sexta-feira, 3 de dezembro de 2010

Decreto endurece fiscalização ao desperdício de água

Quem for flagrado lavando carros, calçadas, molhando plantas ou trocando água da piscina com água do Samae nos próximos noventa dias será advertido e poderá ser multado. O prefeito Luiz Zera assinou decreto na sexta-feira passada no qual diz que “Os estabelecimentos industriais, comerciais e residenciais deverão restringir o uso da água potável ao mínimo indispensável para suas atividades consideradas essenciais, conforme as suas especificidades.” 


Além do Serviço Municipal de Água e Esgoto, secretarias como Meio Ambiente, Balneários, Turismo, Infraestrutura e Obras participarão da fiscalização. Quem for flagrado desperdiçando água (de acordo com os parâmetros do decreto), será autuado e multado - no caso de repetir a infração. A multa tem como referência a taxa básica de R$ 16,50. A primeira multa corresponde a duas vezes a taxa, sendo dobrada a cada reincidência


O que fica proibido com esse decreto pelos próximos noventa dias: com a água do Samae não poderão ser lavados veículos (inclusive pelos postos de lavação); não poderá haver irrigação de gramados, jardins ou floreiras; reposição ou troca de água de piscinas, sejam residenciais ou de clubes; lavação de muros, calçadas e prédios; não será permitido também molhar ruas (prática comum para baixar a poeira corriqueira no verão). 


A Prefeitura justifica a adoção das regras com o grande aumento da população durante a temporada de verão. Outro motivo: a Estação de Tratamento de Água, segundo a Prefeitura, está trabalhando no limite máximo da capacidade. 




Na última temporada houve muitos dias de desabastecimento. Pessoas que tinham alugado casas chegaram a abandoná-las porque não podiam tomar banho ou cozinhar. Além dos turistas, boa parte da população local foi afetada pela falta de água. 


Ainda durante a temporada, a Prefeitura prometeu construir uma caixa d’água de 4 milhões de litros no morro da Enseada e ampliar a rede de distribuição. Nenhuma das duas coisas foram feitas. No caso da ampliação da rede, atrasos na licitação para a contratação de empresa para tocar as obras e para a compra de materiais impediram o Samae de iniciar os serviços.

69 comentários:

  1. a ADM atual teve 1 ano para se preparar,prometeu...e não cumpriu..quem paga é o povo.

    ResponderExcluir
  2. Uma solução, para não ter que abdicar do cargo e mudar de nome...ou já esqueceram do que foi dito no JA da RBS?

    ResponderExcluir
  3. Apesar dos prometidos e não cumpridos, e, talvez não o sejam tão cedo, a atitude do Executivo vem em boa hora e já não é sem tempo! Acho absurdo o cidadão vir de outros locais e sabendo já há muito tempo dos problemas de falta de água nesta época, dentro do maior egoísmo, desperdiça água como se ele fosse o único a necessitar de um bem que pertence a todos. O único "PORÉM" do decreto é o prazo de 90 dias. Deveria ser definitivo. Prá sempre!

    ResponderExcluir
  4. "Prefeito, nem os postos de lavação de carros?

    Lamento informa-lo, mas acredito que este decreto
    valeria para a cidade de CURITIBA, onde 90% das ruas sao asfaltadas.

    Mas para nossa cidade onde 10% são asfaltos, 10% uns paralelepípedos nojentos, onde os amortecedores dos carros tem vida curta, um exemplo é aquele trecho á beira-mar no UBATUBA.

    80% são ruas de barros, cheios de buracos,ficarmos noventa dias sem lavar-mos o carro é mais uma piada desse seu governo.

    Sua Exelencia pode lavar o carro em joinville, onde não tem ACELOR MITAL para beber toda nossa agua.
    Isto sem falar no desemprego.

    A não ser que a Prefeitura arque com o salário dos funcionários das lavações durante noventa dias.

    Sinceramente ás coisas tem que ser discutidas antes de serem jogadas na cara do povo.

    ResponderExcluir
  5. O cidadão francisquense vai ter que "pagar"
    pra turista ter vida boa,é brincadeira!!!

    ResponderExcluir
  6. Mateus Müller de Oliveira4 de dezembro de 2010 14:06

    Prezados Amigos, Boa Tarde.

    Algo que realmente prejudica uma administração pública, são os discursos políticos, os quais são feitos no ápice da emoção, mas estes mesmos governantes acabam encontrando dificuldades e não realizando-os, as vezes por falta de empenho, outras vezes por falta de habilidade diplomática para conseguir vencer as etapas dos entraves burocráticos.
    Espero que o Prefeito Luiz Zera não prometa mais as realizações das quais ele com sua equipe não conseguem cumprir; isto é algo que o mesmo tem de corrigir.

    Abraço,
    Mateus.

    ResponderExcluir
  7. I will be back:

    As vezes parece que São Frco. do Sul, vive em um Estado de exceção , só aqui se cria multa por Decreto, considerando que a multa tem natureza de pena, portanto, decorre de lei para sua instituição.
    Em vez de criar a referida multa por Decreto, por que o Executivo Municipal não cria uma pena de morte, ou prisão perpétua, ou de perda dos bens, ou de banimento?
    Ficam aqui meus breve comentários, espero que quem venha s ser compelido a pagar, faça valer seus direitos judicialmente.

    ResponderExcluir
  8. Eles nao fizeram e nos "pagamos o pato"

    ResponderExcluir
  9. Já na administração do Luiz Zera vai ser a segunda vez em que ficaremos sem água no verão.

