segunda-feira, 14 de junho de 2010

Câmara de Joinville se posiciona contra ao porto da Norsul

A Câmara de Vereadores de Joinville aprovou na semana passada duas moções contra a implantação do Terminal Marítimo Mar Azul, que a Companhia de Navegação Norsul quer instalar no bairro Laranjeiras, em São Francisco do Sul. Para o vereador Adilson Mariano (PT), autor das propostas, Joinville “tem uma grande responsabilidade” com relação à baía Babitonga. “Isso afeta também os pescadores do Morro do Amaral e da Vigorelli”, justifica. Dezessete dos 19 vereadores assinaram os documentos, que serão encaminhados ao Tribunal de Justiça (TJ), Ibama e Fatma. Ao TJ, os políticos da cidade vizinha vão pedir que acolha a Ação Direta de Inconstitucionalidade (Adin), proposta pelo Ministério Público, que questiona a legalidade da criação, em 2007, da Zona Portuária 3 (ZP3). Para o MP, houve infração à legislãção estadual e federal. Por causa das regras criadas em 2007, a região de Laranjeiras tornou-se passível da instalação de portos.

Aos órgãos ambientais (Fatma e Ibama), vão pedir que não concedam licença ambiental para a construção de qualquer empreendimento em área de preservação permanente de São Francisco do Sul, especialmente a baía Babitonga. No início do ano, a Câmara de São Francisco do Sul já havia aprovado uma moção contrária à implantação do Mar Azul. A proposta partiu do vereador Salvador Luiz Gomes (PSB), o “Dodô”, que também é estivador.

52 comentários:

  1. Será que a Câmara de Joinville quer também legislar para São Francisco? Penso que devem eles resolver seus problemas de poluição ambiental (que nos afetam diretamente) e deixar que nossos legisladores e nosso povo se posicionem quanto ao que queremos.

    ResponderExcluir
  2. Parabéns ao vereadores de Jlle, que pena que aqui em SFS temos uns vereadores que nem vou citar nomes, que ainda são a favor deste porto....vou tranferir meu voto para Jlle que tem uma câmara séria e comprometida com o meio ambiente e seus DESBRAVADORES DO MAR, abrem os olhos vereadores traidores de SFS..ainda á tempo....

    ResponderExcluir
  3. PREOCUPADOS COM A BAÍA?

    BAIRROS DE JOINVILLE:
    AMÉRICA
    BOA VISTA
    FLORESTA
    GUANABARA
    ITAUM
    ARAQUARI
    BARRA DO SUL
    GARUVA
    SÃO FRANCISCO DO SUL...

    SE JOINVILLE TEM UMA "GRANDE RESPONSABILIDADE", SERÁ QUE ELES ESTÃO PREOCUPADOS COM O ESGOTO QUE ELES ESTÃO JOGANDO NA BAÍA "DELES".
    VÃO PEDIR TAMBÉM PARA O IBAMA E A FATMA MULTAR JOINVILLE PELO ESGOTO QUE DESPEJAM NA TÃO PREOCUPANTE BAÍA?
    SE FOSSE POSSÍVEL O PROJETO DESSE PORTO SER IMPLANTADO EM TERRITÓRIO JOINVILENSE O DISCURSO SERIA OUTRO.
    PREOCUPADOS COM OS PESCADORES DO MORRO DO AMARAL E DA VIGORELLI... BALELA!

    JOEL DO ESTALEIRO

    ResponderExcluir
  4. Fico feliz ao ler que a Câmara de Vereadores de Joinville,aprovou duas moções semana passada contra a implatação do porto de Laranjeiras, Mar Azul, pela Norsul. Isto demonstra que já esta havendo uma conciência ambiental,e também os danos que pescadores do Morro do Amaral e Vigorelli, terão, caso o porto se instale. Parabéns aos 17 vereadores que tiveram esta atitude responsável.
    Já está mais que na hora de dar um basta a todos que pensam que é só o capitalismo selvagem que impera, destrindo tudo que vem pela frente.

    ResponderExcluir
  5. Foi notícia em rede nacional de TV, hoje, que tbm na Bahia há vontade de se construir um PORTO em Ilhéus. Lá como ca, houve protestos.
    Só que os sindicalistas de lá protestaram a favor da construção do porto. Ué, e ainda dizem que os baianos é que não gostam muito de trabalho! O ambientalistas, ok, estão coerentes, contrários,tem suas razões,...mas vereadores de Joinville??!?!?! E outro daqui...estranho?!?!?1/

    ResponderExcluir
  6. O mais importante disso tudo é que discussão comoeça a tomar proporção regional. O SOS BABITONGA tá se fazendo ouvir. Tá dando resultado efetivo, como se espera.
    Os que ainda tem dúvida, procurarão se informar para aderir ao movimento ou vão ficando para trás, parados no tempo, com suas posições retrógradas e ultrapassadas.
    E hora de uma nova ordem!

