sexta-feira, 27 de maio de 2011

Vídeo (de SFS) bonito, mas muito esbranquiçado!

Desde o dia 13 de maio o portal SFS vem exibindo em seu canal no Youtube um vídeo institucional da prefeitura de São Francisco do Sul. Belíssimo! Bem produzido, dinâmico, com excelente locução, imagens maravilhosas. Mil novecentas e trinta e nove vizualizações tinha o vídeo até o meio-dia desta sexta-feira (27). Quatorze pessoas tinham comentado o materal. Positiva e negativamente. (Natualmente que entre os comentários há tanto rasgações de seda quanto recalques ainda provenientes da derrota eleitoral sofrida pelos adversários de Zera em 2008!) 


Assista



Críticas 
Faço duas. Primeiro: no filme só há brancos. Não, São Francisco do Sul não é terra de “arianos”, para emprestar a expressão do regime nazista, comandado por Hitler. Pelo contrário. Há negros. Muitos. Grande parte afastada para a periferia depois de se livrarem, décadas atrás, das chibatas de algumas famílias tradicionais da cidade. 


Segundo notícia publicada no portal UOL, dados do Censo 2010 que começaram a ser divulgados no final do ano passado revelam que “pela primeira vez na história do Censo, as pessoas que se declararam brancas são menos da metade da população. Pela classificação do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), 97 milhões de pessoas se dizem negras (pretas ou pardas) contra 91 milhões de pessoas brancas.” Em Santa Catarina o cenário é bem diferente, é verdade. Aqui, 83,97% da população se considera branca – o maior contingente do País. Ainda assim... “nosso” vídeo poderia ter dado visibilidade a algum francisquense de pele escura e cabelos encaracolados. 


Segunda observação (que foge ao conteúdo propriamente dito do – repita-se – belo vídeo encomendado pela Prefeitura)... Desde sexta-feira passada, dia 20, o Blog tentou obter com a secretaria de Turismo as seguintes informações: quem produziu o vídeo; quanto custou; qual será a utilidade do material. As informações eram para produzir este post; para que ele tivesse mais dados, mais informações. A Prefeitura se limitou a informar a utilidade do material. Segundo a secretária de Turismo, Jamille Machado, o vídeo já está sendo utilizado nas ações de promoção do município em feiras e eventos. (É um comercial da cidade. E como tal vai dizer que por aqui tudo é bom.  É natural. É a lógica da publicidade!)


Irritada com a insistente cobrança de respostas aos questionamentos feitos pelo blogueiro - que chegou a perguntar, já p. da cara, se alguém poderia "se dignar" a responder às perguntas -, Jamille sugeriu que o mesmo oficializasse o pedido de informação. Absurdo! Agente público tem a obrigação (ainda que não legal, mas moral) de prestar informações, seja à sociedade ou à imprensa. Se não é da alçada do Turismo, e sim da Imprensa, como informou a secretária, que o departamento competente tivesse se coçado. Ou quis (se coçar) e foi impedido por “forças ocultas” que acharam melhor não divulgar o valor do vídeo (ou quem o produziu) para evitar eventuais críticas?   


Nesta semana o Blog já havia divulgado um post (vídeo) sobre o “travamento” de informações à imprensa por parte da Prefeitura. (A propósito, os vereadores também vivem reclamando que o Executivo não responde a pedidos de informação feitos pelo Legislativo – como contratos com empresas; número de cargos comissionados; cardápio da merenda escolar; processos de licitação etc.)


Lei para exigir transparência dos governos
Traminta no Congresso Nacional uma lei para garantir o acesso da sociedade às informações públicas. Tomara que passe! Aí os governantes vão parar de achar que prestam favores ao informar gastos, ações, dívidas, arrecadações, viagens de prefeitos, custos de vídeos institucioanais etc., etc., etc. Também tende a diminuir, com a aprovação da lei, a prática de apenas jornalistas (e radialistas) "alinhados" com esse ou aquele governo serem privilegiados com informações oficiais. Para saber mais sobre a lei, acesse www.informacaopublica.org.br.

3 comentários:

  1. Meu Caro Saréd...
    Está corretíssima sua reportagem, primeiro por que vídeos promocionais são afluentes do sistema capitalista, o qual depreza as classes baixas e tende a mostrar que só há pontos bons no produto de tal comerciante, para que o mesmo ganhe a concorrência.
    Já sobre a questão dos Afro-Descendentes, penso que não houve nenhuma má-intenção ao filmarem pessoas desta etnia, pois isto não deve nem ter passado pela mente de quem produziu o vídeo, assim esperamos!
    Sobre as informações públicas, é OBRIGAÇÃO DA PREFEITURA divulgar tudo quanto o munícipe pede, não havendo que sugerir protocolos, ou demais formalidades, se a informação tiver de gastar Papéis Documentais, então que a pessoa redija um simples ofício, para que depois a Prefeitura comprove os gastos com Fotocópia de Documentos e inclua nos Gastos de Publicidade e Propaganda.
    O Dinheiro investido na Publicação de um Cartaz, dizendo que foram investidos 27 milhões de Reais em Saúde no Governo Luiz Zera, poderia ser utilizado na Publicação e Atualização de Informações Básicas, como Cargos Comissionados, Licitações, Diárias de Viagens, Convênios, Notas Fiscais de Aquisições e Contratos, entre muitas outras formas de garantir a democracia...
    Temos de exercer nossa democracia, e solicitarmos a nossos representantes que parem de enganar-nos com propagandas eleitoreiras, subindo em cima do povo e pensando que o mesmo é ignorante, creio que chega de nossos empresários e governantes mentirem e alienar a todos, pois temos que viver como irmãos e semelhantes, com o amor no coração das pessoas, a igualdade será fruto disto, só que não esperemos isto neste mundo, mas sim naquele que há de vir! Pensem Nisto, meus caros amigos da Política e do Terceiro Setor!

    Abraços,
    Mateus.

    ResponderExcluir
  2. Realmente Sared, também reparei que o vídeo estava branco demais... Só em São Chico mesmo, hoje já é lugar comum inserirem os negros, os asiáticos em vídeos de tudo aqui no Brasil, nem que seja à contragosto de quem o produziu, mas pra não ficar mal visto, e aqui temos esse vídeo totalmente contrário a isso que eu já vinha considerando uma vitória na publicidade nos últimos anos!
    Lohanna Machado

    ResponderExcluir
  3. Caro parceiro de blog Mateus Müller, concordo em parte com o amigo no que diz respeito as responsabilidades dos gestores e detentores de cargos públicos quanto à obrigação da transparência no trato daquilo que é público.
    Penso também que a idéia do vídeo institucional foi muito boa, porque com o advento da internet muito mais pessoas poderão ter conhecimento de nossa cidade.
    Esclareço ao amigo, no entanto, que são os governos totalitários (de qualquer matiz) os que mais utilizam de TODOS os meios de propaganda, para mascarar deficiências e dificuldades em seu território.

    ResponderExcluir