sexta-feira, 5 de fevereiro de 2010

Fogo queima mata no Capri

Um incêndio queimou mais de três hectares de mata nessa noite no Capri. O fogo começou por voltas das 23 horas de ontem (quinta-feira) e foi controlado perto das três da manhã de hoje. Bombeiros Voluntários do Centro e do Ubatuba atuaram no combate e utilizaram "abafadores" (ferramenta utilizada para bater no fogo) para poder controlar as chamas, devido o local não ter acesso para os caminhões e linhas de mangueiras.

O clima e a vegetação seca fizeram com que as labaredas atingisse quase três metros de altura. As causas ainda são desconhecidas, mas devida as circustâncias, a hipotese de ter sido provocada por ação humana é a mais provável. Duas viaturas e dez bombeiros participaram da ocorrência.

Outros chamados

Esse já é o terceiro caso de incêndio em mata de grandes proporções nos ultimos dois dias em São Francisco e região. Na quarta-feira, bombeiros utilizaram quatro mil litros de água e cerca de duas horas para debelar as chamas que consumia a vegetação atrás do campus da Univille, no Iperoba. Nessa ação, os bombeiros tiveram acesso com o caminhão que ajudou no combate.

Na manhã de ontem, bombeiros voluntários de São Francisco, Araquari e Barra do Sul levaram cerca de quatro horas para debelar um incêndio que queimou uma área de quase três campos de futebol em Barra do Sul. O acesso e a vegetação seca também foram os problemas encontrados pelos combatentes.

Reserva do Quiriri ainda queima

Em Joinville um incêndio já dura três dias. O fogo no alto da reserva Quiriri, na divisa entre Joinville e Garuva, está dando bastante trabalho para os combatentes. O local é de dificil acesso e está sendo realizado por aeronaves. Bombeiros e policiais militares estão trabalhando juntos para controlar as chamas no alto da serra de 1500 metros de altitude.
O helicoptero Aguia utiliza um equipamento especial (uma bolsa) para jogar água nas labaredas. De acordo com informações, o fogo havia sido controlado na quarta-feira, mas devido as condições climáticas as chamas retornaram na mesma noite.
O 62º Batalhão de Infantaria colocou tropas a disposição, que deverão acessar o local por trilhas com seus próprios veículos. As equipes de combate estimam que mais de cem campos de futebol de mata já foram queimada.

Por Cesar Blanski
czarblanski@gmail.com

6 comentários:

  1. Bom dia Sared .
    Com certeza foi o SABOTADOR .

    ResponderExcluir
  2. Pode ser que assim passem o asfalto no Capri

    ResponderExcluir
  3. o bonbeiro nao tem verba pra ir la gasolina etc ,fala com top talves ele de um jeito pois pode afetar seu esconderijo no capri

    ResponderExcluir
  4. Este não é o primeiro e infelizmente não deverá ser o último. Providências antecipadas com medidas de prevenção devem ser tomadas desde já
    para que o fato não se repita como em anos anteriores.

    ResponderExcluir
  5. em se falando em mata gostaria de alertar e pedir uma atenção especial ao secretário de meio ambiente, co relação ao desmatamentos que ocorrem em área de APP (área de preservação permanente)aqui no Forte.
    Estão sendo invadidas e vendidas terras sem documentação indiscriminadamente.
    Depois sabemos que é impossível ordenar o imobiliario.Sem contar que esses compradores e invasores no futuro vão exigir do municipio agua, luz e esgoto.
    Ainda está em tempo de que toda essa degradação seja coibida.

    ResponderExcluir
  6. Ao primeiro comentário:
    Pelo que eu ouvi, a estrada do capri logo vai ser asfaltada,não pela dificuldade que o povo a anos enfrenta para acessar aquele bonito lugar. seria por que políticos influentes têm residência naquele balneário?

    ResponderExcluir