quarta-feira, 19 de outubro de 2011

Moção de apoio do PMDB

MOÇÃO DE APOIO AO DIREITO À LIVRE EXPRESSÃO

Lamentável o que aconteceu na última sexta-feira com a imprensa francisquense, pois atenta contra um dos pilares da democracia consignado na Constituição Federal: o direito à livre expressão.

Amordaçar a imprensa, pressionar a imprensa, censurar a imprensa, era algo da negação do estado de direito, em 1964, quando este país era dominado e subjugado por uma ditadura que esmagou iniciativas, que assassinou pensamentos contrários e afogou gerações de jovens e adultos que lutavam por um país democrático.


O PMDB não poderia ficar calado diante de mais uma demonstração de truculência do governo local, que não satisfeito em usar o tempo de uma hora na rádio São Francisco, usado muitas e muitas vezes para agredir verbalmente autoridades e ex-autoridades e, tentar impor somente a sua verdade, com dinheiro público do cidadão francisquense, fruto de impostos, exigir que sua voz fosse colocada no ar, em um programa independente, desconsiderando a pauta do Programa na Boca do Povo, embasado provavelmente no fato de ser o maior contribuinte deste veículo de comunicação.


Parece que nossa cidade foi contaminada pelo pensamento autoritário de Hugo Cháves - Presidente da Venezuela - que mandou fechar canais de televisão e a imprensa em geral, e prender quem se colocasse contrário aos pensamentos ideológicos chavistas.


Como escreveu em seu blog o radialista do Programa na Boca do Povo: o Prefeito precisa entender que a relação comercial que mantém os setores públicos e privados não dá ao último o direito de interferir no conteúdo editorial da empresa de comunicação. O que deve estar à venda é o espaço publicitário; o tempo para a realização de um programa; não a "consciência" do veículo de comunicação.


O sentido de democracia, de livre expressão, tem sido cerceado desde janeiro de 2009. Servidores públicos, pessoas que mantém alguma relação com o Poder Executivo, expressam suas opiniões escondidas sob o manto do anonimato, coisa que só acontecia no período da ditadura militar de 1964.


Este retrocesso, sob a indignação da população francisquense, dá abertura para a implantação em São Francisco do Sul da "Cidade do Pensamento Único", onde seus moradores só têm o direito ou a obrigação de ouvir e não de "se expressar livremente" sem sofrer alguma retaliação, seja um processo criminal, perseguição funcional ou intimidação.


Neste diapasão, o PMDB local, coloca-se frontalmente contrário a atitude do Chefe do Executivo Municipal, que interferiu de maneira impositiva na pauta de um programa de rádio, usando subterfúgios dos mais baixos, para impor a sua voz aos ouvintes do programa na Boca do Povo, desdenhando a importância para a população de ouvir uma entrevista agendada com o Comandante do Corpo de Bombeiros Voluntários, entidade do mais alto respeito e serviços prestados aos francisquense, para vir a público justificar a reprovação das contas de 2009 pela Câmara de Vereadores, conforme visão unilateral do Executivo, não fazendo a leitura do relatório dos técnicos do Tribunal de Contas do Estado que após análise criteriosa, reprovaram as contas do Poder Executivo Francisquense.


Deveria o Executivo Municipal, esclarecer a população, que a decisão dos Conselheiros é política e não técnica e que os Conselheiros não analisam as contas, simplesmente as submetem a aprovação da Plenária.


Portanto, o PMDB está irmanado com o radialista na luta pelo direito básico do cidadão, conquistado a custo de muito sangue e tortura, o direito à livre expressão.


Parabéns Sared Buéri, pela sua luta, compromisso com a verdade, com a isenção, com a livre expressão e principalmente pela coragem de enfrentar o poder estabelecido que, pensa que tudo pode.


Você certamente deve servir de exemplo aos pseudo-jornalistas locais que usam a imprensa para divulgar noticias do governo quando estão no poder e criticar quando estão fora dele.  E também aos teus companheiros de sala de aula e juventude deste município que devem conhecer a história de autoritarismo vivida neste País, para que isso nunca mais se repita ou não se imponha neste município.


Abraço peemedebista.


Jorge Luiz Macedo
Presidente do PMDB

18 comentários:

  1. Marcelo Gomes de Oliveira20 de outubro de 2011 às 03:32

    Sared nação peemedebista está com vc.

    Odilon vem ai genteeeeeeeeeeeee pra grande VITÓRIAAAAAAA \°/

    São Francisco do sul vai voltar a sorrir

    ResponderExcluir
  2. Odilon! Pelo amor de Deus. PMDB! Não merecemos mais. Sared, não se esqueça que voce mesmo declarou e esta registrado em seu blog, em matérias anteriores, que o governo passado também não lhe dava ouvidos. Quem éra o governo passado? Como voce edita esse apoio, só estando muito gragelizado mesmo. Logo uma nota assinada por quem, JM, cruz crédo. Sared, podes ter certeza de uma coisa, 50% da admiração que eu tinha por voce, perdestes.

