quarta-feira, 2 de junho de 2010

Entidades contrárias ao Mar Azul têm esperança em Adin

Comitiva formada por integrantes do movimento ambientalista, sindical e o vereador Dodô (PSB) foram ontem ao Tribunal de Justiça (TJ) engrossar o coro a favor da derrubada da lei municipal aprovada em 2007 que alterou o zoneamento vigente desde 1981. A lei é alvo de uma Ação Indireta de Inconstitucionalidade (Adin) de autoria da promotora de Justiça Simone Cristina Schultz. O julgamento do processo foi suspenso por causa do pedido de vistas de um dos 25 desembargadores. O relator da Adin já se manifestou favorável à derrubada da lei. 



A expectativa do grupo contrário à instalação do Terminal Marítimo Mar Azul é que, com a derrubada do atual zoneamento, a instalação do novo porto na Laranjeiras seja inviabilizada. De acordo com as novas regras, a área em que a Norsul pretende erguer o terminal só foi passível de construção do empreendimento por causa da lei alvo da Adin. Além de permitir a construção de portos naquele local, as novas regras possibilitaram a expansão da área retroportuária, permitindo por exemplo a construção – muitos já o foram erguidos – de pátios de contêiner  à margens da SC-301 (Reta) e da BR-280 (rodovia Olívio Nóbrega).


Além da torcida para que a lei do zoneamento que permite atualmente a construção do Terminal Marítimo Mar Azul considerada inconstitucional, o movimento contrário à instalação do porto tentará convencer o IBAMA – responsável pelo licenciamento do projeto – a paralisar a análise do processo. Além disso, independentemente do resultado no TJ, o movimento pretende pressionar a Câmara de Vereadores e o prefeito Luiz Zera para que alterarem a lei modificada em 2007.

80 comentários:

  1. o vereador so ta olhando o umbigo dele quer dizer no bolso e o municipio ai estagnado , quero que ele me diga o que ele colaborou ate agora para o desenvolvimento do municipio, brigar com o prefeito e todo mundo não é trabalhar em prol do povo.

    ResponderExcluir
  2. O problema de alguns aqui em São Francisco do Sul é ainda crer que empreendimentos portuários privados, bem como indústrias podem reasolver a questão do desemprego. Estão os exemplos da Petrobras/Transpetro e da Vega do Sul/Arcelor Mittal, que só empregam pessoas de outras Cidades, principalmente de Joinville. Portos privado, hoje em dia, não geram empregos suficientes, pois são automatizados e o custo ambiental e social é bem maior do que os miseros trabalhos gerados.
    Temos é que acordar para a realidade do turismo, pois este setor, bem fomentado, é capaz de promover o "desenvolvimento e progresso" de nossa Cidade. Certamente, São Francisco do Sul poderia viver só do turismo, mas as pessoas de visão ultrapassada ainda acham que indústria e porto é sinônimo de geração de renda. Deveriam se informar melhor antes de opinar.
    NÃO QUEREMOS INDÚSTRIAS E MAIS PORTOS POLUINDO O NOSSO SANTUÁRIO ECOLÓGICO!!!! Queremos é ética na política e governantes comprometidos com os reais anseios da população.
    Existe um ciclo vicioso, onde os empresários elegem os políticos locais, e estes servem apenas aos interesses dos empresários. Não existe interesse em melhorar a vida população, ao contrário, mantendo-se o povo na dependência se ganha mais dinheiro. Esta é a única lógica!
    Fala-se da classe sindical portuária, mas, pelo menos, esses trabalhadores são francisquenses e gastam seu dinheiro no comércio local. E nem isso os alienados comerciantes sabem reconhecer, pois vivem a idolatrar os grandes empresários que consomem fora da Cidade. Hoje, são esses mesmos trabalhadores portuários que mantém ainda viva a frágil economia francisquense.

    ResponderExcluir
  3. Boa tarde , sei que não tem nada a ver com o tema acima , mas gostaria de saber onde está os 300 mil q o governo federal deu para a colônia de pesca comprar a fabrica de gelo do bairro do PAULAS , que já era para estar funcionando mas até agora não tem nada lá , e a pesca já abriu e os pescadores tem que comprar gelo das fábricas e da peixaria !!!!!será q já avisaram o MINISTRO q a fábrica não está pronta, ele virá ou viria para inaugurar a mesma em junho/julho !!!!!! grato pela atenção !!!!!!

    ResponderExcluir
  4. ei ai vam precisar da ajuda do prefeito agora né pra vcs ficarem falando mal dele. depois é os vereadores deviam resolver sozinho sem ajuda de minguem na hora do vamos ver tem que ser ele pra ajudar fazer uma sao chico melhor não querem .tem este porto pra resolver ,dodo vai falar com prefeito pra te ajudar queria que ele não te desse bola agora quem tem que resolver são vcs vereadores só vcs não o prefeito assinas os projetos dele vcs naõ né

    ResponderExcluir
  5. Espero que o TJ seja favorável à derrubada dessa lei esdrúxula, que beneficiaria somente alguns, em
    detrimento da grande maioria que seria atingida direta ou indiretamente, com a instalação de portos e empresas não comprometidas com as populações locais, cujos interesses fixam-se invariavelmente nos lucros a qualquer custo, seja na degradação ambiental, passando pela depravação moral daqueles que tentam "comprar" a opinião pública com promessas infundadas ou apelando simplesmente para tentativas muito mais "rasteiras" como se tem visto inúmeras vezes.

    ResponderExcluir
  6. Acredito na coerência da justiça ao analisar a ADIN nos próximos dias, conforme foi colocado. Espero que nesse caso a opinião pública seja considerada, uma vez que invariavelmente todas as audiências públicas ou setoriais foram contrárias à instalação de portos privados ou não na Babitonga. Para o caso da conturbada audiência promovida pela AL no salão Paroquial, acho que deveria haver consideração e atenção para o fato, visto que ao chegar-se a tanto, é sinal de que "HÁ ALGO DE PODRE NO REINO DA DINAMARCA".

    ResponderExcluir
  7. Inspirada pelo post anterior...

    Pelo SIM ou NÃO do Terminal Mar Azul, o que está acontecendo com a opinião pública de São Francisco do Sul, parece estar perdendo o foco.

    E eu me ponho a pensar...
    Pois não dá pra saber de que lado ficar...
    No meio de assunto importante, tem muito “achismo” querendo participar...
    A grande massa incentiva seu povo a brigar...
    E os reais interesses, para traz parecem ficar!

    Hora povo humilde, cheio de esperança...
    Hora povo ignorante, cheio de arrogância...

    Cuidado quando escolher de que lado ficar...
    Pois teu “barco” também pode naufragar!

    ResponderExcluir
  8. Helena em cima do muro , toma posição logo em vez ed perder tempo perdida .....vai no site www.sfs.com.br sos babitonga lê ok , ler faz bem e ajuda a tomar decisão, se não acreditar no que lê, pesquisa no www.google.com.br babitonga, reserva de fauna, Toninhas, meros , vais encontrar muito material científico não é achismo, e neste caso do MAR AZUL não estão falando de Achismo você que pensa porque não leu sobre o caso, talvez so ouviu o que o empersário fala e aí não da tem que ler sobre os outros lados

    ResponderExcluir
  9. A opinião pública francisquense não está perdendo o foco do debate, de modo algum, como afirma a senhora Helena, pelo contrário, as verdadeiras lideranças locais nunca estiveram tão engajadas em resolver os problemas locais como estão agora.
    O que acontece é que talvez, justamente agora que está havendo toda essa mobilização popular inédita, exemplo de cidadania, venha a confundir a cabeça da elite francisquense, que sempre dominou a opinião e os meios de comunicação locais. As falsas lideranças já estão deixando de ser os formadores de opiniões. Novas regras do jogo democrático estão sendo instauradas.
    O MOVIMENTO SOS BABITONGA, PROMOTOR DE TODA ESSA MOBILIZAÇÃO, ESTÁ COESO EM DISCUTIR E DEFINIR UMA NOVA PROPOSTA POLÍTICA PARA SÃO FRANCISCO DO SUL. DAQUI PARA FRENTE TUDO SERÁ DIFERENTE. SUGIRO A SENHORA HELENA, E A TODOS QUE AINDA ESTÃO EM DÚVIDA, QUE BUSQUEM SE INFORMAR E VENHA PARTICIPAR DO MOVIMENTO.
    www.sfs.com.br
    e-mail do movimento: babitongasustentavel@hotmail.com

    ResponderExcluir
  10. Gostaria de saber onde anda o ex-prefeito Odilon e os vereadores que votaram no projeto para mudar o plano diretor do município. De que lado eles estão agora? Será que são contra? Que demagogia. Dilo/Camboriú, nunca mais.

