quinta-feira, 27 de outubro de 2011

Câmara abre comissão processante contra Zera

Por 6 votos a 1, os vereadores instauraram a comissão na sessão de terça (25) após receberem denúncia do vereador Vilson Reichert (PPS) de que o Prefeito não estaria respondendo a inúmeros pedidos de informação feitos pelo vereador. A mesma denúncia havia sido apresentada por Reichert no mês passado, mas rejeitada por 5 a 3.

Para o popular-socialista, Zera cometeu “infração político-administrativa” ao não responder, segundo Reichert, a pedidos de informação feitos já em fevereiro deste ano. Os pedidos são relacionados, por exemplo, à empresa contratada para o serviço de abertura da foz do Rio Acarai e a viagens internacionais feitas pelo Prefeito e seus secretários. Segundo a Lei Orgânica Municipal (LOA), o prazo para o Executivo responder aos questionamentos dos parlamentares é de 20 dias.


A Prefeitura aguarda o start da comissão para apresentar defesa. Por meio da assessoria de imprensa, a procuradoria geral do Município afirmou na manhã desta quarta-feira (26) que “todos os pedidos de informação foram respondidos dentro dos prazos determinados pela Câmara de Vereadores”.


Votaram a favor da criação da comissão processante – a segunda contra Zera; a primeira, envolvendo a iluminação pública, está paralisada por decisão da Justiça – os vereadores Jorge Macedo, Jackson Portella (PMDB), Paulo Leal (PPS), Ismael dos Santos, João do Gás (PSD) e Clóvis Matias (PSDB). Rui Sergio dos Santos (PSD) votou contra. Já Reichert, autor da denúncia, não pode votar. Salvador Luiz Gomes, o Dodô (PSB), não participou da sessão.


A composição da comissão ficou da seguinte forma: Jorge Macedo (presidente), Paulo Leal (relator) e Ismael dos Santos (membro). O prazo para a conclusão dos trabalhos é de 90 dias. O parecer da comissão poderá ser pelo arquivamento da denúncia, ou, em último caso, pelo pedido de cassação do mandato de Zera.

20 comentários:

  1. Que pouca vergonha. Para justificar o injustificavel, ficam com Cpizinha prá cá e prá lá. O que esses vereadores tem que fazer é aprovar os 20 milhões do Badesc, para pavimentar as ruas de nossa cidade. Voces enganam meia duzias de troxas cegos, a maioria da população esta vendo tudo e vão lembrar de voces na próxima eleição.

    ResponderExcluir
  2. Lamentável que tenha chegado a esse ponto. Essa guerra vai matar a todos. O lado bom é que, provavelmente, teremos uma câmara totalmente renovada. Dos atuais vereadores, 70% não se elege nem para síndico de prédio.

    ResponderExcluir
  3. Para ficar certo mesmo,os vereadores primeiro tem que mostrar o que foi feito com o dinheiro das diárias onde foi gasto(para onde foi ) e qual o beneficio trouxe para o municipio.
    Depoi eles podem questionar alguma coisa.
    Não adianta o sujo falar do mal lavado.

    ResponderExcluir
  4. Aroldo. Pelo que eu sei, o vereador pede as devidas informações ao Prefeito, este não informando pelo prazo de 30 dias, o mesmo pode recorrer ao Ministério Publico p conseguir tais informações, vereadores chega pôr qualquer bobagens abrir comissão processante. TRABAGEM.

    ResponderExcluir
  5. Será que o Vilson foi para porto seguro aprender fazer comissão processante ,moção rsrsr.
    Por que só sai da boca deles isso, vamos fazer valer esse salário.

    ResponderExcluir
  6. VEREADORES, VÃO VOTAR OS PROJETOS QUE ESTÃO AÍ, ENTRE ELE O DE PAVIMENTAÇÃO DAS RUAS E PAREM DE VIAJAR NA MAIONESE.TÃO DANDO TIRO NO PRÓPRIO PÉ.

    ResponderExcluir
  7. Mario José dos Santos28 de outubro de 2011 às 11:39

    Os bocas de aluguel ai de cima, tem que entender que como uma câmara de vereadores pode autorizar um empréstimo de 20 milhões de reais a um prefeito que está sob judice e sendo investigado por supostas irregularidades no trato do erário público(ex: Contratação da manutenção de iluminacão pública , sem licitaçao correta?).Os vereadores estão corretissimos.

    ResponderExcluir
  8. eu quero parabenizar esses vereadores pela postura que eles tem,de enfrentar o zera de frente,isso sim é uma câmara autentica,forte,o que não era nos ultimo tempo. se esses vereadores não agirem rapidamente o zera vai acabar com a cidade.

    ResponderExcluir
  9. Esses Vereadores são uma vergonha, o asfalto pra mais de 20 ruas- Rua Antonio Machado, Rua Iça Mirim, Tapera e outras ruas esta lá parado a mais de 4 meses. Esses Edis não ganham nem mais para porteiro de predio.

    ResponderExcluir
  10. Somente com organização e sobretudo muita calma é que conseguiremos sumir com estes vereadores.Portanto povo Francisquenses, vamos nos lembrar dos quem torram o nosso dinheiro em viagens inúteis.É óbvio que quando há um projeto em alguma cidade que possa ser trazido para a nossa ,creio que não a problema algum, agora ir para Porto Seguro, Curitiba e outras cidades onde não se irá trazer nada de importante para a nossa querida e linda ilha.Vamos varrer esta turma de gastadores da câmara, vamos tirar da política, Vilson, Macedo, Dorlei, Rui, Miranda e Cia. Vamos deixar a turma do PMdb MAIS 4 ANOS NO DESEMPREGO, porque a maioria vive tão somente de cargo público.

