quinta-feira, 15 de setembro de 2011

Direito autoral: jornal terá que se retratar

O jornal francisquense Gazeta das Praias terá que publicar, de graça e no prazo de um ano, até doze textos da presidente da Associação Movimento Ecológico Carijós (Ameca). Ana Paula Cortez processou a publicação porque em setembro de 2005 Guaracy Gonzáles, da Editora Orientes Ltda. (que edita o jornal), publicou na capa um artigo de Ana Paula sem citar a fonte.

A decisão judicial é resultado de um acordo firmado entre as partes no último dia 5. Além de divulgar os textos da ambientalista (em pelo menos um quarto de página), o jornal ainda terá que publicar uma errata até o final de setembro reconhecendo que desrespeitou o direito autoral ao publicar o texto de terceiros sem dar o crédito. O artigo se referia ao Parque Estadual Acaraí. Ainda de acordo com a sentença, o descumprimento do acordo custará ao jornal R$ 500 por texto não publicado.

3 comentários:

  1. Como diria um certo vereador: "aí é pacabá". Além do plágio em si, é uma tremenda falta de respeito com o leitor.

    ResponderExcluir
  2. Esse Guaracy é o mesmo que até pouco tempo atrás defendia o governo municipal ferrenhamente e depois que perdeu o cargo virou a palmatória do governo?? Ah tá!!

    ResponderExcluir
  3. TEM GENTE PEGANDO CARONA NO CAVALO DE SÃO JORGE, PLAGIANDO TEM QUE SER MAIS CRIATIVO SE LIGUEM...

    ResponderExcluir