quarta-feira, 6 de janeiro de 2010

Nota do Blog - moderação

Por gentileza, caro leitor, participante, comentarista... modere. Não xingue mais os vereadores de covarde ou o prefeito de idiota. Não xingue os outros participantes do Blog. Não xingue ninguém. Comente. Proteste. Extravase. Mas critique a política do agente público, não sua honra. Não seja ácido com outras pessoas que estão utilizando este espaço para debater. Tenho lamentado não publicar comentários riquíssimos, mas cujo autor, lá no final do texto, solta um "filho da puta" ou qualquer outro palavrão. Como já disse, não tenho como editar os textos. Publico ou recuso-os.

É muito gratificante abrir nosso auditor de acessos, o Google Analytics, e constatar que - apenas nesta segunda-feira (4) - o Blog teve 410 acessos de computadores diferentes e 1.145 acessos incluindo os de máquinas diferentes e os daqueles que visitam o Blog várias vezes por dia.

Vamos começar a tensionar por um debate menos agressivo do ponto de vista das palavras. No Brasil não há uma legislação específica sobre a internet, por isso, autores de blogs, sites etc. estão sujeitos às cabeças dos juízes que eventualmente julgam ações por danos morais (vide última edição da revista Época). E alguém duvida que esteja cheio de gente querendo tirar o Blog do Sared do ar?

Esperando não ser mal interpretado, pediria para nos policiarmos também para que escrevamos com caixa baixa, os textos. Ninguém é obrigado a saber, mas textos em caixa alta, integralmente, soam na redação como uma agressão a quem lê.

Outra coisa: se não puder provar, não acuse. Permitimos anonimato, mas não vamos bancar acusações "jogadas ao vento".

Por último, também iniciamos uma campanha para que os comentaristas comecem a se identificar. Caso não tenha conta no Google, assine, mesmo na caixa de texto, seu nome e sobrenome. Coloque seu bairro, se possível. Para combater o medo a que, historicamente, estamos sujeitos nesta provinciana cidade, só fazendo o enfrentamento. Bem ou mau, é o que procuramos fazemos aqui.

Pensei muito nas palavras que usaria nesta Nota. Talvez seja criticado. E, não havendo xingamentos, ofensas, publicarei aqui. Como faço desde o início neste blog - UM DOS ESPAÇOS MAIS DEMOCRÁTICOS DA COMUNICAÇÃO FRANCISQUENSE*.

* a intenção foi gritar, mesmo.

Att.,

Sared Buéri - radialista e blogueiro (criador do Blog do Sared)

13 comentários:

  1. É verdade, Sared. Algumas pessoas estão aqui para desabafar, desestressar, e outras querem mesmo agredir pessoas. Precisamos cuidar muito para não perdermos este espaço riquíssimo, onde existe ainda muita democracia e liberdade de expressão.

    ResponderExcluir
  2. É isso ai Sared...já bastam os xingamentos, quase que diariamante, no tal programa que se diz "informativo municipal"(informativo ? ), mas todo receptor tem um botãozinho liga/desliga ou off/on para não fugir da americanização, risos ou trocar de estação.
    Como é lindo, colorido , bem ilustrado aquele livrinho que recebemos junto com, os santinhos dos mais variados candidatos, e se dermos uma olhadinha no tal livrinho, que decepção, vejam aqui do lado em Joinville, água mais cara do estado, primeira canetada aumento, ônibus mais barato, segunda canetada, aumento, a saúde resolvida em cem dias, nem um mero heliporto no Hospital São José conseguiram fazer.
    Olha que sonho, quando o nosso vice despachando em frente a igreja matriz, o nosso TOP na hora que a tv estava filmando, ele sair da prefeitura, com a chave do gabinete nas mãos, um abraço no vice, desculpe o mal entendido,,, seria chamada no Jornal Nacional, afinal sem votos ninguem chega num cargo destes na democracia, portanto o povo que depositou os votos na urna dando o aval para administrarem o nosso município deveria ser mais ouvido, afinal, foram eleitos para gerenciar, não para se tornarem "donos", tem que haver entendimento dos dois lados sempre, falar clara e abertamente, como se diz colocar a cara para bater...como o próprio filho de Deus a certa altura diz, se te baterem num lado do rosto vire o outro lado...PAZ MUITA PAZ EM 2010.