    ResponderExcluir
  11. Conta-se que o velho "Beethoven", já surdo e misantropo, numa das múltiplas ocasiões em que mudou de domicílio em Viena(Austria), perguntou ao seu novo senhorio, logo ao transpor a porta de entrada:
    - O senhor tem árvores no seu quintal?
    E como o homenzinho respondesse pela negativa, resolveu imediatamente:
    - Então não me serve. GOSTO MAIS DE UMA ÁRVORE DO QUE UM HOMEM.
    Mas não é preciso ser surdo, nem misantropo, nem gênio, para pensar assim. Talvez que para tanto baste ser civilizado.
    O homem transformou de tal forma a crosta do planeta com os cinco dedos de sua técnica, que já se aborrece de sua obra fria e acabada. E volta-se então para a velha Natureza, em busca de "vida", de "emoção" e de "saúde".

    ResponderExcluir
  12. Como houve inspiração no meu post,sem dúvida, prefiro o poema do "Até eu q.Sô do mato", postado em 01/06/10, ao invés do post das 15:33 de 02/06/10 no qual senti um tom lúdico e sutilmente ameaçador. Espero estar enganado!

    ResponderExcluir
  13. Se o real interesse for preservação do meio ambiente.Estão começando errado.

    A raiz da poluição e degradação vem de Joinville eo restante da destruição vem dos proprios "pescadores"( estivadores aposentados) que nem o defeso respeitam.

    O fundamento dessa reivindicação esta furado ou distorcido.

    ResponderExcluir
  14. Srs Blogueiros tenho visto tanto ataque a ações pro-ativas ao desenvolvimento de nossa cidade que me pus a pensar se isto não está desviando nossa atenção das possíveis conseqüências positivas que essas ações possam trazer para o nosso município. A maioria das posições contrárias não trazem conteúdo que possam corroborar estas mesmas posições como também não trazem sugestões consistentes para as novas idéias ali expostas.
    Fala-se muito que São Francisco não precisa de portos e indústrias, que devemos explorar o turismo, mas isto é só. Que ações devem ser tomadas e por quem para fomentar este pseudo turismo ninguém diz ou assume. Não adianta apenas falar aos quatro ventos “precisamos fomentar o turismo ...” sem apresentar caminhos viáveis. Ora São Francisco tem sim algumas atrações que podem alavancar o turismo, mas somos bastante limitados pelo clima para a nossa principal e ÚNICA até aqui, atração que é a praia. Conseguimos à duras penas atrair visitantes das regiões periféricas por não mais que 02 (dois) meses por ano. Não temos outras tradições à apresentar para que o visitante venha até nós e uma tradição não se cria por decreto, ela vem num crescendo continuado até se instalar.
    Dito isto creio que o turismo é APENAS uma das formas que temos para gerar empregos para nossos filhos.
    Algumas classes de trabalhadores tem que se convencer que o progresso só se consegue com a concorrência. O tempo dos feudos já acabou. Mais empresas, portos, serviços são benéficos e necessários. Cabe-nos e às autoridades o devido controle sobre cada uma delas para que cumpram as leis, que sejam fiscalizadas e denunciadas sempre que dela se afastarem.
    Francisquenses, para que não permaneçamos eternamente no limbo, coloquem seus filhos para estudar e assim dêem a eles a oportunidade de disputar os empregos em QUALQUER empresa, daqui ou de fora.
    O que se vê nos “post’s” são algumas pessoas que tem pouca instrução e por isto mesmo tem limitações em sua qualificação profissional e que por isto mesmo estão bastante preocupadas com o futuro de seus filhos, o que é muito bom, mas, devido à estas limitações às vezes não compreendem o alcance de determinadas atitudes que devem ser tomadas agora para surtirem efeitos mais à frente. Além destes, temos os que só olham em uma direção e são contra tudo por simplesmente ser contra ou por puro sectarismo. Sejamos radicais no sentido de ir à raiz do problema e não sectários intransigentes e sem sentido.

    ResponderExcluir
  15. Anônimo, hoje o vereador e quase letrado, o dodo, faz se passar pelo que ele nunca foi e será, POLÍTICO, visto que ele que até falou um dias desses na rádio Betel,QUESTIONANDO O prefeito Luiz Zera sobre o passado. A pergunta é : qual o passado do dodo? vou lembrar a vocês,que ele era do pfl do então prefeito Rogerio Zattar e depois se debandou para o lado do Godofred junto ao pps e se aliou com os empresários e a VEGA DO SUL.
    Quer dize que antes a VEGA era boa para o dodo e os empresáriso também, agora não mais?
    Eu , vou ratificar a minha posição, o grande culpado é o goven anterior que crio este monstrego de PLANO DE ZONEAMENTO, se isto não tivese sido feito e tivesse o goveno do estado ajudado a ampliar o porto de SFSUl, nada disto teria ocorrido.
    Infelizmente, vivemos em um mundo globalizado e Capitalista, ou seja, ou perdemos os empregos e os nossos sindicatos ou perde o meio ambiente, porque com um crescimento de mais de 6% ao ano como está ocorrendo no Brasil de LULA E DO PT, um crescimento Chinês, nunca antes visto e ocorrido, o nosso porto a longo prazo vai ter que ser aumentado e somente para o lado do Bela Vista, portanto quem vai perder ? a natureza ou nós?

    ResponderExcluir
  16. Cansado de tanta reclamação nesta cidade.
    O problema de SFS sempre foi o mesmo, o POVO!

    Deixa o porto se instalar lá e pronto.

    Pq reclamar? Reclamaram da Vega e está aí na mídia, 70% da movimentação portuária hoje na cidade é diretamente ligada as bobinas!
    Sem elas o que seriam desses estivadores, conferentes, entre outros, que não servem para nada (os trabalhos mais defasados que existem, por exemplo o conferente confere a carga conferida 3 vezes, piada né!?).

    Através deste porto virá o progresso, é consequência, agora basta o POVO atualizar-se e qualificar-se, pois ao contrário perderá espaço, CABIDE chega né?!

    Basta verificar as pessoas que representam a oposição nesta situação, só analfabetos...

    ResponderExcluir
  17. SEU DAS 8:43 MAIS UMA CALÚNIA É SO ISSO QUE VOC~ES FAZEM NAO TEM ARGUMENTO DA-LHE A CALUNIAR AGORA DIZ VOCÊ QUE QUE É CONTRA O MAR AZUL É ANALFABETO ? ESSA É DEMAIS
    VOCÊ QUE É MAL INFORMADO , ESSA BOBINAS TODAS QUE ESTÃO DESCARREGANDO NO PORTO NÃO SÃO TODAS DA VEGA,50% NÃO SÃO DA VEGA 50% SÃO DE OUTROS IMPORTADORES E ESSA NORSUL TAMBÉM ESTA DE OLHO NESSES CLIENTES E VAI TIRAR TUDO DO PORTO E OUTRAS CARGAS, O RIMA DELES FALA EM CARGAS GERAIS E CALADO DE 11, 5 M
    PARA DE CALUNIAR E SE INFORMA OU PEDE A NORSUL O RIMA E LE

    ResponderExcluir
  18. MAXUEL E OUTROS a região das Larangeiras é descrita por experientes pescadores como muito rica, não ouvi nenhum desses pescadores que fazem a propaganda da norsul dizer o contrário e esses pescadores estão certos, alémde ser uma enseada, os manguezais em volta das Larangeiras contribuem para fornecer alimento a uma grande cadeia de animais marinhos
    As regiões de estuário como a Babitonga com suas várias enseadas favorecem a criação de diversos filhotes de animais marinhos e camarões
    De todos os animais marinhos que vivem em enseadas ou que vivem no mar 70% deles EM ALGUM MOMENTO DE SUA VIDA PRECISARAM DO AMBIENTE ENSEADA/MANGUEZAL PARA NASCER/VIVER/DESENVOLVER
    A desova a maioria é feita aqui na Babitonga que representa 70% dos manguezais de Santa Catarina, alguns animais ficam aqui 3 meses outros 6 meses, outros 1 anos e uns ficam aqui outros vão fazer seu desenvolvimento no mar
    Uns desses animais gostam de água mais doce outros meio termo e outros um pouco mais salgada
    Falta muito para ainda desenvolvermos e estudarmos muita coisa sobre nossa Babitonga