    ResponderExcluir
  7. Puxa que legal, vai ter anonimo de SãoChico tranferindo o titulo daqui para Joinville, porque lá os vereadores são responsaveis, pena que lá se possa tudo e aqui não se pode nada.
    Acorda São Francisco do Sul, podemos suportar a poluição e o progresso de Jonville, mas não podemos suportar nosso próprio progresso, temos que ser exportadores de mão de obra e nossos filhos viverem em outras cidades.
    Até os vereadores de lá querem tirar uma casquinha aqui, pois somos apenas massa de manobra dos Joinvilenses.

    ResponderExcluir
  8. O povo reclama do esgoto jogado na baia da Babitonga por Joinville e São Francisco não joga antes de cobrar melhoria na cas dos outros vamos resolver nossos problemas ai sim cobrar dos demais. Se nos mesmo não limpamos como queremos que outros limpem

    ResponderExcluir
  9. Joinville é a principal fonte poluidora da Bahia da Babitonga, até os primatas sabiam disto. Agora vem nossos demagogos com intenções Politicas, querer interferir em cidadizinha vizinha. A que ponto chegou a nossa Camara de Vereadores aqui de Joinville, não faz nem dever de casa, não tentam resolver nossos problemas, vai dar pitada na casa dos outros. Caro Povinho Francisquense, acordem estamos muito mau de Legisladores, 2012 expurguem esta VERGONHA do Legislativo atual de ambos. O Rio Cachueira pede SOCORRO, ele não tem culpa, o culpado e a demagogia e Ganancia Empressaria que imperam nesta Cidade. AMECA, mostre que vcs são imparciais e façam uma moçao deste tipo ao RIO, e entregue na Camara aqui de Joinville, pra ver se alguem vai dar atenção.

    Abraços
    João Costa/Joinville

    ResponderExcluir
  10. Pelo jeito, Joinville está completamente perfeito!
    Não sou defensor da implantação do porto da NORSUL, pelo contrário, mas cá entre nós, esses vereadores de Joinville estão de Brincadeira!!!
    Joinville é a maior responsável pela emissão de resíduos nocivos ao meio ambiente na baía, ninguém faz nada e ainda quer dar pitaco em SFS.

    Pelo amor de Deus, quanta hipocirsia... se eles cuidarem do que é deles jám está ótimO!!!

    óleo de peroba neles!

    ResponderExcluir
  11. O trabalho do vereador Adilson Mariano é excelente, apesar de em alguns casos eu discordar de suas atitudes, que ele sirva de exemplo aos nossos vereadores e em especial aos da oposição raivosa, apenas não vou cobrar do verador dodo para que ele seja ou tenha atitudes iquais ao Adilson Mariano, porque no meu entendimento ele não possui capacidade ou inteligência para LEGISLAR OU FISCALIZAR A COISA PÚBLICA.
    E os demais da oposição e em especial aos do pmdb e psdb, fica difícil cobrar coerência de partidos demagogos e fisiologistas e que sempre que estão no poder, pensam apenas no individualismo e no loteamento de cargos para garantir as próximas eleições e nunca no bem estar da população.

    ResponderExcluir
  12. ... ainda sou um dos que aprendeu a nadar no Rio Cachoeira e bebi água dele.
    Será que os vereadores de Joinville, não são capazes de ao menos olhar pela janela, da câmara onde eles legislam, olhar para o Rio Cachoeira e fazer moções, protestos, pedir para Ibama e cia. tomar uma providência, das milhares de toneladas de M... e tudo mais, despejado na Bela Baia Babitonga, não se ve nada mas nada mesmo neste sentido, mas querer aparecer ser contra empreendimentos aqui na Bela Iha, que muitos da maior cidade do estado, consideram São Francisco do Sul, um bairro de Joinville que eu houvi ao vivo e a cores, guia de turismo dizer aos vizitantes, lamentável...tá lá, na Bahia os sindicatos fazendo marcha em favor do porto novo a ser construido, deu no Jornal Nacional...