    ResponderExcluir
  10. O Prefeito não iria resolver o problema da falta de água ????????????????????

    ResponderExcluir
  11. Caro amigo sared, qual sua opinião sobre a provável falta de água para a próxima temperada de verão?

    ResponderExcluir
  12. morador da tapera indignado6 de dezembro de 2010 07:54

    Sou morador da Tapera,em hipótese alguma vou deixar de lavar meu carro por 90 dias,também moro longe da praia e sempre que houver necessidade vou encher a piscina plástica de meus filhos.

    ResponderExcluir
  13. ABSURDO SR. PREFEITO.

    ResponderExcluir
  14. Sr. Prefeito os veículos da frora municipal( incluindo ambulâncias)vão ficar 90 dias sem serem lavados???

    ResponderExcluir
  15. Como vai ficar um individuo que vive de lavação e carros,será que a prefeitura vai pagar algo para estas familias, e o jardim de nossas casas como fica,será que os jardins lindos do capri vão ficar sem agua. Brincadeira isso a cade a promessa de mudar de nome se faltasse agua no verão? Será que prejudicando o morador de sfs é que vamos conseguir fazer o turista se divertir no verão,será que o turista fica o ano inteiro gastando no municipio,senhor prefeito preste atenção em seus minicipes.

    ResponderExcluir
  16. NÃO SE PODE ESQUECER QUE NO INÍCIO DO ANO,TEVE GENTE QUE AFIRMOU EM REDE ESTADUAL DE TELEVISÃO QUE MUDARIA DE NOME E RENUNCIARIA DE SEU CARGO,CASO NESTA TEMPORADA 2010 PARA 2011,TIVESSEMOS DESABASTECIMENTO... QUAL SERA O NOVO NOME QUE O FUTURO EX-OCUPANTE DO CARGO IRÁ ADOTAR ? SOU WALDIR,ALERTA SEMPRE...

    ResponderExcluir
  17. CARO SARED E LEITORES DO BLOG, É BRINCADEIRA!!!! ESTA MEDIDA, QUE É PARA AGRADAR OS TURISTAS, É O RETRATO DA FALTA DE CAPACIDADE DE CUMPRIR O PROMETIDO, DAS PALAVRAS LARGADAS AO VENTO... TRANSFEREM A RESPONSABILIDADE PARA O POVO, PELA INCAPACIDADE DE GERIR SOBRE A QUESTÃO DA ÁGUA PARA OS BALNEÁRIOS. DEPOIS, AQUELES "PUXA SACOS" VEM AO BLOG DEFENDER ESTE GOVERNO. FALTA MUITO PARA HAVER RESPALDO POPULAR ÀS AÇÕES EQUIVOCADAS DESTA ADMINISTRAÇÃO!!! AI, AI, VAI TER QUE MUDAR DE NOME ( REMEMBER???)

    ResponderExcluir
  18. É brincadeira os proprietários dos postos de lavação pagam alvarás e não poderão trabalhar.Quantas pessoas ficarão desempregadas em SFS neste final de ano por causa deste decreto? O governo mais uma vez prejudicou os francisquenses.

    ResponderExcluir
  19. Eu vou sim lavar meu carro toda semana como sempre faço, também molharei minhas plantas etc.Não vou mudar minha rotina por causa da incopetência da Prefeitura.

    ResponderExcluir
  20. Concordo que se deve fazer uma conscientização para evitar o desperdício de água, mas quero ver alguém cumprir o que prometeu publicamente na TV, acho que foi em abril, no jornal do almoço especial, oportunidade na qual PROMETEU QUE NÃO FALTARÁ ÁGUA NO VERÃO 2010/2011. Quero ver!!! Como vou fazer para lavar meu carro? Pagar 20, 25 ou 30 reais? Mas não mesmo!! Vou lavar atrás de casa! O povo daqui é que tem que ser valorizado, pois está o ano todo aqui, movimentando a economia do município. O turista vem e vaí e não deixa tanto dinheiro assim como se acha... Vem com o tanque cheio e com o porta-malas cheio que é mais barato em cidades maiores e só deixa a sujeira aqui. Os moradores daqui é que acabam sendo penalizados pela vinda dos turistas.

    ResponderExcluir
  21. Lembro-me muito bem que uma certa ONG, havia alertado para problemas com desabastecimento ao longo dos anos em São Francisco do Sul. ESSA ONG É A AMECA. Uma das ÚNICAS que teve coragem para levantar o problema, devido ao forneciemnto de água (uma quantidade que daria para abastecer vários balneários) de classe Especial para a VEGA / ARCELOR. E agora cobrar de quem? Do Estado, irresponsável, que controla concessões ambientais através da FATMA. Cobrar do Município, que assinou e incentivou um protocolo frágil, defendido a ferro e fogo pelo atual Secretário de Comércio, Indústria e Porto que era vice Prefeito, ou cobrar da POPULAÇÃO FRANCISQUENSE que aceita passivamente tudo que por aqui chega. As consequências estão só começando.

    ResponderExcluir
  22. PREFEITO SEJA HUMILDE,VOLTE A RBS TV E ALERTE A TODOS QUE PETENDEM ALUGAR CASAS DE VERANEIO EM SFS QUE HAVERÁ NOVAMENTE DESABASTECIMENTO DE AGUA EM NOSSA CIDADE.

