não sendo revertidos em melhorias para a própria cidade, concedendo acessibilidade do passeio à poucos, o que acaba gerando o ciclo da exploração usado pelo sistema capitalista.
    Então, acredito que seria muito proveitoso à comunidade francisquense reivindicar à Secretaria de Turismo partipação nas decisões, a fim de que todos possam ser contemplados no processo de embelezamento da nossa querida São Francisco do Sul.

    Abraço a todos,
    Mateus.
    m.mullerdeoliveira@gmail.com

    ResponderExcluir
  2. Muito bom hein?! Mas falaram que aqui falta agua??

    ResponderExcluir
  3. por favor não esqueçam quando os navios de passageiros chegar a são chico,de distribuirem mascara de proteçao contra o mal cheiro de soja podre proximo ao porto e esgoto a céu aberto no centro.[historico]

    ResponderExcluir
  4. PARABENS PREFEITO LUIZ ZERA ,PARABENS SEC. DE TURISMO E PARABENS A COMUNIDADE FRANCISQUENSE,PENA QUE MUITOS NAO SABEM DO GRANDE VALOR QUE ISSO TRAZ PRA NOSSA CIDADE,TRAZ DIVISAS,GERA EMPREGOS,ETC...CREIO QUE ISSO SEJA APENAS O PRIMEIRO PASSO PRA QUE NOSSA SAO CHICO DEPOIS DE DECADAS SEJA CONHECIDA E RE-CONHECIDA MUNDIALMENTE,VOU FICAR DE PLANTAO NO BLOG,PRA VER SE ALGUNS DAQUELES PESSIMISTAS,CRITICOS,QUE TANTO CRITICAM ESSE GOVERNO VAO TECER ALGUM COMENTARIO POSITIVO,ACHO DIFICIL,MAS SERIA MUITO LEGAL DA PARTE DELES SE ASSIM O FIZEREM.........AGORA FICA MINHA SUGESTAO, SRS.GOVERNANTES DE NOSSA CIDADE,TEM QUE SER CONTRUIDO NA REGIAO DO LINGUADO OU MIRANDA UM PORTAL DE CHEGADA EM NOSSA CIDADE COM INFORMACAO TURISTICA,POSTO POLICIAL E OUTROS .....ISSO SERIA UMA OBRA DE CUNHO SOCIAL MUITO RELEVANTE...
    ABRACUSS..
    C.M.

    ResponderExcluir
  5. resposta ao anonimo das 15:48 , primeiramente gostaria de perguntar ao nobre se ele jah passou virada de ano,final de semana ou carnaval em outras praias como exemplo camboriu????pela sua pergunta creio que nao,essa falta de agua em nossas praias desde que eu me mudei pra cah em 1980 jah acontecia,e naquela epoca a populacao frequente era bem menor que hoje, e os turistas que vinham pra cah tambem eram bem menor,entao meu caro,isso infelizmente serah muito dificil de acabar,o que tem que ser feito eh a comunidade,os comerciantes em geral fazerem o que eu fiz,gracas a Deus fazem 2 temporadas que eu nao fico sem agua nem um dia, comprei uma cxa d"agua de 2 mil litros,quando chega mes de dezembro,mantenho a caixa sempre cheia,e acabou o problema,isso eh de um custo barato,facil de comprar e a benfeitoria que isso traz pra nossa familia......quem nao quizer se incomodar essa temporada recomendo se prevenir,com certeza vai faltar agua de novo.
    c.m.

    ResponderExcluir
  6. TÁ QUASE “BÃO”

    Participei de uma reunião sobre o turismo em SFS realizado na Vila da Glória na quinta-feira passada onde a Secretária Jamile fez uma explanação do que já foi e do está sendo feito para receber os passageiros dos cruzeiros. É provável que no início tenhamos alguns problemas estruturais e de RH, porém acredito que com alguns investimentos em infra-estrutura e qualificação profissional, com a boa vontade do nosso povo e o empenho do executivo, chegaremos ao grau de excelência. Estive em alguns lugares onde navios de passageiros fazem escalas que não tem a estrutura que nós temos e os passageiros saem satisfeitos.
    Parabéns ao Prefeito Luiz, à Secretária Jamile e a todos que participam deste projeto. Espero que estas escalas se perpetuem e se multipliquem e que o retorno seja a melhoria da qualidade de vida de todos nós.

    ................................................

    Parabéns Mateus! Sábio ponto de vista.

    ................................................

    DUAS ANDORINHAS...

    SOS BABITA é muito bom saber que não estou só.