    ResponderExcluir
  13. E SO QUE FALTAVA VEREADORES DE JOINVILLE QUERENDO MANDAR EM SF DO SUL ALEM DOS JOIVILENCES TIRAREN VAGAS DE EMPREGO DOS FRANCISQUENCE AQUI AGORA MAIS ISTO ISTO SO CONFIRMA QUE ELES NAO TEM NENHUM RESPEITO PELOS VEREADORES DE SAO CHICO ALEAIS NINGUEM TEM [ SAO UMA VERGONHA PRA NOSSA CIDADE ]ATE QUE ACHO UMA IDEIA OTIMA OS VEREADORES DE JOINVILLE LIGISLAR AQUI JA QUE OS DAQUI NAO FAZEM NADA ALEN DE ATRAPALHAR

    ResponderExcluir
  14. Esses vereadores tem que cuidar é do que Joinville vêem fazendo a anos na nossa baia da babitonga,grande parte da poluição que hoje esta,vêem de Joinville.Para isto eles fecham os olhos.Gostaria de ver a posição deles se a instalação fosse lá,ai esse discurso mudaria completamente.É por isso que São Francisco do Sul não vai mudar nunca,vai continuar enchendo o bolso de poucos.Temos que olhar para o futuro pessoal!!!!!!!

    ResponderExcluir
  15. Soninho Bovino...

    Este papo de defender os pescadores do Morro do Amaral e Vigorelli é para fazer média com os pescadores e esconder o principal problema da Baía Babitonga: O ESGOTO que eles despejam nela.
    Anônimo dàs 22:12 h, já que você vai transferir o título, aproveita e vai morar lá.
    Só não vai jogar o teu esgoto aqui também!!!
    Essa é a verdadeira cantiga para bois...

    MBC!

    ResponderExcluir
  16. GUARAQUEÇABA-PR "TERRA DO LATINHA"

    ANTES DE CHEGAR OS AMBIENTALISTAS LÁ TINHA CENTRO PESQUEIRO, LÁ TINHA INDÚSTRIA, LÁ TINHA COMÉRCIO...
    ACORDEM PESCADORES!
    NUM FUTURO PRÓXIMO ESTES AMBIENTALISTAS QUE JÁ TEM SALÁRIO GARANTIDO VÃO CRIAR REGRAS TÃO SEVERAS QUE A PESCA SE TORNARÁ INVIÁVEL. E AÍ?
    ELES VÃO DAR EMPREGOS AOS NOSSOS FILHOS?!?
    HAVERÁ AUMENTO DAS FAVELAS POR AQUI. E ELES? VÃO MORAR EM JOINVILLE PARA EMPREGAR OS FILHOS DELES, ALIÁS MUITOS JÁ MORAM LÁ PORQUE SÃO CHICO VAI VIRAR UMA GUARAQUEÇABA.

    JOEL DO ESTALEIRO

    ResponderExcluir
  17. ESTE VERADOR COM CERTEZA CAIU DE PARA-QUEDAS EM JOINVILLE TAMBEM E NÃO SABE DA MISSA UM TERÇO, POIS SEUS ANTECESSORES PERMITIRAM QUE JOINVILLE DESTRUISSE NOSSA BAIA E AGORA VEM COM IDEIA DE PRESERVAÇÃO , DA LICENÇA CAMARADA , VAI METER O FOCINHO NOS ASSUNTOS DA TUA CIDADE, A MENOS QUE TU TENHAS UM PROJETO PRA ARRUMAR A M. QUE OS JOINVILENSES FIZERAM COM A NOSSA BAIA BABITONGA, TU TENS???? FAZ FAVOR NÉEEEEE!

    ResponderExcluir
  18. Boa noite SARED, e blogueiros!

    Não gostei nada da posição dos 17 "Vereadores" vizinhos contrários ao projeto Mar Azul. Não que sejo a favor. Não cuidam do próprio quintal a décadas. A última pesquisa realizada no estado constatou que, Joinville está em primeiro lugar em despejo de produtos químicos e esgoto direto no solo e nos rios que desembocam na Baia. a vizinha cidade, não possui saniamento básico.É UMA VERGONHA. NOTA ZERO PARA OS EDIS DE LÁ.
    A BAIA BABITONGA é um estuário ecológico. Muitas espécies desapareceram devido ao derramamento contínuo desses dejetos oriundos das fábricas da vizinha Juinville. E está morrendo cada dia que passa.
    Agora, em época de ELEIÇÃO, QUEREM SER O SALVADOR DA PÁTRIA.Não demora muito, eles estaram aqui na cidade atras de VOTOS dizendo que, muito fizeram para que o Porto do grupo NORSUL não fosse construído. É brincadeira! vejo que vai ser difícil os candidatos de SFS competir com eles.

    ATT. LAMPEÃO ATEU VAI BOTAR PRA CORRER ESSA TURMA DE APROVEITADORES.

    abraços...

    ResponderExcluir
  19. Nada a ver com o assunto, mas quero deixar registrado minha indignação, mais uma vez com a EDUCAÇÃO!

    A tal escola integrada (anexo ao Waldemar da Costa), agora possui "lista de espera". Com apenas, no máximo, 150 alunos. Até alunos com deficiência estariam na fila de espera.
    Tudo bem, se não fosse gente da escola sair dizendo aos 4 cantos que a escola possui 348 alunos.
    Aquela escola não possui mais que 150 alunos, basta ver os 2 ônibus que levam os alunos. Se alguém duvidar, passe lá e conte. Eu ouvi dizer, não acreditei e fui lá conferir. Nos dois turnos, não há mais de 150 alunos.

