segunda-feira, 22 de março de 2010

Crônica

Esta Analogia do Barco quem envia é o leitor que prefere utilizar seu pseudônimo: "Berbigão Observador". 




A analogia do barco, já  que a administração atual tem como referência visual a proa de um barco, não poderia deixar de ser utilizada por críticos e defensores do atual governo municipal de nossa cidade. Comentários  como
 Está afundando!  ou  Tem muitos ratos no porão!, Estamos navegando em círculos, A tripulação vem de longe e não conhece bem o litoral e por aí vão.


De certa forma, sempre tivemos alguma coisa a ver com barcos. Ora, senão vejamos...
Fomos (re)descobertos com a chegada de um barco (nau) francês... Moramos em uma ilha onde por séculos, para se ir e vir, só de barco... O Capitão–Mor – nervoso (um tipo de Prefeito nervoso no passado) – Domingo Francisco Francisques, conhecido pela alcunha de “Cabecinha” (embora só fizesse coisa de cabeçudo*), amarrou um desafeto seu, o padre local, e o enviou com poucos mantimentos mar adentro... Imagine se a moda pegasse... Haja canoas.

O desenvolvimento da cidade ocorreu sob nossas vistas, enquanto víamos o movimento de cargas e navios nos antigos trapiches do Centro Histórico. Hoje na atual conjuntura portuária e administrativa municipal estamos literalmente apenas “a ver navios”. Um navio (como aquele símbolo que a Prefeitura usa), assim como uma cidade, é uma coletividade em movimento, mesmo que seja um movimento metafórico em direção a alguma coisa. Exemplo:
São Francisco está indo de mal à pior.

Partindo desta analogia do barco, que alguns gostam de usar, poderíamos comparar nossa cidade com um barco, certo? Bem, neste caso alguns tem cabines com ar condicionado no
deck superior. Enquanto outros, dormem com os ratos no porão.
Uma administração, assim como um barco, também sofre com a intempérie e pode ficar à deriva, ou encalhar, ou ser tomada de assalto por assessores. Ops, digo... piratas de outras cidades. Uma cidade assim como um barco pode passar por “águas turvas”, “mar de lama”, “ondas de boatos”, e “mar que não está para peixe”. Uma cidade, assim como certos navios... pode “perder o rumo “.

- Senhor, os passageiros estão reclamando. Acham que nestes quatorze meses estamos andando em círculos.

- E tem toda a razão de reclamar. Será que não tem ninguém dirigindo este troço?
- Proteste ao comandante.
- Mas o senhor é o nosso comandante !
- Ah, é  mesmo.
- Neste caso, não aceito os protestos.
- Diga-lhes no programa da rádio, no jornal do Gonzales e no do Rossine que está indo tudo muito bem! E que o resto é culpa, é mentira da tripulação anterior. Ou então...
- Senhor, os passageiros (munícipes) estão chiando. Querem ir na sua cabine, mas dizem que o senhor e seus oficiais  não atendem ninguém. Querem saber para onde estamos indo. Dizem que estão pagando (IPTU, alvará, taxas etc.) pela viagem, e querem ir para um porto seguro. Acham que estão “apenas a ver navios”.
- Sem piadas óbvias, por favor. Estamos no rumo certo. O que atrapalha são os passageiros.
- Mas senhor, isto aqui é a casa do povo... Digo, um navio de passageiros.
- Não interessa! Os passageiros reclamam demais. Querem IPTU menor, ruas pavimentadas, água nos balneários no verão, quinhentas casas populares, essas frescuras todas. Não deixam a gente trabalhar. Sem os passageiros este navio funcionaria bem melhor, chegaríamos ao destino que planejei sem problemas, sem estas chateações, com passageiros legisladores, passageiros cabeludos, passageiros policiais, passageiras que pesam comida etc.
- Ora senhor, mas os passageiros escolheram o senhor capitão para levá-los a um destino melhor que o prometido pela tripulação anterior... E o senhor quer se livrar deles?
- Fazer o quê? Não se pode agradar a todos...

Frase da semana: Se ao comandar um navio, você não conhece bem sua tripulação nem sabe ao certo para onde ir, não haverá ventos favoráveis, por melhores que sejam, que lhe permitam concluir a sua viagem. 

