segunda-feira, 11 de janeiro de 2010

Samae - justificativas e pedido de desculpas

O Samae divulgou nota de esclarecimento, na tarde desta segunda-feira (11), em que faz uma retrospectiva dos fatos envolvendo a falta de água nas últimas semanas. Assinada pelo diretor presidente do órgão, Fernando Ledoux, o texto termina com um pedido de desculpas pelos "problemas de falta de água, que destaque-se, ocorreram por casos fortuítos e imprevisíveis". Segue a nota na íntegra.


Sared Buéri


Com a chegada de um número muito elevado de veranistas em nossos balneários a partir de 25/12, uma vez que para muitos moradores e turistas os feriados de Natal e Ano Novo foram emendados (O que não aconteceu nos anos anteriores) tivemos uma utilização maciça do sistema de abastecimento de água, fazendo com que a pressão da água caísse nesse dia.


No intuito de minimizar essa queda de pressão a Estação de Tratamento – ETA passou a trabalhar na capacidade máxima de pressão.
Todo o sistema já havia sido testado em 12/12 com a capacidade máxima de pressão sem que tivesse apresentado qualquer problema.
Infelizmente, na noite entre dia 25 e dia 26/12 houve o rompimento da adutora instalada no Rocio Grande. Imediatamente a SAMAE tomou as providencias com as equipes de conserto, o qual demorou cerca de 11 horas.
Para cada hora com o sistema desligado se precisa de 4 horas para recomposição da pressão, e para cinco horas desligado se precisa de 4 dias para recompor a pressão.
Desse momento de rompimento da adutora e desligamento do sistema para o conserto, o reservatório de Ubatuba com 2,5 milhões de litros deixou de ser utilizado. Ao se reiniciar o uso, mesmo com pressão máxima, a água que chegava não era suficiente para recompor e encher as caixas que estavam vazias devido ao intenso uso pela população.
Para agravar a situação muitas pessoas instalaram bombas diretamente na rede externa, reduzindo ainda mais a pressão na distribuição. A SAMAE fez a retirada de várias dessas bombas.
A partir de 27/12, persistindo o problema da recomposição da pressão, a SAMAE adotou o sistema de rodÍzio e a contratação de vários caminhões pipa para atender a demanda, e gratuitamente, sem qualquer cobrança da população.
No dia 30 houve um segundo rompimento de adutora em Ubatuba, próxima ao bar do Harry, que abastece os balneários, com nova queda de pressão e agravando ainda mais o abastecimento. O tempo de conserto foi de 8 horas
Esse segundo rompimento de adutora agravou o problema, pois novamente houve queda quase total de pressão.


A SAMAE destaca que todas as ações prévias para que não faltasse água, ou fosse minimizada eventual falta, foram tomadas desde novembro, como instalação de bombas adicionais na captação, aumento substancial no sistema de filtros que disponibilizou 60 lts a mais por segundo (5 milhões de litros por dia), teste de rede e de pressão em intensidade máxima, troca de equipamentos e registros com problemas etc.


Infelizmente o rompimento de adutoras por duas oportunidades, que exigiram muitas horas para conserto, e que exigiu ainda muito mais tempo para recompor a pressão , agravado com a instalação clandestina de muitas bombas diretamente na rede externa de abastecimento, agravaram o problema, atrasando a regularização do fornecimento.


A SAME considera ainda que imóveis ocupados por um número de pessoas muito além de sua capacidade, tanto do imóvel quanto das caixas dágua instaladas, é outro problema que agrava a demanda e agravam os problemas. Para cada grupo de 10 pessoas, o imóvel deveria ter uma caixa com capacidade de 2.500 lts (250 litros por dia por pessoa), e muitas vezes tem caixa com apenas 1.000 lts, e até menos.
Medidas de correção e ações adicionais de recomposição da capacidade de fornecimento foram tomadas de imediato à ocorrência dos problemas, incluindo uso de água excedente do sistema que abastece a Vega do Sul.