    ResponderExcluir
  23. Corretíssima a atitude do prefeito.Sem contar que a população tem quer ter a consciência que água é um recurso natural que pode acabar um dia.
    Portanto, é de bom tom que se penalize a quem exagera.
    Para os que adoram gastam demasiadamente, além da multa sugiro que as taxas sejam mas caras.

    ResponderExcluir
  24. Já basta a buraqueira que a SAMAE apronta na cidade inteira cada vez que faz um reparo na rede de água, agora tem mais essa!

    ResponderExcluir
  25. PAGAMENTO EM DIA... E SEM ÁGUA.

    Na Vila da Glória também faltará água porque os compromissos de apoio da Prefeitura, Samae e MP só ficaram no papel (TAC).
    Esse Decreto só valerá para a Ilha, Estaleiro e Frias, pois quem administra a rede d'água na Vila da Glória e Praia Bonita é a Ascoredi.
    A situação do abastecimento d'água na Vila da Glória está ficando crítica porque é grande a quantidade de novas residências,que aumentará com a pavimentação asfáltica da Estrada Geral.
    A taxa mensal de manutenção da rede d'água (não é conta d'água) é de apenas R$14,00, é fixa porque não tem hidrômetro e muitos usuários não pagam em dia. Isso limita a capacidade de investimentos na rede. A Ascoredi é uma Entidade que não pode visar lucro e não pode ser punitiva, por isso precisa do apoio de órgãos públicos, privados e da comunidade em geral no sentido de manter suas contribuições, tanto de apoio como financeiro para que a Ascoredi possa exercer suas atividades sociais.

    Associado da Ascoredi

    ResponderExcluir
  26. Quero ver o que o Covarde Municipal vai falar agora.
    Defender atitudes irresponsáveis de um Governo que não respeita os seus munícipes? Que valoriza sempre os que vem de fora?
    Sinceramente? De governos assim não precisamos nunca mais.
    2012 é logo ali.

    ResponderExcluir
  27. Sared se o samae gastou 4 milhõe como disse o diretor Fernando, com melhorias nas redes para que não faltasse água!!!
    PORQUE ESSE DECRETO????
    ONDE FOI INVESTIDO TODO ESSE DINHEIRO???
    SERÁ QUE O DIRETOR DO SAMAE E O PREFEITO
    DODERIAM NOS EXPLICAR????????????

    ResponderExcluir
  28. Pergunto se Arcellor Mital, também como os lavadores de carros vão ficar 90 dias sem agua??

    ResponderExcluir
  29. Ano passado choveu pra kcete e faltou água nos balneários. Este ano estamos com pouca chuva e vai ser uma catastrofe.
    Indenpendente dessa administração fraca que temos, o certo que a economia de água tem que ser permanente.
    Isso se chama consciência ecológica e normalmente é atribuída às pessoas inteligentes e de bom senso.
    No Brasil e aqui nesse blog infelizmente são chamados de"ecochatos".
    Vem budum por aí...

    ResponderExcluir
  30. no domingo choveu, na segunda feira havia um funcionario muito empenhado em regar as flores e grama, com a mangueira conectada a torneira +- 08:30 da manha, na Secretaria de /agricultura e Pesca/Epagri, na terça uma piscina estava sendo esgotada a agua coria pela rua nas proximidades da carioca(talvez a agua seja de poço), vão fiscalizar saido nas ruas ou apenas se houver uma ligação informando o ocorrido? e orgão publico também vai levar multa?

    ResponderExcluir
  31. Nos vamos pagar pela incopetencia. Não estamos sofrendo estiagem, qual é realmente o problema? A Promessa do Prefeito feita em rede Regional, de que não faltaria agua nesta temporada? Agora nos vamos economizar para os farofeiros vir aqui nas prais aproveitarem. Eu preferia não abrir a temporda deste ano. Vai faltar agua de qualquer jeito.

    ResponderExcluir
  32. O prefeito devia ter parentes como lavador de carro, ai nunca ele baixaria este decreto lei. O que deveria fazer e a VEGA DO SUL deixar de gastar tanta a nossa agua, só ela gasta sozinha quaze 40% de nossa aGUA.

    ResponderExcluir
  33. O prefeito esquece que ele não é a CONSTITUIÇÃO FEDERAL... Eu pago pelo serviço e deu. A água que consumo não é de graça e nem dada por ele. É VENDIDA pelo poder publico. O mesmo poder publico que NÃO TEM COMPETÊNCIA ADMINISTRATIVA para resolver de modo permanente os problemas do municio. Eu vou continuar regando minhas plantas e quero ver alguém me multar. Eu processo...

    ResponderExcluir
  34. Ué o Prefeito não disse que resolveria o problema da falta de água em SFS? Como pode dizer que em 1 ano iria construir no morro da Enseada uma caixa dágua com capacidade para 4 milhões de litros. Prefeitura, para que tudo isso fosse feito, dependeria de LICENÇA AMBIENTAL , LICITÃO e uma coisa que se chama COMPETência, o que falta a esse governo.

    ResponderExcluir
  35. Alguém poderia me dizer o que o Prefeito já fez para evitar/solucionar toda esta problemática da falta de água durante a temporada de verão?

    ResponderExcluir
  36. No Distrito do Saí o desperdício corre solto, pois nas residências e comércios do Estaleiro, Frias e proximidades não existem hidrômetros porque a água não é tratada e a conta d’água não é cobrada pelo SAMAE. Na Vila da Glória, Praia Bonita e proximidades a distribuição d’água é de responsabilidade da Ascoredi. Ali também não existem hidrômetros. Muitos não pagam a taxa de manutenção da rede d’água, fornecem “rabichos” aos parentes e vizinhos e além de ameaçarem a Ascoredi no caso de corte de fornecimento, não vão para o SEPROC porque a Ascoredi é uma entidade social e sem fins lucrativos. O consumo é grande: +- 300 litros/dia por habitante.

