terça-feira, 1 de novembro de 2011

Entrevista: vice-presidente do PSD

O Partido Social Democrático (PSD), em fase de estruturação no município, já conta com a maior bancada na Câmara de Vereadores. Próximo de expirar o prazo para que os futuros candidatos nas eleições do ano que vem se acomodassem numa sigla, os dirigentes locais do partido fundado pelo prefeito paulistano Gilberto Kassab "adquiriram", numa tacada só, além de três vereadores, o vice-prefeito Walmor Berreta e outros fortes pré-candidatos a vereador.

O blogueiro conversou na semana passada com o vice-presidente do partido, Willi dos Santos, no programa de rádio que apresenta na Rádio São Francisco. Confira os principais trechos da entrevista:



Blog do Sared
- Como vocês estão organizados no momento em São Francisco do Sul? 

Willi dos Santos
- Com o registro, que foi concedido pelo Tribunal [Superior Eleitoral] para o PSD, nós corremos para seguir as normas que regem a fundação de um partido. Inicialmente, fundamos a comissão provisória. O presidente é o Beto Raposo; eu sou o vice-presidente; o Dorival é nosso tesoureiro; o Ricardo Pimpão é nosso secretário; e tem mais 12 membros que fazem parte da executiva provisória. Tivemos a felicidade de conseguir, dentro de São Francisco do Sul, na classe política, principalmente... Antes não tínhamos nenhum vereador; e em pouco tempo, hoje já temos a maior bancada, com a vinda dos vereadores Ismael, João do Gás e Rui.



BS
- A maioria das lideranças que fundaram o PSD em SFS vieram do DEM? 

WS
- A formação do PSD iniciou quando nós nos desfiliamos do DEM. O DEM maciço... que era a executiva provisória do DEM... Nós saímos e fundamos o PSD. Agora, as filiações estão vindo de vários partidos. Nós tivemos lideranças importantes que estão filiadas conosco: Joel Rosa; o Joel Santos [ambos ex-PSC]; o dr. Walmor, uma aquisição muito importante para nós; o dr. [Harry] Addison [ambos ex-PMDB]; o pastor Anderson Fuckner [também ex-PSC]; o Neuri [“da Rodoviária”; ex-PMDB].


BS
- Há algum partido com o qual vocês não consideram fazer alianças?

WS
- O PSD veio para somar; para ajudar. O PSD é uma idéia nova. O DEM é nosso amigo. Poderemos, sim, daqui amanhã, em nível municipal, estarmos juntos. O PSD vai somar com quem achar que deve somar. Vamos conversar com todos os partidos. Com o PT, com o DEM, com o PP, com o PMDB, com o PSDB, com o PPS... Está na hora de São Francisco pensar mais em São Francisco do Sul. O nosso partido tem que ser São Francisco do Sul. Se criam essas siglas partidárias para se ter uma organização política.


BS
- A gente tem o vereador Rui que é bem próximo do governo. O vereador Ismael, embora já tenha sido líder do governo, vem mantendo uma postura mais de oposição. O presidente da Câmara, João do Gás, teve a relação com Zera piorada desde que assumiu a presidência do Legislativo. Vocês vão organizar a bancada e nortear a atuação dela... por exemplo, para ser oposição ou situação? Ou os vereadores estão liberados para agir da forma que melhor entenderem?

WS
- Nós estamos em formação. E tudo aquilo que está em formação, o básico, o importante, é você organizar o partido; você solidificar o partido. E isso nós estamos fazendo. A posterirori nós iremos, evidentemente, reunir com nossos representantes na Câmara; vamos debater as questões do município. Por que o PSD de São Francisco do Sul deseja e vai participar efetivamente do que for melhor para a nossa cidade. Nós vamos sentar e ver qual a posição que o PSD tomará dentro do município de São Francisco.


BS
- Quais são os planos de vocês para o ano que vem? O Godofredo (PSB) parecia estar mais consolidado no grupo formado também por PDT e PSD. Walmor parece ter equilibrado mais o grupo. Permanece o pensamento de que uma pesquisa eleitoral é que vai apontar o cabeça de chapa do grupo de vocês, ou o PSD pode vir a compor com o PMDB?

