segunda-feira, 11 de janeiro de 2010

Dia "D"

Vai à votação na câmara nesta terça (12), às 14h30, a autorização para que a prefeitura empreste pouco mais de R$ 31 milhões de reais da Caixa Econômica Federal para as obras de macrodrenagem. Pelo menos cinco vereadores precisam estar presentes para o projeto de lei ser votado. Na última sexta, a Caixa prorrogou o ultimato para dia 15, para que o Executivo contrate o empréstimo. Hoje, seis dos nove vereadores assinaram a convocação feita pelo presidente Vilson Reichert. Outros quatro projetos estão na pauta do Legislativo na sessão extraordinária de amanhã.

26 comentários:

  1. Sared

    Considerar a construção de molhes na Enseada (foz do Rio Acaraí) como obra de Macrodrenagem é um ERRO, assim como a construção de tais molhes.
    Na Enseada, proximo à praia existe uma corrente que faz com que a praia tenha essa característica geográfica (de uma enseada). A implantação de molhes na foz do rio Acaraí certamente irá afetar o mecanismo dessas correntes.
    Mais tarde o município irá ter que gastar imensas fortunas para recuperar a praia, que certamente será afetada.
    A construção de molhes na Enseada será o MAIOR ERRO DA HISTÓRIA, depois do fechamento do Canal do Linguado.
    Prefeito, preste a atenção, não cometa essa barbaridade, seja coerente e verifique TECNICAMENTE (não com empresas tendenciosas) os prós e os contras. Não saia divulgando simplesmente que a construção de molhes faz parte de projeto de macroderenagem. Existe outras formas para a solução de drenagem.
    O rio Acaraí não deve servir como meio ao trafego de embarcações de grande porte. Não é próprio para isso.

    ResponderExcluir
  2. Srs Vereadores, já devem ter lido, relido e ponderado o projeto. Agora compareçam ä sessão e votem, não com a consciencia dos interesses mas sim com a de nosso povo. Pensem nas consequencias que suas atitudes vão ocasionar. Pro ou contra, votem, não faltem e não se abstenham !!!

    ResponderExcluir
  3. sared uma idéia..coloca um fórum no teu blog...é fácil.....

    ResponderExcluir
  4. Conforme o Sr. Marcelo Miranda comentou acima, reforço que é bem facil de entender um molhe mal planejado. Um exemplo é o molhe da Petrobrás na ponta da Enseada. Após a contrução deste molhe, a maravilhosa praia que havia em frente ao Hotel Fragata desapareceu. Um novo molhe na praia de Enseada pode vir a destruir outras praias próximas. Um projeto bem feito neste momento é de extrema importância para se evitar transtornos futuros, que com certeza custarão muito mais caro do que a simples construção do molhe.

    ResponderExcluir
  5. é fácil...igual ao vídeo....

    ResponderExcluir
  6. ´concordo plenamente,para se construir um mole não é do dia para a noite devido a fiscalização do fatima ibama etc............ sem saber se solucionara o problema.

    ResponderExcluir
  7. Acredito que os impactos ambientais estejam inclusos.

    ResponderExcluir
  8. Soh vou acreditar depois das 15:00hrs, depois que os malas votarem. Caso compareção.

    ResponderExcluir
  9. Alguem ou alguns levaram uma dura. Com certeza o LHS tera participaçao nesta votação.

    ResponderExcluir
  10. com certeza o homem que nao ajudou sfs em nada e e candidato ao senado tem agora a intensão de acabar com as nossas praias, ou ja houve aquela conversinha de pé de ouvido com certos edis, um carguinho aqui outro ali e assim vai

    ResponderExcluir
  11. Senhores(as) não se faz um estudo de impacto de linha de praia do dia pra noite. Além das correnters marítimas, tem que ver a granulometria da areia, que interage com a corrente formando a linha de praia, tem que se analisar a questão de dejetos que são despejados no Rio Acarai, que acabam sendo despejados na Enseada. E os produtores de marisco? Será que não afetará a qualidade da água. Já não basta estarem tentando removê-los do Paulas para a ampliação do porto. Um estudo de impacto deste porte levam meses! Creio que um pouco mais de cautela deva ser adotada. E já que o projeto tornou-se um empréstimo, não é tão necessário assim apertar a votação. O dinheiro do EMPRÉSTIMO não vai fugir. Então muita calma nesta hora, ou mais uma vez será o povo quem paga as consequências.

    ResponderExcluir
  12. Acredito que os vereadores, depois que puderam refletir um pouco sobre o projeto(apesar de todas as ofenças),vão sim comparecer na sessão extra desta tarde e aprovar ou regeitar o prjeto da macrodrenagem.
    mas é preciso que aprovando ou rejeitando o emprestimo os edis justifiquem os seus votos.
    Eu não tenho conhecimento tecnico algum sobre a construção dos molhes, mas concordo totalmente com o Marcelo Miranda quando ele diz que é preciso um parecer bem tecnico e não apenas superficial.
    Realmente o Linguado é um grande exemplo a não ser seguido.

