quinta-feira, 28 de julho de 2011

Número de vereadores - 9 ou 13?

O vereador Jorge Macedo (PMDB) garantiu nesta quinta-feira (28) que apresentará projeto para manter a Câmara com nove vereadores assim que terminar o recesso parlamentar, na semana que vem. São necessárias pelo menos três assinaturas para a proposta tramitar na Casa. Atualmente a lei orgânica prevê até treze vereadores, o teto, de acordo com as regras definidas pelo Supremo Tribunal Federal (STF) - o Legislativo não adequou a Lei Orgânica quando caíram as quatro vagas. Para ser aprovado, o projeto de lei a ser apresentado pelo peemedebista precisa do voto de no mínimo seis vereadores, e não da maioria simples (cinco). Até agora, apenas o PMDB se posicionou publicamente contra o aumento do número de vereadores em São Francisco do Sul. 


Os que defendem a ampliação do número de vagas, argumentam que mais vereadores significará maior representatividade. Os contrários ao aumento, apontam que, embora não vá haver crescimento no percentual repassado ao Legislativo pelos cofres públicos (atualmente em 6%), a Câmara teria mais despesas e diminuiria o valor a ser devolvido ao Executivo no final de cada ano. Segundo o presidente da Câmara, vereador João do Gás (PMDB), se a alteração na Lei Orgânica não for feita até um ano antes da eleição (outubro de 2012), a justiça eleitoral só precisará ser comunicada de que treze vagas estarão em disputa no próximo pleito.

16 comentários:

  1. Não sei qual será a vantagem para o município no aumento da vereança.
    Serão mais vereadores para tentar negociar cargos para os seus cabos eleitorais.
    serão mais Quatro a se posicionarem de acordo com seus próprios interesses.

    ResponderExcluir
  2. Treze é demais. Que propostas apresentaram que trouxessem melhorias para a cidade os que lá estão? Melhor destino será aplicar a verba excedente em educação e saúde. Já que o Sr Pres da Câmara informou que não haverá aumento de gasto, de duas uma: ou estes novos edis e sua "entourage" nada irão receber dos cofres públicos ou está havendo repasse muito maior do que o necessário para a Câmara, o que deve ser revisto. Digo mais, não pensem os Srs vereadores que nós povo, somos enganados fàcilmente, sabemos que na primeira (reafirmo PRIMEIRA) oportunidade, aumento de verbas e complementos serão solicitados e votados, para cobrir os gastos com estes QUATRO DESNECESSÁRIOS vereadores extras. Srs Blogueiros vamos ficar atentos à data fatídica, OUTUBRO, e à posição de cada um dos vereadores. Vamos ver quem vai ficar "na moita", aguardando o decurso de prazo, que é logo alí.

    ResponderExcluir
  3. não há necessidade de almentar o numero de vereadores, de 9 para 13 o que tem que haver é capacidade,qualidade,e principalmente saber representar a sociedade franciscquense. em todos os sentidos, acredito que esses que se elegem para representar nossa gente tem que estar a cima do talde nóis imo, nós vamo vcs entenderam.e ainda acham que são poliglotas.

    ResponderExcluir
  4. Creio que se aumentar as vagas, não mudará em relação ao orçamento, pois a prefeitura tem que repassar entre 1% a 5%, o que ao meu ver é muito dinheiro para 09 vereadores, sem contar que dos 9 dois apenas sobram, o menos de 02 vereadores.
    A continhuar 09 vereaadores, partidos menores e com mais qualidade não teriam chances de eleger bons vereadores.
    Se ficarem 09 vereadores, espero não ver os vereadores: Macedo, João Miranda, Vilson,Rui. Creio que não apenas eu, mas quase toda a população de São Francisco do Sul, não aguenta mais o PMDB e sua turma do mal.

    ResponderExcluir
  5. Caro Caio Carvoeiro, apenas aumentar o número de vereadores não implicará na melhoria das possibilidades de acesso para os pequenos partidos. A legenda ainda será o fator preponderante e os grandes acabarão por colocar um maior número de incompetentes. Sem uma mudança na lei eleitoral, cabe aos pequenos apresentar bons quadros, tentar aumentar o número de filiados e fazer coligações para não pulverizar os votos e ter mais chance quanto à legenda.
    Concordo com você que é necessária uma mudança de rumo radical, precisamos defenestrar a maioria dos que lá estão e colocar pessoas afinadas com a nossa realidade e necessidades e que deixem um pouco de lado os interesses pessoais, compadrios, visão meramente partidária e foquem mais no coletivo.