WS
- Todos esses assuntos nós vamos conversar. Só que quando o partido tem um nome de peso como nós temos hoje, você senta a mesa com um diferencial. Continua a nossa abertura para conversar com Godofredo, Dorlei, Ico... É um grupo que se formou, e que nós respeitamos e é de peso. Nós vamos conversar com todos os partidos, sem exceção. Na política não se divide, se soma. Nós vamos ver quem no momento é o melhor e vamos apoiar o melhor.


BS
- Você falou em apoiar, mas poderão também lançar um candidato a prefeito?

WS
- Evidente... Nós poderemos ter candidato próprio. De acordo com as conversações... Porque muitas vezes ela [a conversação] vai até o final e dá certo; às vezes não dá. Tem tanta divergência no meio político. Mas a nossa pretensão é dialogar e chegar a um consenso.


BS
- Você fala em dialogar com todos os partidos. Mas parece ser pública a má relação existente entre o presidente do PSD, o empresário Beto Caroço, e seu primo, o prefeito Luiz Zera. Num eventual diálogo sobre as eleições do ano que vem, é possível deixar isso de lado para não contaminar a questão política? 

WS
- A bem da verdade, nós estamos falando de um partido político... Essa questão [relação Beto e Zera] não nos compete. Nós temos a responsabilidade política de dialogar. O nosso presidente também pensa da mesma maneira. Ele quer fazer o melhor pela cidade que ele ama. Então, pensando nisso, coisas e mais coisas terão que ficar de lado. Política é a arte de engolir sapo, né? Politicamente, posso te garantir que nada disso vai atrapalhar. Vamos conversar com todos. Inclusive com o PP. É um partido bem formado; é um partido forte. Um partido que tem grandes lideranças.


BS
- Dá para ter uma idéia de quantos filiados o PSD tem hoje em São Chico?

WS
- Nós ainda vamos partir para uma filiação maior, encampando toda a cidade. Hoje nós temos em torno de 150 filiados.

39 comentários:

  1. Vejo com grande interesse a criação e formação de um novo Partido,até porque precisamos fortalecer a nova frágil democracia,sobretudo com partidos que possam trazer novas alternativas políticas e assim acabar com a politicalha

    ResponderExcluir
  2. Claudiney K... PSD , vem com força total ,vejamos então: vem com o vereador Rui, o do colar , que até hoje não sabe explicar a sua conduta como vereador a quase 8 anos , e principalmente pra que veio , pois não sabe nem se pronunciar em uma casa de leis e nem procurou saber como diz o Dep. tiririca; vem com ismael , que não sabe de que lado tá, vem com Dr.Walmor que como médico é brilhante , mas como politico deixou a desejar com o povão , pois não explicou porquê deixou a 03 anos de ser o prefeito e hoje quem sabe até volta como vice, e do Godofredo que tanto o criticou em eleições passadas, dá pra entender , quér dizer até dá né... rs, joão do gáz , este com esta atitude de roer a corda não ganha mais, conseguiram até o Harry que éra considerado o pior dos piores do PMDB , e agora me digam virou coisa boa. Me poupem né. E tentam de certa forma sem conseguir , disvincular-se da relação estreita com os empresários locais que estão comandando

    ResponderExcluir
  3. João Carlos dos santos1 de novembro de 2011 às 19:09

    Dizer que o PSD, representa mudança no no municipio é uma gozação. Muda sao chico a hora é essaaaaaaaaaaaaaaaa.

    ResponderExcluir
  4. ANONIMATO - Mais uma vez lembramos que o Blog do Sared não publica mais comentários em que o autor não esteja identificado - no mínimo - com o primeiro nome. Obrigado.

    ResponderExcluir
  5. Isso, sem falar no JOEL ROSA, que é o Rei Midas ao contrário, tudo que ele toca vira ferro. No Sindicato dos Arrumadores, no Corpo de Bombeiros,na Câmara de Vereadores, realmente só foi gente boa para o PSD. Socorro né. Ainda vem o Caio apoiando toda esta besteira política. O povo que se cuide.