    ResponderExcluir
  19. SARED PROPONHO QUE GUARDES ALGUNS TEXTOS BEM BONITOS QUE SAIRAM DURANTE ESTE DEBATE E QUEM SABE UM DIA SE PUBLICAM PARA FICAR NA HISTÓRIA DESTA LUTA, QUE AINDA NÃO SABEMSO QUEM VENCERÁ

    ResponderExcluir
  20. MUITO LINDO O " POEMA FACTUAL"

    ResponderExcluir
  21. MAXUEL parabéns pela lucidez em seu comentário.Adorei "coloquem seus filhos p/estudarem". Precisamos de pessoas qualificadas p/ocuparem os postos de trabalho. A Vega buscou nossa mao-de-obra e depois foi p/outros lugares.A tecnologia está aí. Nao tem jeito. Outro ponto, o nosso turismo. Quero lembrar o sufoco q. é ir p/Joinville no domingo. Às vezes se leva quatro horas ou mais. Haja paciencia.Nosso verao é de 2 meses, e querem ganhar o suficiente p/ viver os outros 10 meses. Ridículo. Turismo nao se faz no papel. Observe o mato/restinga ao longo do calçada da Enseada. Um horror. E nao tem prefeitura q. desperte p/ uma simples limpeza e melhorar o visual da praia.

    ResponderExcluir
  22. Parabens ANONIMO (08:43m) belíssima colocaçao. Adorei.

    ResponderExcluir
  23. A média salarial das pessoas que trabalham na empresa de laminados de aço é em torno de R$ 500,00, salário que qualquer micro e pequena empresa paga (ou ainda melhor).
    Esse é o caminho. Investir em que emprega mais e paga melhor, ou seja, na micro e pequena empresa.
    Essa deveria ser a política de governo, e não investir em empreendimentos para gerar empregos para pessoas de outras cidades, pois isso só serve para deslocar as pessoas, enfraquecer o comércio local e trazer prejuízos sociais.
    Grandes empresas agem assim, visando apenas o lucro máximo e o benefício para um pequeno grupo de pessoas.
    Outro aspecto importante é a quebra do protocolo de intenções assinado pela empresa de laminados de aço. Isso é falta de respeito com os Francisquenses e para com toda Santa Catarina.
    Leis são feitas para serem cumpridas, protocolos são firmados para serem seguidos.

    ResponderExcluir
  24. Falando em plano de zoneamento, que foi aprovado na gestão anterior, pela Câmara de Veradores, pergunto, o voto do vereador Zera, que hoje estar prefeito, foi a favor ou contra? Se foi a favor ele também tem parte na culpa.

    ResponderExcluir
  25. CAIO as vezes tu parece o SNOOP e as vezes o é mesmo...
    então vejamos , valas muito mal do DODO , não os conheço (tu e ele) mas creio que a tua rusga com ele deve ter um caracter PESSOA, um afago não dado ou tavez muito afago e hoje abandonado.

    Falas tão mal do passado do cara e esqueces do PASSADO do LUIZ, que já foi PMDB (odilon), PSB(godofredo), pare com isso tá ficando chato, tu está parecendo uma noiva abandonada no dia do casamento.

    E sobre o "crescimento" do BRASIL não é bem assim (6% aa),e muito menos destruir a NATURAZA em prol do crescimento social, digo, FINANCEIRO. Existem muitos outros métodos de crescimento sustentável em prol do FINANCEIRO.

    Pare refletir.

    Caixão não tem GAVETA.

    ResponderExcluir
  26. OLÁ! ASSIM SO TEM QUE FICAR DOIDO MESMO!!!!
    PESCADORES DE OPOSIÇÃO A ESTALAÇÃO DO MAR AZUL , DEIXEM ESTE PORTO SAIR, PODE SER QUE UMA DESTAS BARCAÇAS VIREM NOVAMENTE AI É INDENIZAÇÃO GARANTIDA ,VAI PIÁR UM TROCADINHO HEIM?JAGUARADA , QUANDO NÃO RENDE NADA PRA VOCÊS É FACIL SER CONTRA NÉ?
    QUEM É A FAVOR DO DESENVOLVIMENTO DEVE FAZER CAMPANHA DE DESTRIBUIÇÃO DE INDENIZAÇÃO PRA OS PESCADORES, SÓ ASSIM ELES TROCAM DE OPINIÃO.
    EU NÃO QUERO FORMAR MEUS FILHOS E DEPORTA-LOS PARA JOINVILLE PARA TRABALHAR. T.P.A.s TAMBEM DEVEM TER VERGONHA NA CARA E TRABALHAR UM POUCO MAIS E DIVIDIR ESTES EMPREGOS QUE ESTÃO POR VIR.PESCADOR QUER PROTEGER A BABITONGA? COMECEM RESPEITANDO O DEFESO.SE O MAR TORNAR-SE AZUL SERÁ MARAVILHOSO POIS O QUE VEMOS É UM MAR VERDE DE ESGOTO QUE OS PORCOS DE JOINVILLE TRANSFORMARAM NOSSA BABITONGA. PARABENS AO COMENTÁRIOS DO MAXUEL , É ISSO AÍ!!!!!!!!!!!
    PARÁ NÉÉÉÉÉÉÉÉÉ!!!!

    ResponderExcluir
  27. A maioria do pessoal que tá berrando é dos sindicatos, que no fundo não querem dividir o bolo, querem é ficar com o bolo todo.
    A INCOERÊNCIA impera: na reunião da igreja disseram aos berros para as empresas saírem da cidade, mas não querem que as operações com bobinas de aço saiam do porto ... !
    Ao mesmo tempo que dizem "Fora Arcellor (e Norsul)", compram os carros e eletrodomésticos que são fabricados com o aço trasportado pela Norsul e beneficiado na Arcellor/Mittal.

    ResponderExcluir
  28. ao anonimo de 02/06 11:39 voce esta mau informado sou pescador do paulas e da diretoria da colonia, a fabrica de gelo é um programa do governo federal o nosso LULÃO(voto e trabalharei pra ELE). O ismael ate que tentou trzer a fabrica em2007 mas não teve apoio do governo passado, (deixa pra lá) agora este governo com apoio da colonia se inscreveu no siconv(prog gov fed)e foi cntemplado o piso ja esta pronto a prefeitura através da sec agric pesca construiu, o ministro esta na china a trabalho, a fabrica deve esta chegando nas proximas semana, mais uma vez estaremos trazendo um ministro a são chico para a inalguração da fabrica de gelo nos paulas,e a inalguração da sala de informatica na colonia de pesca,e voce o que tens feito se escondendo atrs do anonimato para falar bobagem talves voce seja um sindicalista mordido,ainda bem que o vereador representante(dodo) pegou para aderir a ideia de contra a norsul 5 pecadores do nayp dele.E voce? preocupado com o dinheiro rrrzzzzzzzzzzzzzz.......

    ResponderExcluir
  29. É muito triste ler certos absurdos escritos neste blog,pessoas que não estão comprometidas em preservar a natureza, cuidar desse paraiso que é nossa cidade,um dos municipios mais lindos do sul do Pais,não quero acreditar que pessoas nascidas aqui qerem a destruição desse paraiso.

    ResponderExcluir
  30. O cansado das 08;43. Analfabeto e invejoso é vôce, pois a tua inveja vai te causar mau, pois fica tu sabendo que os conferentes são os fiscais da Receita Federal, o imediato do navio p ele assinar os manifestos tem queter as conferências do Sindicato, e tbem as conferencias são p vereficar as quantidades de carga e descarga do navio, e tbem p efeito de pagamento dos trabalhadores avulsos, então cara não fala besteiras.