    ResponderExcluir
  37. Só falta agora a Prefeitura limitar o uso de descarga nas privadas.

    ResponderExcluir
  38. Estação de Tratamento de Água, segundo a Prefeitura, está trabalhando no limite máximo da capacidade. É amigos imaginem o caos durante a alta temporada de verão.

    ResponderExcluir
  39. “O melhor governo é aquele em que há o menor número de homens inúteis”.
    Voltaire

    AI, AI,

    ResponderExcluir
  40. Isto é a atitude desta administração pífia que esta comandando nossa cidade.Não conseguem reverter mais o olocausto politico que se encontra nossa cidade e resolvem as suas incopetências desta maneira. Sinceramente a todos que votaram neles eu só tenho a desejar boas festas , prospero ano novo e BEM FEITO, colham o que plantaram, voto tem concequências desastrosas como esta que estamos passando. BEM FEITO.Bem feito mesmo.

    ResponderExcluir
  41. CADE O ANTIGO SECRETARIO DE INFRAESTRUTURA QUE PROMEMETEU AGUA E NÃO FES? CADE A SAMAE QUE PROEMETEU AGUA E NAO FEZ? CADE O PREFEITO QUE PROEMETEU AGUA E DISSE QUE MUDAVA DE NOME E NAO FEZ? UMA ANDORINHA SO NAO FAZ VERÃO MAS SE TIEVESSEM SE UNIDO E TRABALHADO COM AFINCO IAMOS TER AGUA AQUI. HAJA PACIENCIA.

    ResponderExcluir
  42. Ué Paulinho - Reta, não é você juntamente com o Caio 11 que defendem tanto o Prefeito?
    Vocês da Reta ficarão sem água novamente, podem esperar, porque a água irá prioritariamente para os turistas do Ubatuba, Enseada, etc .... e o povo francisquense ... top,top.

    ResponderExcluir
  43. Caio 13- So tenho a lamenta seus comntarios, gosto de ler algumas coisa suas, mas nessa questão meu camarada, voce foi infeliz. Não quero acreditar que voce quer uma oportunidade na Prefeitura, até porque sei de sua capacidade e voce não precisa chegar tão baixo. Concordo em elogiarmos o Prefeito quando as coisas tem um fundo de coerência, mas neste caso, apoia-lo ja é demais, e ainda sugerir um aumento nas tarifas, realmente tenho que acreditar seu numero esta mudando de 13 para 11.

    ResponderExcluir
  44. A ONÇA JÁ BEBEU MUITA ÁGUA DE GRAÇA VINDA LÁ DO DISTRITO DO SAÍ.
    AGORA ESTÁ NA HORA DE A COBRA FUMAR...E COBRAR!

    ResponderExcluir
  45. A ÀGUA DE GRAÇA? VOU MORAR NO ESTALEIRO!

    ResponderExcluir
  46. gostaria de lembrar ao prefeito que só se cria este tipo de decreto em épocas de estiagem e não pela incompetencia da administração pública.

    ResponderExcluir
  47. não se espante se não houver rodizio na cidade vai ser o primeiro verão que a cidade vai sofrer em prol das praias

    ResponderExcluir
  48. Colegas, a questão sobre a água ou a falta dela em SFSUL, é notória e em todas as gestões e eu concordo que o desperdício por parte de pessoas que não tenham a noção que o precioso líquido seja um recurso natural de forma finita, portanto,se este ou aquele governo cobrar ou multar esta mais do que correto.

    Com relação ao governo atual, tem que urgentemente afastar o Secretário de Obras,porque até agora não disse ao que veio.

    Não vou me alongar, porque estou de férias e em um lugar muito encantador.

    ResponderExcluir
  49. Quem não herda ,morre na @#erda!!
    Tá ai a herança do defunto.
    E as viuvas que façam poços em seus quintais,pois o tempo de bonança e gastança acabou-diga-se de passagem-para 1/2 duzia.
    Agua captada,aduzida,tratada e distribuida tem custo como qualquer outra materia extraida da natureza.
    E como a tendencia é de excasses ,com certeza será comercializada e regida, como o petroleo,pela oferta e procura.
    Isso é só o começo.
    Leiam mais o noticiario,meios de informações oficiais e meios de comunicação confiaveis e perceberão que a racionalização da agua só esta começando agora por aqui,por que vivemos num país onde a agua é abundante.
    Quanto a distribuição,repito,HERANÇA!!!

    Para o Prefeito?
    Nota 11 ,corajo ,audacioso,e arrojado,pois essa medida deveria ser tomada a muitos anos atrás e não houve um dito prefeito popular que tomasse tal atitude.
    Faço minhas as palavras ditas ai em cima,deveria ser decretado com vigencia para o restante do ano.