    ResponderExcluir
  6. Que permaneça em 9 cadeiras, mas por tudo que é mais sagrado, votem em quem realmente tem algum interesse em representar seus eleitores, nossa câmara precisa urgente de uma assepsia, e renovação total!!

    ResponderExcluir
  7. é isso caio ,se vc se acha o cara, porque não se candidata. penço eu, que vc não votaria em vc mesmo, e o seu partido é pior ainda é um navio do mal.

    ResponderExcluir
  8. é caro sared tem gente ainda que pença, que politica se faz como antigamente, ou seja no boteco tomandos umas e outras.e as vezes passando até do limite.hoje mudou o eleitorado está mais politizado sabe o que quer daqueles que eles elegem. esse tempo já passou portanto os que realmente querm ser gestor público tem que estar sobrio de uma cidade. para encarar as responsabilidade de frente

    ResponderExcluir
  9. Querido CAIO CARVOEIRO, venho por meio deste te informar, que o Vereador vILSON NÃO É DO PMDB, JÁ DA PRA VER PELO SEU COMENTÁRIO QUE PRECISA SE INFORMAR BASTANTE EM ASSUNTO COM RELAÇÃO A CAMARA DE VEREADORES. por tanto antes de falar, procure saber, pesquisar, se interar do assunto, para assim talvez colocar sua opinião em publico, com algo certo e verdadeiro ;)
    fikdik

    ResponderExcluir
  10. Caio cavoeiro, concordo com o macedo, por que você que sabe tudo etc, não se candidata a vereador, ou quem sabe já pela sua experiencia, não sai para prefeito,se toda população não gostaria de ver ambos vereadores que foram citados, acreedito eu que você seria aceito então, não custa tentar....

    ResponderExcluir
  11. Vereador trabalha pouco, e portanto deveria receber somente uma ajuda de custo equivalente a UM salário mínimo e ser obrigado a colocar seus filhos em escola pública e usar o sistema público de saúde, justamente pra sentir na pele o que a maioria da população sente.
    Chico Corrêa

    ResponderExcluir
  12. é jessica concordo com o seu pensamento, esse caio carvoeiro,acha que sabe tudo e no fim não sabe é nada. fica falando o que não deve, e quando acerta só fala besteira mais infelizmente temos que conviver com pessoas censatas e também o inverso dela........... e a vida segue.

    ResponderExcluir
  13. E eu tenho que conviver com pessoas que assassinam a língua mãe.

    Aprendam a escrever corretamente, por favor.

    FORA A TODO ESTE LIXO POLÍTICO! FORA PMDB, , VILSON , DODO, DORLEI. SÃO FRANCISCO DO SUL , PRECISA SER DOS FRANCISQUENSES.

    ResponderExcluir
  14. http://youtu.be/3aC4A7bSnXU
    Vejam no You Tube o vídeo acima que mostra que os parlamentares na Suécia não têm as mordomias que os parlamentares brasileiros possuem. Temos que começar uma campanha nacional para diminuir o nº de políticos e devemos começar pelas câmaras municipais. Diminuir o nº de vagas de vereadores, cortar viagens, não ter salários somente uma ajuda de custo, não ter direito a automóvel e motorista. E o que é mais importante ao ser eleito e ao término do mandato mostrar publicamente sua declaração de renda. Será uma maneira de afastar da política um monte de ratões e políticos interesseiros. E com certeza sobraria dinheiro para a saúde e a educação. ABAIXO OS RATÕES E AS RATAZANAS DA POLÍTICA.

    ResponderExcluir
  15. o colégio onde filhos ou seja la o que for de parente de vereador estuda jamais influenciara em algo e sim mostra que o tal preocupa-se com a educaçao do tal. devo defender o vereador em questão senhor caio, pois vilson é de sfs e se você fosse um pouco inteligente e esperto para pesquisar veria que o tambem que mais se preocupa, ao inves de ficar falando mal entre outros, por que nao procura se informar, e nao ficar falando o que acha sem saber o que é, de pessoas que nao sabem o que dizem e fazem sao chico ja esta com o maior, cujo tal da prefeitura,acho nem preciso citar o nome, é parar para observar. fico indignada como existem pessoas que se preocupam em ferrar pessoas que estao fazendo que podem pra ajudar, enquanto existe seres que s
    o estao prejudicando nossa cidade, no minimo algo deve haver por baixo

    ResponderExcluir
  16. Jessica, pelo jeito você deve estudar ou estudou em alguma escola ruim , destas da Administração do PMDB,/PSDB, que o PPS apoiou tanto a nível estadual quanto municipal. Aprenda a respeitar a gramática e escrever textos com algum sentido, por favor.

    ResponderExcluir