    ResponderExcluir
  31. Para o anonimo das 08:43
    Se estas cansado de tanta reclamação,pela parte do povo de são chico,vá aterrizar em outra cidade.O progresso de que falas é a degredação e poluição da nossa fauna.enquanto o mundo pede que cuidemos do planeta, aqui em nome do "PROGRESSO'pra ACELOR quer-se destruir a natureza.voce não é analfabeto mas é sem CULTURA

    ResponderExcluir
  32. Acho que ficará claro em SFS, caso seja proibida a instalação do Terminal Marítimo do Mar Azul, será "NUNCA QUEIRA INVESTIR EM SFS", vá para Araquari, Joinville ou qualquer outra cidade do mundo, menos aqui, essa galera que se denominam "defensores do meio ambiente", deveriam sugerir idéias para viabilizar o terminal, e não, só criticar.
    1ºO Dodo, acredito eu, só entrou nessa questão por que é estivador, caso contrário, talvez nem interesse tivesse;
    2º O Ismael, só defende a construção por ser da situação, caso contrário, acredito que não defenderia;
    Portanto, devemos pelo menos, se não queremos o terminal, fazer publicidade em nível nacional, com slogans como "SFS péssimo lugar para investir", "Nunca invista em SFS", SEMPRE, nesse sentido.
    O que adianta o cidadão francisquense ficar reclamando da falta de interesse dos políticos locais (gestão passada e atual) em trabalhar na busca por investimentos e consequentemente na geração de emprego, se quando o investimento chega, a maioria não quer.
    O único nesse sentido que isento, seria o Sr. Alisson Brito, pois a posição dele sempre foi em defesa do meio ambiente, por este motivo o respeito incondicionalmente, o restante, (cidadãos, políticos, galera que deixa msg no blog) contrários ao terminal, deveriam repensar na motivação de sua intenção (seja a favor ou contra), a fim de pelos menos deixar claro para que lê, qual a sua posição, ex fulano de tal: sou contra o terminal porque não estou na gestão atual, sou a favor do terminal porque estou na situação, e assim por diante.
    Sds ao blogueiro!

    ResponderExcluir
  33. Quero dizer ao Senhor Maxuel que ele ainda não compreedeu por que o turismo ainda não é fomentado de forma adequada em São Francisco do Sul. Pelo simples fato de que há falta de vontade política para que isso ocorra, afinal é a mesma história do ciclo vicioso do poder, isto é, sabe-se, na prática que tal atividade econômica gera independência, e é isso que os politiqueiros e a elite dominante não querem, pois mantendo-se o povo na dependência se mantém o dominio e poucos ganham muito. Sabemos que nos últimos anos "políticos" corruptos tem enriquecido na máquina pública local. Grandes empresários tem conseguido isenções dos seus impostos. Agora me diga, que cidadão comum tem isenção de impostos? Qual a pequena empresa ou pequeno comércio tem isenção de imposto? Que incentivo se dá, neste sentido ao empreendedor turístico? Nenhum é claro! Até lei para cobrar que os comerciantes (lanchonetes e bares) coloquem mesas nas calçadas foi criada.
    Se o senhor não sabe, nossa entidade trabalha desde 2006 com educação para o turismo, patrimonio, cultura, meio ambiente, entre a população, que é o primeiro passo para se estabelecer um turismo de qualidade... Alguém está preocupado com isso? Certamente que não.
    Afirmamos que muitas são as alternativa para fomentar o turismo na baixa temporada. Essa história do clima inadequado na ciência turística não se sustenta. Tomemos como exemplo a Cidade de Gramados na Serra Gaúcha, é turismo o ano todo, e quem no Brasil nunca ouviu falar de Gramados!? Como esta cidade se fez reconhecer nacional e internacionalmente? Com certeza, não foi o acaso e sim fruto de trabalho sério e envolvimento da população. Agora, faça uma pesquisa aqui próximo mesmo, em Curitiba, para saber quantas pessoas já ouviram falar de São Francisco. A maioria dirá que não. O Parque do Iguaçu recebe, em média, meio milhão de turistas ao ano para admirar seus atrativos naturais. E por aí vai.
    Trabalhamos na área e sabemos que é impossível fomentar o turismo sem os órgãos governamentais, e se não existe vontade política, nunca haverá turismo. E essa é a realidade francisquense. Falta de vontade política, desunião do trade turístico, falta de consciência da população. Assim não é possível fomentar o turismo.
    Temos é que trabalhar para mudar esse contexto, e, ao invés de ficarem criticando apenas, as pessoas devem se envolver e ajudar a mudar. É neste sentido que trabalhamos.

    ResponderExcluir
  34. Antes de tudo, saliento que não pertenço a nenhuma empresa do ramo portuário e/ou ONG.

    Pois que derrubem a LEI DE 2007. e está pronto!...
    Não, definitivamente não. Pelo zoneamento a área já é industrial, se não me falhe a memória, é ZI4 (destinada a atividades portuárias). E isso é do início da decada de 80, logo após a Lei 763/81. Portanto, pela lei municipal, tanto faz continuar com Lei de 2007 que ampliou as áreas retroportuárias.

    Ocorre que algumas entidades, anos atraz eram contra a instalação dessa atividade ao longo da SC-301 (teve até acordo com o MP), agora são contra o "novo porto", amanhã serão contra a empresa que o ZERA tá tentando trazer pra São Chico (estão tentando trazer segundo ojornal AN e site da prefeitura).

    O problema todo é que o povo em sua grande maioria e principalmente aqueles que estão desempregados, não tem qualificação pra atuar nas novas empresas.
    Lembro que quando a VEGA veio pra cá, fizeram seleção pra entrar lá e ir fazer o curso na frança. Pergunto, quantos daqueles foram até o fim e permenecem lá? Poucos eu conheço. Ah, eu iniciei e desisti antes da seleção final.

    Não é só na VEGA/PETROBRAS que vem gente de fora, diversas empresas tbem possuem pessoal de fora, e estão aí, entre nós, vivendo em harmonia e tomando uns goles.

    Quando existe possibilidade de qualificação, qualquer que seja o ramo, ninguém prestigia, vejam o exemplo da SOCIESC, que abriu vagas de cursos a distancia (aula 1 vez por semana), quantas turmas foram fechadas?? Não tenho essa resposta mas creio que baseada na qual eu acabei indo fazer em jlle, não deve ter fechado uma sequer.

    Ou seja, tem muita gente que tá aí só reclamando, esperando o pescado, em vez de ir pescar.

    Quanto à instalação do porto, já fui pescador tbem, e já vi quanta porcaria vem de jlle com a maré vazante. O pescador artezanal tem de fazer milagre pra evitar perder seus equipamentos.

    Não creio que o PORTO será o maior dos problemas, pois a baía inteira, já sofre e continuará sofrendo com a ação do homem, seja alí, no porto público, porto de itapoá, "esgoto" de jlle e tantas outras embarcações que estão por aí sem controle/fiscalização ambiental nenhuma...

    ResponderExcluir
  35. Caio, novamente você está focando direção correta,exatamente onde somente as pessoas inteligentes e coerentes podem enxergar.
    Temos de observar que realmente o progresso não pode parar e que o meio ambiente deve ser preservado , mas em um mundo ou aldeia global fica muito difícil não prejudicar algo, no que seja referente a natureza ou ao meio ambiente.
    Concordo plenamente que o prefeito Odilon F. de Oliveira, poderia ter evitado este desgaste e não ter enviado o projeto a câmara e como participante do Partido Progressista eu entendo que a prefeitura , na pessoa do Secretário do SEINFRA e da Secretaria da Indùstria Comércio e Porto deveriam estar atentos ao Plano Diretor da Cidade, plano este que ainda não esta completo.
    Parabéns por sua coerência, bem diferente destes Ambientalistas chatos do Partido dos Trabalhadores.
    Contamos com você para nos ajudar no 2º Turno das Eleições juntamente com Angela Amin e os Não Chatos do PT.


    PP- ANGELA AMIN

    ResponderExcluir
  36. Caro C. F. não coloque a culpa nos vizinhos... temos que resolver os nossos problemas.
    É reconhecendo os erros e os corrigindo que aumentamos nossos acertos.
    Jamais devemos justificar um erro com outro.

    ResponderExcluir
  37. Alisson,

    São Francisco tem muito potencial para o turismo sim, mas as ações governamentais ainda são extremamente amadoras.
    Turismo sério não pode ser apenas uma ideologia, tem que ser ação.

    O fato é o seguinte: esse governo não fez e não fará nenhuma ação concreta na área do turismo, vamos esperar o próximo e torcer para acertar.

