sábado, 27 de fevereiro de 2010

Crônica

Este texto estava "perdido" entre os comentários do Blog. O autor, Joel Souza, mora no Estaleiro, no Distrito do Saí, e trabalha em Curitiba (PR). 


Em São Francisco gosto de sentar em um dos bancos do aterro do Centro Histórico (quando está ventando, para aliviar o cheiro de esgoto) e admirar a bela baía Babitonga com o revoar de aves e seus barcos num vai e vem (inclusive os de travessia ilha-continente, jogando fumaça, fuligem e diesel na água, pois são barcos ultrapassados de madeira). 

Ao fundo os imponentes montes verdes do Distrito do Saí (onde árvores são cortadas e serradas ilegalmente para construir casas e... barcos!). Aos pés dos montes está a simpática Vila da Glória, com suas ruas tranquilas (sem pavimentação – quando não chove é pó, e quando sim, é lama!), e defronte à bem conservada capela está estendido sobre as águas por mais de 300 metros o belo e alvo trapiche Pedro Ivo Campos (que está sendo pichado por um político).

Na bela ilha da Alvarenga coqueiros se projetam para o mar com seus cachos já carregado de coquinhos, ainda verdes, onde vejo periquitos e tirivas procurando por algum coquinho maduro. Pena que devido à minha miopia não consiga distinguir os periquitos das tirivas. O pôr-do-sol está próximo e o espetáculo se completa, é indescritível, cai a noite e então... a Vila some! Hoje não tem luar e lá não tem luz (tem uma rede da Celesc, mas como está ameaçando trovoada...). Opa! Já consigo ver a Vila! Em algumas casas já acenderam velas. Essa minha miopia... não estou conseguindo ver os vagalumes na figueira da Pousada da Fábrica (patrimônio histórico que está abandonado) vou para casa. O vento parou...

6 comentários:

  1. Parabéns mais uma vez, Sared. Seu blog está servindo também para mostrar o talento e a criatividade do povo francisquense.
    É muito bom saber, que existem Joels, Franciscos, AJPPs, Sareds entre outros que não me recordo, e que não é só de fofocas e mesquinharias que o povo de S.Chico vive.
    Temos talentos de sobra na cidade que precisam ser valorizados.

    Beijos no coração de todos.

    ResponderExcluir
  2. VEJAM A ÚLTIMA:

    Jornal Gazeta:
    'Vereadores vendem sonhos nas eleições; depois...o povo fica esperando por mais quatro longos anos... na ilusão.' Diz Gonzalez

    Realmente, os vereadores venderam sonhos, mas, foram os vereadores Luiz Roberto de Oliveira e Dorlei João Antunes... que prometeram mundos e fundos, elegeram-se para assumir a prefeitura e cade os 400 quilômetros de asfalto, ou as 500 casas populares???

    Parabéns Gonzalez, por lembrar desta triste e angustiante espera que este DESGOVERNO nos impôs!!! Por lembrar desta "venda de sonhos" que iludiram este povo carente e necessitado, e que espera 14 meses, e NADA, nenhum quilômetro, nem o terreno para construir as casas!!!

    REALMENTE É LAMENTÁVEL.

    PARABÉNS GONZALEZ, POR NOS LEMBRAR DESTE "SONHO" QUE SE TORNOU "PESADELO".

    Zé Carlos - Praia Grande

    ResponderExcluir
  3. Boa!, Sared! Cumprimentos ao Joel...

    ResponderExcluir
  4. DESCUIDO:Enquanto o executivo com o legistalivo, batem boca, várias ruas com camadas de asfalto, apresentam vários buracos. Por favor, fazem os repararos, e não com cimento,como foi feito na Rua Padre Antonio Nóbrega e o buraco ja esta aberto de novo.

    ResponderExcluir
  5. São Chico está em polvorosa!
    Será que que são resquícios da praga do Cabecinha?
    A saúde está enferrujada...desde os arquivos!
    A educação, um caos. No castelo, o "Rei" oscila entre crises bipolar e autoritarismo.
    A mídia não dá direito de resposta. O Boto, judia do saco do Rei. Haja saco!

    ResponderExcluir
  6. Parabéns Sared pelo seu blog.....
    Parabéns mano caetano...Joel linda crônica.
    Expressou com muita competêcia ......
    Também somos cultos.

    ResponderExcluir