terça-feira, 5 de janeiro de 2010

Ficou para hoje

Era para ter normalizado ontem. Mas agora o abastecimento de água deverá ser restabelecido nesta terça-feira (5), segundo o diretor do Samae, Fernando Ledoux. Em entrevista ontem ao programa de rádio da prefeitura – que passou de meia para uma hora de duração –, Ledoux disse que, embora tenha havido “toda uma preparação, não surtiu efeito”.

O grande número de pessoas na praia e o “azar” de ter rompido duas adutoras contribuíram para gerar o desabastecimento, segundo o diretor do Serviço. Por “falta de investimento, desde a instalação da rede [que leva água para as praias]”, o Samae não conseguiria suprir a demanda mesmo sem os rompimentos, reconheceu o diretor. Ele também voltou a dizer ontem que, caso o município não consiga apoio do governo federal para investir em água e saneamento na cidade, o Samae vai recorrer à iniciativa privada.

Sared Buéri

32 comentários:

  1. O Diretor do Samae falou que teve toda uma preparação para o verão, imaginem se não houvesse, estaríamos sem água desde quando? É facil colocar a culpa no "azar" do rompimento de adutoras, mas nos outros anos, se bem me lembro, também houveram rompimentos e, mesmo assim, NUNCA tivemos uma falta de água tão prolongada como neste ano. Estamos sem água desde o dia 24/12. Também acho que procurar investimentos na iniciativa privada não é o caminho, acho que o Governo Federal tem muito dinheiro para distribuir para os municípios, desde que estes apresentem um bom projeto.

    ResponderExcluir
  2. as adutoras não são DA SAMAE? Então são de responsabilidade DA SAMAE, parece que as adutoras são um ente abstrato, sem ligação com a autarquia.

    ResponderExcluir
  3. A maioria dos turista já se foi. as adutoras foram reparadas.
    CADE A ÁGUA?
    SÓ VOLTA DEPOIS DO CARNAVAL?

    ResponderExcluir
  4. Alguma coisa está errada, pois em outros anos, nunca faltou água dias seguidos como neste ano. E, bastava passar a virada que a água normalizava,,, O que está acontecendo? Incompetência, será?

    ResponderExcluir
  5. No documento EIA / RIMA de uma certa empresa, ja apontava que não existe mais de onde retirar uma gota sequer dos mananciais do continente, ou seja, aquilo que fora comentado ha alguns anos atras sobre a limitação de água hoje está se concretizando.
    O fato é o seguinte: NÃO EXISTE MAIS DE ONDE TIRAR ÁGUA !!!
    O futuro do nosso município foi condenado há alguns anos atrás.
    ACABOU !!!
    Quanto à direção do SAMAE, se este deixou a desejar, sua condição de permanência no cargo deve ser revista com urgência.

    Marcelo Miranda

    ResponderExcluir
  6. O problema maior está na escassez de recursos naturais e no aumento repentino da população por m2. A questão de má administração, acredito que está sendo feito o possível para a solução de problemas como este.
    Em 2008/2009 a falta de água só não ocorreu em maiores proporções, devido o baixo índice de turistas nas praias, já que a crise mundial e as chuvas foram os agravantes.
    Este ano podemos dizer que a economia de SFS qto ao turismo aumentou consideravelmente, superando as espectativas e às projeções esperadas.
    Vamos manter a calma, é o melhor que temos a fazer!!

    ResponderExcluir
  7. Está "na cara" que se ouvindo aqui e ali, algo não bate, tem mistério, que jamais será revelado aos consumidores.
    O maior absurdo terem dito que a pressão aumenta, com o grande consumo, totalmente errado, quanto mais fluxo de água houver numa tubulação a pressão diminui, é só lembrar lá da aula de ciências, pressão estática e pressão dinâmica,trabalhei como encanador(instalador hidráulico ou bombeiro,cada região a profição é conhecida de uma forma), vários cursos na Escola de Aperfeiçoamento da Tubos e Conexões Tigre.Rompimento de adutora, se a tubulação Iperoba/ Ubatuba é relativamente nova em PVC geralmente até uma pressão de 75 kg por centímetro quadrado, ( pressão de serviço) ,mas testados a quase o dobro na fábrica.
    A falta de água tão longa, anos passados eram em torno de 12 horas.
    Só uma curiosidade me chamou atenção, caminhãos pipa, sendo puxados com trator morro a cima, para abastecer o reservatório e tambem me chamou atenção, pois pedalei seis vezes entre, dia 31 de dezembro a 02 de janeiro São Francisco do Sul/Ubatuba ida e volta em horários, alternados , tanto de dia como a noite e por coincidência na casa de bombeamento no Iperoba as bombas estavam sempre desligadas ...um abraço Feliz 2010

    ResponderExcluir
  8. Mentira que rompeou-se as dutoras !

    Que o Secretário mostre aonde, pois tão falando este tal rompimento de dutora, pra tirar o deles da reta, mas isso se chama falta de competencia e mentira, mentira é o que os acessores do prefeito fazem a mando do mesmo.