A SAMAE pede desculpas pelos problemas de falta de água, que destaque-se, ocorreram por casos fortuítos e imprevisíveis, como os rompimentos das adutoras e informa que continua trabalhando forte com todas suas equipes e técnicos para pleno e normal abastecimento dos balneários.

42 comentários:

  1. Desculpe srº Ledoux, mas ano passado também foi emendado Natal e Ano Novo, poderia ter pulado esta parte.
    Agora que devemos tirar o chapéu ao nosso prefeito pelos caminhões pipas, isso devemos sim, pois a falta de água há tempo persiste nestas datas, porém caminhão pipa gratuito, foi a 1ª vez.

    Muito bem Zera, continue resolvendo nossos problemas ( só o srº resolve mesmo, porque seus assessores...)

    ResponderExcluir
  2. Parabéns ao SAMAE que disponibilizou os caminhões pipas aqui na praia, como também aos funcionários que a todo tempo acompanhavam o caminhão na entrega de água à população.

    ResponderExcluir
  3. "A" SAMAE ???

    Não seria "O" SAMAE o correto ???

    Afinal a sigla não quer dizer "(O) Serviço Autonomo Municipal de Aguas e Esgoto" ?

    E o próprio presidente dO Samae não sabe o que quer dizer a sigla do orgão onde trabalha ?

    Vixe, tamo mal ...

    ResponderExcluir
  4. Com certeza, sempre soube que O SAMAE, fosse masculino...

    Pra você ver vizinho anônimo,como o Zera está bem assessorado...

    ResponderExcluir
  5. Caminhão Pipa?Gratis? Pouco divulgado, só agora estou sabenso...parece que muito poucas pessoas foram beneficiadas...

    ResponderExcluir
  6. ué pedido de desculpas ??? não foi sabotagem ??
    Lauro - Ubatuba

    ResponderExcluir
  7. Parabens a administração e todos os funcionarios envolvidos,pois recebi agua do caminhão Pipa e fui muito bem atendida apesar de estar muito nervosa com a falta de agua.
    Parabens por tornar publico o ocorrido e dar satisfações aos usuarios,municipes e turistas.
    Só não enxerga quem não quer que a demanda é muito além do que a oferta.
    Meus parabens pela dedicação de todos.
    Inclusive a você Sared por Postar aqui.

    ResponderExcluir
  8. É isso ai Ledoux não tenha medo de assumir a responsabilidade.
    Continue assim.Por que se acertar poucos reconhecerão.Mas dar a cara a tapa nesses momentos é de contar nos dedos.
    Chame sua equipe e trabalhe com dignidade e não meça esforços para resolver esse problema que nos vem assolando a muitos anos.Ou seja desde que esta agua foi trazida até aqui na praia.

    Marcelo enseada.

    ResponderExcluir
  9. Crucificar a atual direção do SAMAE pode ser até fácil, difícil é envolver as forças políticas da cidade e região em prol dos 160 milhões para a rede de esgoto e abastecimento que a cidade necessita há muito tempo!
    Vamos cobrar dos vereadores, deputados estaduais e federais e senadores por esse investimento em nossa cidade!
    Falando em deputados, cadê os senhores Nilson Gonçalves, Kennedy Nunes e Darci de Mattos, nossa que trio coça saco! Esse ano tem eleição! Vamos dar o troco!

    ResponderExcluir
  10. Sobre o A ou O, só tenho que comentar uma coisa, se o nível de argumentação for esse, tá difícil, quem reconhece um pouco da nossa língua portuguesa sabe que tudo é complexo nesse sentido, então vejamos.

    O Serviço (Ok, serviço é masculino)
    A Empresa (opz. danou geral)
    A corporação
    A entidade
    A indústria
    A SAMAE (sigla = nome feminino)
    O SAMAE (acrônimo = nome masculino)

    Como podem ver, acrônimo não é tão usado quanto sigla.

    Agora, viemos e voltemos e repensemos, desqualificar o texto por uma letra, é pra lá de falta de elegância, vamos ter um pouco de carinho, avaliar o texto, as idéias, vamos parar de ficar parecendo professores histéricos que ficam matando nas crianças a vontade de aprender a língua portuguesa, por justamente ser uma língua derivada do latim e tem mais excessões do que regras.