    ResponderExcluir
  38. Ta no site da Norsul e AN3 de junho de 2010 às 23:54

    http://www.terminalmarazul.com.br/
    AN também
    http://www.clicrbs.com.br/anoticia/jsp/default2.jsp?uf=2&local=18&source=a2845092.xml&template=4187.dwt&edition=14345&section=885

    Prefeitura está otimista
    Matéria publicada na edição de 22 de março de 2010 no jornal A Notícia:

    Prefeitura está otimista

    Para o secretário de Infraestrutura, Urbanismo e Integração de São Francisco do Sul, Elizeu de Lima, a instalação de um novo porto na cidade seria motivo de comemoração. De acordo com ele, a Prefeitura defende o empreendimento como um potencial gerador de desenvolvimento. “Existe uma polêmica ambiental, mas isso está sendo resolvido. Não podemos ser contra o progresso. Um novo porto trará desenvolvimento para São Francisco”, diz.
    Lima argumenta que um dos benefícios imediatos trazidos pelo terminal será a geração de novos empregos. A empresa promete pelo menos 120. “Temos que enxergar todos os lados dessa questão e não vê-la como uma ameaça. A Norsul já opera na cidade por meio das barcaças. Instalando o terminal, eles vão ter um incremento e reduzir o custo de operação. Se seguirem os parâmetros básicos de manutenção do meio ambiente, não temos por que ser contra.”

    ResponderExcluir
  39. Todos esquecem que São Francisco do Sul é uma ilha (ou era antes de aterrarem o Linguado), e como tal tem certas restrições de uso e ocupação do solo. A vocação econômica não é e nunca será desenvolvimento industrial, qualquer cientista econômico enxerga que aqui o desenvolvimento deve ser paltado nos serviços, ou seja Turismo sustentável inclusive, não nasci aqui mas vejo que os daqui tem pouca estima pelo local em que nasceram, falar que São Francisco do Sul é só praia é no mínimo uma ofensa a este lugar que escolhi pra viver e criar meus filhos. Acredito que o jogo de interesses esta vendando os olhos de muitos, e estes agem em defesa de algo que sequer imaginam as consequencias. Defender um porto em área tão ecologicamente frágil nos faz acreditar que o mundo não tem mais concerto, e que as previsões de todos os cientistas irão concretizar-se mais rápido do que imaginamos. O que acontece, é que estão todos alienados, não percebem seus atos, não se incluem como participantes da destruição do planeta, ainda não adquiriram a consciencia de que o menor ato somado a outros é que transforma. Os grandes empreendimentos degradam, mas a falta de consciencia degrada muito mais, falam de futuro dos filhos, mas não contribuem para que isso aconteça.

    ResponderExcluir
  40. Caro Ecoturismo em São Francisco, você tem razão quando diz “o turismo ainda não é fomentado de forma adequada em São Francisco do Sul”, mas isto não se deve apenas à falta de ação governamental ou de entidades como a que o Sr participa. Basta irmos a qualquer estabelecimento comercial para verificarmos a falta de urbanismo e educação com que nos atendem aqueles que deveriam ser o espelho de nossa sociedade. Não estão preparados para receber turistas e nem tem interesse em aperfeiçoar-se. O Sr deve estar ciente dos diversos cursos dirigidos à área turística que deixaram de funcionar ou o fizeram com vagas ociosas por falta de interesse.
    O colega citou a cidade de Gramado e acho que não foi feliz nesta comparação, lá a natureza é bem generosa em atrativos, tem cachoeiras, matas, “cânions”, cursos d’água, clima diferenciado, serras etc. Seu povo assumiu como um todo, uma postura de bem receber o turista e mercê do apoio governamental a iniciativa privada mira nesta mesma direção. Já em São Francisco, diga-me caro colega: O que fazer em um dia frio e chuvoso como hoje? Tem onde almoçar com decência de preço e qualidade sem permanecer na mesmice de peixe chileno frito, esturricado, parecendo sola de chinelo? E o que fazer após isto com a família? Assistir TV? E nos dias e noites em que o clima está bom mas não é época de praia? Quais atrações são oferecidas para os nativos e visitantes? O que temos de típico? Pirão com lingüiça? Onde é oferecido?
    Falta-nos muito para que possamos atingir o patamar mínimo de “cidade turística” e entidades com a sua são benvindas e devem ter seu trabalho reconhecido, mas o esforço é hercúleo e o resultado pífio.
    Quantos francisquenses nunca estiveram na parte continental da cidade e vice-versa e se lá estiveram foi com muita dificuldade e sofreram a decepção da falta total de qualidade dos meios de transporte, do “trade turístico” e de infraestrutura de atendimento.
    Dentro de nossa ilha o turista não dispõe de um meio de locomoção adequado. Os (poucos) turistas que aqui aportam (Barco Príncipe) nem sabem o que existe na cidade, nunca ouviram falar em Forte, Capri, Enseada, museus etc. chegam e vão sem praticamente sair do píer.
    Não temos atracadouros públicos para recebermos embarcações de pequeno porte que trazem famílias de turistas com poder aquisitivo mais alto e que tem condições de gastar em nosso comércio desde que se preparem e ofereçam o que eles desejam, principalmente bom atendimento.
    As duas ou três atrações que temos durante o ano (Festilha, Festa de NS Graças ...), devem ser fomentadas e melhoradas, para não virarem um amontoado de barraquinhas de camelôs, vendendo as mesmas coisas que se encontram em qualquer loja de R$ 1,99 em qualquer lugar e a qualquer tempo.
    Como o caro colega pode ver, precisamos de muito mais do que boas intenções...

    ResponderExcluir
  41. Trabalhador de uma das"Empresas de Laminados".4 de junho de 2010 às 11:32

    Caro Sr Santos de 3 de junho de 2010 11:26 .

    Em resposta á questão salarial que nosso Amigo se refere.

    Caro Amigo Santos,Não fale o que você não sabe em relação á salários,trabalho em uma dessas “empresa de laminados de aço” como você diz,e não é bem por ai não..em relação a remuneração;Eis aí exposta a diferença entre a ignorância e a burrice. Ignorância é falta de conhecimento. Burrice é preconceito travestido de conhecimento.Acredito Sim,que as nossas opiniões devam ser expostas,devemos sim defender e também contra atacar,mas sempre sendo Verdadeiros,lutando com a mais bela das armas A VERDADE .
    Tudo começa na propaganda em massa, e a grande mídia, que tem praticamente monopólio dessa propaganda, pode provocar alterações imensas na mentalidade da população.
    Para quem não teve sua visão deturpada pela propaganda da inverdade, a transparência e a verdade ainda é uma das únicas coisas belas que ainda restam neste mundo no caráter das pessoas.Portanto não saia por ai falando sobre um assunto o qual você não domina,Já dizia o chefe de propaganda nazista que uma mentira repetida mil vezes se torna verdade. Tal repetição na grande mídia pode transformar na mente popular ódio em amor e vice-versa.

    ResponderExcluir
  42. Caro Anônimo 03 Jun 09:56 H, preservar é possível e necessário mas o progresso é questão de sobrevivência. Devemos conciliar a exploração racional da natureza para a nossa sobrevivência. Sem a natureza e sem o progresso não teremos futuro. Sermos racionais é mais do que necessário neste momento. A poluição e destruição de nossa baía não deve ser jogada apenas nas costas de Joinville (cidade que por sinal recebeu os francisquenses de braços abertos para trabalhar nas mesmas e poluidoras empresas de lá). Quantas micro e pequenas empresas de São Francisco jogam seus dejetos direto nos córregos que desembocam no mar? Quanto de nosso esgoto é lançado (a 500 anos) diretamente em nossa baía? Quantos de nós jogamos lixo na rua? Jogamos nosso esgoto diretamente em valas e rios? Isto não prejudica a vida marinha e nos mangues? Onde está o mangue que existia na orla do Paulas e outras? Para onde vai todo o lixo recolhido na cidade? Todas as cidades do entorno tanto interiores como litorâneas trazem sua contribuição para a destruição da natureza, o que precisamos é que se faça um controle mais apurado de suas causas e conseqüências. Empresas, portos etc. podem e devem instalar-se em nosso território para trazer empregos e progresso para aqueles que se prepararem. Devemos sim estar conscientes dos riscos e procurar minimizá-los, não devemos execrá-los simplesmente. A empresa que não se instalar aqui levará seus empregos para outras cidades (vide Araquari) e continuará lançando sua poluição em nossa cara sem que nada possamos fazer. Se aqui estiverem os empregos serão de nossos filhos e podemos, juntamente com as autoridades fiscalizá-las.

