quinta-feira, 26 de março de 2015

Morre em Florianópolis ex-vereador de SFS

Fonte: secretaria municipal de Comunicação

Newton Marques da Silva, conhecido por todos como Dr. Nilton, nasceu no Rio de Janeiro1932, formado pela Faculdade Fluminense de Medicina em 1957, hoje atual Universidade Federal Fluminense, se especializou em Cirurgia Geral e, logo depois, em Cirurgia Digestiva.

Antes de Chegar a Santa Catarina em 1962, mais precisamente em São Francisco do Sul, Dr. Newton já havia atuado durante os cinco anos após sua formatura, nos Hospitais do Rio de Janeiro, pois naquela época não existia residência e os alunos já saiam da faculdade direto para os Hospitais, clinicando e operando diversos pacientes, mas a experiência e a aprendizagem adquiridas valiam o esforço, foram cinco anos de muitas dificuldades, mas, também, de muito crescimento, de muitos êxitos.

Com o passar dos anos, surge a vontade de se mudar para o interior, depois de algumas viagens de reconhecimento, de muito procurar e de muito desejar, surge o convite de uma Enfermeira amiga que trabalhava com ele, dizendo: 

— Meu pessoal lá de São Francisco do Sul está precisando muito de um cirurgião, o Senhor lá seria muito bem vindo, seria de grande valia, o que acha?

Numa experiência inédita, acabou se envolvendo com a política, foi candidato e eleito Vereador de São Francisco do Sul, sendo o vereador mais votado da Cidade e, consequentemente, nomeado o Presidente da Câmara Municipal, sendo também, pouco depois, cotado para ser Prefeito da Cidade, mas a medicina era mais forte e mais presente.

Então, na época em 1972, tendo como amigo o Secretário da Saúde e o governador Colombo Salles, foi convidado para vir assumir em Florianópolis o cargo de Superintendente da Fundação Hospitalar, mas tinha como sonho se tornar Professor da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).

Não muito longe, em 1976, presta concurso para a UFSC, sendo aprovado, tem mais um sonho realizado e, então, começa a atuar como Professor de Cínica Cirúrgica do Curso de Medicina da UFSC. A prática de estar com os alunos e fazer parte do corpo docente da universidade eram muito importantes para ele, nunca deixando de lado a arte de clinicar, de atender seus pacientes, pois ainda trabalhava como Cirurgião de Plantão do Hospital Celso Ramos e, também, do Hospital de Caridade.

O supultamento do Dr. Nilton será hoje as 17 em Florianólpois.

Nenhum comentário:

Postar um comentário