25 comentários:

  1. Analogia prefeita e verdadeira, ..... também sei uma!! E o barquinho virou foi pro fundo do mar , foi por causa do >>>> que não sou remar..., infantil mas também pode ser tornar verdadeira , sejá não é!Bom dia

    ResponderExcluir
  2. Ajudando no comentario mas antes parabeniza-lo muito boa a comparação.Como na Alice no pais das maravilhas. "Quem não sabe onde ir qualquer caminho serve"

    ResponderExcluir
  3. Muito boa a analogia, ela descreve bem o que ocorre em nosso município!

    Parabéns ao: "Berbigão Observador", pois nosso comandante está realmente muito perdido e nesses 14 meses, estamos apenas, "a ver Navios"!!!

    O que é péssimo para uma cidade Linda e Maravilhosa com São Francisco do Sul.

    Se nosso comandante não pôr as idéias no lugar, só Deus sabe aonde vamos parar!!!

    ResponderExcluir
  4. COMANDANTE DE LONGO CURSO,,,,,22 de março de 2010 às 11:12

    nossa minha gente, que crônica muito bem vinda nessa tempestade em que passa nosso mnicípio. espero realmente que o SR PREFEITO leia atentamente essas palavras, é claro que se a tropa de choque que está do seu lado o deixe ler. realmente do jeito que está dão dá pra continuar, acorde LUIZ ZERA mude essa acessoria quem sabe ainda há tempo de novos rumos. porque navegas em círculo se podes traçar um rumo bem melhor para nossa cidade? começe as mudanças enquanto ainda é tempo, começando é claro pela sua acessoria de gabinete, que realmente não te mostra o que de fato esta acontecendo por ai, não seja igual ao comandante do titanic, o homem humilde consegue atingir seus objetivos. o mar já invadiu os porões do seu navio ( que é o municipio) o que falta mais para afundar essa embarcação?

    ResponderExcluir
  5. apaixonado por são chico diz......22 de março de 2010 às 11:16

    caro amigo sared, será que o prefeito não está vendo aonde está o real problema de sua administração? tem aquele ditado muito certo que diz, O PERIGO MORA AO LADO ou finge que não vê..... que situação lamentavel meus amigos.

    ResponderExcluir
  6. MOMENTO EXECUTIVO. Jesus me acode , o que que é isso , hoje não sei se estava escutando o momento executivo ou o Zorra Total, foi patético a entrevista com um "cidadão" empresário espanhol , nada disse , e o ney boto continua demais , ele falando 'buenos dias" , "como estales" , "estais bien", foi demais e depois jogou o Káka em cima do espanhol ,o cara ficou perdido não sabendo nem quem era o tal Kaká , pois o assunto fugiu totalmente do etinerário, minha nossa que papo mais sem graça, e a tal da "privativação" como fala o ney, o que que é isso , o todo poderoso vai ter um enfarto desse jeito.Agora o prefeito falou que vai ser surdo , ... mas prefeito o senhor já é cego , desequilibrado, mudo, e invisivel e agora quer ser surdo , pelo amor de deus ... some dai...vamos raciocinar. que loucura , onde vai para nossa cidade.

    ResponderExcluir
  7. Oi gente, comentario e crônica até boa, mas será que ñ estamos julgando de mais??? Será que ñ está sendo feito nada mesmo??Poxa todo mundo comete erro, falhas tem direito de errar e acertar. No meu ver alguma coisa ja foi feita e se ouver criticas construtivas havera um jeito de se reverter tudo isso que está acontecendo em nossa cidade. Eu ñ sou a favor e nem contra, pois tento olhar bem criticamente cada ato e gesto, estou chateadas com algumas coisas, mas to tentando entender. Só sei que amo minha ilha e quero o melhor, abraços e fiquem com a paz de Cristo.

    ResponderExcluir
  8. vixi
    não vamos escrever mais nada, falou tudo
    em poucas linhas

    ResponderExcluir
  9. Trabalho na praça de máquinas desse navio e realmente pegamos ela quebrada. Sem manutenção, sem peças de reposição e sem envestimentos, ficou difícil neste primeiro ano. Querem que nós punha prá navegar em 1 ano um navio que estava encalhado a oito. Primeiro estamos lubrificando, trocando as peças e mudando a tripulação que éram contrados sem critérios, sabe, parentes dos que se achavam armadores. Olha ratos tinha muitos na máquina pois nesses oito anos encalhado, não foi feito uma desratatização, estavam tão acostumados que mesmo colocando-os prá fora, continam querendo subir a bordo. Se o "CABECINHA" fôsse vivo, pederiamos ajuda a ele para que enchesse uma canoa e largasse barra-a-fora, apenas com um pote d'gua e uma cuía de farinha. Aí sim esse navio navegaria em mar de Almirate.