    ResponderExcluir
  20. O que vemos são muitas opiniões bairristas. Concordamos com a grande responsabilidade socioambiental de Joinville, mas precisamos, de alguma, forma iniciar uma discussão que os levem a refletir e contribuir para mudança do Contexo. A discussào microregional é importantíssima e imprescindível para a Baía da Babitonga.
    Sem essa discussão não conseguiremos, inclusive, reverter o maior impasse ambiental da história da Babitonga, que foi o fechamento do Canal do Linguado.
    E tem outra, quem não faz a lição de casa não tem argumento para cobrar de outrem. E nesse caso não temos o direito de cobrar aquilo que deixamos de fazer.
    PRECISAMOS DOS JOINVILLENSES - CHEGA DE BAIRRISMO!

    ResponderExcluir
  21. Vereadores Joinvilenses, um recado: DESPOLUAM O CACHOEIRA, depois venham conversar com a gente! (Um francisquense de coração).

    ResponderExcluir
  22. Esta moção dos Srs. Vereadores de Joinville tem apenas propósitos eleitoreiros. Serve apenas para colocar o edil que a propôs (e outros que nela se aboletaram) na mídia e na vitrine pré-eleitoral. Todos sabemos que "moção" não tem qualquer valor, mesmo quando proposta pelos edis do mesmo município, quanto mais por aqueles de município vizinho. Vai para a gaveta e só.

    ResponderExcluir
  23. A Baia Babitonga é um problema regional sim, está inserida em área onde vários municípios tem parte de seu território ou onde suas bacias hidrográficas desaguam, portanto seus problemas ambientais, sociais, ou mesmo de desenvolvimento dependem de um trabalho conjunto entre os municípios da região. A Baía precisa ser saneada, e para isso todos devem fazer seu trabalho de casa, Joinville com seus problemas de descarte de poluentes industriais e sanitários, Araquari que está seguindo este mesmo caminho em menor proporção, São Francisco do Sul, que não tem sequer um metro de coleta e tratamento de esgoto,Garuva, Itapoá, enfim. Todos devemos fazer um diagnóstico dos problemas que causamos a Baia e através deste adotar medidas para a resolução. Regionalmente temos muito mais força política para obtenção dos recursos necessários para a solução dos problemas levantados, então, além da consciência de cada um precisamos que haja vontade política. Vejo com bons olhos está moção da Câmara Joinvillense, pois é o início do despertar sobre a responsabilidade de cada um sobre este berçário que é a Baia Babitonga.

    ResponderExcluir
  24. CARLOS CASTRO: Car@s conterrane@s, me assusta ver uma série de manifestações infelizes contrárias a aprovação pelos vereadores de Joinville, das moções ao IBAMA E ao Tribunal de Justiça contra a instalação do Terminal mar Azul.
    1 - Sou filho de São Francisco do Sul. Morei na cidade até meus 16 anos e vim para Joinville na busca por emprego. Fui cobrador de onibus, vendedor de farmacia e radialista. Minha mãe, irmão e irmã moram em SFS. Atualmente trabalho com o vereador Adilson Mariano (PT Joinville). Quando soube do que estava ocorrendo, fiquei indignado e assumimos a causa dos pescadores, da Ameca e dos sindicatos;
    2 - Eu e o vereador Adilson Mariano estavamos na audiência Pública da Assembleía Legislativa que ocorreu no saláo da Igreja Paroquial. Vimos a manifestação contrária de todo o povo que compareceu na audiência (em torno de 600 municipes);
    3 - Na oportunidade nos comprometemos com os sindicatos, a Ameca e os pescadores de levar a discussão para a Câmara de Joinville, para dar maior visibilidade ao problema que estão enfrentando.
    4 - Celso dos Conferentes e o Pedro dos pescadores tiveram 25 minutos para apresentar no plenário o problema e fizeram o requerimento das moções que foi aprovado.
    Por último: Tenho acordo com vários problemas levantados, temos que continuar o combate para acabar com a poluição da Bahia da Babitonga, porém, não podemos condenar apoio de onde quer que venha.

    ResponderExcluir
  25. Vejam voces a que ponto chegamos. O maio poluidor, aquele que vem acabando com a babitonga há décadas agora se posiciona como defensor da baía. Joinvile é o maior poluidor. Isso tudo é jogo de cena. É para encobrir interesses escusos. Éó pesquisar, ir a fundo. Joinvile deve é pagar royalties a São Francisco pla sujeira que fazem na Baí e pela sujeira que fazem na cidade ´rincipalmente no verão. E a maioria nem IPTU paga. Fora Joinvilenses.