    ResponderExcluir
  6. Antonio disse, O PSD não tem nada de novo, é só um ajuntamento de coisas ruins de outros partidos, que virou um bolo só. E esse bolo ruim espero que os francisquenses não engola, porque pode passar mal. Porque tem pessoa que já fez e provou, e com certeza irá fazer coisas interessantes por nossa cidade por mais 4 anos e esse nome é o Odilon. Queira ou não a oposição Ele é carismático.

    ResponderExcluir
  7. Pedro,não disse que o PSD de Sfsul representa uma mudança,pois muitos políticos do PMDB para lá foram, sem contar que outos pseudo políticos de outros partidos também pediram abrigos por ali.A criação de um novo partido sempre
    ajuda a aumentar a nossa fraca democracia.É obvio que pessoas como Willy,Joeis ,Harry não ajudam a melhorar a nossa política, mas creio que com o PSD forte, partidos lixos como PDT, PPS, PTB,PSC, tendem a sumir da nossa política.
    O Que vocês preferem a volta do Pmdb e seus pedintes por cargos: resta a direção do PSD verificar e depois sumir com estes políticos
    pedintes que nada enobrecem a nossa cidade e política.Primeiro precisamos acabar com o PMDB e os deixar por mais 4 anos sem cargos depois nos livraremos de Joeis, Ruis e Cia.
    Mas vejo com bons olhos o crescimento e a vinda de pessoas do bem para este partido.

    ResponderExcluir
  8. Antonio disse, Seu Caio Carvoeiro, você fala tanto em cargo do PMDB, acredito que você se ainda não é, está querendo fazer parte desses cargos. Você e eu sabemos que nos cargos do PP (atual administração) existem seres humanos com cargos inúteis tanto quanto eles, mas estão ai. Agora te digo, você como ser humano precisa se valorizar e não saber que hoje ganho um dinheirinho maior, não é pela minha competência mas pela indicação política. E te digo mais, quando o ser humano chega nesse estágio porque ele é realmente uma ameba e poderia até deixar de ser humano. E ainda te digo mais, como PMDB até poderemos não vencer a eleição de 2012, mas vamos fazer com que essa cidade volte a ter liberdade e povo possa circular principalmente pela prefeitura livremente. A força divina vai afastar de lá a força negativa (que eu condidero o gramunhâo), por isso vai ser derrubado. E por fim, eu quero, eu preciso e o todo povo precisa andar por essa ilha e curtir o que ela tem de mais belo, a natureza. E não é poucos seres humanos infelizes que vai tirar isso da maioria da população. Fquem com Deus.

    ResponderExcluir
  9. Caio.voce chamar os partidos politicos de lixo, voce esquece q tem parentes nesses partidos infelismente a gente não pode escolher parentes pois se pudece voçe não faria parte da minha familia.Ps-Abraços a familia?

    ResponderExcluir
  10. Percebe-se que os políticos francisquenses, em sua maioria, fazem política ou com o coração ou com o estômago. Duas formas maléficas de se exercitar a democracia. Essa história de qual é o melhor partido, quem tem a melhor ideologia ou qual é o partido mais puro e o mais impuro é absolutamente inútil. Em política, o que vale de fato é qual corrente consegue aglutinar o maior número de votantes. Assim como no futebol,(exceto em 2011 em que o campeão será o Curintia) nem sempre vence o melhor. Vence o mais eficiente. Este é motivo pela qual partidos como o PT não se criam na cidade. A atuação local do PT (e olha que sou lulista de carteirinha)não passa da crítica. Pior, crítica pelo estômago. O partido não tem ação afirmativa no município. As campanhas são sempre calcadas na desconstrução das ações dos adversários. Isso não funciona. Por sua vez, o PSD começa fazendo tudo certinho, mas já condenado ao insucesso. Primeiro pela estratégia de criar uma situação favorável de legenda buscando membros na vereança atual, totalmente desgastada. Segundo por escancarar sua retaguarda financeira, com altíssimo índice de rejeição. Terceiro pelos nomes de sua composição. Nenhum deles tem no currículo, ações concretas que tenham feito pela cidade. No fim das contas, não fica difícil prever o resultado das próximas eleições. Tudo ficará com dantes.