    ResponderExcluir
  10. Hummm ... então vamos analisar as obras de 15 meses de administração.

    1) Reforma do gabinete do prefeito

    2) Reforma do acesso ao gabinete do prefeito

    3) Troca de alguns prédios de seretarias, pois os antigos eram ligados a pessoas próximas do ex-prefeito

    4) Colocação de tela na ponte da Enseada

    5) Abertura (trágica) do Rio Acaraí

    6) 1a semana gastronômica (fracassada)

    7) Festilha 2009 (fracassada)

    8) Carnaval 2010 fiasco.

    9) Secretários importados (absurdo)

    É graaaaaaaandees OBRAS !!!

    Tem gente que faz "obras" melhores no vaso sanitário

    ResponderExcluir
  11. O top show das 11 foi realmente comédia hj, hj sim me embolei de rir como o sr. Ney tanto espera, parecia turma do didi isso sim (riso).

    Morri de vergonha de ser francisquense, na hr da pergunta sobre o Kaka, tanta coisa importante a ser perguntada e o cara vem me falar de kaka?imagino que nem o Espanhol se acreditou, pois ficou um tempo pensando, pra só depois responder.

    bem coisa de sitio mesmo.

    lamentável.

    ResponderExcluir
  12. Gostaria de dizer que tbm estou chateada com a situação, mais não podemos ficar calados, temos que fazer o homem acordar enquanto ainda a tempo, pois senão teremos 4 anos sem progresso, e isso eu não quero pois amo esse ilha onde vivo, e quero o melhor para meus filhos, que precisam de melhores condições de vida.
    Espero realmente que o Prefeito Municipal acorde enquanto ainda a tempo,chega de Orgulho, autoritárismo, seguranças, arrogância, precisamos de gente como a gente...gente que ame gente, e não o dinheiro, a posição social, o poder....chega de diz que me disse, vamos trabalhar para nossa gente Prefeito, sem ter medo dela..... Falei o que todos querem, um Prefeito do povo e para o povo, que ame o Povo e ande no meio do povo, ainda a tempo. Nos respeite para ser respeitado....

    ResponderExcluir
  13. Para quem se intitulava-se o "administrador", sangue novo etc, não tem o direito de ser defendido por qualquer que seja o motivo, nem que seja com argumentos religiosos. É muito bonitinho e politicamente coreto vir aqui e ivocar DEUS para iluminar nosso alcaide, não adianta ele vive nas trevas. Em público ele agradece a todos e prega a concordia, nos bastidores destila seu odioso venoso sobre os mais frágeis. SAI DE RETO SEU DESPOTA!!!!!!!!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  14. Anônimo 22 de março de 2010 12:13

    Excelente comentário. O ser humano tem a grande capacidade e habilidade de julgar e gerar "preconceitos". Contudo, falhamos no momento de nos colocarmos no lugar do próximo e de principalmente contribuir de maneira ativa na construção de nossa cidade. Não basta levantar criticas, sem antes levantar soluções para os problemas. Existem diferentes modos de participação como: conselhos, conferências, fóruns, audiências, iniciativa popular de elaboração de projeto de lei,voluntariado em entidades sociais. Só que opitamos pelo caminho mais fácil: julgamento, critica vazia. Não sou a favor, muito menos contra a qualquer político eleito nesta cidade, acredito que todos que por aqui irão passar deixarão marcas positivas e negativas, bem como NÓS: cidadãos comuns.

    ResponderExcluir
  15. Sared eu gosto de ouvir a boca do povo, eu e minha familia , mais sinceramente o momento do executivo, ñ dá né! Pelo amor do Pai do Céu, é muito, muito ruim, desculpa, mais do jeito q está indo o pessoal ñ vai mais escutar
    á rádio são francisco, pelo menos o Sr Ney poderia ser menos, "meloso", quando fala do Sr. Prefeito, fica parecendo q me perdoe o Sr Ney o Serginho do BBB10....chegueiiiii dimais*, Abração Sared!