    ResponderExcluir
  50. Eu nao ia me manifestar sobre esse assunto,mas lendo alguns comentarios aqui nao me contive:-
    Tem um cidadao acima que disse que vai lavar carro quando quizer e encher a piscina plastica ,meu amigo pare de ser egoista,pessoas como vc talvez nunca tenha viajado pra fora de sao chico por isso nao sabem o que acontece em outras cidades muito mais estruturadas que sao chico em alta temporada,dai pergunto a outros que aqui tanto criticam e cobram desse governo a solucao da agua, alguem aqui comentou que quando o governo passado (pmdb) durante as campanhas tambem prometeu que iria resolver o problema da falta da agua e passsaram 8 anos no poder e nada fizeram ????gente esse problema da falta da agua nunca vai acabar,talvez podem ate minimizar,podem construir caixa de 1,2,3,4...milhoes de litros em qualquer morro que nao resolverah o problema,pois notamos que com a falta de agua que temos tem pessoas que dizem que nao querem ajudar a racionar,agora imagine se tiver agua em abundancia quao grande seria o desperdicio ne ????eu particularmente nao atiro a primeira pedra pois ela podera vir a cair em minha propria cabeca,eu fiz a minha parte pra me prevenir,instalei uma caixa de 2.000 litros no fundos de casa,mantenho ela sempre cheia,ao inves de tomar 3 ou 4 banhos por dia no verao tomo apenas 1 ou 2 ......carro se precisar lavar quando vou em joinville uma vez por mes lavo lah mesmo, ou quando cai uma boa chuva de verao aproveito e lavo o carro,existem varias formas de colaborar com o racionamento,vamos ser otimistas,colaboradores,isso eh apenas 2 meses ,ninguem vai passar fome ou sede se cada um colaborar com o governo municipal,pensem numa sao chico melhor,vamos entrar em 2011 com pensamentos positivos,vamos deixar de ser pessimitas,vamos se unir e construir dias melhores pra nosso filhos e netos,essa agua que vc pensa em despedicar hoje poderah fazer falta pra um doente no hospital,pra uma crianca ou ateh pra vc mesmo.......Pense Inteligente ,todos vao ganhar com isso......
    abracusss
    c.m.

    ResponderExcluir
  51. Nossa! Quanto veneno destilado!
    Srs, não posso acreditar que alguns munícipes se achem superiores aos demais. Gastar água por gastar, é pura falta de civismo, responsabilidade social e ignorância. Independente de culpas, os demais moradores e turistas não devem ser penalizados porque alguns não querem colaborar com o coletivo, continuando a jogar água fora de forma desregrada. Estes que declaram que irão continuar o desperdício desnecessário deveriam repensar suas atitudes. Está certo o governo ao restringir o uso deste precioso bem para que sua distribuição seja mais equânime e para fins mais nobres. A solução é difícil e demorada porque o aumento do consumo na temporada é superior à possibilidade de tratamento. Queremos ser uma cidade turística e desenvolver atividades econômicas com o turismo, portanto devemos tratar nossos visitantes com urbanidade e civismo.

    ResponderExcluir
  52. o que? a arcellor mital tem aver com falta de agua em sao chico digo nada,a agua que eles usam é uma rede independente,e é da casan que muitas veses ja cedeu agua para samae,portanto o problema não é agua é falta de tubulaçoes que resistam a força das bombas. quanto aos lavadores de carros façam qual os flanelinhas é só usar um balde. tenha paciencia

    ResponderExcluir
  53. Isso tudo acontecendo... Alguém me falou que os mananciais pertencem ao município e devem ser explorados em prol do benefício coletivo, porém a CASAN que visa lucro (e que lucro ela tem! Se alguém duvidar é só dar uma olhadinha no balanço) é que explora a água dos mananciais da Vila da Glória e vende para a Vega e... pasmem! O excedente vende para o Samae. Além da Casan ter um faturamento mensal junto à Vega bem superior a 200 mil/mês, o excedente que vem da Vila da Glória e vai para o Samae passa por um hidrômetro e o Samae paga essa fatura.

    ResponderExcluir
  54. punem a comunidade com decreto mas por outro lado teriam deixado fazer durante o ano de 2010 mais de 1.000 novas ligações isso é um afronto a população.

    ResponderExcluir
  55. VILSON - ROCIO PEQUENO13 de dezembro de 2010 05:53

    Caio 13 A maioria dos servidores públicos sofrem para pagar suas contas devido ao arrocho salarial e vc ainda tem a infelicidade de sugerir um aumento na tafifas da água.

    ResponderExcluir
  56. antos, lamentavelmente voce nao me conhece meu camarada. Sou uma pessoa que gosto de ajudar o próximo, tenho 40 anos e sempre ajudei meus vizinhos, não sou e nunca fui a favor de prefeito algum. Acredito no trabalho do ser humano. Hoje tenho casa propria, carro, um filho onde posso dar-lhe tudo o que precisa "DENTRO DO BOM CENSO E CLARO", uma esposa maravilhosa e tudo isto a custa de meu trabalho, sem nunca puxar o saco ou mamar em algma teta. Tenho nojo de politicos, acredito que para ser uma grande político tem que ter uma grande capacidade, SABER MENTIR, e isto eles fazem muito bem. Se voce procurar ler todos meus comentario "PROCURE NOS ARQUIVOS" e verá que sempre procurei ser coerente. Sei que dói em voce, uma empresa para nossa cidade, pois voce e um enorme defensor dos bagres e das toninhas. Nâo votei no Zera, votei no Godo,mas nem por isso vou deixar de criticá-lo ou elogiá-lo qundo ele realmente estiver bem. Hoje não se ve tanto funcinário público desfilando pelo centro como outrora se via. O Odilon foi um grande prefeito, mas acredito que sua fase já passou. A Ordem aos poucos está retornando, se isto lhe faz mal, desculpe. Tenho alguns amigos no bairro Bele Vista (RABAZEDO) voce que se acha o defensor dos bagres, estão prestes a desmanchar toda aquela vista, riscar a praia do Ingleses do mapa. Quero ver se voce ira defender de unhas e dentes, assim como defendeu a não criação de um porto na laranjeiras, afinal nas laranjeiras moram bagres e toninhas, e no bela vista e nos ingleses moram seres humanos. DEFENDA-OS SE TIVER CAPACDADE. Quanto ao Prefeito, devemos tirar o chapéu no que tange a saúde de nosso município, devemos saber criticar e elogiar mais parece que voce não conhece a palavra ELOGIAR. Lamento. E se meus comentários te chateiam, só a voce não escreverei mais, tomarei a liberdade de apenas ler. Mas faça algo por voce, olhe para O FUTURO. E não adianta vir aqui escrever asneiras, pois o teclado aceita tudo.