    Avec Affection,

    ResponderExcluir
  11. O que vale é a intenção.
    Se o erro ortografico não alterou a compreenssão,caso encerrado.Afinal somos brasileiros e não portugueses.

    ResponderExcluir
  12. entao nao foi sabotagem? e as provas que estao em suas maos ? entao era só pra enganar os turistas que aqui estavam, quem vai ser punido. haaaa já sei a puniçao foi pros turistas que aqui estavam sem agua e deixando seu dinheiro . bom muito bom to quase entendendo desculpe mas nao consigo engolir esta .

    ResponderExcluir
  13. Muito bem lembrado esse ano poderemos dar o troco nesses caras que não moveram uma palha por São Francisco.O ex prefeito teve seus defeitos sim,mas sem apoio dos "nobres deputados"a coisa caminha em marcha lenta tambem,ou até não anda.
    Só tomem cuidade com maquiagens em escolas.

    ResponderExcluir
  14. P....raaaa só da blogdo sared em todas as rodinhas que entrei nesse final de semana.

    Até na balada.Meu C.&*(#$%#!!!

    ResponderExcluir
  15. volto a perguntar : não era sabotagem ??
    caminhao pipa não divulgado, passei trabalho enchendo garrafas PET's e BALDES, não dava descargas no VAZO SANITÁRIO para economizar agua pro banho. Só amigos do REI LUIZ 11 sabiam do caminhao pipa ...
    TÔ LOUCO então ....

    ResponderExcluir
  16. se o/a SAMAE retirou as bombas das residencias que capitavam agua direto da REDE. Então fez boletim de ocorrencia, correto ? Pois isso é roubo , usifruir de um bem publico(agua) que todos pagam, sem pagar.
    Quem foram as pessoas que utilizaram deste subterfugio ? quero nomes e boletim de ocorrencia.Pois a minha conta de agua com vier terei que pagar mesmo não consumindo os 10m3
    Lauro - Ubatuba

    ResponderExcluir
  17. Muito bom Sr Ledoux. É apenas isto que queremos, informação e respeito. Sua atitude foi correta e é digna de aplauso. Espero que retorne para nos informar de outras ações para minimizar a falta de água. E não esqueça da punição administrativa e judicial de ladrões e sabotadores, se houver. Informe-nos.

    ResponderExcluir
  18. Positivo Ledoux.Honre a terra que nasceste.Chame a responsabilidade junto com o Prefeito,pois ambos são filhos de São Chico e tem um nome,uma familia a zelar.Voces não são nenhum paraquedista que apos 04 anos ou mais sairão daqui afortunados.
    Parabens por tornar publico a deficiencia em respeito aos eleitores e consumidores e bola pra frente.

    ResponderExcluir
  19. Bom o problema da agua está ai senão começarmos a racionar e a saber usar ela da maneira certa só tem a piorar daqui para frente!! o caminhão pipa chegou aqui em minha casa e fui muito bem atendido!! só tenho a agradecer ao SAMAE!! E acredtio sim que com essa ADM atual a cidade só tem a crescer em todos os sentidos..

    ResponderExcluir
  20. aurélio prainha...você deve se amigo do diretor ou do prefeito. Porque foi a minoria que recebeu aguá de caminhão pipa,garanto que você não esta no meio daqueles que iam fazer panelaço ai da prainhae não são poucos se não estou enganada o motivo era a falta de água não é?
    DEIXA DE SER PUXA....

    ResponderExcluir
  21. Ao Sr. Lauro - Ubatuba

    Só pra conhecimento, as bombas referidas são instaladas após o hidrômetro, ou seja, esta água É SIM faturada. Ela é "injusta" com os outros moradores pois SUGA a água da rede com bastante pressão...