    ResponderExcluir
  16. O QUE MAIS ME REVOLTA NESTA ADMINSITRAÇÃO,SÃO AS PESSOAS DE FORA QUE INCHAM A MÁQUINA ADMINSITRATIVA. AFINAL O LUIZ EM SUA CAMPANHA PROMETEU PREVILIGIAR O FUNCIONÁRIO DE CARREIRA E O QUE VEMOS É UM MONTÃO DE GENTE DE OUTROS MUNICÍPIOS E QUE NÃO CONHECEM DE NOSSA REALIDADE. VIDE SECRETARIA DE OBRAS,SECRETARIA DE ESPORTES,CULTURA,TURISMO,EDUCAÇÃO SÃO ALGUNS EXEMPLOS......OLHA ME DA NOJO....VER ESTE PESSOAL ME SINTO ENGANADO PELO SR. LUIZ ROBERTO MAIS EM ALGUM DIA EM ALGUM LUGAR EM ALGUM MOMENTO EU EI DE FALAR TUDO AQUILO QUE ESTA ENGASGADO AQUI COMIGO NÃO TENHO PRESSA O MUNDO GIRA E VAMOS NOS ENCONTRAR E NÃO VAI TER SEGURANÇA QUE ME CONTENHA........E NÃO ADIANTA QUERER DAR UMA DE VALENTÃO TAMBÉM SOU HOMEM O SUFICIENTE PRA ENCARAR....

    ResponderExcluir
  17. o pior de tudo é que a nau esta afundando
    o comandante e tripulação não sabem nadar
    hehehehehe

    ResponderExcluir
  18. E mas um golpe .agora vao mecher com o samae .ja nao foi a macrodrenagem nao conseguiu agora a samae .onde chegamos. e com isso o tempo voa sem obra e sem manutençao e nada e o povo acreditando na praça o coelinho da pascoa . ***. onde chegamos sao chico .agora vai fica dificil pro luisinho 11 de cego agora surdo .que vai da uma força pra ele administrar quem sera ....

    ResponderExcluir
  19. Tá na hora do prefeito tomar um choque de realidade, sair desse mundo de fantasia que ele acredita viver (vide as declarações do mesmo no Zorra To... ops, informativo municipal). É hora de mostrar trabalho, ainda dá tempo, basta haver uma mudança de atitude. Não se pode "ficar surdo" sobre o que se ouve nas ruas da cidade.

    ResponderExcluir
  20. CHEGA DE PMDB E PP NO GOVERNO MUNICIPAL... SÃO 12 ANOS DE ATRASO, MAIS DE UMA DÉCADA PERDIDA. TODOS AQUELES QUE FAZEM COMENTÁRIOS NO BLOG DEVEM TAMBÉM SE ENGAJAR NA CAUSA POLÍTICA, A FIM DE LUTARMOS JUNTOS PELA MUDANÇA. SÓ ASSIM SERÁ POSSÍVEL FAZER UMA SÃO FRANCISCO MELHOR PARA TODOS! A FÉ MOVE MONTANHAS. SAIAM DO CONFORMISMO E APRENDAM A LUTAR PELO COLETIVO. OS MAUS SÓ ESTÃO NO PODER PELA OMISSÃO POLÍTICA DOS BONS.

    ResponderExcluir
  21. Resumo dos comentários acima.
    Nosso( deles) prefeito, não pasa de um 'ZERA' a esquerda.
    Ops !

    ResponderExcluir
  22. O Secretário de Industria Comercio e Porto convidou os municipis a visitarem as obras efetuadas no predio da prefeitura (mudança das fotos dos prefeitos, fotos de S. Francisco etc.. mas gostaria se saber a onde se consegue uma entrada pois na prefeitura não se pode subir a escada

    ResponderExcluir
  23. Ontém as maquinas trabalharam o dia todo no intúito de reabrir a boca da barra do Rio Acaraí e hoje a maré já fez o serviço de bloquear toda a Barra novamente. ISSO É BRINCADEIRA? O NOSSO DINHEIRO É LIXO? QUEM ESTÁ GOSTANDO É O EMPREITEIRO DA OBRA. QUANTA INCOMPETÊNCIA! CHAMEM O MINISTÉRIO PÚBLICO !

    ResponderExcluir
  24. buááááá

    Resolvam logo o problema do canal porque o inverno está chegando e eu quero de volta o meu lugarzinho de tarrafear na tainha.

    isnif isnif

    ResponderExcluir