quarta-feira, 15 de outubro de 2014

Curiosidade: para alimentar os cães do Bem Estar

Vinte e sete toneladas é a quantidade de ração licitada pelo Fundo Municipal de Saúde de São Francisco do Sul para o Centro de Bem Estar Animal. O fornecedor seria conhecido na semana passada. O prazo estimado para o consumo pelos caninos é de doze meses.

Também na semana passada, a Secretaria Municipal de Saúde firmou convênio com a Associação Amigos dos Animais São Francisco (Amasf) para, segundo a versão oficial, dar mais agilidade aos serviços do Centro. 

Até então, a coordenadora do equipamento – e diretora da Amasf –, Gilsania Scariot, vinha criticando publicamente a Saúde por suposta negligência à repartição.

5 comentários:

  1. Fico feliz que finalmente se dê atenção ao assunto oficialmente. O abandono e a procriação indiscriminada são questões de saúde pública, um dever da administração e uma questão de humanidade.

    ResponderExcluir
  2. Finalmente, alguém, Gilsania Scariot, está fazendo algo de maneira efetiva e comprometida com o Bem Estar Animal.
    Que seu Blog, seja útil para a causa, tem muitos animais para adoção, e há muito trabalho a ser realizado de conscientização para não abandono e maus tratos.
    Não conheço a coordenadora pessoalmente, ainda, mas acompanho sua batalha.

    ResponderExcluir
  3. Vinha criticando E AINDA VEM CRITICANDO, ou você não acompanha a pagina do Bem estar animal do facebook ou então esta lançando suspeitas infundadas propositadamente. Essa moça vem realizando um trabalho ARDUO diante da campanha velada que o poder publico esta fazendo para que ela peça demissão do cargo que só recebeu do poder publico em um tentativa de CALAR-LHE A BOCA que não funcionou.

    ResponderExcluir
  4. As reclamações por negligência não eram apenas pela falta de ração. Mas pelo fato de:
    1- não ter um veterinário disponível para atendimento de emergência e castrações. O CBEA ficou um bom tempo sem veterinário, mesmo tendo veterinários efetivos no município. Muitos casos de emergência foram custeados pela própria Gilsânia e também pela ajuda de voluntários.
    2- Falta de funcionários para limpeza, uma vez que os que estão lotados naquele local fazem pouco caso, raramente cumprem seus horários e muito menos executam suas tarefas diárias. Pasmem, nunca são punidos por isso!! É uma luta diária para que o local seja mantido limpo e nem assim o resultado é satisfatório;
    3- Insuficiência espaço físico adequado. Construção de mais canis, baias e fossa específica;
    4- Falta de um veículo que funcione diariamente e que não apresente problemas constantes. A Kombi do CBEA passa a maior parte do tempo na oficina. Para que os atendimentos sejam realizados o atual veterinário e a coordenadora do CBEA disponibilizam seus veículos particulares para não deixar nenhum animal sem socorro.
    5- Ausência de um funcionário que trabalhe na parte administrativa do local, já que a própria Gilsânia é coordenadora, motorista, secretária, zeladora, atendente e só não é veterinária também porque não tem formação. Fica complicado ter apenas uma funcionária para executar o trabalho de pelo menos 4 pessoas.
    Cabe salientar que, mesmo parecendo exagerada a quantidade de ração solicitada a previsão é para DOZE MESES, e sinceramente temo que não seja o suficiente. Os animais que se encontram no CBEA chegam extremamente debilitados, desnutridos, anêmicos e quando encontram comida disponível eles realmente comem muito bem. Quem tem vários cachorros em casa sabe muito bem que o consumo e a despesa com ração é grande. Acredito que seria muito mais útil utilizar esse espaço para conscientizar a população da necessidade de castrar seus animais e também para informá-las que as famílias que ganham até 2 salários mínimos podem fazer o agendamento para fazer a castração dos seus animais, bem como para qualquer outro tipo de atendimento veterinário.

    ResponderExcluir
  5. Só quem REALMENTE cuida dos animais, tem noção de que essa quantidade de ração não será suficiente, pois ainda há muita gente folgada nessa cidade que agora que sabe que o abrigo está funcionado, estão todos os dias abandonando animais por lá e a quantidade de bicho com fome aumenta cada dia!! Eu tenho 3 cães e 14 gatos ... entre ração e comida (preparo arroz para cães com pelancas/salsichas) vai uma grana!!! Imagina lá com aquela montoera de animais. Parece muito essa quantidade de ração, mas acredite, não é!!!! Ela tem todo direito de reclamar, quanto tempo o abrigo existe e só agora que aconteceu a realização dessa compra!! Complicado viu!! Você teria que sentir o drama na pele antes de fazer esse texto tão tendencioso... que decepção, eu achei que você fosse mais inteligente...

    ResponderExcluir