    ResponderExcluir
  22. Sou aqui da praia e também sofri com a falta de água, porém parabenizo a iniciativa do SAMAE, como também todas as providências tomadas, principalmente os caminhões pipas e o rodízio. São de pessoas assim que esta gestão precisa, pessoas de coragem, de atitude e transparência. Certamente este secretário iniciará o quanto antes as obras da nova adutora!

    ResponderExcluir
  23. dessa explicação do diretor do samae, cabem alguns questionamentos:

    1-diz que houve grande quantidade de pessoas nos balneários devido o feriadão emendado.
    O ano novo sempre vem emendado com o Natal, e o feriadão 2008-2009 ocorreu da mesma forma como ocorreu em 2009-2010. E a quantidade de pessoas não foi tão superior aos anos anteriores.

    2- diz que a partir de 25/dez houve uma utilização maciça do sistema, acarretando rompimento da adutora.
    Ora, se o consumo aumenta, a pressão cai e assim, fica impossível romper uma rede despressurizada.

    3- Diz que para cada hora com o sistema desligado, necessita-se 4 horas para reestabelecer o sistema. Depois diz que para cada 5 horas desligado, necessita-se 4 dias.
    Se para cada hora precisa-se de 4 horas, 11 horas desligado necessita de 44 horas (ou seja, quase 02 dias, assim, dia 29/dez o sistema estaria normalizado. Vamos considerar que para cada 5 horas desligado necessite de 4 dias. Assim, dia 04/jan o sistema estaria regularizado. Porém, dia 10/jan ainda enfrentamos desabastecimento. Mesmo com o vazamento dia 30/dez, o prazo seria 04-05/jan.

    Cabe aqui dizer que, como vem alardeando em outros post, a atual administração sofre os efeitos da falta de investimentos desde 1996/1997. Se for isso, as direções anteriores também sofreram com a situação, porém NUNCA o problema de desabastecimento foi tão grave.
    No início da atual gestão, houve problema de rompimento de rede, feriadão e grande quantidade de gente nos balneários mas não ocorreu tal situação. Agora, com um ano inteiro para se preparar, tendo adotado medidas prévias (como disse) a temporada iniciou de maneira catastrófica.
    Alguns anonimos aqui estão elogiando o diretor do samae por ter disponibilizado caminhões pipa. Ele não fez mais que sua obrigação para tentar diminuir o caos instalado nos balneários.
    Nos anos anteriores nem carro pipa foi necessário.
    Tentei saber quem era esse diretor, e surpreso, fiquei sabendo que trata-se de um auxiliar de encanador. Pensei eu que fosse um engenheiro.
    Que conhecimento tem um auxiliar de encanador para administrar uma empresa de saneamento.
    Deveria haver maior critério por parte do prefeito municipal para delegar um cargo tão importante para uma pessoa sem a qualificação necessária para tal.
    Senhor prefeito, tudo que é feito pela sua equipe, é feito pelo senhor - os acertos e os erros.

    Josiltom Marques - São Paulo

    ResponderExcluir
  24. ANÔNIMO PUXA SACO....

    NÃO SERIA 1 ANO,1 ANO E MEIO???

    ResponderExcluir
  25. Parabens Sr. Fernando Ledoux e toda sua equipe.
    Conversando com um funcionário do Samae,fiquei sabendo de todas as providências tomadas por esta diretoria para que não houvesse falta de água na temporada, e, o esforço de todos os trabalhadores para resolver os transtornos que surgiram. Sr.Diretor, oposição sem resposábilidade sempre vão existir,por isso, crave o pé no chao, cabeça erguida e siga em frente. Sucesso nessa tua empreitada.

    ResponderExcluir
  26. Sr. Josilton, o Sr. deveria tentar saber mais coisas antes de escrever algo sem fundamento. Deveria tentar saber que todos os funcionários daquela autarquia são concursados e independente do cargo, podem ser diretores. Deveria tentar saber também que o atual diretor é formado em administração e está finalizando uma pós-graduação em gestão pública, e se realmente tivesse pesquisado alguma coisa saberia que os diretores anteriores nem formação tem. Pra finalizar o cargo do atual diretor é auxiliar de operações e não auxiliar de encanador, o que muito orgulha os demais funcionários dessa empresa com o mesmo cargo. Expressando-se dessa forma, certamente você ofende todos os servidores que possuem este mesmo cargo, afinal todas as pessoas tem capacidade e de maneira alguma devem ser menosprezadas, como faz o Sr. Lembre que ninguém é melhor do que ninguém.