    ResponderExcluir
  43. O ANONIMO DA 15,18 TEM CARA DE SER O TOP QUE ESTA NA DIREÇÃO ATUAL DOS PESCADORES , MAS SERA QUE DEFENDE REALMENTE A PESCA?

    ResponderExcluir
  44. Se o Prefeito quiser derruba o zoneamento já, é so mandar um projeto de lei para a Câmara

    ResponderExcluir
  45. Engraçado, falam em turismo.:
    Tem um panfleto da cidade de SFS que diz.:

    PONTOS TURÍSTIOS.:
    Dentre eles está.:
    Morro do pão de açucar.: "localiza-se a 2 km, do centro da cidade, possui 150 metros de altitude e tem vista panôramica de toda ilha e adjacências."

    SÓ ESQUECERAM DE COLOCAR.:
    SEM ASCESSO, POIS A SUBIDA ESTÁ TOMADA PELO MATO.

    TURISMO EM SFSUL SÓ SE EU VISSE.

    ResponderExcluir
  46. Olha a ACELOR VEGA, pode não dar empregos diretos, mais gera muitos empregos indiretos, inclusive para estas parasitas dos sindicatos. Vem participando doando Ambulancias, creches, reformas em Ambulatorios, escolas e Cinemas. Vem participando como nunhum outro empreendimento neste Municipio. Inclusive o novo Hospital será equipado por ele. Então Srs Parasitas, ONGs e afins. Coloque aqui o que vcs fazem por SFsul. Então antes de falar fora VEGA, pense tambem na População mais humilde, que depende destas doações.

    ResponderExcluir
  47. Formas para se tornar um milionário :
    1) ganhar na loteria.
    2) casar com mulher rica ( golpe do baú )
    3) entrar para a política ( político canalha e ladrão não vai preso e ser for não precisa devolver o roubo.
    4)Combater os interesse da minoria canalha da cidade ( canalhas travestidos de empresários).

    Na última opção, se tu for honesto, vai morrer pobre, se for esperto, enche o c* de dinheiro.

    Meu amigo comprou um carro zero ( hehehehe não foi mera concidência ) ele apoia abertamente a NORSUL e o ACELOR MITTAL.
    O nome dele ?
    Deixa pra lá...
    Quando da instalação da USINOR, digo VEGA, digo ACELOR MITTAL, tem "NEGUINHO" e alguns "BRANCOS" tambem, contando dinheiro até hoje.
    Aposto meu reino contra um refrigerante (zero)
    que o porto sai, mais cedo ou mais tarde, mais sai.
    Meu consolo ?
    É saber que a imortalidade será descorberta pelos cientistas, depois que estes canalhas já estiverem mortos.
    Que venham novos canalhas...

    ResponderExcluir
  48. ESte tal de CAIO 13 ta nos enojando. Ele e contra o porto ter sua ampliaçao na area da Laranjeira, mas defende o porto em direçao ao Bela Vista e Paulas, e dai esta e a soluçao. Ui que cara intragavel. O pior e que tem gente que o incentiva. Barbaridade. Minha gente, o desenvolv imento do turismo nao acontece da noite para o dia, muita coisa tem que mudar, nao e so o poder publico que num passe de magica fara nossa cidade se transformar em polo turistico o ano todo, ha necessidade inclusive de mudança de cultura da nossa gente, dos nossos comerciantes,empresarios,governo do estado e de integraçao entre os municipios da regiao, como ocorreu com a Vale do Itajai (Blumenau,Itajai,Balneario de Camboriu,etc.).Mas antes de tudo, este LULA/PT,Ideli,Carlito deste que pensa que sabe tudo(CAIO 13), tinham que ja ter duplicado a nossa BR 280 e o concretizada a obra do desvio da malha ferroviaria. Para encerrar tem muito palpite, sugestao e critica e nada de pratico e de realizaçao. Chega de baboseira . CAIO 13, nem te conheço e nao quero conhece-lo.

    ResponderExcluir
  49. O que observo neste blog indivíduos querendo parecer intelectuais postam textos enormes. Outros, em textos menores, destilam seus recalques com a vida e sua falta de cultura.
    Bom senhores me permitam fazer algumas considerações, baseadas em minha experiência como profissional que presta consultoria, desenvolve e implanta sistemas de gestão coorporativa nas áreas pública e privada.
    Comenta-se sobre modelos econômicos sustentáveis para o município. Será o de serviços: turismo, porto etc.? Será o industrial: siderurgia, estaleiros etc.? Será agrícola?
    Não existe turismo em São Francisco do Sul apenas uma movimentação sazonal e desordenada de veranistas. O porto está sofrendo do “entreguismo” de seus gestores.
    A siderurgia impossibilita qualquer outra atividade sustentável. Agricultura: eucalipto e pinus, chega né?
    A solução para nosso não-turismo = veranismo será a ocupação das casas nos balneários o ano inteiro. Universidade pública, privada ou ambas, solucionaria esta desocupação nos meses sem fluxo de veranista. Precisamos de incentivos para setor educacional, iguais ou melhores dos oferecidos ao setor siderúrgico. Já se perdeu a Anhanguera, PUC e UFSC para Joinville, IFT se instalou em Araquari. Univille está com os dias contatados.
    Senhores não percam mais tempo.

    ResponderExcluir
  50. CARO ANÔNIMO > 4 de junho de 2010 13:22
    Pergunta pro teu pessoal (ACELOR MITTAL),quanto eles deixam de pagar de impostos com esta maldita isenção.
    Migalhas é o que eles deixam na cidade.
    Alegrando a vida de alienados igual a ti.
    Ou tu é empregado deles ?
    Se for parabéns, mas quando receber teu salário, procura fazer tuas compras em São Xico.

    ResponderExcluir
  51. Para o Trabalhador de uma das "Empresas de Laminados".

    A menos que você seja um dos cargos dos altos escalões da empresa, o restante recebe salário mínimo sim. A grande maioria que trabalha nas empresas terceirizadas, que representam mais de 80% das contratações.
    Cara, desca do pedestal e procure conversar com os funcionários.
    A empresa contrata efetivos (mínimos) para trabalhar em altos cargos e o restante fica com o subemprego, além de ter mais de 15 anos de isenção de impostos. Isso é brincadeira.

    Olha, essa situação lá no Cazaquistão é conhecida como a banda dos sanguessugas.

    ResponderExcluir
  52. Achei com jeito do anônimo das 15;34 de 4 de junho ser o "Di São Paulo". Que eles lêem o blog diariamente, não é novidade pra ninguém, e que postam anônimos, depois de tantas besteiras registradas aqui..., claro que postam. Inclusive o TOP!

    ResponderExcluir
  53. Parabéns anônimo de 3 de junho às 23:54.
    Vc tocou no cerne da questão, SChico jamais poderá ser uma cidade industrial, o futuro de SChico, portanto não estará na indústria, não temos água suficiente, não temos rios caudalosos cortando a Ilha, portanto, vejo alguns colegas delirando aqui, ao pensar na industrialização de SChico. Agora não é por isso que aqueles que são responsáveis pelos destinos da juventude que está vindo, não devem pensar em soluções, que evitem a necessidade de êxodo, como aconteceu com minha família no passado. SChico tem futuro e muito no setor de serviços, no porto público que já temos aí, deve-se apenas democratizar o acesso ao trabalho no porto, acabar com esse negócio de vaga de pai para filho, cargo vitalício para algumas famílias. E é claro, o fortalecimento do turismo local, infelizmente, o modelo adotado, esse loteamento gigantesco das praias da Enseada e Ubatuba, devido a ganância dos donos de terra, foi um erro, mas já tá feito, logo tem-se que partir do que já está aí, cabe a prefeitura, juntamente com a iniciativa privada, investir na infraestrutura e divulgação para que SChico atraia turistas que realmente gastem no lugar.

    ResponderExcluir
  54. Sr Anônimo (4 de junho de 2010 15:34), parabéns, até que enfim surgiu uma boa idéia para o nosso progresso - trazer Universidades para cá. Podemos nos espelhar em cidades como Ouro Preto-MG, tão antiga quanto a nossa, que possui Escolas de renome nacional. Nesta cidade tipicamente universitária (e turística) a vida fervilha o ano todo (e eles não tem praia). Os jovens trazem vida e movimento, as repúblicas mantém tradições. Imagino nosso centro histórico coalhado de repúblicas de estudantes, barezinhos, casas de shows, lanchonetes, sorveterias etc. A cidade ressurgiria das cinzas. É necessário porem que os xenófobos de plantão não se insurjam contra a presença de “estrangeiros” disputando e levando as vagas oferecidas pela escolas, que queiram também “cotas” e “feudos” para que não seja necessário estudar.