    ResponderExcluir
  3. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  4. Que o atual governo é autoritário, se acha o dono da razão, disso não há dúvidas.. Agora o cara aí do comentário acima vir falar de Odilon?? é uma piada!!!! Quando diz que SFS vai voltar a sorrir, na verdade diz que uma meia duzia de baba ovo voltaria a sorrir.. Precisamos de gente nova, com compromisso com a população, com compromisso com a verdade... Não tenho preferencia por partido algum, mais a ultima administração do PMDB foi péssima, e foi sustentada por muuuito dinheiro investido pelo Governo federal, transformandoo ex presidente Lula como o melhor prefeito de SFS. em Moção de apoio do PMDB

    ResponderExcluir
  5. Bom Dia Amigo Sared

    Parabéns pela sua atitude o tempo da ditadura terminou depois de muita luta do povo não podemos deixar que ela volte, a conquista do direito de expressão é do povo O executivo municipal não é dono da cidade deveria ele respeitar os Francisquense você tem o meu apoio admiro as pessoa que não se vendem.

    ResponderExcluir
  6. Que a matéria acima não sirva para agressões partidárias ou pessoais. O foco da questão é a liberdade de expressão, que jamais poderá ser cerceada. Quem sofreu com a ditadura, sabe da importância da democracia. Não podemos permitir que governantes, seja X ou Y possa agir com autoritarismo.

    ResponderExcluir
  7. Sared, lendo uma postagem do Sr. Pedro leigo, em outra matéria do seu blog onde se intitulo "FICO", faço a mesma pergunta. Não poderá concorrer a mãe para um cargo no executivo e o filho para o legislativo, correto? Acredito que ambos tenham que sair só para o legislativo ou só para o executivo, certo. Caso contrario, como ficaria a fiscalização em família? Temos que alertar o eleitor.

    ResponderExcluir
  8. Conheço uma ex-candidata a deputada estadual, que tinha um cargo de confiança do estado na educação, agora tem cargo na Secretaria Regional. Sei que ao deixar a Gerencia Regional de Educação, várias escolas estaduais foram interditadas. Em São Fco., tem duas, inclusive uma esta desmoronando. Agora me vem dar uma de boa moça, vá enganar quem não te conhece.

    ResponderExcluir
  9. Pedro Carvoeiro -reta20 de outubro de 2011 às 20:49

    Pedro carvoeiro disse, O jorge Macedo é um dos poucos que defende o povão contra este cidadão que pensa que é dono da cidade , parabéns ao Jorge (wilson e jackson)que até agora e tenho certeza que até o final não roerá a corda.Quanto aos comentários ai de cima , apenas para frisar aos puxas sacos deste governo mediocre , que falar do Odilon até pode , tem quem gostou e quem não gostou , mas comparar o Odilon a esta administração ridicula , autoritária , mediocre ,pifía, isso sim é uma falta de respeito. Um prefeito que coloca uma corrente e um guarda na escadaria da prefeitura ,que não atende ninguém , que não aparece em eventos populares , pois tem medo de escutar o povão vaiando, que só anda com seguranças etc etc etc.... aos PS ,digo a voçês , tenham pelo menos vergonha na cara por terem sido culpados por nossa cidade ter estacionado por 4 anos ,elegendo este cidadão, que com certeza não ganha mais nem para sindico de prédio. O Sr. Luiz Zera conseguiu sim . Ser O PIOR PREFEITO QUE NOSSA CIDADE JÁ TEVE.

    ResponderExcluir
  10. entaum mataram o MOAMAR KADAFI DE OLIVEIRA??? ..... agora a libia vai voltar a sorrir. kkkkkkkkkkkkk

    ResponderExcluir
  11. È mesmo revoltante que no Brasil "democrático" de hoje, ainda há episódios como esse.
    Não só em São Chico, mas em todo o Brasil, em todos os governos, sem ser desse ou daquele partido político, seja executivo ou legislativo, e que muitos desses casos, lamentavelmente tenham como protagonistas jovens de trinta a quarenta anos atrás, que lutaram, ergueram cartazes, apanharam da policia, para que tivéssemos a nossa "liberdade de expressão" de hoje. mas podemos acabar com isso, utilizando a única arma disponível ao povo, o voto.
    Por esse e vários motivos meu candidato nas próximas eleições será o branco.
    Sim minha forma de protesto será votar em branco, e convido a quem se encontra indeciso ou revoltado com nossos governantes, sigam o mesmo caminho.
    Pois esse é nosso direito, infelizmente uns dos poucos que restam a nosso favor.
    Pois os políticalhos de hoje em dia se preocupam muito pouco com os interesses e opiniões do povo, priorizando as articulações políticas de interesse único e partidários, vamos acabar com essa ditadura disfarçada de democracia, usando a única arma que nos resta e que pode causar efeito, o voto.