    JOEL SOUZA

    ResponderExcluir
  7. Ei...não esqueçam de avisar aos turistas que: - se chegarem no domingo de manhã ao centro histórico e quiserem tomar um café da manhã admirando os casarões antigos e a Baía da Babitonga não poderão fazê-lo...só na parte da tarde - de manhã padaria não abre... - restaurantes só funcionam até a 14:00. Depois desse horário vai ter sorte se encontrar algum aberto e com um garçom disposto a atendê-los gentilmente - eu, como cliente, não tive essa sorte...o garçom reclamou dos clientes na minha frente e nem estava perto da hora de fechar... - cuidado com os buracos no calçamento do centro... - mulheres usem sempre calçados baixos, caso contrário poderão sofrer uma entorse... - lojas abertas nem pensar, muito menos em um domingo... Espero que eu esteja errado e que, sempre que um navio atracar, não tenha um ônibus esperando pelos passageiros para levá-los às cidades vizinhas como já aconteceu outras vezes. E que os empresários tbm mudem a mentalidade referente ao atendimento, porque cidade turística “não fecha para o almoço”... Queria aproveitar e cumprimentar o “engenheiro de trânsito” que bolou aquela rotatória que fizeram perto do SAMAE....está d i v i n a!!!!! Quem tem um carro um pouquinho maior e vem do Cicino para o centro faz a rotatória maravilhosamente bem... passando pelas tartarugas... Também quero deixar aqui o meu cumprimento para a mente brilhante que fez a “brincadeirinha” de zig-zag na rua do Museu do Mar. A criançada gostou do vai e vem do carro e sempre me pede para passar por lá para brincar...Agora tira uma dúvida: como o caminhão do corpo de bombeiros faria para chegar com rapidez em caso de incêndio?????? Não só no Museu mas em todas as ruas onde o transito será mudado???? Só mais uma coisa....como ficará o carnaval de São Chico depois da “revoltante” mudança do transito no centro da cidade??????? Não vão interditar a Babitonga ou o turista vai ter que dar a volta na Barão???????

    ResponderExcluir
  8. OLHA, AGORA COM ESTE PREMIO É BEM CAPAZ DO PREFEITO SE INTITULAR O MELHOR DO BRASIL...ENQUANTO ISTO EU PERGUNTO, A- TEMOS ATRATIVOS PARA RECEBER OS TURISTAS, OU ELES VÃO VISITAR AS CIDADES TURISTICAS PROXIMAS... B- EXISTE UM HOSPITAL UTI PARA ATENDER OS TURISTAS. ENFIM, NÃO BASTA VIR OS NAVIOS TEM DE HAVER INFRAESTRUTURA... SE CHEGARMOS AO MESMO NUMEROS DE NAVIOS DE PASSAGEIROS, NA TEMPORADA, DE ITAJAI, ME DAREI POR SATISFEITO! AI, AI, QUERO VER O FINAL AI SIM VALERA O PREMIO...

    ResponderExcluir
  9. sou de sao chico trabalho de garçon em joinville,os empresarios daqui ja estao se movimentando no sentido de atender esses turistas,que vao vir por sao chico,hoteis e restaurantes estao selecionando proficionais que no minimo falem dois idioma,empresas de turismo estao dando treinamento aos seus empregados para melhor atender esses turistas que virão estão elaborando seminarios em varias areas do turismo e muito mais,até araquari tem restaurantes fasendo melhorias para atender os turistas,e sao chico que vai faser alem dos predios antigos a maioria em ruina nao temos restaurantes suficiente para atender essa classe de clientes, é por isso que a maioria dos turistas virao para joinville; é com tristeza e raiva que escuto piadinhas tipo os turistas chegarão no porto de joinville passarão por sao chico e região até chegar aqui onde terão hotéis restaurantes museus e proficionais aptos para atendelos.

    ResponderExcluir
  10. Seu C.M legítimo puxa-saco
    Em 1980 não havia água canalizada na Enseada meu amigo, se o Sr. morava lá sabe muito bem que a água era de poço e contaminada com os dejetos das fossas, não lembra não ?
    Á gua canalizada e distribuida pela SAMAE so a partir de 2001 chegou nas praias

    ResponderExcluir
  11. O RECADO TÁ DADO PELO, A ( ASSESSORIA) M (MUNICIPAL) QUE ESTA LIGADISSIMO COM O PREFEITO.....

    VAI FALTAR ÁGUA....

    AI, AI, PARA, O EU PROMETO!

    VAI TER GENTE MUDANDO DE NOME E OU DE CIDADE!!!!

    ResponderExcluir