quarta-feira, 10 de junho de 2015

Coletores de óleo de cozinha já estão instalados

Muito bom!

Fonte: secretaria de Comunicação Prefeitura 


Com o propósito de marcar a Semana do Meio Ambiente e o Dia Mundial dos Oceanos, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente de São Francisco do Sul está lançando campanha para coleta de óleo de cozinha. O projeto trata do reaproveitamento do óleo que será coletado pela empresa credenciada para a ação, a Ambiental Santos, que dará destino ecologicamente correto ao material. A ideia é estimular as práticas sustentáveis.


Coletor

Para evitar o despejo incorreto do óleo, a partir dessa semana, a população poderá armazenar o resíduo em garrafas pets e colocar para coleta seletiva realizada pela empresa Ambiental ou levar em um dos pontos de recebimento, que são: Subprefeitura dos Balneários, Multiuso e prédio sede da Prefeitura. Além disso, 15 escolas também terão contentores para receber o material. Os coletores foram instalados hoje.

De acordo com o secretário de Meio Ambiente, Fernando de Oliveira Ledoux, para que o projeto possa ter resultado é necessário que haja a conscientização da comunidade. “É muito importante que a população participe e colabore com esse projeto. Nós temos que aumentar a arrecadação desse tipo de óleo, porque hoje em dia não sabemos para onde ele está indo. Então, precisamos dar esse destino correto para conseguir o efeito que esperamos”, conta.

Depois de recolhido, o óleo será transformado em produtos de limpeza e uma parte deles volta para o município, gerando economia. Deverão ser repassados à Prefeitura itens como detergente líquido, água sanitária, sabão em pasta ou sabão em pedra. “Acredito que este projeto é muito atual, pois nos dias de hoje, cada cidadão tem que atuar como um agente do desenvolvimento sustentável que, por meio de ações no seu dia a dia, faça sua parte para preservar o meio ambiente”, ressalta o prefeito Luiz Roberto de Oliveira.


Por que reaproveitar?

A reciclagem do óleo de cozinha minimiza a contaminação do ecossistema e contribui com o desenvolvimento sustentável. Quando o óleo é despejado na pia e cai na rede de esgoto doméstica, boa parte dele gruda nas paredes das tubulações e absorve restos de alimentos. Como consequência, sistemas de encanamento e caixas de gordura ficam entupidos e isso estimula a contaminação. O óleo também contamina o solo e quando entra em decomposição libera o gás metano, um dos principais responsáveis pelo efeito estufa. 

Escolas que participam da coleta:

Escolas
Endereço
EBM Dr. Franklin de Oliveira
Rod. Duque de Caxias, s/n, Reta
EBM Dr. Rogério Zattar
Rod. Duque de Caxias, s/n, Sandra Regina
EBM Ida Beatriz B. de Camargo
Rua Praia Grande, 434, Majorca
EBM João Dias
Estrada Geral do Forte, s/n, Forte
EBM Waldemar da Costa
Rua Willi Lenh, 01, Água Branca
EM Antonio Canuto
Estrada Geral da Ribeira, s/n, Ribeira
EM Enoé Schutel
Estrada Geral do Saí Mirim, s/n, Saí Mirim
EM Estaleiro
Estrada Geral do Estaleiro,s/n, Vila da Glória
EM Francisco Anselmo Corrêa
Estrada Geral da Laranjeira, s/n, Laranjeiras
EM Izidoro Curvello
Rua Binot Paumier de Goneville, s/n, Tapera
EM Lúcio Patrício de Mira
Estrada Geral da Gamboa, s/n, Gamboa
EM Morro da Cruz
BR 280, s/n, Morro da Cruz
EM Morro Grande
Rua 25 de Dezembro, s/n, Morro Grande
EM Ramiro Bueno da Rocha
Estrada Geral do Ervino, s/n, Praia do Ervino
EM João Germano Machado
Rod. Duque de Caxias, s/n, Iperoba

Nenhum comentário:

Postar um comentário