quarta-feira, 30 de dezembro de 2009

Consumo industrial x humano

A justiça determinou que a água captada no Distrito do Saí e administrada pela Casan seja liberada, gratuitamente, 24 horas para o município – no passado, São Francisco pagava à estatal catarinense. O anúncio foi feito pela prefeitura na manhã desta quarta-feira (30). Responsável pelo abastecimento da empresa ArcelorMittal Vega, a água seria liberada inicialmente, pela Casan, apenas durante algumas horas do dia. A decisão judicial foi resultado de uma ação movida pelo Ministério Público em São Francisco do Sul.

Se por um lado, teoricamente, a quantidade de água deixa de ser uma preocupação, o mesmo não pode ser dito da rede que leva a água da estação de tratamento até as praias, onde a população há dias enfrenta um desabastecimento. Hoje de manhã, um novo rompimento ocorreu numa adutora localizada no balneário de Ubatuba.

O rodízio de água está mantido. Confira a programação no post logo abaixo.

22 comentários:

  1. O rodízio de água está mantido??? Que rodízio??? Onde está funcionando. Estou esperando desde o meio dia e agora já são 21hs e nada. Nem sei se isso é legal, mais tem gente que está injetando a moto bomba direto nos canos do Samae, enquant isso os outros ficam na secura.
    Me desculpem, não tenho nada haver que as picuinhas políticas que está acontecendo em São Chico. Em dez anos por estas paradas, sendo que 3 como morador fixo, é a primeira vez que aconteceu esse caos. Sempre faltava, mais nunca tanto assim. O rodízio em dezembro de 2008 funcionou. Já estou me juntando ao coro, que está faltando competência. Ou é castigo, pelo Sr. Prefeito pronunciar o nome de Deus em vão.

    ResponderExcluir
  2. rodízio do que? água? onde existe tal substância? É mais fácil encontrar agua EM MARTE do que nos Balneários de São Francisco, obrigado Prefeito Zera, obrigado Ledoux Gerente incompetente d Samae!

    ResponderExcluir
  3. Diante de toda essa problemática, sugiro a todos que entrem com Ações individuais ou Coletivas no Juizado Especial Federal em Joinville contra Prefeitura de São Francisco do Sul.
    Para isso guardem recibos e notas referentes a gastos com a falta de água que se referem a ações de reparação de danos materiais, além disso cobrem os danos morais causados por esta irresponsabilidade do poder público. Acredito que dessa forma conseguiremos fazer pressão para as melhorias necessárias.
    Obs. os turistas podem entrar com ações em qualquer Juizado Especial do país.
    Obs 2. Não é necessário a assistência de um advogado para o uso dos Juizados Especiais.
    Boa sorte a todos e ótimos banhos quando voltar a água

    ResponderExcluir
  4. Experimentem fazer uma busca no Google "falta agua" e vejam se não aparece o litoral brasileiro todo com o problema..

    Não é exclusividade de São Francisco..

    ResponderExcluir
  5. Creio que O SR. Prefeito não está invocando o Deus verdadeiro. Esse deus que ele tanto clama (chega até apelar), está longe ser o Deus verdadeiro. O Deus verdadeiro não acha o seu semelhante,"um covarde" não pune, não odeia e que nos parece quando o Prefeito fala naquele programa pago pelo povo, que deveria ser um informativo Municipal e pelo contrário é o canal para o Sr. Prefeito acusar o seu semelhante e defender a sua própria pele. Jesus sempre disse plante boa árvore e colherá bons frutos. A árvoré que está plantando o Sr. Prefeito é árvore ruim e com certeza ele colherá frutos ruins. Que Ele pare de pronunciar o nome do Deus Verdadeiro em vão urgentemente ou receberá o que merece. Quando se propôs a vir a Terra não foi esse comprometimento que Ele teve com Deus e se está desviando do caminho, com certeza será ceifado da vida terrena.

    ResponderExcluir
  6. COMO SEMPRE ALGUEM NO PASSADO FEZ MERDA GRANDE, ATE COM NOSSA AGUA. AGORA QUEM PAGA SOMOS NOS. PARABENS AO MINISTERIO PUBLICO PELA AÇÃO. QUE ENCONTRE E JULGUEM OS CULPADOS.