    ResponderExcluir
  11. Não me vejo em Cargos Públicos, só faria isto se você para trabalhar como Auditor, obviamente teria que prestar concurso público, portanto dificilmente eu ocuparia alguma funcão ou cargo comissionado.
    Sobre ter parente nests LIXOS PARTIDÁRIOS,cada pessoa é livre e escolhe o partido que deseja participar , segundo a sua ideologia ou afeição. Considero PPS, PMDB, PDT, PSC, PTB , uns LIXOS PARTIDÁRIOS e torço por uma Reforma Política que faça sumir estes partidos.

    ResponderExcluir
  12. Bom dia a todos,

    Vamos por partes...

    1º PSD - Um partido formado por um empresario local que investe no porto de Itapoá e diz que ama São Francisco.
    2º DEM - Limparam o partido, sairam apenas 12 integrantes para migração ao novo partido. Acredito que agora virou um partido de respeito.
    3º Cargos Politicos - Isso nunca vai mudar, sempre vai haver cargos politicos, o proprio vice presidente do partido supracitado (PSD), tem cargo politico no porto, então pessoal, esqueçam que isso vai mudar, o que pode ser feito, é colocar pessoas que realmente entendem do setor para assim administra-lo.
    4º PMDB - Não vejo o que esse partido fez pela nossa cidade, muito menos o Odilon. Para mim não muda em nada a administração do atual com o antigo, e digo mais, a prefeitura não é praça publica, la tem que haver trabalho, seriedade e acima de tudo respeito, então não vem com essa de que ela (prefeitura) tem que ser circulada por todos, se não tem o que fazer la, por que ira ate la? Quem tem que cobrar algo de la, são nossos vereadores. E outra, falaram ai por cima que o Odilon era carismático? agora né, pois nunca foi, e eu quero um prefeito com competência e seriedade, se eu quiser ver um cara carismático, eu irei até o circo ver os palhaços de la, não é hora de carisma e sim de Trabalho, São Francisco esta perdendo cada vez mais com essa brigas politicas.
    5º Caio - Não te entendo companheiro, realmente não te entendo, não sei o porque da formação de um novo partido, e um partido que consegue alcançar seus objetivos por intermédio do dinheiro, pois o Presidente de tal partido tem dinheiro, isso todo mundo sabe, e garanto que conseguiu com os meritos dele, e digo que ele merece tudo o que tem hoje, porem, isso não quer dizer que ele quer o melhor para a cidade. Então podem esperar mais uma eleição com um enorme derramamento de dinheiro, e nada de novo ou de bom vai acontecer com nossa cidade. Povo franscisquence, não se enganem com esses papinhos, vejo todo esse circo para a ambição de um grupo pequeno que quer mandar em São Francisco, querem ser mais autoritários que o governo atual.
    Um ótimo dia a todos e um bom resto de semana.
    Fé em Deus!!!

    ResponderExcluir
  13. Santos, não pretendo fazer parte da tua família, até porque não gosto de quem escreve:( pudece, voçe, infelismente).

    ResponderExcluir
  14. Concordo com o Carlos, querem alguém carismático?! Vão assistir a missa do Padre Marcelo! Essa cidade precisa de alguém com conhecimento político e não politiqueiro, que tem o bolso cheio de dinheiro e pouco conhecimento de administração pública. Alguém que tenha postura e não dê de dedo na televisão quando vai dar uma entrevista. Alguém que nos dê um hospital a mais, e não feche um para poder terminar de construir outro. Alguém que amplie a atenção básica de saúde e não deixe postos de saúde sem médicos. Alguém que possamos ver circular entre o povo e não fique fechado a sete chaves em um gabinete e sai só para viajar ao exterior, deixando de nos representar em reunião regionais que deveria estar apresentando projetos para conseguir mais verbas pra nosso municipio. Isso tudo está em nossas mãos. Mas não vejo isso em nenhum deste que aí se apresentam como futuros candidatos . Será que aparecerá um novo nome que possa nos trazer esperança??!!