    ResponderExcluir
  27. Oi Antonio Fagundes, para um comentarista de blog até que vc é um bom ator. Volta pra novela e deixa a administração pública pra quem entende.

    ResponderExcluir
  28. Informação quente...12 de janeiro de 2010 às 18:20

    O erro está no seguinte: a água falta todos os anos devido ao grande número de turistas que recebemos. Porém, este ano faltou mais.
    Querem saber o real motivo, o qual o sr Ledoux não explicou?
    As outras administrações, boas ou ruins, começavam a economizar no meio do ano, não deixando assim que a caixa do Forte secasse na temporada. Por motivos de depreparo talvez, ou orgulho, esta administrção não começou o racionamento em tempo, e deixou com que esta caixa secasse. Desta maneira, com a temporada e muitos veranistas aqui ainda, será difícil reverter a situação, e fazer com que a caixa encha.
    É isso...

    ResponderExcluir
  29. Meu querido Josilton Marques, você esqueceu de por na frente do nome São Paulo "rua", porque se você fôsse realmente da cidade de Sampa, iria resolver os problemas de sua terra, que não são pucos. Fale com seu prefeito "Kasab" para acabar com as enchentes, com os roubos, com a corrupção, etc... etc...etc. Sou um auxiliar de operações do Samae, e muito me orgulho, ao contrario de você que, pelas suas palavras asperas e descriminatória, deve ser um "mau amado".

    ResponderExcluir
  30. Francisquense de coração12 de janeiro de 2010 às 18:51

    Interessante,o Josilton falar de falta de agua aqui,parece até que nem conhece o Estado que mora e suas praias.
    Que demagogia discarada,e preconceituoso com a classe de trabalhadores.
    Me soou Boris Casoy.
    Volta pra São Paulo Josilton pois lá é primeiro mundo não alaga não falta agua.É o litoral mais caro de se passar uma temporada e falta muita agua e muita coisa tbm falta lá,não é atoa que vc veio para cá.s E se veio mesmo.
    E eu acho que vc esta muito bem informado pra ser de São Paulo.
    E preconceituoso como bem disse o colega da postagem anterior.
    Volta que de pessoas assim não se aproveita muito,ou quase nada.

    ResponderExcluir
  31. Sr.Diretor Presidente do Samae de São Fco.do Sul, informaram-me a respeito do blog do radialista Sared, ao entrar nesse blog observei varias criticas contra sua gestão, até mesmo contra sua pessoa. Para te tranquilizar, aqui vai um pensamento de um grande estadista: "Sempre se ouvirão vozes em discordância, expressando oposição sem alternativa, descobrindo o errado e nunca o certo, encontrando escoridão em tôda parte e procurando exercer influência, sem aceitar responsabilidade".(John F. Kenedy).

    ResponderExcluir
  32. Rosangela Praia Grande12 de janeiro de 2010 às 20:24

    Na minha casa sempre faltou agua na temporada e nunca vi um caminhão Pipa do SAMAE.Somente este ano fui atendida,e bem atendida, por sinal, pelos funcionarios do SAMAE.Me explicaram o que estava acontecendo,inclusive o que ocorreu em tempos atras.
    Essa historia de dizer que faltava pouco é historia de quem mora onde chega agua no minimo.

    ResponderExcluir
  33. Gostaria de dizer ao Sr.Josilton, que fui universitário com o diretor do Samae de São Chico, e nos formamos em "Administração", com "enfase" em Industria e Logística, e que este CAPACITADO Diretor, esta se especializando em "Gestão Pública". Mando um abraço ao Ledoux e desejo a ele uma boa administração.