    ResponderExcluir
  26. Existe sim mais de 150 crianças.
    O problema é que com certeza vc deve ter alguém na lista de espera... e vai esperar mesmo.
    Os dois ônibus vem com muitas crianças sim, e além do mais temos crianças da Casa Abrigo, e alunos da própria escola Waldemar, que não usam o ônibus.
    E faz favor não cutuca onça com vara curta.
    Vai se ocupar.

    ResponderExcluir
  27. Como tem gente obtusa lendo seu blog heim Sared!?

    Olha o que esse pessoal escreve! Até parece que essa ilha é povoada por pessoas politicamente corretas, que o lixo daqui não tá sobrando em tudo quando é lugar. Até parece que o pessoal daqui esquece que tem um baita PIB, maior que o de Joinville e Floripa juntas e mesmo assim não tem uma rede de esgoto decente!
    Vai ser bairrista assim lá no século XVII! Esse pessoal que discorda da ação da Câmara de Joinville deveria ir pra frente da Câmara de São Francisco protestar. Mas vão? Não! Enfiam o cox alongado entre as pernas pra tudo que é atrocidade praticada aqui e se arvoram em se indignarem-se com uma atitude correta tomada por uma cidade muito mais nova e muito mais evoluída socialmente que esse pessoal daqui.

    Cabecinha não morreu! Ele está bem vivo...!

    ResponderExcluir
  28. OS VEREADORES RUI E ISMAEL SE LICENCIARAM AO MESMO TEMPO PARA DAR UMA AJUDINHA AOS SUPLENTES DE VEREADORES, DUDU E TUTA, JOÂO DO GÁS E JORGE MACEDO JÁ UTILIZARAM DO MESMO EXPEDIENTE, PARA JOEL ROSA, ASSUMIR. ACREDITO QUE APRENDERAM COM O ZERA (SE LICENCIAR PARA TRATAMENTO DE SAÚDE) OU SERÁ QUE É PARA NÃO VOTAR O TAL RELATÓRIO?

    ResponderExcluir
  29. CAIO PT 13 CARA POR FAVOR PARA DE FALAR DA OPOSIÇÃO POR FAVOR...CARA VC FALA DA OPOSIÇÃO MAS O VEREADOR JACKSON PORTELA FOI CONTRA...POR FAVOR TODOS NOS SABEMOS QUE VC E PT FANÁTICO DUENTÍL...AGORA POR FAVOR LEIA DENTRO NO PROPRIO BLOG QUE ESTÁ AE QUEM VOTOU CONTRA OU A FAVOR..

    ISSO AINDA VAI LONGE..E OUTRA COISA VEREADOR DE OUTRA CIDADE NÃO TEM QUE DAR PITACO... CADA UM NO SEU QUADRADO...ELES TAMBEM TEM MUITAS COISAS A RESOLVER EM JOINVILLE. TENHO CERTEZA QUE SE OS VEREADORES OU QUEM SEJA FOSSE ENTRAR COM PEDIDO NO MP PARA AVERIGUAR OS ESGOTOS QUE ELES JOGAM EM NOSSA BAIA ELES NÃO IRIAM GOSTAR...ENTÃO PLEASE CAIO FICA CALAD....

    ResponderExcluir
  30. Sr Lampião so umas informações;
    O ministério Público Federal há uns 8 anos ingressou com ação contra a Prefeitura, para exigir que fizesse o saneamento necessário para Joinville, Prefeito anterior deve ter recorrido pois a ação anda pra la e pra ca de tanto recurso e foi empurrando com a barriga, mas o atual Prefeito Carlito pelo que consta já esta com projetos prontos para implantar eficiente saneamento na cidade, talvez aqui não saibam, mas os vereadoes lá estão atentos, mas cabe sim nossso vereadores irem perguntar como esta a pressão por lá.

    ResponderExcluir
  31. Amigo das 23.24, você sabia que qualquer projeto que prejudique a biodiversidade na Babitonga, mesmo que seja nas Larangeiras repercute em outras regiões da Babitonga? você sabia que o direito do pescador é pescar em toda a Babitonga , e que os pescadores de São francisco pescam na Vigoreli se quiserem e vice versa? Você sabia que nós consumidores dependemos dos pescadores para comer e há consumidor em Joinville que come o que é pescado no oceano, e o que é pescado no oceano 70% já em algum momneto de sua vida viveu num estuário ou manguezal?
    Se informe meu amigo, os Vereadorse de Joinville penssaram em todos não so na gleba deles, o mundo é de todos não so de alguns