    ResponderExcluir
  15. Carlos, não vamos ser saudosista e viver esta utopia que os empresários são ruins e os políticos e partidos é que são bons. A formação do PSD será extremamente importante para nos livrarmos do PMDB e acabarmos com esses partidos pequenos.É obvio que eu não gostaria de ver em qualquer partido que fosse, Wille, Joeis ,Ruis e outros, mas estão por lá e só nos resta é torcer para que não se elejam e que sejam eliminados da vida política . Vamos torcer para que esta cidade não volte a ser comandada pelo PMDB e sua turma, vamos torcer.

    ResponderExcluir
  16. CAIO.para quem escreve ECECUTIVO..OA..e OUTOS.ta bom demais.Inté Parente kkkk

    ResponderExcluir
  17. Caio Carvoeiro se vc quer fortalecer nossa frágil democracia e aumentar o leque de opções para melhorar nossa representatividade, não chegará a isso, varrendo o PMDB do mapa. O PMDB, o PSD, PTB, os Tucanos são males necessários a nossa democracia. Afinal que baita felicidade tive ao ver Dilma dar uma porrada no Vampirão.

    ResponderExcluir
  18. Caros colegas , quanta ignorância ai em cima , temos hoje um governo que esta de mal a pior , uma administração ridicula ,e vem voçês falar do PMDB , querer agora enfatizar que pessoas boas estão indo para o PSD é pura ipocrezia , pois todos que estão se debandando eram considerados pela midia e pelos politicos francisquenses como os piores filiados que o PMDB tinha , vale salientar que apenas o Dr. Walmor merece um comentário difente , mas como já disse ,não consegui entender a conduta do Dr. que teve a chance de ser o atual prefeito e roeu a corda as vesperas da eleição passada,deixando o partido na mão, e agora troca de partido a vespera de fechar o calendário eleitoral, estranho né. O sr. caio carvoeiro tem um ódio pelo PMDB, pois todos os seus comentários aferem o partido, provávelmente é comissionado da atual administração ou sonha ser na próxima . Gente boa e gente ruim tem e terá em qualquer administração pública , tinha na anterior , tem nesta e terá na próxima , politica é assim mesmo , e não vai mudar.Falar do Odilon é ter medo de enfrenta-lo nas urnas, pois sabem voçês e queiram ou não queiram ele até hoje foi o melhor para nosso município, prova disto que ganhou 3 eleições, uma roubada pelos votos manuais e duas outras conquistadas pelo voto eletrônico. O PSD , nada mais é que o partido dos famigerados por cargos públicos , orquestrados pelos empresários locais. O Godofredo não ganha nunca mais desde que começou a ser dirigido pelos mesmos. Com a vitória do PMDB , muitas malas voltaram , ou voçês acham que com o PSD será diferente e que , solange pimpão , ricardo ,maceio, harry , joel ,neuri, rui , ismael e sua turma etc etc etc , não terão cargos comissionados. Me poupem né , o Sr. Raposo manda nessas pessoas. Se essa turma fosse boa ele empregava na sua empresa , mas muito pelo contrário , quér e velos bem longe de lá.

    ResponderExcluir
  19. MARCELO FELIZ ARTILHEIRO4 de novembro de 2011 às 15:26

    Caio,dai q vc me ajuda o seu PSD q vc esta falando q é muito importando para anular o PMDB so esta fortalecendo o PMDB,pq o PSD tirou as coisa ruim do PMDB e levou pro seu partido PSD q pelo jeito vc deve esta querendo um carguinho na prefeitura né?saibaa q tem gente muito boa no PMDB q vc nem sabe Q ESTA LA,em 2012 agente conversa. AAAA cuidado pra nao arrebentar o saco do beto. Abraço

    ResponderExcluir
  20. PSD é brincadeira, só trocaram a lona do circo, são os mesmos oportunistas travestidos de novos democratas, mas que historicamente sabemos quem são eles, UDN->> ARENA ->> PFL ->> DEM ->> PSD. Pobre da nossa S.Chico que precisa desse tipo de mentalidades, uma elite direitista, rancorosa, golpista e burra. O que me estarrece é que vi o sobrenome de um antigo político da nossa terra (talvez esse remanescente seja neto daquele, desconheço o cidadão!),e que foi perseguido, dedurado e preso por essas mentalidades, durante o período ditatorial. Quem é mais velho ou presta atenção na história sabe dos fatos a que me refiro.