    ResponderExcluir
  55. Anônimo, a BR 280, começou no falido governo do psdb/demos/pmdb, porém devido a inúmeras coisas erradas no projeto, o governo federal teve que refazer os projetos e aida temos a questão ambiental e indenizações ou empreiteiras que nao pagam os funcionários e atrasam os seviços.
    Se eu sou intragável e chato? como tu descobristes isto?JESUS, nem me fale que eu não vou mais sair de casa e vou entrar em depressão.
    Eu não discuto turismo, eu discuto é ZONEAMENTO PORTUÁRIO e DEFENDO OS NOSSOS SINDICATOS que são os MOTORES DA ECONOMIA FRANCISQUENSE, se você é contra os SINDICATOS eu não posso fazer nada.
    O LOCAL onde eu citei é o melhor local, pois ficaria em área pública e a VEGA/ARCELLOR teria que utilizar a mão de obra dos sindicatos. ENTEDEU? BURRO!

    ResponderExcluir
  56. Agora a respostinha do coração , VAI PARA O AASSE 12,que mais parece nome de remédio, sei lá.
    Para crescer 6% , o Brasil vai precisar de mais infraestrutura e locais para escoar a produção, sendo assim , a natureza vai sofrer alguma consequência, não tem jeito.
    Crescer menos de 3% não gera emprego e quem sofre é o país, com desemprego e recessão, portanto CRESCIMENTO SUSTENTÁVEL, só com turismo nem em países pequenos feito a Grécia, Espanha , Portugal que ainda vivem de turismo, lembrar que a crise anda feia para aquelas bandas.
    Acreditas que SFSUl , viveria só de turismo? sem o porto? então, ok, acabe com o porto e veja o teu CRESCIMENTO SUSTENTÁVEL e SOCIAL, onde vai parar.
    Sobre o agora quase letrado e vereador em questão, nada pessoal, apenas o acho sofrível como vereador .Você já foi a câmara e o ouvi falar? ou as besteiras que ele consegue produzir? então vá, ok!

    ResponderExcluir
  57. Amigos, apenas para o Vosso Conhecimento: A IFT estará sendo implantada em SFSUL.
    A senadora IDELI SALVATTI está em contatos com a UFSC e em breve teremos novidade sobre uma EXTENSA DA UFSC em nossa cidade.
    O assunto foi debatido entre os deputados do PT e a Senadora do PT, o prefeito Zera também está em conversação sobre esta nova LUTA DA SENADORA E DO PT.
    Pois no governo LULA , 250 novas Universidades foram construídas, mais de 1 mil CEFETS e a CRIAÇÃO DO PROUNI e novas facilidades para os universitários fizeram com que os estudantes carentes pudessem ter acesso a uma educação universitária.
    "BRASIL UM PAÍS DE TODOS"
    PT , O PARTIDO QUE ESTÁ REVOLUCIONANDO O BRASIL!"

    ResponderExcluir
  58. ANONIMO ASS.12, voces tiveram toda a chance do mund oem nosso governo, se os seus não deram certo e foram demtidos , a culpa é de quem? do prefeito é que não é, voces colocra e escolheram estas pessoas, quem ficou é porque estava bem, apenas isto, ou é governo ou não , o Dorlei escolheu o caminho dele.
    Quanto o Caio13 ,acho que ele caberia bem no PP do AMIN, não no PT, é de pessoas com a visão dele que o nosso PP precisa, não desta velharia de fora.Mas o prefeito esta ligado em tudo e vai mudar na hora certa.

    Antonio Muriel

    ResponderExcluir
  59. enquanto brigam pelo porto mar azul , o trecho entre o trevo da enseada e a Rocha top esta com o asfalto em processo de afundamento , devido ao caminhões com as bobinas que estão circulando ´naquele trecho , sera que esta autorizado este peso todo nesta rodovia? policia rodoviaria estadual tem caminhão com execesso de peso a prova é a própria rodovia, que esta a anos ai , agora esta afundando com as bobinas .

    ResponderExcluir
  60. COMPLETAMENTE DE ACORDO COM O COMENTARIO DE 4/6 AS 9:04. PARABENS AO MAXUEL.

    ResponderExcluir
  61. O da norsul e so o comeco tem um mega projto de um porto na laranjeiras e outro centro de distribuicao em joinville onde os conteine serao colocado em balsa e trazido ate o tal porto e colocado em navios

    ResponderExcluir
  62. Não sei se vcs já sabem, o Instituto Federal de Santa Catarina, antiga Escola Agrícola de Araquari, está abrindo uma filial em São Francisco do Sul. Uma ação da Senadora Ideli e do PT.
    Esta escola poderá fazer qualquer curso de capacitação.Tanto técnico como de formação continuada.Precisa ser feito um trabalho para detectar as necessidades de formação, tanto capacitação que falta, como pensando no desenvolvimento futuro da cidade.
    A luta da senadora é intransigente para que a Petrobras traga pra São Chico o terminal de regaseificação.
    E com certeza isso gerará grandesoportunidades de emprego por aquí.
    Esta informação nos foi repassada pelo ex.Dep. Estadual Dionei Silva(PT).
    Pergunto:o poder público municipal já está agilizando o processo?Os senhores que estão demonstrando preocupação com o futuro dos vossos filhos e de nossa cidade deveriam ir em busca desta informação e fazer valer o que é de direito do cidadão: "ESCOLA PÚBLICA DE QUALIDADE PARA O FILHO DO TRABALHADOR".Só assim, conseguiremos ter bons profissionais competindo de igual para igual, com idéias fundamentadas e não escrevendo tanta besteira como alguns escrevem neste blog.

    ResponderExcluir
  63. Uma pergunta ao ECOTURISMO EM SAO FRANCISCO DO SUL.

    Você trabalha em alguma empresa em nossa cidade.?

    ResponderExcluir
  64. Precisamos ver quanto há de verdade na instalação do Instituto Federal aqui. Lembremo-nos que estamos em período eleitoral e político mente descaradamente em qualquer época. Vamos garimpar e postar aqui o que for confirmado. Quem tiver informação fidedigna, com prazos e cursos projetados que nos informem. Este é um excelente caminho para o futuro de nossos filhos.

    ResponderExcluir
  65. Boa Tarde Gente !!!
    Depois de tanto tempo frequentando o blog, finalmente acho que ele está cumprindo a sua finalidade, sendo um espaço para discussão no sentido do debate de ideias e de assuntos da cidade, e diga-se neste momento, com boas ideias e um ótimo debate, chega de adversários politicos utilizarem o espaço para se agredirem mutuamente, no minimo 90% das pessoas que frequentam este espaço, não estão preocupados com estas brigas e sim com o futuro da cidade. Reflitam sobre suas posturas e não sejam apenas a mosca do coco do cavalo do bandido, sintan-se uteis a sociedade e não a seus intereses particulares.

    ResponderExcluir
  66. Queria me dirigir ao anônimo das 22:13/ 5 de Junho, para dizer que a nossa luta, pelo menos a do Instituto Ecociente, também envolve, além da área da Laranjeiras, a questão do Iperoba, no trecho citado, onde o fluxo de caminhões é intenso. Exemplo disso pode ser visto no artigo postado no site www.sfs.com.br (Plano Diretor - o que é, pra que e quem?). Queremos na verdade a reformulação do referido Plano, para que o acesso às praias (sc 301) não venha a se tornar áreas retroportuárias. Esatamos de olho ne assunto.
    Em relaçào a extensão do Colégio Agrícola em SFS, se vir realmente a acontecer será de grande importância para a educaçào de nosso Município.
    Em relação ao questionamento do anônimo das 11:18/ 7 junho, que eu gostaria que se identificasse, digo que não trabalho no setor privado, e sim no terceiro setor (ong). Sou presidente do Instituto Ecociente e coordeno o projeto do Jornal "O Ilhéu", projeto autosustentável, donde obtenho minha renda. Minha vida é totalmente dedicada a isso, 24 horas por dia, trabalhando pelo desenvolvimento sustentável de nossa Cidade. Tenho uma vida simples, sem ambições materiais, e sou muito feliz no que faço. já são 13 anos de dedicação e militância nos movimentos sociais. Acredito que é possível fazer política séria, pois minha esperança sempre foi maior do que o medo de lutar e de enfrentar desafios.

