quarta-feira, 24 de fevereiro de 2016

UBATUBA| Prefeitura executa projeto para preservar restinga

Uma nova ação que visa a recuperar e proteger a vegetação nativa das restingas nas praias de Ubatuba e Itaguaçu é executada pela Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente. As modificações na orla das praias são um cumprimento da Ação Civil Pública do ano de 2008, solicitada pelo Ministério Público Federal. 

Os primeiros trabalhos do projeto de recuperação da restinga iniciaram na manhã desta quarta-feira (24) com a retirada da vegetação exótica, aquela não originária do local, para a posterior substituição pelas mudas nativas de restinga. Esta ação é importante para o controle da erosão na praia e proteção da costa aos efeitos da maré. A construção de um deque de madeira autoclavada com três mil metros de comprimento e acesso às praias a cada 200 metros também está incluso neste planejamento, além da colocação de guarda corpo para proteger a restinga, placas de conscientização e lixeiras. A nova estrutura se assemelha com as já construídas em Santa Catarina, como é o caso da Praia Brava e Navegantes. 


Para o secretário de Meio Ambiente, Fernando Ledoux, esta é uma ação que trabalha o desenvolvimento alinhado com a sustentabilidade. 

— Apesar de todo o impacto que uma obra causa, tenho certeza de que alcançaremos um saldo positivo. Teremos a restinga preservada e um deque com acessibilidade para embelezar ainda mais nossas praias —, destaca.

As obras terão duração de quatro meses e o valor destinado é de aproximadamente R$ 600 mil, proveniente de recursos do Fundo Municipal de Meio Ambiente.

Fonte: Prefeitura SFS

Um comentário:

  1. Esta é uma mostra de como a falta de comunicação é destrutiva... este projeto de deck, que talvez até fique mais bonito do que a situação atual, deveria ter sido apresentado a sociedade antes da destruição do paisagismo lá existente, poderiam ter colocado imagens em placas ao longo da orla mostrando a melhoria. Espero que este projeto de deck realmente exista! Ismael Maia

    ResponderExcluir