    Vote em branco...

    Wagner Tavares(fritzsfs@hotmail.com)

    ResponderExcluir
  12. Como pode ter gente que ainda tem a coragem de vir a este blog defender este prefeito, que desde o primeiro dia vem fazendo este monte de bobagens , um prefeito que já espulçou o vice da prefeitura , um prefeito que não se dá com nenhum vereador , que só sabe pedir empréstimos ,que aluga um monte de casas e galpões e coloca como obras de sua administração , que usa um hospital que foi conseguido graças ao governo anterior como conquistas sua , que titula os eventos de páscoa , natal , os shows pirotécnicos , a limpeza que a engepasa continua fazendo como ações suas, que corta o repasse ao hospital de caridade que a administração anterios tinha assumido desde o primeiro mandato, com os famigerados em greve dentro de barracas , vou parar por aqui , pois é muita , muita , muita coisa. Este governo é o pior que esta cidade já teve, e uns malucos , ps , vem a este blog ter a coragem de tentar defender esta administração . Há tenha a santa paciência ou mesmo vergonha na cara.

    ResponderExcluir
  13. Quanta Demagogia escrita pelo PresidentE do PMDB. Primeiramente vamos lembrar que PMDB + Corupção + Ditadura caminham juntos e sempre caminharam, basta lembrar quem em 1979, quando os que o governo do Golpe Militar expulsou ou forma obrigados a buscar outro país para viver ou permanecerem na clandestinidade, não vale para FHC, SERRA, pois estes se auto exilaram, então , um dos represenntates do pmd na época, Sr. Simon, hoje senador, tentou barrar a entrea de Leonel Brizola e e outros Guerrilheiros. Sem contar que Ulysses Guimarães sempre fletour com a direita e a ela serviu para não ter concorrência na oposição. Sobre a Moção Presidente do pmdb (em letras Pequenas , pois que é um partido sem ideologia , demagogo e fisiológico, vale lembrar que o Sarney que é presidente do Senado e pertencete ao pmdb, tem um processo contra a folha de SP, para que a mesma não divulgue alguns dados de suas coisas erradas Vale lembrar que eu creio que o grande culpado nesta história se chama o

    ResponderExcluir
  14. (cont. CAIO CARVOEIRO) dono da rádio, pois se ele não quisesse fazer tal coisa, o programaa obedeceria a ordem ao qual estava programada para a mesa,, ou seja, entrevista com o representante do Corpo de Bombeiro.Basta somente dizer não, a rádio e o radialista vão cumprir a programação.

    Usar MOÇÃO ou sensacionalismo para este fato e principalmente o partido que sucateou a cidade, o funcionalismo público me cheira a pura demagogia barata e oportunismo eleitoral.

    E para não me esquecer:FORA PMDB, PPS, MACEDO, VILSON, DORLEI, ODILON. Fora a toda esta gente que tanto nos envergonham com suas políticas ruins.

    ResponderExcluir
  15. Meu querido amigo Sared.

    Tenho acompanhado a preocupante situação de cerceamento da liberdade de imprensa que vens sofrendo. O uso do poder imposto pelo capital, seja público ou privado, para ditar as pautas e/ou posicionamentos políticos. Infelizmente essa é uma prática recorrente em nosso país. Quem não se lembra que foi a rede globo que elegeu e "impeachmou" o presidente collor, elegeu fhc e depois o próprio lula quando lhe foi conveniente. O poder que os meios de comunicação tem nas mãos é absurdo e quem o detém não tem nenhuma vergonha de usá-lo para conseguir/manter privilégios e assim aumentar ainda mais seu poder. É um ciclo vicioso onde sempre quem sai perdendo são os mais fracos, que geralmente são aqueles que servem de massa de manobra para os dirigentes, seus financiadores e seus opositores. Basta dizer que todo partido político tem pelo menos um grande jornal/revista a seu serviço, por mais que todos insistam em dizer que são independentes e 'imparciais'. Como tu mesmo disseste, imparcialidade não existe (sei que não foram estas as tuas palavras exatamente, mas sim uma interpretação minha da tua frase). Todo jornalista (que aliás nem precisa mais ter formação alguma para exercer a profissão) é um ser humano, que possui convicções, vícios e paixões que sempre estarão (implícitas ou explícitas) no que escreve/fala.