    ResponderExcluir
  57. A água é um bem de todos e uma necessidade do ser vivo. Não pagamos a água, pagamos o tratamento dela, o custo operacional e de manutenção. É muito simples abrir a torneira e deixar a água jorrar, penssando que esta caindo do céu como se fosse chuva. Não é porque voce paga que tem que disperdiçar, água tratadada tem que ter uso racional. Se não sei viver em comunidade, mandarei desligar meu hidrometro e construirei um poço nos fundos de minha residencia. As pessoas que malham essa medida, ou fazem por simples politicagem, ou são desinformadas, tem que deixar de ver novelas e assistir aos jornais diariamente. Parabens prefeito pela atitude.

    ResponderExcluir
  58. Vilson, o Servidor Público só recebe mal, porque em gestões anteriores, os aumentos e reposições não foram dadas, correto? em todas as gestões o servidor municipal, não recebeu a devida atenão , para com aumentos e para uma melhor qualidade no trabalho.

    Segundo, eu vou repetir, que para quem abusa no descontrole da água tem que ser multado SIM, independente de ser da classe humilde ou não!

    Infelizmente o povo só aprende quando recebe uma multa ou quando mexe no seu bolso, é só fazer uma média e cobrar a mais no execesso do gasto de água, simples.

    Não vai ser nesta gestão ou em outra que vamos acabar com a falta de água praia, o problema é que nada foi investido em administrações anteriores e sobrou para esta.

    Com relação a atual gestão, peca em muitas coisas, muitas mesmo, mas é melhor ter esta gestão ruim , do que a volta dos que já administraram e faliram, sucatearam Sfsul e eu posso dizer que todos os que passaram nesta prefeitura foram horrorosos,pois sempre governaram para poucos e pensam que o povo francisquense é LIXO!

    ResponderExcluir
  59. Eu nao ia me manifestar sobre esse assunto,mas lendo alguns comentarios aqui nao me contive:
    SOBRE ESTE COMENTÁRIO:
    1.0- NÃO QUEIRA COMPARAR SFS A UMA CIDADE GRANDE, COMO AQUELAS COM MAIS DE 500 MIL HABITANTES, ONDE REALMENTE O RACIONAMENTO É UMA NECESSIDADE E NÃO EXISTE RUAS EMPOEIRADAS E ENLAMEADAS.

    2.0- E QUEM NÃO TEM DINHEIRO PARA COMPRAR UMA CAIXA DE 2.000 LTS. COMO O SR... PENSOU NISTO??

    3.0- O SR. PENSOU EM QUEM DEPENDE DA ÁGUA PRA SOBREVIVER??? COMO AS LAVA- CAR DO MUNICÍPIO...


    ESTE COMENTÁRIO, INDEVIDO E INFELIZ, SÓ FAZ MOSTRAR O QUÃO INCOMPETENTE É ESTE GOVERNO QUE NÃO SABE, PELO MENOS, CUMPRIR O QUE PROMETE E AI ESPERA COLABORAÇÃO DOS MUNICIPES, QUANDO NÃO HÁ EXEMPLO!!!

    GOVERNO QUE GOSTA DE APARECER PARA A MÍDIA, TENTANDO MOSTRAR UMA CIDADE QUE NÃO EXISTE, BEM ADMINISTRADA E COM RESPALDO POPULAR. MOSTRAR QUE É O MELHOR PREFEITO E PRINCIPALMENTE, LARGANDO AO VENTO PROMESSAS QUE NÃO ECOAM...
    PEDE PARA PENSAR POSITIVO E SÓ QUER SER CORTEJADO E LADEADO DE PSEUDO ASSESSORES QUE NÃO ENXERGAM UM PALMO ALEM DO NARIZ E NÃO TEM CORAGEM PARA LHE FALAR A VERDADE...

    AI AI, FALTA MUITO SR. PREFEITO!!!!

    ResponderExcluir
  60. Caio11 , já li de tudo aqui no blog , mas nesta voçê deu um tiro no pé e digo mais nos dois pés , como pode voçê ter esta postura neste caso, como pode ter uma opinião desta caio11. Voçê achar correto esta atitude do prefeito ,mostra o quanto voçê realmente virou CAIO11.Quero ver alguém me multar por eu estar lavando meu carro , ou molhando minhas plantas , pois se o prefeito não conseguiu solucionar este problema eu não tenho nada a ver com isto, pago minhas contas e uso da forma que eu bem entender, lógico que com respeito pois sei o quanto este liquido é precioso.Portanto caio11 não me venha com churumelas de puxa saco, não vou deixar de usufruir o que tenho direito para beneficiar turistas de verão , que enchem suas casas de gente e curtem picinas e banhos a lá vom tê, pois grana pra eles não faltam , e detonam durante três meses aqui na terra dos ipócritas que virou são francisco do Sul.Só me faltava essa , multar-me por uso da água que pago , já pensou se tivesse uma lei que multa-se puxas sacos. Voçê tava ferrado.