    ResponderExcluir
  7. Essa ideia de entrar com ação contra o Poder Publico (Digo Prefeito), deve ser de algum Vereador muito covarde. Afinal quem vai pagar de qualquer jeito a conta das indinizações vai ser o povo Francisquense. Quem realmente moea aqui, sujeitinho Cmte Angelo Imbecil. Abraço a todos os Blogueiros de plantão, menos para os Covardes.

    ResponderExcluir
  8. Ei, o zera devia abrir uma igreja, ou trabalhar na radio betel;o nome da igreja poderia ser congregação dos irmãos zerazistas,os secretarios poderiam ser seu obreiros...so assim eles iam servir pra alguma coisa...o cara é muito messianico...

    ResponderExcluir
  9. Essa música se enquadra bem com a atual situação, depois da chuva: Tudo alagado:
    "Súplica Cearense
    Luíz Gonzaga
    Composição: Gordurinha e Nelinho

    Oh! Deus, perdoe este pobre coitado
    Que de joelhos rezou um bocado
    Pedindo pra chuva cair sem parar

    Oh! Deus, será que o senhor se zangou
    E só por isso o sol arretirou
    Fazendo cair toda a chuva que há

    Senhor, eu pedi para o sol se esconder um tiquinho
    Pedir pra chover, mas chover de mansinho
    Pra ver se nascia uma planta no chão

    Oh! Deus, se eu não rezei direito o Senhor me perdoe,
    Eu acho que a culpa foi
    Desse pobre que nem sabe fazer oração

    Meu Deus, perdoe eu encher os meus olhos de água
    E ter-lhe pedido cheinho de mágoa
    Pro sol inclemente se arretirar

    Desculpe eu pedir a toda hora pra chegar o inverno
    Desculpe eu pedir para acabar com o inferno
    Que sempre queimou o meu "São Chico""

    ResponderExcluir
  10. os Nobres Edis Covardes deveriam manter-se nos seus lugares, ao invés de ficarem assinando anonimamente suas próprias incompetencias neste tão difundido blog.
    Parabéns Sared pelo seu blog
    tenham todos um ótimo final de ano e, que Deus abençoe e proteja a vida todos e suas famílias.
    E que Ele dê aos nossos nobres edis covardes inteligencia, coerencia, competencia, fraternidade e mansidão para que tenhamos um 2010 repleto de realizações e concretizações em benefício da nossa cidade e do povo São Chiquense.
    Assim Seja.

    ResponderExcluir
  11. analisando comentarios anteriores, presume-se que o problema não é a falta de água e sim a capacidade da rede certo... então a água da vega do sul agora não deve fazer diferença nenhuma já que esta chovendo bastante e com certeza os rios estão com bom volume de água.

    ResponderExcluir
  12. Nosso prefeito messiânico? Ele é legítimo seguidor da Opus Dei, exemplo de tudo o que há de mais retrógrado, mais reacionário. . .
    Vejm o qoe foi feito nas "guerras santas", na "sana inquisição".
    É o mesmo estilo do prefeito, qualquer dia ele vai instituir a queima em praça pública daqueles qUe ousarem discordar de suas idéias,inspiradas diretamente "por Deus".
    VADE RETRO SATANÁS. . . !

    ResponderExcluir
  13. Que rodizio???? Na praia grande não tem rodizio desde o dia 25 de dezembro, que vergonha convidar sem poder dar o minimo de higiene, turistas não voltam mais ...

    ResponderExcluir
  14. O rodízio não funcionou. Aqui no Majorca, estou esperando desde o dia 25 para subir um pouco de água potavel na Caixa. Graças a Deus que o povo sofrido do Majorca não abandonou sua velha ponteira e moto bomba.
    Interesante, que quando atraszmos a fatura da água, pagamos multas, juros...corremos o risco de ter o fornecimento de água cortado. Agora quando o Samae deixa a gente na mão, fica por isso mesmo. Isso é Brasil. O código do consumidor, serve para que?