    ResponderExcluir
  32. anonimo de 14.12 pense bem por acaso onde estava você qeu não vimos reclamar quando revitalizaram o centro histórico e todo o co co foi ligado direto para a Babitonga ? por acaso voc~e não vê que seu vizinho não tem fossa e toda a sujeira desce pela rua ou vai direto pelo cano da rua diretinho para a Babitonga. Da uma olhadinha ali junto ao trilho onde passa o rio pedreira limpinho né so tu que não vê, criticar uma atitude correta dos vereadores de joinville, tu tens que criticar é a nossa contribuição com a sujeira da Babitonga,
    Por acaso tu sabes o que os vereadores de joinville lutam contra o esgoto de la? Então não fala, agrega, contribui, para de criticar por criticar

    ResponderExcluir
  33. Parabéns Verador Adilson Mariano, de Joinville, o senhor sempre esta do lado do povo e dos direitos sociais, conhecemos sua dignidade há muito.
    Veio assistir a audiência aqui dia 31 porque o assunto diz respeito a todos não só aqueles que vivem nesta cidade de São Francisco.
    Temos qeu nos unir mais e quem sabe Vereador o Sr.possa liderar com mais força e defesa da Babitonga que o Sr. e demais Vereadores sempre tiveram. Quem não admira nossa Babitonga? O problema é que as prioridades são dadas pelos Prefeitos. O passado conhecemos

    ResponderExcluir
  34. SR JOEL DO ESTALEIRO, TEM MUITO PESCADOR DAQUI QUE VAI PESCAR LÁ EM GUARAQUEÇABA PORQUE SERÁ? DEVE TER LÁ MUITO PEIXE, O SR SE EQUIVOCOU TOTALMENTE, GUARAQUEÇABA É UM BERÇÁRIO COMO A BABITONGA OU MAIOR AINDA

    ResponderExcluir
  35. Cuidado! Não podemos confundir as coisas, a posição dos vereadores de Joinville que votaram contra o porto oportunista de Laranjeiras, está correta, independente do mal que Joinville acarreta a Baía de Babitonga, temos que lutar juntos, não pode sair esse porto e Joinville tem que parar de jogar esgoto na Baía de Babitonga. Parabéns Carlos Castro pela clareza e intenção com relação a nossa terra. Só Joinville e SChico juntas poderão resolver a questão da poluição da Baía de Babitonga.

    ResponderExcluir
  36. por que os vereadores de JLL não aprovam uma lei que proibe eles (JLL)jogar esgotos e outros tipos de poluente em nossa baia.
    Agora querem botar o dedo aqui,só por Deus.

    ResponderExcluir
  37. Os vereadores de Jll primeiro temtem arrumar a casa deles (Jll)que o problema não é pouco.
    Deveriam começar com asua poluição que uma boa parte cai na babitonga.

    ResponderExcluir
  38. Sr MAXUEL, VAI PRA GAVETA QUEM MANDA PRA GAVETA.

    ResponderExcluir
  39. EXISTE GRANDE MOVIMENTAÇÃO DOS AMBIENTALISTAS EM RELAÇÃO A IMPLANTAÇÃO DO PORTO DA NORSUL, ASSIM COMO FOI QUANDO DA IMPLANTAÇÃO DA VEGA DO SUL, MAS NÃO SE OUVIU UM RUIDO QUANDO DA IMPLANTAÇÃO DA FECOAGRO. PORQUE?, VOCES TEM CONHECIMENTO QUE A FECOAGRO TRABALHA COM FERTILIZANTES (PRODUTOS QUIMICOS), E QUE A DESCARGA É EFETUADA PELO PORTO DE SÃO FCO SUL. E QUE NO INICIO DAS OPERAÇÕES DE DESCARGA EM NOSSO PORTO EXISTIA A PREOCUPAÇÃO DE COLOCAÇÃO DE UMA LONA PARA EVITAR QUE PRODUTOS QUIMICOS FOSSEM LANÇADOS AO MAR. È MAS ESTA PREOCUPAÇÃO NÃO EXISTE MAIS, A DESCARGA É FEITA SEM A LONA DE PROTEÇÃO E OS RESIDUOS QUE CAEM NO PATIO DO CAIS SÃO VARRIDOS PARA O MAR(BAIA DA BABITONGA). PERGUNTO PORQUE OS AMBIENTALISTAS NÃO FISCALIZAM?

    ResponderExcluir
  40. Concordo com o Joel, Antonina e Guaraqueçaba são duas cidades falidas.
    A primeira devido à falta de investimentos no porto e a segunda devido a "perseguição" dos ambientalistas, eles conseguiram embargar a construção do trecho da BR-101 que iria ligar o litoral sul paulista à Garuva-sc, com isso o município ficou sem acesso asfáltico e permanece praticamente isolado por uma estrada de chão de difícil trânsito, muitos preferem ir de barco partindo de Paranaguá.