    ResponderExcluir
  13. vc que chama vereadores de malas, deveria olhar para si e derrepente repensar como é sua familia. pode ter mais malas ai do que lá na, cãmara até seu mané.

    ResponderExcluir
  14. QUNDO DA ELABORAÇÃO DE UM PROJETO, PRINCIPALMENTE COMO ESTE DA MACRODRENAGEM,JÁ ESTÃO PREVISTOS OS PRÓS E OS CONTRAS DIANTE DOS OBJETIVOS A SEREM ATINGIDOS. SERIA OBVIA ENTÃO A PREVISÃO DE POSSIVEIS SITUAÇÕES DESFAVORÁVEIS À ORDEM DOS CURSOS E RECURSOS NATURAIS.
    NÃO CONHEÇO O PROJETO A FUNDO O PROJETO DA MACRODRENAGEM, MAS OS IMPACTOS CAUSADOS PELAS CHEIAS SIM, ESTES EU CONHEÇO BEM.
    MAS CONCORDO PLENAMENTE COM VC MARCELO QUANDO DIZ QUE EXISTEM OUTRAS FORMAS DE SE FAZER A DRENAGEM. SOBRE O CANAL DO LINGUADO, HÁ 25 ANOS ATRÁS GERT ROLAND FISCHER JÁ DISCUTIA E DEFENDIA A SUA RE-ABERTURA. O PROBLEMA É QUE EXISTEM TANTOS OUTROS INTERESSES IMOBIARIOS E POLÍTICOS QUE PARECEM NÃO ESTAREM SE IMPORTANDO MUITO COM OS "CAOS" QUE PORVENTURA, FUTURAMENTE, PODEM ADVIR COMO RESUTADO DE AÇOES TOMADAS SEM PARECERER CIENTIFICOS E TECNOLOGICOS.

    ResponderExcluir
  15. Nossa!! Como tem entendido em meio ambiente nessa cidade, uiaaaaa!
    Gente, só um burro pra não ver o quanto essa macrodrenagem vai ser boa pra cidade. Quem é contra provavelmente more no segundo andar!
    Mãezinha, a senhora vai te que mudar pra um AP se os caras não voltarem....

    ResponderExcluir
  16. Os vereadores nao devem de jeito nenhum autorizar o emprestimo à prefeitura...Luiz Zera e seus competentes secretarios que vão buscar verba em Brasilia...La tem muito dinheiro basta apresentar projetos!

    ResponderExcluir
  17. Vc fala assim pq certamente não sofreu com a enchente, é um egoísta mesmo. Vc deveria era se unir com as pessoas que passaram por isso e lutar a favor delas para que esse projeto seja aprovado!

    ResponderExcluir
  18. ninguem aqui está dizendo que a macrodrenagem vai ser o melhor para a cidade, apenas se espera que isso não venha a interferir demasiadamente sobre a belissima paisagem e que não provoque agravos e transtornos ambientais futuramente.
    é claro que a macrodrenagem vai ser boa para nossa cidade.

    ResponderExcluir
  19. A Constituição Federal de 1988 em seu Capítulo do Meio Ambiente estabelece que
    “Todos têm direito ao meio ambiente ecologicamente equilibrado, bem de uso comum do povo e essencial à sadia qualidade de vida...” (art. 225).
    No ambiente urbano a efetivação desse direito constitucional envolve, no mínimo, a garantia de condições de saneamento ambiental para toda a população, abrangendo serviços básicos de abastecimento de água, esgotamento sanitário, coleta e tratamento de resíduos sólidos e drenagem urbana.
    fonte:http://atlasambiental.prefeitura.sp.gov.br
    ENTÃO TEM QUE SER APROVADO O PROJETO DA DRENAGEM

    ResponderExcluir
  20. Sei sim o que é sofrer com a enchente...mas sou contra esta negociata do emprestimo..vc sabe muito bem que o governo federal tem verba destinada para esse tipo de problema...tanto grana por lá...até politicos colocam na cueca...porque emprestar da caixa economica e endividar a prefeitura?

    ResponderExcluir
  21. Na verdade só sabe o que é sofrer com enchentes é quem mora no Vale do Itajaí, como é meu caso.
    Sou morador de Blumenau, e sei o que é ter a casa toda coberta pela água. E também sei que o desassoreamento de rios são importantes. Mas pergunto, caso alguém possa responder. Por acaso este tal Rio Acaraí recebe toda a água das chuvas da cidade, o projeto para este rio resolve o problema do Miranda por exemplo. Eu soube que naquele bairro também ocorrem alagamentos. E o caso do Rocio Pequeno, da Reta e assim vai...

    ResponderExcluir
  22. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  23. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  24. Blogueiros, meu comentário foi retirado pelo Sared, a meu pedido, pois havia escrito coisas que nao tem nada a ver com o assunto do momento..., entendi errado.
    Por favor, não pensem que foi retirado por eu ter ofendido alguém, o próprio administrador pode confirmar.

    Obrigada Sared.

    ResponderExcluir