    ResponderExcluir
  9. Epa, epa, epaaaaaaaaaaa perai!
    O volume de turistas foi similar, visto os congestionamentos que aconteceram da mesma forma, então não vem com essa de poucos turistas que não cola. Má administração SIM. FALTA DE COMPETÊNCIA SIM. Inclusive... até tenho que concordar em certo ponto. Quando o Prefeito não sabe escolher seu secretariado e afins, como Diretores de autarquias, tem mais é que privatizar, isso mesmo, procura a iniciativa privada,e nossa conta de água, além de continuar faltando como aconteceu em ITAPEMA e MEIA PRAIA (que já é privatizado) vamos pagar caro meus cidadãos, muito caro! Preparem o bolso senhores eleitores.

    ResponderExcluir
  10. É "Marcelo Miranda": Vamos manter a calma, afinal, tirando alguns afogamentos, saimos vivos e ilesos. Mesma sorte não tiveram os turistas/veranista de Angra dos Reis...como o brasileiro tem memória curta, no final de 2010, começo 2011, estarão aqui de volta e dai começa tudo de novo: Blá, blá,blá...

    ResponderExcluir
  11. estão atribuindo a falta de agua ao gestão atual,nunca vi tanta falta de bom senso,pois sempre faltou agua em 8 anos ninguem reclamava dessa forma,o prefeito faz 1 ano que esta no poder e tapando buraco,porque o anterior não arrumou a agua,teve 8 anos para arrumar,vamos deixar de ser ipocritas o que um nao fez em 8 anos queremos que o outro faça em 1,povo ingrato.

    ResponderExcluir
  12. Lá vem a galera que culpa o prefeito por tudo...
    Se o mundo acabar em 2012 a culpa é do Zera !!!

    Calma gente! Falta água nos balneários desde sempre. Vamos cobrar da Samae uma engenharia que melhore isso. Os especialistas que arrumem a solução.
    (provavelmente agora vem mais um comentário negativo sobre defesa ao zera)

    ResponderExcluir
  13. Moro aqui desde 1985. NUNCA HOUVE NADA IGUAL.
    Os puxa sacos de plantão podem inventar a desculpa que quizerem, podem até enfiar o problema ocorrido em Angra no meio desse assunto querendo desviar da verdadeira questão que é INCOMPETÊNCIA E MENTIRA DESSA ADMINISTRAÇÃO.

    ResponderExcluir
  14. Ou uma coisa ou outra...

    Ou os anonimos que só sabem reclamar vão embora da cidade ou estão com dor de cutuvelo ou estavam na mamata em gestão anterior,parece até que tiraram um docinho da boca de uma criança..

    Em 08 anos somente se investiu em aparencia no SAMAE,não vai ser em um ano e com dotação orçamentaria da gestão anterior que o problema será solucionado..

    Ainda continuo otimista..

    Quem viver verá...

    ResponderExcluir
  15. Uma coisa é ser OTIMISTA, outra é ser puxa saco, pau mandado, honre suas calças camarada.

    ResponderExcluir
  16. O marketing é uma coisa impressionante! O nome Zera foi tão fortemente incorporado a gestão que encabeça todas as discussões, sejam críticas, elogios ou puxa-saquismo. É de conhecimento geral que nosso atual prefeito é um administrador competentíssimo e que fez um trabalho excelente na empresa onde trabalhou por anos. Todos acreditam na sua capacidade e competência, tanto que ele já vem sendo eleito e reeleito como vereador e agora como prefeito há anos. O que está deixando o povo perplexo e indidnado são as escolhas dele com relação ao secretariado. Pessoas que não estavam preparadas para assumir tal responsabilidade, não só como gestores de utilidades públicas mas também como propagadores do nome Zera. Infelizmente estão jogando a reputação do prefeito no lixo, e pior que isso, ele não toma nenhuma atitude. A reforma administrativa tão comentada que seria feita em 6 meses não conteceu. Já se passaram 12 meses e os incompetentes "escolhidos" ou empurrados pelo partido em função dos trabalhos durante as eleições continuam lá fazendo besteira em cima de besteira. Então infelizmente meus caros (anonimos e Anderson Reta) as críticas vão continuar tendo nome e sobre nome, a não ser que os verdadeiros despreparados começem a dar a cara a tapa para defender o prefeito, ou melhor, peçam exoneração, sejam dignos, admitam que não tem como continuar.

    ResponderExcluir
  17. Ei defensor do TOP PREFEITO, do jeito que a coisa anda na cidade, a populaçao inteira vai ter que ir embora da cidade, e so vai ficar nela o TOP PREFEITO E SEUS SECRETARIOS....

    ResponderExcluir
  18. É verdade Miguel.
    Na administração do "Dilo", nunca faltou água, não tinha buracos nas ruas e a saúde era perfeita...

    Que fábula...