    ResponderExcluir
  21. Amigo , não sou teu parente, rsr.Burrice deve ser genético, e o que me consta , meus filhos tem excelente genética. Sobre o PSD acabar com o PMDB, vieram algumas coisas ruins, mas os piores ficaram.Não poderia caber tanta ruindade.

    ResponderExcluir
  22. Claudiney K. . Realmente não sou seu parente , e burrice não é genética , prova disto é voçê mesmo , com comentário vazios , e com cunho totalmente imparcial e direcionado. Bam Bam...

    ResponderExcluir
  23. João Carlos dos santos6 de novembro de 2011 às 08:22

    Srs, estamos proximo a mais um pleito eleitoral. Temos que pensar em outros partidos do PTB, PDT, PSL e outros . Chega das mesmas ficguras políticas. Essa Turma que foi para PSD, já são cartas marcadas.

    ResponderExcluir
  24. o caio carvoeiro por um acaso quanto tão te pagando prá vc elogiar o PSD. não é por nada não cara, é que tô precisando ganhar dinheiro facíl de repende vc pode me ajudar. ou não?

    ResponderExcluir
  25. Caio Corneteiro, infelizmente minha conduta não me permite, mas , para nos livrar de Odilon, PMDB e outros males, vejo com bons olhos o crescimento do PSD.
    Náo recebo nada para elogiar A,B OU C.Minha capacidade intelectual e o amor naquilo que eu faço, me fez crescer na vida.

    ResponderExcluir
  26. Caio, não to dizendo que tem politico bom, mas a grande maioria deles são mandando pelos empresarios. Mas Caio gosto dos seus comentarios e acredito na sua boa vontade de ajudar o povo francisquense.
    Claudiney K., eu enfrento o Odilon nas urnas, mas manda ele sair do Pmdb e ir para um partido de menor expressão, ai quero ver ele ter voto em sao francisco. O Pmdb é um partido forte e unido, elogio isso, mas a pessoa do Odilon não ganha sem o Pmdb. E digo mais, ele pra mim foi não foi nem melhor e nem pior que o atual.
    Fé em Deus e rumo a vitória!!!

    ResponderExcluir
  27. Ninguem tira esse eleiçao do PMDB,e esse CAIO ai esta de brincadeira outro brincalhao é o CARLOS se vc sair para vereador eu aposto q vc nao ganha 90 votos.

    RUMO A VITORIA!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  28. Carlos, infelizmente em nossa cidade, os empresários não mandam em vereadores, se mandassem a coisa não estaria deste jeito. O mundo mudou,as ideologias mudaram.
    Os países emergentes, é que vão dominar a economia e o que era verdade a decadas passadas , hoje não são tão absolutas.
    Precisamos dos empresários, sim, principalmente em nossa cidade, pois são eles que são os empreeendedores, os quevão a a frente e correm o risco de perderem seus investimentos, ou você acha que se estes vereadores fossem mandados pelos empresários, a câmara estaria assim , torrando dinheiro em viagens absurdas? ou votando contra os bons projetos do executivo? fzem isto por pura fisiologia, pois não pensam no povo estes veradores, mas sim no loteamento de cargos , algo que não ocorreu nesta gestão e que incomodou aos vereadores cujos partidos não conseguiram êxito em eleger o prefeito.

    ResponderExcluir
  29. "Cio, paies emergentes? quais? Os Estados Unidos?, a Grécia.? a Italia.? a Espanha ?realmente meu camarada acho que voce não ve televisão.

    ResponderExcluir
  30. Não estou falando q o caio esta de brincadeira ele vive em q cidade?ele nao esta vendo q o nosso empresario manda nos vereadores, se nao manda-se nao tinha levado esses vereadores pro partido dele.