    Em dezembro de 2008 o rodízio funcionou!!!

    ResponderExcluir
  15. ja que a vega do sul paga pelo uso da agua para a casan, parte deste dinheiro deveria ser enviado a sfco do sul com Royalties, ser aplicado em obras da samae para destinar agua potavel a população

    ResponderExcluir
  16. Alguns ficam olhando para o passado. Esqueça o passado e veja o que esse que se diz grande "administrador" pode fazer para o futuro.

    ResponderExcluir
  17. Engraçado!!!
    Moro no Ubatuba, e não faltou agua um dia se quer em minha casa. Por que será?
    Sera por que não lavo calçadas, muros e arvores, será por que entro no chuveiro e esqueço da vida.
    Consumo controlado, esse é o segredo que todos sabem e ignoram, agua não é só responsabilidade da prefeitura é de todos!!!
    Disperdicio de agua é um crime contra a natureza e ao proximo!!!
    Ah e recebi parentes, que não são poucos!!!

    ResponderExcluir
  18. Marcelo de Jesus Miranda

    Será que a AMECA (Associação do Movimento Ecológico Carijós) tinha razão quando falava que iria faltar água no futuro?
    Será que a água que deveria ser destinada ao município não foi utilizada para outro fim menos importanque que atender a seres humanos?
    Será que algumas pessoas que falavam que São Francisco iria ter um aporte maior de água não estavam enganadas?
    Lembrem-se que neste ano (especialmente nestes últimos meses) não faltou chuva, porém falta água nos balneários.
    E o Erwino? E a Reta? E o Iperoba?
    Acredito que já passou da hora de rever certos documentos que a AMECA apresentou no passado e cobrar de certas pessoas que garantiram que jamais ficaríamos sem água. Hoje sentimos sua falta.
    Os responsáveis serão punidos?
    E o Ministério Público o que diz? E a FATMA? E o Governo do Estado? E a Prefeitura Municipal? E a Associação Comercial e Industrial?
    Todos assinaram no passado, documentos que garantiram a falta de água no presente.
    Daqui para frente amargaremos os prejuízos da falta de planejamento.
    Turismo? Adeus.
    Investimentos? Adeus.
    Prejuízos? Todos possíveis.
    Muitos que criticaram a AMECA, agora tem que dar a mão a palmatória.
    Muitos deveriam ter vergonha na cara e elaborar cartas públicas de retratação.
    O problema da falta de água não tem origem agora, mas sim num passado recente da história de São Francisco do Sul.
    Os responsáveis pela falta de água na atualidade hoje desfrutam seu verão em outras praias.

    ResponderExcluir
  19. Que rodizio que nada, fiquei sem água do dia 24/12 ate 01/01, será que o pessoal que cuida da samae não olhou calendário , será que eles não viram que esse ano que passou o feriadão ia ser maior? faltou foi competencia por parte do samae, agora eles estão dizendo que tem gente disperdiçando, que água tem , só se for na casa deles, eles que deixem a arrogancia de lado e trabalhem para que nesse ano não falte água.

    ResponderExcluir
  20. Como a solução do problema não é imediata e sim de médio e longo prazo e a decisão da Justiça neste momento é inócua, o que temos a fazer é conviver com o que está ocorrendo agora e tomar posição a partir de hoje, primeiros dias do ano, no sentido de cobrar continuamente das autoridades o andamento das ações que visem solucionar tais problemas. Vamos dar um voto de confiança ao Sr Prefeito e aos Srs Vereadores.

    ResponderExcluir
  21. Acabei de voltar da Enseada, e vi uma caminhonete com a caçamba cheia de água, que quando passava perto das pessoas na Prainha espirrava água, e outro com a mangueira ligada lavando sua garagem...chamei sua atenção devido o desperdício, e uma das pessoas da casa (alugada), ainda tirou uma com a minha cara. Isso é inadimissível...

    ResponderExcluir
  22. Gostaria de corrigir o erro, (lapso de teclado) é inaDmissível, D mudo. Pois também é inaDmissível uma professora escrever errado.

    ResponderExcluir