    ResponderExcluir
  34. Srs. só para esclarecimento fui aluno do curso superior de Tecnologia em Gestão Publica e conheço muitos funcionarios do SAMAE e no ultimo ano formaram-se aproximadamente 20 funcionarios neste mesmo curso.E como foi bem salientado em comentarios anteriores inclusive o Atual Diretor esta cursando este mesmo curso para ampliar seus conhecimentos.
    Tenham certeza de que o SAMAE esta motivando seus funcionarios para crescimento profissonal e capacitando aqueles que ainda não tiveram suas oportunidades.
    O que ocorre é que se não é capacitado,capacite-se.Como acredito que tenha ocorrido em gestões anteriores como foi comentado anteriormente de Diretores sem nenhuma formação.

    ResponderExcluir
  35. e´na época do prefeito odilon não faltava agúa é incompetencia mesmo desse menininho ai que e´diretor da samae.

    ResponderExcluir
  36. Imcompetencia é empurrar com a barriga como vinha ocorrendo.

    ResponderExcluir
  37. Menino sim, jovem dinâmico, cabeça arejada, idéias futurista, preparado para mudanças. Incompetente deve ser vôce ou o seus filhos, que não conseguiram um cargo e estão com inveja. Talves até tinham um cargo no governo anterior e foram destituído por imcompetencia, ou será que era um funcinário fantasma como muitos do governo anterior. PMDBista, vá procurar um emprego porque nos próximos quatro anos ou talves oito, vôce vai ter que ralar muito.

    ResponderExcluir
  38. Sr, Ledoux,

    Poderia explicar porque ainda não temos água aos domingos em Ubatuba? Será que houve uma nova "sa-botagem"? Explica prá gente. Porque não fecha os registros aí do centro e manda a agua aqui para as práias? Hãããã agora estou entendendo. É porque houve alagamento aqui nas praias e "entupiu" as tubulações. Não é verdade?

    ResponderExcluir
  39. caro anonimo das 10:39

    nao adianta reclamar caro amigo isso já foi feito e esta sendo feito. mas nao tem jeito tem k cobrar do prefeito, k disse k nao iria mais faltar agua. pelo andar da carruagem tenho quase certeza que no k no final do ano estaremos com o mesmo problema .

    ResponderExcluir
  40. Gente, soube ontem, conversando com alguns veranistas, que o caminhão pipa não estava abastecendo de graça não. Era 150 reais para abastecer uma caixa d'água de 400 litros mais ou menos. Se havia caminhão pipa de graça, deveria ser apenas para os soldadinhos do TOP...

    ResponderExcluir
  41. Sr. Fernando Ledoux,
    O suposto sabotador foi afastado desde o dia 7ou 8 de janeiro. Hoje é 19 ainda não resolveram o problema. O numero de turistas é muito pequeno, pois a maioria debandou com a falta de agua e mais um monte foi embora por causa das chuvas.
    Voce tem a OBRIGAÇÃO de vir a público e dar uma explicação verdadeira para o ocorrido, sem lero-lero.
    Voce está fazendo pós graduação em gestão pública? pois saiba que o gestor público deve fazer tudo com transparencia.
    Ou melhor, como diria o Capitão Nascimento, PEDE PRÁ SAIR! PEDE PRÁ SAIR!

    ResponderExcluir
  42. A explicação que o srº Ledoux não quer dar, já foi postada mais acima...

    Deixaram com que a caixa d'água do Forte secasse. Não fizeram como em outras gestões, onde trancavam a água (um pouco cada dia), desde o mes de agosto, prevendo o aumento da população na temporada.
    Talvez por despreparo, ou mesmo falta de humildade, quiseram fazer as coisas do jeito deles e... deu no que deu.

    Agora a água só irá normalizar depois que o fluxo de pessoas diminuir, para que a caixa do Forte volte a encher... é isso.

    Não sou o srº Ledoux, mas estou sabendo das coisas...

    Ou então ele que me desminta e explique o que aconteceu, se não foi INCOMPETÊNCIA!

    ResponderExcluir