    ResponderExcluir
  61. ENTENDENDO AS ASPAS

    A ÁGUA DISTRIBUÍDA NO ESTALEIRO E FRIAS NÃO TEM TRATAMENTO NENHUM, DO JEITO QUE É CAPTADA É DISTRIBUÍDA POR GRAVIDADE, POR ISSO NÃO PODE SER COBRADA.
    APESAR DE A REDE TER SIDO IMPLANTADA PELO SAMAE, NÃO PERTENCE AO SAMAE, PERTENCE À COMUNIDADE LOCAL E É ADMINISTRADA PELA PREFEITURA.
    A ÁGUA DISTRIBUÍDA POR GRAVIDADE NA VILA DA GLÓRIA E PRAIA BONITA PERTENCE À ASCOREDI QUE IMPLANTOU TODA A REDE COM RECURSOS DA COMUNIDADE, NÃO NECESSITA TRATAMENTO, SOMENTE FILTRAGEM, PORÉM NÃO É FILTRADA, RECEBE UMA DOSAGEM DE CLORO E É ACOMPAMHADA POR UM BIOQUÍMICO. É COBRADA UMA TAXA DE MANUTENÇÃO DA REDE, POIS A ASCOREDI NÃO RECEBE APOIO DO SAMAE, PREFEITURA OU QUALQUER OUTRO ÓRGÃO. COM A ARRECADAÇÃO DESTA TAXA QUÉ É FEITO A MANUTENÇÃO E AMPLIAÇÃO DA REDE, COMPRA DE CLORO E PAGAMENTO DOS SALÁRIOS DA ATENDENTE, DO TÉCNICO DA REDE E DO BIOQUÍMICO. A DIRETORIA DA ASCOREDI NÃO É REMUNERADA.
    A ÁGUA QUE O SAMAE CAPTA DE GRAÇA NO CONTINENTE E MANDA PARA A ILHA É BOMBEADA DO ESTALEIRO PARA A ETA, TRATADA E VENDIDA.
    A ÁGUA QUE A CASAN CAPTA DE GRAÇA NA VILA DA GLÓRIA E VENDE PARA A VEGA, TAMBÉM É BOMBEADA E O EXCEDENTE É VENDIDO PARA O SAMAE.
    A COMPENSAÇÃO QUE A POPULAÇÃO DO ESTALEIRO E FRIAS RECEBE É NÃO PAGAR A CONTA D’ÁGUA, PORÉM A ÁGUA NÃO RECEBE TRATAMENTO ALGUM.
    A POPULAÇÃO DA VILA DA GLÓRIA E PRAIA BONITA NÃO RECEBE NENHUMA COMPENSAÇÃO.
    OS “PROPRIETÁRIOS” DAS TERRAS DE ONDE É CAPTADA TODA ESSA ÁGUA SÃO OS MORADORES DO DISTRITO DO SAÍ. ALÉM DE NÃO RECEBEREM NADA PELA UTILIZAÇÃO DA ÁGUA, ELES NÃO PODEM TAMBÉM EXPLORAR AS TERRAS PORQUE OS MANANCIAS TEM QUE SER PRESERVADOS. ENTENDERAM AS ASPAS ?

    ResponderExcluir
  62. O Ministério Público não admite que água não tratada seja distribuída à população, por isso a água de graça no Estaleiro e a água barata na Vila da Glória está com os dias contados.

    ResponderExcluir
  63. Paulinho da Reta. Tirar o chapéu no no que tange a saúde no Município? Exceto o PSF , quais os Postos de Saúde em que os médicos e dentistas cumprem suas cargas horárias. Coitados dos idosos que vão ao posto de saúde do Rocio Pequeno, pois tem que subir uma imensa escada. Cortaram o adicional de insalubridade de vários funcionários. Faltam remédios na farmácia. Pacientes do PS aguardam um tempão para serem atendidos. Enfim a saúde não mudou quase nada em relação ao PMDB.

    ResponderExcluir
  64. Anonimo de 15/12-06:10

    Concordo com voce, aquela escadaria no POSTO DO ROCIO PEQUENO, é para matar qualqier idoso ou deficiente,
    Quantto aos demais comentários, pelo que li, você escreveu com bastante enfâse, parece estar por dentro de tudo o que está acontecendo.
    Desculpe por minha ignorância, mas como ja disse outrora não vou mais tecer comentários, pois o SR SANTOS (defensor os bagres) sempre me critica.

    ResponderExcluir
  65. É isso ai prefeito, vamos acabar com o desperdício, inclusive naqueles trapiches particulares, e na minha opinião totalmente irregulares, nas margens do rio no Capri, onde o pessoal gasta milhares de litros de agua TRATADA para lavar os buraquinhos de alguns privilegiados.

    ResponderExcluir
  66. Aqui em casa fica instituindo:
    numero um: descarga só depois de 5 mijadas.
    numero dois: uma vez ao dia.
    Diarreia: vai cagá na bananeira.