    ResponderExcluir
  67. Inteligentíssima colocação do 09.04 O politico sério deve discutir com a sociedade que tipo de perfil comporta nposso município que é uma ilha e não tem água para os atuais moradores
    Afinal os moradores devem discutir sim qual a vocação ou modelo que queremos de desenvolvimento
    O que vemos na propaganda da noticia sobre as empresas que querem ou dizem vão s einstalar aqui é uma grande irresponsabilidade politica e social e não é de gente que quer bem a população,
    Vamos planejar primeiro Sr. prefeito vamos discutir o que é bom para nosso município, o Sr. deve planejar e porpor o justo , não provocar o caos numa corrida para trazer essas indústrias

    ResponderExcluir
  68. ANDRÉ CABRAL- PAULAS8 de junho de 2010 às 11:24

    Sr. Alisso Brito, obrigado por me responder.

    Mas outra pergunta.

    O SR É NATURAL DE NOSSA SFSUL.?

    ANDRÉ - PAULAS

    ResponderExcluir
  69. Confirmado, a Senadora IDELI SALVATTI PT em conjunto com o Dep. Federal Claudio Vignatti do PT e o prefeito Luiz Zera, estão tomando as tratativas para a instalação do IFR em nossa cidade.
    Como se pode observar o PT, na pessoa de IDELI SALVATTI, sempre preocupado com o bme estar de nossos jovens estudantes e trazendo cursos para agregar a educação francisquense.

    "PT, POR UMA PAÍS DE TODOS"

    E FORA PAVAN, LUIZ HENRIQUE , COLOMBO PMDB E PSDB E PFL!

    ResponderExcluir
  70. O 21.04 tem cara que é o Prefeito.

    ResponderExcluir
  71. Tem jeito de ser ele mesmo, será que ele anda fucanDO O BLOG?

    ResponderExcluir
  72. IDELI SALVATI, não é aquela que beijou o SARNEI na boca ( foto em revista de circulação nacional ), e tirou o canalha da guilhotina ?
    Quando se falar em "moralidade" IDELI é o nome.
    Me mirem, mas me errem.

    ResponderExcluir
  73. Prefeito , sobre o o sr. vai exonerar um montão de cargos comissionados . Agora sim , parabéns pela atitude .

    ResponderExcluir
  74. Em resposta ao André, quero dizer sim, que sou natural de São Francisco do Sul, descendente de autêntica família caiçara, de pescador, do Paulas.
    Defendo o resgate das tradições do mar, que vem sendo descaracterizadas pelo "desenvolvimento" imposto. O pescador, cada vez mais, vem perdendo seu espaço e seu habitat para o grande capital. Há uma inversão de valores.
    O caiçara é o homem do mar, que não possui etnia específica, pois é fruto da miscigenação entre índios, negros e portugueses. Sua cultura e identidade cultural provém dessa mistura e do contato com o habitat marinho, a fabricaçào de utensílios, redes, canoas... A culinária a base da mandioca e cambira (peixe seco). E por aí vai. Um estilo de vida própria.

    ResponderExcluir
  75. Se deixar o prefeito escolher os cursos para a sociedade francisquense, com certeza, ele escolherá um curso de macrodrenagem.
    kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
    O certo mesmo é escutar a sociedade organizada para escolher os cursos. Faça Audiência Pública. Acho que não sai essa audiência, o prefeito tem medo do povo.

    ResponderExcluir
  76. primeiramente colocar um sujeiro como o vereador dodo para engrossar uma comissão é chamar a nossa cidade de desinformada E OUTRA COISA SEU ALISSON BRITTO discordo de vc em relação a arcelor mittal pois eu trabalho lá e quando iniciou a construção e teve o concurso/curso para trabalhar na antiga vega do sul cst os jovens de são francisco em vez de se informar e ou se interessar em fazer o curso fizeram oque? riam, debochavam, e agora querem vagas e ou malhar o pau na empresa...não queriam e até agora querm perder tempo bebendo e ouvindo som automotivo no posto 24hrs...dai vc vem com um comentário desse tipo.....

    ResponderExcluir
  77. ANDRE CABRAL - PAULAS9 de junho de 2010 às 20:17

    Sr. Alisson Brito, então:

    O que o sr. me diz daquela operação da Polícia federal, onde camarões foram pegos no seu momento de defeso.?
    - O que o Sr, me diz sobre a construção de um porto dentro da 'BAIA BABITONGA.?" o porto de Itapoá.
    - O que o sr. me diz a respeito dos dejetos que são jogados em nossa baía pela vizinha cidade de Joinville.?
    Sr. Alisson, estamos no ano de 2010 século XXI,o progresso está aí, batendo em nossas portas, é inadmissível que tenhamos de viver de estórias de pescador.
    Sr. Alison nosa ilha possui uma grande área verde,
    não é porque um porto quer ser construido na baia, empresas queiram vir para nossa cidade que devemos embassar.
    O que tenho notado é que em nosssa ilha nada pode, e nas cidades da região pode tudo, (NAVEGANTES POR EXEMPLO) acho que vocês ambientalistas de nossa ilha, estão indo para o lado errado, pois sempre que uma empresa quer se instalar por aqui, vocês aparecem.
    Uma pergunta que não quer calar.
    Se nossa prefeitura fosse do PV, vocês fariam este alarde todo.?
    Hoje dizem que a Vega na época de sua instalação em 2001, prometeu empregos para nossa cidade e não está cumprindo, eu pergunto: Está sendo cobrado da empresa isto.? Fazem 9 anos que a vega está por aí, alguem se especializou.? Cursos industriais vieram para nossa cidade.?
    Nosso povo é muito tranquilo, tendo berbigão para o almoço está bom, talvez esta descendência de CAIÇARAS, deixou nosso povo no marasmo.
    Precisamos buscar nossos direitos na sociedade, dizer não ás drogas que está assolando nossa ilha.
    Pararmos de criticar nossos governantes em tons de "oposição" não morro de amores pelo prfeito, mas se hoje ele está por lá é porque foi eleito pela maior parte de eleitores, estamos descontentes, que nas próximas eleições possamos escolher outro, que com certeza será criticado por alguns.
    Meu desabafo é porque vocês ambientalistas estão representando anos de atraso para nossa cidade.
    "TRABALHEM, MAS NÃO ATTRAPALHEM"

    ANDRÉ.

    ResponderExcluir
  78. MUNDICINHA DI MENÓ.10 de junho de 2010 às 17:49

    OI! É LEGAL VER ESTE MONTE DE INTENDIDO FALANDO SÓ DE POLITICA NÉ, UM MAIS CHATO QUE O OUTRO, BOA PARTE DESTES CHATOS NEM DE SÃO CHICO SÃO,,APENAS VIERAM DE FORA [ MAIS PRESCISAMENTE DE JOINVILLE E DO PARANÁ] SE ENCOSTARAM POR AQUI E POR SEREM VADIOS DEMAIS AINDA NÃO ARRANJARAM SERVIÇO, BASTA VER OS HORARIOS DAS POSTAGENS,TUDO EM HORA DE BATENTE, VAMOS TRABALHAR MINHA GENTE E DEIXAR TANTA OPINIAÕ FURADA PRA MAIS TARDE ,E PRA QUEM SÓ SE IDENTIFICA COMO ANONIMO ,VAI AQUI MEU RECADO......TÁ COM MEDO ENTÃO NEM DÁ TUA OPINIAO ,POIS TU NÃO É DIGNO DE TER OPINIAÕ NENHUMA . MEU NOME É BRYAN CONSTANTINO 17 ANOS ANOS E MORRO NA PRAIA MAS NÃO SOU DESSA LAIA NÃO,
    MOSTREM A CARA E O NOME PÔ!!!!!!!

    ResponderExcluir
  79. André...
    Não vou ficar batendo boca no blog para sanar a sua ignorância.
    Para cada uma dessas perguntas que você fez, certamente, temos resposta para todas, mas infelizmente, o pior cego é aquele que não quer ver e o pior surdo é aquele que não quer ouvir. Vejo muita desinformação da sua parte e se quer saber mesmo o que fizemos nesses anos todos de luta procure se informar. Só não fale aquilo que não sabe, pois, caso contrário, terá de provar.

    ResponderExcluir
  80. Sr. Alisson, sua resposta foi muito vaga, lamento.

    ANDRE

    ResponderExcluir