terça-feira, 9 de novembro de 2010

Sai edital de licitação da 280

Do A Notícia (coluna de Jefferson Saavedra) de hoje... 


SAI, FINALMENTE, EDITAL DE DUPLICAÇÃO DA BR-280
Uma das demandas históricas da região Norte dá um passo gigantesco hoje, com o lançamento do edital de duplicação do trecho da BR-280 entre Jaraguá do Sul e São Francisco do Sul. O aviso da licitação foi publicado ontem no “Diário da União” e hoje o edital da concorrência estará disponível no DNIT. Há duas semanas, foi feita uma “apresentação” da licitação. A cobrança pela duplicação do trecho de 75 quilômetros é feita desde a década de 90. Em 2008, a então ministra da Casa Civil, Dilma Rousseff, prometeu o edital ainda para aquele ano, sem sucesso. Como estava previsto, a obra será dividida em três lotes (veja quadro em PDF no final da coluna). O custo estimado da obra é de R$ 941,6 milhões. Os detalhes do edital serão conhecidos hoje, mas o trecho sobre o canal do Linguado, em São Francisco do Sul, deverá ficar fora. O Ministério dos Transportes vai aguardar a decisão judicial sobre o canal para decidir qual a solução a ser adotada. O Ministério Público Federal entrou com ação na Justiça Federal cobrando a reabertura. Os estudos sobre os impactos da remoção do aterro foram realizados, mas a Justiça ainda não tem decisão definitiva.

Três anos de obras
Pelo cronograma anunciado ontem pelo DNIT, as propostas para os três lotes devem ser abertas em dezembro. Se tudo der certo, isto é, a concorrência não escorregar para pendengas jurídicas, é possível iniciar as obras já no primeiro trimestre do ano que vem. Cada um dos lotes tem prazo de três anos para a conclusão.

Ponte no Linguado
Se a solução a ser adotada no canal do Linguado for a construção de uma ponte – que era o plano original do Ministério dos Transportes – serão necessários mais R$ 160 milhões. E possível que a ponte seja construída independentemente da abertura ou não do canal, mas o governo federal quer mais garantias jurídicas.

2 comentários:

  1. Que BOA NOTICIA, SARED!!!!

    AI, AI, UFA ATÉ QUE EM FIM!

    ResponderExcluir
  2. Ate quem fim teremos a duplicação da br-280 graças ao nosso Lulinha porque se tivesse ganhado o Serra teria que esperar mais alguns anos vamos apreder a votar e gente que gosta de gente.

    ResponderExcluir