    Brincalhao

    ResponderExcluir
  31. Caio, também acho os empresarios fundamentais para a cidade, mas empresario que investe em são francisco, não em itapoá, pois a unica coisa que aquele porto fez foi pegar nossos compaheiros daqui para que os ensinassem e depois mandaram para sao chico devolta, isso eu não aceito. Politico tem que ser mandado pelo povo e não por empresario, pois é o povo que vota nele, o empresario ajuda a financiar a campanha, apenas isso.
    Rubinho, se vc acha que eu faço 90 votos beleza, mas pelo seu nome (rubinho) garanto que na sua frente eu fico, mas não penso em sair para nenhum cargo politico, pois não dependo e nem nunca vou depender de politica, apenas gosto de discutir, mas reafirmo aqui que ganho em qualquer situação do Odilon, pois ele só tem esse tipo de votação pelo partido que hoje ele esta...

    Rumo a Vitória.

    ResponderExcluir
  32. Pedro Paulo, aqui está o que eu postei:
    Os países emergentes, é que vão dominar a economia e o que era verdade a decadas passadas , hoje não são tão absolutas.

    Não entendi nada do que tu escreveu, etou tentando decifrar.Ok. Obviamente os países aos quais você citou, não são emergentes, a não ser que você tenha algum problema de interpretação de texto, mas ai meu colega, sugiro que retornes ao banco escolar.

    ResponderExcluir
  33. alguem ja parou pra pensar que se não existem esses empresarios , em nossa cidade , não existiriam emppregos.porque nossa cidade é portuaria, e se depende-se dessa vega do sul, o povo estaria passando fome, porque,os empregos foram para o povo de fora, tantas pessoas que saiam de suas casas, todos os dias para fazer uma faculdade e se qualificar, mais depois de formados, ou vão e conseguem empregos com esses empresarios , que tanto citam falando mal, ou tenham que sair de sua cidade natal.pois aqui ficam olhando os navios que chegam no final de ano.porque até mesmo na parte de turismo essa cidade deixa a desejar. cidade turistica tem trabalho o ano todo aqui, nem existe.então parem de falar mal dos empresarios de nossa cidade, e deixem sim eles tambem colaborarem com a politica . porque se faz necessario.agora deixar esse prefeito que está ai acabando com a demogracia , dentro de uma cidade onde ainda se vive bem é burrice.preste atenção , aqui nósestamos vivendo a 3anos numa ditadura.vamos por uma coisa na cabeça se não fosse esse empresário que tanto falam mal ,do que o povo ia viver?.então antes de falarem pensem. abraços

    ResponderExcluir
  34. João Carlos dos santos15 de novembro de 2011 às 15:15

    Só em São Chico mesmo, que o presidente do partido não aparece. Tem que enviar o vice para entrevista. Se liga Caio por favor, rapadura e doce , mas é dura, meu caro.

    ResponderExcluir
  35. Caio,será que você,poderia me citar o nome de algum país emergente das décadas passadas.? Fugí nas aulas de Geografia e História. KOFI ANNAN antigo Secretário-Geral das Nações Unidas, definiu um país desenvolvido como segue: "Um país desenvolvido é aquele que permite que todos os cidadãos desfrutem de uma vida livre e saudável em um ambiente seguro. QUAL PAÍS VOCÊ DESTACARIA NO AUTO DE SUA INTELIGÊNCIA? Se você não entendeu o que escrevi, acredito que quem deveria voltar aoos bancos escolares é você.

    ResponderExcluir
  36. Pra encerrar essa matéria, aí vai os quaro países mais desenvolvidos em 2050. Na ordem: China, Estados Unidos, India e Brasil. Chega de babaquice.

    ResponderExcluir
  37. Pedra, e desde quando a ONU é referência para alguma coisa?ela ajuda aos Palestinos? aos emergentes?apenas ajuda aos países ricos.Infelizmente colega é uma questão de semântica e pelo jeito tu vais continuar sem entender o que eu escrevi.

    ResponderExcluir
  38. Então João, destes 4 países, quantos na decada passada e no ano de 2011, são considerados países emergentes? China, India e Brasil não são chamados de emergentes?

    ResponderExcluir
  39. Tem gente utilizando indevidamente o nome dos outros, como no caso do Marcelo, perguntei a ele e ele disse que não escreveu nada.

    Luiz

    ResponderExcluir