    ResponderExcluir
  41. ...caro Anônimo 17/06/2010 22:55
    Faltou acrescentar: onde estavam os...quando devastaram a praça em frente ao casarão Görressen, na praia do mota, quando sacrificaram a bela figueira na praia dos Ingleses, quando dizimaram as árvores em frente a Prefeitura, quando cortaram o belo flamboiat na praticagem, a nuvem de soja sobre a cidade, proveninte da Terlogs e as toneladas e M... continuam fluindo diariamente para dentro da Baia Babitonga, via Rio Cachoeira.

    ResponderExcluir
  42. COLEGA DÀ 00:07 h.

    DESCULPE A MINHA IGNORÂNCIA AMBIENTAL, MAS SE AS BAÍAS BABITONGA E GUARAQUEÇABA SÃO LOCAIS DE DESOVA E BERÇÁRIOS, A PESCA NÃO DEVERIA SER PROIBIDO?

    JOEL DO ESTALEIRO

    ResponderExcluir
  43. Temos que pensar em preservação mas também temos que pensar em empregos para nosso povo.
    Por que as pessoas que são contra é,os sidicatos,porque ta rendendo muita grana essa bobina no porto.
    Mas será que saindo esse porto da norsul não vai gerar mais emprego ??
    Temos que pensar no que é bom para SFS em um modo geral.

    ResponderExcluir
  44. Carlos Castro: Sared, procede a informação do anônimo das 22:55 com relação a descarga dos produtos químicos da Fecoagro?

    ResponderExcluir
  45. Boa noite ao anonimo das 23:33 do dia 16.

    Conheço o trabalho do Carlito e sua luta incanssavel por melhor qualidade de vida para Joinville.

    Acho uma vergonha também a obra feita aqui no centro histórico. O esgoto é jogado a céu aberto. Quando a maré seca, não da pra ficar ali por perto. Já imaginou o pessoal comendo alí no restaurante Portela? É uma vergonha!

    Já viu também algum movimento dos ambientalista,Ameca e moradores protestarem?

    Quem realizou aquela obra tinha que ser penalizado.

    Outra coisa Sr ZERA. Quais as ações a serem tomadas em relação aquelas MMMDAS?
    Os navios de passageiros estão prestes a aportar nsse balneário. O que vai fazer para acabar com aquele cheiro? Vai distriuir mascaras para os turistas.

    Ao anonimo vizinho, com todo respeito!
    Só não concordo com os EDIS daí, dar piruada
    em momento oportuno, perto das eleições.

    Abraços...

    ResponderExcluir
  46. GOSTARIA DE SABER SE OS AMBIENTALISTAS JA FORAM VERIFICAR QUEM SÃO OS RESPONSÁVEIS PELA DESCARGA DOS FERTILIZANTES.E SE EXISTE ALGUMA PASSIVIDADE PROVIDENCIAL. ESTOU ESPERANDO UMA RESPOSTA.

    ResponderExcluir
  47. VOCÊ das 22.55 Tu como cidadão és um covarde, tu diz ver alguém varrer fertilizante para o mar e tu não faz nada ? Que cidadão tu és cara? teu negócio é falar por falar não quer consertar nada, se você ve algo errado não manda recado seja HOMEM, fala mas não é capaz de assumir o que fala,ou o que vê
    Se isso fosse verdade, porque esse bando de homem que trabalha no cais não denuncia?
    Estou achando que essa conversa é pura provocação, meu amigo provocar não leva a nada o que leva a algum lugar é corrigir
    Essa história é antiga e olha cara, interessante não tem 1 homem que denuncie pra dar uma correção no cavalo que faz essa besteira de jogar fertilizante no mar, fertilizante é para fertilizar a terra, no mar vai fazer ficar mais forte o mangue, mas não queremos mais mangue, chega de mangue olha como cresceu o mangue da Colônia de Pesca tirou toda a vista do porto
    La no porto tem IBAMA, denucia pra mandar os terresteiros varrer direito.

    ResponderExcluir
  48. recomendo a todos acessar no google porto de itapoa,apos gostaria de ouvir as opinioes de todos principalmente dos ambientalistas.