    Voltando ao teu caso, o que mais me surpreende é o fato de a rádio são francisco, tua empregadora, que deveria te dar o respaldo nessa situação, foi a primeira a ceder. Achei vergonhosa a atitude da rádio são francisco. Imagino o que deve ter se passado pela tua cabeça ao receber a informação de que tu deveria ceder à pressão e encerrar teu programa antes do horário previsto para o pronunciamento do prefeito. Se estivesse no teu lugar talvez não tivesse nem mais sequer voltado a pisar em tal estabelecimento e pensaria em processar a emissora. Sei que é fácil falar de fora, e há muitas outras variáveis fazendo com que não tome este tipo de decisão. Mas acho inaceitável a postura da emissora em relação a este acontecido. Realmente condenável.

    Com relação à postura do prefeito, é inadmissível que se faça uso desse tipo de chantagem para obter seus objetivos. É uma administração que não foi de todo ruim, com alguns pontos positivos (o que já a faz melhor que todas as outras que já tive o desprazer de vivenciar em nossa cidade). Porém o autoritarismo, truculência e falta de traquejo com seus comandados e eleitores desgastam sua imagem ao ponto de praticamente soterrar os pontos positivos de sua gestão. E ainda dão margem para que velhas raposas da política local ganhem força novamente e tentem retomar o poder.

    Ano que vem tem eleições. Quero ver se vai ser a mesma palhaçada de sempre aonde se elegem aqueles que compram votos (implicita ou explicitamente). Se depender da burrice do eleitor francisquense eles já estão (re)eleitos. Gostaria de ver alguma cara nova e comprometida com a verdade e o trabalho, com a sociedade. Gostaria de ver alguém que fosse firme com relação às questões ecológicas e não se vendesse por alguns milhares (ou milhões) de reais. Que investisse no potencial da nossa ilha. Que deixasse o porto um pouco de lado e trouxesse uma universidade pública de qualidade para são chico. Que soubesse utilizar o fato de sermos 1a cidade do sul do brasil ao nosso favor. Enfim, que fizesse jus ao cargo que vai exercer. Mas como já conheço essa estória há muito tempo... EU DUVIDO MUITO QUE ISSO ACONTEÇA!!!

    Um abraço e o desejo que esse tipo de situação não se repita.
    Tiago Constante
    Músico
    Cidadão francisquense por escolha.

    ResponderExcluir
  16. Antonio - Tony Penteado:

    Prezado Sared:

    A questão que envolve a liberdade de imprensa é claro como a água pela constituição, mas, a pergunta que se transmite pelo desenrolar da questão é tão escura quanto a noite.

    Então, vamos a ela, se o Chefe do Executivo não quis esperar meia hora para se expressar no informativo municipal e/ou se podia o mesmo se expressar sobre o tema no horário do informativo municipal?

    A sensível diferença não é clara para a população, pois geralmente é dever do jornalista público (Assessoria de Imprensa de qualquer órgão público) utilizar o programa de maneira objetio e direto (não sei se os âncoras do programa o conduzem desta maneira pois faz uma era que nao escuto).

    Partindo de princípios da moralidade, impessoalidade, se deduz que o chefe de qualquer dos poderes não poderia utilizar o programa pago com dinheiro público para informações a população nesse tema, pois se trata de matéria atinente a subjetividade do entrevistado, e, não de interesse da comunidade, decorrente de uma relação executivo, legislativol, TCE-SC, e Justiça.

    Sempre leio nesse blog comentários que fazem referência a SFS como "comandado por ditador(es), terra de coronéis, etc"

    O que é necessário refletir é se o poder dado a determinada pessoa está acima de sua capacidade, ou se nos colocamos abaixo desse ou daquele cidadão, destarte, a reflexão fica que apesar do Brasil ter deixado de ser colonia a séculos, ter deixado a ditadura a décadas, o cidadão de um modo geral vive com a mentalidade de um vassalo.

    Agora no fito de finalizar, seria interessante se outros partidos políticos, ONG's, representantes da sociedade civil organizada, enviassem cartas de apoio e notas de repudio, assim como fez o Ilmo. Presidente do PMDB de SFS, demonstando o compromisso com um Brasil democrático, que atende aos limites do poder.

    Sds ao Blogueiro.

    Att,

    Antonio - Tony Penteado.

    ResponderExcluir
  17. olhem que interssante, a Sra Clarice Portela apareceu em SFS, estranho não povo ????
    faltando pouco para proximo pleito éla aparece, é brincadeira mesmo, só falta o povo acreditar

    ResponderExcluir
  18. BOM,DIA ate pareci que esse caio e pp ou parente do prefeito, nunca precisou da saude em sao francisco acorda pois a saude educacao em tudo nunca teve pior do que e agora com essa prefeito abra o olho

    ResponderExcluir