    ResponderExcluir
  67. REALMENTE VOU TER QUE PARAR DE FALAR AS VERDADES AQUI NESSE BLOG, POIS AS VERDADES INCOMODAM A MUITOS ,INFELIZMENTE TEMOS MUNICIPES QUE NAO CONHECEM OU NUNCA SAIRAM DO LINGUADO PRA FRENTE,QUANTO AO RACIONAMENTO DE AGUA QUE CITEI EM TANTOS OUTROS MUNICIPIOS,QUERO ESCLARECER AO CIDADAO DE 13/12 das 11:03 , QUE OS LUGARES QUE CONHECO SAO NA MAIORIA COM MENOS DE 50 MIL HABITANTES E NAO DE 500 MIL COMO SR. COMENTOU,ENTAO INFELIMENTE ESSE ESPACO TAO PRECIOSO QUE O SR.SARED ABRIU PRA QUE AS PESSOAS PUDESSEM FAZER SEUS COMENTARIOS ESTAH FICANDO INSUPORTAVEL DE LER TANTAS ASNEIRAS QUE ALGUNS QUE SE ACHAMM INTELECTUAIS TEM COLOCADO NESSE BLOG , SAO PESSOAS QUE QUEREM VER O MAU DE NOSSA CIDADE, TORCEM PRA QUE VEREADORES BRIGUEM COM O PREFEITO, TEM AQUELES QUE TORCEM PRA QUE O PREFEITO BRIGUE COM OS VEREADORES, TEM AQUELES QUE TORCEM PRA QUE NADA SEJA CONSTRUIDO EM NOSSA CIDADE,TEM AQUELES QUE PREFEREM QUE SAO CHICO VOLTE A ERA DA COLONIZACAO,DIAS ATRAS FOI REFORMULADO ALGUNS LOCAIS DE TRANSITO EM NOSSA CIDADE QUE PRECISAVA DESSAS MUDANCAS,TEVE CIDADAO QUE MALHOU O PAU NA ADMINISTRACAO,A PESSOA EH TAO DESINFORMADA QUE ELE NAO SABE QUE QUEM TOMA ESSAS MEDIDAS EH UMA COMISSAO ESPECIAL DE TRANSITO COMPOSTA POR VARIOS MEMBROS DA SOCIEDADE PRIVADA E PUBLICA DO MUNICIPIO, E ASSIM OUTROS ASSUNTOS DIVERSOS QUE NEM VOU MAIS PERDER MEU TEMPO EM ME PRONUNCIAR DEVIDO A ESSES TIPOS DE PESSOAS QUE NAO RESPEITAM AO PROXIMO ,ENTAO NAO MERECE MEU RESPEITO TAMBEM,MAS ANTES DE ACABAR QUERO DAR MAIS UM EXEMPLO DE FALTA DE CIDADANIA,SOBRE O DECRETO SOBRE O RACIONAMENTO DO CONSUMO DE AGUA DO SAMAE, TEVE UM CIDADAO,QUE SE DIZ CIDADAO, QUE FALOU QUE NAO IA POUPAR AGUA,IA CONTINUAR LAVANDO CALCADAS,CARRO,ENCHENDO PISCINA,ETC... PESSOAS DESE TIPO NAO MERECE NOSSO RESPEITO,PESSOA DESSE NIVEL TEM QUE SE MUDAR LAH PROXIMO AS CATARATAS DO IGUACU,LAH TALVEZ NAO FALTE AGUA ,MAS SE NAO ME FOGE A MEMORIA,HA UNS ANOS ATRAS LAH TAMBEM A AGUA SECOU E DEIXOU MILHARES DE PARANAENSES E PARAGUAIS SEM AGUA.....CREIO QUE ESSE CIDADAO DEVE TER VISTO ESSA NOTICIA NE ??? ENFIM,VOU ENCERRAR PORQUE CHEGA A ME DAR ANSIA DE VOMITO LER ALGUNS TIPOS DE COMENTARIOS.......MAS TENHO CERTEZA QUE UMA DIA ESSES MESMO CIDADAO VAO PESAR NA CONCIENCIA,ISSO SE EH QUE TEM CONCIENCIA......
    ABRACOSS..
    C.M.

    ResponderExcluir
  68. Como o amigo postou acima, multa por decreto , só em São Chico mesmo. Percebo que haverão muitos processos contra a SAMAE. Não sou a favor do desperdício, porém certos excessos na restrição ao uso da água são no mínimo absurdos, ainda mais se formos analisar que isto se deve a pura imcopetência administrativa inclusive do SAMAE, afinal licitação deve ser realizada com antecedência, não em cima da hora. Outro ponto refere-se aos atos descabidos de quem acha que governar é impor. Em favor de "turistas" a população local paga o preço. Sabe o que vai acontecer, o turista vai vir, vai gastar a água a vontade, encher quantas piscinas plásticas quiser,e a multa vai ficar para os proprietários dos imóveis, que mais uma vez vão pagar o pato e a falta de água vai acontecer quer o senhor Prefeito crie quantas multas forem possíveis. Então o fato é que sem trabalho e comprometimento, o problema da água irá persistir. O trabalho deve ser realizado desde a conscientização até a infraestrutura, o compromentimento deve estar associado a todos os níveis do trabalho.

    ResponderExcluir
  69. Mais uma nota "ZERO" para este governo municipal. Quanta "eficiencia" na administração do SAMAE, hein prefeito? Se fossem meus funcionários que tivessem falhado na licitação, com toda certeza do mundo, já os teria demitido de imediato. Querem aprender a administrar...posso dar umas aulas.

    ResponderExcluir