    ResponderExcluir
  11. Mario Jose dos Santos, voce deve ser parente de vereador e tem sua rua asfaltada. São Francisco nunca deve uma camara tão inespreciva igual a essa. A cidade não pode parar por conta de briga imbecil entre poderes.

    ResponderExcluir
  12. Engraçado, no governo anterior ou no DESGOVERNO que afundo a cidade, sucateou oa serviço público, achatou o salário dos servidores público e só beneficou os Cargos Comissionados, a maioria dos vereadores votavam a favor e não FISCALIZAM se era certou ou errado, apenas votavam, devido ao loteamento de cargos para os seus. Hoje uma câmara onde poucos se destacam , votam sempre contra, mesmo os projetos do ececutivo sendo bons.A pergunta que eu faço é: o próximo prefeito irá sucumbir e dar cargos aos partidos pedintes? (PPS, PSC,PDT, PMDB) e outros menores ou irá seguir a mesma atitude e não negociar cargos com esta turma de maldosos e seus partidos pidões?

    ResponderExcluir
  13. Isso me cheira a "pirotécnia", prá tentar desviar a atenção que agora se volta aos vereadores, sobre tudo do vereador solicitante que já passou uns dias até em Porto Seguro!

    ResponderExcluir
  14. E O DODO QUE PAPELÃO HEIM, ANTES METIA O SARRAFO NO PREFEITO A TORTA E DIREITA, AGORA FICA SE ESQUIVANDO E TIRANDO CORPO FORA , E AINDA FONTES DIZEM QUE O MESMO NÃO SAI DA PREFEITURA DE PAPINHO COM PREFEITO, ISSO É SAO CHICO MEU AMIGO.

    ResponderExcluir
  15. Parece que enfim os vereadores acordaram para as atitudes desse Prefeito, que so quer viajar ao exterior. E quem paga é o erário municipal. E olha que nenhum prefeito do Brasil tem a diária que este tem (algo em torno de R$ 3.500,00 POR DIA). E, tem gente em nosso Município que ganha menos de um salário mínimo (R$ 560,00) POR MÊS, que está esperando do senhor Prefeito as empresas que ele prometeu durante a campanha e, também, já na sua gestão e NADA! TUDO CONVERSA... E olha que ele viajou para a FRANÇA, ESPANHA, ESTADOS UNIDOS.... e assim, por diante. DAI A PERGUNTA: ESTÃO CORRETOS OS VEREADORES EM PEDIR INFORMAÇÃO A RESPEITO. AFINAL, ELES SÃO ELEITOS PARA FISCALIZAREM OS ATOS DO EXECUTIVO. ENTÃO, NÃO HÁ O QUÊ CRITICAR! POIS, AO CONTRÁRIO, OS SENHORES VEREADORES PREVARICAM, OU SEJA, SE OMITEM NA FUNÇÃO DE FISCALIZAR.

    ResponderExcluir
  16. gostei ,ai das indicações que a jeanine comentou.alguem ja parou pra pensar o que o preefeito faz no exterior, gastando o nosso dinheiro.porque até agora não se ve nada com essas viagens.vija mais que a noss presidente dilma, que sim tem de ter um bom relacionamento com exterior.e o nosso o prefeito , a nossa cidade não vive de empresas , e sim de turismo. que tambem é um fracasso. pra que se preoculpar de trazer navios. a sei é pro povo so ver navios aqui. e a nossas praias abandonadas , se quer nenhum lazer pra os turistas, inclusive nem sei se o novo seccretário as conhece.vamos fazer um s chico melhor trazer sim alegria e diversão para o nosso povo, e aqueles que venham pra cá.

    ResponderExcluir
  17. Prezada Janine, veio uma empresa sim, quem lhe disse que não. EMPRESA NOVA QUE FICA ÀS MARGENS DA BR-280 KKKKKK SÃO CHICO UMA PIADA MESMO ANO QUE VEM SE DEUS QUISER TUDO SERÁ ALTERADO. O POVO COLOCOU O POVO TIRA

    ResponderExcluir
  18. Oh! Paulo! Se é o que estou pensando,esta não vale, para o que defendemos! Pois, pelo que sei está restrita ao seio familiar, de alguém muito especial.

    ResponderExcluir
  19. Poxa, sera que eh dificil ou algumas pessoas se fazem de bobas... ja viram o juros que sera pago por esse emprestimo? pega 20 paga mais 7 milhões so de juros... pior quto da arrecadação do municipio vai ficar reservada para pagar isso? primeiro tinhamos que ir na camara para ver como eh esse projeto do emprestimo, para depois falarmos.... como o prefeito cita as ruas ...se nem ele sabe... isso eh jogar o povo contra os vereadores... não estou do lado de nenhum deles, estou querendo o nosso bem tbm... pq ele não assumi compromiço por escrito com essas ruas? vamos acordar... assim como tem coisa errada na camara tem na prefeitura e vice versa... as tais diarias, eh uma fara de diarias na camara, mais tbm eh ma prefeitura para o exterior... na verdade todos, tanto prefeito, como vereadores, como comissionados, querem eh desfrutar dos cargos que ocupam. Bons tempos aquele que vereador não recebia nada para ser vereador... e prefeito recebia pouco... acorda povo

    ResponderExcluir
  20. gostaria de saber , pra onde nosso querido prefeito foi viajar essa semana, mais viaja esse prefeito, depois fica questionando os vereadores, os vereadores sim tem que ir atras, para saber , o que ele está trazendo de benificio pra nossa cidade, pelo que sei ele foi pra são paulo.mais la não tem deputado , senador ,então se fosse pra fazer alguma coisa de útil, ele viajaria pra brasilia , florianopolis.

    ResponderExcluir