    8 anos que nada vimos..
    nada ocorria...
    não haviam reclamações...

    Porque será ?
    Tudo era abafadinho gente.

    Acho graça e tristeza ao mesmo tempo.

    Penso que o prefeito deve cobrar do Samae resoluções e que eles expliquem porque em tantos anos não se toma providências conclusivas para um problema que se repete todo final de ano.

    Uma coisa tenho certeza. Todo final de ano minha conta de água sobe muito, independente do meu consumo de água.

    ->@<-

    ResponderExcluir
  19. Eu DISSE que NUNCA HOUVE falta dágua IGUAL a essa, não disse que a agua não faltava antes meu caro.
    Se está faltando agua hoje, como nunca faltou antes, vou cobrar de quem? A não ser de quem pode e deve modificar a situação que é a ATUAL ADMINISTRAÇÃO. O resto é chover no molhado.

    ResponderExcluir
  20. É verdade ,parece que até 2008 foi um conto de fadas.

    Graças a bancada,como disse o nobre Wilson, que o Odilon tinha que bancar né...

    Com Zera não tem bancada.

    E se esta ruim reclamem para que seja melhorado,mas criticar o que se encobriu até hoje é brincadeira.

    Parecem crianças mimadas sem seus docinhos.

    ResponderExcluir
  21. Sinceramente, se tinha que bancar não eu sei, mas que a cidade está cheia de buracos está, pelo menos na minha rua isso antes não tinha.

    ResponderExcluir
  22. Isso é uma palhaçada,todo ano isso!!
    E quem sai perdendo com isso é o Povo Francisquense,como a movimentação do porto quase parando,como o comércio vai gerar empregos,pois são os portuários que fazem o comércio Francisquense gerar lucros,agora que a cidade iria ganhar uma graninha extra com os turistas, não tem ÁGUA nem para a população quem derá para os turistas.Foram e estão indo embora por causa disso.O Brasil com o Apagam e São Chico sem Água!
    O Prefeito Top,queremos Água!

    ResponderExcluir
  23. O Celso Pessoa criador do Samae Francisquense deve está revirando no túmulo quando houve a palavra privatização. O poder público tem competência sim de administrar qualquer órgão, desde que coloque seres competentes para desempenhar esse papel. Quando falam que o TOP é um grande administrador, discordo um pouco, porque ele administrava a empresa onde trabalhava com resultado positivo, pelo simples fato de ter uns 20 funcionários. Quando ele chegava era parecido com aquele filme "O diabo Veste Prada", todo mundo se coçava. A administração privada é bem diferente de administração pública. O prefeito tem quase 2000 funcionários espalhados por toda parte. É muito difícil impor a arrogância que ele carrega para todos. Na administração passada tinha aqueles "espertos" que só ia receber o salário no final do mês e nessa administração nesse sentido não tem nada diferente da anterior.

    ResponderExcluir
  24. Tenho nojo de Vereador!!! Pelo menos nesta gestão. Vcs sabem quem e quais são>....

    ResponderExcluir
  25. Acho que este anderson da Reta, e os outros comissionados são um bando de um puxa saco, daqueles que se os administradores estiverem com agua pela cintura eles morrem afogados, este puxasaquismos só tem um nome falta de competencia, pois só puxando o saco para ganhar um cargo nesta administração.

    ResponderExcluir
  26. água na temporada SEMPRE vai ser escassa, haja visto o que ocorre em todo o litoral. Seja CASAN, municipalizada ou privatizada.
    O que ocorreu este ano, foi uma sequencia de erros que culminaram na situação em que nos encontramos.
    Privatizar é assumir a incompetencia pública.

    ResponderExcluir
  27. Pois eu acho que o anonimo é um puxa saco de um desses Edis COVARDES que quer cargo...

    ResponderExcluir
  28. e complementando: tem muita gente competente dentro do samae, que trabalha duro todo o dia, seja na rua debaixo de sol ou chuva seja na administração.
    Mas nem tudo é perfeito. politica é política. e cargo politico, quase sempre, não leva em conta a competencia, experiencia e conhecimentos.

    ResponderExcluir
  29. observador francisquense6 de janeiro de 2010 às 13:26

    e voce Anderson Reta? não é o Anderson que trabalha no Samae? que já tem um cargo lá?
    tá explicado tudo que voce tem dito.

    ResponderExcluir
  30. então tá explicado o tal do anderson é pago pelo top prefeito´só para puxar o seu saco .... fora seu imcopetente sangue suca do dinheiro público. vc é um verdadeiro imbecil sem um norte na vida.

    ResponderExcluir
  31. ei andersom reta se vc for da samae acho que nao deveria se manifestar deveria ser neutro principalmente se for no horario de trabalho. pois ai vc deveria ser punido

    ResponderExcluir
  32. Nossa! Temos aqui tantos encanadores, engenheiros, operadores, administradores, então por que não estão trabalhando no SAMAE? Será que é por que não passaram nos concursos??? HAHAHAHA

    ResponderExcluir