quarta-feira, 25 de maio de 2011

Câmara cria Comissão Processante

Ao acatar denúncia de um eleitor (ainda não identificado pelo Blog), a Câmara de Vereadores aprovou na noite desta terça-feira (24) a criação de uma Comissão Processante (CP) para investigar o governo Zera. Com o voto contrário de Rui Sergio dos Santos (PSC) e a ausência de Dodô (PSB), a instalação da CP foi aprovada por 7 a 1 – eram necessários pelo menos menos 6 votos, de acordo com o regimento interno do Legislativo. O vereador Vilson Reichert (PPS) será o presidente da Comissão. 


O objeto da nova denúncia, protocolada dias atrás pelo novo inimigo nº 1 do governo pepista, é o mesmo daquela feita pelo vice Dorlei em 2010: supostas irregularidades na contratação, pela Prefeitura, de empresa do ramo de iluminação pública. Vitorioso na Justiça, o Governo conseguiu impedir a Comissão Especial de Inquérito (CEI) de provocar desdobramentos a partir do relatório da comissão (de 2010), inclusive com a criação de uma Processante. Com a nova denúncia e o “velho” motivo, a Câmara instalou a CP automaticamente. Ao contrário da CEI (que só tinha poderes para investigar), a comissão aberta ontem pode punir. 


A CP tem cinco dias úteis para iniciar os trabalhos. Assim que o Prefeito for notificado – ele está em viagem à Europa e, segundo a assessoria de imprensa, retorna na sexta-feira (27) –, os vereadores têm 90 dias corridos para concluir os trabalhos. O prazo não é passível de prorrogação. Procurada pelo blogueiro (e radialista) nesta manhã, a Prefeitura não tinha se manifestado sobre a criação da CP até o meio-dia.


Algumas hipóteses

  1. Ao início dos trabalhos os integrantes da CP concluírem que não há indícios suficientes para levar a investigação adiante;
  2. O troço andar e os investigados convencerem a Comissão de que são inocentes;
  3. A CP não se convencer e chegar a pedir a cassação de Zera;
  4. A Prefeitura conseguir na Justiça decisões favoráveis que atrasem os trabalhos da Comissão, até que, em 90 dias, nada se prove contra os investigados.

Votos que despertaram a atenção

De Rui (PSC) – por causa do recente desentendimento com Zera na votação de alguns projetos, teve colega de plenário que imaginou que Rui “daria o troco”, votando pela criação da CP;


Ismael dos Santos (PSC) – ex-líder do governo na Câmara (e irmão de Rui), o social-cristão argumentou que acredita na inocência do Prefeito e quer, com a CP, que Zera possa desbancar a oposição apresentando uma ampla e consistente defesa;



Salvador Luiz Gomes, Dodô (PSB) – relator da Comissão Especial de Inquérito (CEI) que apurou as denúncias do Vice-prefeito – e até pouco tempo opositor ferrenho ao governo do PP –, para adversários políticos na própria Câmara o peesebista deu a senha de que não estaria mais disposto a desagradar o Governo.


Fotos: site da Câmara

Um comentário:

  1. O vereador Rui é filiado ao Partido Social Cristão (PSC ) ou a partido que defende interesse próprio...? Seria o Partido do Interesse Próprio ( PIP) ?

    ResponderExcluir