    ResponderExcluir
  3. Anderson Neomar Gomes6 de janeiro de 2010 às 15:47

    É a pura verdade.

    É muito fácil lançar pedras detrás das sombras da ignorância.
    Apontar culpados e fazer denúncias, sem colocar o nome embaixo, até uma criança pode fazer.

    Sared

    Seu blog já estava parecendo com aqueles programas do Ratinho onde tinha teste de DNA.

    Campanha pela cidadania no Blog.

    ResponderExcluir
  4. CONCORDO, com vc Sared, é preciso moderaçao sim, mas vc ja percebeu que quem usa de xingamentos são os soldadinhos do TOP PREFEITO, eles nao tem argumentos entao usam de palavrões pra poder defender seu LIDER...quanto ao anonimato, prefiro continuar assim, nao tenho medo nao, mas nao quero me expor a mentalidades mediocres que são capazes de fazer qualquer coisa pra defender seu TOP!

    ResponderExcluir
  5. Parabens SARED,
    creio que alguém sempre se esconderá para agredir, isso é tipico de provincias.
    creio que existe para muitos cultos "minha liberdade termina quando inicia a do proximo", então fassamos jus.
    Abraçõs,
    Lauro - UBATUBA

    ResponderExcluir
  6. Caríssimo Sared, minhas sinceras admirações pela sua atuação no ramo do jornalismo. Mas como vc mesmo escreve acima deste espaço para comentários, esta é uma cidade de perseguições políticas. Um dia quem sabe, talvez antes de 21/12/2012 isso mude, porém acho que o mundo acaba e as perseguições não. Então o anonimato torna-se essencial, apesar que muitos se utilizam desta facilidade de forma providencial. Já postei diversos comentários e vou procurar um pseudônimo adequado para começar a identificar o que escrevo, mas vou continuar no animato, por enquanto. Porém destaco que a iniciativa de "brecar" comentários abusivos é extremamente válida. Parabéns pelo seu excelente trabalho. Sua fã.

    ResponderExcluir
  7. Olá, Sared, concordo com você em todos os argumentos, mas tambem vou continuar no anonimato pois já sofri e sofro na pele ser presseguido na administração publica, um dos grandes problemas que enfrentamos é a falta de justiça e sendo assim a corda sempre arrebenta do lado mais fraco. Mas farei como nossa amiga do outro post criarei um pseudonimo para minhas postagens
    até breve.

    ResponderExcluir
  8. O problema é que a maioria das pessoas não está interessada em discutir as questões, mas em desabafar, em descarregar as suas mágoas. Aí fica difícil.

    ResponderExcluir
  9. Parabens amigo Sared pelo seu BLOG - e concordo plenamente com voce - devemos ter provas não somente em descarregar todos os problemas que esta administração vem enfrentando. Fica aqui uma sugestão para debatermos: Será que o recente asfaltamento da Rua Olaria (endereço da Casa da Secretária da Educação) e da Rua da Roseira. Seria dão nescessaria assim!!! Temos ruas muito mais urgentes para melhorias. Abraços e continue sempre nesta luta maravilhosa para melhorar nosso municipio.
    Hilberto Klug.

    ResponderExcluir
  10. Gostei da sugestão do anônimo aí de cima, pq tb me chamou a atenção a rua da secretária de Educação, assim como os projetos de surf aprovados nesta gestão...

    ResponderExcluir
  11. Só um lembrete aos dois anonimos quanto ao asfaltamento da Rua Roseira: O projeto foi feito na administração passada, quando esses dois nem eram conhecidos.

    ResponderExcluir
  12. Ao que parece tem muita gente com interesse em candidatar-se a algum cargo (eletivo ou nomeado) ou que esteja cuspindo no próprio prato, caso contrário não haveria esta quantidade de Anônimos com medo de perseguição política. Se você é um trabalhador sem vínculos ESCUSOS com a política e políticos, não tem por que temer. Nada poderá atingí-lo. Seja você.

    ResponderExcluir
  13. Não é bem assim Maxuel, infelizmente aqui em São Francisco há perseguição política, e não é de hoje, sempre existiu. Vivemos numa cidade "politiqueira", diferente de politizada!
    Portanto muitas pessoas preferem optar pelo anonimato, eu inclusive.
    Abraços.

    ResponderExcluir