    ResponderExcluir
  49. ME DESCUPE MAIS TEM MUITA GENTE FALANDO SEM CONHECIMENTO DE CAUSA ,1° O MAIOR PROBLEMA DE MEIO AMBIENTE REFERENTE A BAIA BABITONGA É O ATERRO DO CANAL DO LINGUADO QUE A CADA DIA O ASSOREAMENTO VAI SUFOCANDO TODAS AS ESPECIES DE SERES MARINHO, E ATÉ O MOMENTO NÃO VI AMBIENTALISTA NENHUM LEVANTANDO BANDEIRA EM PRO A ABERTURA DO CANAL,2° A POLUIÇÃO PROVOCADA PELOS ESGOTOS DE JOINVILLE, COM SUAS HABITAÇÕES IRREGULARES NO ENTORNO DA ORLA, PERMITINDO QUE COM AS CHUVAS SEDIMENTOS TRAZIDO PARA A BAIA AUMENTE O ASSOREAMENTO, SÃO DOIS PONTOS DE EXTREMA IMPORTANCIA E SE NÃO FOR RESOLVIDO 30 ANOS MAIS ESQUEÇA NOSSA BAIA(AQUI JAS). NA AREA DA PESCA 1° FALTA DE FISCALIZAÇÃO O IBAMA SO CRIA AS LEIS PARA RESTRINGIR MAIS NÃO TEM ESTRUTURA PARA FISCALIZAR, EMPURRA PARA A POLICIA AMBIENTAL DO ESTADO(SC)MAIS O GOVERNO NÃO DA ESTRUTURA,2° A CONCORRENCIA DESLEAL COM OS PESCADORES POR PARTE DE PESSOAS QUE NÃO SOBREVIVE DA PESCA(ESTIVADORES TERRESTEIRO PORTUARIO FUNCIONARIO PUBLICO TRABALHADORES DE OUTRAS EMPRESAS TAMBEM PESSOAS QUE VEM DE OUTROS MUNICIPIO PARA DEPREDAR NOSSA BAIA 3° ALGUNS PESCADORES QUE AINDA NÃO TEM CONCIENCIA E INFRIGI AS LEIS,PESCANDO EM PERIODO DE DEFESO. AGORA EM RELAÇÃO AO EMPREDIMENTO MAR AZUL TEMOS QUE APOIAR O DEESSELVOLVIMENTO,POIS AGORA JA TEMOS INSTALADO NA ENTRADA DA BAIA O TECOM SANTA CATARINA É UM TERMINAL PRIVATIVO DE USO MISTO EXCLUSIVO PARA MOVIMENTAÇÃO DE CONTEINERES CHAMADO DE PORTO DE ITAPOA O INVESTIMENTOS FICAM EM TORNO DE 450 MILHÕES QUE ATRACARA NAVIOS DE ATE 340 METROS DE COMPRIMENTO. SAIAM DA FRENTE TONINHAS E BOTOS, E AGORA AONDE ESTAVÃO OS AMBIENTALISTAS NO MOMENTO DAS DISCURSSÕES PARA A IMPLANTAÇÃO ONDE ESTAVÃO OS SINDICATOS IRÃO TRABALHAR LA GOSTARIA DE SABER E VER, BEM NA ENTADA DA PASSAGEM DE QUALSSE TODAS AS ESPECIES MARINHA EXISTENTE NA BABITONGA, E AGORA VEM TODOS DIZENDO QUE QUEREM AJUDAR OS PESCADORES E PRESERVAR A BABITONGA CONVERSA FIADA, POIS PIOR É A DESCARGA DE PRODUTOS QUIMICO DESCARREGADO PRECARIAMENTE EM SÃO CHICO. FAZER O QUE AGORA QUE MAIS PORTOS VENHAM.POIS AS ESTATISTICAS APONTAM O PORTO DE SAO CHICO EM 7° EM MOVIMENTAÇÃO DE CARGA NO TOTAL EM 2009 APRESENTANDO MAIOR VOLUME EM GRANEIS DO QUE CONTEINERES ESTE É O PORTO ADMINISTRADO PELO O ESTADO. OUTRA HORA VOLTO A COMENTAR UM POUCO MAIS OBRIGADO........

    ResponderExcluir
  50. O DODO TEM QUE SE PREOCUPAR É COM AS COMUNIDADES QUE ELE REPRESENTA AO INVES DE SO FICAR XINGANDO O PREFEITO, E PREOCUPADO COM O PORTO DA NORSUL, POIS ELE NÃO ENTENDE NADA DE PESCA MUITO MENOS AINDA DE PRESERVAÇÃO AMBIENTAL, ELEIÇAO VEM AI QUERO QUE ELE APAREÇA AQUI NO ERVINO PEDIDO VOTOS VAI SAIR CORRIDO.

    ResponderExcluir
  51. O inventário da população de Toninhas e Botos da Baia, aponta a maior densidade encontrada na área do entorno ao empreendimento Mar Azul, então comparando os impactos, o Mar Azul é muito mais nocivo a estas espécies do que o Porto de Itapoá, apesar de ambos gerarem impactos.

    ResponderExcluir
  52. Elas que procurem outro lugar a baia é bem grande, nós seres humano migramos do norte para o sul do leste para o oeste porque temos que dar uma escritura ou conseção de uso de area para os botos e toninhas elas são tao inteligente quanto ao seres humano sabem muito bem se defender.

    ResponderExcluir