segunda-feira, 6 de junho de 2011

Comissão aguarda assinatura para iniciar trabalhos

Passadas quase duas semanas da criação da comissão processante (CP) na Câmara de Veradores para investigar supostas irregularidades no governo Zera, os trabalhos ainda não começaram. Composta pelos vereadores Vilson Reichert (presidente), Jackson Portella (relator) e Ismael dos Santos (membro), a comissão depende apenas de uma canetada do presidente do Legislativo, João do Gás (PMDB), para começar a apurar denúncias de irregularidade protocoladas na Câmara por um cidadão no final de junho. 


- Terça-feira [da semana passada] cobrei do presidente da comissão e do relator. A resposta foi que estariam aguardando o presidente da Casa assinar a tal resolução administrativa – diz Ismael, membro da comissão. 


O presidente da Câmara, João do Gás, disse na sexta-feira (3) à noite que pretende ir a Florianópolis no início desta semana para se certificar de que a ativação da CP não irá se transformar em dor de cabeça para os vereadores. João quer a opinião de algum desembargador sobre a tese da Prefeitura de que a CP ilustraria o descumprimento de uma decisão tomada pelo Tribunal de Justiça em 2010, atendendo pedido do Executivo. Em entrevista ao programa de rádio da Prefeitura na semana passada, o procurador geral do Município, Márcio Teixeira, afirmou que estão desobedecendo a Justiça os vereadores entusiastas da nova comissão – a primeira, em 2010, foi uma comissão especial de inquérito (CEI) criada com base em denúncias feitas pelo vice-prefeito, Dorlei João Antunes (PDT). Ainda de acordo com Teixeira, a decisão do TJ, que suspendeu os efeitos da CEI, impede que a Câmara toque a CP aprovada no último dia 24, que, embora seja uma outra iniciativa, também serviria para investigar os contratos da iluminação pública mantidos entre Prefeitura e iniciativa privada.


Presidente da comissão processante, Vilson Reichert (PPS) diz que só vai se manifestar sobre o teor das novas denúncias quando João do Gás der o start aos trabalhos. Mas adianta que, em princípio, não vê impedimento legal para ele, Jackson e Ismael atuarem. 


Uma fonte peemedebista revelou ao Blog que já teria surgido no partido proposta para que Jorge Macedo (vice de João na Câmara e presidente do PMDB) seja alçado à presidência da Câmara durante uma providencial licença de João do Gás. Macedo teria menos motivos para evitar (mais) um choque com Luiz Zera. 


Por outro lado, João do Gás nega que esteja sendo pressionado a atrasar ou impedir o início dos trabalhos da CP. E lembra que foi um dois sete vereadores que votaram pela criação da comissão.

5 comentários:

  1. Cautela e caldo de galinha nunca fez mal a ninguém. Está correto o Sr Vereador João do Gás ao procurar cercar-se de legalidade em seus atos como Pres da Câmara. Não deve ele, apenas mirando interesses político-partidários, tomar decisões intempestivas que poderão trazer consequencias negativas para a sociedade. Devem lembrar-se os Srs Vereadores que são os representantes do povo e a ele é que devem servir e não à outros senhores. Dispam-se de sectarismos partidários e olhem as necessidades de seus eleitores.

    ResponderExcluir
  2. Cacau, seu apelido é bonito. Na verdade acho até sexy (não sendo Menezes o que vier depois; senão seria "Cacau Menezes", e ele é homem). Preciso repetir que não publicamos mais comentários em que não conste - PELO MENOS - o primeiro nome. Experimente colocá-lo, acrescido de "Cacau". Publicaremos tranquilamente. Grande abraço!

    ResponderExcluir
  3. Sared,antes tinhamos mais notícias no seu blog.
    O que está acontecendo está sem tempo para atualizar o blog ou é falta de notícias mesmo?
    Procure a quantas andam a reforma do plano de cargos e salários do servidores municipais...
    Pq está faltando material de expediente nas escolas?
    Estamos no meio do ano e o material não foi entregue. O que os alunos receberam é que tinham em depósito de outra gestão.
    Obrigado
    Aguardo resposta.
    Mara Lúcia

    ResponderExcluir
  4. Mara, é outra "pegada"... rs Realmente o blog não é o mesmo de outrora. Agradeço as sugestões de pauta. Dependemos sempre disso... Lamento estar frustrando as expectativas quanto à produção para o blog. Mas é o que estou conseguindo fazer... Saudações!

    ResponderExcluir
  5. Oi Sared, bom dia!
    Enquanto a política não ocupa este espaço, que tal discutir-mos sobre educação?
    Como estão as Escolas em nosso município? O que está sendo feito e o que é preciso e possível fazer em prol de uma melhoria?
    Como estão as escolas em nosso município, tanto as públicas como as privadas?
    É redundante falar em educação de qualidade, porque só é educação se tiver qualidade.

    ResponderExcluir